Postagens

Mostrando postagens de Abril 3, 2005

Charles Medeiros em Araribá.

Imagem
O vereador Charles Medeiros chegando para visitar a estrada de Araribá

No último dia 4, o vereador Charles Medeiros visitou a estrada do Araribá. Em sua companhia estiveram os engenheiros Rafael Irineu e Glauco Faria de Almeida. A visita teve por finalidade iniciar levantamentos técnicos, visando às obras que em breve terão início. O engenheiro Glauco pertence aos quadros da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo), cujo presidente é o ex-prefeito de Taubaté, José Bernardo Ortiz. No último dia 21, em São Paulo, Medeiros e Ortiz estiveram reunidos para tratar de problemas referentes às estradas do Cambury, Sertão da Quina e Araribá, sendo que na ocasião o vereador, através do ofício 167/05, solicitou pavimentação para as estradas referidas. A recepção ao pedido do vereador não poderia ter sido melhor. Ortiz é um político com profundo conhecimento de Ubatuba. Ele sabe que essas estradas terão papel significativo no desenvolvimento da região Sul do município. …

Notícias da Prefeitura

Fundart oferece aulas de canto coral.

O projeto “CANTO CAIÇARA”, do instrutor Rodrigo Lopes da Silva – músico, regente e pianista, propõe, no seu início, formar cidadãos conscientes de sua história e de sua cultura, resgatando canções regionais, de festas populares e folclóricas transmitidas de geração para geração. No decorrer do curso os participantes também experimentarão canções do repertório popular brasileiro – Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Toquinho, Ivan Lins, Milton Nascimento, Chico Buarque, Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi entre outros. A idéia é fazer da prática musical uma atividade feliz, divertida onde os participantes se expressem criativamente, explorando recursos corporais e materiais.

Inscrições: a partir de 11 de abril de 2005.
Para alunos a partir de 16 anos de idade.
Aulas às quartas-feiras, das 19h00 às 22h00.
Turma com até 50 componentes.
Inscrição: R$15,00.
Mensalidade: R$15,00.

Informações:
Praça Anchieta, 38 – Centro
(12)3033-7000 / 7001 / 3832-4584 PMU

Humor

Imagem
Isso meu filho, são as multinacionais celebrando o aniversário de sua independência. Foi num dia como hoje que tiveram êxito em se libertar de qualquer escrúpulo ético.
Quino( tradução livre)

Editorial

Começamos mal!
Na eleição municipal de São Paulo em que Jânio Quadros derrotou FHC, pela primeira vez foram usados computadores na redação onde eu trabalhava. Serviram para informar o público interno, a cada instante era fornecido um panorama detalhado da votação. Na minha sala, na praça Marechal Deodoro, redação da Central Globo de Jornalismo, foi instalado um terminal. Era um artefato desajeitado e feio, mas muito eficiente. Três horas depois de iniciada a apuração a primeira prévia abrangente apareceu na tela. Exibia números que computavam votos apurados em todas as urnas. Deu para fazer a projeção que contrariou os colegas do partidão, que comemoravam ruidosamente a vitória de FHC. Jânio levaria a melhor, números não são passíveis de interpretações cabalísticas. São exatos, claros e cristalinos. Não deu outra. Eleito, Jânio pintou os ônibus de vermelho e fabricou alguns de dois andares, para matar as saudades de Londres. Aqui em Ubatuba, iniciado o mês de abril, já dá para fazer pr…

