Postagens

Mostrando postagens de Março 20, 2005

“Informações decorrentes”

Corsino Aliste Mezquita- Professor*
No último comentário alertamos: ”Cuidado com os abutres”. Como conseqüência das recomendações do professor-técnico em aplicação das verbas da educação consignadas recebemos informações de supostas irregularidades acontecendo na Secretaria Municipal de Educação e da presença de “abutres”, comodamente, encastelados em alguns dos itens lá relacionados. Segundo os informantes os “abutres” estão ativos e abusados.
Nada do que foi informado conhecia quando redigi aquelas reflexões. Apenas raciocinando como Stuart Mill: “O que os homens fazem depende do que eles pensam,” complementado com: “o que pouco pensam”, intuíamos uma certa desordem, na Secretaria Municipal de Educação, justamente, como conseqüência da falta de um pensamento firme e refletido e de um planejamento embasado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no Sistema Municipal de Ensino e no Plano Decenal Municipal de Educação. Essa suposta falta de pensamento orientador nos levou a intuir ausê…
Imagem
Se você quer aprender a fazer cerâmica, então vá à Fundart. Susana Bottini está iniciando novas turmas. Custa apenas trinta reais por mês. Corra! Não perca esta oportunidade!

O “Chacrinha” já disse. Falta fazer.

Pedro Paulo Teixeira Pinto- Professor*
Caminhamos para o fechamento de março, terceiro mês da ainda nova administração de Ubatuba e nada se ouviu ou leu, até agora, de algum projeto, bem como de qualquer idéia ligada ao desenvolvimento do município.
Em todas as suas áreas de atuação o poder executivo não acenou, significativamente, por enquanto. “Ainda é cedo”; até vale o argumento. O tempo de maturação, diante dos problemas que não são poucos, está dentro do prazo de validade. É certo.
Considere-se, também, que o orçamento para o primeiro ano da atual gestão vem da administração passada. Outra razão é que as novas peças do novo governo deslocam-se para conhecer o tabuleiro do xadrez municipal.
Mas não dá para acender nenhuma velinha? Nenhumazinha? Haveria que se praticar algum tipo de estratégia através do setor de comunicação social da prefeitura para tirar o governo de um certo isolamento em que se encontra. Sei que os métodos que costumeiramente vêm sendo utilizados há muito tempo não…
Imagem
ENVELHECER FAZ PARTE DA VIDA...

"Os Abutres não são os Professores"

Corsino Aliste Mezquita– Professor*
Em relação ao título acima, de autoria do Sr. Professor, Rui Alves Grilo, esclarecemos que, concordamos com o distinto professor "Os Abutres não são os Professores" e também que "professores não são abutres".
No texto, de nossa autoria, "Cuidado com os abutres" não consta essa asserção, nem direta nem indiretamente, como pretende dar a entender o ilustre professor, Rui Alves Grilo. Aprecio demais a classe, a qual pertenci durante mais de quarenta anos e pela qual lutei e continuo a lutar, para cometer com ela essa indelicadeza ou desaforo e insultá-la com qualificativos tão violentos. O artigo não qualifica ninguém individualmente ou profissionalmente. Fala em tese.
Os que escrevemos artigos ou ensaios não temos a pretensão ou ilusão de que os leitores concordem plenamente com nossas idéias. A discordância leva ao enriquecimento mental e à criação de novas idéias. Ideais de todos aqueles que filosofamos. Todo escriba esper…

A Paixão de Cristo

Hoje vai acontecer o espetáculo da “Paixão de Cristo”, do meu amigo Bado Todão, que além de ser o diretor geral é o próprio Cristo, embora só seja Cristo na Sexta-feira Santa. É preciso explicar bem. Em Ubatuba as pessoas confundem um pouco as coisas. Nos saudosos e inocentes tempos de infância eu e meus amigos costumávamos ir ao circo vaiar os romanos. Uma vez levamos estilingues para defender Jesus. Um arrogante centurião acabou levando alguns pontos na cabeça. Estilingada certeira. O centurião era noivo de Maria Madalena, que notamos ser a trapezista. Ela, pérfida, abandonou Jesus que sofria e foi chorar nos braços do cruel romano. Este, bravíssimo, com sangue escorrendo da cabeça, acenava para a platéia com os punhos fechados, em meio a palavrões terríveis. Até Jesus, na cruz, abriu os olhos espantado. Estávamos vingados. Depois viemos a saber que o ferido era filho do dono do circo. Chamaram a polícia e antes do espetáculo terminar soldados reais chegaram para revistar os especta…

Brasil, eternamente deitado...

Quando foi instalada a CPI do Banestado não pude me conter. No entusiasmo inicial imaginei ver algum peixe graúdo sendo pego. Depois, pensando melhor, dei por mim que iria terminar como sempre, isto é, em pizza. O raciocínio tinha fundamento num fato que nem sempre é percebido. Corrupção é questão de oportunidade. Nem todos podem ser corruptos. Em certas atividades não há como. Por exemplo, para um caixa de banco não existe corrupção. Se as contas no fim do dia não fecharem, o bolso dele vai arder. Já para um gerente a coisa muda, embora não seja simples. É difícil enganar banqueiros. Mesmo assim, com mais autonomia, o gerente pode autorizar operações de risco e cobrar comissões. Conheci quem fazia isso. Alguns caíram em desgraça e foram despedidos. Outros compraram fazendas. As quantias desviadas através das contas CC5 fazem supor que foi obra de gente do andar de cima. É dinheiro graúdo. Dinheiro que só governadores, senadores, deputados, ministros e presidentes têm acesso. É, porta…

Notícias da Prefeitura

Governador Geraldo Alckmin em Ubatuba

Acompanhado de secretários e assessores, Alckmin irá inaugurar nova pista do aeroporto e obras complementares

O Governador Geraldo Alckmin chega amanhã, sábado, às 13h30 em Ubatuba para inaugurar a nova pista do aeroporto Gastão Madeira. Acompanhado provavelmente do Secretário de Transportes, Dario Rais Lopes, do assessor Roberto Baviera e do Secretário Adjunto da Casa Civil, Fábio Lepique, o Governador será recepcionado pelo prefeito Eduardo César no aeroporto, onde acontecerá a solenidade de inauguração.
Além da nova pista principal, serão inaugurados também as vias de acesso e as instalações de Bombeiros na área do aeroporto. As obras foram orçadas em R$2.063.573,00. Na oportunidade, o governador Geraldo Alckmin também fará a inauguração simbólica da nova escola do bairro Perequê Mirim, com oito salas de aula e que custou aos cofres do Governo Estadual R$ 474.000,00. Segundo a secretária de Educação de Ubatuba, Isabel Roseli Leite, já estão em and…

Além da vida

Na semana passada comprei um livro num sebo. Paguei nove reais. Faltou troco. Na prateleira de ofertas tinha uma placa onde estava escrito: tudo por um real. Tirei de lá o troco, sem olhar. Chegando em casa fui conferir. Era sobre pessoas que morreram e voltaram. Isto é, quase morreram. Na última hora foram ressuscitadas. Li dois depoimentos e deixei de lado, vou trocar por uma revista Seleções antiga. Eu sei como a passagem funciona. Tenho uma tia que esteve do outro lado e voltou. O texto do livro não tinha nada a ver com o que titia viu e sentiu. Primeiro os fatos. Titia morreu e ressuscitou por causa de Jácomo “mangueira”, seu noivo. Jácomo era bombeiro. Um dia sumiu, disseram na corporação que desapareceu num incêndio na rua Aurora. Titia vestiu luto fechado. Ia à missa todos os dias. Isso durou um ano até ela descobrir que o ex-noivo tinha pedido transferência para Cubatão onde vivia amasiado. O choque foi tão grande que ela desfaleceu. Levada para uma farmácia, continuou dormin…

A promoção que não houve

Hoje cedo saí de casa para dar aulas enquanto a minha mulher foi para a Ilha dos Pescadores. Queríamos aproveitar a promoção “Pescado na Mesa”, amplamente divulgada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura e publicada no Ubatuba Víbora, conforme os leitores podem conferir abaixo. Filé de pescada a oito reais o quilo. Quando cheguei em casa para o almoço minha mulher disse que eu estava mal informado. Não havia promoção. Segundo alguns comerciantes, houve, mas terminou ontem. Fatos como esse não podem acontecer. Supondo que o comerciante que atendeu minha mulher não sabia da data da promoção, dia 24, falhou o planejamento. Se sabia, houve desonestidade. Que seja apurado.

Sidney Borges

Notícias da Prefeitura

Mercado Municipal de Peixe de Ubatuba faz promoção para Semana Santa

Promoção terá duração de 3 horas nesta quinta-feira

O mercado Municipal de Peixe de Ubatuba preparou um presente para os consumidores na Semana Santa. Nesta quinta feira, 24, acontece a promoção “Pescado na Mesa”, onde os consumidores poderão encontrar o filé de Pescada a oito reais o quilo. A promoção acontece apenas das 8 às 11 h. ou até o final do estoque. O peixe tem sido comercializado nos últimos dias ao preço médio de treze reais.
Essa promoção faz parte do projeto do administrador do Mercado, Edgard Marques, de colocar mensalmente um tipo de pescado ou crustáceo a preço mais em conta. “O pescado precisa ser mais consumido pela população e vamos manter esse tipo de promoção durante todo o ano”, frisou Marques.
O preço médio do quilo do cação está em 12 reais, a sardinha pode ser encontrada a 5 reais e o carapau a 8. O camarão limpo congelado sai a 10 reais o quilo.
O Mercado Municipal de Peixe de Ubatuba funcionará…

Eutanásia

Terri Schiavo é uma moça de 41 anos, nascida nos Estados Unidos. Há quinze anos, quando tinha 26, sofreu graves danos cerebrais. O corpo sobreviveu, tecnicamente ela está viva, entretanto não manifesta uma das características fundamentais da vida que é a interação com o entorno. Pelo menos a vida dos animais superiores, caso do homem. Ela vive quase como uma planta, um vegetal, alimentada através de um tubo. Se retirado, ela morrerá. A justiça americana decidiu pela retirada do tubo. Está estabelecida uma grande polêmica. O presidente Bush manifestou desejo de que ela seja mantida viva. É comovente tal apreço pela vida humana, pena que ele insista em enviar jovens saudáveis para matar e morrer no Iraque. Se não há chance de recuperação, então ela deve morrer com o mínimo de sofrimento. Cedo ou tarde acontece com todos. A morte é apenas uma etapa da existência, não sabemos como começamos, não sabemos o que fazemos aqui e não sabemos nada a respeito da morte. Quem diz o contrário mente.…

Curiosidade

O Ubatuba Víbora é acessado nos Estados Unidos, na Inglaterra, em Singapura, em Portugal, no Canadá, na Espanha, na Suíça, na Argentina e no Uruguai. Há também acessos em outros países, porém o número é pequeno. Temos imensa curiosidade sobre nossos leitores do exterior. Se não for incômodo, por favor, enviem e-mails. Queremos conhecer vocês.

Sidney Borges

Iniciativa inteligente

A Prefeitura informa que Ubatuba vai estar presente na mídia. Comerciais de quinze segundos, produzidos na cidade, serão usados para divulgar nossas belezas. É importante que as pessoas conheçam Ubatuba. Quem visita a cidade sente ímpetos de retornar. Aconteceu comigo e com a maioria dos meus amigos. Eu já escrevi sobre uma pousada da Picinguaba que fica cheia o ano inteiro. Cheia de franceses, ingleses e alemães. Os donos fazem divulgação em Paris, Londres, Hamburgo e Berlim e têm tido ótimos resultados. Acho a iniciativa da Prefeitura da maior importância. Ubatuba vai aparecer nas telas das televisões de Jacareí, Pindamonhangaba, Taubaté, Aparecida, São José dos Campos, Caraguatatuba e São Sebastião. Como não pensaram nisso antes? O faturamento vai estourar. Alguém duvida?

