Postagens

Mostrando postagens de Agosto 21, 2005

“REMEMORANDO”

Corsino Aliste Mezquita- Professor*
Tive um amigo, já falecido, que possuía alguns conhecimentos da emblemática Banca Suíça e dos depósitos lá existentes.
Em visita a Ubatuba, em 1975, comentava que, o país com maior número de depósitos em contas numeradas, já naquela época, era o Brasil. Suíça era, nos idos de l975, o único paraíso fiscal com prestígio. Hoje são dezenas.
Com o dinheiro depositado em bancos suíços daria para pagar as dívidas interna e externa e sobraria troco afirmou.
Socialista ético não poupou os adjetivos mais chulos da língua de Cervantes sobre esses depositantes. Os mais amenos eram traidores da pátria, aleivosos, fraudulentos, pérfidos e ladrões de cidadania e esperança. Para ele não existia atenuante para essa aleivosia com o país, sua economia e sua gente. Todos, absolutamente todos, que depositavam dinheiro em paraísos fiscais eram igualmente corruptos, vermes e sanguessugas dos recursos do país, quaisquer que fosse sua profissão e prestígio político, econômico e…

Fim de caso

Imagem
A tática do siaquinevassisiusavasqui que o presidente adotou em relação ao PT lembra os golpes de efeito retardado no boxe. Costumam atingir a região da cintura. Segundos depois de aplicados o lutador atingido despenca. Vai à lona de onde só sai com ajuda dos segundos. O povo brasileiro tem uma dinâmica especial para assimilar os acontecimentos. Numa primeira pesquisa, logo após as denúncias de Roberto Jefferson, Lula pareceu intocado, o que levou alguns petistas otimistas a considerá-lo intocável. O golpe de Jefferson foi do tipo que demora a fazer efeito. Aos poucos a massa foi entendendo, assimilando. As pesquisas começaram a expressar o sentimento popular. Lula está descendo. É difícil reverter essa tendência. Só um fato político novo poderia. Algo como surpreender o ex-presidente FHC em ato libidinoso com uma cabra. Como os adversários de Lula são espertos, em vinte cinco anos de tentativas ele nunca pegou um em flagrante, a possibilidade não existe. Além do que FHC não é dado à …

Conhecimentos gerais

Prova elaborada para políticos em geral e alguns em particular. Os que têm QI alto. Imprima e peça para o seu candidato responder. Não vale molhar a ponta do lápis na língua.

1) Um grande presidente brasileiro foi Castelo

( ) Roxo
( ) Preto
( ) Branco
( ) Rosa choque
( ) Amarelo

2) Um líder chinês muito conhecido chamava-se Mao-Tse

( ) Tang
( ) Teng
( ) Ting
( ) Tong
( ) Tung

3) A principal avenida de Belo Horizonte chama-se Afonso

( ) Pelo
( ) Pentelho
( ) Penugem
( ) Pena
( ) Cabelo

3) O maior rio do Brasil chama-se Ama

( ) boates
( ) zonas
( ) cabarés
( ) dor
( ) ciado

4) Quem descobriu a rota marítima para as Índias foi

( ) Volta Redonda
( ) Fluminense
( ) Flamengo
( ) Botafogo
( ) Vasco da Gama

5) A América foi descoberta por Cristóvão Co

( ) maminha
( ) picanha
( ) alcatra
( ) lombo
( ) carne do sol

6) Grande Bandeirante foi Borba

( ) Lebre
( ) Zebra
( ) Gato
( ) Veado
( ) Vaca

7) Quem escreveu ao Rei de Portugal sobre o descobrimento do Brasil foi Pero Vaz de

( ) Anda
( ) Para
( ) Corre
( ) Dispara
( ) Caminha

8) …

Estadista

"Diante do esgotamento de um modelo que, em vez de gerar crescimento, produziu estagnação, desemprego e fome. Diante do fracasso de uma cultura do individualismo, do egoísmo, da indiferença perante o próximo, da desintegração das famílias e das comunidades. Diante das ameaças à soberania nacional. Da precariedade avassaladora da segurança pública. Do desrespeito aos mais velhos e do desalento dos mais jovens. Diante do impasse econômico, social e moral do país, a sociedade brasileira escolheu mudar".