Vereador visitou Picinguaba

Imagem
Charles Medeiros e lideres da Picinguaba discutem problemas da região

Charles Medeiros visitou Picinguaba na companhia do Administrador Regional

Na última sexta-feira, o vereador Charles Medeiros convidou José Roberto Júnior, administrador da Regional Norte, para uma reunião com a comunidade da Picinguaba. Na ocasião compareceram doze representantes locais que reivindicaram melhorias para o acesso à vila. Segundo afirmaram, o asfalto está deteriorado e em alguns pontos a chuva está tirando a terra que serve de sustentação para a estrada. A comunidade perguntou ao administrador se há planos de melhorias para a região norte. A localidade tem recebido, nos últimos anos, pouca atenção do poder público. Júnior disse que esteve com o prefeito e este se colocou à inteira disposição da comunidade. Segundo ele, será dado andamento emergencial à operação tapa-buracos. Charles também esteve com o Secretário de Obras, engenheiro João Paulo, conversando sobre a situação do acesso da Picinguaba, bem …

Tédio...

Sexta-feira, 8 de abril de 2005. Quem diria, estou em 2005, quantas vezes ouvi que o mundo não chegaria ao ano 2000. Chegou e passou. Mas, em 2005, em pleno terceiro milênio, no estado mais rico do país do futuro, distante apenas 240 km da maior cidade do Hemisfério Sul, fiquei sem comunicação com o mundo desde a noite de segunda-feira. Não, não foi um tsunami, nem tampouco um furacão. Foi uma chuva forte! Apenas isso. No país tropical, de belezas mil, não há vulcões nem manifestações das placas tectônicas. Fico imaginando se houvesse. Caso Londres fosse brasileira ainda estaria destruída pelos bombardeios de 1940. Nomeariam comissões para estudar o assunto, depois outras comissões e o tempo iria passar até o fim do Universo, se é que o Universo um dia terá um fim. Será que teve um começo? Falam do Big-Bang, eu não acredito que antes do evento nada existia. Como seria o nada? Nem adianta tentar imaginar, o cérebro binário do qual somos portadores dificilmente criará um modelo físico p…

Estação Click

Jorge Lee*
Uma questão que me fascina é o acesso à informação que a galerinha jovem tem atualmente. É muito comum ouvir por aí: - ... no meu tempo, eu não tinha a liberdade que os jovens têm hoje. É verdade que há um preço alto a se pagar por toda essa suposta "liberdade" e "acesso ilimitado" à informação. Toda pessoa, com mais de 13 anos de idade, sabe que é só entrar na primeira Lan House, entre tantas em um único quarteirão, para se conectar com o mundo. Não levo em consideração, nesta constatação, a qualidade da informação. Quantos ÃOS...
Conseguirão nossos heróis terem um Click de consciência humanitária? Eis aí uma indagação que só terá resposta daqui a alguns anos, quando a galerinha estará adulta e exercendo cidadania em sua plenitude. A partir desta edição, estou propondo trazer assuntos ligados aos jovens que sejam pertinentes e impertinentes também. Afinal, o que é a juventude sem a irreverência, a impetuosidade e o entusiasmo? ESTAÇÃO CLICK, como o nome s…

Ciclismo

Imagem
Ana Carolina, 3º lugar em Marília

Atleta de Ubatuba é convidada a integrar a seleção brasileira

Laura Valesi Ennes
A atleta Ana Carolina Ennes Houdjakoff, integrante da Equipe de Ciclismo de Ubatuba e já consagrada tri campeã do Vale do Paraíba, bi campeã Inter-Estadual e vice-campeã da Copa América, conquistou mais dois importantes títulos, o de vice-campeã na prova de contra relógio e terceira colocada na prova de resistência do Campeonato Brasileiro, realizado na cidade de Marília (SP), de 31 de março a 3 de maio. Além de trazer estes títulos, Ana Carolina foi convidada a integrar a pré-seleção brasileira júnior para o Pan-americano da Guatemala, em 27 de maio deste ano.
A partir de agora a atleta se dedicará a treinamentos mais rigorosos para poder buscar um bom resultado dentro da seleção brasileira.
Ana Carolina agradece o patrocínio do Aquário de Ubatuba e o apoio da diretoria e amigos da Escola Estadual Capitão Deolindo e da Prefeitura de Ubatuba.
O atleta Brenno Poyares Telles, tam…

“Haja paciência!”

