Manchetes do dia

Quinta-feira, 14 / 11 / 2013

O Globo
"Fim da Impunidade: STF manda prender Dirceu, Genoino e mais 13 do mensalão"

Dezoito terão pena executada imediatamente, sendo que 15 irão para a cadeia

Decisão atinge também Roberto Jefferson, delator do escândalo, e Delúbio, ex-tesoureiro do PT. Mais de oito anos após a revelação do esquema de compra de apoios durante o governo Lula e um ano e três meses depois do início do julgamento do escândalo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), os ministros da Corte determinaram ontem a execução imediata das penas de 18 dos 25 réus condenados no processo. Do total, 15 deverão ir para a prisão em regime fechado ou semiaberto e três cumprirão penas alternativas. Entre os que já começarão a cumprir penas na cadeia estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, apontado como "chefe da quadrilha", o ex-presidente do PT e deputado José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, além do delator do esquema, Roberto Jefferson, e do operador financeiro, Marcos Valério. Só não serão executadas já as penas para as quais ainda há embargos infringentes.

O Estado de S. Paulo
"Supremo determina prisão de condenados do mensalão"

Supremo determina prisão de condenados do mensalão

Após 8 anos do início da ação, ministros votam pelo cumprimento imediato das penas 
Ex-dirigentes do PT, entre eles José Dirceu, podem ser presos nos próximos dias
Ainda serão analisados os embargos infringentes

Mensalão: O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou na sessão de ontem a execução das penas de condenados por envolvimento no esquema do mensalão, revelado há oito anos, durante o governo Lula, pelo então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Começarão a cumprir pena em regime semiaberto Jefferson e o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP). O empresário Marcos Valério, a ex-presidente do Banco Rural Katia Rabelo e outros cinco condenados vão para o regime fechado. O ex-ministro José Dirceu e os ex-dirigentes do PT José Genoino e Delúbio Soares começarão a cumprir nos próximos dias pena por corrupção ativa em regime semiaberto. O cumprimento da condenação por formação de quadrilha depende da análise de embargos infringentes - recursos nos casos em que houve divisão dos ministros da Corte ao condenar os réus -, o que pode ocorrer no próximo ano. Embora ainda tenha de julgar os embargos, o Supremo contrariou a expectativa de que a prisão dos condenados pelo mensalão poderia ficar para 2014, durante o período eleitoral. 

“O direito de defesa foi violado, unia vez que o pedido de prisão foi solicitado pela Procuradoria e a defesa foi impedida de se manifestar”. José Luís Oliveira Lima, advogado de José Dirceu.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu