Postagens

Mostrando postagens de Julho 10, 2005

CPI em Ubatuba

Imagem
Continuam as investigações sobre a fraude na Prefeitura.
A Comissão Parlamentar de Inquérito que apura o desvio de verbas na Prefeitura de Ubatuba já ouviu o depoimento de treze pessoas. Entre elas, Ernesto Cardoso e Geraldo que fazem parte da sindicância da Prefeitura e os secretários municipais, Gilson Ferreira da Silva e Silvio Bonfiglioli Neto, com o objetivo de esclarecer alguns pontos obscuros em relação à fraude. Quatro funcionários do banco, onde é depositado o dinheiro do pagamento dos funcionários da Prefeitura prestaram depoimento e se isentaram de qualquer responsabilidade sobre o desvio de verba. O inquérito de Alvelino Almeida Cruz Júnior, encarregado da folha de pagamentos e principal suspeito da fraude, aconteceu em Taubaté. A namorada dele, Carolina Mikie Suguimoto, supostamente envolvida no caso, foi ouvida pelos membros da CPI, Ricardo Cortes, presidente, Jairo dos Santos, relatos e Edílson Félix, secretário, na Câmara Municipal de Ubatuba. Apenas a irmã de Alvelino,…

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

As "valentes" meninas da equipe de Ubatuba estão brilhando nas quadras

Vôlei feminino de Ubatuba disputa o Bronze nos Regionais

A partida acontece neste sábado contra Taubaté

A equipe de vôlei feminino de Ubatuba, perdeu na manhã desta sexta-feira, 15, para a equipe de Suzano, em partida disputada no ginásio do Poiares, em Caraguatatuba.
A equipe treinada por Geraldo Vanoni encarou o time favorito ao ouro dos 49º Jogos Regionais e perdeu por três sets a zero com parciais de 25/15, 25/13 e 25/10.
Agora as meninas enfrentam Taubaté (que perdeu para São José também por três sets a zero), na disputa pelo bronze, amanhã, em local e horário a ser definido pela organização dos Jogos. PMU



Sábado de decisões no Estádio Ciccillo Matarazzo

Final do Interbairros e última rodada do campeonato da Escolinha

O Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo recebe neste sábado, 16, a última rodada do torneio da Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles. Com a equipe de Rossi Calçados tendo garan…

Vereadora Luciana em ação

Imagem
divulgação

Vereadora Luciana Machado, Fernando Longo e Fernando Furtado

Secretário Estadual de Turismo, Fernando Longo, recebe a vereadora Luciana Machado e assume o compromisso de apoiar Ubatuba

A vereadora Luciana Machado, PDT, esteve na Secretaria Estadual de Turismo, com o secretário Fernando Longo, na última terça-feira, dia 12. Luciana solicitou do secretário investimentos para a realização de eventos na baixa temporada e qualificação de mão de obra para o setor de Turismo. A vereadora pediu ainda, que sejam aumentados os recursos do DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – para serem aplicados em saneamento básico. De acordo com Luciana Machado, investir em saneamento significa investir também no Turismo, uma vez que gera economia na Saúde do Município e qualidade de vida aos munícipes e turistas.
Luciana voltou a Ubatuba bastante otimista dizendo que a reunião foi muito proveitosa porque conseguiu sensibilizar o secretário Longo sobre a importância de se inv…

Golpe ou incompetência

Os dados que a CPI requereu sobre movimentações bancárias ainda não foram entregues pelo Banco Central. Quinze dias para passar informações rotineiras. Experimente pedir um empréstimo e você verá como a sua vida bancária é escrachada em segundos. Ou é incompetência da grossa ou estão querendo ganhar tempo para encontrar uma saída.Quem sabe o Galeão!

Sidney Borges

Matinée

Produtores de Hollywood estão interessados em filmar a biografia de Lula, o único torneiro mecânico sem o mindinho que virou presidente de uma nação. O título da película já está definido: “O homem que não sabia demais”.

Sidney Borges

Até tu Vicentinho!

Imagem
Quem diria, entre os deputados petistas acusados de participar do mensalão está o Vicentinho, que é da “república da língua plesa” como o Lula e o Palloci. Vicentinho faz tanta questão de parecer com o Lula que fala igualzinho. Se alguém perguntar para qual time ele torce, a resposta será:
- Companheiro, vou dizer de que eu torço para o Corinthians. Não é uma gracinha?
Sempre que os afazeres petistas permitem o trio se reúne para uma “sopa de massinha”. A acusação se baseia na presença do deputado no Banco, sempre que havia saques identificados como pagamentos do mensalão. Vicentinho vai ter muita coisa para explicar aos companheiros de sindicato.

Sidney Borges

Sem palavras

Imagem

Fala ou morre!

Imagem
A situação do Pinduca, digo do publicitário Marcos Valério, está ficando complicada. As provas vão se avolumando contra ele. Vai acabar preso. Ou morto. Sabe demais. Celso Daniel também sabia. Um possível roteiro da morte anunciada: a amante vai matá-lo e ser morta. Cena shakesperiana. Algum legista de encomenda dará verossimilhança à seqüência macabra. Dirá que ela se suicidou e depois o matou. O salvo-conduto está com o prazo quase expirado. No lugar dele eu convocaria a imprensa e abriria o bico. Fazer o quê? Ou é a cadeia ou a incerteza da morte. Com grande chance de ir para o inferno. Fazer companhia aos bispos do dinheiro voador.

Sidney Borges

Governo diz uma coisa e faz outra

Do Jornal do Brasil, hoje:

"O governo impediu ontem a votação, na CPI dos Correios, da quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do PT, da cúpula do partido e do empresário Mauro Dutra, amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além da convocação do secretário de Comunicação de Governo, Luiz Gushiken, e do ex-presidente petista José Genoino.

O ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro Delúbio Soares, o ex-secretário-geral Silvio Pereira, Genoino e o PT já autorizaram as quebras de sigilo, mas a oposição queria votá-las, alegando ser uma segurança jurídica.
Após a aprovação de 11 quebras de sigilo consensuais, a oposição apresentou um pedido de inversão de pauta para votar 85 requerimentos polêmicos, entre eles as quebras de sigilo da cúpula petista. A tropa de choque do governo derrotou a proposta por 15 a 11.

- Vamos votar e cada um coloca a sua cara, a sua digital. Quero o jogo às claras - disse o deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), defendendo que o governo …

Arthur Virgílio

Do senador Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB, em entrevista, hoje, à rádio Bandeirantes, segundo o repórter Flávio Freire de O Globo Online:

- Eu me senti generoso (ao chamar Lula de idiota), porque se eu tivesse dito que ele é corrupto, eu teria que, no momento seguinte, pedir o impeachment dele e eu não quero fazer isso. Se ele (Lula) souber disso (sobre os esquemas de corrupção no governo) é um corrupto. Se não souber é o quê?

- Converse com as pessoas e você vai ver se não há um sentimento de desalento. Está virando clara a desaprovação (do Lula). Eu acredito que o presidente não tem a menor condição com esse acervo de denúncias contra ele.

- Não vamos pensar mais em Fernando Henrique. Já passou. Eu já disse que sou contra a candidatura dele. Vamos olhar para frente e virar a página.

- Eles questionaram que teria havido uma não-declaração de R$ 10 milhões na campanha do presidente Fernando Henrique, em 98. Ridículo mesmo é um presidente da República (refere-se a Lula) dizer que disp…

Alô, alô comissão

Miriam Tabarro
Será que alguém já se deu conta de como aumentou o número de motos em circulação na cidade? Andando pela Rio-Santos, no trecho entre a rotatória da Praia Grande e a de Taubaté, onde está nosso valente guardião, aquele pescador magrelo (que aliás, tem um irmão bandeirante vigiando uma rotatória em Taubaté), levei um monte de sustos quando ultrapassada por esses veículos que, ao que parece, estão pouco a pouco, substituindo as bicicletas.
Não tenho uma estatística precisa, mas conversando com um comerciante de motos, soube que as facilidades no parcelamento e um salário regular estão levando ciclistas a trocar as bikes pelas “cegezinhas”.
Se dirigir em Ubatuba já era uma temeridade, o problema agora vai quintuplicar. Seria bom se essa comissão da prefeitura formada para tentar dar uma solução para o trânsito das bicicletas, medida muito bem-vinda e esperada pelos motoristas da cidade, incluísse em suas discussões alguns ítens relativos ao outro veículo de duas rodas.
Em Sã…

Valério ameaça contar tudo

O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, acusado de operar o suposto mensalão do PT, procurou ontem o Ministério Público Federal para dizer que está disposto a revelar o que sabe em troca do benefício legal da delação premiada. Esse instituto prevê redução de pena para pessoas envolvidas em crimes que colaboram com a Justiça. Marcos Valério também fez novas revelações, que podem agravar a crise política.
(Leia na íntegra)

