Postagens

Mostrando postagens de Maio 8, 2005

De olho em Ubatuba

Imagem
arquivo ubaweb


Na segunda-feira no De olho em Ubatuba - 09/05/05 mostramos "um avanço" sendo construído sobre o calçadão da avenida 9 de Julho. Durante esta semana, diariamente, verificamos que a "obra" não teve prosseguimento. Daí surgiu a dúvida: será que foi autorizada pela Prefeitura, ou teria sido feita no final de semana, quando a fiscalização descansa?
Se for concluída neste fim de semana, teremos a prova de que as sugestões para melhoria da fiscalização de obras no município, dadas pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba à atual administração, de nada serviram.
Esperamos que o texto abaixo, transcrito da entrevista dada a Sergio Caribé e publicada na seção Turismo 100% Ubatuba do jornal Agito Ubatuba, edição de número 19, pelo prefeito Eduardo César, saia do discurso. Afinal já são 133 dias de governo, estamos esperando o resgate começar.

AGITO: Qual a marca que você quer imprimir com seu governo na cidade? Qual seu grande objetivo ao final des…

Cumprir a obrigação não é mérito. É obrigação!

Imagem
divulgação

Tinha uma pedra no meio do caminho, tinha uma pedra...

A prefeitura tirou a pedra. Cumpriu seu dever. Cabe à prefeitura tirar do caminho as pedras que impedem o desenvolvimento e que estão atulhando as estradas ubatubenses. Na prefeitura fazem muitas reuniões...

Sidney Borges

Cursos na Fundart

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba está com inscrições abertas para os seguintes cursos*:

TEATRO (Grupo Setorial de Música)
FLAUTA (Grupo Setorial de Música)
CORAL (Grupo Setorial de Música)
TECELAGEM (Grupo Setorial de Artesanato)
PERCUSSÃO (Grupo Setorial de Música)
LER E ESCREVER (Grupo Setorial de Literatura)
PIANO (Grupo Setorial de Música)
VIOLÃO (Grupo Setorial de Música)
DESENHO (Grupo Setorial de Artes Plásticas)

Informe-se sobre horários, início das aulas, instrutores e requisitos para inscrição, a partir de terça-feira, 16 de maio, na recepção da Fundart.
*Os cursos com aulas nos bairros serão divulgados brevemente.

Informações:
Casarão do Porto – Praça Anchieta, 38 – Centro
(12) 3033-7000 / 7001 / 3832-4584
fundart@fundart.com.br

Vereador cobra posição do executivo

Imagem
divulgação

Edilson Félix e o prefeito com a comunidade do Morro das Moças

Edilson Félix :“O Executivo não pode se afastar da realidade. O prefeito e seus assessores tem que ouvir a voz da comunidade”

Região Norte:O vereador apresenta Sesmaria “do Norte” e seus problemas para assessores do Prefeito
No dia 11 de maio, Edilson Félix esteve presente em reuniões com as comunidades dos bairros do Prumirim e Ubatumirim, sendo acompanhado pelos assessores da Prefeitura, Júnior, da Regional Norte e Damião, da Secretaria de Esporte e Lazer. No Prumirim, ficou acertada a melhoria do campo de futebol da comunidade, além de uma promessa de fornecimento de material esportivo.
No Ubatumirim, a comunidade está reivindicando a construção de uma ponte para que os moradores possam atravessar, do bairro do Sesmaria “do Norte” até o Ubatumirim. O vereador ficou indignado ao saber que os escolares tem que vadear o rio para ir às aulas, trocando as roupas no bar do Nerinho. Foi com o intuito de resolver essa sit…

Dr. Ricardo Cortes se dedica ao município

Laura Valesi Ennes
Há um mês filiado ao PV (Partido Verde), o vereador Dr. Ricardo Cortes tem se mobilizado, juntamente com os demais membros do diretório de Ubatuba, com o objetivo de fortalecer o partido nas quatro cidades do Litoral Norte e em toda região. Segundo ele o trabalho atual consiste em dar uma estrutura mais participativa de todos os membros, explorando a intelectualidade que existe dentro do Partido, para que ele cresça, "é interesse nosso que o PV seja uma força grande nas quatro cidades do litoral e que tenha uma representatividade nas câmaras federal e estadual frente ao gerenciamento costeiro e outras questões ambientais", disse o vereador.
Dr. Ricardo enfatizou que o fortalecimento do PV deverá seguir com a atuação dos jovens, "os adolescentes de hoje tem interesses de solidariedade e cidadania, voltados para o espírito de ver o homem por dentro, e isso é um modo de viver diferente do imperialismo, por isso acredito que eles darão um impulso ainda maio…

Editorial

Tenho procurado manter distância dos acontecimentos locais, embora em certos casos, por demais gritantes, tenha sido impossível. Discute-se de forma erudita a criação de um CDP, Centro de Detenção Provisória, na região. Embora as posições pró e contra sejam educadas e cultas, o que vai ser construído é um presídio. Parece ser um dos problemas do capitalismo. Excesso de presos. A população carcerária dos Estados Unidos já superou a marca dos dois milhões. No Brasil não chegamos nem perto desse número, nossa população é menor, mas vale ressaltar que há muitos condenados fora das prisões. Assunto espinhoso e desagradável. Sobre as inúmeras comissões que estão sendo nomeadas para discutir problemas da cidade, noto que os participantes são sempre os mesmos. Vão ficar sobrecarregados, com comprometimento da eficiência. Por exemplo, a comissão nomeada pelo prefeito para cuidar do trânsito das bicicletas. Vou dar especial atenção às ações desse grupo. Cobrarei resultados. O tráfego caótico da…

Projeto de cidadania

Imagem
divulgação

A coordenadora do projeto, literalmente pondo a mão na massa

Tamar ensina reciclagem e cidadania em Ubatuba

Em parceria com a Prefeitura Municipal e empresas da cidade a Oficina de Papel do Projeto Tamar-Ibama em Ubatuba atende 20 jovens da comunidade

O Projeto Tamar-Ibama, em Ubatuba, vem realizando desde 1997 um importante trabalho com jovens do município. São meninos e meninas que estão aprendendo a reciclar papel e descobrindo nessa atividade uma fonte de renda, um grupo de amigos e uma nova perspectiva de vida. O objetivo da oficina é contribuir com a formação dos adolescentes, oferecendo a eles condições de competir no mercado de trabalho. Atualmente, são vinte jovens que participam do projeto, com uma fila de espera de, aproximadamente, 200 adolescentes.

Mãos na massa

Os adolescentes aprendem a transformar o papel já reciclado por eles em cartões de visita, convites coloridos e bloquinhos de recados. Além disso, confeccionam sacolas em papel craft, vendidas para a loja do …

Violência Urbana

Ubatuba discute projetos para combater a violência

Dá para ficar de braços cruzados quando mais de 600 jovens são assassinados anualmente?

Hoje, dia 13/05 às 19 h, na Escola Municipal Padre Anchieta, a Comunidade Santos Mártires do Jardim Ângela, Zona Sul de São Paulo, estará lançando o seu livro Projeto RAC – Reconstruindo o Adolescente em Comunidade.

O livro, lançado pela Editora Cortez, uma das mais importantes editoras na área educacional, contou com o patrocínio da Telefônica. Nele, a equipe do Projeto narra todo o esforço da comunidade para impedir a continuidade da extrema violência que ceifava anualmente a vida de mais de 600 jovens. Hoje, o Jardim Ângela é um ponto de referência e de estudo no que se refere a projetos bem sucedidos de inclusão de jovens em situação de risco.
Ontem, numa reunião que fizemos com jovens na FUNDART, um adolescente disse: “Essa situação de crianças drogadas, cheirando pó, armadas, dando tiro para cima e para baixo já está ficando normal.” Dá para…

