Postagens

Mostrando postagens de Novembro 13, 2005

Jornais velhos

Se não tem notícia a gente inventa. Parece ser esse o lema dos jornais de papel, o que justifica a fuga dos leitores. Estão migrando para a Internet que é mais atraente, mais rápida e mais verdadeira. Além de publicar notícias velhas os jornais insistem em criar factóides, que nada acrescentam. No momento atual especula-se a torto e a direito em torno da candidatura de Lula. Ele será candidato e pronto. É assim em todos os lugares onde existe reeleição. Será que alguém acredita que Lula largará o osso à toa? Ele, que como todos os presidenciáveis tem verdadeira volúpia pelo poder? Lula só não será candidato se for cassado. E em sendo candidato tem grandes chances de levar. Esses são os fatos, o resto é especulação.

Sidney Borges

Recado

Caro Sidney, o Ubatuba Víbora, vez por outra, recebe matérias de humoristas. Fazer este tipo de humor, com tanta "dedicação", mas que não dá riso, é só para quem, muito mais mais que um artista, é um ser "convicto". Estamos na ZORRA TOTAL. A vida, imita a arte. Nossa!!!

Ronaldo Dias

Consciência Negra

Imagem
O platéia presente ao plenário da Câmara assistiu atenta aos trabalhos

Políticas Públicas direcionadas às causas do negro foram temas de discussão na Câmara Municipal, na Semana da Consciência Negra.

“A Semana da Consciência Negra não é só comemoração, é também e, principalmente, reflexão”. Com a frase, a historiadora Janaína de Figueiredo, da Ong Acubalin, levantou as principais questões raciais no Brasil. Segundo ela, embora a luta seja constante e árdua, é consensual que, ainda hoje, reproduzimos o sistema racista. Janaína falou sobre os projetos da Acubalin para as áreas da Educação e Cultura. Para a Educação infantil, por exemplo, a entidade oferece oficinas utilizando metodologia de África, com música e dança.
A historiadora Janaína fez parte da mesa que reuniu os principais defensores da causa negra, no dia 17, quarta-feira, na Câmara Municipal de Ubatuba. Acompanhando a historiadora estavam o vice prefeito, Domingos dos Santos, PT, o presidente da Câmara, Jairo dos Santos, PT, a …

Edilson Félix em ação

Imagem
Edílson Félix: Agregando forças em uma nova legenda

Partidos políticos disputam filiação de Edílson Félix

Vereador deixa o PSC por incompatibilidade política

O vereador Edílson Félix, que vem se destacando na defesa das causas populares e com amplo trânsito entre as camadas mais esclarecidas e articuladas da comunidade ubatubense deixou o PSC. Para Edílson Félix, é necessário que o partido tenha uma cumplicidade de objetivos com a militância, que não vem ocorrendo. “Quando dois não querem, o melhor que pode acontecer é que ambos procurem novos espaços”, explicou.
Para Edílson, a saída gera perspectivas de vôos mais altos: “Há diversos convites que estamos estudando, com o devido respeito a todos os partidos. Nossa intenção é somar e agregar forças na nova legenda em que nos filiarmos.”
A trajetória política de Edílson é respeitável: votações expressivas que, devido a problemas de legenda, o deixaram de fora da Câmara Municipal em 1996 e 2000. Em 2004, foi um dos mais votados, contando apen…

Recadastramento

Imagem
Secretária Valéria Gelli, Carlos Salomão do Prado e Cláudio dos Santos

Recadastramento de pescadores continua até o próximo dia 23

Com o slogan “Seja um pescador de carteirinha”, a meta para Ubatuba é cadastrar, pelo menos, 500 pescadores

O recadastramento para pescadores, realizado pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca do Governo Federal, continua até o próximo dia 23. A meta para Ubatuba é atingir o número de 500 pescadores. O cadastramento está sendo feito na Colônia de Pesca, localizada na Vila dos Pescadores, Centro. Acompanhando o cadastramento, esteve na cidade o técnico do Ministério da Agricultura, Carlos Salomão do Prado.O presidente da Colônia, Cláudio dos Santos, mais conhecido como Cacá, explica que esse cadastramento tem o objetivo de eliminar o “falso pescador”, que não respeita o defeso e não tem a pesca como única fonte de renda. Cacá aproveitou para agradecer à prefeitura e à Seap, pela colaboração no recadastramento. “Esse tipo de ação é muito importante para…

Salva-vidas

Imagem
Os novos bombeiros terão a responsabilidade de zelar pelos banhistas...