Luiz Inácio Lula da Silva
Discurso de posse

Cães

Imagem
No Rio de janeiro continua a polêmica sobre cães "ferozes". Animais das raças Pitt Bull, Rottweiler e Dobermann devem passear com focinheiras e apenas durante a noite. Depois de muito choramingo a lei vai ser abrandada. Poderão andar durante o dia também, desde que continuem na coleira e usando focinheiras. É mais uma lei criada para consumo midiático. Com pouca aplicação prática. Seria simples acabar com os ataques. Bastaria aplicar multas. Seriam suficientes para fazer com que os donos dos cães pensassem duas vezes. Cinco mil reais, por exemplo. Mais dois meses de serviços prestados à comunidade. Garanto que nunca mais teríamos cães atacando pessoas. O bolso dói, como dói!

Sidney Borges

Carta ao Leitor

É com muita satisfação que nós, Diretores e Funcionários da Santa Casa da Irmandade do Senhor dos Passos de Ubatuba , agradecemos ao Banco do Brasil, nas pessoas dos Srs. Wantuil Aurelino Moreira e Marcos Nakamura, pela doação de 11 micros computadores.
É com parcerias com pessoas e empresas dedicadas, como essas, que conseguimos suavizar nosso dia-a-dia. Esse gesto nobre está nos ajudando a melhorar a qualidade dos serviços prestados por nossa instituição a todos aqueles que necessitam de assistência médica hospitalar em nosso município.

Diretores e Funcionários da Santa Casa

Notícias da Prefeitura

Imagem
A professora Flávia ao lado de alunos entusiamados com o evento
Imagem
Encontro Cultural anima escola da Estufa 2 em Ubatuba

Termina nesta sexta-feira, 26 o “1º Encontro Cultural” da Escola Maria Josefina Giglio Silva, no bairro da Estufa II. Na cerimônia de abertura, na noite de quarta-feira, 24, estiveram presentes o vice-prefeito Domingos dos Santos, a Secretária de Educação, Isabel Roseli de Souza Leite, o vereador Charles Medeiros, representando o Legislativo, membros da APM, associação de moradores e representantes de outras escolas.
Após breves palavras das autoridades, a diretora Flavia Cômitte Nascimento entregou a premiação aos vencedores do concurso interno “O melhor desenho sobre folclore”. O vencedor foi o aluno João Fábio Vieira Júnior da 4ª serie B. Também foram premiados Angélica Santos Azevedo, Anderson Ferreira de Moura e Joabe Rodrigo Sabará Guimarães.
A abertura ficou por conta dos alunos do projeto Dança na Escola, que dançaram ao som da música “Festa”, com coreografia da Profª Edy. A Academia BioDance levou o mundo do circo e das chefe…
Imagem
Anvisa e Secretaria de Saúde realizam projeto Redevisa em Ubatuba

A Secretaria de Saúde de Ubatuba, em parceira com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está iniciando em Ubatuba, o projeto Redevisa. Durante esta e a próxima semana, será realizada uma série de entrevistas com diversos atores sociais. O objetivo desse levantamento é fazer uma “fotografia” da realidade do município, em relação à saúde e às ações da vigilância sanitária. A partir disso, serão desenvolvidas estratégias para a organização e gestão descentralizada.
Entre os entrevistados estão: representantes do conselho municipal de saúde, funcionários do sistema municipal de saúde, ministério público, associações de bairro, sindicatos, imprensa, os poderes legislativo e executivo e o setor regulado (hotéis, pousadas, restaurantes, bares e ambulantes). Segundo a assessora de descentralização da Anvisa, Marilu Drummont, “as entrevistas serão tabuladas para se fazer o planejamento das ações, levando em conta a s…
Campeonato Dentinho de Ubatuba tem rodada importante neste sábado

O campeonato da Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles terá a sua quarta rodada realizada neste sábado, 27. A primeira fase terá mais de 50% das partidas realizadas e os favoritos já começam a despontar. As equipes de Chaveiro Ligeirinho, Ubadesklimp, Ismael, Smidi Calçados, Papelaria do Estudante, Calçados Fernandes e Auto Posto Jija permanecem invictas.
O grupo A terá as partidas no Campo do Horto à partir das 9h enquanto o grupo B joga à partir das 10h no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo.
Confira as partidas: Grupo A - Ubadesklimp X Chaveiro Ligeirinho, Pousada Ubatuba Paradise X Quiosque Pica Pau, Porto Marina X Kutelak e Ismael Comida Caseira X Casa Globo. Grupo B – Mercado 24 Horas X Papelaria do Estudante, Calçados Fernandes X O Madeireiro, Restaurante Baleia Branca X Auto Posto Jija.
Vale do Sol – A equipe do Vale do Sol enfrentará o time de Vila Santana no próximo dia 28. A partida decide o titulo do Camp…
Associação dos Deficientes de Ubatuba promove Show da Primavera

