Postagens

Mostrando postagens de Outubro 2, 2005

Ponto e Contraponto

O SIM de FROSSARD

No início de 2003, quando tomava corpo o debate sobre o desarmamento, duas posições radicais e antagônicas estavam presentes. Uma defendia a pura, simples e integral proibição do comércio de armas, porque isso provocaria redução substancial da criminalidade, e a outra patrocinava o comércio completamente livre, sem amarras legais, porque andar armado seria um direito do cidadão sobre o qual o Estado não deveria intervir e, em defesa dessa sua tese, apontava-se um absurdo argumento da possibilidade de aumento da criminalidade no caso da proibição.
Chamada ao debate, em maio daquele ano (2003), preparei um artigo que ganhou o título "Os danos da proibição", no qual defendi a regulamentação do porte de armas e falei do risco de se proibir sua comercialização de maneira integral e completa. Elogiei a legislação que melhorava o controle e limitava o porte de armas de fogo e alertei a população para a necessidade de cobrar a adoção de medidas complementares, porque…

"Jenial"

Imagem
"Quando a gente planta um pé de jabuticaba e rega todo dia, o que a gente espera? Que, quando der jabuticaba, a gente chupe".

Lula

Edilson Félix em ação

Imagem
assessoria

Moradores reclamam do mau cheiro. Esgoto a céu aberto incomoda

Estufa I e II: Retratos do Abandono

Lixo, esgoto a céu aberto e má conservação das ruas irritam a população

Os bairros da Estufa I e Estufa II, que estão entre os mais populosos do município se encontram abandonados.
O esgoto corre a céu aberto, lixo e entulho estão por todos os cantos, sem contar no mato que toma conta das ruas e calçadas.
A população do bairro contatou o vereador Edilson Félix para reclamar da situação e solicitar que o mesmo intervisse para encaminhar as reivindicações do bairro.
"Tem gente que diz que eu gosto de ficar apontando problemas. Mas é necessário que se mostrem os problemas para que o Poder Público, o Executivo, aja. A população está cansada de discursos vazios: é hora de fazer acontecer", disse Edilson.
A preocupação dos moradores é com a situação de insalubridade do local, que pode gerar doenças graves, sobretudo nas crianças: "Não podemos permitir que nossa população fiqu…

Santa Casa

Hospitais filantrópicos paralisam atendimento eletivo no próximo dia 18

Laura Valesi Ennes
No próximo dia 18, terça-feira, aderindo ao Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, a Santa Casa de Ubatuba estará paralisando as atividades assistenciais eletivas, ou seja, o atendimento de cirurgias e consultas programadas, por 24 horas.
Este Movimento, a nível Nacional, foi proposto pela Federação e pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, com o objetivo de sensibilizar o Governo Federal da importância do reajuste da tabela SUS – Sistema Único de Saúde.
De acordo com a Confederação das Santas Casas, há 11 anos o segmento hospitalar privado filantrópico vem sofrendo um grande déficit no convênio estabelecido com o SUS. Desde o Plano Real, Julho de 2004, até agosto deste ano, a tabela SUS foi reajustada em 37,30%, enquanto a inflação dos hospitais, nesse mesmo período, subiu 366,60%.
O próprio Ministério da Saúde, segundo a Confe…

Azul Marinho

12 de Outubro: um dia inteiro de festa na Praia da Caçandoca

É a IV Festa do Azul Marinho

A festa começa com a Missa Afro, na Capela Nossa Senhora Aparecida, na Praia da Caçandoca, região Sul de Ubatuba, às 9 horas da manhã. Vai ter muita brincadeira, Oficina de Capoeira, Exposições de artesanatos e muita música. Isso tudo, sem contar com o delicioso almoço e, como não poderia deixar de ser, o cardápio será o tradicional Azul Marinho.
É imperdível e todos estão convidados.
Fonte: ASCOM

