Postagens

Mostrando postagens de Abril 17, 2005

Quem nasceu nesta praia?

Imagem
alex.nelter


Algumas dicas. É ex-jogador de futebol. Era magrinho e agora tem barriga de tanquinho. Nasceu na terra dos homens mais modestos do mundo. E simpáticos. Quem adivinhar ganha um fim de semana em Bagdá.

Sidney Borges
Foto enviada porFlávio Médici

Dr. Ricardo agora é Verde

Imagem
divulgação

Dr. Ricardo Cortes, deputado padre Afonso Lobato e Danilo Miranda

Laura Valesi Ennes
O Deputado Estadual do PARTIDO VERDE de São Paulo, PADRE AFONSO LOBATO, esteve em nossa cidade, nesta sexta-feira, a pedido do Senhor DANILO MIRANDA DE FIGUEIREDO presidente do Partido Verde em Ubatuba, para prestigiar a confraternização da vinda do ilustre vereador DR. RICARDO CORTES, para a sigla do partido. Oportunamente o Deputado Estadual juntamente com o Vereador e demais acompanhantes da comitiva, visitou a Santa Casa, a ADUBA, a APAE, e outras entidades que puderam entregar suas reivindicações.
Estiveram em reunião com o Prefeito EDUARDO CEZAR, onde foi debatido assuntos de vital importância para o município, como o Hospital Regional do Litoral Norte, Aterro Sanitário Regional, Santa Casa de Ubatuba, verbas para ampliação da Rodovia Oswaldo Cruz, que é também uma grande reivindicação dos habitantes do Vale do Paraíba que aqui fazem turismo ou tem casa de veraneio. Em reunião realizada n…

NOVA LEI DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS

José Nelio de Carvalho– Advogado*
Solução à vista para o Lixo, Água e Esgoto no Litoral Norte?
A lei 11107, sancionada pelo Presidente da República em 6 de abril de 2005 e que teve como relatora a deputada Federal Angela Guadagnin, constitui uma importante ferramenta de ação dos municípios, até então inexistente. Os consórcios municipais formados até agora, têm enfrentado dificuldades intransponíveis na prática de ações conjuntas, ficando limitados às ações meramente políticas. O CODIVAP é um exemplo. A partir de agora, pela nova lei, máquinas e equipamentos poderão ser adquiridos por vários municípios em conjunto, médicos e outros profissionais poderão ser contratados pela associação de municípios e praticados vários outros atos de interesse comum, de forma coletiva, com rateio de despesas, de conformidade com a previsão legal.
A 1ª reunião de Trabalho realizada no último Sábado, dia 16, na cidade de Areias, no Vale Histórico, enfocou temas como o Desenvolvimento Regional e Cooperação,…

Mapa Cultural Paulista

A Secretaria de Estado da Cultura, cuja função é ressaltar e divulgar a produção cultural do Estado de São Paulo, convida os artistas de Ubatuba para participar do Mapa Cultural Paulista 2005 / 2006. Poderão se inscrever artistas das seguintes expressões: Artes plásticas, Canto Coral, Conto, Dança, Desenho de Humor, Fotografia, Poesia, Teatro e Vídeo. Quem tiver interesse deve procurar a Fundart a partir da próxima quarta-feira, dia 27, para maiores informações. Vale à pena participar, vamos mostrar que os artistas de Ubatuba estão produzindo qualidade. Haverá premiações aos vencedores. Então meu amigo ponha a sua porção Fellini para fora, pegue a câmera, a sogra, o cachorro e a vizinha e faça aquele vídeo que vai mostrar ao mundo seu talento. Participe. Mais uma vez, informações na Fundart a partir do dia 27.