Notícias da Prefeitura

Banespa explica transtorno no pagamento dos servidores da Prefeitura

Documento entregue a administração afirma que atraso foi provocado devido a lentidão atípica do sistema da agência

Um problema no sistema operacional causou, na manhã da última sexta-feira, dia 6, um princípio de tumulto na agência do Banespa em Ubatuba. Dezenas de funcionários da prefeitura ao tentar efetuar saques referentes ao pagamento do mês de abril não conseguiram retirar seu dinheiro. Surgiram diversos boatos e o número de funcionários públicos descontentes foi aumentando o que acabou provocando a presença da Polícia para evitar tumultos. Segundo a gerente local, Rosana Carpinetti Miar, o problema ocorreu devido a lentidão atípica do sistema na agência, conforme documento encaminhado ao prefeito.
O documento, datado de 11 de maio contém o seguinte texto: “Informamos que todos os lançamentos foram efetuados e a conclusão de tais créditos deu-se às 7:40 horas de 6/5/2005, em decorrência de lentidão atípica em nos…

Comunicado à comunidade.

BANDA NO BAIRRO - SERTÃO DA QUINA
14 DE MAIO - SÁBADO - ÀS 20H30.
O evento "Banda no Bairro", com apresentação da Banda Lira Padre Anchieta, no bairro do Sertão da Quina, está cancelado.
Motivo: a escola onde a banda faria a apresentação estará fechada em virtude da participação de alunos e professores em outro evento na cidade.
A Sociedade Lira Padre Anchieta pede a compreensão da comunidade e compromete-se a marcar nova data que será confirmada em breve.

Atenciosamente,

Equipe Fundart

Intentona

Meu avô tinha uma versão diferente da oficial para a Intentona Comunista de 1935. Segundo ele, o Comintern trabalhou tão bem que as favas estavam contadas, expressão que usava constantemente. Nada poderia dar errado, o comunismo chegaria ao Brasil. Questão de meses. Tudo pronto para o golpe que aconteceria em 1934, os agentes de Stalin resolveram enviar um auditor para verificar os conformes. O comissário especial Walter Habben chegou ao Brasil em junho de 1934, proveniente de Marselha, disfarçado de comerciante de fumo. Especialista em comportamento de massas, fluente em português que aprendeu em Macau, na China, logo estabeleceu vínculos em todos os segmentos da sociedade. Depois de meses de pesquisas, enviou um relatório detalhado a Moscou. Contou tudo sobre o país, principalmente sobre o caráter do brasileiro. Consta que Stálin leu cuidadosamente o documento, tendo passado uma noite em claro, não se sabe se por curiosidade ou choque. O fato é que outro agente foi enviado ao Brasil…

Pombinhos

Imagem
arquivo

Cicarelli e Ronaldinho, romance dos pombinhos foi rompido.

Já não arde a chama do amor nos corações dos jovens enamorados. O romance chegou ao fim. Tudo chega ao fim um dia, embora nem todos os finais sejam felizes como o rompimento do casal. Ronaldinho está namorando outra modelo e dará uma indenização para a ex-amada. Quinze milhões de reais. Quem pode pode, quem não pode se sacode.

Sidney Borges

Tem gato na tuba!

Imagem
globo online

Ele está vendendo um carro usado. Você arrisca?

O companheiro Meirelles está sendo investigado. Há suspeitas de crime eleitoral, sonegação fiscal e evasão de divisas, delitos apontados pelo Ministério Público. Para quem não sabe, o companheiro Meirelles é o presidente do Banco Central. É um fato inédito na história. Nunca aconteceu nada parecido, no Brasil ou no mundo. Tempos socialistas, estamos mudando. Também tem o Jucá. Melhor deixar para lá.