Corsino Aliste Mezquita- Professor*
Na imprensa local, o Exmo. Sr. Prefeito, pediu que: “Os funcionários da administração (Prefeitura) tenham paciência com relação ao reajuste, pois Ubatuba tem hoje um mar de desempregados que trabalhariam pela metade dos salários recebidos atualmente pelos servidores municipais”.
A existência de desempregados é um fato social inquestionável e doloroso. A qualidade dessa mão de obra desempregada é assunto que deverá ser discutido com profundidade antes de ser contratada e, em hipótese alguma, serve como justificativa, já que eles não prestaram concurso para poderem ser contratados e remunerados.
O Exmo. Sr. Prefeito deve ter consciência de que a máquina da Prefeitura está inchada, pela quantidade de pessoas inexperientes, sem formação adequada e sem histórico profissional e laborioso que os habilitem para ocupar os cargos para os quais foram nomeados, servindo-se de um nepotismo nunca antes praticado em Ubatuba. Para resolver esse problema não se pode pe…

AOS POUCOS...

Miriam Tabarro
Aos poucos, numa total desobediência às leis, o som amplificado está de volta aos quiosques da praia do Itaguá. Principalmente nos finais de semana.
Eu e outros moradores do bairro, sofrendo diretamente as conseqüências da intensidade das ondas sonoras, acompanhamos com o maior interesse as medidas tomadas pelo Ministério Público em fevereiro de 2002. Na ocasião, as promotoras, Dra. Elaine Taborda e Dra. Karina Mori, puseram em prática a lei sobre ruídos urbanos, tomando providências rigorosas contra o abuso, não só no volume do som, como no horário determinado para essa prática.
Agora, passados 3 anos, parece que tudo foi esquecido e o som alto, com amplificadores, está de volta. Não sou contra o som nos quiosques, só acho que ele deveria ser ouvido por quem ESTÁ lá. Não precisa ser ouvido pela cidade inteira, pelos cidadãos que decidiram ficar em casa e descansar para pegar no batente cedo, no dia seguinte.
Seria muito bom se os proprietários de quiosques, tentass…

Notícias da Prefeitura

Prefeitura de Ubatuba apresenta 100 primeiros dias de governo

A comunidade está convidada a assistir às apresentações de todas as secretarias do novo governo

Na próxima terça-feira, 12, a partir das 18h30, a nova administração municipal fará uma apresentação dos 100 primeiros dias de governo. A população de Ubatuba está convidada a assistir a apresentação que acontecerá na Câmara Municipal. Todos os secretários estarão presentes, juntamente com o prefeito Eduardo César e o vice-prefeito Domingos dos Santos, para mostrar as principais ações realizadas nesse período.
Essa apresentação faz parte do plano de governo do prefeito Eduardo César, que propõe transparência administrativa e participação popular. Segundo ele, é importante que a população esteja ciente dos acontecimentos no município, para poder opinar e direcionar as ações da prefeitura. “Nós estamos colocando as informações da prefeitura à disposição e ao alcance da população. Gostaríamos que todos participassem desse processo demo…

Direto da redação

Imagem
Essa é a redação do Ubatuba Víbora, tendo em primeiro plano a figura do sempre atento Brasil. Todos os dias ele avança ao comando do dono, ao contrário do país homônimo que patina um pouco.

Sidney Borges

Olhe bem. Já não existe!

Imagem
Essa é ponte que foi para o beleléu. Um dia construirão outra. Um dia. Enquanto isso as garotas do bairro correrão risco de estupro no caminho escuro e tortuoso que há. Paciência, Jesus está olhando por nós. Jesus e os apóstolos!

Sidney Borges

Coincidência...

Imagem
Quando tirei essa foto, em Londres, no ano 2000, não imaginava que um dia iria morar em Ubatuba. Nem poderia supor que o guarda tinha um sósia na cidade. Não é parecido?

