Postagens

Mostrando postagens de Junho 12, 2005

“FORRÓ DESCAIÇARA”

Robson Chagas*
O País está assustado com as atuais notícias na política da esfera federal, onde revela práticas fisiológicas, clientelismo e corrupção. É o desmoronamento do PT, na sua vida administrativa. Com isso vai, não somente o dinheiro do povo, mas o bem de maior valor, que é a “esperança”. O pior é que o mesmo vem acontecendo também em nosso município, quando a Câmara Municipal de Ubatuba é gerenciada pelo PT – de Jairo dos Santos, irmão do ex-vereador Domingos dos Santos.
A Câmara municipal de Ubatuba, nunca esteve tão inchada de funcionários e nunca se gastou tanto. O estranho é que nada se vê de novo. As sessões e a Mesa ofendem os munícipes em suas casas em transmissão pela Kaybee. Existem certas coisas que o cidadão tem o direito de não ver.
Ubatuba somente vai melhorar quando existir conscientização de que a comunidade é responsável e não os gestores. Sim, responsáveis através do exercício da cidadania combatendo os NABABOS da política local.
Nesta questão de cidadania, sou …

Charles Medeiros visitou a Sesmaria

Imagem
divulgação

Charles Medeiros, Eulália dos Santos e Antonio Clemente dos Santos

No último dia 14, o vereador Charles Medeiros visitou o bairro Sesmaria-Sertão do Ubatumirim. Na ocasião Medeiros encontrou-se com moradores que o questionaram sobre a ponte de balanço. O vereador informou que parte do material destinado à construção da nova ponte já está comprado. Ele disse ainda que gostaria que a comunidade indicasse um local para guardá-lo. “É importante evitar riscos de extravios”. Medeiros visitou um dos casais mais antigos da localidade, Antonio Clemente dos Santos, 92 e sua esposa Eulália Maria dos Santos. Eles também reclamaram da situação da ponte. “Meu filho! Eu ainda quero passar naquela ponte enquanto tô vivo!”, comentou o senhor Antonio. Após a visita o vereador reuniu-se com o prefeito Eduardo César para tratar de assuntos de interesse do município, dentre eles, a questão do término da aludida ponte. “Muitos moradores que atravessam o rio Ubatumirim pelo local onde existem as ca…

Acabaram as pizzas!

Não se sabe bem quando de fato começou o PT, nem de qual cabeça surgiu a idéia de usar um operário e com ele chegar ao poder. Obviamente não partiu da cabeça de Lula. Foi coisa de intelectuais. Na época em que o partido foi criado o atual presidente da República queria apenas ganhar uns trocados a mais para tomar cervejas com os amigos depois do jogo do Corinthians. A intelectualidade que o cercou percebeu, com raro senso de oportunidade, o que ele poderia representar. Lula encarnava o acesso às massas. Lula era o elo de ligação entre a teoria e a prática, um diamante bruto necessitando apenas de polimento. Foi iniciada a construção do operário. Nasceu o mito Lula, um “símbolo” de fé. Homem simples e puro, quase santo. Ignorante é verdade, mas ungido pelos deuses. O mestre de obras do PT foi José Dirceu. Sem ele o partido não existiria e Lula seria apenas um ex-metalúrgico aposentado lutando para chegar vivo ao fim do mês. O projeto de poder durou mais de vinte anos para vingar. Como …

Esperança do início

Roberto de Mamede Costa Leite
Que Raimundo Correa nos perdoe o plágio, mas hoje "Vai-se a primeira pomba escorraçada...".
Que Deus queira que outras, logo depois, também ruflando as asas, sacudindo as penas (quem sabe as da devida condenação), levantem vôo.
Que algumas, ao menos, ' waldomirando', se vejam nas malhas de Justiça.
Quem sabe seja o início de nossa redenção, 505 anos já perdidos.
O Brasil precisa e agradece.
E aqui?
r-mamede@uol.com.br

Convite

O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Jairo dos Santos, PT, convida toda a população da cidade para participar de audiência pública, que será realizada no plenário da Casa de Leis, no dia 21 de junho, terça-feira, às nove horas da manhã, com a presença do engenheiro Ricardo Manckel Amadei, superintendente da Unidade de Negócios da SABESP, no Litoral Norte.
Tratamento do esgoto da cidade, fornecimento de água potável e municipalização dos serviços estão entre os temas de discussão.
A audiência pública pedida pelo vereador Gerson de Oliveira, PFL, durante a sexta sessão de Câmara, dia 15 de março, vai dar oportunidade para a população ouvir os esclarecimentos da SABESP sobre a falta de saneamento básico na cidade. “É muito importante a participação de todos os munícipes nesta questão porque a falta de saneamento básico tem causado muitas doenças como hepatite, verminoses e micoses e a participação popular sempre é um grande reforço para agilizar soluções”, disse Jairo dos Santos.
Fo…

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

Ubatuba faz parte de projeto que pretende preservar o meio ambiente

Ubatuba integra Projeto Orla

Prefeitura de Ubatuba assinou convênio na semana passada; projeto visa uma gestão sustentável nas cidades litorâneas

O município de Ubatuba assinou na semana passada convênio para a celebração do Projeto Orla. Além de Ubatuba outras 12 prefeituras também foram conveniadas. O Projeto Orla busca ações no litoral para evitar danos ao meio ambiente em face da ocupação urbana e da exploração econômica. É uma ação conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Qualidade Ambiental e Ministério do Planejamento através da Secretaria de Patrimônio da União. O projeto fornece apoio técnico e capacitação a municípios para que possam planejar a ocupação de sua orla marítima. Hoje a Prefeitura de Ubatuba conta com um profissional capacitado.
Dentre as ações que estão previstas no projeto estão a elaboração e a revisão de planos diretores municipais e a ampliação da partici…

AÇÃO E REAÇÃO

Hugo Gallo
Às vezes nos deparamos com procedimentos que nos parecem em uma primeira análise radicais ou inadequados. Se analisarmos mais fundo, indo até às prováveis causas, percebemos que os mesmos podem ser classificados como uma reação às ações anteriormente tomadas.
É o que me parece ser a Ação Civil Pública proposta pelo MDU contra os quiosques e a Prefeitura Municipal: Uma reação às obras iniciadas há cerca de um mês, na Praia Grande, pelos permissionários/proprietários de meia dúzia de quiosques e que representa na verdade uma gota d’água em um processo de quase duas décadas de irregularidades maiores ou menores, sempre ocorridas com a anuência explícita ou não da Câmara dos Vereadores e da Prefeitura Municipal. Agora, parte da sociedade protesta junto ao poder judiciário através de uma ONG cobrando que se cumpra a lei.
Esta questão, de concessão e uso de espaços públicos na cidade é ao mesmo tempo legal, social, ambiental e política .
Não há dúvidas de que os quiosques de praia sã…

Partido Verde

Depois de muitos anos de militância política Danilo Miranda entregou o bastão. Pediu desligamento do PV, conforme afirmou ao Ubatuba Víbora. Danilo pretende agora se dedicar exclusivamente aos negócios. Como político Danilo sempre foi um exemplo de dignidade e correção. O Ubatuba Víbora deseja boa sorte ao empresário e também aos verdes. Que o novo comandante seja do quilate daquele que está deixando o cargo.

Sidney Borges

Humanos, apenas isso!

No calor do debate que ora se trava em Brasília e que ecoa do Oiapoque ao Chuí, uma coisa fica bem clara. O governo do PT não é pior do que outros governos que o antecederam. É parecido, devem existir setores em que é melhor e outros em que é igual. Afinal de contas, os homens que comandam o país são os mesmos, saíram das mesmas escolas, freqüentaram os mesmos lugares, têm as mesmas virtudes e os mesmos vícios. O PT não é o único responsável pelos desmandos éticos que estão sendo apontados, seus membros apenas fizeram o que os políticos fazem desde que Cabral chegou. O PT errou quando mentiu, quando disse que ia fazer uma coisa e fez outra. Disse que iria mudar a forma de fazer política e agiu igual aos outros. Distribuiu verbas, propinas, cargos e acabou se lambuzando na lambança. Vai pagar caro pelas mentiras. Agora vamos assistir ao velho filme do moralismo explícito.Torrentes de acusações surgirão partindo dos novos salvadores da pátria, quem sabe teremos até um novo caçador de ma…

Ação Civil Pública

O MDU – PELA VIDA PELA PAZ - MOVIMENTO EM DEFESA DE UBATUBA, entrou hoje com uma ação civil pública contra a Prefeitura de Ubatuba e os quiosqueiros das praias daquele Município, em razão dos danos causados ao meio ambiente, ao padrão urbanístico e demais interesses difusos, uma vez que nunca houve uma licitação sequer para que os quiosqueiros se tornassem permissionários de uso dos quiosques. Foi indicada também a renúncia de receita fiscal decorrente da não cobrança dos preços públicos pelo uso daqueles bens. A medida não visa o prejuízo pessoal de nenhum dos permissionários, mas o cumprimento da ordem legal e a defesa da arrecadação de receita municipal, vez que nas quase duas décadas passadas o emaranhado de leis municipais permitiu a supremacia do interesse particular daqueles permissionários sobre o interesse público.

Pela Vida Pela Paz
Movimento em Defesa de Ubatuba

“O TEMPO PASSA”

Corsino Aliste Mezquita– Professor*
Anteriormente publicamos artigo sob o título ”Caminhos para o resgate”, comentando a oportunidade concedida, à atual administração municipal, para proceder a uma reforma estrutural de toda a área de recursos humanos da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Na oportunidade dávamos algumas sugestões para desenvolver o processo, de modo a modernizar a Prefeitura e conceder-lhe competência e profissionalismo.
Essa reforma, de longa data, é reivindicada pela sociedade, pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Ubatuba, recomendada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e, agora, exigida pelo Tribunal Regional do Trabalho de Campinas.
Para todos que reivindicam essas providências, a reforma, significa diminuir a incompetência decorrente dos cargos em comissão atribuídos a apadrinhados políticos ou religiosos sem vontade de trabalhar.
Observa-se também que, esses apadrinhados, não costumam conhecer seus limites e considerando-se apoiados pelas …

Dúvida

Roberto de Mamede Costa Leite
Acabo de ler, sobre a medida cautelar movida pela Prefeitura de Ubatuba, a seguinte notícia do Litoral Virtual: "Ainda segundo o despacho, a juíza determinou o sigilo dos autos nos termos do artigo 151, I do Código de Processo Civil, por se tratar de bens públicos."
Em primeiro lugar, creio que a notícia falha ao reproduzir o dispositivo legal em que basear-se-ia a decretação do que, creio, seja 'Segredo de Justiça'.
O dispositivo que trata do assunto é o art. 155, I, do Código de Processo Civil.
Trata-se, ainda, de medida cautelar que dependerá do eventual ajuizamento de ação principal, pela Prefeitura, administradora dos bens públicos, ou seja, de nosso patrimônio.
Traduzindo, são procedimentos em defesa dos bens do distinto público desta cidade de Ubatuba, patrimônio social e público, que é administrado por funcionários públicos de carreira e dos eleitos para tanto, para fazê-lo em nosso nome.
Como e por que guardar segredo dos titulares, …

Ateneu Antenado acontece na Fundart

Nesta terça-feira (14), às 20 horas, na sede da Fundart - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, ocorreu o primeiro Ateneu Antenado. O evento que será realizado mensalmente tem como objetivos fomentar a criação literária e promover discussão sobre a cultura local. Organizado pelo Grupo Setorial de Literatura, é aberto à comunidade ubatubense.
"Já está mais que na hora de começarmos a discutir a cultura em nosso município. Só assim poderá nascer, de baixo para cima, uma política cultural que satisfaça as aspirações da nossa população", disse Luiz Roberto de Moura, coordenador do Grupo Setorial de Literatura, na abertura do evento.
Dentre os presentes estavam os coordenadores dos Grupos Setoriais de Artes Cênicas e Dança, José Antonio Gordilho Teixeira de Freitas; Folclore e Tradições Populares, Júlio César Mendes; Artes Plásticas, José Paulo Alves Barreto, História e Geografia, Carlos Augusto Rizzo e o presidente da Fundart, Martiniano Nelson Viana.
"Acredito que com esta…