Da Daslu

Muito se tem falado da Daslu, loja freqüentada por ricos. Loja de produtos caros. Uma garrafa térmica pode valer dois mil e quinhentos reais, um vestidinho de algodão quatro mil e um terno sofisticado até cinqüenta mil. Não imagino como são as pessoas que têm tanto dinheiro. Isto é, imagino sim, devem ser parecidas com o senador Antonio Carlos Magalhães, cliente assíduo da casa, homem de gosto refinado. No dia-a-dia convivo com gente comum, que compra nas Casas Bahia e dá duro para chegar ao fim do mês. Mas, ao contrário dos detratores, que chamam os clientes da loja de “gente brega”, não me incomoda a existência da Daslu, na verdade até gosto. Entre os clientes há de fato alguns emergentes que são brega. Novos ricos. Fazer o quê? A Democracia tem inconvenientes, precisa ser aperfeiçoada. Por outro lado há finos e chiques como José Serra, Geraldo Alckmin, Hebe Camargo e Fernando Collor de Mello. Pena que o estacionamento seja tão caro. Não fosse isso eu iria lá passear e ver coisas bo…

Palestra na FUNDART

O tema será o mercado editorial
O Grupo Setorial de Literatura da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) realizará hoje, sexta feira (15), às 19 horas, uma palestra sobre o mercado editorial. Com o título “Diálogos sobre o mercado editorial”, pretende promover um bate-papo com o público, sobre as realidades e possibilidades no mercado editorial brasileiro nos dias de hoje.
O ilustrador e editor Jorge Garcia Basso, falará sobre sua experiência profissional no mercado editorial e promoverá um debate sobre questões relativas ao universo do livro, às características e possibilidades da literatura enquanto produto cultural.
A Fundart fica na Praça Anchieta, 38 – Ubatuba – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3833-7000. PMU

Ponte metálicas para Ubatuba

As pontes metálicas têm custo reduzido e são de rápida execução, podendo resolver alguns problemas localizados em Ubatuba. Ressaca e Maranduba, por exemplo. O vereador Charles Medeiros, ciente da situação de carência dessas e de outras localidades do município, tomou a iniciativa. Em contato com o Sr. Alberto José Machado Filho, Secretario Adjunto da Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca, solicitou o empenho da Secretaria para a realização e agilização de convênio com o Executivo de Ubatuba. O objetivo: a obtenção de pontes metálicas.
O secretario foi informado do pedido de Medeiros através de conversações com o José Bernardo Ortiz - Presidente do Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo) em março último, bem como através do Requerimento 122/05 do mesmo, aprovado por unanimidade na Câmara de Ubatuba.
Segundo Alberto, os documentos foram encaminhados ao setor de engenharia. No passado houve um pedido para que fossem construídas pontes em Ubatuba. “Não vingou por fa…

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

Quem sabe, da escolinha para o futuro, mais um campeão de Ubatuba

Torneio interno da escolinha de surf movimenta Perequê Açu

Cerca de cem alunos encerraram as atividades do semestre na confraternização

A Escolinha Municipal de Surf realizou no dia 13, um torneio de confraternização interno na praia do Perequê Açu. Participaram da atividade cerca de 100 alunos das escolinhas do Perequê, Praia Grande e pela primeira vez os alunos da Maranduba.
Durante todo o dia a garotada pode se divertir e aprender como funciona um campeonato de surf, com julgamento de ondas e baterias eliminatórias até a definição dos vencedores.
Muitos pais de alunos compareceram para conferir de perto o desempenho dos filhos nas ondas. O Secretário de Turismo Luiz Felipe Azevedo e o Assessor de Governo Mauro Freitas também estiveram no Perequê Açu e acompanharam as manobras dos pequenos surfistas.
Confira os campeões de cada categoria: Feminino iniciante – Elaine Costa; feminino avançado – Evelyn Santos; mascu…

Brasil

Imagem
sidneyborges

O melhor amigo do homem é o cão, que não exige mensalão

Meu cachorro está amuado com a onda de denúncias que varre o país. Ao saber das malas endinheiradas e da invasão da Daslu ficou com essa cara. Ele quer uma coleira "Dior" que custa a bagatela de 54 mil reais. Cachorro chic!

Sidney Borges

É hoje!

Imagem
heart file


Força tricolor! Avante!

Poy, De Sordi e Mauro. Dino, Vitor e Riberto. Maurinho, Amaury, Gino, Zizinho e Canhoteiro. No banco Vicente Feola e o Dr. Paulo Machado de Carvalho. Em Ubatuba, Sidney Borges. Avante tricolor! Estamos torcendo!

Turismo em pauta

Imagem
divulgação

A platéia acompanhou atenta apesar da longa duração dos trabalhos

Reunião discutiu formação do Conselho Municipal de Turismo

Empresários do trade turístico de Ubatuba estiveram reunidos na noite da última quarta-feira, 13, com o secretário de turismo e o prefeito municipal discutindo problemas e soluções para o setor. Entre eles, o motivo maior da reunião, estava a discussão sobre a formação do Conselho Municipal de Turismo. Os empresários do setor turístico da cidade ouviram do prefeito Eduardo César que toda a parte legal da criação da lei já está devidamente encaminhada e que a partir de agora, todas as decisões sobre o turismo da cidade será compartilhada com a sociedade civil organizada. “Os acertos iremos comemorar juntos, porém, os erros também deverão que ser assumidos conjuntamente”, disse o prefeito, que acredita que questões antigas e problemáticas da cidade, na área do turismo terão, em breve, um fórum competente e representativo para serem discutidas e solucionad…

Nota de esclarecimento

“CPI em Ubatuba”
A propósito do breve comentário instigativo de Thomas de Carle, meu amigo, publicado no Correio “Guaruçá” de 10/07 p.p. e observações diversas em outros veículos da imprensa local, a bem do conhecimento público, gostaria de lembrar que desde 20 de junho acha-se instalada a Comissão de Sindicância nomeada pelo Sr. Prefeito de Ubatuba, para no âmbito da Prefeitura apurar e responsabilizar as irregularidades observadas na Folha de Pagamento dos funcionários desta Prefeitura; outrossim, a Câmara Municipal de Ubatuba instituiu, também, uma CPI com a mesma finalidade, havendo saudável cooperação entre ambas comissões.
Os trabalhos da Comissão Sindicante estão bem avançados e espera-se que sejam concluídos no prazo de 30 dias que terminam dia 20 de julho p.v.. Será, então, apresentado Relatório Final Conclusivo ao Sr. Prefeito, acompanhado de toda a documentação comprobatória pertinente, que serão juntados ao processo instaurado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, …

Recursos Hídricos e Gestão Ambiental

O Instituto SEIVA Advogados pela Natureza e o Instituto Argonauta para Conservação Marinha têm a grande satisfação de convidar toda a sociedade para a Palestra 'Gestão de Recursos Hídricos e Gestão Ambiental : subsídios para sua Integração', a ser proferida pela Dra. Eldis Camargo, no dia 23 de julho deste ano, às 19 horas, no Auditório do Aquário de Ubatuba (Rua Guarani, 859 – Itaguá, Tel: 12 3832 1382). A água é um direito à vida, é um bem ambiental, por excelência, os usos dos recursos hídricos pelo ser humano garantem a sua sobrevivência e o desempenho de suas funções produtivas. Estes usos estão relacionados com o estilo econômico adotado para cada país. Segundo Dra. Eldis Camargo, o estilo econômico escolhido pelo povo brasileiro é o que consta na Constituição Federal, em seu art. 170, estabelecendo que dentre os princípios econômicos está a defesa do meio ambiente (para garantir a sobrevivência e a sadia qualidade de vida). Assim as normas ambientais dão o controle e o …

Valério tinha fantasma de bolso cheio

Chico Otavio e Rodrigo Lopes*
BRASÍLIA e BELO HORIZONTE
O ferroviário mineiro Jonas de Pinho morreu no dia 31 de dezembro de 1999, aos 81 anos, de choque séptico, pneumonia e doença pulmonar obstrutiva crônica, como atesta a sua certidão de óbito. Porém, relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) entregue à CPI dos Correios informa que, três anos e sete meses depois de sua morte, Jonas de Pinho aparece como responsável por um saque de R$ 152.875 da conta da agência SMP&B, do publicitário Marcos Valério, na agência Assembléia (Belo Horizonte) do Banco Rural.
(leia na íntegra)

Bobagem quixotesca

Helio Schwartsman
O Parlamento aprovou na semana passada o projeto de lei nº 3.987/00 do deputado Átila Lira (PSDB-PI), que obriga escolas públicas e privadas de ensino médio a oferecer o espanhol como disciplina optativa no horário regular de aulas. Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vetar a proposta, ela se converterá em lei. Nada indica que vá fazê-lo, uma vez que o ainda ministro da Educação, Tarso Genro (PT-RS), é um dos mais entusiasmados apoiadores da iniciativa. Se se tratasse apenas de oferecer aos jovens a oportunidade de aprender direito o idioma de nossos vizinhos, eu mesmo assinaria embaixo da medida. O problema é que ela se inscreve num quadro legislativo e de realidade que a precede e que ela acaba por perturbar.
(leia na íntegra)

Charles Medeiros em ação

Com a preocupação em melhorar o visual da cidade e também tentar oferecer um melhor atendimento às comunidades mais distantes, o vereador Charles Medeiros busca em várias frentes as parcerias necessárias com instituições, institutos, empresas e quem puder estar interessada em colaborar para o bem-estar de nossa comunidade.
Em relação às melhorias visuais, Medeiros entrou em contato com Francisco Stuart Neto, Gerente Executivo da Elektro, para solicitar maiores informações sobre a viabilização do Programa Padrão de Arborização Urbana. Segundo Stuart o programa vem atendendo com satisfação e tem agradado muito aos municípios contemplados. “Recebemos o Requerimento Nº 202/05 do Vereador Charles Medeiros, solicitando encaminhamentos necessários para a formalização da parceria ente a Elektro e a Prefeitura, estamos elaborando com isto providências para o convênio”, comentou Stuart.
Segundo Medeiros, “a idéia da celebração da parceria é para melhorar o sistema elétrico de distribuição, bem co…

Dois meses!

Imagem
divulgação

Comissão interna nomeada para resolver o problema das bicicletas

Ubatuba irá disciplinar trânsito de bicicletas

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL) nomeou uma comissão interna de estudos com o objetivo de solucionar o trânsito de bicicletas na cidade. A comissão é composta por representantes da secretaria de Arquitetura e Urbanismo, Guarda Municipal, secretaria de Meio Ambiente, Assessoria de Assuntos Comunitários, Gabinete e serviço de trânsito. A Câmara Municipal esteve representada pelo vereador Charles Medeiros. “Queremos uma solução real e um trânsito organizado para os ciclistas”, enfatizou Eduardo César.

Nota do editor - Esta notícia chegou à redação do Ubatuba Víbora em 12 de maio de 2005. Estamos republicando para lembrar às autoridades que o trânsito de bicicletas em Ubatuba continua uma calamidade. No mês que vem tem mais.

Pão e circo !

Ronaldo Dias
A quantidade de malas (e cuecas) recheadas de dinheiro que circulam por aí, justificam a falta de recursos para tudo. Nada de retorno para os contribuintes e, para os programas sociais que são sustentados pelos primeiros. As ações da PF e da Receita, contra grades empresas, em busca de "sonegadores" visa apenas, a mudança do foco das atenções, do real destino destes recursos arrecadados. Não há o que chega para a volúpia dos corruptos. As acusações do Deputado Jeferson são apenas a ponta de um imenso Iceberg. Assim, o PT, com trincas profundas e generalizadas, como o Titanic, faz muita água. Mesmo se flutuar, jamais será o mesmo. Muitos abandonarão este transatlântico, transformado em canoa furada. No fundo, como sempre nós, que pagamos todas estas contas (com o nosso suor e não com os gordos mensalões) sofreremos, mais uma vez, os desgastes da costumeira "correria" que deixará a (já sem fôlego) economia interna estacionada. Estes fatos trazem saudad…

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

O Estatuto da Criança e do Adolescente é uma conquista da sociedade

ECA faz aniversário e estimula discussão sobre o cuidado com os jovens no município

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 15 anos nesta quarta-feira, (12). No dia do aniversário do estatuto, representantes do Conselho Tutelar de Ubatuba, da Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente) e do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do
Adolescente) foram para o calçadão da Av. Dona Maria Alves, com o objetivo de divulgar o trabalho executado por cada um deles.
Fazendo uma avaliação e uma retrospectiva dos últimos anos, há um consenso de que muita coisa mudou, mas também de que ainda há muito por fazer para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes. A conselheira Yara Regina de Camargo diz que ainda há muita falta de informação, de participação da comunidade. “Muitas vezes, as pessoas não tem noção do nosso papel, mas nós estamos aqui para defender as crianças e adolescen…

Petistas, tomem o PT dos ladrões! – 1

Fausto Wolff
Qualquer jornalista com alguma experiência sempre soube que nossos políticos, em sua grande maioria, são ladrões. Depois de roubarem o corpo do país, depois de roubarem a alma (a cultura) do país, passaram a vender o país, primeiro aos poucos e depois descaradamente, cumprindo ordens de Washington e das transnacionais sem pátria, mas com uma forte queda pelo Tio Sam. Sabíamos, é claro, que nos três poderes havia alguns honestos por burrice e outros por convicção e caráter.
(Leia na íntegra)

Barulho insano

Imagem
munch o grito


Em Ubatuba se confunde festa com barulho. Neste momento estou no bairro da Ressaca. São 22:11h. O som da televisão da minha sala está sofrendo interferência do ruído proveniente da festa da Praça da Matriz. Qual o propósito?