Sidney Borges

Carcará perde...

Elba Ramalho, numa viagem à China com sua banda, teve sérios problemas. Na ida, sumiu uma guitarra. Na volta, três malas. Elba costuma se dar mal com artefatos voadores. Os leitores devem estar lembrados que a cantora foi abduzida por extraterrestres e teve um chip implantado. Depois de cantar algumas canções para mostrar a arte dos terráqueos a “Gralha da Catinga” foi prontamente devolvida. Dizem que os seres intergalácticos agora guardam prudente distância do Sistema Solar. Cem anos luz no mínimo. Gato escaldado...

Sidney Borges

Me Buana, you shit

Numa cidadezinha do sertão nordestino há um político que faz questão que o motorista abra a porta do carro para ele entrar e sair. Em se tratando de governadores, senadores ou presidentes são compreensíveis as formalidades. Numa cidade pequena é puro deslumbramento, ou uma forma sutil de mostrar a diferença de classes. Reacionarismo congênito e irreversível. A partir de um certo dia o político em questão vai pedir para ser tratado por Buana. Ou melhor, doutor Buana. Esses coronéis têm cada uma! Não sei se é verdade, mas dizem que alguns deles se infiltraram no PT. Avisem o Lula! Daqui a pouco vão querer tapetes estendidos quando passarem. Tapetes vermelhos, que fique bem claro. Senão mudam para o PP.

Sidney Borges

Bruxos e bruxarias

As revistas semanais publicaram matérias elogiando Paulo Coelho. Nada mais justo do que tecer loas a quem consegue vender milhões de livros e, além disso, ser homenageado no mundo inteiro. Discordar pode parecer despeito, as uvas, alguém se lembra das uvas verdes? Eu concordo com os elogios ao vendedor, seguramente o melhor do país. Embora sendo curioso, inclusive para as coisas do mágico e do esotérico, não li a obra de Paulo Coelho. E isso não tem fundamento em preconceitos. Confesso que gostava, e muito, das letras das músicas de Raul Seixas. Tinham humor, ironia, graça e oportunidade, eram ligadas aos acontecimentos e tocavam sensivelmente em pontos de interesse do público. Se Raul, um ótimo roqueiro, acabou como uma espécie de porta voz dos anseios juvenis, autêntico guru, deve isso às letras de Paulo Coelho, como já disse e reafirmo, de grande sensibilidade. Quando “O Alquimista” se tornou um fenômeno de vendas, comprei imediatamente. Desde que fui alfabetizado, parte na escola,…

Notícias da Prefeitura

Programação da Semana Santa

Programa musical para hoje à noite (quarta-feira)

Início de outono, noites de temperatura agradável, céu estrelado, lua crescente e brisa suave com cheiro de mar. Clima perfeito para passear pelo Centro de Ubatuba e depois ouvir boa música no Espaço Cultural da Fundart. Hoje, quarta-feira, 23, tem apresentação do Sexteto da Fundart, às 20 horas no Casarão do Porto. A banda tocará clássicos do jazz, bossa nova e MPB.

Sexta-feira tem Paixão de Cristo

No dia 25, sexta-feira, acontece a tradicional apresentação da Paixão de Cristo em Ubatuba. O espetáculo, nesse ano, promete surpresas e muita emoção aos espectadores. A apresentação inicia às 21 horas, com o nascimento de Cristo e se desenrola até o seu julgamento num palco montado no Aeroporto. Depois, a encenação segue pela Rua Salvador Correa, atrás da Avenida Iperoig, até a Fundart, onde Cristo cai pela terceira vez. Finalmente, Jesus será crucificado no alto do Morro da Prainha.

Sábado de Aleluia é dia de malhar…

Cunhambebe

Roberto de Mamede Costa Leite
Que pena a saída de Sidney Giraud da SAU. Nesta Ubatuba de sinais trocados, pela maldição de Cunhambebe, vai-se uma das poucas esperanças deste novo governo. Patrícia Ortiz também se foi.
Apesar do aviso do Prof. Corsino, parece que estamos entrando, até por inércia, no reino ideal dos 'abutres', que abundam onde há material não recolhido, abandonado,
Aqui no Felix, apesar de queixa de n° 123/05 feita na Vigilência Sanitária, há mais de mês, a infiltração de fossa no rio continua sem qualquer exame das autoridades ditas (in???)competentes.
Os restos de cascas de coco que a Prefeitura, há mais de mês, comprometeu-se a retirar, aqui remanescem, empilhadas e intocadas.
Oremos, irmãos.
r-mamede@uol.com.br

Vereador quer melhorar estradas

Charles Medeiros solicitou recuperação de estradas do município de Ubatuba.

No último dia 21, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em São Paulo, o vereador Charles Medeiros e o presidente do PSDB de Ubatuba, Marcos Machado de Alcântara, tiveram um encontro com o ex-prefeito de Taubaté e atual presidente da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo) José Bernardo Ortiz. Na ocasião Medeiros solicitou apoio para a recuperação de estradas do município de Ubatuba. No Oficio n° 167/05, acompanhado de mapas das localidades, o vereador pediu para que sejam feitos estudos de viabilização de melhorias em três estradas: Camburi, Araribá e Sertão do Ubatumirim. Ortiz comentou que a estrada do Camburi está nas prioridades programadas para Ubatuba. Aproveitando o conhecimento do presidente da Codasp, Medeiros falou sobre o sofrimento da comunidade, tristemente impactada após a criação do Parque Estadual da Serra do Mar. Segundo Charles, muitos moradores te…

Política não é para principiantes

Maquiavel, conselheiro do príncipe, ensinou como deve ser tratado um desafeto. Mate o pai, não toque nos bens. O homem consegue esquecer a morte do pai, mas jamais esquecerá a perda da propriedade. Cultivar inimigos gratuitamente também não é aconselhável. Principalmente se o rival for poderoso. É mais conveniente expor, de forma reservada, as mazelas do adversário. Depois administrar a dívida decorrente. Um trunfo na manga vale mais do que um opositor à espreita de uma oportunidade de retaliar. Certamente ele a terá. Em política os ventos mudam. Acontecimentos recentes da política ubatubense me levaram a estas considerações. Foram muitas as tolices cometidas nos últimos dias!

Sidney Borges

Notícias da Prefeitura

Mais uma Emei fechada por falta de condições de funcionamento

A Emei da Estufa II foi fechada hoje, 21, cumprindo determinação da Secretaria da Educação, por falta de condições de funcionamento. As 55 crianças de 0 a 3 anos foram transferidas provisoriamente para a Escola Municipal Maria Josefina Giglio Silva, que funciona no mesmo bairro, na avenida Vasco da Gama.
Segundo laudo feito pela vigilância sanitária, o prédio está castigado pelo excesso de umidade no local, que provoca bolor nas paredes das salas sem ventilação adequada. Na área externa, onde as crianças brincavam, havia uma fossa que transbordava constantemente, inundando a creche, e provocando mau cheiro contínuo.
A escola para onde as crianças foram transferidas passou por uma adaptação para recebê-las. A coordenadora de creches e Emeis, Patrícia Pereira, diz que, apesar desse ambiente não ser o mais adequado, ele representa uma grande melhoria. “Elas estão divididas em três salas novas e grandes, com bastante ventilação e …

Dança das cadeiras

Secretário de Obras é o novo titular da Secretaria de Arquitetura e Urbanismo

O secretário de Obras, João Paulo Rolim, ocupará também a Secretaria de Arquitetura e Urbanismo. Engenheiro, João Paulo já esteve à frente da SAU. Segundo informações da Prefeitura, o novo secretário irá receber apenas um salário para as duas funções. Como é de praxe, o Ubatuba Víbora deseja boa sorte ao engenheiro. Que tudo saia a contento, é o que a cidade precisa.

