Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 6, 2005

SOS Santa Casa

Hoje tem Yakissoba na cantina da Igreja Matriz. O evento acontecerá às 20:00h. O convite custa R$ 8,00 e a renda será revertida para a Santa Casa, que está precisando de ajuda. Compareça, ajude a Santa Casa, mais dia, menos dia, todos acabamos precisando dela. Vamos trabalhar para torná-la um modelo a ser imitado. É possível, basta que todos encampem a idéia e trabalhem para que aconteça.

Sidney Borges

Editorial

Balanço do tríduo momesco
Quem gosta de carnaval? Desde a adolescência eu sempre gostei. Quatro dias para ir à praia, descansar e dar boas risadas com os foliões. Os blocos – em todas as cidades – são parecidos. Homens travestidos, bêbados famosos e foliões natos, aqueles que nasceram com o samba no pé, além de talentosos figurinistas e aderecistas com suas criações originais. Quando eu estava no Rio de Janeiro, meu carnaval consistia em apreciar os desfiles da rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico. Eram blocos do pessoal do bairro, criativos, inventivos, espontâneos, como foi o carnaval deste ano em Ubatuba. Deu tudo certo. Começando pela decoração da avenida – meninas da Comtur – feita com despojamento e bom gosto. Serviu de contraponto aos foliões, estes sim o centro da festa. Quem esteve aqui e assistiu aos festejos gostou. O carnaval de Ubatuba é agradável, calmo, combina com a vocação da cidade que é dar aos visitantes momentos de prazer à beira-mar. Para aqueles que gostam de gr…

Das asas...

Depois de ler diversas matérias que tratam do panorama aéreo brasileiro, ouso discordar da maioria. Tenho condições de fazê-lo, depois de mais de vinte anos escrevendo sobre aviação, coisa que faço desde 1983, quando comecei na saudosa Voar, do meu amigo Paulo Laux. Os problemas da aviação brasileira não têm nada a ver com a legislação sobre falências e não será a mudança das leis que fará o milagre de mudar a cultura que impera no setor – há exceções – e que mantém as empresas a mercê de favores governamentais.
A Varig não cresceu concorrendo no mercado. Embora tenha sempre prestado bons serviços, foi beneficiada durante a maior parte dos seus setenta e sete anos de vida com o beneplácito e a benevolência dos governos. Principalmente dos governos militares. Quem não se lembra da falência da Panair? Desenvolveu-se na aviação brasileira uma cultura de clientelismo que resultou em empresas quase estatais, com resultados que nunca espelharam o real desempenho, mas sim se basearam em monop…

Morreu Jimmy Smith

Se você não o conhece, baixe pela internet “Old man river”. Toda a técnica do grande organista de jazz está disponível na magistral interpretação. Eu ouvi Jimmy Smith pela primeira vez na rádio Eldorado de São Paulo, em 1965. A impressão foi tão marcante que nunca esqueci o dia.
Sidney Borges

Jimmy Smith, foi o responsável pela popularização do órgão Hammond, cujo som tornou um dos mais conhecidos do jazz a partir da década de 50. Antes dele, o órgão elétrico era uma raridade. Em 1955 — ano em que a Hammond passou a produzir seu modelo mais popular de órgão, o B-3 — Smith liderava um trio de jazz que se tornou o modelo para um tipo de música posteriormente muito popular em bares por toda a Costa Leste americana, um tipo de jazz dançante, alegre, com elementos de blues elétrico. Nascido em 1928, Jimmy cresceu em uma família musical em Noristown, perto da Filadélfia. Na adolescência, tocava piano e dançava, acompanhado pelo pai. Aos 15 anos entrou na Marinha, onde ficou até 1947, quando s…

Tarada mutilou homem

Megera arrancou testículo do amante com a mão.
LONDRES - Uma britânica foi condenada a dois anos e meio de prisão na quinta-feira por arrancar o testículo do ex-amante com as mãos durante uma briga, depois de ele se recusar a manter relações sexuais com ela. Amanda Monti, de 24 anos, ficou furiosa em maio do ano passado quando Geoffrey Jones, de 37, que tinha terminado o relacionamento entre os dois, rejeitou suas investidas amorosas. Ela o agarrou pelos órgãos genitais, arrancou seu testículo esquerdo e o escondeu na boca. Um amigo dele lhe devolveu o testículo depois, dizendo: "Isso é seu".
Fonte: Reuters

Nota do editor: Somos contra isso!