Sidney Borges

O Papa e a juventude hitlerista

Cláudio Humberto, ex-homem de confiança de Fernando Collor, a quem defendeu com fidelidade canina, famoso pelo bordão “bateu levou”, disse que não confia num Papa que pertenceu à juventude hitlerista. Na verdade ele expressou a opinião de boa parte da igreja, principalmente dos fiéis mais afeitos ao pensamento progressista. Deve ser lembrado que na ocasião o Papa tinha doze anos e a Alemanha estava em guerra. Nessa idade o caráter do homem ainda está em formação, nada é definitivo. Somos facilmente cooptados, eu mesmo fui assediado por grupos integristas, com meus colegas de escola, alguns dos quais acabaram entrando em seminários. Nenhum seguiu adiante, isto é, apenas um, hoje alto membro da Opus Dei em Roma. Devo esclarecer que não é mais meu amigo, não por mim, que não discrimino idéias, mas por culpa dele, que renegou inclusive à família. O fato do Papa ter pertencido à juventude hitlerista é irrelevante frente ao espinhoso trabalho que há pela frente. Estamos fisicamente no sécul…

Notícias do Legislativo

Deputado Federal José Eduardo Cardozo recebe o vereador Jairo dos Santos

O presidente da Câmara de Ubatuba, Jairo dos Santos (PT), em companhia do assessor Fabián Pérez, visitou, nesta segunda-feira, l8, o deputado federal José Eduardo Cardozo (PT), no escritório político do deputado, em São Paulo. O parlamentar elogiou muito a iniciativa de Jairo sobre a implantação da Câmara Regional do Litoral Norte. Segundo Cardozo, quando ele foi presidente da Câmara de Vereadores, em São Paulo, também promoveu iniciativa semelhante, reunindo os presidentes de Câmara das Capitais. Ele salientou que o caminho para se resolver muitos dos problemas dos Municípios é agindo regionalmente.
Jairo aproveitou a oportunidade para agradecer as emendas promovidas pelo deputado ao orçamento da União que disponibilizam verbas no valor de 200 mil reais para Ubatuba. Cardozo se colocou à disposição de Jairo para ser o interlocutor, destacando nacionalmente o Município, que poderá ter ainda mais apoio Federal para …

ESCLARECIMENTO DA FUNDART

Na última quarta-feira, dia 20 de abril, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba abriu suas portas para mais uma Quarta Literária como vem fazendo há dois meses.
Foi mais uma noite de muita chuva que, na opinião da equipe da Fundart, fez com que as pessoas
se recolhessem em suas casas. Os profissionais responsáveis pelo evento esperaram o público por 30 minutos e só então fecharam as portas às 20h30. Ainda com alguma preocupação, ficaram observando da sacada do edifício se mais alguém apareceria. Estiveram presentes os cidadãos: Sra. Márcia e o Sr. Cláudio, que foram embora às 20h30 e, em seguida, às 20h38, compareceu a Sra. Elizabeth, que também se retirou. Outras pessoas estavam se refrescando nas mesas externas do bar do Pirata, que fica ao lado do casarão, e não manifestaram interesse pelo programa em momento algum. Se houve mais pessoas que compareceram ao evento, a equipe da Fundart não tem conhecimento.

Atenciosamente,
Equipe Fundart

Nota do Editor: Certifico e dou fé a quem possa i…

COMUNICADO DA FUNDART

Em decorrência das últimas chuvas que caíram sobre Ubatuba na quarta e quinta-feira, 20 e 21 de abril, os equipamentos do Cineclube e o auditório foram seriamente danificados. Diante da situação a equipe da Fundart está adiando as sessões de cinema desta sexta-feira, dia 22, às 20h00 e do domingo, dia 24, às 16h00 e 19h00. Esperamos que a população compreenda que a Fundart foi encontrada com toda sua infraestrutura comprometida e que a diretoria executiva está lutando para sair do casarão o mais rápido possível. A mudança de casa está dependendo de se encontrar na cidade um novo local, que atenda as necessidades de uma fundação de arte e cultura.

Atenciosamente,
Equipe Fundart

Notícias da Prefeitura

Ubatuba participa da prova pedestre em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba

Uma equipe de sete atletas de Ubatuba participará da prova comemorativa aos 148 anos de emancipação política de Caraguá. A prova acontece nesta quinta-feira, 21. A prova tem 10 Km de percurso e a largada está prevista para as 10 h na praça de eventos.
Entre os favoritos está o atleta Antonio Carlos de Jesus, que teve boa participação em todas as provas disputadas neste ano. Outros destaques da delegação são os quatro atletas que participaram da Maratona Internacional de São Paulo: Joaquim Gonçalves, Rildo Ribeiro, Luiz Matias e Claudia Regina. Os outros componentes são Giliarde Celestino, Hosany dos Santos e Altair Matias. A equipe conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba.
Maratona de São Paulo – Os atletas de Ubatuba que participaram da Maratona Internacional de São Paulo obtiveram bons resultados. Na prova de 10 mil metros Rildo Ribeiro chegou na 39ª posição, Luiz Matias chegou em 65…