Sidney Borges

Protesto dos areeiros

Areeiros de Ubatuba se mobilizam para tentar sensibilizar a população e os órgãos públicos para os problemas da categoria. Cerca de 400 manifestantes vão sair em passeata, nesta sexta-feira, 13, às 9 horas da manhã, da Praça Nóbrega, centro da cidade, em direção à Prefeitura Municipal. De acordo com a COOPAREIA – Cooperativa de Trabalho da Extração de Minérios Derivados de Ubatuba – eles querem a regularização profissional e autorização Ambiental para que possam voltar a trabalhar com dignidade e respeito.
Fonte: Ascom

E o técnico?

Imagem
divulgação


O time da foto ganhou uma partida e já estão falando em contratar o Passarela. Deve ser verdade, o técnico nem apareceu na foto. Junto quem sabe venha também o Tevez. Quem será que vai perder a posição? Ouvi dizer que a vitória foi dificultada pela ausência do maior craque da cidade, o vice-prefeito Domingos, veloz como um raio, autêntico matador.

Sidney Borges

O governo se manifesta

Engenheiro Bettin recebe resposta do Governo Estadual

Região Norte de Ubatuba será finalmente beneficiada com Energia Elétrica

A Comissão de Serviços Públicos de Energia (CSPE) através do Governador Geraldo Alckmin enviou por e-mail parecer favorável ao processo do Engenheiro Edson A Bettin.
Eis o teor da mensagem:

Prezado Senhor: Eng. Edson A. Bettin

Em atendimento a solicitação feita por V.Sa. ao Governador do Estado, informamos que a resposta a seu pedido foi encaminhada à Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, através de ofício, cujo teor está
transcrito abaixo, visto termos recebido sua correspondência por aquele órgão, através da Folha de Informação 454/05

São Paulo, 5 de Maio de 2005

OF/C/0302/2005

Prezado Senhor,
Atendendo solicitação contida na Folha de Informação 454/05 – processo 628/05, informamos que a concessionária Elektro, em resposta ao ofício OF/C/0274/2005 de 15 de abril do corrente, desta CSPE, apresentará em 60 dias a esta Comissão, anteprojeto elétr…

Vereador Mico realiza mutirão na Enseada

Imagem
Aylton Gonçalves

O trabalho em mutirão é proveitoso. A comunidade reunida produz mais

O vereador Romerson de Oliveira , Mico - PFL - os funcionários da Secretaria de Obras do Município e os moradores da Praia da Enseada realizaram no sábado, 27, um grande mutirão de limpeza, construção de degraus e concretagem na rua Chico Alves.
A parceria proporcionou à comunidade um acesso mais fácil, limpo e seguro, uma vez que o terreno apresentava um grande declive.
O dia foi marcado pela participação de 25 pessoas do bairro que, com boa vontade, mostraram a importância do envolvimento da sociedade com o poder público.
"Vejo que quando há um envolvimento das comunidades em torno de suas questões, a Câmara Municipal junto à Prefeitura, consegue-se resolver os problemas com maior facilidade e gostaria de salientar e parabenizar a comunidade e o secretário João Paulo (Obras Públicas) que não mediram esforços para que esta parceria se efetivasse", declarou o vereador Mico.
Fonte: Assessoria de C…

Vereador Claudinho em ação

Imagem
miguel angel

Vereador Claudinho e assessores, acompanhando obras no Taquaral

Taquaral tem mais uma obra concluída

A rua Oduvaldo Wolues, no Taquaral, já está com os tubulões recolocados e a extensão da tubulação também já foi concluída no local que sofria sérios problemas, principalmente na ocorrência de chuvas.
As reivindicações dos moradores foram feitas ao vereador Claudinho Gulli, PMDB, no dia 27 de abril, na sede da SABATA - Sociedade Amigos de Bairro do Taquaral. Prontamente o vereador levou o problema ao Executivo e logo foi atendido.
Claudinho, que já é reconhecido no bairro como "Amigo do Povo", ressalta que o crescimento do Município está sempre ligado ao elo entre comunidade, Legislativo e Executivo e, segundo ele, com isso a população e a cidade só ganham.