Casamento principesco

Imagem
The Independent

Os pombinhos: Camilla e Charles

O príncipe Charles finalmente vai se casar com Camilla Parker Bowles. Gosto é gosto e não deve ser discutido, embora a primeira mulher do príncipe, a falecida Diana, fosse mais bonita e mais jovem do que Camilla, esta sempre foi a preferida do príncipe de Gales. O romance é antigo, começou em 1971 e parece nunca ter sido interrompido. O duque de Windsor, Eduardo VIII, – tio de Charles – também foi protagonista de um amor tempestuoso. Renunciou ao trono para se casar com uma americana divorciada, Wally Simpson, com quem viveu até a morte. Na época diziam que era a única que conseguia satisfazê-lo sexualmente. Wally seria praticante do pompoarismo, uma técnica milenar que exercita os músculos da vagina e faz com que os homens enlouqueçam. O affair Charles-Camilla teria sido a principal causa do naufrágio do primeiro casamento que terminou em divórcio. A paixão do príncipe é grande, certa vez, num arroubo romântico desejou ser o absorvente í…

Sem palavras

Imagem
arquivo

Informação necessária e despretensiosa

Corsino Aliste Mezquita - Professor *
Sempre afirmamos que mesmo tendo realizado muitas e variadas ações não conseguimos resolver os problemas da Secretaria Municipal de Educação, por serem múltiplos e variados. Sem dúvida em alguns bairros ou foram resolvidos ou soluções ficaram encaminhadas para resolvê-los com procedimentos posteriores simples e de baixo custo. Esses procedimentos poderiam ter sido indicados caso tivesse havido interesse por parte dos novos dirigentes.
Para evitar que pessoas menos reflexivas e, certamente, sem o conhecimento detalhado da Secretaria continuem a falar disparates que, por serem mentiras, fazem sofrer àqueles que conhecem a verdade, registrarei alguns desses encaminhamentos previamente pensados, refletido, meditados e comunicados a alguns dos possíveis interessados.
1º.- EMEI CENTRO - pensávamos mantê-la mais um ano, em condições satisfatórias de funcionamento, para executar o projeto aprovado para a ELEKTRO sem a presença de alunos no prédio. Não ho…

Formiguinhas, ecologia e eu

Pedro Paulo Teixeira Pinto - Professor *
Há anos travo uma batalha inglória contra minúsculas formiguinhas pretas que tomam de assalto a pia da cozinha, saindo de buraquinhos de azulejos, atingindo a despensa e quaisquer outros lugares onde haja a presença de alimentos. Até pimenta da “braba” elas atacam. A pia é a mais procurada.
Por mais de quatro vezes perdi pratos que tomaram muito tempo e carinho e que preparei para amigos do peito.
Tanto me cansei das minúsculas e fragilíssimas formiguinhas, que depois de infrutíferas tentativas através de mil receitas caseiras, resolvi procurar uma casa especializada em produtos para animais e inseticidas domésticos.
Numa dessas coincidências raras, na calçada em frente à loja enfim encontrada, cruzei com um grande amigo, agrônomo experiente, ecologista lúcido e paisagista, além de escritor. Contei a ele da minha longa batalha e solicitei conselhos para inseticidas adequados. Ouvi uma relação de nomes e indicações de uso. Finalmente, ufa!, encon…