Visando manter o atendimento aos mais de mil associados, a Associação dos Deficientes de Ubatuba (ADUBA) realizará no próximo dia 18 de setembro o Show da Primavera. O evento, que acontecerá na praça BIP, à partir das 15h, terá diversas atrações e também a realização de um show de prêmios onde os participantes concorrerão a um Santana Quantum, uma moto Honda 97, uma TV a cores, um DVD, um aparelho de som e uma bicicleta. A arrecadação será revertida para a manutenção da entidade. O presidente da ADUBA, André Luiz dos Santos, espera um grande público. “Esperamos cerca de duas mil pessoas. A praça é coberta e todo o público será bem recebido”, diz André.PMU



Penhora on-line irá agilizar recebimento de débitos fiscais

Um novo procedimento judicial – a penhora on-line – irá permitir à Prefeitura de Ubatuba uma grande agilização nos processos em execução fiscal. Segundo Dr. Marcelo Mourão, Secretário de Assuntos Jurídicos da Prefe…

Desmandos, desmandos, desmandos...

Imagem
Luiz Moura
Morosamente, o muro que propiciará um aumento de área utilizável ao quiosque Toca do Bigode, na praia do Itaguá, continua sendo executado. O trecho fronteiriço ao quiosque já está quase concluído.
A Prefeitura de Ubatuba teve o desplante de veicular matéria aventando que se trata de obra pública feita em parceria com a comunidade. Não é o que consta na placa existente no local. Também não consta (da placa) nome, número do CREA-SP e ART do responsável pela sua execução, exigências mínimas do órgão responsável pela fiscalização do exercício profissional. O valor gasto na execução da obra é uma incógnita.
Como se não bastasse a diminuição da praia, feita sem explicação pelo poder público, ainda foi suprimida uma rampa de acesso a praia, proporcionando mais espaço a ser utilizado pelo referido quiosque em suas atividades comerciais. Isto sem falar dos restos do muro anterior e de pedras que foram jogadas na praia.
É a Lei Orgânica do Município de Ubatuba sendo desrespeitada acintos…

Turismo

Imagem
Aquilo que poucos viram no Salão do Turismo 2005

Dalzel Bernardino Bueno Camargo*
Preocupados em juntar folderes e tirarem fotos, poucos participaram das palestras do núcleo do conhecimento no Salão do Turismo. Palestras, em sua maioria composta pela nata da Embratur e Ministério do Turismo.Fiz minha inscrição pela internet e, posteriormente, descobri que minha credencial de inscrição para as palestras me isentara do pagamento do ingresso para o Salão, inclusive poderia até estar presente no dia da abertura.
Foram distribuídas em 5 auditórios, durante os 5 dias do evento, sempre duas pela manhã e duas pela tarde. Foi cansativo, mas em 3 dias assisti a todas as palestras, dia inteiro ouvindo sobre o turismo. No primeiro dia optei pelo tema Ecoturismo e foram apresentados alguns destinos turísticos, como é a regulamentação (ou não), o uso público, manutenção, etc. Representantes do Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Instituto Florestal e Secretaria do Estado do Meio Ambiente-SP apresentar…

Carga pesada

Imagem

Comunidade

Interesse público x 1º Festival da Paz de Ubatuba

Luiz Moura
Eduardo César, durante sua campanha para o pleito de 2004, apresentou à população documento intitulado Diretrizes do Programa de Governo da Coligação Resgate Ubatuba. Na parte relativa ao Turismo, dentre outros itens, propôs "Criar e divulgar o calendário anual de eventos de Ubatuba possibilitando a organização antecipada de todo o aparato receptivo da cidade".
Não consigo enxergar onde está a dificuldade para a consecução deste intento. Imaginava que o calendário estaria pronto quando da posse e só bastaria a sua divulgação. Já se passaram 237 dias de administração, faltando apenas 128 dias para acabar o ano e até agora...
Este mês fui surpreendido com o empenho da "máquina administrativa municipal" na concretização de um evento que apareceu do nada. Batizado de "1º Festival da Paz de Ubatuba" foi realizado de 11 a 13 de agosto, pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, na avenida Iperoig. Um evento co…