Ubatuba dobra o número de salva-vidas nesta temporada

Os salva-vidas temporários, contratados para atuar nas principais praias do município, concluíram nesta sexta-feira, 18, o curso de preparação e seleção de candidatos. Inscreveram-se às vagas 70 candidatos, dos quais 50 foram aprovados. Com essa nova contratação, o número de salva-vidas dobrou. Nesta temporada, no período de 15 de dezembro a 15 de março, serão 100 salva-vidas, sendo que 26 são pagos pela Petrobrás, 24 pela Prefeitura e 50 pelo Corpo de Bombeiros. Na cerimônia de formatura dos salva-vidas, a chefe de gabinete, Silvana Niel, representando o prefeito Eduardo César, desejou boa sorte aos homens e mulheres que se formaram, ressaltando a grande responsabilidade e dedicação que esse trabalho exige. “Ubatuba está contando com vocês, para que tenhamos uma temporada tranqüila, com baixo índice de acidentes no mar. Nós estamos investindo nessa atividade, po…

Ambulantes

Imagem
O povo compareceu em busca da licença salvadora...

Ubatuba sorteia licenças para o comércio ambulante

125 novas vagas foram sorteadas no Ginásio de Esportes Tubão; sorteio foi regulamentado por Decreto

A Prefeitura de Ubatuba sorteou na manhã desta sexta-feira, 125 novas licenças para o comércio ambulante na cidade. Foi a primeira vez que as licenças foram definidas por esse critério. Anteriormente as vagas eram determinadas por ordem de chegada. Três crianças que estavam na platéia foram escolhidas para realizarem os sorteios. Todas as cédulas, nominais, foram lidas para os presentes antes de serem lacradas e depositadas na urna. Foram sorteadas 102 vagas para atividades em geral e 23 para tatuadores. Esses 125 sorteados tiveram a preferência de escolher suas vagas nos locais disponíveis, 28 pessoas não compareceram ao sorteio e assim ficarão com as vagas das licenças remanescentes. O sorteio foi acompanhado de perto pelas ambulantes Maria Ribeiro de Souza e Jaqueline dos Santos, pelos …

Educação ambiental

Aberto cadastramento para mapeamento das ações de educação ambiental

Evento reunirá representantes das ações de educação ambiental no Litoral Norte. O mapeamento das ações em desenvolvimento proporcionará o envolvimento das equipes e a otimização de recursos financeiros e humanos

O Tebar, em São Sebastião, sedia no próximo dia 13 de dezembro a Oficina "Integrando as Ações de Educação Ambiental no LN", que busca mapear e avaliar as experiências da região. Inúmeras iniciativas em Educação Ambiental têm sido desenvolvidas no Litoral Norte, seja através da educação formal, nas escolas, ou informal junto às comunidades, por iniciativa de ONGs e órgãos estaduais e municipais. Além disso, existem iniciativas do Ministério da Educação e Cultura e do Ministério do Meio Ambiente, como a Agenda 21. Porém, de forma geral, estão dispersas e os responsáveis muitas vezes não se comunicam, o que ocasiona eventuais duplicações de recursos e esforços. O Comitê de Bacias Hidrográficas do L…

Estrada

Imagem
Os ônibus já não tinham mais acesso ao bairro...

Prefeitura recupera estrada do Camburi

A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a comunidade do Camburi, recuperou na última semana os 2,5 km da estrada que dá acesso ao bairro, na Região Norte do município. A Prefeitura forneceu 25 m3 de bica graduada e maquinário. A comunidade local entrou com a mão-de-obra. Segundo alguns moradores do bairro os ônibus já não tinham mais acesso ao bairro devido as péssimas condições em que a estrada se encontrava.Para o Administrador da Regional Norte, José Roberto Júnior, a parceria foi fundamental e muito importante. “Seria bom se outros bairros também participassem dessa forma e tomassem essa iniciativa. Cerca de 20 moradores estiveram trabalhando conosco durante três dias na recuperação da estrada. Na próxima semana estaremos realizando a operação tapa-buracos no local”, explicou Júnior. O vice-prefeito do município, Domingos dos Santos, também participou dos trabalhos no Camburi. PMU

Administração Municipal

O trabalho está sendo reconhecido do SR PREFEITO EDUARDO CESAR.