O padre e a mulher do camponês

O camponês estranhou a presença do padre. Ele havia notado, na última visita que fez à vila, os olhos cobiçosos que o homem da Igreja colocou sobre a sua jovem mulher. O que deseja, perguntou ao religioso. Vim benzer a sua casa e protegê-la do demônio, foi a resposta. Dito isto foi entrando na casa simples de um só cômodo, mas pediu que o camponês esperasse do lado de fora. O tempo passou, do interior da casa vinham ruídos estranhos, olhando por uma fresta o homem viu sua mulher com a saia levantada, deitada sobre a mesa, sendo possuída pelo padre que arfava de satisfação. Confuso o camponês esperou que o religioso saisse e disse que não concordava com o que vira. Recebeu um sorriso de consolo: - Você acredita nos seus olhos de pecador ou na palavra de Deus? É uma lenda medieval, de domínio público. Guardadas as devidas proporções, o povo brasileiro é o camponês e o governo o padre. Apesar dos olhos de todos estarem vendo a realidade, a palavra oficial contraria as evidências. Escânda…

Aviação

Ao sancionar a Lei de Falências o presidente Lula reservou algumas regalias às empresas aéreas. O setor que está em crise – sempre esteve – poderá, em tese, tentar a recuperação. A história das empresas de aviação no Brasil parece um disco patinando na vitrola. Empresas quebradas e donos ricos, indecentemente ricos. Quando a coisa passa dos limites toleráveis pelo mercado o governo socorre. No Brasil praticamos um capitalismo híbrido, onde a concorrência é mal vista e até considerada prejudicial. Sem ter o que falar da Gol, que em nada se parece com os dinossauros da aviação brasileira, a mídia a serviço já começou a implicar com os índices de pontualidade. Um dia o Brasil vai virar capitalista de fato, então ninguém conseguirá segurar este país. A mistura de feudalismo, socialismo, paternalismo e mão de obra quase escrava já deu o que tinha que dar. Não funcionou. Está na hora de tentar algo novo.

Sidney Borges

Cerveja

Não faz muito tempo e assistíamos na televisão, no horário nobre, homens atléticos e mulheres charmosas anunciando os prazeres do cigarro. “Gente que sabe o que quer fuma Minister”. Quem não se lembra desse slogan? O modelo que tinha jeitão de quem sabe o que quer, cara de executivo vencedor, era músico e não fumava. Depois veio a onda do Hollywood e os esportes radicais. Tome pára-quedismo, alpinismo, vôo livre, esqui-aquático e outras proezas dos felizes. Sempre com baforadas fumacentas associadas aos corpos atléticos e trabalhados, como se isso fosse a coisa mais normal do mundo. Também é impossível não lembrar dos anúncios de Marlboro, onde o cowboy símbolo da marca parava filosoficamente e acendia um cigarro ao cair da tarde. Os anúncios acabaram porque ele, que de fato fumava Marlboro, morreu de câncer no pulmão.
Hoje não há mais anúncios de cigarros, há sim anúncios do governo mostrando os malefícios desse vício que consome dinheiro e saúde e nada dá em troca. Por outro lado, e…

Seleção de Parreira

Brasil venceu Hong Kong de goleada

Enfiamos sete e levamos um. A mídia anunciou o feito como se fosse uma grande façanha. Vamos com calma gente, ganhar de japonês é fácil, quero ver contra os argentinos.

Sidney Borges

Carlos Estevão

Imagem

Novo carro oficial

Imagem
arquivo

Linhas elegantes e modernas, o carro ideal para o prefeito

Com o triste fim do Passat, que atropelou um burro, a prefeitura não tem mais um carro de categoria para conduzir o nosso lider. Depois que o dinheiro da compra do Passat retornar aos cofres públicos, outro veículo deverá ser adquirido. Como cidadão cônscio do dever de colaborar, faço a sugestão de ser considerado o Simca Chambord. Uma verdadeira máquina. E muito elegante.