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

Oficias do Exército e representantes da Prefeitura reunidos em Ubatuba

Exército fará exercícios em Ubatuba em setembro

Oficiais de Operação da 2ª Divisão do Exército Brasileiro estiveram reunidos na manhã de hoje, no Gabinete do Prefeito para discutir a viabilidade da cidade receber, em setembro, pela primeira vez, tropas de soldados pra exercícios de garantia da lei e da ordem. Representantes da Polícia Militar, Civil, Instituto Florestal, Sabesp, Elektro, Aeroporto e Horto Florestal estiveram presentes a reunião para ouvir do major Alexandre Gouveia Mosca, as explicações de como será o treinamento das tropas e também apoiar a iniciativa do Exército.
Segundo o major Mosca, a operação acontecerá no período de 12 a 16 de setembro, ainda com um número indefinido de homens, já que será a partir da vistoria das áreas disponibilizadas pela prefeitura para o acampamento do soldados que sairá essa definição. “O nosso objetivo é treinar nossas tropas através de situações fictícias con…

Pizzaria Planalto

Deu no Estadão de hoje:

“PT já admite confessar doações ao PTB e PL

Plano seria dizer, para amenizar o impacto das denúncias, que repasse foi feito por uma minoria

A cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) já discute a hipótese de admitir publicamente que houve transferência de dinheiro do partido para outras legendas, como tem denunciado o presidente do PTB, Roberto Jefferson”.

Até ontem o PT era inocente. Hoje já se admite que não é bem assim. Mais uma vez vão contar uma história verdadeira como uma nota de trinta e dois dólares. A culpa será imputada ao andar de baixo, que teria agido nas sombras. Os modelos de virtude, Lula, Dirceu, Genoino & companhia, foram traídos novamente. O que será que esses caras fazem que nunca sabem de nada e são sempre passados para trás? A roupa do rei está ficando transparente. A plebe ignara logo vai perceber que os finos trajes nunca passaram de nudez.

Sidney Borges

Notícias da Embraer

Imagem
embraer


Embraer entrega primeiro jato Legacy a cliente britânico

Avião é entregue por meio da Harrods Aviation

Paris Air Show (Le Bourget, França), 14 de junho de 2005 – A Embraer anunciou hoje a entrega do primeiro Legacy Executive registrado no Reino Unido. O avião foi entregue por meio da Harrods Aviation, representante autorizada de vendas do Legacy no Reino Unido e Irlanda. “Desde que nos tornamos representantes autorizados da Embraer no Reino Unido e Irlanda, em outubro de 2004, sentimos que a Harrods Aviation e a Embraer construíram um relacionamento muito especial, e esperamos sucesso mútuo no futuro”, disse Mike Creed, Diretor de Vendas da Harrods Aviation.
O Legacy é o maior jato executivo em termos de tamanho de cabine certificado para operar a partir do Aeroporto de London City (LCY). Partindo de LCY com oito passageiros e velocidade normal de cruzeiro, o alcance do Legacy se estende a destinos como Moscou, Cairo e Açores. “Estamos satisfeitos por entregar este Legacy a um cli…

SEGREDO DE JUSTIÇA?

