sábado, maio 14, 2005

De olho em Ubatuba

arquivo ubaweb


Na segunda-feira no De olho em Ubatuba - 09/05/05 mostramos "um avanço" sendo construído sobre o calçadão da avenida 9 de Julho. Durante esta semana, diariamente, verificamos que a "obra" não teve prosseguimento. Daí surgiu a dúvida: será que foi autorizada pela Prefeitura, ou teria sido feita no final de semana, quando a fiscalização descansa?
Se for concluída neste fim de semana, teremos a prova de que as sugestões para melhoria da fiscalização de obras no município, dadas pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba à atual administração, de nada serviram.
Esperamos que o texto abaixo, transcrito da entrevista dada a Sergio Caribé e publicada na seção Turismo 100% Ubatuba do jornal Agito Ubatuba, edição de número 19, pelo prefeito Eduardo César, saia do discurso. Afinal já são 133 dias de governo, estamos esperando o resgate começar.


AGITO: Qual a marca que você quer imprimir com seu governo na cidade? Qual seu grande objetivo ao final deste mandato?

PREFEITO: A participação e a transparência. Se as pessoas participarem das ações do governo e se essas ações forem transparentes, elas se envolvem com essa administração. Os brasileiros não agüentam mais administrações que cobram impostos e gastam este dinheiro como bem entendem; gastam de acordo com a vontade do político. Nós temos que gastar o dinheiro de acordo com a vontade da comunidade; foi sobre esta bandeira que nós ganhamos a eleição e nossa maior marca será a participação.
Fonte: UbaWeb

Cumprir a obrigação não é mérito. É obrigação!

divulgação

Tinha uma pedra no meio do caminho, tinha uma pedra...

A prefeitura tirou a pedra. Cumpriu seu dever. Cabe à prefeitura tirar do caminho as pedras que impedem o desenvolvimento e que estão atulhando as estradas ubatubenses. Na prefeitura fazem muitas reuniões...

Sidney Borges

Cursos na Fundart

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba está com inscrições abertas para os seguintes cursos*:

TEATRO (Grupo Setorial de Música)
FLAUTA (Grupo Setorial de Música)
CORAL (Grupo Setorial de Música)
TECELAGEM (Grupo Setorial de Artesanato)
PERCUSSÃO (Grupo Setorial de Música)
LER E ESCREVER (Grupo Setorial de Literatura)
PIANO (Grupo Setorial de Música)
VIOLÃO (Grupo Setorial de Música)
DESENHO (Grupo Setorial de Artes Plásticas)

Informe-se sobre horários, início das aulas, instrutores e requisitos para inscrição, a partir de terça-feira, 16 de maio, na recepção da Fundart.
*Os cursos com aulas nos bairros serão divulgados brevemente.

Informações:
Casarão do Porto – Praça Anchieta, 38 – Centro
(12) 3033-7000 / 7001 / 3832-4584
fundart@fundart.com.br

Vereador cobra posição do executivo

divulgação

Edilson Félix e o prefeito com a comunidade do Morro das Moças

Edilson Félix : “O Executivo não pode se afastar da realidade. O prefeito e seus assessores tem que ouvir a voz da comunidade”

Região Norte: O vereador apresenta Sesmaria “do Norte” e seus problemas para assessores do Prefeito
No dia 11 de maio, Edilson Félix esteve presente em reuniões com as comunidades dos bairros do Prumirim e Ubatumirim, sendo acompanhado pelos assessores da Prefeitura, Júnior, da Regional Norte e Damião, da Secretaria de Esporte e Lazer. No Prumirim, ficou acertada a melhoria do campo de futebol da comunidade, além de uma promessa de fornecimento de material esportivo.
No Ubatumirim, a comunidade está reivindicando a construção de uma ponte para que os moradores possam atravessar, do bairro do Sesmaria “do Norte” até o Ubatumirim. O vereador ficou indignado ao saber que os escolares tem que vadear o rio para ir às aulas, trocando as roupas no bar do Nerinho. Foi com o intuito de resolver essa situação que Edilson levou os assessores do prefeito para conhecer de perto o problema. A população do bairro também reivindicou a retirada de uma barreira que caiu na estrada que dá acesso à Sesmaria “do Norte”. Os assessores do prefeito prometeram que, até esse sábado, 14 de maio, máquinas estarão no local para resolver o problema.

Morro das Moças: Comunidade quer pintura e adequação da Escola Celestino Aranha para que alunos possam receber aulas de informática
No dia 12/05, Edilson participou de uma reunião na Associação de Moradores do bairro, que contou com a presença do prefeito Eduardo Cesar. Entre outros assuntos foram tratados: a pintura e a adequação de uma sala de aula, para colocação dos computadores para servir aos alunos em aulas de informática na Escola Celestino Aranha, no Horto; a pintura de faixa de pedestre na Rod. Oswaldo Cruz, defronte ao Posto de Gasolina, no Morro das Moças.
Eduardo Cesar recebeu, das mãos do Edilson Felix, cópias das indicações solicitadas pela comunidade e pela Associação dos Moradores, apresentadas pelo vereador em plenário, entre elas: tubulação de águas para desviar o fluxo de água de uma nascente que toma a pista, inundando a ciclovia; mutirão de limpeza e conservação no bairro, com o apoio da Prefeitura; a presença do Secretário de Obras no bairro para verificar os problemas existentes.

Ipiranguinha: Prefeito promete mutirão como solução para o Postinho de Saúde. Ao retornar da reunião no Morro das Moças, Edilson Felix levou o prefeito para conhecer de perto a situação do Postinho de Saúde do Ipiranguinha. O prefeito se comprometeu a resolver, com um mutirão e parcerias, o problema daquela unidade de saúde.

Passarela: Reforçando as bases. Reforço das colunas na passarela que liga o Ipiranguinha ao Jardim Ipiranga.
Edilson Felix agradece a todas as lideranças e associações locais que se envolveram nessa reinvidicação. O trabalho de reforço da passarela já está sendo realizado e a luta agora, é pela construção de uma ponte no local.
Fonte: Assessoria de Comunicação

Dr. Ricardo Cortes se dedica ao município

Laura Valesi Ennes
Há um mês filiado ao PV (Partido Verde), o vereador Dr. Ricardo Cortes tem se mobilizado, juntamente com os demais membros do diretório de Ubatuba, com o objetivo de fortalecer o partido nas quatro cidades do Litoral Norte e em toda região. Segundo ele o trabalho atual consiste em dar uma estrutura mais participativa de todos os membros, explorando a intelectualidade que existe dentro do Partido, para que ele cresça, "é interesse nosso que o PV seja uma força grande nas quatro cidades do litoral e que tenha uma representatividade nas câmaras federal e estadual frente ao gerenciamento costeiro e outras questões ambientais", disse o vereador.
Dr. Ricardo enfatizou que o fortalecimento do PV deverá seguir com a atuação dos jovens, "os adolescentes de hoje tem interesses de solidariedade e cidadania, voltados para o espírito de ver o homem por dentro, e isso é um modo de viver diferente do imperialismo, por isso acredito que eles darão um impulso ainda maior ao partido", afirmou, lembrando que o PV está bastante atuante, com deputados estaduais e federais, como no caso do deputado Padre Afonso, que tem conseguido verbas para a Santa Casa e outras localidades do Vale do Paraíba. "Recentemente estivemos participando de uma reunião em Aparecida, com o deputado federal do PV que representa o Vale e que tem também os olhos voltados para o Litoral Norte".
Sobre outros assuntos relativos à Ubatuba, Dr. Ricardo Cortes elogiou o trabalho da prefeitura em fazer uma reestruturação do trafego de bicicletas na cidade. Lembrou que a campanha de combate ao caramujo africano já está sendo organizada, e enfatizou que continua apresentando diversos pedidos de informação à prefeitura com o objetivo de colaborar com desenvolvimento da cidade e trazer benefícios para a população.
Em relação ao aterro sanitário, Dr. Ricardo disse que está lutando para a implantação de uma empresa idônea que faça o transporte de forma eficiente do lixo da Almada para o aterro, além de trabalhos e projetos para a preservação do meio ambiente.
Dr. Ricardo Cortes também está enviando uma Moção ao Programa Saúde da Criança, que vem fortalecendo o atendimento pediátrico, em crianças de 0 a 2 anos, nos Postos de Saúde, diminuindo consideravelmente a mortalidade infantil. O programa é supervisionado pela Dra. Márcia e Dr. Juscelino, inclusive com reuniões freqüentes com as mães, para esclarecimento sobre prevenção de doenças, aleitamento materno, entre outras atitudes corretas com os bebês.
Sobre a Santa Casa, que enfrenta grandes problemas financeiros, Dr. Ricardo disse que o ideal seria uma parceria adequada da Prefeitura, caso contrário a entidade corre o risco de fechar suas portas. Apesar disso elogiou o trabalho dedicado da provedoria, que não mede esforços para levar ao munícipe o melhor atendimento, dentro das possibilidades.

sexta-feira, maio 13, 2005

Editorial

Tenho procurado manter distância dos acontecimentos locais, embora em certos casos, por demais gritantes, tenha sido impossível. Discute-se de forma erudita a criação de um CDP, Centro de Detenção Provisória, na região. Embora as posições pró e contra sejam educadas e cultas, o que vai ser construído é um presídio. Parece ser um dos problemas do capitalismo. Excesso de presos. A população carcerária dos Estados Unidos já superou a marca dos dois milhões. No Brasil não chegamos nem perto desse número, nossa população é menor, mas vale ressaltar que há muitos condenados fora das prisões. Assunto espinhoso e desagradável. Sobre as inúmeras comissões que estão sendo nomeadas para discutir problemas da cidade, noto que os participantes são sempre os mesmos. Vão ficar sobrecarregados, com comprometimento da eficiência. Por exemplo, a comissão nomeada pelo prefeito para cuidar do trânsito das bicicletas. Vou dar especial atenção às ações desse grupo. Cobrarei resultados. O tráfego caótico das bicicletas em Ubatuba é um problema grave, que demanda solução. Só discutir não vai resolver. Aliás, discutir nunca resolveu nada, importante é fazer. Os moradores da Ressaca começam a se organizar para viabilizar uma solução para o problema da ponte, dos mais urgentes. Seria bom também cuidar das ruas do bairro, que depois da enchente, ficaram danificadas.

Sidney Borges

Projeto de cidadania

divulgação

A coordenadora do projeto, literalmente pondo a mão na massa

Tamar ensina reciclagem e cidadania em Ubatuba

Em parceria com a Prefeitura Municipal e empresas da cidade a Oficina de Papel do Projeto Tamar-Ibama em Ubatuba atende 20 jovens da comunidade

O Projeto Tamar-Ibama, em Ubatuba, vem realizando desde 1997 um importante trabalho com jovens do município. São meninos e meninas que estão aprendendo a reciclar papel e descobrindo nessa atividade uma fonte de renda, um grupo de amigos e uma nova perspectiva de vida. O objetivo da oficina é contribuir com a formação dos adolescentes, oferecendo a eles condições de competir no mercado de trabalho. Atualmente, são vinte jovens que participam do projeto, com uma fila de espera de, aproximadamente, 200 adolescentes.

Mãos na massa

Os adolescentes aprendem a transformar o papel já reciclado por eles em cartões de visita, convites coloridos e bloquinhos de recados. Além disso, confeccionam sacolas em papel craft, vendidas para a loja do Projeto Tamar e comércio local. Essas sacolas são personalizadas de acordo com a necessidade do cliente. Eles ganham 60% do lucro obtido na venda do material produzido e 40% fica para a compra de material e manutenção da oficina.
Além do aprendizado sobre reciclagem, os jovens participam de palestras, passeios e cursos oferecidos por parceiros do Tamar nesse projeto. A coordenadora da Oficina, Liliane de Oliveira explica que a renda é um incentivo, mas o objetivo é bem maior.
“Nossa principal preocupação é a formação do caráter, da cidadania dos jovens que passam por aqui”.

Parcerias

A parceria com empresas locais é fundamental para a ampliação trabalho. Elas podem contribuir consumindo os produtos confeccionados na oficina ou oferecendo cursos e oportunidades aos meninos. Exemplos dessa parceria são a Zeus Informática que se dispôs a ensinar computação aos jovens e o Clube Tem Tênis, que abriu seu espaço para que eles pudessem praticar o esporte. Liliane ressalta a importância da parceria das empresas locais. “Nós estamos empenhados em preparar os meninos para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas nesse ideal, mais nós poderemos fazer por eles”.
A prefeitura de Ubatuba também apóia essa iniciativa. O convênio com a administração municipal oferece aos jovens suporte , em várias atividades, além de recursos financeiros utilizados no pagamento de pessoal e o lanche diário.

O começo da história

No início, o objetivo do Tamar era de realizar um projeto que tirasse das ruas as crianças que ficavam tomando conta de carros Então, surgiu a idéia de implantar uma horta comunitária no próprio espaço do Tamar, proporcionando a esses jovens um ambiente saudável, com lazer, cidadania e consciência ecológica.
Os meninos aprendiam a plantar, cuidar da terra e cultivar hortaliças. Como retorno da atividade, levavam para casa a produção obtida. Berenice, coordenadora do Tamar em Ubatuba, explica que o trabalho de conscientização era feito simultaneamente. “Nós ficávamos ali, mexendo na terra junto com eles e batendo papo. Íamos conhecendo a realidade de cada um e buscando orientar no que fosse necessário”.

Encontrando o caminho das pedras

Com o passar do tempo e das experiências, o grupo foi percebendo que não bastava oferecer aos meninos a colheita da horta. Muitos precisavam auxiliar na complementação da renda e, por essa razão, acabavam abandonando o projeto, voltando para as ruas. A solução era criar uma oficina que tivesse o mesmo caráter social, mas que gerasse renda.
Assim, em 1997, nasceu a Oficina de Papel em Ubatuba, utilizando a idéia de outra base do Tamar, no Espírito Santo. A princípio a atividade era apenas produção de sacolas de papel craft. Depois, com as sobras de papel das sacolinhas e mais a quantidade de papel utilizada na própria base, foi lançada a proposta de reciclar esse material.

Bons frutos

Ao longo desses oito anos de trabalho, muitos resultados foram obtidos. Quando os adolescentes completam 18 anos, eles deixam a oficina liberando a vaga para novos integrantes, mas a equipe do Tamar procura dar a eles uma colocação no mercado, de acordo com suas potencialidades. Alguns deles permanecem na base, como é o caso do estudante Tiago Carvalho Leite, de 24 anos. Ele entrou na Oficina com 15 anos e logo demonstrou interesse especial pelas tartarugas. Inicialmente, foi contratado para ajudar na manutenção dos tanques, depois passou para o atendimento ao público. Atualmente, ele cursa o 3º ano da faculdade de biologia e trabalha junto com o veterinário do Tamar, no centro de reabilitação de tartarugas, que chegam feridas ou debilitadas à base.
Tiago tem o sonho de seguir sua carreira em alto mar, dar sua contribuição à vida marinha trabalhando com tubarões. Ele conta que tem fascínio por esse bicho, que é considerado o grande vilão dos mares.
“As pessoas têm uma visão errada do tubarão. Ele é o topo da cadeia alimentar marinha e precisa ser preservado. Não basta proteger apenas as tartarugas, se o seu principal predador está sendo caçado. Todos os animais desta cadeia alimentar precisam ser preservados.”
Para o prefeito Eduardo César, que logo no início do seu mandato renovou o convênio com o Tamar iniciativas como essa, que unem entidades, ong´s e empresas em torno de um ideal maior, podem significar o desenvolvimento de uma comunidade. Ainda segundo Eduardo, investir nas crianças e nos adolescentes é construir um futuro com menos violência, mais oportunidades e esclarecimento. PMU

Violência Urbana

Ubatuba discute projetos para combater a violência

Dá para ficar de braços cruzados quando mais de 600 jovens são assassinados anualmente?

Hoje, dia 13/05 às 19 h, na Escola Municipal Padre Anchieta, a Comunidade Santos Mártires do Jardim Ângela, Zona Sul de São Paulo, estará lançando o seu livro Projeto RAC – Reconstruindo o Adolescente em Comunidade.


O livro, lançado pela Editora Cortez, uma das mais importantes editoras na área educacional, contou com o patrocínio da Telefônica. Nele, a equipe do Projeto narra todo o esforço da comunidade para impedir a continuidade da extrema violência que ceifava anualmente a vida de mais de 600 jovens. Hoje, o Jardim Ângela é um ponto de referência e de estudo no que se refere a projetos bem sucedidos de inclusão de jovens em situação de risco.
Ontem, numa reunião que fizemos com jovens na FUNDART, um adolescente disse: “Essa situação de crianças drogadas, cheirando pó, armadas, dando tiro para cima e para baixo já está ficando normal.” Dá para aceitar essa situação como normal?
Como disse o escritor Ferréz no Ipiranguinha:
“Eu gostaria que o Ipiranguinha não se tornasse um bairro como o meu (Capão Redondo). Quase todos os meus colegas estão mortos e se estou vivo ainda é porque acreditei que a leitura podia fazer diferença em minha vida. Depois que publiquei Capão Pecado, comecei a ter um espaço que nunca tive. Pude visitar os espaços de Paris descritos no livro Madame Bovary, de Flaubert, e muitos lugares do Brasil. Por isso, é preciso que a gente não abandone o sonho” .
A palestra é o fruto de um trabalho integrado entre a Secretaria de Educação do Município, a Coordenadoria da Mulher e a Fundart.
Também contou com o patrocínio do Ubatuba Palace Hotel, do Restaurante Ismael e do Hipermercado da Carne.


Rui Alves Grilo

Notícias da Prefeitura

Banespa explica transtorno no pagamento dos servidores da Prefeitura

Documento entregue a administração afirma que atraso foi provocado devido a lentidão atípica do sistema da agência

Um problema no sistema operacional causou, na manhã da última sexta-feira, dia 6, um princípio de tumulto na agência do Banespa em Ubatuba. Dezenas de funcionários da prefeitura ao tentar efetuar saques referentes ao pagamento do mês de abril não conseguiram retirar seu dinheiro. Surgiram diversos boatos e o número de funcionários públicos descontentes foi aumentando o que acabou provocando a presença da Polícia para evitar tumultos. Segundo a gerente local, Rosana Carpinetti Miar, o problema ocorreu devido a lentidão atípica do sistema na agência, conforme documento encaminhado ao prefeito.
O documento, datado de 11 de maio contém o seguinte texto: “Informamos que todos os lançamentos foram efetuados e a conclusão de tais créditos deu-se às 7:40 horas de 6/5/2005, em decorrência de lentidão atípica em nossos sistemas, já solucionada,sem que nenhum prejuízo fosse causado aos funcionários. Lamentamos eventuais transtornos que tenham sido causados em consultas de saldo ou solicitações de saques em horário anterior ao acima indicado, mas ressaltamos que todos os créditos foram devidamente disponibilizados nas respectivas contas na data e horário acima indicados.” Assinam o documento Rosana Carpinetti Miar, gerente geral, e Wellington Dutra, gerente de operações do Banespa.
Em função dos boatos o prefeito Eduardo César concedeu entrevista à imprensa local esclarecendo os fatos. “É preciso deixar claro que o problema foi do banco. Houve uma boataria de pessoas mal intencionadas dizendo que o pagamento seria parcelado. Outro boato dizia que o dinheiro não havia sido depositado. Faço questão de dizer que a prefeitura tem honrado todos os seus pagamentos em dia, pois a arrecadação, apesar de não ser a ideal, devido a não atualização do imposto pela administração anterior, ela vem suprindo as necessidades. Estamos inclusive lançando um programa para aumentar a arrecadação municipal, através da cobrança de impostos que nunca foram pagos por muitos contribuintes,” disse o prefeito.
Sobre a questão do aumento salarial o prefeito disse que as negociações continuam. “Estamos em conversação com o Sindicato dos Funcionários Públicos, discutindo o reajuste, e esperamos chegar em breve a um acordo,” disse Eduardo. Declarou ainda que a união é fundamental para o crescimento da cidade. “Torcer contra a prefeitura é torcer contra o município”, concluiu o prefeito. PMU



Ubatuba irá disciplinar trânsito de bicicletas

Consultor da Abraciclo esteve em Ubatuba nesta semana e sugeriu à Prefeitura contratação de especialista; cidade tem hoje um dos maiores índices de bicicleta por habitante do país

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL) nomeou uma comissão interna de estudos com o objetivo de solucionar o trânsito de bicicletas na cidade. A comissão é composta por representantes da secretaria de Arquitetura e Urbanismo, Guarda Municipal, secretaria de Meio Ambiente, Assessoria de Assuntos Comunitários, Gabinete e serviço de trânsito. A Câmara Municipal esteve representada pelo vereador Charles Medeiros. “Queremos uma solução real e um trânsito organizado para os ciclistas”, enfatizou Eduardo César.
Na última sexta-feira, 6, a comissão esteve reunida no Gabinete do Prefeito e optou por localizar um consultor especialista em trânsito de bicicletas. O contato foi feito com Moacyr Alberto Paes, diretor executivo da ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares –, que sugeriu que o assunto fosse tratado por um arquiteto urbanista. “Será necessário a elaboração de um estudo para o uso correto da bicicleta, onde se tenha maior fluidez e segurança no trânsito. Temos que conscientizar a população quanto ao uso correto da bicicleta”, explicou Paes.
Ontem, 11, a comissão e o diretor da Abraciclo estiveram nos principais pontos críticos da cidade para uma análise real do problema. “Teremos que começar com uma campanha educativa nas escolas e depois para toda a cidade. Estudaremos também a ampliação da instalação de paraciclos, ou seja, estacionamento para bicicletas no centro, onde buscaremos o apoio da iniciativa privada”, adiantou Ronaldo Lopes, chefe do serviço municipal de trânsito. Só para se ter uma noção do volume de bicicletas na cidade, em um único dia transitam no cruzamento das ruas Professor Thomaz Galhardo com Rio Grande do Sul cerca de 25 mil bicicletas, segundo estimativa do Serviço Municipal de Trânsito baseada em um levantamento realizado em 2001.
Hoje Ubatuba tem cerca de 70 mil bicicletas, segundo estimativas do serviço municipal de trânsito. E a população da cidade, segundo o IBGE está em torno de 80 mil habitantes. “Cogita-se que Ubatuba tenha hoje um dos maiores índices de bicicleta por habitante do país”, lembra Ronaldo Lopes. Os locais por onde circulam a maior parte das bicicletas são as ruas Thomaz Galhardo, Conceição, Maria Alves e Rio Grande do Sul, no centro. No Perequê-Açu a concentração está na avenida Padre Manoel da Nóbrega. No Ipiranguinha e adjacências, apesar da ciclovia, a maioria circula na rodovia Oswaldo Cruz. Na Rodovia BR 101, no trecho do trevo de Taubaté até o trevo do Indaiá também é grande o número de ciclistas. PMU



Santa Casa promove “Noite Argentina”

A Santa Casa de Ubatuba realizará no dia 14 de maio, no Bar do Lalo, a “Noite Argentina”. O convite a R$ 20,00 dará direito a ensaladas, empanados e assados. As bebidas não estão incluídas no valor. A “Noite Argentina” ainda terá música ao vivo. Parte da renda será revertida para a Santa Casa. O Bar do Lalo está localizado na avenida Milton de Holanda Maia, 160, no bairro do Itaguá, próximo ao Itaguá Porto Shopping. Convites antecipados podem ser adquiridos no Setor de Captação de Recursos da Santa Casa, com Margarida ou Eliana pelo telefone (12) 3833-4161. PMU

Comunicado à comunidade.

BANDA NO BAIRRO - SERTÃO DA QUINA
14 DE MAIO - SÁBADO - ÀS 20H30.
O evento "Banda no Bairro", com apresentação da Banda Lira Padre Anchieta, no bairro do Sertão da Quina, está cancelado.
Motivo: a escola onde a banda faria a apresentação estará fechada em virtude da participação de alunos e professores em outro evento na cidade.
A Sociedade Lira Padre Anchieta pede a compreensão da comunidade e compromete-se a marcar nova data que será confirmada em breve.

Atenciosamente,

Equipe Fundart

Intentona

Meu avô tinha uma versão diferente da oficial para a Intentona Comunista de 1935. Segundo ele, o Comintern trabalhou tão bem que as favas estavam contadas, expressão que usava constantemente. Nada poderia dar errado, o comunismo chegaria ao Brasil. Questão de meses. Tudo pronto para o golpe que aconteceria em 1934, os agentes de Stalin resolveram enviar um auditor para verificar os conformes. O comissário especial Walter Habben chegou ao Brasil em junho de 1934, proveniente de Marselha, disfarçado de comerciante de fumo. Especialista em comportamento de massas, fluente em português que aprendeu em Macau, na China, logo estabeleceu vínculos em todos os segmentos da sociedade. Depois de meses de pesquisas, enviou um relatório detalhado a Moscou. Contou tudo sobre o país, principalmente sobre o caráter do brasileiro. Consta que Stálin leu cuidadosamente o documento, tendo passado uma noite em claro, não se sabe se por curiosidade ou choque. O fato é que outro agente foi enviado ao Brasil e cuidou de informar à polícia de Getúlio da iminência do golpe. Stálin quando soube quem eram os brasileiros temeu pelo pior. Caso a Intentona desse certo, em pouco tempo o comunismo estaria desmoralizado no mundo. Os acontecimentos recentes, as alianças entre direita e esquerda, a promiscuidade com que se luta pelas rebarbas do poder, me fizeram ir até o cemitério e tomar uma dose de Genebra no túmulo de vovô.

Sidney Borges

Pombinhos

arquivo

Cicarelli e Ronaldinho, romance dos pombinhos foi rompido.

Já não arde a chama do amor nos corações dos jovens enamorados. O romance chegou ao fim. Tudo chega ao fim um dia, embora nem todos os finais sejam felizes como o rompimento do casal. Ronaldinho está namorando outra modelo e dará uma indenização para a ex-amada. Quinze milhões de reais. Quem pode pode, quem não pode se sacode.

Sidney Borges

Tem gato na tuba!

globo online

Ele está vendendo um carro usado. Você arrisca?

O companheiro Meirelles está sendo investigado. Há suspeitas de crime eleitoral, sonegação fiscal e evasão de divisas, delitos apontados pelo Ministério Público. Para quem não sabe, o companheiro Meirelles é o presidente do Banco Central. É um fato inédito na história. Nunca aconteceu nada parecido, no Brasil ou no mundo. Tempos socialistas, estamos mudando. Também tem o Jucá. Melhor deixar para lá.

Sidney Borges

quinta-feira, maio 12, 2005

Protesto dos areeiros

Areeiros de Ubatuba se mobilizam para tentar sensibilizar a população e os órgãos públicos para os problemas da categoria. Cerca de 400 manifestantes vão sair em passeata, nesta sexta-feira, 13, às 9 horas da manhã, da Praça Nóbrega, centro da cidade, em direção à Prefeitura Municipal. De acordo com a COOPAREIA – Cooperativa de Trabalho da Extração de Minérios Derivados de Ubatuba – eles querem a regularização profissional e autorização Ambiental para que possam voltar a trabalhar com dignidade e respeito.
Fonte: Ascom

E o técnico?

divulgação


O time da foto ganhou uma partida e já estão falando em contratar o Passarela. Deve ser verdade, o técnico nem apareceu na foto. Junto quem sabe venha também o Tevez. Quem será que vai perder a posição? Ouvi dizer que a vitória foi dificultada pela ausência do maior craque da cidade, o vice-prefeito Domingos, veloz como um raio, autêntico matador.

Sidney Borges

O governo se manifesta

Engenheiro Bettin recebe resposta do Governo Estadual

Região Norte de Ubatuba será finalmente beneficiada com Energia Elétrica

A Comissão de Serviços Públicos de Energia (CSPE) através do Governador Geraldo Alckmin enviou por e-mail parecer favorável ao processo do Engenheiro Edson A Bettin.
Eis o teor da mensagem:

Prezado Senhor: Eng. Edson A. Bettin

Em atendimento a solicitação feita por V.Sa. ao Governador do Estado, informamos que a resposta a seu pedido foi encaminhada à Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, através de ofício, cujo teor está
transcrito abaixo, visto termos recebido sua correspondência por aquele órgão, através da Folha de Informação 454/05

São Paulo, 5 de Maio de 2005

OF/C/0302/2005

Prezado Senhor,
Atendendo solicitação contida na Folha de Informação 454/05 – processo 628/05, informamos que a concessionária Elektro, em resposta ao ofício OF/C/0274/2005 de 15 de abril do corrente, desta CSPE, apresentará em 60 dias a esta Comissão, anteprojeto elétrico para atendimento a moradores do
Núcleo Pinciguaba, localizado no interior do Parque Estadual da Serra do Mar.
Ressaltamos que a elaboração do Projeto Executivo está condicionada a licença prévia do órgão ambiental, tendo em vista a necessidade de abertura de picadas na mata, única maneira de identificar obstáculos naturais e as condições topográficas do local.
Assim que recebermos o anteprojeto elétrico esta CSPE o enviará a essa Secretaria.
Colocamo-nos à disposição para eventuais esclarecimentos.

Atenciosamente,

Aderbal de Arruda Penteado Junior
Comissário Geral

Ilustríssimo Senhor
Dr. Antonio Carlos Rizeque Malufe
DD. Secretário Adjunto
Secretaria de Estado de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento
São Paulo - SP

Assina . Edna Ramalho

Em entrevista ao reporter Luiz Serpa, Bettin falou de sua alegria ao saber que finalmente os moradores da Região Norte receberão este benéfico tão importante da Energia Elétrica.
“Não é uma vitória minha mais sim de toda comunidade. Famílias inteiras com crianças até idosos que nunca assistiram televisão ou tomaram banho quente, ou puderam ter uma geladeira para conservar os alimentos ou armazenar o pescado e principalmente se incluir no mundo globalizado, temos muito que agradecer ao esforço e atenção dados a este caso, a toda a imprensa escrita e falada e aos lideres das comunidades tradicionais destes Bairro , ao ex-prefeito Zizinho que nos acompanhou ao Eng º Pedro Tuzino ao amigo Mauricio Abraão a Sr Renilda entre outros. Principalmente ao Governador Geraldo Alckmin e sua equipe de governo por nos atender prontamente e principalmente a Deus que ouviu as orações de um povo tão humilde”.
Fonte: Assessoria Eng. Bettin

Vereador Mico realiza mutirão na Enseada

Aylton Gonçalves

O trabalho em mutirão é proveitoso. A comunidade reunida produz mais

O vereador Romerson de Oliveira , Mico - PFL - os funcionários da Secretaria de Obras do Município e os moradores da Praia da Enseada realizaram no sábado, 27, um grande mutirão de limpeza, construção de degraus e concretagem na rua Chico Alves.
A parceria proporcionou à comunidade um acesso mais fácil, limpo e seguro, uma vez que o terreno apresentava um grande declive.
O dia foi marcado pela participação de 25 pessoas do bairro que, com boa vontade, mostraram a importância do envolvimento da sociedade com o poder público.
"Vejo que quando há um envolvimento das comunidades em torno de suas questões, a Câmara Municipal junto à Prefeitura, consegue-se resolver os problemas com maior facilidade e gostaria de salientar e parabenizar a comunidade e o secretário João Paulo (Obras Públicas) que não mediram esforços para que esta parceria se efetivasse", declarou o vereador Mico.
Fonte: Assessoria de Comunicação

Vereador Claudinho em ação

miguel angel

Vereador Claudinho e assessores, acompanhando obras no Taquaral

Taquaral tem mais uma obra concluída

A rua Oduvaldo Wolues, no Taquaral, já está com os tubulões recolocados e a extensão da tubulação também já foi concluída no local que sofria sérios problemas, principalmente na ocorrência de chuvas.
As reivindicações dos moradores foram feitas ao vereador Claudinho Gulli, PMDB, no dia 27 de abril, na sede da SABATA - Sociedade Amigos de Bairro do Taquaral. Prontamente o vereador levou o problema ao Executivo e logo foi atendido.
Claudinho, que já é reconhecido no bairro como "Amigo do Povo", ressalta que o crescimento do Município está sempre ligado ao elo entre comunidade, Legislativo e Executivo e, segundo ele, com isso a população e a cidade só ganham.

Cobertura da Feira Hippie deixa de ser promessa

Agora sim, vai sair mesmo a cobertura da Praça Hippie. E, segundo os expositores, já não era sem tempo, pois eles esperam há mais de 15 anos que o espaço seja coberto.
A presidente da ASAAU - Associação Solidária aos Artistas e Artesãos de Ubatuba - Ivete Gulli, conta que muitos artesãos criaram os filhos trabalhando na Feira e, até hoje, inúmeras mães amamentam crianças atrás das bancas, muitas vezes, enfrentando chuva e vento fortes.
Mas, agora, com a abertura de Proposta pela Comissão de Licitação da Prefeitura, acompanhada pelo vereador Claudinho Gulli, PMDB, pelo assessor Ailton Farias dos Santos, pela diretoria da ASAAU e pelo vice-prefeito Domingos dos Santos, a esperança aumentou. O prefeito Eduardo César já deu parecer favorável e, de acordo com Claudinho, ele sempre se preocupou com a causa dos artesãos, desde a época em que era vereador.
Confiante, Claudinho envia uma mensagem aos amigos expositores: "Tenham fé e rezem a Deus para que esta obra seja concluída o mais breve possível".
Fonte: Assessoria de Comunicação

Notícias da Prefeitura

divulgação

Atletas numa chegada emocionante acontecida recentemente em Ubatuba

Travessia de Ubatuba mobiliza grande equipe de apoio

Prova deve reunir mais de mil nadadores no dia 15

A Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba finaliza os preparativos para a realização da 36ª Travessia Internacional Cidade de Ubatuba, que acontece neste domingo, 15. Uma grande equipe composta por funcionários das secretarias de Turismo, Saúde, Obras, Guarda Municipal, além da Secretaria de Esporte e Lazer está envolvida nos preparativos desta prova, que faz parte do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas. Os atletas e acompanhantes terão uma ambulância à disposição durante o evento.
O Tamoios Iate Clube participará com sete barcos (de um total de dez) para auxiliar a demarcação do circuito, que terá três largadas distintas para as provas de 1000 m (Praia do Matarazzo), 3000 m(Cais do Porto) e 9400 m (Perequê-Açu), todas com término na Praia do Cruzeiro, em frente ao Centro de Informações Turísticas. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental também farão acompanhamento do trajeto. A segurança de água contará com pessoal em caiaques e pranchas de surf em todo o percurso. A arbitragem e infra-estrutura técnica são de responsabilidade da Federação Aquática Paulista.
Segundo informações dos organizadores da prova são esperados 1.200 participantes, inclusive recordistas mundiais e campeões brasileiros e paulistas. Até a manhã do dia 10, cerca de 750 atletas já haviam confirmado participação. Na prova curta, a maior delegação pertence ao clube Círculo Militar, com 45 inscritos. Nas provas de média e longa distância, a equipe Scania/Atlantis enviará 49 nadadores, sendo temporariamente, a mais numerosa delegação.
Organizada pela Federação Aquática Paulista - FAP e Igor de Souza Eventos Promoções - ISEP, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, a Travessia Internacional de Ubatuba faz parte do maior campeonato de maratonas aquáticas da América Latina.

Confira abaixo o que já foi dito sobre a Travessia de Ubatuba:

“Na verdade precisamos que este tipo de competição se alastre por todo o Brasil. Na minha opinião Ubatuba vem com isso dar um grande exemplo aos demais centros. Quando recebi o convite não pensei duas vezes para me deslocar de Ribeirão Preto até aqui.” – Abílio Couto (1924-1998) - Primeiro brasileiro a atravessar o canal da mancha, maio 1984

“Esta prova deve ser imitada por outros lugares, porque acima de tudo ela é um incentivo nas boas relações humanas.” - Vicente Matheus / Presidente do Corinthians (1908-1997), maio 1974

“Estava receoso quanto ao resultado por causa das contínuas vitórias dos argentinos, mas sempre confiei em minha capacidade. O resultado seria melhor se o mar não estivesse revolto.” Djan Madruga / Vencedor da prova, com quebra de recorde em maio, 1975

“Essa Travessia é uma das mais tradicionais do litoral paulista - neste ano estava em sua 34ª edição. É uma prova atraente para quem está em forma e bem preparado. É um martírio para os que não conseguiram se preparar, pois é a mais longa do circuito atual do Campeonato Paulista, com quase dez quilômetros de extensão.
Dizem que é muito boa para a memória também, por que depois da prova você fica doído por mais alguns dias e vive se lembrando do domingão que passou… O trajeto é sui generis, pois não implica em circuitos repetitivos, quer dizer, não é daquelas provas em que o nadador tem que dar duas, três - ou mais - voltas para concluir a prova. Trata-se de um formato que parece um grande quadrilátero ligeiramente aberto, onde dois dos lados são realmente grandes, chegando a mais de três quilômetros cada e o nadador facilmente pode perder a referência de onde está a bóia”. – Percival Milani / nadador - extraído do site: www.canaldamancha.com PMU



APAE de Ubatuba faz protesto no Calçadão

Medida do Governo Federal determina a inclusão de alunos especiais em escolas públicas

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ubatuba realizou na tarde ontem, 10, no Calçadão da Maria Alves, uma manifestação contra a determinação do Governo Federal de incluir todos os portadores de necessidades especiais de 07 a 14 anos na rede regular de ensino. Após a manifestação os alunos seguiram em passeata pelas ruas do centro da cidade.
Representando o prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL), a Chefe de Gabinete da Prefeitura Silvana Niel esteve presente no Calçadão e recebeu da entidade um ofício solicitando apoio da Prefeitura à causa. Mia Mafalda Niedheidt, presidente da Apae, diz que a entidade é favor da inclusão, mas não de uma imposição. “É necessário que seja feita uma triagem na Apae, porque as crianças especiais precisam de cuidados específicos e as escolas normais ainda não estão prontas para isso”, explicou a presidente. Hoje a Apae de Ubatuba tem 59 alunos.

Cartilha

Uma cartilha publicada pelo Governo Federal e pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação determina que o não cumprimento acarretará penas previstas no artigo 246 do Código Penal, que trata de crime de abandono intelectual. O artigo prevê detenção de 15 dias a um mês, além de aplicação de multa para quem deixar, sem justa causa, de oferecer instrução primária para um filho em idade escolar PMU



Inscrições para “8ª Prova Pedestre Soldado Paulino” vão até sábado

Corrida comemora aniversário de criação da 3ª Cia da PM

Acontece neste sábado, dia 14, a partir das 9 horas nas ruas de Ubatuba a “8ª Prova Pedestre Soldado Paulino”. Dezenas de atletas estarão percorrendo o novo percurso de oito quilômetros, que inclui as ruas do Parque Vivamar, Itaguá e Centro. As categorias mirim e infantil terão percurso diferenciado, de apenas dois quilômetros. As inscrições podem ser feitas no quartel de Polícia Militar, que fica na Rua Maria Regina, 2, Parque Vivamar, até no sábado, uma hora antes do início da prova. Mais informações através dos telefones 3832-3598 e 3833-3818.
Cerca de duzentos atletas de Ubatuba e região são esperados nesta prova que comemora o 15º aniversário de criação da 3ª Cia PM – Ubatuba e homenageia o soldado Francisco Paulino de Souza, que representou a cidade em diversas provas pedestres, inclusive na “Corrida Internacional de São Silvestre”. Segundo o capitão Marcos Antonio Marcondes de Carvalho, o objetivo da prova é “promover maior integração entre a Polícia Militar e a comunidade, através da divulgação e prática do pedestrianismo no Litoral Norte e Vale do Paraíba”.
Mais categorias – Atendendo a uma antiga solicitação, principalmente da ala feminina, que corria em apenas uma categoria a partir desse ano a prova será dividida em sete categorias:
Masculino - Mirim (até 11 anos), infantil (12 a 14), juvenil (15 a 17), adulto (18 a 39), veterano (40 a 59) e veteraníssimo (acima de 60 anos)
Feminino – Infanto-juvenil (até 18 anos) adulto (19 a 27), máster (28 a 39) e veterano (acima de 40).
Novo Percurso - Após a largada, os atletas terão o seguinte percurso: Rua João Ramalho, Rua Marília, Av. Carlos Drummond de Andrade (Av. Brasil), Rua Guaicurus, Av. Leovegildo Dias Vieira (sentido cais, com retorno em frente ao camping Itaguá), Av Leovegildo Dias Vieira, Av. 9 de Julho, Av. Iperoig (retorno no Farol da Barra dos Pescadores), Av.Iperoig (sentido Itaguá) Rua Guaicurus, Av. Carlos Drummond de Andrade, Rua Maria Regina (Portão dos fundos do Quartel).
A cerimônia de premiação acontecerá nas dependências do quartel e contemplará os três melhores colocados de cada categoria com troféus. Os demais participantes receberão medalhas de participação e os campeões de cada categoria ganharão ainda uma bicicleta, presente do comércio local.
A “8ª Prova Pedestre Soldado Paulino” é uma realização da Polícia Militar de Ubatuba e conta com a organização da Secretaria de Esporte e Lazer. PMU



Basquete de Ubatuba disputa final na Liga Litoral Norte/Serra do Mar

A equipe de basquete categoria mirim masculino disputa neste sábado, 14, em Caraguatatuba, a final na Liga Litoral Norte/Serra do Mar, enfrentando a equipe de São Sebastião. O técnico Fábio Medeiros aponta a equipe adversária como favorita. “Temos consciência que São Sebastião tem uma equipe mais forte, pois vem treinando há mais tempo, mas não entraremos em quadra derrotados. Vamos jogar para vencer do começo ao fim da partida”, analisou o treinador. “Estamos preparando a equipe para colher os frutos no segundo semestre,” finalizou o treinador de Ubatuba. PMU



Prefeito recebe solicitações da comunidade do Jardim Ipiranga

O prefeito Eduardo César reuniu-se com o presidente da Saji (Sociedade Amigos do Jardim Ipiranga), Júnior Cláudio da Silva e o vice Ronaldo Ribas. Nessa ocasião, os representantes reivindicaram a ligação de água para mais de cinqüenta moradores do bairro. Para tanto, é necessário que o loteamento seja regularizado.
Eles pediram também uma parceria entre a prefeitura e a Saji para instalar tubulações nas ruas Mogno, Pau Brasil e Sucupira para a captação de águas pluviais.
Eduardo César comprometeu-se a estudar os pedidos e se empenhar para que o bairro seja regularizado. Segundo Eduardo, “somente com o bairro regularizado será possível realizar esse sonho antigo da comunidade do Bairro Jardim Ipiranga”. PMU



Moradores do Ipiranguinha aproveitam manhã de lazer

Centenas de pessoas participaram do projeto “Recreando em Seu Bairro”

A Secretaria de Esporte e Lazer divulgou balanço do projeto “Recreando em Seu Bairro” realizado no dia 8, no Ipiranguinha. Segundo Kátia Castilho, coordenadora de recreação da Secretaria, cerca de 500 pessoas passaram pela área de lazer montada junto a ponte André Franco Montoro. “Crianças, jovens e adultos puderam se divertir nas quadras de vôlei, basquete, futebol e queimada, enquanto outras pintavam o sete na tenda das artes,” conta Kátia.
Algumas novidades foram apresentadas, como aula de aeróbica e o palhaço Pebolim. O projeto “Recreando em Seu Bairro” foi uma realização de Secretaria de Esporte e Lazer e teve como parceiros a Sociedade Amigos do Bairro do Ipiranguinha (SABI), Elektro, Faculdades Integradas Módulo, Unitau, Guarde Municipal, Secretaria de Saúde e Fundart.
Os próximos “Recreando em Seu Bairro” acontecem em junho. No dia 6, as atividades acontecem na Picinguaba e dia 26 no Taquaral. PMU

quarta-feira, maio 11, 2005

Notícias do Legislativo

Boletim da 14ª Sessão Ordinária do dia 10 de maio de 2005

Presidente: Jairo dos Santos
Secretária: Luciana Rezende

ORDEM DO DIA:

EM ÚNICA DISCUSSÃO:

Retirado da pauta através de oficio do Sr. Prefeito Municipal - PROJETO DE LEI Nº 34/05, do EXECUTIVO, autoriza o Executivo a promover a desapropriação de área para fins de implantação de Parque Industrial.

Adiado por duas Sessões com um voto contrário do ver Charles Medeiros, PROJETO DE LEI Nº 35/05, do EXECUTIVO, altera a Lei nº 2.650/05, que dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência Social - RPPS, quanto à composição do Conselho de Administração.

Retirado da pauta através de ofício do Sr. Prefeito Municipal - PROJETO DE LEI Nº 36/05, do EXECUTIVO, dispõe sobre autorização para o poder Executivo receber como doação Quadra Poliesportiva.

Aprovada por unanimidade a - MOÇÃO Nº 20/05, do Ver. RICARDO CORTES - PV, de Congratulações, para os profissionais do Programa de Saúde da Criança.

Aprovada por unanimidade a MOÇÃO Nº 21/05, do Ver. EDILSON FELIX - PSC, de Congratulações, ao Sr Reinaldo Anjos, professor de Dança de Salão, pelos títulos conquistados, elevando e destacando o nome de Ubatuba nas esferas regional, estadual e federal.

Aprovada por unanimidade a MOÇÃO Nº 22/05, do ver CHARLES MEDEIROS - PSDB, de Congratulações, à 3º Companhia de Polícia Militar do 20º BPM/I, sob o comando do Capitão Marcos Antonio Marcondes de Carvalho, pelos seus 16 anos de existência em nosso Município.

Aprovada por unanimidade a MOÇÃO Nº 23/05 do ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, de Congratulações, a Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba - ACE, pelo apoio e desenvolvimento do empresariado Ubatubense com excelência nos últimos 33 anos, através de ações diretas e parcerias.

Aprovado por unanimidade o PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 38/05, do Ver. RICARDO CORTES - PV, sobre a reforma da escolinha de Surf do Zecão, na praia da Itamambuca.

Aprovado por unanimidade o PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 39/05, do Ver. RICARDO CORTES - PV, sobre a coleta de lixo, e a empresa que está realizando, nas praias da Fazenda, Almada, Camburi e Núcleo Picinguaba.

Aprovado por unanimidade o REQUERIMENTO Nº 151/05, do Ver. OSMAR DE SOUZA - PFL; à Sabesp, solução dos problemas na captação de água da Sabesp, próxima a Cachoeira dos Macacos, no bairro do Ipiranguinha.

Aprovado por unanimidade o REQUERIMENTO Nº 152/05, do Ver. OSMAR DE SOUZA - PFL, à Telefônica, instalação de um orelhão, no campo de futebol do Itaguá.

Aprovado por unanimidade o REQUERIMENTO Nº - 153/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, ao instituto Florestal do Estado, agilizando nos tramites internos para a viabilização e execução da parceria com a Elektro, para fins de fornecimento de energia elétrica ás comunidades mais distantes.

Aprovado por unanimidade o REQUERIMENTO Nº - 154/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, à Secretaria Estadual de Educação, reforma das antigas escolas desativadas, da Caçandoca e Saco das Bananas, para projetos de Meio Ambiente, Eco-Turismo e Turismo.

Aprovado por unanimidade o REQUERIMENTO Nº - 155/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, à Secretaria da Juventude, Esporte e Laser do Estado, parceria com a Prefeitura Municipal, no intuito de viabilização de projeto de um Centro de Esporte, Laser e Entretenimento, no bairro da Estufa II.

Aprovado por unanimidade o REQUERIMENTO - Nº - 156/05, do Ver CHARLES MEDEIROS - PSDB, ao Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba, esclarecimento sobre o procedimento adotado pelo Parque, para efetivação da instalação de rede de energia elétrica nas comunidades do bairro Camburi, Fazenda da Caixa, Sertão do Cubatã, Praia Brava da Almada, Cabeçuda, Canto da Paciência e Sertão do Ubatumirim.

Aprovado por unanimidade o REQUERIMENTO - Nº 157/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, ao DAEE, celebração de convenio com a Prefeitura Municipal, para realizar serviço de limpeza e desassoreamento dos rios Grandes, Tavares, Acaraú, Ubatumirim, Maranduba e Indaiá.

Aprovado por unanimidade o REQUERIMENTO - Nº 158/05, da Verª LUCIANA MACHADO - PDT, à Elektro, execução de serviço de extensão de rede elétrica, na rua José Pedro, no bairro do Sertão da Quina.

Aprovado por unanimidade o REQUERIMENTO - Nº 159/05, do Ver. ROMERSON DE OLIVEIRA - PFL, à Elektro, vistoria da rua Pedro Cabral Barbosa, no bairro do Perequê-Mirim, na altura do nº 394, a fim de avaliar as condições em que se encontra o poste de energia.
Aprovado por unanimidade o REQUERIMENTO - Nº 160/05, do Ver. CLAUDIO GULLI - PMDB, à Sabesp,instalação de um arco, na tubulação, liberando o fluxo do rio Tavares.

Hugo Simeão

Sem perdão!

arquivo


Em Pernambuco, após o fim do namoro, a desalmada mulher envenenou uma pizza e enviou para o ex. Esse é um crime sem perdão. Estragar uma pizza deveria dar prisão perpétua, sem possibilidade de condicional. Que horror!

Sidney Borges

Embraer

Na segunda-feira o entrevistado do Roda Viva foi o presidente da Embraer, Maurício Botelho. A maioria dos entrevistadores era da área econômica. As perguntas não deram ensejo a grandes revelações, isto é, quem acompanha as notícias de aviação já tinha assistido ao filme. O jornalismo de aviação precisa de profissionais que tenham amplo conhecimento não só de negócios, mas também de ciência, de tecnologia e de aviação propriamente dita. São poucos. Entretanto, uma pergunta do editor da revista Tecnologia e Defesa, Cosme Degenard Drummond, deu oportunidade ao entrevistado de fazer uma revelação que passou batida pela mesa. Talvez só o ex-presidente da Embraer, Osires Silva tenha atentado para o significado da resposta, que não mereceu repercussão, pois não foi entendida em sua amplitude. A pergunta foi simples. A Embraer tem condições de projetar e construir um avião supersônico? A resposta foi também clara e direta. Não. A Embraer não domina a tecnologia da construção de aeronaves supersônicas, entretanto, a Embraer tem condições de absorver tal tecnologia. O que significa isso? Se o Brasil tivesse dinheiro para patrocinar o desenvolvimento de supersônicos, a Embraer chegaria lá. Como não há a mais remota hipótese de que isso venha a acontecer, então é preciso que os países detentores de tal tecnologia façam a transferência para a empresa. Isso é um problema político-diplomático, que cabe ao governo resolver. O que ficou claro na resposta é que se a tecnologia chegar, será incorporada e gerará frutos, como aconteceu quando da construção do AMX. É esse o pulo do gato da Embraer, ela está na frente da onda da tecnologia mundial. Posição privilegiada, fruto de uma política educacional séria e conseqüente, desenvolvida pelo Ministério da Aeronáutica, iniciada com o CTA em 1946 e seguida pelo ITA em 1950. Se tivéssemos dado prioridade à educação, como fizeram os militares da aeronáutica, hoje estaríamos exportando não só aviões, mas também câmeras digitais, carros, computadores, enfim, tudo o que compramos dos países educados. Será que um dia a ficha vai cair?

Sidney Borges

Quem é o lutador?

arquivo


Vou dar algumas dicas. É político, foi prefeito de uma cidade do litoral norte, perdeu a última eleição e parece que perdeu também o juízo. Ultimamente tem tentado agredir fisicamente seus adversários, que não são poucos. Logo vai ter de agredir os juizes que julgarão os processos que responde e que como é do conhecimento de todos, são inúmeros. As luvas escondem a identidade do valentão, você imagina quem possa ser?

Sidney Borges

Instantâneo ubatubense

divulgação


A foto foi tirada na Vila de Picinguaba. Na simplicidade do quadro que mostra um pescador preparando a rede, há muita poesia. Concentrado na tarefa, usando as mãos, o velho homem expressa nosso destino inexorável. Trabalhamos. "Ganhamos o pão com o suor de nossos rostos". O trabalho é o fator que nos diferencia das outras espécies. Parabéns ao fotógrafo que mostrou sensibilidade e arte.

Sidney Borges

Notícias da Prefeitura

divulgação

Eduardo César e o vereador Charles Medeiros no Morro da Pipoca

Prefeito se reúne com moradores do primeiro núcleo congelado de Ubatuba

O prefeito de Ubatuba Eduardo César esteve na tarde desta terça-feira (10) reunido com os moradores do Morro da Pipoca, o primeiro núcleo congelado no município. No encontro com os moradores do local, o prefeito explicou a necessidade do processo de congelamento das áreas ocupadas irregularmente. “É urgente o estancamento da ocupação irregular em Ubatuba e para isso precisamos contar com o apoio da comunidade para que não haja mais nenhum tipo de construção nesses locais”, disse.
Durante a reunião o prefeito foi enfático ao dizer que qualquer construção que venha a ser construída na localidade a partir de agora, será imediatamente demolida. “Para isso a Guarda Municipal fará rondas diárias para verificar qualquer irregularidade”, lembrou o prefeito.

Trabalho de equipe

Durante toda a semana passada equipes da Prefeitura estiveram no local fazendo a medição das moradias e a localização delas através de GPS. As 39 moradias existentes no local foram fotografadas, numeradas e assistentes sociais cadastraram as famílias que lá residem, num total de 20. Uma placa foi colocada na entrada do Morro da Pipoca informando aos moradores que o Núcleo foi congelado no dia 6 de maio e que qualquer construção a partir dessa data será demolida. PMU



Setur homenageia as mães no mês de maio

Essa é a quarta exposição da série que traz para a Setur um tema diferente a cada mês, com obras de artistas, técnicas e materiais diversos

Dando prosseguimento à série de exposições temáticas realizadas pela Secretaria de Turismo de Ubatuba, o espaço, este mês, contempla o tema "A Mulher e a Maternidade", numa justa e oportuna homenagem ao dias das mães. A colaboração dos artistas que cederam trabalhos do próprio acervo possibilitou compor uma exposição agradável que vale a pena visitar.
A mostra conta com trabalhos em óleo sobre tela, como o "Abraço Ianomani" de Adriano Oliveira, que retrata a maternidade indígena; "A virgem e o menino" de Wladimir Ferreira; em estilo sacro e esculturas em concreto celular de Rose de Freitas. Todas as peças são premiadas.
Em Ubatuba, são poucos os artistas que se dedicam a retratar a figura humana. Segundo Paulo Alves, coordenador do grupo setorial de artes plásticas da Fundart, alguns fatores contribuem para isso. “Seja pela dificuldade ou por causa do apelo do mercado no município, cujos temas mais procurados pelos compradores são as flores, peixes e paisagens, é difícil encontrar artistas que se dediquem à figura humana”. Mesmo assim, Paulo Alves reconhece a importância das exposições temáticas como um grande incentivo aos artistas locais.
O Centro de Informações Turísticas, onde as exposições estão sendo realizadas desde o início do ano, é um espaço privilegiado. Situado na Av. Iperoig, no Centro, beirando o mar da Praia do Cruzeiro, o espaço tem toda a sua estrutura em vidro transparente. Segundo Carlos Rizzo, encarregado das exposições na Setur, o público está se acostumando com as exposições e visitando o Centro freqüentemente. “Além do fluxo constante de turistas que buscam o Serviço de Informações, o Centro vai se firmando, cada vez mais como um espaço de visitação dos moradores de Ubatuba, pois sempre tem uma novidade agradável para se ver e conhecer”.
Rizzo faz questão de lembrar que as exposições não fazem restrições quanto à técnica e os materiais utilizados. “O mais importante é que o trabalho atenda ao tema eleito para cada mês”. Para o próximo mês, o tema será “Peixes e Pescadores”. PMU



Ubatuba sedia 1º encontro de redeiros

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba promoverá na próxima segunda-feira, 16, o 1º Encontro de Redeiros. O evento, que acontece na Ilha dos Pescadores, é destinado a pescadores e demais interessados na arte de confeccionar e consertar redes de pesca e no aprendizado de técnicas sobre como dispor bóias e chumbadas nas redes.
O engenheiro agrônomo e pesquisador oceânico, Roberto Seckendorff, estará coordenando o encontro. Maria Izabel Pires Serrano, da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca dá detalhes sobre o evento. “O encontro servirá para troca de técnicas entre os pescadores. Não haverá apenas uma pessoa mostrando como as coisas devem ser feitas, como em uma aula. Os mais antigos poderão ensinar macetes aos mais novos”, salienta. Informações e inscrições no Mercado Municipal de Peixe ou na Secretaria de Agricultura e Pesca. Informações também através dos telefones 3833-1245 com César ou 3834-1077 com Maria Izabel. O 1º Encontro de Redeiros é uma parceria da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba, Instituto de Pesca e Colônia Z 10. PMU



Secretaria de Agricultura e Pesca promove curso de capacitação

Objetivo é orientar melhor o produtor no manejo do camarão

Aproveitando a proximidade do final do período de defeso do camarão (31 de maio) a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento promove, no próximo dia 23, um curso de capacitação com o tema “Conservação do camarão- da captura à venda”. Os interessados devem se inscrever até o dia 21 no Mercado de Peixe, com César ou na Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, com Maria Izabel. O curso acontecerá no auditório da Escola Padre José de Anchieta, rua Amazonas, 595, Silop, das 14 às 17h30.

Confira a programação e os palestrantes:

- Produção do Camarão no município de Ubatuba – Venâncio Guedes de Azevedo – Oceanógrafo / Pesquisador Cientifico
- Valor Nutricional do Camarão / Utilização da Casca do Camarão – Mirna Ap. Zucheratto – Nutricionista
- Coffe break
- Importância da Rastreabilidade na Cadeia Produtiva – Drª Ana Maria Paschoal da Cruz / Médica Veterinária
- Uso Adequado do Sulfito no Camarão – Claudia Raffaelli Nascimento Nutricionista PMU

terça-feira, maio 10, 2005

Tem vigia novo na Câmara!

arquivo

Mandrake prepara um gesto hipnótico. Cuidado!

Contratação recente. Passe de mágica ou cala-boca? Só alguém como Mandrake para responder. De quem teria sido a indicação? Em tempo, o recém-nomeado guardião da Câmara, coincidentemente, foi o autor da denúncia contra o vereador Marcos Francisco. Lembram-se? Demo foi acusado de ter comprado votos. O processo está em curso.

Sidney Borges

“AGREDINDO A HISTÓRIA”

Corsino Aliste Mezquita – Professor*
De longa data venho afirmando que alguns de nossos políticos se consideram os iniciadores da História. Nada do que foi feito antes merece consideração e apreço. Para eles a História começou o dia que galgaram o poder. O passado só deixou como herança mofo, bolor, musgo e coisas erradas para serem consertadas.
Freqüentemente essa desmoralização do passado é feita para ocultar mazelas do presente, dos mais diversos graus e matizes e pouco visíveis à população em geral. Também para desviar a atenção da própria incompetência.
As causas para essa negação do passado estão ligadas à falta de conhecimento histórico e administrativo daqueles que se sentem vivenciando o momento definitivo da história. Só esse desconhecimento pode explicar a falta de fundamentação histórica e técnica das razões alegadas, pela Secretaria Municipal de Educação, para desativar a EM Ernesmar de Oliveira, no bairro da Praia Dura.
Aquela escola, como tantas outras, tem uma longa história de serviços prestados. Existiram protagonistas, dessa história, e não podem ser esquecidos ou desconsiderados.
A primeira sala de aula, a cozinha e os banheiros, dessa unidade escolar, foram construídas em 1975. A estrutura do telhado nunca foi modificada.
A segunda sala de aula, a secretaria e a diretoria foram construídas, em 1983, acompanhando a estrutura existente. Naquele mesmo ano foi construído também o Posto de Saúde. Ninguém solicitou, em todos esses anos, mudanças na estrutura do telhado. Isso leva a pensar que, os atuais administradores, não avaliaram convenientemente os efeitos da maior tromba d'água acontecida na história daquela escola.
Durante o período, 1975 a 2000, o prédio prestou serviços como escola estadual. Em janeiro de 2000 foi assumido pela Prefeitura e continuou a prestar serviços sem maiores problemas. Em 2003 o telhado foi consertado, uma nova sala construída, a toque de caixa, para atender a demanda crescente, e reformada a cozinha e os sanitários. Os serviços foram feitos sem prejuízo do atendimento aos alunos e por um custo insignificante. A Sra.Secretária Municipal de Educação ao afirmar: “considero que a reforma feita, em 2003, foi um desperdício” (Ubatuba Víbora 07-05-05) deu, no mínimo, um atestado de desconhecimento da realidade existente, naquele momento, e das melhorias que foram feitas na escola.
A seguir a Sra. Secretária afirma: “Nós vamos ter que refazer o telhado, rever a questão da sala construída em cima da fossa, as instalações elétricas e a pintura, enquanto poderíamos estar realizando novos projetos”.
Fazer o que a Sra. Secretária relaciona acima é muito pouco. Isso terá que ser feito, em todas as escolas e no prédio da Secretaria, constantemente. Já que desativou a escola não pode pensar pequeno. O ideal será pensar grande, projetar soluções para o futuro. Em 2003 foi desapropriada a área contígua à escola, com mais de 900 m2, visando remover o Posto de Saúde, por estar em local inadequado e a escola estar interferindo nos seus serviços, construir novas salas de aula habilitando-a para atender a Educação infantil, ampliar a cozinha, o refeitório, as áreas de recreação e criar ambientes amplos e arejados que permitam atender, confortavelmente e com qualidade, maior número de alunos.
Agora, a Secretaria, dispõe de espaço para desenvolver um projeto grandioso que, pensando com visão de futuro, foi preparado pela administração 2001 – 2004. Fazer ou não fazer, o que é possível e necessário, depende dos atuais dirigentes. Receberam o caminho aberto e previsão orçamentária para isso.
A frase: “enquanto poderíamos estar realizando novos projetos” confirma as declarações que a Sra. Secretária tem feito, tantas vezes, em público e em privado. Não conhecia a realidade da Secretaria e continua sem conhece-la. Caso queira ter sucesso terá que, organizar equipes que, paralelamente, cuidem da manutenção e da construção de novas escolas. O que está acontecendo, na Secretária Municipal de Educação, é conseqüência da desestruturação das equipes existentes, sem colocar, no lugar, as pessoas adequadas e com conhecimento da Prefeitura para dar continuidade ao que vinha sendo feito. Seria bom para o município constituir, com urgência, equipes experimentadas e boas condições de trabalho.
Não dá mais para culpar o passado. Cada ator deve assumir suas competências e incompetências. A história não costuma ser agredida impunemente.
* Ex-secretário da Educação de Ubatuba

Notícias da Prefeitura

Justiça garante uso de arma para Guarda Municipal de Ubatuba

A Justiça de Ubatuba julgou procedente o “habeas corpus” impetrado pelos advogados Sérgio Soares Batista e José Eduardo Coelho da Cruz em favor dos guardas municipais de Ubatuba, reconhecendo o direito da corporação em permanecer trabalhando armada. A decisão da juíza da 2ª Vara Criminal de Ubatuba, Ana Lia Beall, que julgou o mérito da ação, mantém a liminar que havia sido concedida pelo juízo em 26 de setembro do ano passado e normalizou definitivamente o atendimento e a prestação de serviço da Guarda Municipal de Ubatuba.
A medida de “habeas corpus” foi impetrada em setembro do ano passado pelos advogados Sérgio Soares Batista e José Eduardo Coelho da Cruz e, na prática, impede que os guardas municipais sejam presos em flagrante por portarem armas da corporação em serviço.

Serviços normalizados

Os portes de arma da corporação foram cancelados no ano passado pelas determinações do Estatuto de Desarmamento, que passou à Polícia Federal a responsabilidade pela expedição de novas autorizações de porte. Com a decisão, os 60 integrantes da Guarda Municipal de Ubatuba podem continuar a prestar o atendimento à população e os serviços de rondas aos bens patrimoniais da Prefeitura e fiscalização do trânsito estão normalizados. Para o comando da corporação a decisão da Justiça é importante em razão da própria segurança dos agentes municipais e da população. “Armada, a Guarda Municipal é mais uma força que se soma para a proteção dos cidadãos de Ubatuba”, declarou o comandante, tenente Carvalho.
“Impetramos a medida de ‘habeas corpus’ para que nenhum guarda fosse preso e para que a prefeitura tenha tempo para conseguir adequar a corporação municipal ao Estatuto de Desarmamento junto à Polícia Federal, sem precisar afastar os guardas do patrulhamento nas ruas, o que poderia acarretar possíveis prejuízos à própria segurança da população”, salientaram os advogados, enfatizando que a adequação ao Estatuto do Desarmamento pela corporação é inevitável. Entre as medidas a serem cumpridas, estão a efetivação de uma corregedoria e de uma ouvidoria.
Na região, as corporações de Jacareí (SP) e São José dos Campos (SP) também sofreram com a medida.

Paralisação

No ano passado, os guardas municipais de Ubatuba chegaram a permanecer recolhidos na sede da corporação no bairro do Perequê-Açu durante três dias, até a obtenção da liminar pelos advogados Sérgio Soares Batista e José Eduardo Coelho da Cruz. Na ocasião, a medida foi tomada pelos servidores em razão das determinações do Estatuto do Desarmamento, que acabou cancelando a validade dos portes de armas dos guardas municipais.
Na época, o presidente da Associação dos Guardas Municipais de Ubatuba, Marcelo Pinheiro dos Santos, enfatizou que a decisão do “aquartelamento” foi tomada em uma reunião de emergência entre os integrantes da corporação. “Decidimos que enquanto perdurar o impasse e a Guarda Municipal estiver desarmada, permaneceremos na nossa sede, no Perequê-Açu”, informou, à época. PMU
Fonte: Sérgio Soares Batista



Ubatuba terá feiras em locais e dias diferentes

A partir dessa terça, dia 10, Ubatuba terá feiras em diferentes locais e dias durante a semana. As novas feiras acontecerão nos bairros Estufa II, às terças-feiras, Ilha dos Pescadores às quartas e no Ipiranguinha, às quintas-feiras. Trata-se da realização de mais um compromisso de governo, assumido durante a campanha do prefeito Eduardo César.
Antes, a única feira de Ubatuba funcionava aos sábados na Praça Bip, próximo à entrada da cidade. O projeto nasceu da necessidade de trazer a feira mais para perto dos moradores de bairros. Além disso, a proposta de ampliar o número de feiras na cidade visa valorizar o produtor local. Durante a semana, apenas feirantes de Ubatuba poderão comercializar seus produtos. Até agora, são 25 feirantes cadastrados. O próximo passo é padronizar visualmente as barracas e separar as feiras por setores. Nas terças, a feira acontece no Bairro Estufa II, em frente à Marfiauto Veículos; quarta é dia de feira na Ilha dos Pescadores, ao lado do Mercado de Peixe; na quinta, o bairro Ipiranguinha recebe a feira na Rua dos Coqueirais. A feira da Praça Bip continua aos sábados. PMU



Ubatuba busca participação na 2ª Conferência Nacional das Cidades

Participação da comunidade é fundamental para a elaboração do Plano Diretor

O secretário de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura de Ubatuba, Ary Jardim de Azevedo, estará amanhã, 10, na Tribuna Popular da Câmara Municipal. Representando o prefeito Eduardo César (PL), o secretário fará a convocatória para a 2ª Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá no mês de novembro em Brasília.
Será formada uma comissão preparatória constituída por representantes dos poderes judiciário, legislativo e executivo, OAB de Ubatuba, Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, Associação de Bairros e Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba. A comissão terá como prioridade discussões de assuntos ligados às políticas públicas, habitacionais, turismo, mobilidade urbana e transportes, reforma urbana e política de saneamento e meio ambiente. “As propostas definidas serão defendidas no encontro estadual na tentativa de elegermos delegados para a Conferência Nacional em novembro”, explicou o secretário. PMU



Karatê de Ubatuba conquista seis medalhas no Paulista Wadokai

A equipe de Karatê da academia Biodance voltou com seis medalhas do Campeonato Paulista de Novos Talentos estilo Wadokai, realizado neste domingo, 8, no Tênis Clube Paulista, na capital. Duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze animaram os comandados de Marcelo Oliveira, técnico da equipe de Ubatuba nos Jogos Regionais, que vai continuar observando atletas visando a competição.
Valdemir Nogueira e Bruno Leite Castilho foram campeão e vice no shiai kumite, categoria 8 a 10 anos. Victor Diogo foi bronze no shiai kumite, categoria 11 a 13 anos. Augusto Felizardo e Renato foram campeão e vice no shiai kumite, faixa verde categoria até 70 Kg. Edinaldo Muniz Oliveira (Jabá) ficou com o bronze na faixa preta categoria absoluto. A delegação viajou com 15 atletas e contou com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer. PMU



Ubatuba briga por vagas na fase regional dos Jogos da Juventude

As equipes de futebol, vôlei e basquete masculino de Ubatuba disputam nesta terça-feira, 10, em Caraguatatuba vagas para a fase regional dos Jogos da Juventude. O futebol vai a campo contra Caraguá, após vencer São Sebastião por 2 a 1. O basquete, que venceu São Sebastião, disputa a vaga contra Caraguá, enquanto o vôlei, que eliminou Caraguá enfrenta São Sebastião. Após a fase regional os vencedores prosseguem para a estadual, e em caso de vitória partem para a disputa do nacional. PMU



Vôlei conquista mais uma vitória na Liga

Equipe Infanto Juvenil masculino vence Taubaté e segue firme rumo às semifinais

Em uma tarde inspirada, a equipe de vôlei Infanto Juvenil de Ubatuba venceu a equipe de Taubaté, por 3 sets a 0 parciais de 25/6, 25/10 e 25/10. A partida foi disputada na tarde de sábado no Ginásio de Esportes Tubão. A equipe agora soma três vitórias e uma derrota e ainda disputa duas partidas pela fase classificatória, ambas contra o Atleta Cidadão, de São José dos Campos. A primeira será disputada neste sábado, 14, na casa do adversário. PMU

segunda-feira, maio 09, 2005

Televisão

O Corinthians mandou bola na trave, perdeu gols incríveis e tomou outros que não são normais em jogos entre equipes que disputam o título máximo do Brasil. O São Paulo teve mais sorte, aproveitou as chances que surgiram e marcou cinco, pelo menos dois fora do comum. Parecia que o mundo ia acabar na noite de ontem. Pelo menos nos programas de televisão que falavam de futebol, os quais assisto de tempos em tempos, nunca mais de três minutos seguidos. Meus ouvidos não suportam. Amanhã, se jogarem novamente Corinthians e São Paulo, não ficarei surpreso se o resultado se inverter. Futebol é um mero passatempo. Sem lógica. Muito divertido, mas não vale uma discussão. Bom mesmo é jogar, participar, ser ator, contracenar no palco da porfia do esporte bretão que consagrou Tevez. Vale inclusive para os pernas de pau, meu caso. Depois do jogo uma cervejinha gelada e o replay dos principais lances. Ir ao estádio são outros quinhentos. Dispenso. Ver pela televisão só em copas do mundo. E sem som. Já a fórmula um deveria ser apresentada e comentada pela Mãe Diná. Enquanto a corrida não começa os apresentadores ficam adivinhando o que vai acontecer. Em cada cem palpites erram noventa e nove. Como a Mãe Diná, que só dá bola fora, mas ganha a vida fazendo previsões. Quando acertam posam de entendidos. O que significa entender de fórmula um? Para que serve entender de fórmula um? Para dizer em qual volta o Rubinho vai abastecer? É igual fumar. Qual o sentido? Ter câncer? Ou ficar sem fôlego?

Sidney Borges

PONTE DA RESSACA

arquivo

A Ponte Matemática de Cambridge em outra versão de cor

Renato Nunes
Que beleza a Ponte Matemática que você publicou. Aceito com entusiasmo seu convite. Vamos juntos fazer o projeto da nova Ponte da Ressaca, nossa contribuição à cidade.
Mas antes, como convém aos inícios de um projeto arquitetônico, vamos investigar o sentido da ponte. E do nome.
A Matemática, de Cambridge, como você disse, tem o nome derivado da engenhosidade de sua estrutura. E a da Ressaca, do que será? Com certeza não será em alusão à ressaca do mar, está muito longe. É ressaca mesmo, da brava, que derruba até da ponte. O cara veio à noite, com o pé redondo, viu duas pontes e escolheu a errada. Pisou no vazio e foi beber o rio. Dizer que é por causa do nome do bairro também não resolve, a origem pode ser a mesma.
Ponte tem um vasto sentido simbólico. De união, ligação. Superação, transposição de obstáculos. A Ponte da Amizade une dois países, por onde passeia o bando e o contrabando. Há as Golden Gates que sugerem riqueza, da Esperança, dos Aflitos, e por aí vai.
Já que não se deve mudar o nome tradicional dos logradouros ou vias públicas como gostam de fazer os vereadores do Brasil, proponho que, através do Ubatuba Víbora façamos uma ampla consulta sobre o significado que devemos dar à palavra Ressaca para usá-lo como motivação da sua concepção, que não há de ser exclusivamente técnica. Tem que ser bonita na mensagem e na forma. Vamos dividir a autoria desse projeto com a comunidade. Quem viver, verá!

Metendo o bicudinho no meio

arquivo carlos rizzo

Bicudinho do brejo paulista, nova espécie surgida em Biritiba-mirim

Carlos Rizzo
Acompanho as notícias sobre pássaros há cerca de 10 anos e posso afirmar com certeza que nunca vivemos uma semana tão especial. Primeiro foi a noticia do reaparecimento do Ivory woodpecker depois de 50 anos dado como extinto. Agora temos a notícia da constatação de uma nova espécie encontrada há trinta quilômetros da cidade de São Paulo, mais precisamente em Biritiba-mirim.
A nova espécie pertence a um gênero com grande risco de extinção por isso a constatação do bicudinho do brejo paulista é um grande alento.
Ponho-me a imaginar se em 2005 ainda estamos descobrindo novas espécies em lugares densamente povoados, locais de intensa exploração mineral, com toda facilidade de visitação e exploração, quantas coisas ainda temos para descobrir em matas iguais aos 80% da área do município de Ubatuba.
No ano de 1995, Ariovaldo Giaretta, biólogo pesquisador da Unicamp, descobriu um novo gênero (note bem) de sapo em Ubatuba. Diferente dos que conhecemos, este nasce com a aparência do adulto, não passa pela fase do girino. Necessita de uma temperatura constante e quase que exata para sobreviver, por isso só é encontrado na faixa compreendida entre 400 e 800 metros de altitude. A conformação geográfica dos nossos morros impôs um isolamento das espécies, e ao modo da ilha de Páscoa e confirmando Darwin, provocou o surgimento deste novo gênero. O tamanho adulto do sapinho não atinge 2 cm e o nome dado foi anurus capricornius graças a oportunidade que tive de insistir durante o batismo.
Volto a imaginar a quantidade de plantas, insetos, aves e animais extintos sem a mínima anotação. Ao ver espécies conhecidas sendo extintas para cederem lugar ao animal homem, imagino a imensa quantidade das espécies que continuam a desaparecer. Arrisco até um paralelo com o tráfico de espécies que precisa de dez indivíduos para colocar um único à venda e concluo que, para cada nova descoberta dezenas desaparecem sem deixar vestígios da sua existência.
Por outro lado, prolifera entre a raça humana a espécie que provoca a degradação pela omissão dos seus deveres, seja pela consciência que deveria ter, seja pelo salário que recebe para fazer o que não faz. A grande maioria dos ambientalistas de carteirinha acha mais fácil empurrar o problema com a empáfia adquirida por anos e anos de sedentarismo mental ou acomodados em um título universitário.
O mundo segue descobrindo espécies e Ubatuba segue destruindo e extinguindo com o beneplácito das autoridades e dos ditos e tidos como competentes.
Do Stymphalornis acutirostris da espécie paulista restam setenta indivíduos que foram salvos numa operação conjunta entre USP e o Ibama.
A iodopleura pipra e seus menos de cinqüenta indivíduos moradores de Ubatuba estão sendo dizimados graças a uma operação conjunta entre a descarada omissão dos nossos ambientalistas assalariados, a desmedida exploração imobiliária e a descontrolada importação de eleitores de vereadores ignorantes. Estamos trocando imensas riquezas biológicas de valor mundial pelas piores espécies do gênero humano.

Essa polêmica guerra de carros x bicicletas

Gerson Campos*
Fico inteiramente comovido com essa polêmica guerra entre bicicletas e carro. Então, fico exercitando meu cérebro com o intuito de colaborar com a paz entre veículos de transporte. Fico imaginando, se não houver uma intervenção urgente das autoridades, isto poderá se transformar numa guerra civil.
Visualizando o futuro, vejo bicicletas com morteiros laterais, que seriam disparados em cada cruzamento. Carros equipados com lança-granadas em seus escapamentos disparando ao passarem por grupos de bicicletas.
Com dor no coração vejo carros e bicicletas sendo retirados das vias por guinchos e levado ao cemitério de ferro-velho. Penso na possibilidade de outros meios de transportes também se comoverem, por exemplo, barcos com suas idéias pacifistas, ficariam ao lado das bicicletas não poluentes, e quem sabe os aviões iriam dar o apoio aéreo aos carros, que mesmo mais fortes, estariam em menor número. Esta guerra teria dimensões catastróficas, chocando a população mundial.
Minha maior dúvida: de que lado as motocicletas iriam ficar? Enquanto isso, teriam mais dois dias de finados, um para os carros e outro para as bicicletas. Nestes dias o cemitério de ferro-velho ficaria lotado com muita comoção entre bicicletas e carros, que em procissões cruzariam a cidade como um grupo de derrotados.
Diante de tanta dor, surge no horizonte um sinal de sorriso e esperança, nas calotas e aros de bicicletas...
O Governo dos carros e bicicletas institui uma escola para educá-los, que lindo!!! Fico imaginando aquelas bicicletinhas, ainda com quatro rodinhas e seus caderninhos da escola, embaixo do guidão. Todas felizes por terem direito à educação... Ah!... que lindinho... o mini-bug de uniforme "dando seta" ao virar a esquina! Que sonho...
Diante desta brilhante e inimaginável solução, o Governo das bicicletas e carros, teria um lindo memorial e certamente seria reeleito pelos pacatos pedestres que esperam não serem mais atropelados por carros e bicicletas nas ruas desta linda cidade.
* Um transeunte

Festa do Trabalhador (Ipiranguinha)

roger lapan

Cantores, músico, Ricardo Rogério, André Marthins e Valter Capop

O vereador Charles Medeiros foi representado na Festa do Trabalhador do Ipiranguinha, por seu assessor externo, Valter Capop, que aproveitou para dar um abraço no músico e amigo André Marthins, do programa Raul Gil. A festa foi um sucesso, apesar da chuva também ter dado um pequeno show só pra refrescar o público. Em nome do vereador Charles Medeiros, parabéns aos organizadores da festa, Almiro, Adílson Lopes e demais, e parabéns ao público presente, principal razão do espetáculo.
Fonte: Assessoria Charles Medeiros

Lucros

Lucro do Bradesco dobra no primeiro trimestre

SÃO PAULO (Reuters) - "O Bradesco teve lucro no primeiro trimestre de R$ 1,205 bilhão, o dobro do registrado em igual período do ano passado e 14% superior ao ganho dos três últimos meses de 2004"

Ronaldo Dias
Sem importarem-se com as filas intermináveis em suas agências e, com a crítica deficiência na manutenção de suas máquinas de pronto atendimento, os bancos lucram. Lucram alto, em nome do freio inflacionário oficial. Qual será, a empresa do setor produtivo, com igual performance? Notícias como esta preconizam incertezas para futuro próximo. Como no jogo Banco Imobiliário, quando o dinheiro "acabar" será necessário redistribuí-lo entre os "participantes". Se não for assim, os bancos "jogarão" com quem? Parece até brincadeira.

Coisas da Internet

Na África todas manhãs uma gazela acordava sabendo que ela deveria conseguir correr mais do que o leão se quisesse se manter viva. Todas as manhãs o leão acordava sabendo que deveria correr mais do que a gazela se não quisesse morrer de fome.
Moral da História: Não faz diferença se você é gazela ou leão, quando o sol nascer você deve começar a correr.

Notícias da Prefeitura

divulgação

Reunião de fundação da Oscip Sapo Uba, de apoio às mulheres com câncer

Grupo de apoio à mulher com câncer é criado em Ubatuba

A proposta é promover uma convivência entre as mulheres, não só para falar sobre a doença, mas para descontrair e socializar

Aconteceu na última segunda-feira, dia 2, na Câmara Municipal de Ubatuba, a fundação da Sociedade de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Ubatuba (SAPO UBA). A sociedade será uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), um tipo de organização que tem como principal característica fazer parcerias com o poder público e a iniciativa privada.. Nessa ocasião, foram realizadas também a eleição da diretoria e a aprovação do estatuto. A SAPO tem o apoio da Secretaria de Saúde, que cedeu um espaço para que a entidade possa trabalhar e também da Coordenadoria da Mulher.
A idéia de montar uma sociedade de apoio surgiu há algum tempo, com um grupo de mulheres portadoras de câncer, que perceberam as dificuldades pelas quais pacientes e familiares passam em Ubatuba, por falta de profissionais e entidades especializadas. Durante um fórum realizado na semana da mulher, a Coordenadoria Municipal da Mulher lançou a proposta, que foi bem aceita pela comunidade e por autoridades do município. Um mês depois, a entidade já existe e começa a funcionar.
Para o próximo dia 10, foi marcada uma nova reunião para se discutir o funcionamento da SAPO. Enquanto isso, algumas ações já estão sendo realizadas no sentido de arrecadar fundos para registrar a Oscip. Foi marcado um jantar para o dia 9 de junho, que será realizado na Associação Comercial. Além disso, está sendo vendida uma rifa, que tem como prêmio um edredom.
A Coordenadoria da Mulher pretende desenvolver um trabalho de valorização da auto-estima da mulher, realizando palestras, eventos culturais e trabalhos de arte-terapia. A coordenadora Nalva Barbosa diz que a proposta é promover uma convivência entre as mulheres, não só para falar sobre a doença, mas para descontrair e socializar. “Queremos trabalhar com a esperança, falar sobre cura e vida, trazer a felicidade para o cotidiano dessas mulheres”.
Entre as ações que podem ser promovidas por um grupo como esse, estão a ajuda para se conseguir remédios, que geralmente são caros, apoio psicológico, viabilização de exames, e campanhas preventivas. Uma reivindicação antiga dessas mulheres começa a ser viabilizada. Os exames preventivos de mamografia e papanicolau, que não estavam sendo feitos há mais de um ano em Ubatuba começam a ser realizados. Agora, um mutirão está marcado para a próxima semana, com o objetivo de atender a demanda reprimida de mulheres que aguardam o exame de mamografia no município. PMU



Prefeito de Ubatuba inicia congelamento de ocupações irregulares no município

Nesta segunda-feira Eduardo César conversa com moradores do Morro da Pipoca sobre o congelamento do núcleo

O prefeito de Ubatuba Eduardo César estará nesta segunda-feira, dia 9, às 14 horas, no Morro da Pipoca, região oeste, para dar início ao processo de congelamento dos núcleos ocupados irregularmente no município. Durante essa semana equipes da Prefeitura estiveram no local fazendo a medição das moradias e a localização delas através de GPS. As moradias foram fotografadas, numeradas e assistentes sociais cadastraram as famílias que lá residem. Uma placa está sendo colocada na entrada do Morro da Pipoca informando aos moradores que o Núcleo está congelado a partir da data do dia 6 de maio onde foi constatada a existência de 39 moradias.

Apoio da comunidade

Na segunda-feira o prefeito Eduardo César estará conversando com os moradores dessa localidade explicando os procedimentos adotados e firmando uma parceria de atuação conjunta visando conter novas ocupações. Além disso, segundo o prefeito, a Guarda Municipal estará fazendo rondas diárias no local. “Precisamos contar com o apoio da comunidade para que não haja mais nenhuma construção no local”, afirmou o prefeito.
O morro da Pipoca é uma área de preservação permanente e o Ministério Público está movendo ações contra as ocupações ocorridas nessa e em outras áreas do município. Segundo o promotor da Habitação e Cidadania de Ubatuba, Oswaldo de Oliveira Coelho, que esteve na semana passada conversando com o prefeito, “a situação requer urgência por parte da prefeitura”. Para o prefeito Eduardo César, é urgente o estancamento desse processo de ocupação irregular. “O congelamento dos núcleos é a medida emergencial que estamos tomando e o Morro do Pipoca é o primeiro deles”, diz.
O prefeito Eduardo César lembra que hoje a Prefeitura não tem áreas regularizadas nem recursos financeiros para auxiliar as famílias que se encontram nessa situação. “Ao contrário das gestões anteriores, que até incentivavam a ocupação de áreas irregulares, vamos estancar este grave problema econômico,social e ambiental. A maioria destas famílias foi enganada por loteadores clandestinos e políticos inescrupulosos. Cabe agora a prefeitura dar todo o apoio para resolver o problema. Cadastrando as casas, as famílias e conseguindo a parceria destes moradores estaremos impedindo definitivamente o aumento deste grave problema social. E é por isso que o congelamento desses núcleos precisa ser feito imediatamente para impedir definitivamente que a situação se agrave ainda mais”, reforçou o prefeito. PMU



Prefeito Eduardo César recebe guardas municipais

Corporação propõe criação de próprio estatuto

Os guardas municipais em comissão Alex Sandro dos Santos e Valmor Mariano Balio entregaram na tarde de hoje (5) para o prefeito Eduardo César (PL), a minuta do estatuto da Guarda Municipal de Ubatuba, que foi elaborado em quatro meses. Hoje a Guarda tem apenas regimento interno, ouvidoria, corregedoria, além do Estatuto do Funcionário Público. Com a criação do estatuto, será possível a elaboração de plano de carreira, do departamento de ensino e também da ampliação do efetivo da Guarda Municipal.
A minuta seguirá para a secretaria municipal de Assuntos Jurídicos e posteriormente para a Câmara Municipal para a aprovação.”Em se tratando de categoria diferenciada dos demais funcionários municipais, nos empenhamos para a criação do nosso próprio estatuto”, afirmou Balio. Os advogados Sérgio Soares Batista e José Eduardo Coelho de Cruz também participaram da elaboração.
Na oportunidade, o prefeito Eduardo César também recebeu das mãos dos guardas municipais o projeto “Modernização da Guarda Municipal de Ubatuba e desenvolvimento de ações sociais de segurança urbana”. O projeto, também de autoria de Alex e Balio, já foi encaminhado para o Ministério da Justiça, em Brasília, no dia 29 de abril. PMU
 
Free counter and web stats