Sidney Borges

Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba

Acontece nesta quinta-feira, 10/02/2005, às 19:00 horas, importante reunião promovida pelo COMUS (Conselho Municipal de Saúde), para escolha de representantes dos usuários do sistema único de saúde que farão parte do CONSELHO GESTOR DA SANTA CASA DE UBATUBA. Conforme edital já publicado na imprensa, poderão participar da reunião e da escolha entidades não governamentais usuárias do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS), tais como sociedades amigos de bairro, entidades sociais (APAE, ADUBA, Assoc. dos aposentados de Ubatuba, etc.) e de classe (Assoc. dos Engenheiros, Assoc. Comercial, etc.).
A Reunião terá como objetivos:
1 - escolha dos representantes de usuários no Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba;
2 - cadastrar entidades interessadas em participar do processo de escolha dos representantes de usuários nos futuros conselhos gestores de unidade a serem formados nas unidades de saúde municipais;
3 - cadastrar as entidades interessadas em enviar representantes para participação no "…

Sistema solar em formação

Imagem
NASA divulgação

Estrela anã marrom OTS 44. Ao redor poeira protoplanetária

Astrônomos descobriram o que dizem que pode ser um sistema solar em miniatura em formação. No mais recente exemplo da aparente fecundidade da natureza, um minúsculo objeto semelhante a uma estrela mas pequeno demais para ser uma estrela parece estar circundado por um minúsculo disco de poeira que poderá algum dia formar planetas que até poderão talvez por um breve período serem capazes de suportar vida, segundo as observações deles.
Fonte: NASA

Efeitos Colaterais da Kriptonita

Ronaldo Dias
Tenho me dedicado ao estudo da emissão das cores na Kriptonita. A pedra, além das cores próprias que emite, produz diferentes reflexões. Ou seja, será necessário, para estudo, que se estabeleça uma classificação universal (aceita por todos) para que possamos, quando nos referirmos a esta ou aquela gema, identificar, na referida padronização, a cor refletida e conseqüentemente, a reação correspondente. O objetivo é um estudo científico para determinar o quanto os efeitos da rocha galáctica podem influenciar o comportamento humano. Para os iniciados apenas na Física Quântica e na Física Óptica, será necessária complementação de carga horária. Horas e horas de estudos e pesquisas para haver entendimento. Ou seja, para identificar, avaliar e determinar, quais serão as reações fisiológicos registradas pela exposição às inúmeras radiações emitidas pelo intrigante cristal. Qualquer observação, para ter efeitos científicos, deve estar embasada nestas premissas, sem o que, não hav…

Editorial

Hoje é quarta-feira, dia 9 de fevereiro, data importante, pois a partir do meio dia começa o ano de 2005 no Brasil. Acabou o carnaval. Depois de vestir a roupa, as beldades da passarela notarão que voltaram a vigorar os padrões de sempre, isto é cada macaco trate de ocupar o seu galho. A festa democrática que iguala patrões e empregados durou bastante, quatro dias, mas acabou. Como diz Frei Betto, o poder está nas mãos de sete mil famílias que detém 400 bilhões de dólares. O montante de dólares deverá aumentar com os juros na altura em que estão, já o poder continuará onde sempre esteve. O MST está iniciando um trabalho de educação de seus membros com a criação de uma universidade que formará cientistas da área social. A finalidade é ampliar os quadros de divulgadores das idéias do líder do movimento, que quer criar uma república socialista no país. Sempre tive simpatias pelo MST enquanto a proposta foi resolver a questão agrária do Brasil. Há, porém, no bojo da idéia, uma contradição…

Nossos comerciais

Imagem
JetSite


Poucos se lembram do Coronado, um avião de aerodinâmica refinada que até hoje se mantém entre os mais rápidos a cruzar os céus. A Convair desistiu do mercado de aviões civis deixando espaço para a Boeing a Douglas e a Lockheed. Acabou restando apenas uma empresa com a fusão da Boeing e da Douglas, a Lockheed, apesar do Tristar ser um grande avião, também preferiu dedicar-se ao mercado militar, mais atraente.

Sidney Borges

Clodovil

Em entrevista ao jornal ValeParaibano o estilista e apresentador Clodovil admitiu ter chamado o prefeito de Ubatuba, Eduardo César, de criança e incauto. Em seguida afirmou:
"Ele não está preparado para o cargo que assumiu, eu o coloquei no programa logo após ter vencido as eleições e ele nem me agradeceu. Ele teve destaque em nível nacional, mas nem um telegrama me mandou".
Segundo o estilista: “falta muita coisa em Ubatuba, principalmente um hospital decente para a cidade”.
Clodovil acha que a ameaça de processá-lo é uma besteira.