Agenda 21

PROJETO AGENDA 21 DO LITORAL NORTE RECEBE VERBA DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Rui Alves Grilo - GT de Comunicação e Mobilização
Dia 05 de outubro, no Paço Municipal de Ilhabela, ocorreu mais um Fórum da Agenda 21 do Litoral Norte. Foi um dia de festa para o Litoral Norte pois finalmente saiu a primeira parcela do financiamento para o Projeto da Agenda 21 do Litoral Norte. A notícia foi dada por Fernando Crésio, funcionário da Prefeitura Municipal de Ilhabela e responsável pela contabilidade do projeto.
Nessa ocasião, o Prefeito de Ilhabela, ressaltou o seu compromisso com a continuidade do projeto e a satisfação de receber os participantes das quatro cidades, que, voluntariamente, têm levado a frente a elaboração e o desenvolvimento do projeto, que é um importante instrumento para o planejamento e o desenvolvimento da região, trazendo como conseqüência, uma melhor qualidade de vida para todos.
O projeto concorreu com muitos outros de todas as regiões do Brasil e, além de ser um dos …

Notícias da Prefeitura

Imagem
paulo zumbi

A I Caiçarada de Ubatuba reunirá grupos folclóricos de diversas cidades

I Caiçarada começa esta semana em Ubatuba

Aproveitando o feriado de 12 de outubro, a Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) em parceria com a Secretaria de Turismo e Secretaria de Educação, iniciará uma grande festa em comemoração ao aniversário da cidade e em homenagem à cultura regional. A I Caiçarada de Ubatuba reunirá grupos folclóricos de diversas cidades do Brasil, que trarão suas danças, suas histórias e músicas. Moçambique, Congada, Bumba Meu Boi, Danças Gaúchas e Dança de Roda são algumas das atrações do evento, que acontecerá na Praça de Eventos, ao lado do Aeroporto. A cultura caiçara será reverenciada com manifestações do tipo: Dança da Xiba, Boi de Conchas, Ciranda de Roda, Dança da Fita, entre outras. Além disso, haverá restaurante de comidas típicas caiçaras, barracas de doces e salgados e ranchos que mostrarão um pouco da vida à beira-mar. O visitante poderá apreciar caiçaras esc…

PT versus PT

A revista Carta Capital fez doze perguntas aos candidatos à presidência do PT, Raul Pont e Ricardo Berzoini. Leia o que eles propõem para o partido.

Raul Pont
Ricardo Berzoini

Editorial

I have gun... will travel!*

Uma campanha publicitária dos anos da década de 1970 não me sai da cabeça. “Não faça do seu carro uma arma; a vítima pode ser você”. Deve ser o bombardeio sobre o referendo. Tantos argumentos pró e contra, longe de esclarecer aumentam a dúvida. O questionamento refere-se às armas compradas em lojas, com nota fiscal, garantia e impostos. Contrabando não entra na discussão, é de se supor que não haverá tal prática. O governo vai cuidar disso. Com a quase certeza da futura proibição, fico feliz ao saber que se um pau-de-fogo me for apontado, terei o direito de perguntar:
- Essa arma é legal? Tem nota fiscal? Foi comprada antes do referendo?
No caso de resposta negativa ou de não resposta, poderei continuar:
- Saiba que portar armas é crime e poderá resultar em processo.
Certamente os argumentos terão eficácia e o malfeitor irá embora desapontado.
A aprovação do referendo terá uma grande repercussão internacional, podendo redundar em indicação para o Premio Nobel. De…

Notícias da Prefeitura

Imagem
ricardo pimentel

Luciana Machado, Eduardo César, Isabel Roseli e Claudinho Gulli

Prefeitura e Câmara de Ubatuba buscam recursos para Educação junto ao Governo do Estado

O prefeito de Ubatuba Eduardo César, acompanahado da secretária municipal de Educação, Isabel Roseli Leite e dos vereadores Luciana Machado e Claudinho Gulli estiveram em São Paulo nesta quinta-feira, 6, participando da assinatura do convênio com a Secretaria de Estado da Educação para o Programa de Ação Cooperativa Estado - Município para Construções Escolares (PAC). O governador Geraldo Alckmin anunciou, na ocasião um investimento de R$ 98 milhões que beneficia 26.400 alunos em todo o Estado.Os convênios referem-se as obras novas, ampliações e reformas de escolas. Também foram firmadas parcerias para a implantação do Letra e Vida - Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. “Estamos fazendo um grande esforço na área da Educação, que é a base da sociedade”, disse o Governador Geraldo Alckmin. O prefeito de…