"MERENDA ESCOLAR - ESCLARECIMENTOS"

Corsino Aliste Mezquita– Profesor*
Considerando que o texto abaixo reproduzido foi apresentado, na exposição dos cem dias de governo, em contexto que pretendia denegrir a Administração Anterior, responsabilizando-a por todas as mazelas que atualmente existem na Educação Municipal e, posteriormente, publicado, no jornal "A Cidade" de l6 de abril de 2005-página 09, gostaria fazer algumas considerações e esclarecimentos.
"Uma auditoria realizada no início de março, depois de uma série de reclamações e constatações, apontou irregularidades e deficiências em várias questões, que vão desde o valor nutricional da merenda até o armazenamento dos produtos, passando por condições de higiene e manuseio".
Solicitamos do amigo leitor que considere.
A auditoria foi realizada no início de março, ou seja, na atual administração e sob a sua orientação.
As reclamações ocorreram na atual administração. Registraram a suposta perda de qualidade da merenda escolar.
As constatações também são …

Programação prometida. E não cumprida!

Imagem
fac-símile

De acordo com o boletim da Fundart esse seria o evento que não houve

Na noite de quarta-feira marquei encontro na porta da Fundart com amigos de São Paulo. Convidei-os para assistir ao evento previsto no boletim distribuído no início do mês. Na hora combinada as portas da Fundação estavam fechadas e assim permaneceram, o evento não aconteceu e nada foi dito aos presentes, que acabaram indo embora debaixo de chuva. Fiquei desapontado com a falta de respeito ao público, meus amigos também.

Sidney Borges

Gramática e Encontros Notáveis

Tem gente que conta carneirinhos para dormir. Nunca conheci ninguém que o fizesse, mas a imagem está presente na minha cabeça. Deve ter sido fixada na época da sessão zás-trás, cujos desenhos animados moldaram parte da minha cultura. Quando tenho insônia, o que é raro, fico pensando na vida. Numa noite recente aconteceu. Problemas de saúde na família me fizeram alterar as horas de sono. Acabei indo para a cama fora do tempo, lá fiquei rolando. Não sei a razão, mas surgiu uma página na minha velha Olivetti, onde a palavra independência deveria ser separada em sílabas. Me pareceu correto escrever in-de-pen-dên-cia, entretanto ficaria melhor graficamente se eu escrevesse in-de-pen-dên-ci-a, com o a final na outra linha. Quando estava na quarta série do antigo ginásio, equivalente hoje à oitava série do ensino fundamental, lembro-me bem que dona Guiomar, minha professora de Português resolveria o problema sem titubear. Naquela época os professores do Ginásio do Estado ganhavam bem. Dona G…

Acessórios & Principal

Ronaldo Dias
A grande dificuldade, por incrível que pareça, é identificar um do outro. Parece simples mas, muitos passam a vida inteira com essa dificuldade, porque que não conseguem este (imprescindível) discernimento. De maneira alguma! Vencida a primeira etapa desta dificuldade, vem a satisfação, festiva, da grande conquista de descobrir o óbvio: Os acessórios, seguem o principal ! Em uma cidade carente de idéias e recursos que possam gerar renda e, criar empregos perenes a seu povo, algumas notícias realmente desanimam. Ainda bem, que os feitos alardeados nestas tais notícias, são simples e, desnecessários acessórios cujo investimento beneficia (infelizmente) apenas alguns poucos (falsos carentes) privilegiados, interligados por algum cabresto eleitoral. Questão de foco temporal e total falta de orientação na eleição de prioridades. Aguardemos com fé e, esperança, notícias e, boas novas, sobre o que realmente interessa ao futuro de todos os filhos desta terra. Aguardemos pelo …

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

A soltura das tartarugas é um espetáculo dos mais emocionantes

Escolinha Municipal de Surf faz parceria com Projeto Tamar

Primeira ação será visita à base de Ubatuba

Os alunos da Escolinha Municipal de Surf terão atividade extra-aula nos próximos dias 29 de abril e 6 de maio: uma visita a Base do Projeto Tamar. O objetivo, segundo o coordenador da Escolinha, Ricardo Toledo, é o início de uma parceria que pode render outros frutos. “Nesse primeiro momento vamos mostrar para as crianças que nem só de ondas o mar é composto. Existe todo um ecossistema que às vezes a criança não conhece e essa visita ao Tamar vai aumentar o interesse pela preservação do meio ambiente”, disse Toledo.
No dia 29 vão os alunos do Perequê Açu e no dia 6 as turmas da Praia Grande, sendo que os alunos da manhã deverão comparecer a sede do projeto Tamar que fica na Rua Antonio Atanázio, 273, Itaguá, a partir das 8 h e os da tarde às 14. Os alunos também conhecerão a oficina de reciclagem mantida pelo projet…

Restauração de Patrimônio

Imagem
Fabian Perez

No centro da foto, o presidente da Câmara, vereador Jairo dos Santos

A proposta de ver o patrimônio cultural restaurado e a memória cultural da cidade preservada, levou o presidente da Câmara de Ubatuba, Jairo dos Santos, a um projeto bem maior: o "Oficina Escola de Artes e Ofício"- projeto que vai além da restauração e preservação de patrimônios.Vai, principalmente, em busca do resgate da cidadania de jovens adolescentes que vivem na faixa de risco psico-social.
De acordo com o engenheiro civil Turinã Alves Inácio, diretor de Memória e Patrimônio de Santana do Parnaíba, Grande São Paulo, o projeto é um instrumento prático de aprendizado, um trabalho feito com conhecimento científico e acompanhado por profissionais especializados. É um curso onde o aluno aprende fazendo.
O entusiasmo de Jairo dos Santos cresceu durante reunião na FUNDART - Fundação de Artes de Ubatuba - com Turinã Alves Inácio, responsável pelo projeto, o ex-secretário do Planejamento de São Luiz d…

Notícias do gabinete do vereador Edílson Félix

Imagem
Miguel Angel

Vereador Edílson Félix despachando em seu gabinete


USINA VELHA: VEREADOR LUTA PELA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DA RODOVIA MÁRIO COVAS

Um conflito entre o Departamento Nacional de Infraestrutura do Trânsito – DENIT – e a Prefeitura de Ubatuba, sobre de quem é a responsabilidade de iluminar o trecho da Rodovia Mário Covas, na entrada do bairro da Usina Velha está deixando a população local preocupada e no escuro. O vereador Edílson Félix (PSC) já se adiantou e entrou em contato com o gerente regional da ELEKTRO, Willen Guilherme, para tentar solucionar o caso diretamente com a prestadora. Edílson pediu o religamento das luminárias instaladas na região. A ELEKTRO prometeu tomar providências. O vereador enviou uma indicação ao prefeito Eduardo César, uma vez que, segundo ele, é da competência do Executivo uma negociação com a ELEKTRO para uma solução rápida para o problema da comunidade de Usina Velha.


CICLOVIA DO PÉ DA SERRA: ESCURIDÃO AMEAÇA SEGURANÇA DE CICLISTAS

Os ciclistas que percor…

PARTIDOS POLÍTICOS. ONDE ESTÃO?

Gerson Florindo*
Deve-se observar que desde os primórdios os políticos locais buscam desqualificar a importância do papel dos partidos. Esse comportamento sempre os levou a achar que suas posições eram progressistas, quando não passavam de comportamento conservador, que só serviu para enfraquecer a democracia e produzir atraso.
Engana-se aquele que busca banalizar a política como prática individualista para permanecer no poder. Na sua grande maioria, tais políticos foram alvos de derrotas eleitorais ou estão desgastados com a opinião pública. Vale dizer que nas cidades onde há crescimento e desenvolvimento, os partidos são respeitados e reconhecidos. Há políticos que pulam de um partido para outro, costume oportunista. A finalidade é se dar bem, sem a consciência da construção, do compromisso cívico e da visão a longo prazo. Esses homens públicos não enxergam a política como meio de resolver problemas sociais. Querem apenas e unicamente se dar bem. O debate eleitoral termina nas baixari…

Das Papst

O novo Papa vai se dedicar aos jovens. Sempre que ouço um eclesiástico dizer isso Michael Jackson me vem à cabeça. Alemão, ex-prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, que o vulgo chamava de santa inquisição, ainda em vigor, o novo Papa vai ser uma pedra no sapato dos padres de passeata, como diria Nelson Rodrigues. Leonardo Boff deve estar com urticária. Por outro lado vai ficar cada vez melhor a vida dos integristas, liderados pela Opus Dei. Enfim, como de antemão escolhi não ser salvo, observo à distância, com uma indagação pairando na cabeça. Cid Charisse, onde estará com aquelas pernas monumentais? Espero que no inferno, para onde seguramente irei, ou melhor, onde de vez em quando desconfio já estar. Principalmente quando assisto televisão. Haverá coisa pior nos domínios do canhoto? Duvido.

Sidney Borges

Sessão da Câmara

Boletim da 11ª Sessão Ordinária do dia 19 de abril de 2005

Presidente: Jairo dos Santos
Secretário: Luciana Rezende

ORDEM DO DIA:

EM ÚNICA DISCUSSÃO:
Aprovado por unanimidade o PROJETO DE LEI N° 030/05, do EXECUTIVO, que altera a estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Ubatuba transferindo o Procon do Gabinete do Prefeito, para a Secretaria de Assuntos Jurídicos.

Aprovado por unanimidade o PROJETO DE LEI N° 032/05, do Ver. JAIRO DOS SANTOS - PT, que altera a Lei 2.188/05, que institui o "Dia do Caiçara", que passa a instituir em lugar do dia a "Semana do Caiçara".

Aprovado com um voto contrário o PROJETO DE LEI N° 033/05, do Ver. JAIRO DOS SANTOS - PT, que altera a Lei 1.975/00, que disciplina a concessão do titulo de "Cidadão Ubatubense".

Aprovada por unanimidade a MOÇÃO - Nº 017/05, Do ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, de Pesar, pelo falecimento da Srª Maria Ballio Fava, ilustre amiga e cidadã Caiçara.

Aprovada por unanimidade a MOÇÃO - Nº 018/05, Do ver…

Editorial

Da arte de legislar em causa própria e suas variantes...
Como membro do Conselho da Fundart, atividade voluntária, exercida sem remuneração, tenho algumas incumbências. Dentre elas o julgamento de projetos culturais apresentados pela comunidade. São muitos e devem ser apreciados individualmente. Depois são aprovados ou rejeitados. Os critérios de julgamento devem, na medida do possível, ser objetivos. A Fundação tem por meta atender aos anseios da população, divulgando a cultura de forma mais ampla possível. Entretanto, o aspecto econômico acaba prevalecendo. Quanto mais vivemos, mais temos de reconhecer que o velho Marx sabia das coisas. As verbas são poucas, é preciso selecionar cuidadosamente. Foi com este pensamento que na última sexta-feira me dirigi à Fundart, após um dia de muito trabalho, escrevendo e ministrando aulas. Em reunião que se iniciou às 18:30 h, foram discutidos os diversos projetos apresentados para o ano de 2005. Discutidos, votados e aprovados, democraticamente. …

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Ubatuba, vem através deste convocar todos os filiados a participar da PLENÁRIA MUNICIPAL, a ser realizada no dia 24 de Abril de 2005, à partir das 9:00 da manhã, no Auditório da Colônia do Sindicato dos Metalúrgicos, situado a Av. Felix Guizard, 484, Perequê Açu, Ubatuba, a fim de debater e decidir sobre o posicionamento do PT município, frente a atual conjuntura política municipal, estadual e nacional.