Sidney Borges

Idade média

Um homem limitado é um homem limitado. Ainda que ungido de cargos e títulos permanecerá limitado. Vestido de ouro conservará as limitações. Como pensar – e agir - além limites de uma cabeça onde há apenas preconceitos. Severino Cavalcanti é o presidente da Câmara. Externa idéias típicas de um camponês medieval. Os que ainda insistem em acreditar que me perdoem, mas teoria é fundamental. Será que um dia a coisa muda? Mil anos, no mínimo.

Sidney Borges

Pensata

A sensação deve ser de estranhamento. Ou espanto. Cair no abismo requer sabedoria. Talvez infinita, o que é utopia. Desesperar não resolve. Deve-se conformar. O pobre pastor tinha duas cabras, uma manca. Queria mais. Quem sabe do outro lado. Baixinho e de pernas curtas saltou a falésia. Caiu. Agora está refletindo, tem toda a eternidade. Se as pernas fossem mais compridas! Há que se avaliar o calibre dos fêmures. Senão é queda certa. Irreversível.

Sidney Borges

"Cuidado com os abutres"

Corsino Aliste Mezquita– Professor*
A recomendação do título recebi, quatro anos atrás, de um professor, técnico em aplicação das verbas da educação, que convidei para ministrar um curso, de oito horas, aos diretores das escolas municipais e a todos aqueles que teríamos responsabilidade na administração dos recursos destinados,por lei, para manutenção da educação As recomendações foram veementes e simpáticas, tanto durante as explicações do curso, quanto em conversa particular que mantivemos.
Perguntei quem seriam os prováveis abutres. Antes de responder a minha pergunta explicou os que, provavelmente, não seriam.
"Não serão abutres o Sr. Prefeito, o Secretário de Finanças, o de Administração e o Chefe do Serviço de Contabilidade. Na maioria das ações, serão responsáveis, junto com você, e te ajudarão a bem administrar os recursos da educação. Mesmo assim, cuidado também com eles.
Possíveis abutres podem ser todos os outras secretários. O mais afoito e insistente, pela minha experiê…

A PAZ para sempre!

Sempre é bom lembrar das crônicas do Renato Nunes. A Maldição... E, Manhas e Artimanhas do Cacique Cunhambebe, são primores que dão vida e, as devidas “explicações” da “origem” e das “causas” de todos os nossos problemas. Desde a publicação destas crônicas, até hoje nada mudou. Assim com o a licença do amigo Renato reedito a segunda, para relembrar e interpretar as atualíssimas falas deste nosso Cacique guerreiro. Aproveito a oportunidade para somar minha opinião pela justa e exclusiva homenagem a ele. Que no dia paz de Iperoyg a paz seja para sempre!

Ronaldo Dias

"MANHAS E ARTIMANHAS DO CACIQUE CUNHAMBEBE

Depois que eu decidi contar neste jornal o que é, como surgiu e o que deve ser feito com a "maldição de Cunhambebe" que inferniza Ubatuba há mais de três séculos, fui procurado por muitas pessoas interessadas em maiores detalhes sobre o veterano cacique. Pouco pude acrescentar ao que eu já havia dito, mas para espanto meu, aconteceu uma coisa extraordinária. O próprio Cu…

Notícias da Prefeitura

Emoção e novo percurso marcam a Paixão de Cristo em 2005

O evento reúne pessoas de todas as idades, religiões e culturas, movidas pela fé e pelas tradições culturais

Na próxima sexta-feira, 25, acontece a tradicional apresentação da Paixão de Cristo em Ubatuba. O espetáculo, nesse ano, promete surpresas e muita emoção aos espectadores. A apresentação inicia às 21horas, com o nascimento de Cristo e se desenrola até o seu julgamento num palco montado no Aeroporto.
Este ano, o itinerário sofreu alterações, utilizando alguns lugares do Centro como cenários. Depois do Aeroporto, o grupo vira na Rua Liberdade e segue pela Rua Salvador Correia. A primeira queda de Cristo acontece em frente ao cemitério, a segunda em frente à Igreja e a terceira em frente à Fundart. Depois, a crucificação acontecerá no Morro da Prainha.
O evento é realizado pela Fundart e conta o apoio da Prefeitura. Segundo o prefeito Eduardo César, o incentivo a esse tipo de manifestação cultural e religiosa é muito importante …

Armas iraquianas

Há um ditado que diz: "vivendo e aprendendo". Depois de muitos anos de estadia no planeta sou obrigado a dizer que há muita sabedoria em tais palavras. Minha avó sempre me aconselhava. Nunca tenha carros Nash e amantes argentinas. Você acabará ficando na mão. Na época, no verdor dos sete anos eu não entendia de carros e nem tinha idéia do que seria uma amante, sabia apenas que Argentina era o nome do lugar onde nasceu tio Borizon, que bebia gin como um inglês. Ele sempre achou que era inglês. Voltando à minha avó, ela também costumava pedir para eu ter cuidado com as preposições, uma má colocação pode causar confusão e após a palavra proferida não há remédio. Como dizia o comercial: "O tempo passa, o tempo voa...". É a pura verdade, nem me dei conta que lá se vão dois anos da invasão do Iraque. Parece que foi ontem. Os jornais dizem que cinqüenta e seis por cento dos americanos acreditam que ainda serão encontradas armas de destruição em massa. Dezessete por cento …

Ubatuba é sui generis

Luiz Moura
Ontem, quando comentava com uma amiga sobre a reinauguração (?) do Museu Histórico Washington de Oliveira, ela me informou que não haviam pintado a parte lateral externa dos fundos do prédio projetado por Euclides da Cunha e que abrigou a cadeia pública por um longo período (ainda não entendi o porque teimosa e erroneamente vem sendo chamado de antigo presídio).
Achei que fosse uma brincadeira, mas como ela falou com muita firmeza, hoje de manhã, mudei o trajeto de minha caminhada matinal e... Lá estava a parede sem pintura.
Ao voltar para casa, a vontade de escrever sobre o assunto fluiu naturalmente, contudo, a temperatura de meu escritório, agradavelmente diversa das outras dependências de minha casa (em razão do ar condicionado), fez com que eu marotamente telefonasse para um amigo e tentasse convencê-lo a escrever em meu lugar. Não consegui e ainda recebi o conselho de que tomasse cuidado com o que escrevesse, pois a administração municipal passa, internamente, por um mom…

Notícias da Prefeitura

Mercado Municipal de Peixe de Ubatuba se prepara para a Semana Santa

Produtores devem colocar um pescado em promoção

O Mercado Municipal de Peixe de Ubatuba espera um aumento da procura de pescado nos próximos dias, principalmente a partir de quarta-feira. Peixes para todos os gostos, para todos os bolsos. As ofertas são variadas. O preço médio do quilo do cação está em 12 reais, o filé de pescada varia entre 12 e 15 reais. A sardinha pode ser encontrada a 5 reais e o carapau a 8. O camarão limpo congelado sai a 10 reais o quilo.
O administrador do Mercado, Edgard Marques, diz que “a expectativa dos produtores é boa. O consumidor pode ter a certeza que irá adquirir um produto de boa qualidade”, afirmou Marques. Existe ainda a expectativa de uma promoção especial para a Semana Santa. “Os produtores estiveram reunidos com a administração e chegaram a um consenso que um pescado será colocado em promoção à partir de quinta-feira. Eles apenas esperam a chegada dos barcos que estão no mar, par…
Imagem
Esta é a valente equipe de mountain bike de Ubatuba. A rapaziada está treinando e competindo, os resultados virão certamente. Força aí turma, o UV torce por vocês.