Observar Ubatuba

Imagem
Carlos Rizzo
Observar é uma palavra interessante e se vocês me permitem usarei da prerrogativa do meu nome (Rizzo= raiz). Observar tanto pode significar obedecer, cumprir ou praticar algo determinado; censurar de leve ou ainda, estudar, examinar com atenção, pesquisar.
Observar Ubatuba é uma arte que aos poucos vamos descobrindo. Nossas praias são, inevitavelmente, as primeiras observações a nos saltar aos olhos. A pureza do ar que temos o privilégio de respirar, a pureza das águas dos nossos rios afastados e por fim, a exuberância da natureza com seus pássaros invadindo a cidade.
No ano passado, atendendo a solicitação do Museu Caiçara encabeçado pelo Julinho Mendes, foi aprovada uma lei elegendo o tangará-dançador como pássaro símbolo de Ubatuba e criando o dia municipal de observação de pássaros. Este é o primeiro 4 de outubro que devemos festejar.
A avifauna de Ubatuba passou a ser considerada a partir da década de 70 quando o ornitólogo Edwin Willis começou a estudar as nossas espéci…

Editorial

Ilusão, dela também se vive...

Ontem o Ubatuba Víbora saiu do ar. É a segunda vez na mesma semana. Na verdade, quem saiu do ar foi o provedor, como conseqüência os blogs lá hospedados não puderam ser acessados. Uma curiosidade para os leitores. Acessem o Google e procurem o site do TSE. Em seguida pesquisem processos envolvendo as “figuras carimbadas” da cidade. Todos sabem de quem estou falando, não cabe citar nomes. É só preencher os campos indicados e pasmar. Há alguns na marca do pênalti, além daquele que está com os direitos suspensos. O que eu não tinha idéia é que há outro, em grande evidência, com possibilidades remotíssimas de salvar a pele. Dá para entender as manobras para tomar conta de partidos. Na verdade uma espécie de “pensamento de desejo”. As movimentações dão a ilusão de sobrevida. O que os caciques querem? Tudo indica que a intenção é continuar fazendo o que sempre fizeram. De que forma? Costurando alianças para ocupar secretarias estratégicas na administração futur…

Uma trombada no Trombini

Imagem
arquivo ubaweb

Um bom espaço para algum vereador "inventar" outra feirinha hippie

Luiz Moura
O "De olho em Ubatuba" não foi criado para elogios, mas sim para o apontamento de problemas que afetam o cotidiano do povo ubatubense. A ação conjunta dos vereadores, encabeçados por Gerson de Oliveira, e administração municipal iniciando processo de retirada do parque Trombini da orla da praia de Iperoig (Cruzeiro) faz com que eu abra uma exceção.A urbanização da orla da praia possibilitando à população sua utilização para esportes, cultura e lazer é, de longa data, aspiração dos moradores da região central do município.A construção de uma quadra polivalente próxima ao canal da rua Liberdade para criação de área própria à prática de esportes e para que as tabelas colocadas indevidamente na praça Capricórnio sejam retiradas é, seguramente, uma ação de resgate. As quadras esportivas que existiam no local hoje ocupado pela "Feirinha Hippie", de uso do extinto Itaguá Pr…

PTB de Ubatuba

Imagem
ptb

Membros do diretório do PTB de Ubatuba com o Presidente eleito TATO

O PTB DE UBATUBA SAI NA FRENTE E REALIZA SUA CONVENÇÃO

Ubatuba foi a primeira cidade do Vale do Paraíba a definir o diretório municipal do PTB, mesmo com chapa única e com muita chuva, compareceram 136 filiados para votarem, batendo assim o recorde de votantes em convenção do PTB em Ubatuba. Prestigiaram a convenção, além dos filiados, autoridades e representantes políticos de outros partidos. Em entrevista à rádio local, o novo Presidente do PTB, o Sr. ANDERSON JOSÉ RODRIGUES, o TATO, informou que ficou muito satisfeito com a convenção e otimista quanto ao rumo que o partido deverá tomar daqui para frente. “Tive a iniciativa de compor opartido com muitos comerciantes que sentem na pele o descaso das nossas autoridades, que por falta de conhecimento prático de administração, levaram nossa Ubatuba ao caos deixando assim a humilhação e a pobreza para o povo da nossa cidade”, deixou claro também que há grande possibilid…

Notícias da Prefeitura

Fundart realiza exposição de artesanato no jardim

Café da tarde num jardim de inverno. Esse é o cenário em que o Grupo Setorial de Artesanato da Fundart iniciará uma nova exposição em Ubatuba. A abertura acontece no próximo sábado, dia 8 e ficará na Floricultura Naturali Garden Center até o dia 23 de dezembro. A exposição traz as influências das culturas européias, africanas e caiçaras no artesanato atual, com peças de entalhe em madeira, cestaria, cerâmica, bijouterias com sementes e outros materiais. Esse evento está sendo realizado através de uma parceria entre a Fundart, pelo grupo setorial de artesanato e a iniciativa privada. A coordenadora do grupo, Helena Otoni, explica que "oportunidades como essa só são possíveis com a união e organização na classe. Além do grupo, estamos montando uma associação que tem como objetivo unir todos os artesãos da cidade”. Segundo ela, atualmente há mais de 300 artesãos em Ubatuba. Os trabalho dos artesãos poderá ser apreciado também durante …

Convenção de cores

Imagem
emílio campi


Do lado do arco-íris existe um pote de ouro e pertinho dele uma cornucópia de onde saem as minúsculas criaturas da foto. Elas exprimem o real significado do termo "criação poética".

Sidney Borges

Emilinha

Imagem
Meu primeiro contato com a morte ocorreu com pouco menos de quatro anos de idade. Foi quando morreu o meu avô. Lembro-me fotograficamente da cena. Vovô morreu na cama, deu o último suspiro aos quarenta e seis anos de idade, vitimado por um câncer no estômago. Morreu com uma vela nas mãos, contra a vontade, ele que não acreditava em nada foi submetido ao desejo de minha avó, que acreditava em tudo. Depois morreram outros parentes não tão próximos, alguns velhos, outros moços, até que um dia morreu minha mãe, eu já adulto. Foi quando entendi o significado real da perda. A morte, a partir desse dia, deixou de ser uma abstração, algo que aconteceria num futuro longínquo. Passou a ser uma companheira presente e por que não dizer, uma boa conselheira. Depois morreram outras pessoas queridas, meu pai, minha tia, minhas avós, meu avô materno longevo que chegou perto dos cem, alguns primos, aos poucos a família foi sendo substituída pelos que nasceram. Lembro-me bem do dia da morte de Tom Jobi…

O Triângulo do Resgate

Imagem
arquivo ubaweb

As calçadas de Ubatuba são verdadeiras pistas de obstáculos...

Luiz Moura
- Luiz, a situação em que me encontro mostrou mais claramente as dificuldades que passam as pessoas que tem problemas de locomoção. As calçadas de Ubatuba são verdadeiras pistas de obstáculos, disse dona Silvia Ley.
O encontro com dona Silvia, que recentemente sofreu uma cirurgia e está andando sob o amparo de uma bengala, faz com que eu cobre, mais uma vez, do prefeito Eduardo César, uma atenção para com a região central do município de Ubatuba.
Volto a lembrar as palavras contidas no "Diretrizes do Programa de Governo - Resgate Ubatuba", de Eduardo César, "Estruturar nossa cidade para receber grupos diferenciados, tais como: terceira idade, deficientes físicos...".
Parece que respaldada no nome do empreendimento fronteiriço (Passeio Santa Fé), a calçada (foto acima) espera milagrosamente por um reparo. Já passou a hora da prefeitura intimar os proprietários a consertar o estrago …

PT versus PT

O Grupo Limpeza - PT de Ubatuba manifesta aos filiados, simpatizantes e a população em geral que:

-Agradece pela significativa votação obtida pelo companheiro Césario Prado no 1º Turno do Ped 2005 .

-Nossa convicção que o futuro do PT está ligado à constituição de grupos e núcleos de base comprometidos com a ética democrática e socialista que evite a burocratização e profissionalização que tomou conta do PT nos últimos tempos com os desastrosos resultados de público conhecimento.

-A necessidade do surgimento de novas lideranças com humildade e respeito pelas diferenças.

-Nossa crítica aos companheiros Plínio de Arruda Sampaio e Ivan Valente, apoiados por nosso grupo no 1º turno, pela atitude oportunista e pouco ética, de deixar o PT logo depois de perder a eleição.