Eleições 2006

Imagem

Comparações

A todo instante Lula se compara a JK. Há de fato muitas coisas em comum entre eles. Juscelino foi criado sem pai, pela mãe costureira. Menino pobre acreditou nos livros, no conhecimento. Estudou com afinco, tornando-se médico. Na política foi um grande desenvolvimentista. JK era antes de tudo um cavalheiro, nunca houve tanta liberdade e nunca o Brasil viveu tão leve livre e solto como no seu governo. As artes brasileiras expressam o que foi o “Presidente Bossa Nova”, querido e amado por todos os brasileiros. O gênero musical que nasceu nos saudosos anos JK colocou o Brasil nos salões civilizados do mundo. A arquitetura que promoveu e o gênio de Niemeyer concretizou, será sempre um marco na história da civilização. Quanto a Lula, podemos dizer que nasceu pobre...

Sidney Borges

CPI

Hoje em Ubatuba não se fala de outra coisa. Alvelino detonou Marino. Alvelino corre o risco de ser preso, é questão de tempo. E de ficar pobre. Tudo o que amealhou com a sua incrível capacidade de empreendedor será gasto em honorários advocatícios. Soa estranha a acusação contra Marino. Todos sabem que foi ele que denunciou as irregularidades. Será que alguém vai apontar um cúmplice para certamente ser apanhado na curva do rio? Se for uma acusação infundada Alvelino estará incluindo mais um delito para responder perante a Justiça. Difamação. A CPI está no caminho certo, mas não conseguirá provas apenas com depoimentos. Estas serão materializadas com as quebras dos sigilos bancários. Uma coisa é certa, há muito ainda para ser desvendado. E desta vez alguns irão presos, podem ter certeza. A época da impunidade acabou.

Sidney Borges

Notícias da Prefeitura

Imagem
Secretaria de Saúde tem telefone para deficientes auditivos

Os deficientes auditivos de Ubatuba agora têm uma nova opção para se comunicar. A Secretaria de Saúde instalou, no início deste mês, o TS (telefone para surdos) em suas dependências. Seu uso é simples e está à disposição da comunidade.
O telefone para surdos funciona com um visor de legenda para recebimento e envio de mensagens eletrônicas escritas através de um teclado, como se fosse um computador mesmo. Através desse aparelho, os deficientes auditivos podem se comunicar sem depender de um tradutor. Para as pessoas com deficiência que precisarem conversar com um ouvinte que não possui o aparelho especial, também existe a possibilidade. O surdo deve ligar para o número 1402, na Ciso (Central de Intermediação Surdo-Ouvinte) e falar com as telefonistas capacitadas para essa interlocução. Para o presidente da Aduba (Associação dos Deficientes de Ubatuba), André Luiz dos Santos, a divulgação desse tipo de aparelho é muito important…
Imagem
Presidente do Esporte Clube Itamambuca vende área do campo de futebol

Moradores do bairro estão revoltados com atitude; Prefeitura ajudará no caso

Moradores do bairro de Itamambuca estiveram durante a manhã de hoje, 25, reunidos com o vice-prefeito de Ubatuba, Domingos dos Santos, discutindo a venda de parte do campo de futebol pertencente ao Esporte Clube Itamambuca. Segundo o vice-presidente do Clube, Ricardo dos Santos, o presidente da agremiação, Egídio de Jesus Teixeira, teria vendido uma parte da área do campo sem conhecimento ou autorização do restante do Clube. Sérgio Villanova teria comprado parte da área por R$ 10 mil. A SAMITA (Sociedade Amigos do Itamambuca) entrará com mandado de segurança contra o presidente e já registrou boletim de ocorrência no último dia 22. Também no dia 22, o comprador de parte do campo tentou cercar o local mas foi impedido por moradores do local.
Segundo Domingos dos Santos, a Prefeitura de Ubatuba dará todo o apoio necessário a Samita. “Trata-se d…
Imagem
Ventos causam destruição

Os fortes ventos que atingiram Ubatuba na tarde desta quarta-feira, 24, provocaram vários destelhamentos, queda de árvores e outdoors, veículo danificado por uma placa de publicidade, além da destruição total da Escolinha de Surf, do Perequê-Açu. Segundo a Defesa Civil, não houve registro de vítimas. PMU
Foto: Luiz Filho
Imagem
Prefeitura incentiva o cultivo de vieiras em Ubatuba