Notícias da Prefeitura

Débitos municipais podem ser parcelados em Ubatuba

Contribuinte pode pagar débitos municipais à vista , em 30 ou até 48 parcelas

A Prefeitura de Ubatuba continua com o parcelamento para pagamentos de débitos municipais (IPTU, taxas de alvará, vistorias, multas e outros) inscritos em dívida ativa ou ajuizados. Para ter direito ao benefício o contribuinte deve estar em dia com todos os tributos de 2005. Os benefícios da lei são válidos até o dia 29 de julho.
O contribuinte pode optar pelo parcelamento em até 30 meses, sem incidência de juros; em 48 parcelas, com juros e multas ou o pagamento à vista com isenção de qualquer taxa. As parcelas não podem ser inferiores a R$ 50,00. Para os débitos ajuizados é necessário o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios.
Quem optar pelo parcelamento deve comprovar a condição de proprietário ou caso contrário nomear um procurador. Hoje, a dívida acumulada desses impostos está em torno de R$ 60 milhões, excluídos juros e mul…

A Cura pelo Espírito

Ronaldo Dias
São diversos os diagnósticos que identificam nossos males. Sofremos! O tratamento? Como dói muito, comodamente, protelamos. Enquanto o tempo passa, muitos falam e conspiram! Poucos se envolvem. Raros, assumem compromissos com o interesse coletivo. Todos, na verdade, esperam que alguém faça. Ainda, para piorar, há aqueles que usufruem (como urubus) o que foi gerado por alguma esporádica “colaboração”. Os que se dispõem ao coletivo, idealistas, logo são taxados pejorativamente, pelos curandeiros de plantão e queimados na fogueira (suja, sorrateira e mentirosa) do maldizer. Parece castigo (ou maldição) a ausência de um santo remédio (caseiro) que serve, praticamente, para quase tudo o que nos aflige. O espírito comunitário.

Fumaça branca: habemus papam

No segundo dia do conclave, a fumaça branca da basílica de São Pedro anunciou a Roma e ao mundo a escolha do novo papa, confirmada pelos sinos cinco minutos depois, às 18h05 (13h05 em Brasília). O cardeal alemão Joseph Ratzinger, que completou 78 anos no último sábado, foi escolhido o novo chefe da Igreja Católica Apostólica Romana em substituição a João Paulo 2º. Conservador, o decano dos cardeais foi considerado o "braço direito" de João Paulo 2º nas questões doutrinárias e deve dar continuidade aos trabalhos de internacionalização e rigidez moral do pontificado anterior. Vai adotar o nome Bento XVI. Papa Bento, portanto. Além de papa, bento! Aborto, camisinha, casamento gay e coisas afins, continuarão fora de questão.Teologia da Libertação, nem pensar.

Sidney Borges
Fonte: Agências Internacionais

Embraer no Equador

Imagem
EMBRAER 170, em breve voando com as cores da equatoriana TAME

Embraer firma venda de três jatos da família Embraer 170/190 para a empresa equatoriana Tame. Negócio confirma Carta de Intenções assinada em novembro de 2004

São José dos Campos, 18 de abril de 2005 – A Embraer anunciou hoje ter firmado a venda de três aviões da família EMBRAER 170/190 para a TAME Línea Aérea del Ecuador, a companhia aérea estatal equatoriana. O cliente vai adquirir dois jatos EMBRAER 170, de 76 assentos, e um EMBRAER 190, de 104 lugares. As entregas ocorrerão em 2005 e 2006. O anúncio confirma a Carta de Intenções revelada em novembro de 2004 na cidade de Quito. Pelo contrato assinado hoje, a TAME tem quatro opções de compra para aviões da
mesma família de jatos. “A preferência da TAME é muito recompensadora para a Embraer. Os aviões da família EMBRAER 170/190 serão indubitavelmente importantes para os planos de expansão nacional da empresa bem como sua modernização”, disse Romualdo Monteiro de Barros, Vice-…

Chegou o Profeta...

Ubatuba acaba de receber a honra de acolher um novo profeta! Nos tempos virtuais em que vivemos, Deus não apenas manifestou sua presença inspiradora. Deu um autêntico download iluminador num conhecido cidadão, ultimamente pouco encontradiço. A revelação aconteceu numa praia ensolarada e semi-deserta. Além da fé, o eleito recebeu a patente de profeta. Isso torna nosso conterrâneo o mais graduado representante de Deus no litoral norte. Como é do conhecimento geral, profetas situam-se no alto da hierarquia celestial, acima do papa recentemente falecido e dos apóstolos. O novo propagador da palavra divina atende aos fiéis em casa. Logo montará um templo para reunir seu rebanho. O editor do Ubatuba Víbora deseja sorte ao “escolhido” e espera receber perdão pelo churrasco da sexta-feira santa, que embora pecaminoso, estava ótimo. A carne é fraca, com excessão de costelas assadas por doze horas...