Sidney Borges

Socorro!

Pois é gente, depois de dois dias sem banho fiquei esperançoso quando vi que estavam trabalhando para religar a água. Finalmente, pensei. Quando o trabalho terminou, néca de água. Tinham feito a ligação num ramal desativado. Acontece né? Igual ao cara que foi parar na Santa Casa com a perna direita quebrada e engessaram a esquerda. Logo mais eu falo do encontro do Papa com Roberto Marinho. Pedro Bial cobriu tudo!

Sidney Borges

Pane geral!

Senhores leitores. Pedimos desculpas pelas falhas alheias que impedem que façamos o nosso trabalho. Em Ubatuba cada vez que chove um pouco mais forte é uma calamidade. O bairro da Ressaca, onde fica a redação do Ubatuba Víbora está isolado do mundo virtual. Os telefones estão mudos. Também não há água e a ponte que serve o bairro foi levada pela enxurrada. Fotografamos tudo. Colocaremos no ar assim que for possivel.

Sidney Borges

O Turismo na voz do povo!

Ronaldo Dias
O Turismo é uma excelente atividade econômica por suas características intrínsecas. Porém suas ações de suporte não podem e, não devem, causar danos e incômodos para a população local. Assim, não são compatíveis o lixo, sujeira, trânsito, barulho, desrespeito, uso abusivo dos espaços e, principalmente, a falta de educação com o povo que o recebe. A população não pode ser prejudicada, muita menos preterida. Ela tem de ser a principal beneficiária. A desorganização da atividade turística somada à sua equivocada identificação com o veraneio, têm causado prejuízos imensuráveis. A falta de conhecimento técnico e de planejamento coíbe seu desenvolvimento, dando amplo espaço aos espertalhões de plantão para tirar todo tipo de “vantagens”, boicotando ordenamentos legais, morais e éticos, alinhando-se aos que ”assediam” turistas com insistentes ofertas de produtos ou serviços de qualidade ou legalidade duvidosa. A protelação desta organização nos tem mostrado que, a cada ano perde…

Reflexões atlânticas

Aos poucos Ubatuba amadurece.
O cenário político ubatubense se mostra alvissareiro. Apesar das naturais desconfianças quanto aos propósitos dos mutantes, é por demais saudável ver articulações políticas num começo de mandato. Eu me lembro do panorama de há quatro anos. Era totalmente diferente. Havia apatia e conformismo, a população olhava os acontecimentos com determinismo passivo. Ninguém mostrava interesse em tentar alguma coisa, salvo três vereadores que batalhavam na oposição. Um é o atual prefeito, outro é seu vice e o terceiro é o vereador de maior destaque da cidade, com atuação parlamentar muito superior à de seus pares. Há outros atores, além dos que estão trocando de partido. Eles terão papel importante no processo sucessório, mas por enquanto ainda não se manifestaram. Cito dois, Paulo Ramos e Sérgio Caribé. Paulo é figura conhecida, esteve na prefeitura por duas vezes. É polêmico, tem defensores ardorosos e detratores de porte. Pratica um tipo de política que parecia esta…

Editorial

A hipocrisia e seu alto custo
A chacina da Baixada Fluminense foi tão hedionda como a matança dos judeus na Segunda Guerra Mundial ou o genocídio do Camboja. A repercussão será pequena. Morreram apenas parias, gente do povo, amanhã estarão esquecidos. Os assassinos agiram com a certeza da impunidade. Ainda que sejam descobertos não receberão castigo à altura do crime cometido. No Brasil as coisas vão mal, apesar da propaganda oficial dizer o contrário. É apenas tática para manter Lula no poder e os banqueiros cada vez mais ricos. Quem tem contato com o mundo real sabe que os indicadores estão piorando. O festival de hipocrisia que campeia é inacreditável. Provoca enjôos cada vez que algum assunto polêmico ganha as manchetes. Por exemplo, o aborto. Quem pensa que o aborto é proibido no Brasil se engana. Ele é livre e praticado nos melhores hospitais, por médicos conceituados. Basta ter dinheiro. O mesmo acontece com a eutanásia. Para os pobres, fazer aborto significa ir para o inferno. …

Veículo novo!

Imagem
Essa é uma foto do Paraíso, no exato momento em que o Papa recebia seu novo veículo, a "Papabike". Com ela João Paulo II vai poder esquadrinhar o Universo. Segundo informações de fontes confiáveis, é mais rápida do que a luz!

Sidney Borges

Generosidade, Confiança e Grandeza

Corsino Aliste Mezquita– Professor*
A entrevista publicada, pela última revista VEJA, com o administrador de empresas e assessor internacional de empresários e governos, Stephen Covey, nos levaram a refletir sobre pontos que sempre manifestamos como essências para os ocupantes de cargos de chefia e ou liderança institucionais e que em certas circunstâncias provamos sua necessidade convidando palestrantes e apresentando fitas e textos.
Stephen Covey fala da importância de despertar a confiança nos liderados e da necessidade do líder ser generoso e agir com grandeza com aqueles que participam das equipes de trabalho. Abaixo algumas de suas afirmativas.
"Digo sempre que só é bom chefe quem sabe comemorar a vitória de um chefiado como se fosse sua. E, na verdade, é dele mesmo".
"Fazendo palestra para uma platéia internacional de executivos perguntei a eles quantos haviam ascendido na carreira porque tiveram como chefe um sujeito generoso. Quase todos levantaram o braço".
&q…

O papel do sofrimento

Mario Luiz de Camargo- Médico Oftalmologista
Uma das questões mais cruciais para nós, seres humanos, é compreender qual é o papel que o sofrimento tem em nossa vida.
Não é sem razão que os alicerces fundamentais de um trabalho interior espiritual são: trabalho consciente e sofrimento voluntário.
No Cristianismo o sofrimento é a espinha dorsal da história de Jesus Cristo no Calvário.
No Budismo também é manifestado explicitamente nas "Quatro Sagradas Verdades" que resumem toda a doutrina de Buda exposta no Sermão de Benares.
Antes de tudo, precisamos dar-nos conta de que o sofrimento é inevitável. Ele é inerente ao próprio fato de estar vivo. A raiz da dor universal é a impermanência de todas as coisas no mundo dos fenômenos.

Esta parábola do nascimento da borboleta ilustra bem o assunto:

"Um dia, passeando por um bosque, um homem percebeu um casulo de borboleta com uma pequena abertura na casca e, tomado de curiosidade, sentou-se para observar o nascimento da borboleta. Ficou …

Dr. Ricardo conseguiu telefones especiais

Imagem
Dr. Ricardo Cortez trouxe melhorias para Ubatuba

Ubatuba já conta com 5 aparelhos telefônicos para deficientes auditivos
Graças ao empenho do vereador Dr. Ricardo (PFL) a cidade de Ubatuba conta agora com cinco aparelhos telefônicos para deficientes auditivos que estão instalados na Santa Casa, ADUBA, Delegacia de Policia, Câmara Municipal e Escola Tancredo Neves.
Para o vereador esta é uma grande conquista que vai beneficiar a comunidade local e aos turistas, que terão acesso a vários locais para poderem se comunicar com parentes ou amigos distantes. "Nossa luta dentro do Legislativo é para buscar cada vez mais benefícios para a população em todos os setores. A instalação desses aparelhos foi uma grande conquista, agora estamos tentando consolidar os projetos que a gente fez, solicitando que o prefeito aplique esse projetos e tenho certeza que estamos caminhando para um futuro melhor, uma vez que o nosso relacionamento com o prefeito é bastante amigável, que ele tem atendido a vári…