O molusco é mais saboroso e tem maior valor no mercado do que o marisco

Cerca de 43 produtores marinhos de Ubatuba visitaram o laboratório de cultivo de vieiras do IEDBIG (Instituto de Eco-Desenvolvimento da Baía da Ilha Grande), em Angra dos Reis, no início dessa semana. Essa visita técnica foi promovida pela Secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com o objetivo de fazer as primeiras demonstrações do cultivo desse molusco, que será testado em Ubatuba.Esse laboratório em Angra é o único no Brasil e está desenvolvendo o Projeto Pomar (Povoamento Marinho), patrocinado pela Petrobrás e Eletronuclear. Na ocasião da visita, foi prometida a doação de 20 mil sementes de vieiras, que serão distribuídas entre os maricultores. A Secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli diz que o cultivo de vieiras representa uma nova opção para o produtor e u…
Imagem
Pescadores de todo o estado estarão em Ubatuba no mês de outubro

Ubatuba receberá nos dias 1 e 2 de outubro os melhores pescadores do estado para a realização do “5º UBAPESC - Torneio de Pesca Esportiva em Duplas”. Promovido pelo Clube de Pesca de Ubatuba, em parceria com a Secretaria de Turismo, o torneio é o único do calendário estadual a ser disputado em duplas.
Em outubro, Ubatuba pode ser considerada a capital da pesca esportiva do estado, pois além do Ubapesc, a cidade sedia também, a 5ª Prova do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento, que acontece no dia 16. Ambos os campeonatos acontecem na Praia do Cruzeiro.

O torneio

O Ubapesc é uma prova de pesca de arremesso, variada de fundo, terra firme com duração de oito horas divididas em duas etapas, com a primeira no sábado, 1 de outubro, com início às 13h30 e término às 17h30. A segunda ocorre no domingo, 2, das 8 horas às 12 horas.
A prova é "por Equipes" de dois pescadores em categoria única intitulada de “geral”, podend…
Imagem
Secretário estadual de Transportes atende reivindicações de Ubatuba

Implantação de heliporto e melhorias do Cais do Porto estiveram na pauta

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, e o secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe de Azevedo, estiveram, no dia 23, reunidos com o secretário estadual de Transportes, Dario Raes Lopes, onde discutiram reformas no Aeroporto Gastão Madeira e a construção de um heliporto. Para a implantação de heliporto, com balizamento noturno, o investimento seria da ordem R$ 500 mil, onde o secretário já adiantou que a contrapartida do Estado será de R$ 400 mil e o restante da Prefeitura. O prefeito Eduardo César deverá oficializar o pedido e a obra deverá ser concluída até o final de 2006. O aeroporto deverá receber sinalização noturna com todos os instrumentos para navegação visual noturna.

Cais do Porto

A transformação do Cais do Porto em local que possibilite a atracação de cruzeiros também esteve na pauta de discussões com o secretário de Estado. Inicialmen…
Imagem
Cônsul da Alemanha chega hoje a Ubatuba

Michael Moscovici participa da Semana Hans Staden e será hóspede oficial do Município

O Cônsul de Assuntos Políticos e Imprensa da República Federal da Alemanha, Michael Adonia Moscovici chega hoje, 25, a Ubatuba, para uma visita oficial de três dias. Nesse período está sendo realizado no município, a Semana Hans Staden, em comemoração ao alemão que após ser vítima de um naufrágio, foi capturado pelos índios tupinambás, em Ubatuba, em 1554, e depois de voltar para casa, após três anos de agonia sempre a pique de ser devorado, escreveu, provavelmente, um dos primeiros best-seller sobre o Novo Mundo. Na programação do cônsul, consta a exibição do filme Hans Staden, no Cine Porto Itaguá, nesta sexta-feira, a partir das 9 horas. Lá, ele será rececpionado pela secretária de Educação, Isabel Roseli de Souza Leite e pelo vereador Charles Medeiros, autor da lei que instituiu a Semana Hans Staden no município. Na seqüência, ele será recebido pelo prefeito …

CONVITE

AOS ARQUITETOS DE UBATUBA

A total desvalorização do campo de trabalho específico do arquiteto que há anos vem ocorrendo em Ubatuba retrata-se na péssima qualidade dos imóveis construídos na cidade e no lamentável tratamento dos espaços urbanos tais como praças, traçados viários, inadequação de usos e, o que é mais grave, ausência de parâmetros técnicos para balizar as casuísticas alterações das leis que regem a ocupação do solo do território municipal.

Cientes da responsabilidade que lhes cabe no planejamento e na construção da cidade, cujas conseqüências se rebatem diretamente na economia do município em razão da natureza turística do nosso cenário urbano e paisagístico, os profissionais da arquitetura e do urbanismo que prestam seus serviços em Ubatuba resolveram unir esforços para a criação do Núcleo local do Instituto de Arquitetos do Brasil, o IAB, para oferecer à comunidade e ao Poder Público a contribuição técnica, artística e social inerentes às características de sua formação p…

Sonho...

Imagem

Nota de Esclarecimento

Considerando as diversas citações de meu nome, efetuadas pelo Ex-Encarregado do Setor de Folha de Pagamento, relativamente aos fatos descobertos de desvio de recursos públicos da folha de pagamento da Prefeitura de Ubatuba, venho à publico prestar os seguintes esclarecimentos:

1. No período de 01/01/2001 à 31/12/2004 estive Secretário Municipal de Administração, por convite do Prefeito Municipal à época;

2. Durante esse período, esteve sob o meu comando, uma equipe de Chefes de Serviço, Chefes de Seção e Encarregados de Setor, que totalizaram mais de 20 pessoas, profissionais em suas áreas, cuja liberdade de acesso à mim, sempre foi oferecida.

3. Durante todo o período, atendi, indistintamente, todos os chefes e encarregados que me procuravam com problemas relacionados às suas áreas de atuação e que, por algum motivo, necessitavam de algum esclarecimento, orientação ou para tomadas de decisões.

4. Da mesma forma, prestava o mesmo atendimento à todas as outras Secretarias e unidades admini…

Nota à Imprensa

Imagem
Lamentável o ocorrido, uma vez que eu mesmo me sinto frustrado, agoniado, chateado, pois nunca em minha vida imaginei passar por esta situação: é um absurdo a QUADRILHA que foi montada para conseguir seus interesses, o que por si só são uns tremendos covardes, que se escondem atrás de uma população humilde e pobre, só Deus sabe, prometendo e falando sabe-se lá o que. Mas já estou tomando todas as medidas cabíveis judicialmente para que os culpados sejam punidos CIVIL E CRIMINALMENTE e que paguem pelos prejuízos ocorridos, uma vez que todos meus funcionários correram risco de vida o que diga-se de passagem são moradores do bairro Maranduba e estão muito decepcionados com o ato de fúria e vandalismo ocorridos contra eles e o patrimônio onde trabalham.
Ainda em tempo, sou apenas o locador da área em questão e tenho toda a documentação em ordem como CGC, Inscrição Estadual, Alvará de funcionamento junto a Prefeitura Municipal de Ubatuba, Bombeiro, Seguro de responsabilidade civil, etc. Est…

Armadilha em passeio público

Imagem
Luiz Moura
Naturalmente, os dirigentes da empresa Banco Nossa Caixa S. A. (rua Conceição, 138, centro, Ubatuba, SP), antes de iniciarem os trabalhos que interfeririam na livre circulação de pedestres e conseqüentemente de veículos em frente a sua sede, solicitaram permissão à Prefeitura Municipal.
Não solicitaram? Eu não acredito! Isto é raro em Ubatuba, uma cidade com um povo respeitador das posturas municipais.
Espero que com a informação que passei para a fiscalização da Prefeitura, a armadilha (foto acima) criada para os pedestres, clientes ou não do banco, que circulam pela rua Conceição (em frente à Santa Casa), não seja disponibilizada.

Decisão lapidar

Para aqueles que acreditam na intimidação como forma de agir, vai um recadinho. Do STF. Podem tirar o cavalinho da chuva. A imprensa é livre para criticar. Abaixo está um trecho significativo da histórica decisão do ministro Celso de Mello, que será indiscutivelmente um dos pilares da construção da verdadeira democracia que tanto almejamos. E pensar que José Dirceu e sua "troupe mágica" estiveram a um passo de controlar a mídia brasileira. Com o apoio de parte considerável desta. Jamais. Como diria La Passionária: "No passarán!

Sidney Borges


"Ninguém ignora que, no contexto de uma sociedade fundada em bases democráticas, mostra-se intolerável a repressão penal ao pensamento, ainda mais quando a crítica – por mais dura que seja – revele-se inspirada pelo interesse público e decorra da prática legítima, como sucede na espécie, de uma liberdade pública de extração eminentemente constitucional (CF, art. 5º, IV, c/c o art. 220).

Não se pode ignorar que a liberdade de impre…

Tema para reflexão

Achei tão bom o texto da jornalista Eliane Cantanhêde que resolvi publicar. Vai de encontro ao que penso. Palocci está caminhando no fio da navalha. A veemêencia com que descartou as denúncias lhe deu a vitória no primeiro round. Se, no entanto, no andar das investigações, alguma coisa for provada contra ele, será um nocaute retumbante. Vamos ao texto:


"Entre o céu e o inferno

É exatamente neste ponto crucial que a carreira política de Antonio Palocci Filho está: entre o céu, depois de se tornar maior do que Lula na crise, e o inferno, se sua entrevista veemente em Brasília for desmentida pelas investigações e pelos fatos em Ribeirão Preto.
Os grandes políticos não se revelam na hora mansa, mas nas crises. A atual crise deixou Lula pequeno, instável, às vezes até patético. Mas sedimentou a posição de Palocci como o grande homem do atual governo e do PT, um partido ferido, que tenta apagar o passado recente, recuperar o velho passado de lutas e improvisar rapidamente um futuro. Um fu…

Notícias da Prefeitura

Imagem
Torneio da Melhor Idade movimenta Ubatuba

A primeira etapa do Torneio da Melhor Idade foi realizada nos dias 19 e 20 e movimentou Ubatuba. Na manhã de sexta-feira, 19 aconteceram as competições de atletismo no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo. O Ginásio Tubão recebeu à noite um bom público que acompanhou a cerimônia de abertura e o concurso de Miss e Mister Melhor Idade.O prefeito Eduardo César, a primeira-dama Denise César, o Secretário de Turismo Luiz Felipe Azevedo, o assessor de governo, Mauro Freitas e o representante da Secretaria de Esporte e Lazer, Marcos Fowler e Valéria Carvalho do Projeto Atividade Física e Cidadania compuseram a mesa solene. Após a execução do Hino Nacional, foi prestado o Juramento do Atleta.O Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Esporte homenagearam a delegação de Ubatuba que participou dos Jogos Regionais do Idoso, em São Vicente e também os participantes do concurso estadual de Miss e Mister Melhor Idade.
O sábado começou cedo para quem s…
Imagem
Alckmin libera R$ 2.249.809,08 para o turismo de Ubatuba

Verba é direcionada a investimentos no setor turístico e foi divulgada durante reunião da Aprecesp, em Ibirá, interior do estado

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, recebeu, durante a reunião da Aprecesp (Associação das Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo) realizada no último final de semana em Ibirá, a confirmação da liberação de R$ 2.249.809,08 para o município aplicar em investimentos no setor turístico. A verba vem por intermédio do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), órgão ligado à Secretaria Estadual do Turismo e segundo Eduardo César, os recursos serão investidos em quatro projetos: primeira etapa da reurbanização da avenida Iperoig (R$ 1 milhão); reurbanização da Praça 13 de Maio (R$ 400 mil); recuperação asfáltica do centro da cidade (R$ 500 mil) e urbanização no bairro da Maranduba (R$ 348 mil). “Nós só temos a agradecer o governador Alckmin pela liberação dos recursos para…
Imagem
Livro destaca patrimônio de Ubatuba

Durante o workshop – Plano de Ação e Gestão – Diretrizes para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte, realizado na primeira quinzena de agosto, em Caraguatatuba, o Governo do Estado de São Paulo, apresentou a publicação São Paulo – Litoral Norte. O livro, com belas imagens do Litoral Norte paulista busca contribuir com a implementação do Gerenciamento Costeiro no Litoral, tendo em vista a elaboração de plano de ação e gestão, priorizando o desenvolvimento sustentável.A publicação aborda o patrimônio natural, histórico, étnico, cultural e paisagístico das quatro cidades. Aspectos econômicos ligados à agricultura, indústria, pesca e turismo e a biodiversidade da fauna e da flora também são relatados. Cada cidade é apresentada com sua rica história em uma bela apresentação.

Ubatuba

Ubatuba aparece com dados importantes e curiosos. No capítulo sobre tombamento de manutenção histórica no Litoral Norte, Ubatuba destaca-se com os seguintes órgãos tom…
Concurso Cultural sobre Hans Staden terá vencedores divulgados na sexta-feira

Trabalhos apresentados passam por comissão avaliadora na Secretaria de Educação de Ubatuba