Cobertura da Feira Hippie deixa de ser promessa

Agora sim, vai sair mesmo a cobertura da Praça Hippie. E, segundo os expositores, já não era sem tempo, pois eles esperam há mais de 15 anos que o espaço seja coberto.
A …

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

Atletas numa chegada emocionante acontecida recentemente em Ubatuba

Travessia de Ubatuba mobiliza grande equipe de apoio

Prova deve reunir mais de mil nadadores no dia 15

A Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba finaliza os preparativos para a realização da 36ª Travessia Internacional Cidade de Ubatuba, que acontece neste domingo, 15. Uma grande equipe composta por funcionários das secretarias de Turismo, Saúde, Obras, Guarda Municipal, além da Secretaria de Esporte e Lazer está envolvida nos preparativos desta prova, que faz parte do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas. Os atletas e acompanhantes terão uma ambulância à disposição durante o evento.
O Tamoios Iate Clube participará com sete barcos (de um total de dez) para auxiliar a demarcação do circuito, que terá três largadas distintas para as provas de 1000 m (Praia do Matarazzo), 3000 m(Cais do Porto) e 9400 m (Perequê-Açu), todas com término na Praia do Cruzeiro, em frente ao Centro de Informações Turísticas. O Co…

Notícias do Legislativo

Boletim da 14ª Sessão Ordinária do dia 10 de maio de 2005

Presidente: Jairo dos Santos
Secretária: Luciana Rezende

ORDEM DO DIA:

EM ÚNICA DISCUSSÃO:

Retirado da pauta através de oficio do Sr. Prefeito Municipal - PROJETO DE LEI Nº 34/05, do EXECUTIVO, autoriza o Executivo a promover a desapropriação de área para fins de implantação de Parque Industrial.

Adiado por duas Sessões com um voto contrário do ver Charles Medeiros, PROJETO DE LEI Nº 35/05, do EXECUTIVO, altera a Lei nº 2.650/05, que dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência Social - RPPS, quanto à composição do Conselho de Administração.

Retirado da pauta através de ofício do Sr. Prefeito Municipal - PROJETO DE LEI Nº 36/05, do EXECUTIVO, dispõe sobre autorização para o poder Executivo receber como doação Quadra Poliesportiva.

Aprovada por unanimidade a - MOÇÃO Nº 20/05, do Ver. RICARDO CORTES - PV, de Congratulações, para os profissionais do Programa de Saúde da Criança.

Aprovada por unanimidade a MOÇÃO Nº 21/05, do Ver. EDILSON FE…

Sem perdão!

Imagem
arquivo


Em Pernambuco, após o fim do namoro, a desalmada mulher envenenou uma pizza e enviou para o ex. Esse é um crime sem perdão. Estragar uma pizza deveria dar prisão perpétua, sem possibilidade de condicional. Que horror!

Sidney Borges

Embraer

Na segunda-feira o entrevistado do Roda Viva foi o presidente da Embraer, Maurício Botelho. A maioria dos entrevistadores era da área econômica. As perguntas não deram ensejo a grandes revelações, isto é, quem acompanha as notícias de aviação já tinha assistido ao filme. O jornalismo de aviação precisa de profissionais que tenham amplo conhecimento não só de negócios, mas também de ciência, de tecnologia e de aviação propriamente dita. São poucos. Entretanto, uma pergunta do editor da revista Tecnologia e Defesa, Cosme Degenard Drummond, deu oportunidade ao entrevistado de fazer uma revelação que passou batida pela mesa. Talvez só o ex-presidente da Embraer, Osires Silva tenha atentado para o significado da resposta, que não mereceu repercussão, pois não foi entendida em sua amplitude. A pergunta foi simples. A Embraer tem condições de projetar e construir um avião supersônico? A resposta foi também clara e direta. Não. A Embraer não domina a tecnologia da construção de aeronaves supe…

Quem é o lutador?