Sidney Borges

Corretíssimo!

"Não tenho culpa nenhuma pela desigualdade social", diz a empresária Eliana Tranchesi, dona da Daslu. "Já faço muito pelo país investindo e gerando empregos." Concordo plenamente. Se alguém quer rasgar dinheiro comprando "status" na loja dela que o faça. Desde que comprove a origem. Quando digo rasgar dinheiro falo no sentido figurado. Pagar milhares de reais por uma bolsa diminuta me parece idiotice, porém eu sou suspeito. Não tenho milhares de reais. Se tivesse comprava um disco voador e ia embora deste planeta. Seres humanos fedem. O que a diligente empresária parece não saber é que contrabando é crime e dá cadeia. Mas não há o que temer. Sendo branca e rica, logo estará solta. Cadeia é para inferiores, gente pobre. Credo, que nojo! Há uma classe no país que parece estar acima de qualquer lei. Será que um dia isso muda? Por falar nisso, todos os dias milhares e milhares de dólares, na verdade milhões, saem do país pela maior lavanderia do mundo. O Aero…

Recado para o Lula

O templo do modo de ser tucano está sob suspeita. A Daslu, loja reservada aos muito ricos, cara do ex-presidente FHC, está na mira dos companheiros. Corretíssimo. Se a idéia é limpar a lama então que a lama seja removida. Ainda que proveniente de pó de biscoitos finos dissolvidos em água Perrier. Os tucanos devem se preparar. Um recadinho para o Lula: que tal colocar uma força tarefa atrás da operação Cayman. E a privataria? Não sobra nada pra ninguém? Onde houve tanta fumaça deve ter existido algum fogo. Força Lula, não é só no PT que há corruptos. Estão rindo da tua cara e esperando você cair para continuar fazendo tudo igualzinho. Quando você falou em trezentos picaretas, estava coberto de razão, errou apenas no número. São milhares. Você deveria mostrar quem é o Lula de São Bernardo, corintiano roxo e apreciador de uma boa birita. Deixar claro para os engomadinhos que se cair leva consigo a república dos bananas. Nem é preciso fazer esforço, basta pegar os dados que a CPI do Banes…

Pretos, brancos e amarelos...

A leitora Aline Bitencourt enviou a história de final feliz que está publicada abaixo. É antiga e versa sobre discriminação racial, que é antes de tudo uma grosseira manifestação de ignorância. Quem sabe um mínimo de biologia tem conhecimento que não há diferenças entre os homens. Somos todos iguais, independentemente da cor da pele. Para os que se julgam superiores: a diferença entre o DNA de homens e chimpanzés é mínima. Não adianta comprar na Daslu, você continua sendo um quase símio! Vamos à história.

Isso aconteceu num vôo da British Airways entre Johannesburgo e Londres.
Uma senhora branca, de uns cinqüenta anos, senta-se ao lado de um negro. Visivelmente perturbada, ela chama a aeromoça:
-Qual é o problema, senhora? Pergunta a aeromoça:
- Mas você não está vendo? Responde a senhora.
- Você me colocou do lado de um negro. Eu não consigo ficar do lado destes nojentos. Me dê outro assento.
- Por favor, acalme-se. Diz a aeromoça. Quase todos os lugares deste vôo estão tomados. Vou ver se…

Semana Hans Staden

Imagem
divulgação

Vereador Charles Medeiros, idealizador da "Semana Hans Staden"

No último dia 01, Charles Medeiros esteve em contato com Paulo de Tarso, delegado regional de Turismo e agente fiscal da Secretaria Estadual de Turismo. Na conversa Tarso manifestou entusiástico apoio ao Projeto 2681/05, que trata da "Semana Hans Staden" em Ubatuba. Ele está cuidando para que o projeto, uma vez materializado, possa entrar no Calendário Estadual de Eventos. Para o delegado, a "Semana" deverá se tornar um acontecimento de grande porte. O idealizador da "Semana Hans Staden", vereador Charles Medeiros está otimista. Ele acredita que o evento terá repercussão nacional e internacional nas mesmas linhas da FLIP de Paraty, Oktoberfest de Santa Catarina e o grande festival de Parintins. Hans Staden é um nome fixado no imaginário europeu, um aventureiro romântico que desbravou terras selvagens e descreveu com maestria suas andanças. A maior parte de suas aventuras aco…

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

Casa da Farinha, ponto de visita obrigatório para os turistas de Ubatuba

Fazenda da Caixa

Um fragmento de história em solo ubatubense

Quando alguém se dispõe a desvendar os mistérios de Ubatuba, pode ter certeza que encontrará muitos motivos para se encantar e muitas surpresas pelo caminho. As paisagens paradisíacas, o passado se misturando com os tempos atuais, a mata verde que cobre cada pedaço de chão e esconde os mistérios, as histórias, as lendas, o povo caiçara...
O passado está presente em pequenos detalhes encontrados aqui e ali. A Fazenda da Caixa é um desses fragmentos da história que resistem ao tempo e à falta de recursos para restaurá-los e mantê-los como provas vivas da importância de Ubatuba no contexto da formação do Brasil.
Indo pela BR-101, em direção ao Rio de Janeiro, cerca de 30 km do Centro, de um lado avista-se a Praia da Fazenda, majestosa e bela. Do outro, há uma entrada sutil, que parece querer conduzir ao interior da Mata Atlântica. Seguindo por essa es…

Fogão à Lenha

Ronaldo Dias
Compõe os cardápios, inúmeras receitas e, inusitados sabores. Dos pratos mais criativos, elaborados ou criados por profissionais formados nas mais diferentes escolas culinárias do planeta, até as receitas caseiras, guardados a sete chaves, como verdadeiros segredos da família, o objetivo é, surpreender os paladares. Apenas os gourmets, conhecedores dos ingredientes, podem admirar e degustar as perfeitas combinações, como uma verdadeira obra de arte. Há, entre tantos chefs, como em todas as outras artes, os enganadores. Papagaios de receitas, no máximo repetem desastrosamente, o que já viram fazer. Atendem uma demanda (enganada) de (falsos gourmets) comedores. Posso afirmar com esta última observação que, a infinidade de variedades e, as surpreendentes quantidades de ingredientes disponíveis, jamais garantem o resultado. A culinária é coisa para quem sabe e, para quem tem "dom" não é para quem quer. Não basta entrar na cozinha e combinar ingredientes. Quem sabe, p…

Macaco Simão

"E o Lula tem que baixar mais uma medida anticorrupção: todo petista tem que andar sem cueca! Rarará. E como disse uma amiga minha: Ô Cueca Poderosa! E aquela secretária mentiu deslavadamente na CPI: o dinheiro não é transportado em malas, é transportado em cuecas. E eu quero ver a foto da cueca. Se é dourada, se é de oncinha, se é samba-canção! Aliás, a Zorba podia lançar a cueca PTzão! Seu pingolim vale um milhão! E eu demorei dois dias para acreditar nessa história. Burrice não é porque já extrapola! Eu acho que esse cara é um agente da CIA participando de uma conspiração internacional do Bush para derrubar os líderes populares da América Latina. Não tem outra explicação! E o cara foi pego com cem paus na cueca. Pobre sou eu que só tenho um pau na cueca! E como diz um amigo meu: sendo que a minha cueca é o que tá dentro dela, não vale um tostão. E o cara é meio bagulhão. Mas com US$ 100 mil na cueca qualquer homem vira um Brad Pitt! Rarará".

José Simão

Ética jornalística

Ancelmo Góis escreveu no Globo: “Ontem, o fato mais importante do dia, a prisão do deputado-bispo, não foi chamada no telejornal de Boris Casoy na TV Record, da Igreja Universal”.
Pegando carona em outra notícia da WEB, dá para afirmar que Boris Casoy mostrou humanidade. Afinal de contas, “quem tem cueca tem medo”. Boris ganha bem.

Sidney Borges

Conselho de Turismo

Reunião do Trade para tratar do Conselho Municipal de Turismo

Sempre atenta aos anseios da população, comerciantes e empresários de Ubatuba, a diretoria da ACIU, Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, decidiu ceder espaço para realização de reunião visando discutir assuntos de interesse para o desenvolvimento do turismo no município. Na pauta, constam o Conselho Municipal de Turismo e projetos de infra-estrutura turística a serem implantados no chamado “corredor turístico” que abrange toda a orla das praias do Itaguá e Iperoig, assim como os acessos pela Capitão Felipe e Thomaz Galhardo.

Para a reunião estão sendo convocados o “trade, entidades ligadas ao turismo no município e o atual Secretário de Turismo.

A reunião será realizada na quarta-feira 13/07/2005 às 20:00 h na sede da Associação Comercial.
Fonte: Terramare Consultoria

Planejamento

César Prates
Ao futuro cabe o planejamento, não politicas imediatistas:
Pensava ainda nesta semana da mesma forma do arquiteto Renato Nunes, será que precisaremos ser o tal botijão verde para sermos felizes e auto-suficientes.
Acredito que poderíamos fazer um plebiscito ou uma enquête para sabermos sobre a questão da Petrobrás aqui ou não, a priori sou contra, porém também não sou o dono da verdade e acho que um bom dialogo seria imprescindível.
Tenho uma idéia para nossa economia, que dependerá de pouco da Prefeitura e da Câmara e demais da iniciativa privada, que é a flexibilização para a verticalização de condomínios de médio padrão e de luxo em áreas degradadas ou de baixo valor imobiliário.
Conheci há alguns meses a Riviera de São Lourenço e o Condomínio Laranjeiras, e sou sincero em dizer que me espantei com o que vi, terrenos de mais de US$ 1.000.000,00, coisa absurda, porém real e existente, e com qualidade de vida para quem serve de auxiliar ao luxo, coisa que me deu até inveja.
In…

“HISTÓRIAS DE MANOLO”

Corsino Aliste Mezquita - Professor*
Nos seus dias de descanso, em Ubatuba, meu amigo, Manolo, costuma visitar-me e passar horas filosofando sobre problemas políticos e sociais, brasileiros e globais.
Na última visita contou uma história bastante original. Relatou o que estava ocorrendo em um determinado município brasileiro. Para não informar o nome do município e do estado e homenageando o quarto centenário da publicação do “QUIXOTE”, de MIGUEL DE CERVANTES SAAVEDRA, iniciou o relato com a mesma frase do Quixote.
“En un lugar de la Mancha de cuyo nombre no quiero acordarme”
(Num local da região da Mancha (Espanha) cujo nome não desejo lembrar) e passou a contar sua história.

Nesse município, de determinado estado, as eleições, de outubro de 2004, foram vencidas por um candidato filiado a determinada igreja, dessas que se intitulam evangélicas e, nas quais, o Evangelho é totalmente esquecido. São centros de negócios realizados com o dinheiro dos inocentes úteis e bem intencionados que p…

O Conluio da Grande Imprensa

Gerson Florindo*
Apresenta-se no cenário político nacional, uma avalanche de denúncia contra o PARTIDO DOS TRABALHADORES, fruto de um serviço articulado entre a mídia e o PSDB, representante maior da elite brasileira.
O objetivo principal é desgastar a imagem do PT, detonando o seu patrimônio principal que sempre foi a ética e a responsabilidade com o dinheiro público. Com o apoio da mídia, também principal arma da elite brasileira vem desgastando a imagem do PT, premeditando crime, acusando sem julgamento e sem comprovação, como mais uma ofensiva eleitoral, visando as eleições do ano que vem.
A crise política existe desde 1º de janeiro de 2003, quando Lula assumiu e os mais interessados são os próprios políticos, maioria viciada, mas maracutaias do congresso. A compra de votos por R$ 200.000,00 para cada deputado que votasse na reeleição do FHC, não causou tantos alardes e marés.
A imprensa que deveria se pautar no seu papel social como órgão informativo de falar a verdade, com transpa…

Notícias da Prefeitura

“Caravanas do Conhecimento” leva crianças de Ubatuba para conhecer o interior

“Caravanas do Conhecimento” é uma iniciativa do Cepam, em parceria com diversas secretarias do estado, prefeituras municipais e empresas privadas.

Cerca de 100 crianças de Ubatuba embarcaram nesta segunda-feira, dia 11, rumo a uma realidade diferente. Elas vão conhecer a rotina das crianças de duas cidades do interior paulista. “Redescobrindo o Interior” é o nome dessa etapa do programa “Caravanas do Conhecimento”. As cidades escolhidas para receber os estudantes foram Pinhalzinho e Pedreira. Em janeiro, Ubatuba participou do “Interior na Praia”, recebendo mais de 700 crianças, de 11 cidades, em três etapas durante o mês janeiro.
Durante o verão, as crianças do interior visitam cidades de todo o litoral paulista. Depois, nas férias de julho, os estudantes do litoral é que vão passear, no campo. Segundo o coordenador do projeto em Ubatuba, Edison Soler, “o objetivo desse programa é promover a interação entre as…