Manchetes do dia

Sexta-feira, 14 / 02 / 2014

Correio Braziliense
"Chega de racismo"

Vinte minutos do segundo tempo, Tinga entra em campo e nas arquibancadas, torcedores começam a insultar o jogador brasileiro, imitando sons e gestos de macaco 

A atitude racista, na noite de quarta-feira, provocou uma onda de indignação mundo afora. Da presidente Dilma ao dirigente máximo da Fifa, passando por atletas famosos, todos repudiaram o preconceito. “Incrível como isso ainda existe no futebol”, protestou Ronaldinho Gaúcho, ídolo do Atlético-MG, maior rival do Cruzeiro. “#TamoJuntoTinga”, postou Neymar em rede social. O repúdio foi tão grande que pode até levar a Conmebol, organizadora da Libertadores, a uma punição inédita: a eliminação do time peruano do torneio. Sede da Copa de 2014, o Brasil estuda medidas para coibir atos como esse no Mundial. Mas, aqui, apesar de o racismo ser um crime inafiançável, reina a impunidade. Não há ninguém preso no país por ter cometido esse tipo de delito, superesportes.

Estado de Minas
"Eu sou cruzeiro. Eu sou galo. Eu sou coelho. Eu nem gosto de futebol: Todos somos Tinga"

Ofensas racistas a jogador celeste provocam onda mundial de repúdio. Fifa quer punição a time peruano.

Da cúpula do futebol, passando pela presidente Dilma, até jogadores de vários clubes, inclusive do rival Atlético, em menos de 24 horas formou-se uma corrente planetária em solidariedade a Tinga e em protesto contra as manifestações racistas dos peruanos dirigidas a ele no jogo Real Garcilaso x Cruzeiro, quarta-feira, pela Copa Libertadores. No Twitter, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, lembrou que o congresso da entidade aprovou resolução contra a discriminação no futebol, que deve ser levada a sério quando diz "basta”. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) prometeu providências. O regulamento da Libertadores prevê punições severas ao clube cujos torcedores cometam agressões raciais, que vão da perda de mandos de campo, jogos com portões fechados, perda dos pontos até a eliminação do torneio.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu