sábado, julho 30, 2005

José Dirceu falou!

"Querem me transformar em réu de um Tribunal de Exceção"

Nota distribuída pelo deputado José Dirceu (PT-SP) a propósito de reportagem da Veja:

"Com repúdio e indignação vejo mais uma iniciativa da revista 'Veja' para enxovalhar meu nome, em uma tentativa anti-republicana de construir um clima de pré-julgamento. A edição desta semana desenrola uma série de mentiras com o objetivo nefasto de me desmoralizar perante a opinião pública no momento em que prestarei ao Conselho de Ética da Câmara esclarecimentos, como testemunha, no processo contra o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), acusado pelo PL de ter faltado com o decoro parlamentar.

A reportagem de capa ('O risco Dirceu') é totalmente improcedente. Repilo absolutamente a afirmação de que estaria mandando 'recados ameaçadores' ao governo e contesto taxativamente a suposição de que Roberto Marques, que é meu amigo e não meu assessor, tenha sido autorizado a sacar dinheiro das contas de empresas do senhor Marcos Valério.

Desde que foi instalada a CPI dos Correios, o esforço para me envolver nas ilicitudes investigadas tem sido enorme. Da obstinação em quebrar meu sigilo bancário, fiscal e telefônico à persistência em pressionar depoentes com o objetivo de me incriminar. Com tais esforços frustrados, partiram para a plantação de informações falsas que induzissem a imprensa a publicar noticias incorretas para me constranger.

Na semana que passou, jornalistas receberam supostas informações vazadas de minhas contas bancárias. Em um dos casos, havia uma série de pequenos créditos lançados desde o início de 2003, somando cerca de R$ 230 mil. A suspeita dos investigadores, trazida a mim pelo jornalista, é que os depósitos teriam sido feitos por 30 empresas e entidades, entre elas o PMDB, a Unafisco Sindical, o Centro Radiológico de Brasília e a Associação Obras Sociais Irmã Dulce. Ao verificar os lançamentos, constatei que se tratava dos créditos referentes à minha remuneração mensal, paga pela Câmara dos Deputados. Com o esclarecimento, o jornalista desistiu da publicação.

Em outra ocasião, solicitaram explicações para quatro lançamentos de crédito totalizando cerca de R$ 300 mil em minhas contas. Em novo levantamento, verifiquei que a conta informada pelo jornalista não estava na relação de todas as contas correntes ativas e inativas que já possuí.

Novamente, com a suspeição das informações vazadas, o outro jornalista preferiu não publicar a reportagem. A revista 'Veja", no entanto, não seguiu o mesmo padrão de comportamento.
Mesmo depois de ser informada pelo deputado Carlos Abicalil (PT-MT) de que tinha recebido um documento sob suspeição da CPMI, insistiu na publicação de uma versão distorcida, alinhada com a conveniência dos que querem me transformar em réu de um Tribunal de Exceção, mesmo ao custo de uma armação sórdida."

Assalto!

Aliche ou muzzarela?

Um dia alguém fará alguma coisa para mudar as relações entre os governantes e o que é público no Brasil. Quem sabe daqui a trezentos anos. Agora vai continuar do jeito que está. Sendo público não tem dono. É de quem for mais esperto. Neste momento estamos assistindo a ida do PT para o ralo. Por incompetência. Não soube fazer direito. Faltou um Serjão para pôr ordem na casa. Ficar no poder requer habilidade. É coisa que se aprende no recôntido do lar. Com tios, avós, amigos da família, gente que faz trambiques há muito tempo. O PT não sabe o que é isso. Parece um enxame de moscas presas no melado. O PSDB também vai ser atingido. Perderá algumas cabeças, assim como o PFL. Não vale à pena falar dos partidos da base aliada, ou melhor, da quadrilha aliada. Seus membros deveriam estar em presídios de segurança máxima. São perniciosos, nocivos, perigosos. Inábeis, colocam em risco a ordem constituída e o bem-estar comum. A coisa está sendo desenhada desde que algum maluco inventou a CPI do Banestado. A única CPI do mundo em que investigadores e investigados comiam na mesma mesa e dormiam na mesma cama. Sumiu, desmanchou no ar. Acabou por obra do deputado José Mentor, que sozinho faz mais trapalhadas do que Larry, Moe e Curly juntos. Enfim, há males que vem para bem. Quem sabe teremos um novo partido. Fundado pelo ex-presidente Collor e tendo na executiva Roberto Jefferson, os anões do orçamento, Paulo Maluf, Genoíno, Mentor, Professor Luizinho e Eduardo Azeredo. E como eminência parda, agindo na calada da noite, José Dirceu, o articulador. Partido da verdade absoluta. PVA. Teriam o meu voto. Desde que me dessem um mensalão.

Sidney Borges

MAIS FRAUDES OU COISAS DA WEB ?

Ronaldo Dias
A Polícia Federal desconfiou que estivesse havendo algum tipo de fraude na MEGA SENA.
Mal começaram as investigações e.... Pegaram várias pessoas envolvidas no esquema, entre eles, funcionários, auditores, e muito peixe grande, ligados diretamente ao governo... Era muita gente envolvida no esquema.
Eles fraudavam o peso da bolinha, fazendo sempre dar os números que eles quisessem como já havia acontecido no jogo "TOTO BOLA", e botavam "laranjas" para jogar, em diferentes estados. Você que achava estranho a Mega Sena acumular tantas vezes seguidamente, e quando saia oprêmio apenas uma pessoa ganhar, e geralmente em algum lugar bem distante... Só podia ter algum tipo de fraude mesmo!
Disseram que tinha membro da quadrilha com 4 Bilhões em contas de paraísos fiscais, o que menos possuía tinha 8 milhões.
Isso é uma sacanagem com o povo, que trabalha demais, muitos deixam de comer alguma coisa para fazer uma fezinha.
O que muito me admira é que quase não houve divulgação! Na TV, só passou uma vez no Jornal da Record, e na BAND. Na certa foram censurados...
Com certeza, o governo não quer perder a bocada que ele fatura a cada semana com os jogos.

Léo Martins. Do site "No Mínimo"

Notícias da Prefeitura

Ubatuba entre os dez melhores do Estado em concurso da Melhor Idade

Izabel Rodarte dos Reis (74) e Wilson Alael Jannuzzelli (68), participaram, na última quarta-feira, 27, do 8º Concurso Estadual de Miss e Mister da Melhor Idade, no salão Simon Bolívar do Memorial da América Latina em São Paulo. O evento contou com a presença da primeira-dama do Estado, Lú Alckmin, que em seu pronunciamento valorizou o trabalho promovido nos municípios. “Temos que ressaltar o trabalho promovido pelas primeiras-damas de cada município, com a reintegração da Melhor Idade na sociedade”, disse a primeira-dama.
Os dois representantes de Ubatuba foram classificados entre os dez melhores do Estado, em um concurso que avaliou, além da beleza, a elegância, simpatia e desenvoltura.
Os candidatos desfilaram separadamente, primeiro Izabel, que se apresentava um pouco tensa antes do desfile. “Estou nervosa com toda essa gente aí fora”, disse antes de entrar na passarela. Porém, após a primeira apresentação ela até dançou enquanto aguardava a divulgação dos nomes das classificadas para a fase final do evento. “Fiquei tão distraída com o show que tiveram que me chamar correndo”, conta Izabel. O torcedor mais fervoroso de Izabel era seu marido, Luiz Silveira dos Reis. “Hoje vou voltar pra casa com uma Miss”, brincou quando viu a esposa entre as dez mais do Estado.
Já Wilson aparentava tranqüilidade antes do desfile. Teve tempo de conversar com outros participantes, tomar um cafezinho e até posar ao lado dos então Miss e Mister São Paulo. “Tudo foi muito rápido, quando vi, já tinha desfilado” comentou, enquanto aguardava o resultado que o colocou entre os dez melhores do Estado. “Não ganhamos, mas valeu a experiência. Viemos totalmente no escuro, não sabíamos o que encontraríamos. Agora vamos nos preparar para os próximos anos”, disse Wilson.

Agradecimentos

"Representamos não só Ubatuba, mas o Litoral Norte nesse concurso, e obtivemos um bom resultado” disse Valéria Carvalho, coordenadora de competição da Melhor Idade de Ubatuba. A coordenadora agradeceu ao apoio recebido. “Agradeço ao Fundo Social por todo o apoio que tem dado ao trabalho desenvolvido com a Melhor Idade de Ubatuba. Por intermédio dela, pudemos levar uma torcida de 48 pessoas. Nosso obrigado também a Isabel Marques, que cuidou do cabelo e da maquiagem e da Mybelli Boutique, que cedeu a roupa usada pela Izabel”, concluiu.
Denise César, presidente do Fundo Social de Solidariedade, ficou feliz ao saber do resultado. “Esse resultado foi ótimo, e por ser a primeira vez que a cidade participa desse tipo de evento temos que comemorar. Vamos continuar dando apoio à nossa Melhor Idade, incentivando a participação em eventos como os Jogos do Idoso, entre outras atividades”, disse Denise. PMU



Calendário ajuda a população a colaborar com a coleta de lixo

Seguindo cronograma da coleta, população ajuda a manter a cidade limpa

A coleta de lixo orgânico (lixo normal) em Ubatuba obedece um calendário elaborado pela Secretaria de Obras. Agora, na baixa temporada, os serviços são realizados por nove caminhões da empresa SANEPAV, empresa terceirizada que faz a coleta. Cerca de 36 homens, entre motoristas e coletores trabalham na coleta. Segundo Adair de Oliveira, responsável pelo serviço de coleta de lixo no município, na baixa temporada a cidade produz cerca de 50 toneladas/dia de lixo, enquanto que na alta, nos pico dos meses de dezembro e janeiro esse número sobe para 120 toneladas/dia.
A Prefeitura solicita aos moradores que observem o horário em que os caminhões passam em suas residências para a coleta, para que o lixo não seja colocado logo após a passagem dos coletores. “Gostaríamos que a população nos ajudasse colocando o no lixo no dia exato da coleta, para evitar que animais furem os sacos”, explica Oliveira.

Confira o cronograma da coleta de lixo orgânico em Ubatuba:

SETOR 1
Segundas, Quartas e Sextas-feiras, das 6 às 14h20
Centro I, Centro II, Sumaré e Silop

SETOR 2
Segundas, Quartas e Sextas-feiras, das 7 às 15h20
Itaguá bairro, Parque Vivamar, avenida do Itaguá, Barra da Lagoa e Toninhas

SETOR 3
Segundas, Quartas e Sextas-feiras, das 7 às 15h20
Perequê-Açu praia, Perequê-Açu bairro, praia do Matarazzo

SETOR 4
Segundas, Quartas e Sextas-feiras, das 7 às 15h20
Estufa II, Sesmarias, Sertão do Sérgio e Estufa I

SETOR 5
Segundas, Quartas e Sextas-feiras, das 7 às 15h20
Emaús, Vale do Sol, Ipiranguinha, Morro das Moças, Cachoeira dos Macacos, Horto, Figueiras, Pé-da-Serra

SETOR 6
Segundas, Quartas e Sextas-feiras, das 7 às 15h20
Enseada, Santa Rita, Toninhas e Estufa I

SETOR 7
Segundas, Quartas e Sextas-feiras, das 7 às 15h20
Barra Seca, Praia Vermelha do Norte, Casanga, Ranário, S. do Thiago, Condomínio Itamambuca, Felix, Promirim, Poruba, Ubatumirim, Estaleiro, Cambucá, Fazenda da Caixa, Vila Rolim, Vila Índia, Sertão do Ubatumirim e repasse no centro

SETOR 8
Segundas, Quartas e Sextas-feiras, das 7 às 15h20
Condomínio Domingas Dias, Maranduba, Beira Rio (praia), Beira Rio (bairro), Porto do Eixo

SETOR 9
Terças, Quintas e Sábados, das 7 às 15h20
Taquaral, Sumidouro, Usina Velha, Pedreira, Ressaca, Mato Dentro e Parque dos Ministérios

SETOR 10
Terças, Quintas e Sábados, das 7 às 15h20
Conteneirs da Praia Grande, avenida do Itaguá, Barra da Lagoa, Praia Grande bairro, Tenório, Praia Vermelha centro e estrada do Caís

SETOR 11
Terças, Quintas e Sábados, das 7 às 15h20
Perequê-Mirim, Vila Sumaré, Jardim Carolina, Samambaia, Bela Vista e Marafunda

SETOR 12
Terças, Quintas e Sábados, das 7 às 15h20
Praia do Lázaro, Saco da Ribeira, Praia da Sununga, Rio Escuro e Monte Valério

SETOR 13
Terças, Quintas e Sábados, das 7 às 15h20
Sertão da Quina, Araribá, Sertão do Ingá, Rio da Prata, Tabatinga, Caçandoca e Sapé

SETOR 14
Terças, Quintas e Sábados, das 7 às 15h20
Salga, Cabeça de Boi, Recanto da Lagoinha, Vila Mariana, Fortaleza, Praia Vermelha do Sul, Praia Dura, Folha Seca e Corcovado PMU



Torneio de Beach Soccer acontece domingo na Enseada

Mudança na data atende pedido de atletas

Após uma reunião onde prevaleceu a preferência das atletas e técnicos, a organização do torneio de Beach Soccer feminino deste final de semana na Praia da Enseada definiu a realização do evento apenas no domingo, 31. A alegação é que muitas das jogadoras trabalham no sábado e isso prejudicaria o evento. Com a definição da data foi realizado o sorteio das partidas, que acontecem no domingo, à partir das 9h.
Duas quadras serão montadas no canto direito da Praia da Enseada, para garantir o encerramento do torneio, ainda com luz natural. As partidas serão disputadas no sistema mata-mata, com três tempos de dez minutos. Em caso de empate haverá prorrogação de três minutos e persistindo, as equipes decidem a disputa através da cobrança de tiros livres alternados.
O evento é promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba e tem o apoio do Vereador Mico, Image Estética, Drª Daniela Fuchs e Esquina das Modas.

A tabela da primeira fase ficou assim definida:

9h: Perequê Mirim II X Ubatuba F.C e Marisol X Ubatubanas; 10h: Rio Escuro X Taba e Perequê Mirim I X Novo Cruzeiro; 11h: Vaga 16 X Poiares e Dionísia X Botafogo; 12h: Sumidouro X Lagoinha e Marrentas X Supimpa.

A Secretaria de Esporte colocou um ônibus à disposição das jogadoras, com saída prevista para as 8h em frente ao Ginásio de Esportes Tubão. PMU

Cursos para crianças de baixa renda

divulgação

Josiane Grunvald e Bittencourt Jr conversam sobre os novos cursos

Secretaria de Esporte e FUNDAC oferecem cursos esportivos para crianças de baixa renda

Projeto garante vagas para 130 crianças

O secretario de Esporte e Lazer, Bittencourt Jr. e a presidente da FUNDAC- Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba, Josiane Grunvald, acertaram detalhes para o início de um trabalho conjunto que visa atender crianças e adolescentes carentes de Ubatuba na área esportiva.
A presidente da Fundação acredita que o trabalho com o esporte é importante e facilitador no desenvolvimento das crianças e adolescentes que são acompanhadas pela fundação. “Os cursos serão ministrados por profissionais capacitados e a Secretaria dará todo o apoio necessário para a sua realização. Quem sabe não garimpamos um ou mais campeões entre esses garotos”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Bittencourt Jr.

Inscrições

As inscrições para os cursos de karatê (30 vagas), jiu jitsu (30 vagas), judô (30 vagas), capoeira (30 vagas) e xadrez (10 vagas) começaram a ser feitas nesta terça-feira, 26, na sede da FUNDAC, que fica na Rua Professor Thomaz Galhardo, 865 e vão até o dia 5 de agosto. E nos dias 8 e 9, as matrículas deverão ser confirmadas e as aulas começam no dia 10. No caso de existir um número maior de interessados do que vagas disponíveis, será levado em conta o critério sócio-econômico.

Os dias e horários dos cursos ficaram assim distribuídos:

Karatê – segundas e quartas - 7 a 14 anos 8h30 às 10h / 14 a 17 anos 18h30 às 20h
Jiu jitsu - segundas e quartas - 7 a 14 anos 10h às 12h / 14 a 17 anos 20h às 21h
Judô – terças e quintas - 7 a 12 anos 18h30 às 19h30 / 13 a 17 anos 19h30 às 21
Capoeira terças e quintas - 7 a 17 anos 8h às 10h
Xadrez - 7 a 17 anos (dias e horários a confirmar). PMU

Prefeitura faz obras em parceria


A passarela do Ipiranguinha pintada e com os reparos necessários
Prefeitura faz parceria para viabilizar diversas obras

A Secretaria de Obras está finalizando no bairro do Itaguá a construção do muro de arrimo da avenida da praia , a Leovigildo Dias Vieira. Atualmente os funcionários concluem um trecho que é fruto de uma parceria com a iniciativa privada. O proprietário de um quiosque, localizado no calçadão, adquiriu o material necessário e a Secretaria forneceu a mão-de-obra.
Outra grande obra em execução pela Secretaria de Obras também é fruto de parceria, desta vez com a comunidade da Bela Vista. Moradores da Rua Ivo Júlio levaram um grande susto quando parte da rua foi tomada pela erosão. Agora em parceria com a prefeitura, a comunidade ergue um muro de arrimo para proteger as casas que se localizam em um trecho de cerca de oitenta metros. Segundo os responsáveis pelo serviço, cerca de 60% do trabalho já está concluído.

Cachoeira dos Macacos e Ipiranguinha

Na estrada de acesso à Cachoeira dos Macacos, homens da Secretaria finalizam obras na construção do muro de arrimo que havia se rompido devido à forte correnteza. Foram colocados gabiões de pedra e nos próximos dias será feita a concretagem do piso.
Já a reforma da ponte da Rua Frei Pacífico, no Ipiranguinha, foi concluída. A ponte foi totalmente pintada, sofreu reparos na cabeceira e nos vigamentos.
No centro, o trecho do muro da Avenida Liberdade, junto ao canal, que havia sido destruído após um acidente de trânsito, já foi recuperado. PMU

Um detalhe que não pode passar sem ser notado. Vejam que o muro avançou para dentro da areia. Somente nesse ponto da orla. Por quê? Se não há razão técnica que justifique, deve haver outra motivação. Seria um artifício para o comerciante ganhar espaço, privando a cidade de alguns metros de praia? Com a palavra a Prefeitura.

sexta-feira, julho 29, 2005

Suplicy perdeu o eixo. Em 1968!

O senador Suplicy virou humorista. É da lavra dele o primor que a imprensa publicou hoje.

Em discurso no plenário nesta sexta-feira, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez um apelo para que o ex-ministro e hoje deputado José Dirceu (PT-SP) fale toda a verdade sobre as denúncias de irregularidades envolvendo o PT, 'mesmo que ela seja dolorida', em depoimento no Conselho de Ética da Câmara no próximo dia 2.
Segundo o senador, Dirceu não deve se preocupar com a possível presença do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) na primeira fila do Conselho de Ética.

Se Dirceu falar a verdade Lula cai no dia seguinte. Entendeu Senador? Canta aquela do Bob Dylan.

Brasília. Urgente...

Está em cartaz o filme “A fantástica fábrica de chocolate”. Produção norte-americana. Ao mesmo tempo, em Brasília, estreou a peça “A fantástica fábrica de dinheiro”, tragédia em um ato protagonizada por Marcos Valério, o maior dos atores mineiros. A comissão parlamentar mista de inquérito que começou a investigar as atividades do Carequinha está procurando uma forma de pisar no freio. Sem perder a eleição vindoura. Aliás, quem vai pagar as campanhas quando Valério sair de cena? O habilidoso homem da mala também ajudou alguns tucanos emplumados. Daqui a pouco vão descobrir que tem gato na tuba. Melhor parar a orquestra. Brincadeira tem hora. Investigar tudo bem, mas há limites a observar. Não podemos esquecer da ética. Da decência. Da família brasileira. Dos valores cristãos. Será que ninguém percebe que essa onda de denuncias pode levar o Brasil ao abismo? Vamos voltar aos bons tempos de três meses atrás. Lula comendo umas picanha e viajando para salvar o mundo. Dirceu fazendo o que sempre fez. Trapalhadas. Quando sair da política o ex-ministro irá contracenar com Renato Aragão. Ou com Larry, Moe e Fidel. Consultado para apoiar a CPI nas investigações, o detetive Dick Tracy desconversou. Hoje vazou na imprensa que ele teria feito uma retirada das contas de Valério. Até tu Dick!

Pizzaria Brasil

Lista pode ter sido alterada

O relator da CPI dos Correios, Osmar Serraglio (PMDB-PR), deu a entender ontem que acredita na possibilidade de que exista a lista de integrantes do suposto esquema do mensalão. Ele não entende, no entanto, porque não chegou à comissão.
- Queremos mais detalhes sobre essa diligência - afirmou o relator sobre a operação da Polícia Federal que apreendeu documentos no Banco Rural em Belo Horizonte.
A lista foi anunciada nos corredores e gabinetes de Brasília como ''explosiva''. Chegaram a citar números - seriam 110 deputados - e o próprio Serraglio dissera considerar ''corrosivo'' o seu conteúdo. Ao que tudo indica, entretanto, não há a tal lista nos documentos apreendidos no banco e entregues à CPI nesta semana.
O deputado relatou que a PF levou um dia para recolher os documentos em um depósito do banco após receber a informação de um tesoureiro do Rural dando conta de que a lista dos beneficiários pelo esquema estaria lá.
- Queremos mais detalhes sobre essa diligência. Imagine: um cidadão (o tesoureiro do Rural) anuncia: ''Vocês vão lá nos depósitos que lá estão os documentos''. Isso vazou para todo mundo. Aí, de repente, nessa coleta de dados não vem essa relação, não vem nada?
Fonte: JB Online

Acontece na Fundart

Setorial de Artes Plásticas promove cine debate
O Grupo Setorial de Artes Plásticas, através do seu coordenador Paulo Alves, promove o cine debate nesta sexta-feira, 29 de julho, sobre o filme POLLOCK, que retrata a vida do artista plástico emblemático da moderna pintura americana. Influenciado pela obra de Picasso e pela própria dramaticidade de sua vida, Pollock é magistralmente retratado neste filme homônimo. O evento acontecerá às 19:30h na sede da Fundart, no Casarão do Porto. Não perca.
Fonte: Fundart

Notícias da Prefeitura

Prefeitura de Ubatuba avalia serviço público de transporte coletivo

Empresa Cidade de Ubatuba é notificada, mas não esclarece irregularidades

A Prefeitura de Ubatuba vem desde o início do mês de junho avaliando o desempenho da concessionária do serviço público de transporte coletivo de passageiros do município. Em Ubatuba a empresa que opera no transporte urbano é Cidade de Ubatuba. Além dessa comissão que avalia o transporte público, o Prefeito de Ubatuba Eduardo César, nomeou outras comissões que fiscalizam o cumprimento de serviços terceirizados e de obras públicas.
A empresa Cidade de Ubatuba já foi notificada por três vezes pela Prefeitura. Na primeira foi informada sobre a existência do sistema de avaliação. A segunda notificação solicitava que a empresa apresentasse os documentos de identificação da frota, projeto de ponto de ônibus, relação de funcionários e cargos, curso de capacitação e projeto de garagem. Alguns foram respondidos pela empresa, sendo que muitas das informações estavam incompletas. Na terceira notificação ocorrida no último dia 26, a Prefeitura de Ubatuba aponta diversas irregularidades, como frota sucateada, falta de acesso para deficientes, número reduzido de cobradores em relação ao número de motoristas de ônibus, falta de infra-estrutura na garagem e cursos de capacitação incompletos para funcionários, entre outros. A empresa Cidade de Ubatuba, após a data de recebimento da notificação tem até cinco dias úteis para se manifestar, sob pena de multa prevista em lei.
O secretário de Administração, Silvio Bonfiglioli Neto, integrante do Sistema de Avaliação, esclarece que o desempenho da concessionária do serviço público de transporte coletivo de passageiros é um item estabelecido no edital de concorrência pública 01/03.
PMU



Abertura do campeonato Dentinho de Ubatuba acontece neste sábado

Após o sucesso do campeonato de futebol da categoria Fraldinha, os alunos da categoria Dentinho (93/94/95) da Escolinha Municipal Rubens Salles vão à campo. A cerimônia de abertura acontece neste sábado, 30, à partir das 8h, no estádio Municipal Ciccillo Matarazzo. Após o desfile de abertura acontecem algumas partidas amistosas.
A bola rola pra valer à partir do dia 6, com as partidas acontecendo no Estádio e no campo do Horto. Os times da chave “A” são: Chaveiro Ligeirinho, Casa Globo, Ubadsklimp, Kutelak, Ismael Comida Caseira, Porto Marina, Pousada Paradise e Quiosque Pica Pau. Na chave “B” jogam O Madeireiro, Papelaria do Estudante, Irmãos Ribeiro, Calçados Fernandes, Jija Autoposto, Mercado 24 Horas e Smidi Calçados. PMU



Torneio de Beach Soccer na Enseada tem a confirmação de 16 equipes

A Secretaria de Esporte e Lazer informa que estão encerradas as inscrições para o torneio de Beach Soccer feminino deste final de semana na Praia da Enseada.

Dezesseis equipes se inscreveram, sendo quinze de Ubatuba e uma de Caraguá, o time do Poiares. Devido ao número de equipes a organização decidiu iniciar as partidas de sábado, 30, no período da manhã, à partir das 9h. No domingo os jogos começam no mesmo horário.
As partidas serão disputadas no sistema mata-mata, com três tempos de dez minutos. Em caso de empate haverá prorrogação de três minutos e persistindo, as equipes decidem a disputa através da cobrança de tiros livres alternados.
O evento tem o apoio do Vereador Mico, Image Estética, Drª Daniela Fuchs e Esquina das Modas. PMU

O caso da "Folha de pagamento"

divulgação

O prefeito Eduardo César entre membros da Comissão Sindicante
Prefeitura conclui sindicância

Relatório aponta desvio de quase R$ 700 mil; prática vinha ocorrendo desde março de 2001

A Comissão Sindicante da Prefeitura de Ubatuba que apura irregularidades na folha de pagamento entregou nesta quinta-feira, 28, ao prefeito Eduardo César o relatório final de seus trabalhos. A Comissão foi instaurada após a descoberta de indícios de irregularidades na folha de pagamento da Prefeitura, praticadas pelo ex-funcionário Alvelino Almeida da Cruz Júnior, responsável pelo sistema de informática da folha de pagamento. Em uma coletiva à imprensa, o relatório final foi apresentado apontando as irregularidades encontradas durante as investigações. A Comissão apurou com base em pesquisas documentais e depoimentos tomados que Alvelino Almeida da Cruz Júnior aparece claramente como mentor e executor dos desvios de valores registrados na folha de pagamentos dos funcionários públicos da Prefeitura, no montante de R$ 692.826,96, no período de março de 2001 a maio de 2005. A Comissão ouviu secretários municipais, ex-secretário, funcionários e ex-funcionários da Prefeitura e funcionários do Banco Banespa agência Ubatuba, além dos sócios de Alvelino em sua empresa Auto Clean e membros de sua família. O relatório apontou que Adriana Almeida de Moura, irmã de Alvelino, e Carolina Mikie Suguimoto, sua sócia na empresa, aparecem como beneficiárias de parte do montante desviado dos cofres públicos. De todos os convidados para depor, apenas Alvelino Almeida da Cruz Júnior, sua irmã Raquel de Almeida Cruz, o policial que o atendeu quando do seu suposto atentado, Ildo de Moura e ainda o ex-secretário de finanças, Luiz Carlos Nunes de Barros não compareceram.

Promotoria Pública

De posse do relatório, a Prefeitura fará agora o seu encaminhamento para a Promotoria Pública que deverá dar prosseguimento ao caso. “Esperamos agora que a Justiça faça a sua parte e puna os culpados. Não podemos admitir – e não falo apenas em nome da administração, mas de toda sociedade – que os responsáveis por esse desfalque nas contas da Prefeitura saiam ilesos”, afirmou o prefeito Eduardo César. Ele lembrou ainda que além da comissão de sindicância interna que trabalhou arduamente por 38 dias na análise de mais de três mil páginas de documentos, a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura também ingressou com ações na Justiça visando o bloqueio dos bens e também a quebra do sigilo bancário dos envolvidos. A Comissão Sindicante foi formada pelos funcionários Ernesto Cardoso Júnior (presidente), Adriano Félix Narciso (membro) e José Geraldo Ferreira da Silva (membro). PMU

Pizzaria Brasil

PL discute acordo com Jefferson para evitar cassação

Parlamentares de diversos partidos confirmaram na quinta-feira a negociação iniciada pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto (SP), para tentar evitar a cassação de deputados do PL e do PTB. A tentativa de acordo, que repercutiu mal na Câmara, prevê que o presidente do PL retire a representação contra o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), evitando a sua cassação, e em troca o petebista não represente contra parlamentares do PL.

O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), confirmou que o PL fez uma consulta informal sobre a possibilidade de retirar a representação e sustar o processo contra Jefferson em andamento no Conselho de Ética desde o mês passado. Segundo um líder da base aliada, apesar do interesse de Valdemar, a proposta de acordão enfrenta a resistência de dois líderes: o do PL, Sandro Mabel (PL-GO), e o do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP).
(Leia na íntegra)

quinta-feira, julho 28, 2005

Armação ilimitada...

Há fortes indícios que está em curso uma imensa operação abafa em Brasília. Com a conivência dos cínicos atores que participam da comédia intitulada CPI dos Correios. O que é uma tragédia. Se continuassem investigando para valer, mais dia menos dia, como já afirmei, não sobraria ninguém. Estão todos atolados na merda. Deu certo a estratégia do PT. Ao apontar irregularidades tucanas teve os “pecadilhos” perdoados. Vamos continuar sendo tomados por idiotas, enquanto a quadrilha instalada em Brasília dilapida o país. Como eu faço para pedir asilo em algum lugar do mundo onde exista decência? Se alguém souber, por favor, me avise. Aqui eu não quero mais viver. Chega. Basta. Melhor ser faxineiro no Canadá! O Brasil está destinado à mediocridade, jamais será um país sério. Também não agüento mais ouvir Lula dizendo besteiras. Nem olhar a cara de sonso do senador Suplicy. Socorro!

Sidney Borges

Entrevista com Paulo de Tarso Venceslau

"Se tivessem feito a depuração, não estaríamos vendo o filme de agora"

Entrevista publicada na edição de hoje do jornal "O Estado de S. Paulo":

Expulso do PT em 1998, depois de ter denunciado o esquema operado pelo compadre de Lula para arrecadação de dinheiro em prefeituras administradas pelo partido, Paulo de Tarso Venceslau vê semelhanças entre o atual escândalo petista e o caso CPEM

Por Luiz Maklouf Carvalho

Na pequena redação do jornal que escreve e dirige, o tablóide semanal Contato, o economista Paulo de Tarso Venceslau assiste, de camarote, mas sem alegria, ao desenrolar da maior crise na história de um partido que já foi seu, o PT. Expulso no começo de 1998, depois de denunciar o caso CPEM - esquema de arrecadação de dinheiro junto a prefeituras do PT, operado pelo advogado Roberto Teixeira, compadre do presidente Lula -, ele sustentou, e continua a sustentar, que sua expulsão foi injusta e teve dois objetivos: proteger o amigo de Lula e evitar a investigação profunda da até ali mais grave denúncia de corrupção na história do PT. "Eu dei a eles essa grande oportunidade. Se tivessem aproveitado, e feito a depuração, não estaríamos vendo o filme de agora."
Ele cita documento que foi boicotado na época pela direção do PT: a explícita condenação dos métodos de Teixeira por uma comissão de investigação integrada pelo economista Paul Singer e pelos juristas Hélio Bicudo e José Eduardo Martins Cardozo, hoje deputado e integrante da CPI dos Correios. "Apesar disso, o expulso fui eu."
A denúncia do caso acabou com sua amizade com o hoje deputado José Dirceu, que na época negou as denúncias, assim como o presidente Lula. Em março de 1995, o economista entregara a Lula carta em que relatava a atuação de Teixeira e da Consultoria para Empresas e Municípios (CPEM). Também em carta pediu a Dirceu, Eduardo Suplicy e Aloizio Mercadante a apuração da denúncia. Depois de 2 anos sem providências internas, em 1997 ele tornou público o que sabia, em entrevista ao Jornal da Tarde. Lula, Dirceu e outros dirigentes o processaram. Mas até aqui Paulo de Tarso não não perdeu nenhuma das ações, que continuam tramitando.
Na entrevista, ele aponta semelhanças entre o caso CPEM e o de agora, diz que seria "ingenuidade" acreditar que Dirceu não soubesse do esquema Delúbio Soares-Marcos Valério. Procurado para comentar, Dirceu não quis responder. Por sua assessoria, informou que não falaria porque o assunto "é requentado". Lula, Teixeira, Silvio Pereira, Delúbio Soares e José Genoino não deram retorno. O deputado José Mentor, relator da CPI do Banestado, negou que tenha "blindado" Teixeira. "O Roberto é meu amigo há 40 anos, mas não houve blindagem."

Estado – Com que sentimento o sr. está assistindo à maior crise do PT?

Paulo de Tarso Venceslau – Diz o ditado que o pepino se torce enquanto é novo. O PT teve essa oportunidade há dez anos, quando contei para Lula que Roberto Teixeira estava usando o nome dele para arrecadar dinheiro para o PT, com métodos que não eram lícitos, o que foi comprovado por uma auditoria externa e uma sindicância interna. Lula reagiu com destempero, achando que eu devia ser expulso, para preservar o compadre. Isso quando havia um relatório de investigação, assinado por Bicudo, Cardozo e Singer, pedindo a cabeça do Teixeira.

Estado – Qual a conseqüência do relatório?

Venceslau – Nenhuma. O Lula foi o primeiro a saber do caso. Sabia do comprometimento do seu compadre, sabia do volume de dinheiro público envolvido, e fez questão não só de acobertar, mas de punir quem tinha descoberto.

Estado – Podia ter cortado na própria carne já naquele momento?

Venceslau – Devia, é claro. Se era seu compadre, paciência. O compadre que não tivesse abusado da amizade dele. Nesse episódio Lula se consolida como caudilho e o partido se ajoelha diante dele. Esse ajoelhar foi mortal para o PT.

Estado – Por que "caudilho"?

Venceslau – Por que ele foi ungido de uma liderança incontestável, poderosa, em que todo mundo passou a fazer aquilo que mandava. Ele já tinha uma liderança natural, histórica, mas nunca tinha sido tão formalizada. O poder do Lula passou a ser quase que absoluto diante da máquina partidária. O partido se ajoelhou.

Estado – A roupa suja deveria ter sido lavada naquele momento?

Venceslau – É evidente. Dei a grande oportunidade de mostrar que o partido era aquilo que eu e muita gente tínhamos na cabeça: impessoal, no sentido de não ter caudilho nem chefão, no sentido de que deviam prevalecer os princípios, os valores que estão estabelecidos, nos quais se votava.

Estado Qual foi o papel do José Dirceu?

Venceslau – O Zé Dirceu era o executor. Até então aparentava manter uma velha amizade comigo, mas passou a ser meu algoz. Naquele momento ele provou pro Lula sua extrema lealdade. Um caudilho com esse poder, um partido de joelhos e um executor como o Zé Dirceu só podia levar a isso que estamos vendo hoje. Os atores são praticamente os mesmos, com pequena variação.

Estado Quem seria o Valério na época?

Venceslau – O Teixeira. Ele era o grande operador. Ele se apresentava nas prefeituras em nome do Lula, para pegar dinheiro para o PT.

Estado Como pode ser possível a montagem dessa máquina de dinheiro - o valérioduto - dentro do PT?

Venceslau – Silvio, Delúbio, essas pessoas foram postas no entorno de Dirceu. Silvinho, por exemplo, sempre foi uma pessoa medíocre no PT. Foi alçado a dirigente pelo Zé Dirceu e virou pau-mandado. Assim como o Delúbio. São pessoas que raciocinam muito pouco, não precisam pensar muito. Tinham de executar.

Estado – Paus-mandados de quem?

Venceslau – Do Zé Dirceu, que era o grande comandante, o grande chefe desse pessoal. Quem mandava e desmandava era Dirceu. A maquina partidária era controlada a mão-de-ferro por ele.

Estado – Delúbio Soares afirma que Dirceu não sabia do esquema.

Venceslau – Isso é conversa para boi dormir. Zé Dirceu controlava o partido, colocava as pessoas nos postos que lhe interessavam, mantinha sob rígido controle. É ingenuidade achar que não sabia a origem dos recursos. Até porque o Delúbio não tem capacidade, nem origem, formação, preparo nem nada para montar um aparelho desse tipo. Vamos ser realistas. É um sindicalista do interior de Goiás, professor de carreira do Estado, neófito em São Paulo, nunca circulou nas rodas do poder e de repente adquire amizade sólida com um grande operador chamado Marcos Valério. É piada achar que ele fez isso da cabeça dele.

Estado – Além de José Dirceu, quem sabia, na sua opinião?

Venceslau – Ninguém é ingênuo ali. Cedo ou tarde certas relações vão ser esclarecidas. Eles acharam que podiam manter a impunidade o resto da vida. Pisaram no tomate e vão pagar caro. Ao entrar com essa prática condenável aí, não se expuseram só do ponto de vista moral, mas político-histórico. Ao renegar a própria formação ideológica, marxista, se comprometeram até do ponto de vista intelectual. O oportunismo foi tão exacerbado, foram com tanta sede à fonte que acabaram renegando a matéria-prima em que sempre deveriam beber. Estão pagando caro. A história é implacável. Todos vão ter de prestar contas.

Estado – O sr. acha que o presidente Lula sabia o que ocorria no partido?

Venceslau – O Lula sempre geriu de perto as questões que envolvem sua relação de poder. Claro que não vai estar mandando fazer, mas saber, ele sabia. Não os detalhes. Comparando com a época que estourou o negócio do Teixeira: a primeira pessoa que soube foi Lula. Eu levei para ele, pessoalmente. E o tempo todo fingiu que não sabia. Evidentemente que Lula não operava, assim como não está operando hoje, mas como ele sabia naquela época, ele sabe hoje, sempre soube.

Estado – Sempre soube o quê?

Venceslau – Que havia mecanismos não muito ortodoxos para manter a base, garantir maioria, se relacionar com partidos. Que ele ficou sabendo do mensalão nem se discute mais. Não sou eu que estou dizendo. Pessoas disseram que ele sabia. Eu não estranho.

Estado – E no caso do José Genoino?

Venceslau – Genoino foi um dos poucos que botou a impressão digital lá. A partir do momento em que assinou aqueles documentos, os contratos, dispensa comentários. Seu grau de comprometimento eu não saberia dizer.

Estado – Como o sr. viu a saída do deputado José Dirceu do governo?

Venceslau – Ele saiu porque a casa caiu. Eles sabiam antes, já. Quem está no meio da fogueira tem a dimensão de onde a coisa vai estourar. O Zé Dirceu aceitou a saída do governo porque já tinha visto na frente o que ia acontecer. Sabia que os nomes iam aparecer. Disse que era contra a CPI porque, por mais fraquinha que fosse, ia pegar o Silvinho. Você acha que o Dirceu não sabia que o Silvinho tinha um Land Rover?

Estado – O sr. conheceu Silvio Pereira no começo da militância?

Venceslau – Nos anos 90, quando eu militava no PT, o Silvinho ficava exibindo grife italiana, roupas e sapatos carésimos. Todo mundo se espantou: qual é a desse cara? Todo mundo pagando para trabalhar, e o cara exibindo grife, e só vivia daquilo. Se as datas estiverem certas, ele veio pro PT com 17 anos de idade e nunca mais saiu da máquina do PT. Um cara que veio de uma comunidade de bairro da igreja, da periferia de Osasco, de repente andando de Land Rover. Eu não sabia que o PT oferecia carreiras profissionais tão exuberantes assim.

Estado – E a nota em que Dirceu diz estar sendo linchado pela imprensa?

Venceslau – Achei incrível, porque o Dirceu linchou muita gente. Ele tem uma semelhança de comportamento com Lula: nunca sabe de nada. E é o cara que tem aquele controle rigoroso de tudo. Pessoas eram expulsas, eliminadas de cargos no PT, deixavam de ser candidatos e não sabiam direito o que acontecia, mas o Dirceu sempre estava ali por trás, mexendo os pauzinhos. Agora ele vem dizer que é linchamento. Ora, é um linchamento que ele próprio construiu. Ele preparou seu cadafalso. Ele construiu uma situação em cima de falácias, de mentiras, e agora está pagando por elas. Só isso.

Estado – O que o sr. acha que vai acontecer a curto e médio prazo?

Venceslau – Eu torço para que Lula acabe o mandato, não tenha impeachment, e seja derrotado nas urnas. E o PT, com Tarso Genro, consiga se reformular. Mas tem muita água para passar. E podem aparecer mais cadáveres e comprometer mais a figura do presidente. Pode chegar lá. Torço para que não chegue, para que o Lula seja preservado politicamente, institucionalmente, e seja enterrado nas urnas. Acho a melhor saída para o Brasil e para todos nós.

Estado – É possível o sr. voltar para o PT?

Venceslau – Enquanto essa burocracia estiver aí é impossível.

Estado – Em que condições o sr. voltaria?

Venceslau – No dia em que a roupa suja for lavada pra valer. O Tarso é uma pessoa que gosto, conheço. Ele tem algumas qualidades que fogem desse padrão que Dirceu montou. Essa profissionalização burra de quadros partidários e despreparados. O Tarso é preparado, realizado profissionalmente, foge desse padrão.

Estado – O sr. tem ouvido falar do advogado Roberto Teixeira?

Venceslau – Ele está blindado, completamente blindado. Mas na hora em que reabrirem o caso Banestado talvez a gente descubra por que foi blindado.


Denunciante acabou expulso do PT por conta do caso CPEM

O economista Paulo de Tarso Venceslau denunciou ao PT o caso CPEM - denúncias de tráfico de influência entre a empresa e prefeituras do PT - em 1996. O partido instituiu uma comissão de investigação, formada por Paul Singer, Hélio Bicudo e José Eduardo Cardozo. No relatório, os três advertem Roberto Teixeira, amigo de Lula, por "grave falta ética".
A direção do PT preferiu divulgar versão "condensada" do relatório, sem trechos que criticam Teixeira, o que configura um simbólico voto de censura.

Em entrevistas sobre o caso, Teixeira não só omitiu a existência da advertência como se absolveu de qualquer deslize. Paulo de Tarso foi expulso em 1998.

Teixeira permaneceu no partido e mantém a amizade com Lula. Ele também é amigo do deputado José Mentor, relator da CPI do Banestado, onde até agora não foi aprovada a convocação do ex-presidente da Transbrasil Antônio Celso Cipriani. Como advogado, Teixeira defende os interesses da Transbrasil e de Cipriani, de quem também é amigo.


Os trechos omitidos

"Que Roberto Teixeira tentou deliberadamente em todo o seu depoimento encobrir sua atuação de apresentar a CPEM a prefeituras administradas pelo PT, apesar de todas as manifestações anteriores e das demais evidências apontadas por esta comissão. Efetivamente, Teixeira não queria que sua atuação em favor da CPEM junto a prefeituras petistas fosse caracterizada." (folha 96)

"Que o próprio Roberto Teixeira avalia que em alguma medida a sua conduta fugiu dos rígidos padrões éticos que o PT espera ser seguido por quaisquer de seus militantes." (folha 97)

"Que é impossível não reconhecer uma grave falta ética em sua conduta posterior, quando toma ciência de que a atuação da CPEM poderia ter irregularidades alarmantes." (folha 98)

"Que é impossível negar, pois, que Teixeira não soubesse da suspeita de fraude na atuação da CPEM em São José dos Campos, e da possibilidade de que a fórmula de pagamento esboçada em contratos-padrão não pudesse qualificar um verdadeiro engodo para os prefeitos que receberam sua indicação. Como militante do PT, nesse momento, passou a ter o dever ético de informar Lula (a quem originalmente havia referenciado o serviço). Dentro do possível, como advogado e tendo acesso à CPEM, deveria ter ido a fundo nas investigações, buscando esclarecer os fatos. Com isso, poderia evitar que o partido e as administrações petistas fossem induzidas a erro pela própria apresentação que fez da CPEM." (folha 99)
Fonte: Blog do Noblat

Baixinho!

O assessor do “Professor Luizinho” também enfiou a mão na jaca. Ao saber do fato o deputado disse que se tratava de um homônimo. Depois que o número do RG foi confirmado como sendo do assessor, disparou a pérola: “alguém está montando documentos falsos”. A retirada feita por José Nilson dos Santos, foi de apenas vinte mil reais. Em espécie. Dinheiro que daria para o nobre deputado comprar um terninho na “Casa Bambini”. Vamos esperar a versão oficial. De antemão sabemos que não foi um homônimo que sacou. Nem tampouco houve armação da CIA para comprometer o impoluto parlamentar. Teria sido coisa da KGB?

Sidney Borges

Entrevista com Luciana Genro

Entrevista concedida a Marcelo Salles.

Naquele fim de quarta-feira (20/7), um Delúbio Soares exausto (de tanto dar evasivas?) estava à disposição dos parlamentares. A intervenção na CPMI dos Correios da deputada Luciana Genro (PSOL-RS) só aconteceu depois da meia-noite, quando a professora gaúcha resumiu bem as 14 horas de depoimento: "Não sei o que é pior, se é ver o secretário-geral do PT e o tesoureiro do PT se negando a falar sobre seu patrimônio ou se é ver ACM Neto (PFL-BA) dizendo que o PT inventou a corrupção. Olha só Delúbio, o palanque que vocês armaram pra eles!". Nessa entrevista ao Fazendo Media Luciana fala da crise política, da cúpula do PT e de como a mídia grande escolhe seus próprios candidatos.

Deputada, eu gostaria de começar perguntando sobre sua participação na CPMI dos Correios, quando durante o depoimento de Delúbio Soares você dizia não saber o que era mais triste, se era o PT envolvido nisso tudo ou se era ACM Neto (PFL-BA) dizendo que o PT tinha inventado a corrupção. Você acha que a situação política brasileira chegou ao ponto de o eleitor não ter mais para onde canalizar seu voto?
Acho que isso que está acontecendo com o PT atinge toda a esquerda e cria um sentimento de desilusão e a idéia de que todos os políticos são iguais. Isso bate com muita força na militância que acaba fazendo com que uma parte dela vá pra casa, e também bate no povo em geral, que ao não diferenciar mais os políticos acaba votando em qualquer um. Eu não vejo mais o PT como um partido de esquerda. Acho que o PT morreu enquanto uma alternativa de mudança do país e passou a ser um partido igual aos outros. Você escutou meu discurso naquela noite (20/7) quando eu coloquei uma questão importante que é o fato de que todo esse problema não se resume a uma questão moral e ética. É também uma questão moral e ética. Mas é fundamentalmente uma questão política porque o PT chegou nesse mar de lama pelas opções políticas que ele fez.

Poderia explicar melhor?
No momento em que ele optou pelo vale-tudo pelo poder ele jogou suas bandeiras programáticas na lata do lixo, abraçou o modelo neoliberal, cujo momento extremo foi aquela Carta ao Povo Brasileiro, que mostrou que o PT estava aderindo a um modelo totalmente diverso daquilo que ele sempre defendeu, ao ponto de incluir o PP do Maluf e a antiga tropa de choque do Collor no governo. A arrecadação ilícita de recursos também faz parte dessa opção pelo vale-tudo. E o mensalão, que eu acredito que exista, é conseqüência também dessa lógica. No momento em que o PT optou por dar as costas para sua base social e se aliar com partidos totalmente fisiológicos, com os quais ele nunca teve nenhuma afinidade ideológica e que são partidos que tradicionalmente sempre trataram a política como uma negociata, só poderia acabar tendo que pagar aos deputados para eles darem respaldo ao governo do PT. Por que o PP de Maluf ou o PTB de Roberto Jefferson iria ajudar o governo Lula, votando a Reforma da Previdência, a blindagem do Meirelles? São coisas que queimam os políticos junto à opinião pública. Só votam isso na base do mensalão. Se fosse o PSDB não, o PSDB é um partido mais ideológico, talvez não precisasse de mensalão; o PSDB realmente tem um projeto político, aliás, muito parecido com o do PT hoje e não é à toa que alguns dirigentes do PT, que hoje substituem os acusados, como é o caso do Tarso, que vem com a idéia de moralização do PT, defendem aliança com o PSDB porque com o PSDB há clara afinidade ideológica em termos de projeto político para o país. E aí eles não precisariam pagar mensalão para ter os votos e a estabilidade política no Congresso.

Você poderia falar um pouco mais da cúpula do PT pra gente tentar entender como essas opções do partido foram acontecendo?
Olha, o PT sempre teve um campo majoritário, uma corrente política que sempre teve a hegemonia na direção do partido.

Seria a Articulação?
A Articulação, que junto com a Democracia Radical do Genoino formaram o campo majoritário. Então eles sempre tiveram controle férreo do PT. E o Lula sempre foi parte desse grupo. Por isso essa idéia de que o Lula não sabia de nada, de que o Lula é inocente, isso aí é uma coisa totalmente ridícula. Porque o Lula sempre foi com o Dirceu o cabeça desse grupo. O Dirceu era o operador político do Lula, então eles sempre agiram de comum acordo. O Lula poderia não saber dos detalhes das operações políticas, mas o conjunto de ações que foram tomadas por esse grupo, o controle férreo que eles sempre tiveram sobre o partido, inclusive essa arrecadação ilícita de recursos, que já se manifestaram lá em Santo André, onde a morte de Celso Daniel está claramente relacionada com isso. Eles foram sempre o grupo coeso que sempre operou essa política toda. Então eles sempre ganharam as eleições internas do PT em função da influência política do próprio Lula dentro do partido e também do poder econômico porque dentro do PT o poder econômico também tem um peso importante para a vitória dos grupos que se apresentam nas eleições internas.

Até que ponto as críticas contundentes dos partidos mais à esquerda, como vocês do PSOL, ajudam na volta da direita tradicional, PSDB e PFL, em 2006?
Acho que a crítica não é o problema. O problema são as ações do PT que levaram à possibilidade de a direita ter um palco hoje pra tentar aparecer como defensora da moralidade. As críticas são necessárias justamente para mostrar que existe uma alternativa pela esquerda. Porque se a gente se calar para proteger o PT, aí sim, só a direita vai capitalizar o descontentamento popular, a frustração da população com o governo Lula. Então é fundamental, e acho que nós do PSOL cumprimos um papel muito importante para apresentar uma alternativa pela esquerda. A candidatura da Heloísa Helena em 2006 vai ser decisiva. Claro que a gente não tem ilusão de que vai poder ganhar essa eleição, isso seria realmente muito difícil, só numa conjuntura de quase convulsão popular pra Heloísa Helena ganhar, mas vai ser importante para mostrar que nem toda a esquerda se rendeu a essa lógica do PT de fazer política e que portanto existe uma alternativa à esquerda, e ao mesmo tempo denunciar a direita. E eu faço questão, sempre que eu falo, aquela noite inclusive eu comecei minha intervenção assim: não sei o que é pior, se é ver o secretário-geral do PT e o tesoureiro do PT se negando a falar sobre seu patrimônio ou se é ver ACM Neto dizendo que o PT inventou a corrupção. E eu disse: "Olha só Delúbio, o palanque que vocês armaram pra eles!". Foi isso que ofereceu essa possibilidade pra direita, de poder voltar com tudo e se aproveitar da memória fraca do povo, pra tentar se fazer passar por defensores da moralidade.

E geralmente são esses parlamentares que, todos os dias, têm espaço no telejornal. Cito dois: Rodrigo Maia e ACM Neto. Esses dois todos os dias estão no Jornal Nacional. Por que isso acontece?
Olha, é evidente que a Rede Globo e os grandes meios de comunicação têm interesse em fortalecer figuras que sejam da confiança deles. Então eles lançam aí esses balões de ensaio, aí, com ACM Neto, com o Rodrigo Maia, a Denise Frossard, que não é a mesma coisa que ACM Neto e Rodrigo Maia mas que também é uma política no campo mais conservador, também tem sido bastante projetada. O próprio Jefferson Perez, que vem sendo mostrado como um baluarte da ética, eu não conheço muito bem a trajetória política dele, não tenho nada contra ele, mas não tenho também nada muito a favor. Mas são todas tentativas da mídia de construir figuras que tenham uma certa projeção. A Heloísa Helena tem conseguido cavar algum espaço também, porque ao mesmo tempo em que eles lançam essas figuras eles também são obrigados a repercutir as pessoas que tenham intervenção importante na conjuntura. Então eventualmente a Heloísa Helena tem aparecido na grande imprensa e na própria Rede Globo, mas não é fácil cavar um espaço pra nós, porque realmente eles preferem polarizar entre o PT e a oposição de direita.

Fonte: Fazendo Média

Mudança de endereço

A Fundart vai sair do Casarão do Porto.Vai ocupar a casa ao lado, recentemente alugada. A locação que seria feita em parceria com a Setur será bancada integralmente pela Fundart. Teria sido bom para a Setur participar. A nova casa tem espaço para abrigar os trinta artesãos do projeto eleitoreiro da gestão passada. Alegando falta de verbas, a Secretaria de Turismo preferiu ficar com os artesãos. Se foi bom negócio, só o tempo dirá. A Fundart também padece de falta de verbas, mas agiu no interesse da cultura de Ubatuba. O Casarão do Porto precisa urgentemente de restauração. É prioritário. É fundamental que logradouros históricos sejam preservados. Nesse rol se inclui o prédio que abriga a Câmara Municipal. Por falar em Câmara, haverá alteração na mesa da mesma. Um dos componentes protocolou requerimento pedindo para sair. Disse ao Ubatuba Víbora que precisa cuidar da vida parlamentar, dar atenção aos eleitores. Estamos curiosos para saber quem ocupará a cadeira vaga. Consultei alguns vereadores. Nenhum mostrou interesse.

Sidney Borges

Preservação de ruinas em Ubatuba

Vereador solicita apoio para preservação de ruínas

O vereador Charles Medeiros em conversa com o Secretario de Cultura do Estado, João Batista de Andrade, comentou sobre a necessidade de efetuar parcerias entre o município e o estado, referente a estudos sobre a identificação dos patrimônios históricos do município, principalmente em relação às ruínas existentes. "São bens de valor imensurável para a humanidade e que precisam urgentemente ser preservados e restaurados. Na Região Sul, existem ruínas da época da escravidão, são edificações de um visual único, que infelizmente a degradação e a falta de um programa de conservação estão transformando em um amontoado de pedras", comentou Medeiros.
João Batista prometeu que viabilizará os trâmites para a devida parceria e parabenizou o vereador pela atenção ao acervo arqueológico da cidade. São bens que fazem parte da história da humanidade. "São patrimônio coletivo, onde todo e qualquer cidadão tem que saber explorar, para que nunca se esqueçam do fato ocorrido e entendam melhor sua identidade". Terminou o Secretario Estadual.

Fonte: Assessoria Charles Medeiros

Notícias da Embraer

divulgação

A Embraer firmou pé no Canadá. Terra da Bombardier, a maior rival

Embraer 175 para a Air Canada
Aeronave foi homologada neste mês no Canadá

A Embraer celebra hoje a entrega do terceiro de 15 jatos EMBRAER 175 para a Air Canada, cliente-lançador do modelo, em cerimônia realizada na sede da Empresa em São José dos Campos, São Paulo. As entregas dos 15 aviões EMBRAER 175 da Air Canada devem ser concluídas até o fim do ano. As entregas dos dois primeiros jatos EMBRAER 175 da companhia canadense aconteceram na semana passada.
Fonte: Embraer

Tucanos pousam no grande pântano

Augusto Nunes
O PSDB vinha encarnando no novelão dos corruptos o papel do mocinho durão, mas pronto para ajustar o fio da suspeita às conveniências político-eleitorais. Não convinha ao partido, por exemplo, atirar o presidente Lula da Silva ao pântano onde nadam de braçada - em meio a alevinos adquiridos nos criadouros mais fétidos do PP, do PTB e do PL - os delúbios, silvinhos, serenos e valérios treinados pelo instrutor José Dirceu.
Para o PSDB, o escândalo está de bom tamanho: o cardume de peixes graúdos é suficientemente impressionante para dispensar a incorporação da grande baleia. Melhor arrastar o presidente até a campanha de 2006, que exibiria um candidato à reeleição com sapatos salpicados de lama.
(Leia na íntegra)

Notícias da Prefeitura

divulgação
Máquina de limpeza de praias é apresentada à Prefeitura de Ubatuba

Uma equipe da prefeitura assistiu na manhã desta terça-feira, 27, uma demonstração de uma máquina limpadora de praia. Essa máquina realiza a limpeza da areia, revolvendo e retirando sujeiras que estejam até 12 cm de profundidade. Detritos de diversos tamanhos, como filtros e maços de cigarro, lacres de latas e cacos de vidro além de garrafas pet são retirados facilmente pela máquina.
Outra vantagem é o saneamento proporcionado pela movimentação e secagem da areia. O vice-prefeito, Domingos dos Santos, disse que achou interessante e vai estudar a proposta juntamente com o Prefeito, Secretário de Obras e de Meio Ambiente. “É um meio de manter nossas praias limpas e saneadas, porém precisamos agora estudar a viabilidade de manter uma máquina desse tipo aqui em Ubatuba”. PMU

quarta-feira, julho 27, 2005

Saiba quem sacou!

Clique aqui e saiba os nomes dos que sacaram das contas de Funéreo, digo Valério.

Sidney Borges

Funéreo vai em cana!

CPI dos Correios pede a Ministério Público prisão de Valério
Os integrantes da CPI dos Correios aprovaram um requerimento sugerindo que o Ministério Público Federal analise a possibilidade de pedir a prisão preventiva do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza. No mesmo requerimento, os integrantes da comissão pedem que o publicitário tenha seus bens indisponíveis. A decisão de pedir à Justiça a prisão cabe ao Ministério Público.A argumentação dos parlamentares é de que, solto, Valério estaria coordenando a destruição de documentos que seriam necessários para a investigação da CPI.
(leia na Íntegra)

Corruptos e corrupção

A lama se espalha. Pinga em um, respinga em outro e vai manchando biografias. Para observadores atentos, nada há de novo no front ocidental. Reputações ilibadas, nunca d’antes postas em questão, sabemos agora, jamais estiveram limpas. Apenas pareciam limpas. Há sujeira na política. Há sujeira no congresso. Há sujeira entranhada na alma do poder. Sujeira irremovível. Sujeira perpétua. O poder corrompe. A frase não é nova, mas é atual. O novo é constatar que o poder corrompe sem distinção. Até esquerdistas brasileiros são passiveis de corrupção. Quem diria, caiu o último bastião da decência mundial. No passado lutaram com bravura. Foram perseguidos, presos, torturados. Queriam libertar o povo brasileiro. Libertar para usar ternos Armani, dirigir jipes Land Rover, viajar em jatinhos, freqüentar hotéis de luxo, ter casas em praias de burgueses. Queriam os símbolos do capitalismo decadente que combateram com o próprio sangue. A esquerda morreu! A decência morreu! Se servir para consolar alguém, isso é aplicável a todos os políticos. Não só aos neocorruptos. A prova está aí para quem quiser. Basta usar aritmética elementar e confrontar os ganhos dos “homens públicos” e suas posses. Ninguém jamais fará isso. Eles lutarão até a morte para impedir. Nunca me enganaram nem enganarão. É uma imensa corja de safados. Dizem que há exceções. Não consigo apontar um único nome. O que mais me enoja é saber que quando a onda moralista terminar, tudo vai continuar como sempre foi. Roubalheira geral. Gatunagem explícita.

Sidney Borges

Eliane Cantanhêde

Um é pego com dólares na cueca, o outro recebe pacote de reais e compra apartamento, um terceiro ganha Land Rover de quem tem licitações milionárias com o Estado. E toda a cúpula é suspeita de receber e de distribuir milhões e milhões para parlamentares --fora de campanha eleitoral!

Jogar todos os políticos na mesma lama pode até distrair a arquibancada, mas os camarotes estão vendo quem é quem, quem fez o quê, o que é dinheiro de campanha e o que é corrupção da grossa, que se transforma em patrimônios pessoais.

Dizer que o vizinho também rouba não é prova da inocência de ninguém.
(leia na íntegra)

Por falar...

Roberto de Mamede Costa Leite
Lí, no Ubatuba Víbora, de autoria de Luiz Roberto Moura,
"Interesse público ou privada?".
Lembrei de frase recente, que li:
"O grande problema dos políticos brasileiros é que estes fazem da sua vida pública uma extensão da privada...".
De momento, voltando à tv para voltar a assistir à CPI dos Correios lembro que há uma por aqui.
Ainda existe? E, caso positivo, como está???
r-mamede@uol.com.br

Notícias da Prefeitura

Perequê-Açu recebe Prefeitura no Bairro

O Perequê-Açu será o terceiro bairro visitado pelo programa Prefeitura no Bairro, ação conjunta de todas as secretarias municipais de Ubatuba. O evento está programado para os dias 6 e 7 de agosto, no Terminal Turístico do Perequê-Açu. Os bairros Estufa II e Perequê Mirim já receberam o projeto Prefeitura no Bairro e as comunidades tiveram um contato mais próximo com as atividades promovidas pela administração municipal. As comunidades já atendidas puderam solicitar segunda via de documentos, praticar atividades físicas, aprender a montar hortas caseiras e técnicas de trabalhos manuais e artísticos, entre outras atividades. O trabalho começa na segunda-feira anterior ao evento, quando homens e máquinas da Secretaria de Obras percorrem o bairro. O ponto alto do evento acontece aos domingos, quando a afluência de publico é maior. O prefeito Eduardo César e todo o secretariado atendem a população, durante a manhã.
Para o bairro do Perequê-Açu já está definida a sessão de cinema do sábado, 6. O filme a ser apresentado é Sherk 2, desenho animado, que conta a continuação a história do Ogro que se casou com uma princesa. Agora Shrek vai conhecer a família da esposa, com momentos que vão garantir boas gargalhadas a crianças, jovens e adultos. O filme será apresentado à partir das 17h30. PMU



Feirantes de Ubatuba receberão treinamento para manipulação de alimentos

As Secretarias Municipais da Agricultura, Pesca e Abastecimento e da Saúde, através da Vigilância Sanitária promovem no próximo sábado, 30, o “Treinamento para Manipulador de Alimentos”. Esse curso é destinado aos feirantes de Ubatuba e acontecerá no auditório da Secretaria da Saúde, que fica na Av. Rio Grande do Sul, 710, à partir das 14h.
“É muito importante a participação de todos os feirantes nesse treinamento, pois servirá como critério para renovação da licença para 2006, alem de ser uma ótima oportunidade de conhecer novas técnicas”, diz Mirna Zucheratto, da Secretaria de Agricultura. PMU



Fundo Social de Ubatuba apresenta trabalhos à Primeira Dama do Estado

A presidente do Fundo Social de Ubatuba, Denise César, apresenta no próximo dia 4, em Taubaté, os trabalhos desenvolvidos em Ubatuba através dos Projetos de Geração de Emprego e Renda assistidos pelo Fundo Social do Estado de São Paulo.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lu Alckmin, está realizando reuniões de avaliações dos Programas de Geração de Renda em todas as regiões dos Estado e Taubaté foi a cidade escolhida para o Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Nesses encontros são apresentados os resultados conseguidos pelos Fundos Municipais e todos trocam experiências. Ubatuba terá um estande onde serão apresentados os trabalhos já realizados em parceria com a Secretaria de Assistência Social, como panificação, massas, aproveitamento de soja, artesanato, entre outros.
“Vamos mostrar que Ubatuba vem levando a sério a questão da geração de emprego e renda. No primeiro semestre muitas pessoas tiveram oportunidade de buscar novos horizontes. Vamos continuar trabalhando para diminuir o número de pessoas fora do mercado de trabalho”, disse Denise. A reunião e apresentação dos trabalhos acontecem na Associação do Empregados no Comércio de Taubaté. PMU



Solicitação de licença para novos ambulantes será de 1 a 30 de setembro

A partir deste ano as novas licenças de comerciante ambulante (incluindo feira de artesanato) deverão ser requeridas no Protocolo da Prefeitura de Ubatuba de 1 a 30 de setembro. O interessado deverá apresentar a cópia dos seguintes documentos: cédula de identidade, CPF, carteira de vacinação atualizada, título de eleitor de Ubatuba com comprovante de votação da última eleição, prova de incapacidade física, comprovante de residência por mais de dois anos em Ubatuba, duas fotos 3x4 recentes, declaração de bens imóveis e veículos automotores que possua e certidão expedida pelo cartório eleitoral atestando a validade do título de eleitor do município.
Para os ambulantes já licenciados o prazo de renovação será de 1º a 31 de agosto. PMU



Enseada recebe torneio de Beach Soccer feminino neste final de semana

A Secretaria de Esporte e Lazer promove um torneio de Beach Soccer Feminino neste final de semana na Praia da Enseada. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 29, na sede da Secretaria e são gratuitas. O sorteio acontece no sábado, à partir das 13h30 e as partidas acontecem logo em seguida. As partidas serão disputadas no sistema mata-mata, com três tempos de dez minutos. Em caso de empate haverá prorrogação de três minutos e persistindo, as equipes decidem a disputa através da cobrança de tiros livres alternados.
A organização do evento prevê a participação de dezesseis equipes, inclusive algumas de municípios vizinhos. “O time do Poiares, de Caraguatatuba, já se inscreveu e outros fizeram contato. Vamos ver se confirmam a participação”, diz Damião Celestino, que participa da organização do torneio. “O torneio serve também para os técnicos começarem a observar jogadoras para a seleção de Ubatuba, que representará a cidade em diversos torneios”, completa Damião.
O torneio de Beach Soccer Feminino da Praia da Enseada recebe o apoio do vereador Mico, que é um dos maiores incentivadores do esporte na cidade. “O vereador Mico tem apoiado diversos eventos da Secretaria e também alguns atletas avulsos, e isso tem feito dele um grande parceiro”, diz o secretário Bittencourt Jr. O evento ainda conta com o apoio da Image Estética, Drª Daniela Fuchs e Esquina das Modas. PMU
Muita animação nos Jogos de Inverno em Ubatuba

Os Jogos de Inverno 2005 de Ubatuba reuniram um bom público na Praia Grande, no último domingo, 24. Reunindo em um mesmo local futvôlei, vôlei de praia e frescobol, o evento buscou inserir modalidades que não eram muito divulgadas na cidade, como o futvôlei e o vôlei de praia, e resgatar o frescobol, que não tinha torneios oficiais na cidade há cerca de dez anos.
O Secretário de Esporte, Bittencourt Jr., pretende continuar investindo nessas modalidades. “Nós já temos o espaço já que diversas praias podem abrigar esse tipo de evento em Ubatuba. Para 2006 queremos implantar um circuito dessas modalidades, inclusive trazendo atletas de outras cidades”, disse o secretário, que aproveitou e participou de algumas competições. “O pessoal acha que por estarmos atrás de uma mesa, nós perdemos a prática, mas eles viram em quadra que a forma continua a mesma”, brinca Bittencourt, que ficou em primeiro no futvôlei (sem perder nenhum set) e quarto no vôlei masculino, atuando em dupla com seu irmão Caio.
A equipe de recreação também garantiu o lazer dos pequenos, com jogos de mesa, oficina de pintura e pintura facial.
Confira os campeões dos Jogos de Inverno 2005: Vôlei feminino 1º - Jéssica/Talassa, 2º - Mônica/Meire; Vôlei masculino 1º - Antonio/Paulo, 2º - Haroldo/Chiquinho; Frescobol masculino 1º - Edinho/Cidenil, 2º - Helio / Joel; Frescobol feminino 1º - Camila/Débora, 2º- Carla/Paula; Frescobol Trinca 1º - Michele/André/Carla, 2º - Marquinhos/Bernardete/Piriquito; Futvôlei – 1º Bittencourt/Caio, 2º Aleixo/André PMU
Bodyboarders fazem a festa na Vermelhinha

A Praia Vermelha do Centro, em Ubatuba foi palco da quarta etapa do Circuito Paulista de Bodyboard / 2ª Taça Ubatuba de Bodyboard no último final de semana, dias 23 e 24 de julho. Com ondas de meio a um metro, os atletas puderam desenvolver boas manobras e empolgaram o bom público que compareceu à competição.
Entre os destaques, Valdomiro Mirinho, que venceu a etapa e ruma ao tricampeonato paulista e Jéssica Becker que venceu as categorias profissional e amadora. Bene Santana, de Ubatuba, levou a categoria amador masculino
Débora Ross, promotora do evento ficou satisfeita com a etapa. “O evento foi um sucesso e a etapa, poderia ser comparada a uma do brasileiro. Tivemos a participação de grandes nomes como a bicampeã mundial, Neymara Carvalho, a atual campeã mundial amadora Naara Caroline e Erisberto Abranches, atual líder do circuito mundial”, disse Débora.
O evento foi promovido por Débora Ross em parceria com a FEBBESP, e contou com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Turismo e AUS - Associação Ubatuba de Surf e com o patrocínio de Kpaloa, Genesis, World Wave, Maraberto Pizza 1, Restaurante Ismael, Padaria Orquídea Palace,100% Brasil, Dr. Virgilio Barroso e Ângulo Certo Produções. PMU
Prefeitura de Ubatuba derruba liminar do Cetran

Guarda Municipal volta a fiscalizar o trânsito da cidade a partir desta quarta-feira (27)

O Juiz de Direito da 13ª Vara da Fazenda Pública em São Paulo, Dr. Edson Ferreira da Silva, concedeu nesta terça-feira, 26, liminar suspendendo os efeitos da deliberação do CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito) que proibia a Guarda Municipal de Ubatuba de exercer a função de agente de trânsito. A medida do Cetran atingiu 80% dos 330 municípios do interior do Estado que possuem guardas-civis municipais. Desde o dia 29 de junho os guardas não atuavam no trânsito. O pedido de liminar foi protocolado na última sexta-feira, 22, no Fórum João Mendes, em São Paulo.
O comandante da Guarda Municipal, tenente Luiz Carlos de Carvalho, avalia que o julgamento da liminar foi rápido e benéfico para a cidade. “Tudo o que é arrecadado com as multas é revertido para o próprio trânsito na cidade, como por exemplo, em sinalização e pintura de faixas que ajudam a organizar o trânsito“, explicou o comandante.
No período em que estiveram afastados do trânsito, os guardas continuaram com o policiamento dos bens públicos municipais e coordenando o trânsito em eventos, como Festa de São Pedro Pescador e a Festa de Divino. Hoje o efetivo da corporação é formado por 60 guardas municipais, sendo que cerca de 25 atuam diretamente no trânsito. PMU
Semana da Educação tem abertura festiva

Cerca de 300 professores da rede municipal de ensino participaram ontem da abertura oficial da XI Semana da Educação, um espaço para a reciclagem e discussão de importantes temas no atual processo educacional. A solenidade contou com a presença do prefeito municipal, Eduardo César, do seu vice, Domingos dos Santos, da secretária de Educação, Isabel Roseli de Leite, representantes da Delegacia de Ensino e de várias autoridades.
Num breve discurso, o prefeito Eduardo César ressaltou os avanços já registrados até o momento na educação do município. “Avançamos muito mas há muito ainda por fazer. Estou muito feliz em poder compartilhar desse momento com o magistério de Ubatuba e poder agradecer a todos o empenho e a dedicação para que juntos possamos construir uma sociedade mais justa e com maior qualidade de vida”, disse. Eduardo ainda lembrou que diferente dos anos anteriores, a Semana de Educação está, nessa sua primeira edição da atual administração, valorizando os profissionais de Ubatuba. “Antes os palestrantes eram todos de outras cidades. Nesse ano estamos valorizando grandes expoentes da educação que vivem aqui, no nosso município”, afirmou.
Um show alegre e contagiante com as cantoras integrantes do grupo “A Quatro Vozes” encerrou a solenidade de abertura da XI Semana de Educação de Ubatuba, que terá nos próximos dias uma agenda recheada de cursos, palestras e oficinas para capacitar mais de mil servidores da Educação Municipal. PMU
Vice-prefeito de Ubatuba participa de mutirão

Obra vai calçar trecho de estrada municipal

O vice-prefeito Domingos dos Santos participou das atividades de um mutirão promovido por moradores da Estrada Municipal 253, que liga o Bairro Sesmaria à Estufa II, na altura do novo Fórum.
Os moradores se organizaram para efetuar a obra de calçamento da Estrada, e todo fim de semana se reúnem para executar um trecho da obra. A prefeitura forneceu o material (bloquetes que foram retirados da Av. Guarani) e a comunidade entra com a mão-de-obra.
"Fico feliz em ver o entusiasmo dessa turma. Outras comunidades já vem conseguindo benefícios trabalhando dessa maneira. As parcerias tem sido fundamentais na execução de diversas obras pela cidade”, disse o vice-prefeito. PMU
Casa construída em área irregular é demolida pela Prefeitura de Ubatuba

Demolição faz parte do projeto de congelamento de núcleos de moradias construídos em áreas irregulares

Uma casa construída em Área de Preservação Permanente (APP) no loteamento irregular conhecido como Parque Guarani foi demolida na tarde de ontem (25) pela Prefeitura de Ubatuba. A casa estava desocupada e, segundo vizinhos, a moradora morreu há algum tempo. “A Prefeitura fez a demolição para que não haja novas invasões no local”, afirmou Claudinei Salgado, da Assessoria de Assuntos Comunitários, responsável pelo projeto de congelamento da Prefeitura de Ubatuba. A ação de demolição foi comandada pela Secretaria de Obras e contou com o apoio da Polícia Ambiental. O Parque Guarani é a décima primeira região do município a receber o projeto de congelamento de núcleos irregulares para impedir que novas ocupações aconteçam no local.

Poder de polícia

Até a próxima semana os servidores da Prefeitura que atuam no projeto de congelamento deverão concluir os trabalhos no Parque Guarani. Localizado atrás do aeroporto Gastão Madeira, o Parque Guarani é um dos núcleos irregulares de Ubatuba mais populosos. Além de uma área municipal, o Parque Guarani foi sendo construído também numa área pertencente ao Estado e o que é mais grave, numa APP – Área de Proteção Permanente, já que margeia toda a extensão do Rio Tavares. Segundo o prefeito Eduardo César, a Prefeitura usou de seu poder de polícia, assegurado pela Justiça, para efetuar a demolição e evitar prejuízos ainda maiores a cidade e até mesmo a quem viesse ocupar aquela moradia. “Precisamos estancar esse crescimento desordenado que invade áreas de proteção ambiental e de risco prejudicando com isso toda a população”, afirmou Eduardo. Todas as casas demarcadas pelo projeto não poderão fazer nenhum tipo de reforma ou construção em seu entorno sob risco de serem totalmente demolidas.

Núcleos já congelados

Desde o início de maio, quando se iniciou o projeto de congelamento pilotado pela Prefeitura de Ubatuba, 229 moradias foram registradas e fotografadas em sete pontos irregulares do município. O primeiro local a ser cadastrado e congelado foi o Morro da Pipoca, com 39 moradias. Seguiu-se os núcleos Indaiá I (32 moradias), Indaiá II (10), Casanga (45), Ranário (22), Morro da Antena em Itamambuca (14) e por último, todas as moradias, num total de 67, construídas dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, em quatro setores que compõem a Bacia do Rio Grande.

Parceria com o Parque

O Instituto Florestal, responsável pela administração do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar fez uma parceria com a Prefeitura para realizar o congelamento dentro do Parque tão logo soube do projeto de congelamento. “Trabalhamos em conjunto com o pessoal do IF e o resultado foi muito positivo”, declarou Claudinei Salgado, o responsável pelo projeto dentro da Prefeitura. Segundo ele, foram demarcadas 67 moradias, desde o alto da serra, mais precisamente na Barraca da Lingüiça até o pé da serra, todas dentro da Bacia do Rio Grande. As moradias demarcadas e congeladas dentro da área do Parque foram erguidas desde a cota 100 até a cota 950. PMU

Charles Medeiros nos extremos do município

Região Sul
No último dia 19, o vereador Charles Medeiros esteve no bairro da Pedra Preta, Região Sul, lá visitou Antonio Fernandes da Silva, 70 e sua esposa Clarisse Silva Fernandes 68, que solicitaram a Charles a possibilidade de viabilizar o cadastramento da família no Programa Luz Para Todos. Também pediram melhoria na ponte local. Gostaram de saber que o vereador já havia protocolado pedido junto a Administração Regional Sul nesse sentido.
O vereador foi acompanhado pelos senhores Mario Clarassoti e José Magalhães da Regional Sul. A prefeitura firmou compromisso de viabilizar a benfeitoria.
“È muito bom lidar com as pessoas simples que moram nos bairros mais distantes por conta da humildade dos mesmos, que sempre reivindicam para a comunidade e não para si próprio”, disse Charles Medeiros.

Região Norte
No mesmo dia, Charles Medeiros visitou a ponte pênsil, já acabada, que dá acesso ao bairro da Sesmaria, no Sertão do Ubatumirim. Charles havia estado lá há pouco mais de um mês, quando o morador Antonio Clemente dos Santos, de 93 anos, carinhosamente conhecido por “Tio Antonio”, pediu o término da ponte de acesso. Seu Antônio disse que gostaria de utilizar a ponte “ainda em vida”. Medeiros esclareceu então que tal solicitação já havia sido cobrada por ele à administração anterior e apenas a cabeceira fora efetivada.
Lá também encontrou Manoel Augusto, antigo morador do bairro, que agradeceu pelo empenho na agilização para o término da ponte, “Temos agora uma árvore com raízes fortes pra gente amarrrar nossa esperança”, comentou Augusto referindo-se a postura de compromisso, fidelidade às comunidades mais distantes do município.
“Fico extremamente satisfeito com uma conquista efetivada e pronta para servir a comunidade, terminou” Charles Medeiros.
Fonte: Assessoria Charles Medeiros

terça-feira, julho 26, 2005

Os chefes também erram

“Eu rejeito. Reajo com indignidade”.
Senador Delcídio Amaral, na CPI, há poucos instantes.
Ele provavelmente estava indignado e quis dizer indignação. Acabou fazendo um pronunciamento indigno. Fazer o quê? Silvio Pereira, ex-secretário do PT, partido do senador, costuma falar em “tampar o sol com um pandeiro” ou então “joelho de Aquiles”. Deve ser o “ar do pranarto”.


Sidney Borges

CPI

Renilda citou José Dirceu en passant. Disse que ele sabia. Depois chorou. Está todo mundo tirando casquinha de José Dirceu. Se alguém tinha dúvida de quem iria pagar a fatura, saiba que existe um endereço certo. José Dirceu. Até Fidel Castro, se for chamado a depor, vai dizer que ouviu falar de um tal de Dirceu, “pero me olvidei”. Problema. O que fazer com os carros que vivem me dando de presente? Em tempo. O JB diz que Dirceu vai renunciar. E Lula? Sabia ou não sabia? Se não sabia era porque todo mundo mentia. Delúbio enganava. Silvinho trapaceava e Genoino tergiversava. O esporte preferido da cúpula do PT é esconder os fatos de Lula. Que pescaria o quê? Enganar peixe não tem graça. Bom mesmo é enganar presidente. Será que Marcos Valério um dia teve cabelos? Ou foi sempre assim? Tentou usar Radumed? Não fazem perguntas interessantes. Só falam em mensalão. Essa gente parece não saber que mensalão é igual disco voador? Não existe, embora o ex-ministro, depois ex-secretário e atual assessor especial, Luiz Guschiken, diga o contrário. Até já viajou num. Junto com Waldomiro Diniz. Estiveram em outra galáxia. Vão voltar para lá em breve, definitivamente. Em mensalão Guschiken não acredita.

Sidney Borges

Sem palavras

Interesse público ou privada?

arquivo ubaweb

Obra de recuperação do muro da Praia de Itaguá, danificado recentemente

Luiz Moura
Todos que acompanham as matérias intituladas "De olho em Ubatuba" já puderam perceber que, em minhas observações, me limito a um pequeno trecho da cidade e que este trecho é dotado de infra-estrutura urbana privilegiada em relação ao município...
Tenho alertado e/ou pedido explicações ao poder público sobre a prática de atos estranhos às necessidades da população. Confesso que até agora os resultados auferidos ficam a desejar (e muito).
Hoje tomei um susto ao ver que a administração municipal deu continuidade a "recuperação do muro da orla do Itaguá" em um trecho que podemos interpretar estar o poder público executando obras para a proteção de bens de "um" determinado interessado.
Nota-se pela foto acima que dentro em breve, como historicamente comprovado, o quiosque em questão deverá aumentar sua "área de atuação" e desta vez com a ajuda da administração Eduardo César. Não seria o caso do interessado bancar o custo de recuperação do muro em uma extensão compatível com a sua "área de atuação"? Isto já foi proposto aos permissionários que exploram negócios na orla do Itaguá? Não está na hora dos beneficiários da lei 840/1986 retribuírem condignamente o município pela permissão há tanto tempo auferida?
O que está acontecendo deixa margem a pensarmos que o "avanço" feito pela prefeitura sobre a praia ao iniciar a recuperação do muro existente na orla do Itaguá foi de caso pensado (expansão de área para os permissionários). Agora só nos resta esperar uma explicação. Se é que virá, pois os donos do poder se acham acima de tudo e de todos. A praia, já estreita, sendo diminuída (sem um projeto global que justifique) e ninguém fala nada.
Quem conhece o muro existente na orla do Itaguá sabe que existem outros locais com prioridade de recuperação.
 
Free counter and web stats