Sidney Borges
Com informações do Arcanjo Gabriel

“T e m o r e s”

Corsino Aliste Mezquita- Professor*
Participei do início de duas administrações. A interina de Andrade Henrique dos Santos que, apenas, durou quatro meses e foi fecunda em realizações e aprendizado, e a de Paulo Ramos de Oliveira que durou quatro anos e que, na Educação, realizou obras, projetos de interesse dos alunos, boa alimentação, aquisição de veículos, treinamento, em serviço, de diretores, professores e funcionários, entre outras realizações.
Em ambos, logo no início, apareceram vendedores de ilusões com promessas mirabolantes de vantagens e propinas, propondo a padronização dos cadernos escolares com fotos e paisagens de Ubatuba, agenda escolar, kits de mochila, lapiseira, estojo, uniforme, Hino Nacional plastificado, História de Ubatuba em pequenos folhetos e outras coisas dispensáveis e de nenhuma necessidade, a serem distribuídas aos alunos, em evento grandioso a ser realizado, em cada bairro, com milhares de pessoas presentes, grande repercussão política e que iria silencia…

Notícias da Prefeitura

Curso de animais peçonhentos em Ubatuba

O prefeito Eduardo César aproveitou um breve intervalo de sua reunião com as lideranças comunitárias do município para prestigiar o curso sobre cobras e animais marinhos peçonhentos que aconteceu no sábado, 16, em Ubatuba. O encontro aconteceu na Escola Tancredo Neves, e esteve lotado durante toda a parte da manhã. O prefeito elogiou a iniciativa dos organizadores e parabenizou a comunidade por participar maciçamente do evento.
Um dos palestrantes, o prof. Dr. Vidal Haddad baseou-se em sua experiência no atendimento de acidentados na Santa Casa para realizar o estudo. Estiveram presentes também o Dr. Marcelo Duarte, biólogo do Instituto Butantã, falando sobre as serpentes da Mata Atlântica e formas de identificação e o Dr. João Luiz Cardoso, ensinando técnicas de primeiros socorros em caso de mordidas de cobra. PMU



Ubatuba participa da vacinação nacional contra gripe

A partir do dia 25, todos os idosos acima de 60 anos devem procurar os postos de s…

Papas, escravidão e racismo...

Na idade média um papa, Benedito 9º, foi eleito aos 20 anos sem nem mesmo ser padre. Depois de algum tempo, entediado frente às ocupações eclesiásticas, sucumbiu aos encantos de uma jovem. Vendeu então o pontificado, que seu pai havia comprado e se casou. Viveu bem com o dinheiro do negócio. Aconteceu numa época em que milagres eram comuns, isto é, vira e mexe apareciam santos. As visões aterrorizavam os pobres camponeses analfabetos. Geralmente o ser celestial pedia para que dessem dinheiro ao bispo e pecassem menos contra a castidade. Nunca se saberá a razão, mas os santos nunca apareceram na bolsa de valores de Londres. Enfim, antigamente a igreja não era para ser levada a sério, embora não fosse aconselhável contrariar o que dizia. Quem se atrevesse podia acabar na fogueira. Hoje a coisa está diferente, não que a igreja tenha mudado, continua a mesma, as notícias é que andam depressa. Quem não se lembra de João Paulo I, assassinado enquanto dormia. Sabia demais. Já não é possível …

Moção de congratulações

Imagem
Charles Medeiros entregou pessoalmente as moções aos motoristas

No último dia 12, antes do inicio da sessão ordinária, o vereador Charles Medeiros entregou aos motoristas da saúde e seus representantes, uma “Moção de Congratulações” pelos serviços prestados à municipalidade. A moção foi votada e aprovada, por unanimidade, no último dia 05. “É uma homenagem necessária, pois lidam com nossa gente, são eles que muitas vezes fazem a diferença nos momentos de aflição. Muitos enfermos dependem do profissionalismo desses motoristas”, finalizou Charles.
Fonte: Assessoria Charles Medeiros

O Resgate

Renato Nunes- Arquiteto
Estou inteiramente de acordo com as observações do Ronaldo Dias feitas na edição do dia 30 de março último, no Litoral Virtual, sob o título "A obrigação de agradar". Como diz ele, "meias-solas não atendem as expectativas dos turistas, muito menos servem para o alardeado despertar do Estado para esta atividade econômica". O recapeamento da pista do aeroporto e a recuperação da rodovia Rio-Santos nos trechos de jurisdição estadual são muito bem vindos, porém, considerando-se que tanto o aeroporto como a rodovia são equipamentos hoje integralmente pertencentes à nossa malha urbana e ao sistema viário local, foram tratados com a conhecida miopia e soberba dos técnicos do Estado em relação a nós, para eles, míseros e despreparados técnicos municipais. Este comentário pode parecer rude, mas porque tratar o aeroporto, cujos limites fazem divisa direta com as calçadas por onde passam crianças, idosos, turistas, ciclistas, utilizando-se cercas altas …

Charles Medeiros na Folha Seca

A chuva forte que caiu em Ubatuba causou transtornos em todo o município. No bairro da Folha Seca, região sul, não foi diferente. No último dia oito, sexta-feira, atendendo pedido de moradores, Charles Medeiros fez uma visita aos pontos atingidos. O bairro ficou sem acesso, as águas destruíram a estrada. O secretário de obras acompanhou o vereador a pedido deste. Os reparos da estrada começaram de imediato, com a colocação de saibro em pontos onde a erosão destruiu o leito, abrindo valas intransponíveis. A solução foi emergencial, os trabalhos definitivos serão feitos posteriormente. Charles também visitou a escola Ernesmar de Oliveira, onde os tradicionais problemas decorrentes de chuvas surgiram. O lençol freático alto provocou vazamento na fossa, a chuva intensa mostrou falhas do telhado na forma de goteiras. Na reunião com os membros da comunidade Charles Medeiros disse que é hora de somar esforços. A comunidade deve ser atendida em seus anseios. Disse ainda que as ações que se se…

Notícias da Prefeitura

Vigilância Sanitária promove treinamento para vendedores de caldo-de-cana

Em Ubatuba, não existe o barbeiro contaminado, mas a população está temerosa de consumir o produto

A Vigilância Sanitária realizou, dia 15, na sede da Secretaria de Saúde, um curso de treinamento para os vendedores de caldo de cana do município. O objetivo do curso foi orientar os comerciantes sobre a melhor forma de armazenamento e métodos de desinfecção da cana e da moenda, devido ao recente surto de doença de chagas provocado pelo caldo-de-cana contaminado no sul do país. Além disso, os comerciantes puderam conhecer um pouco mais sobre a doença e as formas de contágio.
A contaminação está ocorrendo em alguns locais do Brasil, devido à incidência de barbeiros contaminados pelo protozoário trypanosoma cruzi e à má higienização da matéria-prima e das máquinas utilizadas no processo. Em Ubatuba, a vigilância sanitária não tem notícias de barbeiros infectados, mas parte da cana utilizada vem de outros municípios, o q…

Conservadores poderosos

No início dos anos 80, acusações de tráfico de influência de uma loja maçônica e a falência fraudulenta do banco Ambrosiano, ligado ao Vaticano, derrubaram gabinetes italianos. O banco Ambrosiano era o maior banco privado da Itália e o seu diretor-presidente, Roberto Calvi, era chamado de "o banqueiro de Deus", em razão de seus estreitos vínculos com o Vaticano, mais precisamente com o arcebispo Paul Marcinkus. Este um prelado americano, ao mesmo tempo chefe dos guarda-costas do papa e do Banco do Vaticano. Roberto Calvi, de quem se descobriu mais tarde estar ligado à loja maçônica P-2, foi encontrado morto certa manhã em Londres, o corpo pendurado sob uma ponte. Com o escândalo sob controle, um pequeno detalhe passou batido. O Vaticano estava quebrado. A corrente conservadora denominada Opus Dei salvou o barco do naufrágio. Um bilhão de dólares foi suficiente para evitar o pior, depois as coisas se ajeitaram, como não poderia deixar de ser. Daí em diante a Opus Dei passou a…