Desenhos, textos, pesquisas e poesias retratando a vida e a obra de Hans Staden foram entregues por alunos de 1ª a 8ª séries, alunos de Educação Especial e EJA que estão participando do concurso "Quem foi Hans Staden? promovido pela Secretaria de Educação em conjunto com a comissão organizadora da “Semana Hans Staden”.
Na manhã desta terça-feira, 23 começou o processo de avaliação, feito por um supervisor de ensino, dois coordenadores da Secretaria de Educação; dois professores de educação artística e dois professores de ensino fundamental da rede municipal.
Os critérios usados para avaliação dos trabalhos são: criatividade, conteúdo, apresentação, além de coerência e pertinência ao tema. O resultado será conhecido no próximo dia 29 em cerimônia que deverá ocorrer na Secretaria de Educação.Projeto de Lei - A Semana Ha…

Brasília

Imagem

Estupidez

Tarso Genro se diz de esquerda. O que é isso? Quem é de esquerda? O que fazem as pessoas de esquerda de diferente das outras? O que é preciso fazer para ser de esquerda? Quando fundaram a USP nos anos da década de trinta será que as pessoas imaginavam estar criando uma fábrica de crédulos. Depois de ler Marx os uspianos trocaram a dúvida pela certeza. A infalibilidade do Papa foi posta de lado. Com razão, é uma idiotice. Depois veio a certeza das certezas. O capitalismo vai desmoronar e no seu lugar será erguido o socialismo. Nunca aconteceu, isto é aconteceu o oposto. Eles não notaram, mudaram apenas o compasso. O condutor das massas e dos intelectuais ao paraíso será o infalível Lula. Trocaram a infalibilidade do Papa pela infalibilidade do Lula. Deu no que deu. Intelectuais estranhos esses que não conseguem viver sem um dogma. O Brasil, com a classe pensante que tem, jamais encontrará um rumo. Não existem dúvidas aqui. Intelectual sem dúvidas não é intelectual. É bobo. Infelizmente…

Viajando...

Imagem
Estranho, muito estranho. Eis a nota que recebi da prefeitura e publiquei abaixo:

"O vice-prefeito de Ubatuba, Domingos dos Santos, esteve na última semana no Ministério da Cultura da Brasília. Na oportunidade, Domingos buscou informações sobre a reforma do telhado da Igreja Matriz, onde foi informado que será necessário o envio do projeto e de toda documentação pertinente a reforma. Ainda na Esplanada dos Ministérios , o vice-prefeito esteve no Ministério das Cidades, colhendo informações quanto aos projetos de Ubatuba que lá estão tramitando. Na Receita Federal Domingos quis saber como é o processo para que Ubatuba receba produtos apreendidos pela fiscalização e de lá foi encaminhando para a Superintendência da Receita Federal, em São Paulo, que detalhará qual o procedimento".

Uma perguntinha, o vice-prefeito sabe da existência da Internet? Não teria sido possível obter as informações através de e-mails? Acho que tem coisa aí. Deve ter havido alguma festa com bolim e suquim…

Notícias da Prefeitura

Imagem
Fundart já funciona em nova sede

A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) já está funcionando em sua nova sede, ao lado do Casarão do Porto. A administração da Fundart agora está instalada na casa onde funcionava uma pousada, que foi alugada através de um contrato de 36 meses. O espaço foi melhor dividido e cada grupo setorial tem sua própria sala, melhorando as condições de trabalho dos funcionários.
O Casarão foi desocupado com o objetivo de colocá-lo à disposição para ser restaurado. Segundo o presidente da Fundart, Martiniano Viana, esse é um requisito exigido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e aprovado pelos coordenadores dos grupos setoriais por unanimidade. “O Casarão merece esse cuidado por sua importância histórica e a comunidade merece uma nova sede, pelos riscos de desabamento e incêndio da estrutura antiga”, disse Martiniano.
Os cursos e eventos promovidos pela Fundart continuarão acontecendo na parte térrea e nas salas situadas atr…
Imagem
Vice-prefeito vai a Brasília buscar informações

O vice-prefeito de Ubatuba, Domingos dos Santos, esteve na última semana no Ministério da Cultura da Brasília. Na oportunidade, Domingos buscou informações sobre a reforma do telhado da Igreja Matriz, onde foi informado que será necessário o envio do projeto e de toda documentação pertinente a reforma. Ainda na Esplanada dos Ministérios , o vice-prefeito esteve no Ministério das Cidades, colhendo informações quanto aos projetos de Ubatuba que lá estão tramitando. Na Receita Federal Domingos quis saber como é o processo para que Ubatuba receba produtos apreendidos pela fiscalização e de lá foi encaminhando para a Superintendência da Receita Federal, em São Paulo, que detalhará qual o procedimento. PMU