Luiz Gustavo B. de Oliveira- Advogado
Todas as manhãs, como de costume, leio as colunas desse “blog” para tomar conhecimento dos fatos que aconteceram na nossa cidade. Na seção “Notícias da Prefeitura”, me interessei pelo título “Liminar garante à Prefeitura de Ubatuba bloqueio dos bens de envolvidos em fraude”. E, inicia-se a matéria “Juíza determinou também sigilo de justiça por se tratar de patrimônio público”. Continuei lendo a notícia e me surgiram as seguintes indagações: Se a Municipalidade requereu o segredo de justiça, e esse foi deferido pelo magistrado, estaria correto a Assessoria de Impressa divulgar, quase que na totalidade, o conteúdo do processo? Para que o segredo então? E se no final se provar que algum dos envolvidos é inocente? De quem será a responsabilidade? Dos órgãos de imprensa que veicularam a matéria ou da Prefeitura que enviou o “release”? Com efeito, o Segredo de Justiça é princípio que restringe a publicidade inerente aos processos, em face do interesse pú…

Filme velho

As principais diferenças entre o público e o privado situam-se no poder dos subalternos e na informação dos comandantes. Na vida pública a coisa anda como se num avião de carreira a aeromoça mudasse a rota sem que o piloto se desse conta. Nas empresas privadas, pequenas, médias ou grandes, a informação é fundamental para que os negócios fluam. Nelas, tesoureiros cuidam de sua parte e não decidem estratégias, tarefa que cabe ao dono ou ao seu preposto. Já na vida pública a coisa não é bem assim. O comandante parece um bobo, é o marido traído, o último a saber. Quem não se lembra do ex-presidente Collor, que inocente não sabia das artimanhas de seu assessor PC Farias. Agora é o "Presidente Viajante" que se vê às voltas com Delúbios e Waldomiros. Embora anônimos, eram muito importantes, não só tinham poder de comprar políticos aliados, estorquir bicheiros e decidir quais eram os partidos que deveriam receber propina, como faziam tudo sem que o presidente soubesse. O ministro da…

Notícias do Legislativo

Boletim da Sessão da Câmara de Ubatuba de 14/06
Hugo Simeão

19ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ubatuba, realizada no dia 14 de junho de 2005.

FORAM VOTADOS

Projetos:

Aprovado por unanimidade o PROJETO DE LEI nº 018/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS – PSDB, que dá denominação de "Professor José Carlos Pereira" a EMEI do Centro, localizada à rua Paraná.

Retirado da pauta por motivo da ausência do autor o SUBSTITUTIVO ao PROJETO DE LEI nº 38/05, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, que altera o artigo 11 da Lei 1.667/97, que dispõe sobre o comércio expansionista.

Adiado por 1 Sessão o PROJETO DE LEI nº 042/05, do EXECUTIVO, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para elaboração do Orçamento do Município para o Exercício de 2.006.

Pedidos de informação:

Aprovado por unanimidade o PEDIDO DE INFORMAÇÃO nº 58/05, do Ver. EDILSON FELIX – PSC, sobre a situação dos 5 (cinco) módulos especiais de praia, autorizados pela Lei 1339/94, para ajudar na manutenção das entidades assistenciais …

Notícia de última hora

Agência Pessonha - Califórnia– Atenção, a notícia estourou como uma bomba na Bolsa de New York. A Microsoft, a maior empresa de software do mundo foi vendida para um bicheiro boliviano por dois milhões de dólares. A transação foi feita pelo funcionário Robert Prescott, chefe do pessoal e homem de total confiança de Bill Gates, com quem chegou a dividir apartamento. Ao saber que perdera a empresa Bill Gates chorou. Ele disse que nunca autorizou a transação e que foi traído. Entrevistado pela Agência Pessonha, Prescott disse que pretende morar em Brasília e trabalhar como lobista. Disse também que é inocente e que tudo não passa de manobra da imprensa que só quer saber de denunciar e não se preocupa em construir.

Sidney Borges

Histórias da Carochinha 1

Imagem
arquivo


Ele não sabia de nada. Ignorava as artimanhas de Waldomiro e Delúbio. E o Waldomiro sabia do Delúbio? E o Genoíno, tinha conhecimento? Lula tem um álibi, estava viajando. Estou desconfiado que estão rindo da nossa cara.