Sidney Borges

Eros Volusia

Imagem
arquivo

Aparecer na capa de Life, privilégio de poucos

Para os padrões de beleza atuais ela seria considerada perfeita. Nos anos quarenta era admirada pela pelas qualidades de dançarina e pelo corpo atlético que exibia sem muito pudor. Sempre tive curiosidade sobre essa mulher que provocava ira na minha avó. Quando ouvia o nome dela vovó dizia cobras e lagartos do meu pacato avô. Ele tinha bom-gosto. Em setembro de 1941, Eros Volusia foi capa de Life, em plena Guerra, quem sabe por obra da política de "boa vizinhança" de Roosevelt. Tenho certeza que faria o maior sucesso nos carnavais de hoje em dia. Ela e Luz del Fuego.

Sidney Borges

Desequilíbrio ecológico

Imagem
arquivo

Sapo-cururu, praga na Austrália

Austrália paga recompensa para deter sapo-cururu
Phil Mercer - BBC
As autoridades australianas estão oferecendo uma recompensa para quem tiver a melhor idéia de como controlar uma praga de sapos-cururu (Bufo marinus). Em cerca de 70 anos, estes anfíbios peçonhentos importados do Havaí se transformaram em uma das maiores ameaças ecológicas da Austrália, ampliando o seu território em mais de 50 quilômetros por ano.Os sapos-cururu, também conhecidos como sapos-gigantes por chegarem a medir 25 centímetros, foram levados ao país em meados da década de 30 como uma forma de combater a praga da época na lavoura de cana-de-açúcar: besouros.Hoje calcula-se que cerca de 100 milhões de sapos-cururu vivam na Austrália. A experiência foi considerada um fracasso retumbante.Nem mesmo animais ferozes como crocodilos de água-doce e dingos [espécie de cão selvage] estão a salvo diante dos sapos peçonhentos.Há relatos de que outros animais nativos, como cobras e cangu…

Gente que faz bem feito!

Quem já ouviu falar em Sud Mennucci? Nome estranho não é mesmo? É uma cidade do interior de São Paulo, situada na região noroeste, fundada em 1959, novinha portanto.
Com altitude de 386 metros e população de 8209 habitantes, tem um orçamento de pouco mais de onze milhões de reais. O porquê do nome?
Sud Menucci foi um jornalista importante na região. Sud vem do apreço do pai pelos pontos cardeais. É de se supor que seus irmãos foram batizados como Est e Nord Mennucci. Mas não é isso que interessa.
O prefeito da pequena porém laboriosa cidade soube como criar um fato que o tornou nacionalmente conhecido. Colocou Internet grátis para todos os habitantes. Basta o vivente comprar uma antena ou uma placa para conexão sem fio e pronto. O prefeito esperto é Celso Junqueira do PSDB. Segundo suas palavras a internet de alta velocidade, via rádio, chegou à Sud Mennucci para resolver o problema da ausência de provedor local, que obrigava os internautas - incluindo a prefeitura e todo o sistema pú…

Patrimônio em perigo!

Imagem
sidney borges

Detalhe da fachada do Casarão do Porto, símbolo de uma época.

O Casarão do Porto, atual sede da Fundart está precisando urgentemente ser restaurado.
Na semana passada tive a oportunidade de observar o estado geral da edificação e cheguei à conclusão que o momento é agora.
Se esperarmos mais poderá haver comprometimento estrutural irreversível, correndo o risco do Casarão vir abaixo.
Está na hora de serem acionados os órgãos responsáveis pelo Patrimônio Histórico.
O Casarão pertence ao povo brasileiro, sua conservação é de interesse geral, não só dos habitantes de Ubatuba.

Sidney Borges

Na falta de um buraquinho, me dá um chopinho!

Imagem
sidney borges

Guaruçá no asfalto procurando um buraquinho acolhedor para se enfiar.