Imagem
arquivo


Vou dar algumas dicas. É político, foi prefeito de uma cidade do litoral norte, perdeu a última eleição e parece que perdeu também o juízo. Ultimamente tem tentado agredir fisicamente seus adversários, que não são poucos. Logo vai ter de agredir os juizes que julgarão os processos que responde e que como é do conhecimento de todos, são inúmeros. As luvas escondem a identidade do valentão, você imagina quem possa ser?

Sidney Borges

Instantâneo ubatubense

Imagem
divulgação


A foto foi tirada na Vila de Picinguaba. Na simplicidade do quadro que mostra um pescador preparando a rede, há muita poesia. Concentrado na tarefa, usando as mãos, o velho homem expressa nosso destino inexorável. Trabalhamos. "Ganhamos o pão com o suor de nossos rostos". O trabalho é o fator que nos diferencia das outras espécies. Parabéns ao fotógrafo que mostrou sensibilidade e arte.

Sidney Borges

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

Eduardo César e o vereador Charles Medeiros no Morro da Pipoca

Prefeito se reúne com moradores do primeiro núcleo congelado de Ubatuba

O prefeito de Ubatuba Eduardo César esteve na tarde desta terça-feira (10) reunido com os moradores do Morro da Pipoca, o primeiro núcleo congelado no município. No encontro com os moradores do local, o prefeito explicou a necessidade do processo de congelamento das áreas ocupadas irregularmente. “É urgente o estancamento da ocupação irregular em Ubatuba e para isso precisamos contar com o apoio da comunidade para que não haja mais nenhum tipo de construção nesses locais”, disse.
Durante a reunião o prefeito foi enfático ao dizer que qualquer construção que venha a ser construída na localidade a partir de agora, será imediatamente demolida. “Para isso a Guarda Municipal fará rondas diárias para verificar qualquer irregularidade”, lembrou o prefeito.

Trabalho de equipe

Durante toda a semana passada equipes da Prefeitura estiveram no local fazendo a…

Tem vigia novo na Câmara!

Imagem
arquivo

Mandrake prepara um gesto hipnótico. Cuidado!

Contratação recente. Passe de mágica ou cala-boca? Só alguém como Mandrake para responder. De quem teria sido a indicação? Em tempo, o recém-nomeado guardião da Câmara, coincidentemente, foi o autor da denúncia contra o vereador Marcos Francisco. Lembram-se? Demo foi acusado de ter comprado votos. O processo está em curso.

Sidney Borges

“AGREDINDO A HISTÓRIA”

Corsino Aliste Mezquita– Professor*
De longa data venho afirmando que alguns de nossos políticos se consideram os iniciadores da História. Nada do que foi feito antes merece consideração e apreço. Para eles a História começou o dia que galgaram o poder. O passado só deixou como herança mofo, bolor, musgo e coisas erradas para serem consertadas.
Freqüentemente essa desmoralização do passado é feita para ocultar mazelas do presente, dos mais diversos graus e matizes e pouco visíveis à população em geral. Também para desviar a atenção da própria incompetência.
As causas para essa negação do passado estão ligadas à falta de conhecimento histórico e administrativo daqueles que se sentem vivenciando o momento definitivo da história. Só esse desconhecimento pode explicar a falta de fundamentação histórica e técnica das razões alegadas, pela Secretaria Municipal de Educação, para desativar a EM Ernesmar de Oliveira, no bairro da Praia Dura.
Aquela escola, como tantas outras, tem uma longa históri…

Notícias da Prefeitura

Justiça garante uso de arma para Guarda Municipal de Ubatuba

A Justiça de Ubatuba julgou procedente o “habeas corpus” impetrado pelos advogados Sérgio Soares Batista e José Eduardo Coelho da Cruz em favor dos guardas municipais de Ubatuba, reconhecendo o direito da corporação em permanecer trabalhando armada. A decisão da juíza da 2ª Vara Criminal de Ubatuba, Ana Lia Beall, que julgou o mérito da ação, mantém a liminar que havia sido concedida pelo juízo em 26 de setembro do ano passado e normalizou definitivamente o atendimento e a prestação de serviço da Guarda Municipal de Ubatuba.
A medida de “habeas corpus” foi impetrada em setembro do ano passado pelos advogados Sérgio Soares Batista e José Eduardo Coelho da Cruz e, na prática, impede que os guardas municipais sejam presos em flagrante por portarem armas da corporação em serviço.

Serviços normalizados

Os portes de arma da corporação foram cancelados no ano passado pelas determinações do Estatuto de Desarmamento, que passou à Polícia…

Televisão

O Corinthians mandou bola na trave, perdeu gols incríveis e tomou outros que não são normais em jogos entre equipes que disputam o título máximo do Brasil. O São Paulo teve mais sorte, aproveitou as chances que surgiram e marcou cinco, pelo menos dois fora do comum. Parecia que o mundo ia acabar na noite de ontem. Pelo menos nos programas de televisão que falavam de futebol, os quais assisto de tempos em tempos, nunca mais de três minutos seguidos. Meus ouvidos não suportam. Amanhã, se jogarem novamente Corinthians e São Paulo, não ficarei surpreso se o resultado se inverter. Futebol é um mero passatempo. Sem lógica. Muito divertido, mas não vale uma discussão. Bom mesmo é jogar, participar, ser ator, contracenar no palco da porfia do esporte bretão que consagrou Tevez. Vale inclusive para os pernas de pau, meu caso. Depois do jogo uma cervejinha gelada e o replay dos principais lances. Ir ao estádio são outros quinhentos. Dispenso. Ver pela televisão só em copas do mundo. E sem som. …

PONTE DA RESSACA

Imagem
arquivo

A Ponte Matemática de Cambridge em outra versão de cor

Renato Nunes
Que beleza a Ponte Matemática que você publicou. Aceito com entusiasmo seu convite. Vamos juntos fazer o projeto da nova Ponte da Ressaca, nossa contribuição à cidade.
Mas antes, como convém aos inícios de um projeto arquitetônico, vamos investigar o sentido da ponte. E do nome.
A Matemática, de Cambridge, como você disse, tem o nome derivado da engenhosidade de sua estrutura. E a da Ressaca, do que será? Com certeza não será em alusão à ressaca do mar, está muito longe. É ressaca mesmo, da brava, que derruba até da ponte. O cara veio à noite, com o pé redondo, viu duas pontes e escolheu a errada. Pisou no vazio e foi beber o rio. Dizer que é por causa do nome do bairro também não resolve, a origem pode ser a mesma.
Ponte tem um vasto sentido simbólico. De união, ligação. Superação, transposição de obstáculos. A Ponte da Amizade une dois países, por onde passeia o bando e o contrabando. Há as Golden Gates que sugere…

Metendo o bicudinho no meio

Imagem
arquivo carlos rizzo

Bicudinho do brejo paulista, nova espécie surgida em Biritiba-mirim

Carlos Rizzo
Acompanho as notícias sobre pássaros há cerca de 10 anos e posso afirmar com certeza que nunca vivemos uma semana tão especial. Primeiro foi a noticia do reaparecimento do Ivory woodpecker depois de 50 anos dado como extinto. Agora temos a notícia da constatação de uma nova espécie encontrada há trinta quilômetros da cidade de São Paulo, mais precisamente em Biritiba-mirim.
A nova espécie pertence a um gênero com grande risco de extinção por isso a constatação do bicudinho do brejo paulista é um grande alento.
Ponho-me a imaginar se em 2005 ainda estamos descobrindo novas espécies em lugares densamente povoados, locais de intensa exploração mineral, com toda facilidade de visitação e exploração, quantas coisas ainda temos para descobrir em matas iguais aos 80% da área do município de Ubatuba.
No ano de 1995, Ariovaldo Giaretta, biólogo pesquisador da Unicamp, descobriu um novo gênero (note …

Essa polêmica guerra de carros x bicicletas

Gerson Campos*
Fico inteiramente comovido com essa polêmica guerra entre bicicletas e carro. Então, fico exercitando meu cérebro com o intuito de colaborar com a paz entre veículos de transporte. Fico imaginando, se não houver uma intervenção urgente das autoridades, isto poderá se transformar numa guerra civil.
Visualizando o futuro, vejo bicicletas com morteiros laterais, que seriam disparados em cada cruzamento. Carros equipados com lança-granadas em seus escapamentos disparando ao passarem por grupos de bicicletas.
Com dor no coração vejo carros e bicicletas sendo retirados das vias por guinchos e levado ao cemitério de ferro-velho. Penso na possibilidade de outros meios de transportes também se comoverem, por exemplo, barcos com suas idéias pacifistas, ficariam ao lado das bicicletas não poluentes, e quem sabe os aviões iriam dar o apoio aéreo aos carros, que mesmo mais fortes, estariam em menor número. Esta guerra teria dimensões catastróficas, chocando a população mundial.
Minha ma…

Festa do Trabalhador (Ipiranguinha)

Imagem
roger lapan

Cantores, músico, Ricardo Rogério, André Marthins e Valter Capop

O vereador Charles Medeiros foi representado na Festa do Trabalhador do Ipiranguinha, por seu assessor externo, Valter Capop, que aproveitou para dar um abraço no músico e amigo André Marthins, do programa Raul Gil. A festa foi um sucesso, apesar da chuva também ter dado um pequeno show só pra refrescar o público. Em nome do vereador Charles Medeiros, parabéns aos organizadores da festa, Almiro, Adílson Lopes e demais, e parabéns ao público presente, principal razão do espetáculo.
Fonte: Assessoria Charles Medeiros

Lucros

Lucro do Bradesco dobra no primeiro trimestre

SÃO PAULO (Reuters) - "O Bradesco teve lucro no primeiro trimestre de R$ 1,205 bilhão, o dobro do registrado em igual período do ano passado e 14% superior ao ganho dos três últimos meses de 2004"

Ronaldo Dias
Sem importarem-se com as filas intermináveis em suas agências e, com a crítica deficiência na manutenção de suas máquinas de pronto atendimento, os bancos lucram. Lucram alto, em nome do freio inflacionário oficial. Qual será, a empresa do setor produtivo, com igual performance? Notícias como esta preconizam incertezas para futuro próximo. Como no jogo Banco Imobiliário, quando o dinheiro "acabar" será necessário redistribuí-lo entre os "participantes". Se não for assim, os bancos "jogarão" com quem? Parece até brincadeira.

Coisas da Internet

Na África todas manhãs uma gazela acordava sabendo que ela deveria conseguir correr mais do que o leão se quisesse se manter viva. Todas as manhãs o leão acord…

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

Reunião de fundação da Oscip Sapo Uba, de apoio às mulheres com câncer

Grupo de apoio à mulher com câncer é criado em Ubatuba

A proposta é promover uma convivência entre as mulheres, não só para falar sobre a doença, mas para descontrair e socializar

Aconteceu na última segunda-feira, dia 2, na Câmara Municipal de Ubatuba, a fundação da Sociedade de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Ubatuba (SAPO UBA). A sociedade será uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), um tipo de organização que tem como principal característica fazer parcerias com o poder público e a iniciativa privada.. Nessa ocasião, foram realizadas também a eleição da diretoria e a aprovação do estatuto. A SAPO tem o apoio da Secretaria de Saúde, que cedeu um espaço para que a entidade possa trabalhar e também da Coordenadoria da Mulher.
A idéia de montar uma sociedade de apoio surgiu há algum tempo, com um grupo de mulheres portadoras de câncer, que perceberam as dificuldades pelas quais pac…