Sidney Borges

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

Políticos de Ubatuba visitaram a Petrobras em busca de royalties

Diretoria da Petrobrás recebe políticos de Ubatuba e promete enviar técnicos para análise de áreas

Representantes do Executivo e Legislativo estiveram no Rio para pleitear instalação da Unidade de Processamento de Gás Natural no município

Uma comitiva de Ubatuba esteve ontem na sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro, para discutir com a diretoria de Exploração e Produção a possibilidade do município sediar a Unidade de Processamento de Gás Natural, do Campo de Mexilhão. Do diretor de Exploração e Produção, Guilherme Estrela, a equipe de Ubatuba liderada pelo prefeito Eduardo César recebeu a notícia que técnicos da Petrobrás estarão na cidade na próxima semana para avaliar as áreas que a Prefeitura apresentou durante a reunião.
Além das áreas, os técnicos da Petrobrás deverão conhecer o Cais do Porto de Ubatuba e também o aeroporto, duas vantagens importantes na corrida para sediar a base de processamento ou mesmo a b…

Recordar é viver

Imagem
divulgação

Membros da Comissão que vai resgatar Ubatuba do transito caótico

No dia 12 de maio o Ubatuba Víbora recebeu da Prefeitura o texto que está publicado logo abaixo. Como já faz um mês, gostaríamos de saber quais foram as providências tomadas pela comissão nomeada pelo prefeito. É óbvio que o problema não será solucionado da noite para o dia. A publicação serve para lembrar que ele existe e precisa de providências concretas, além de reuniões. Publicaremos a matéria todos os meses, até que não haja mais bicicletas trafegando impunemente na contramão.

Sidney Borges

Ubatuba irá disciplinar trânsito de bicicletas

Consultor da Abraciclo esteve em Ubatuba nesta semana e sugeriu à Prefeitura contratação de especialista; cidade tem hoje um dos maiores índices de bicicleta por habitante do país

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL) nomeou uma comissão interna de estudos com o objetivo de solucionar o trânsito de bicicletas na cidade. A comissão é composta por representantes da secretaria …

Quiosque ou osqueíte?

Eduardo Souza
Um internauta, a propósito da celeuma dos quiosques (meu Deus! Ubatuba ainda discute quiosques!...), em e-mail ao Litoral Virtual, falando pouco sobre o tema, acerta em cheio na mosca do quiosque. Diz ele: "... vou te falar uma coisa, a poucos dias fui conhecer Trindade, um pequeno vilarejo mas muito receptivo, praias maravilhosas, quiosques de bambu e sapé, tudo rústico e tipicamente caiçara. Fora de temporada ou feriado e as pousadas cheias, e tudo muito caro, recebendo um turismo de nível bem melhor que o nosso. O que você acha que as pessoas das grandes cidades vão procurar na beira da praia? Um monte de construções? Mesas e cadeiras até a beira da água ? Sons ensurdecedores? ..."
Diria a esse internauta que o grande problema de Ubatuba é o de ter feito a opção pelo turismo de massa. Desde os tempos em que o falecido Franco Montoro (o governador que fez a opção pelas pequenas obras...) construiu no Perequê-Açú aquele monstrengo, aquele pirangueiródromo que ch…

Charles Medeiros vistoriou ponte na Maranduba

Imagem
divulgação

Construída com tecnologia primitiva, a ponte precisa ser substituída

Em visita a região Sul no último dia 08, o vereador Charles Medeiros vistoriou a ponte sobre o Rio Maranduba, que se encontra em péssimas condições de uso. Moradores solicitaram ao vereador colaboração no intuito de solicitar uma ponte nova e segura. Em Fevereiro de 2002, Medeiros encaminhou ao então secretário de Transportes, Eliseu Padilha, uma solicitação nesse sentido.
Nas últimas chuvas, a situação agravou-se e muitos moradores têm de dar uma longa volta, andar mais de seis quilômetros para chegar à escola daquela localidade.
Em 8 de março último, Medeiros colocou em votação na Câmara Municipal um Requerimento de número 84/05, que foi aprovado por unanimidade e que versa sobre a solicitação feita à Casa Civil do Estado. A cidade aguarda respostas.
“É uma solicitação legítima e tem todo o apoio deste vereador, estou entrando em contato com a Casa Civil para agendar uma conversa com o Secretário”, comentou M…