Logo ao chegar das areias, o Guaruçá olhou, procurou e não encontrando um buraquinho onde pudesse entrar, engoliu o barril de chopp, para tristeza do Ulisses.
Depois sambou a noite inteira.

Sidney Borges

O grito

Imagem
sidney borges

Saída do bloco Guaruçá, a sensação do carnaval ubatubense

O grito, magistralmente captado pelas lentes do repórter, no instante em que saía da potente garganta do folião. A câmera tremeu! Dizem que foi ouvido em todo o litoral, desde Maresias até Paraty. Alguns chegaram a pensar que fosse um tsunami, outros temeram que a Serra do Mar estivesse desabando.
Nada disso, foi apenas o anúncio da chegada do Guaruçá, "saído das areia pra alegrá o carnavá".

Sidney Borges

Deu a louca na Imprensa

Cidades terão obras

Ubatuba
O secretário de Turismode Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo, disse que a prefeitura prepara o plano diretor em que estarão previstas modificações no sistema viário.
"Pretendemos melhorar o acesso ao centro, bem como, aumentar as áreas de estacionamento".

Caraguatatuba
O secretário de Turismo de Caraguá, Ricardo Lima Ribeiro, afirmou que a poluição das praias centrais será reduzida com a conclusão das obras de saneamento básico.

São Sebastião
O secretário de Turismo de São Sebastião, Júlio Buzzi, disse que, com as obras previstas pelo governo do Estado, o trânsito deverá melhorar muito no município. "A superlotação é um problema difícil de resolver na temporada, afinal somos uma cidade turística e dependemos do turismo para sobreviver", disse.

Ilhabela
O diretor de Turismo de Ilhabela, Alfredo Cirilo, ficou feliz pelo fato dos turistas não terem reclamado do 'borrachudo'. Com relação ao trânsito, Cirilo afirmou que a prefeitura pretende estim…

A Arca de Noé

“Deu no que deu! Na Copa do México, em 1970, contávamos 90 milhões em ação; hoje somos 180 milhões. Em 35 anos, pusemos um outro país em cima daquele:”

O texto abaixo é de Drauzio Varella - Folha de S. Paulo (Folha Ilustrada de 05/02/2005)

Nada mais certo. O controle das populações é importante para preservação de todas as espécies (não só a humana) que vivem em um mesmo ambiente. A humana, segundo Varella justifica-se pelos argumentos “econômicos” de quem pagará as “contas” ou seja quem serão os pais das “crianças”. As demais espécies (deveria ser) pelo equilíbrio ambiental. Ou seja, pela mãe natureza. Os humanos não controlam seu índice de natalidade por “n” motivos. Ignorância, religião, interesses políticos, políticas ocupacionais de espaços etc. Assim, neste descontrole, acabam por inúmeras formas, (direta ou indiretamente) com milhares de outras espécies. São inúmeros pesos, diversas medidas e, milhares de pontos de vista, sobre as justificativas. Quase todas de bons argumentos…

Notícias da Prefeitura

Governo faz auto-avaliação

Prefeito Eduardo César reuniu sua equipe para discutir os primeiros trinta dias de administração

Secretários e assessores da nova administração da Prefeitura de Ubatuba reuniram-se com o prefeito no início dessa semana para uma avaliação dos primeiros 30 dias de governo. Segundo o prefeito Eduardo César, a marca desse mês foi a participação, tanto da comunidade, como da iniciativa privada. “Tivemos dois grandes mutirões – um da dengue e outro na regional sul com a participação expressiva da população”, avalia o prefeito lembrando ainda a grande solidariedade que tomou conta da cidade quando das enchentes e deslizamentos que o município sofreu na segunda quinzena de janeiro.

Arrecadar mais

“Estamos conseguindo baixar os valores dos contratos que já estavam vigorando e agora nosso maior desafio é arrecadar mais, para poder prestar melhores serviços”, comenta Eduardo. Ele reforça também o grande apoio que vem recebendo do comércio em geral, dos prestadores de ser…