-Que apoiamos no 2º turno na eleição nacional o companheiro RAUL PONT junto com as esquerdas petistas.

-Que o debate instalado em nosso DM sobre romper ou não com o governo E.César é falso e estéril.

-Que de fato, o grupo governa…

Ponto e Contraponto

BANIR A LEGÍTIMA DEFESA. SIM OU NÃO

Herbert Marques
Um grande número de artistas de televisão está investindo na campanha para a proibição da venda de armas de fogo, plebiscito que terá curso neste mês com a seguinte pergunta: “O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?” Sim ou Não.
Já que estamos sendo levados à urna obrigatoriamente, acho por bem o fazer com toda a seriedade que o assunto exige. Portanto, uma reflexão sobre o SIM ou o NÃO se faz necessário. Vamos começar com o SIM. Admitindo o substantivo estaremos dando uma falsa resposta ao governo de que nosso país a partir de então sairá do rol dos países mais violentos do mundo. Baniremos a arma de fogo para quem quer comprar, bem como o uso para quem já as tem, porque sem munição ninguém poderá usa-la e a situação estará resolvida. Os crimes cessarão, ou no mínimo terão uma baixa sensível em sua estatística. Isso mesmo, porque quem mata neste país são as pessoas de bem. Aquelas que adquirem uma arma depoi…

Movimento subversivo

Secretário do Interior de Minas Gerais nos anos 70, Ovídeo de Abreu adorava usar palavras difíceis. Certa vez, às vésperas de um pequeno tremor de terra em Bom Sucesso, ele telegrafou ao prefeito:
- “Movimento sísmico previsto essa região. Provável epicentro movimento telúrico sua cidade. Obséquio tomar as providências cabíveis”.
A resposta do prefeito chegaria quatro dias depois, também por telegrama:
- “Movimento sísmico debelado. Epicentro preso, incomunicável, cadeia local. Desculpe demora. Houve terremoto na cidade”.
Fonte: Cláudio Humberto

Ponto e Contraponto

Os danos da proibição de armas

Denise Frossard*
O bom senso, sob o fogo cerrado da proposta de proibição do comércio legal de armas, pode ser mais uma das vítimas da ingenuidade ou violência branca da demagogia.O que se pretende com a proibição? Reduzir a criminalidade é a resposta, tão imediata quanto impensada, que nos vem à cabeça. Mas é uma resposta equivocada. A proibição do comércio legal de armas não fará recuar nem um milímetro a ousadia do crime (organizado), não baixará a taxa de delinqüência das ruas nem mesmo trará o conforto de diminuir a sensação de insegurança que, hoje, atinge em graus variados a sociedade brasileira. A proibição do comércio legal de armas, como o simples aumento de penas, a mudança do fardamento da polícia, tantas outras medidas (anunciadas ou já implementadas), tem sobre a criminalidade o mesmo efeito de um arco-íris no céu: uma ilusão bonita aos nossos olhos. No caso da proibição do comércio de armas, a falsa sensação produzirá, no entanto, um efeito …

“PARTIDOS POLÍTICOS”

Corsino Aliste Mezquita– Professor*
Temos, no Brasil, nada mais, nada menos, que 29 (vinte e nove) partidos políticos. Haja ideologias políticas diferentes!. Os nomes são similares e repetem conceitos (trabalhismo, socialismo, democracia, cristianismo) que nada significam em termos ideológicos, de filosofia política e projetos de governo. O trabalhismo aparece no nome de quatro ou cinco partidos. Prestando bem atenção, os trabalhadores, nunca estiveram mais desamparados e esquecidos. Os eleitos, pela boa vontade ou ingenuidade dos trabalhadores e dos menos favorecidos, quando chegam aos parlamentos ou aos poderes executivos esquecem os eleitores e favorecem os próprios bolsos, amigos, financiadores de campanhas, empresários, banqueiros, e tudo e todos que mantém e reforçam a concentração de renda, em mãos de poucos, fazendo, do Brasil, um dos países mais desiguais do mundo. Já inclusos nas elites econômicas, passam, usando de hipocrisia deslavada, a criticá-las, para iludir os eleitore…