A administração Eduardo César está diante de uma gama de problemas que estão emergindo a cada dia, resultado de trabalho de governos que deixaram o município padecer em razão dos diversos descasos, típicos de incompetência. Ao assumir no dia primeiro de janeiro, Eduardo César sabia que iria encontrar um município desprovido de obras como saneamento básico, asfalto feito às pressas, o chamado asfalto eleitoreiro, o grude preto e dissolúvel, que conseguiu iludir muitos eleitores, tal foram à quantidade de votos recebidos pelo antecessor. Agora, as desordens, as mutretas, os acordos maléficos, as falcatruas caem nas mãos de um prefeito que jurou em sua posse trabalhar em prol do município, E ESTA FAZENDO o melhor por Ubatuba.
A atual administração tenta desvendar atos ilícitos cometidos ao longo da história e transforma-los em atitudes corretas. Existem os “Exs”, oportunistas de plantão que com suas “criticas” políticas infun…

Preservando montinhos...

Imagem
O montinho de areia continua lá, aguardando o término do serviço

Luiz Moura
A quinta-feira amanheceu quente. Após a caminhada matinal, tomei um belo banho para refrescar a memória, do desmazelo impertinente que insiste em permanecer constante na cidade de Ubatuba.
Quando retornei ao escritório, senti um cheiro de algo queimado. Rapidamente desliguei o computador. A primeira coisa que verifiquei foi o nobreak que o Lob’s Home consertou na segunda-feira. O cheiro não era dali e sim do gabinete.
- Só pode ser a fonte - pensei.
Liguei o computador e, com a mão na altura da fonte notei que seu ventilador não estava funcionando. Tornei a desligá-lo.
- Fonte pifada - diagnostiquei.
- Abrir esta droga de fonte eu não vou e, são apenas 07h35. Vou ter que esperar, pelo menos até as 9 horas, para as lojas abrirem. É muito tempo - continuei matutando.
O telefone me deu uma sugestão.
3832-...
- Compadre, por acaso você tem uma fonte sobrando? A de meu computador acabou de pifar.
- Tenho uma novinha, pois com…

Golpismo

Eu não votei em Lula. Na verdade não votei em ninguém, estava em trânsito. Se não estivesse teria votado em Serra. Lula venceu, é o presidente do Brasil e a ele devo todo o respeito que um presidente merece. Ainda que discorde da orientação econômica do governo, ainda que não goste das trapalhadas verbais e do populismo de gosto duvidoso, defenderei Lula de qualquer tentativa de golpe. A democracia não pode conviver com urubus de plantão, sempre querendo cortar cabeças, exatamente o que o PT fez durante anos e a principal razão de eu ter me afastado da sigla. Respeitando a vontade soberana do povo, Lula vai até o fim do mandato. Estarei a postos defendendo o presidente. Para ter a satisfação de não votar nele.

Sidney Borges

"Ao amigo Paulo Alves"

Imagem
Obras da nova Praça das Artes, quase em frente à Câmara Municipal

Perseverança!

Quando recebi ainda no mês de junho, um abaixo assinado dos artistas plásticos de Ubatuba, encaminhado pelo amigo Paulo Alves, coordenador do Grupo Setorial de Artes Plásticas da FUNDART, senti que seus olhos brilhavam diante da possibilidade de terem um espaço á altura de suas criações, afinal são verdadeiros cartões postais de Ubatuba. Após conversarmos, elaborei oficio de nº. 253/05, solicitando ao Chefe do Executivo, apoio na realização de tão nobre sonho, documento este protocolado diretamente com o senhor prefeito Eduardo César, que de pronto se mostrou sensível á causa. Vejo que o sonho, acompanhado pela perseverança de nossos artistas locais, está prestes a se tornar realidade, isto é extremamente importante para nosso município, pois valoriza o artista local, bem como os visitantes da Praça das Artes. É sempre bom lembrar que o 3º Salão de Belas Artes que ocorreu no Salão da Igreja São Francisco foi…

Romaria

Imagem
Fiéis percorrem as ruas de Ubatuba no rumo de Aparecida

Romaria de Ubatuba leva 160 fiéis a Aparecida

A 5ª Romaria de Ubatuba rumo a Aparecida do Norte saiu nesta quinta-feira, dia 17, pela manhã, depois de acompanhar uma missa com o Frei Aldo na Igreja Matriz. Este ano, a peregrinação reúne mais de 160 pessoas. A caminhada será concluída em 3 dias, passando pelo Núcleo Santa Virgínia, Catuçaba e Lagoinha, chegando ao seu destino no sábado, 19, à noite. No domingo, os fiéis assistem à Missa na Basílica e retornam de ônibus a Ubatuba.Seguindo a tradição das antigas romarias caiçaras, os ubatubenses saem na primeira lua cheia de novembro. O organizador da romaria, Marcos Antônio Ramos, conta que um momento marcante da caminhada é a chegada ao alto da Serra, onde é feita uma oração para pedir bênçãos à cidade de Ubatuba. “Um costume dos antigos era pedir uma colheita fértil. Como nossa cidade é turística, nós pedimos que a temporada seja abençoada, sem violência e com bons frutos aos mora…

Exposição

Imagem
Canoa ubatubense é atração no Sesc Pompéia

Ubatuba é destaque em exposição interativa na capital paulista


Canoa de Ubatuba integra cenário da exposição Terra Paulista – Histórias, Arte, Costumes

A reprodução de uma canoa de Ubatuba faz parte da exposição “Terra Paulista – Histórias, Arte, Costumes”, que pode ser vista até 11 de dezembro, no Espaço de Convivência do Sesc Pompéia, em São Paulo. A exposição abriga um panorama da história, arte e costumes dos paulistas, desde o primeiro encontro (entre os índios que aqui estavam e os portugueses) até as manifestações culturais contemporâneas, como as festas e o artesanato, que permanecem. A exposição “Terra Paulista – Histórias, Arte, Costumes” ocupa uma área de 2.150 m2 e é uma realização do Cenpec em parceria com o Sesc São Paulo. O patrocínio é da Camargo Corrêa, co-patrocínio do Banco Volkswagen, com apoio do Ministério da Cultura, da Imprensa Oficial, das Secretarias da Cultura e Educação do Estado de São Paulo, Unesco, Itautec e Museu …

Diabetes

Imagem
Medindo a glicemia

Semana Municipal de Diabetes atrai grande público

Palestras, oficinas, exposições e até concurso diet aconteceram durante a Semana

Termina nesta sexta-feira, 18, a “Semana Municipal do Diabetes” promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Na manhã de quinta-feira, 17, o evento, que está sendo realizado no Shopping Santa Fé, centro da cidade, esteve lotado pela manhã, com pessoas medindo a pressão, o nível de açúcar no sangue, fazendo exames nos pés e obtendo informações sobre a doença, formas de prevenção e de tratamento. Nesta sexta-feira, dia 18, a partir das 8 horas, acontece uma caminhada, como parte do Projeto “Atividade Física”, da Secretaria Municipal de Esporte. Às 10h, o Dr. Franz Homero Burini, especialista em Medicina Esportiva realiza a palestra “A importância da atividade física no controle do diabetes”.A coordenação da Semana é do PSF (Programa Saúde da Família) e conta também com a participação de profissionais das secretarias municipais de Esporte e L…

Homenagem a Chico Buarque

Fundart homenageia um dos maiores compositores da MPB

“Mais, quero mais, nem que todos os barcos recolham ao cais, que os faróis das costeiras me lancem sinais, arranca, vida, estufa, vela, me leva, leva longe, longe, leva mais...”

Chico Buarque

O genial compositor, intérprete, poeta e escritor, Chico Buarque de Holanda, será homenageado em Ubatuba, no show “As faces de Chico”. A apresentação será feita pelo grupo ubatubense Tupinambrás e interpretada pela cantora Bete Viana, com a participação especial de Rodrigo Lopes no Piano e Isaac Alves no Trompete. Se o tempo permanecer bom e permitir a presença do luar, o evento acontecerá na praça Anchieta, ao lar livre, a partir das 20h de hoje, sexta-feira. Mas se chover, a apresentação será no salão de eventos da Fundart, no Casarão do Porto.
Para os admiradores da boa música, aliada à mais bela poesia, esse é um show imperdível. Chico Buarque é referência obrigatória quando se fala em Música Popular Brasileira, desde que surgiu nesse context…

Casas Populares

Prefeito envia projeto à Câmara para construção de 128 casas populares

Política habitacional da Prefeitura prevê para breve a construção de outras 288 casas

O prefeito Eduardo César está encaminhando para a Câmara, um projeto de lei que autoriza o Executivo a doar uma área pública visando a construção de 128 casas populares. A lei, que deverá ser votada em breve pelos vereadores, transfere uma área de 10.779,48 metros quadrados no bairro do Taquaral para a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) que será a responsável pela construção das casas. “Com a aprovação desta lei estaremos dando um grande passo rumo ao desenvolvimento da nossa política habitacional, que prevê ainda, para breve, a construção de mais 288 casas populares, além destas 128 no Taquaral”, lembrou o prefeito Eduardo César.
Com a aprovação do projeto caberá à Prefeitura encaminhar uma série de documentos a CDHU que após assinar o convênio passa a ser a responsável tanto pela contratação da empresa que fa…

CMDCA de Ubatuba busca recursos

Doadores podem destinar parte do Imposto de Renda devido ao Conselho

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em Ubatuba, lembra a todas pessoas físicas e jurídicas que até o dia 30 de dezembro deste ano podem estar destinando parte do seu Imposto de Renda devido ao Conselho. Com essas destinações a entidade busca um atendimento de políticas, ações e programas voltados para a proteção de crianças e adolescente.Segundo Sônia Maria Bonfim, presidente do CMDCA, o Conselho sente-se muito confortável em fazer a sugestão da destinação porque vem trabalhando com afinco na defesa da criança e do adolescente em Ubatuba. “Buscamos estabelecer uma política de atendimento adequada, apoiando projetos, realizando conferências municipais e regionais, além de trabalhar no mínino quinzenalmente em reuniões plenárias, a fim de colaborar com o município no combate ao trabalho infantil, à violência, ao abuso e a exploração da criança e do adolescente. Com mais adesões podere…

COMBATE À DENGUE

Evento de conscientização marca dia “D” em Ubatuba

Todos os cidadãos devem ficar atentos aos possíveis criadouros em suas casas. Até mesmo uma tampinha de garrafa pode servir de “berço” para o mosquito

Este sábado, dia 19, é o dia “D”, ou seja, o Dia Nacional de Combate à Dengue. Em Ubatuba, o Dia D será marcado por um evento voltado para a conscientização, que acontecerá na Avenida Iperoig, das 9 às 13 horas. Durante esse período, acontecerão jogos, distribuição de cartilhas educativas e brindes, exposição de ciclo de vida do mosquito, mostruários vivos, brincadeiras, gincanas, teatro e concursos relacionados ao tema. As atividades são uma iniciativa da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer. As atividades têm como objetivo orientar os moradores, de forma lúdica e divertida, sobre como eliminar os criadouros do mosquito e assim, minorar o risco de epidemia na cidade. O vírus da dengue, chamado Flaviviridae, não existe em Ubatuba, mas o clima é propício pa…

Beto Mansur visita prefeito de Ubatuba

Imagem
Beto Mansur e Eduardo César.

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, recebeu na manhã desta quinta-feira, 17, a visita do pré-candidato ao Governo do Estado, Beto Mansur, do Partido Progressista. Além de Ubatuba, o político santista tinha encontros agendados com os prefeitos de Caraguá, Ilha Bela e São Sebastião. O objetivo das visitas é a divulgação da sua pré-candidatura rumo ao Palácio dos Bandeirantes. Beto Mansur já foi por duas gestões prefeito de Santos, deputado federal também por duas vezes e em 2004 fez seu sucessor na prefeitura de Santos. PMU

Para onde querem levar Ubatuba?

Imagem
Paisagens como esta atraem turistas. Os desmandos espantam

Luiz Moura
Não há mais tempo disponível para cumprir, a contento, o imposto pelo Estatuto das Cidades, ou seja, da administração municipal elaborar um Plano Diretor para Ubatuba até outubro de 2006. Plano este que ampare as maiores aspirações dos munícipes, sem inibir os investimentos externos que se fazem necessários.
A administração Eduardo César (PL + PT) deveria, desde a posse, com as adaptações que se fizessem necessárias, utilizar a Lei nº 1103 de 04 de novembro de 1991 (Dispõe sobre o sistema, o processo de planejamento e a participação comunitária no desenvolvimento do Município de Ubatuba e dá outras providências - Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI).) e a Lei 1500 de 13 de março de 1996 (Dispõe sobre o Plano Diretor 1996 do Município de Ubatuba, para o período 1996/1999, e dá outras providências.), para implantar com a rapidez exigida, o Plano Diretor de Ubatuba. Não o fez.
Faltando 45 dias para o término d…

Palocci

O ministro Palocci é bom de picadeiro. Poderia ter feito carreira eclesiástica. Chegaria facilmente a bispo ou cardeal. Nunca a papa. Não sabe escolher assessores, no que se parece com Lula, que foi traído. Palocci costuma elogiar os antecessores, segundo ele criadores de uma política que vai nos levar ao desenvolvimento. O que Palocci faz é seguir Malan, que seguia com fidelidade canina os ditames do FMI. O modelo não funciona e jamais funcionará. No mundo civilizado é voz corrente. Infelizmente vivemos em terra de falácias, duendes e socialismo. O custo social das práticas palocianas é elevado. Até Lula que não sabe de nada, já percebeu. Palocci está condenado. Um dia os ministros de Lula serão Delfim Netto, Jarbas Passarinho e Golbery, este via médium. Palocci é mais um presidenciável que vai para o ralo. Lula não admite sombras.

Sidney Borges

Charles Medeiros em ação

Imagem
Charles Medeiros entrega a moção ao professor Pérsio Jordano Monteiro

Aluno do Módulo recebe homenagem de vereador de Ubatuba

O esportista Pérsio Jordano Monteiro formando em Educação Física nas Faculdades Módulo em Caraguatatuba, recebeu uma Moção de Congratulações das mãos do vereador Charles Medeiros, PSB, pelos relevantes serviços prestados à comunidade por mais de oito anos na Região Sul de Ubatuba. “O trabalho que Pérsio executa junto às crianças é extremamente importante na formação dos nossos jovens, ele é digno de respeito e conhecimento da Câmara Municipal de Ubatuba”, esclarece Medeiros.
Aproveitando o momento, foi entregue a Moção do Colégio e Faculdades Módulos, por ter recebido do MEC o Título de “Centro Educacional de Caraguatatuba”, título este que dignifica o Litoral Norte de São Paulo. O Vereador solicitou á Pérsio que entregasse ao diretor geral, Sr. Alexandre Gonçalves Nogueira a Moção aprovada na Câmara de Ubatuba.
Fonte: Assessoria Charles Medeiros

Nota da CNBB

Nota do Conselho Permanente - O direito de nascer

Na hora em que o Brasil é chamado a consolidar as bases da cidadania e confirmar os valores de sua soberania, desejamos oferecer colaboração e diálogo com os parlamentares, responsáveis pela elaboração das leis que orientam o nosso povo, em busca de uma sociedade justa e solidária.
Nós, Bispos integrantes do Conselho Permanente da CNBB e demais participantes, reunidos em Brasília, de 8 a 11 de novembro de 2005, sentimos o grave dever de expressar, com todos os homens e mulheres de boa vontade, o compromisso com a vida, dom de Deus, hoje tão agredida de tantas maneiras, e manifestar o pleno desacordo com projetos de lei que procuram despenalizar o aborto.
Está em pauta o substitutivo ao Projeto de Lei nº 1135/91, que pretende conceder a toda mulher o “direito” de interromper voluntariamente sua gravidez.
Trata-se de um ataque frontal ao direito básico de todo ser humano: o direito de nascer. Esta violação atinge os demais direitos humanos, …

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A Comissão Provisória de Pescadores da Barra e da Região Maranduba convoca todos os pescadores para participarem da eleição que irá constituir a associação dos pescadores destes locais.

Início as 9:00 horas e termino as 12:00 horas, nesta cidade, para deliberação da seguinte

ORDEM DO DIA:

ELEIÇÃO
APROVAÇÃO DO ESTATUTO
ASSUNTOS GERAIS DE INTERESSE DOS PESCADORES


UBATUBA, 13 DE NOVEMBRO DE 2005

COMISSÃO PROVISÓRIA DE PESCADORES
Fonte: ASCOM

Notícias da Prefeitura

Imagem
Eduardo César durante a inauguração da Praça “Marino Elídio Vieira”

Prefeito inaugura praça do Sumidouro

A praça de Esportes e Lazer herdou o nome “Marino Elídio Vieira”, em homenagem ao caiçara que trouxe grandes benefícios para a comunidade do bairro

A comunidade do Bairro Sumidouro recebeu, oficialmente, das mãos do prefeito Eduardo César, a Praça de Esportes e Lazer “Marino Elídio Vieira”, na última terça-feira, dia 15. O espaço em que antes havia uma quadra inacabada em um terreno sem urbanização foi totalmente revitalizado, transformando-se em um local de convivência, com guias, sarjetas, bicicletário, playground para as crianças, bancos, jardim gramado e plantas nativas.
Em discurso, Eduardo César disse estar satisfeito com o resultado de mais esse trabalho desenvolvido com a parceria e o apoio da comunidade. “Estamos inaugurando aqui um espaço de convivência saudável, de prática de esportes e brincadeiras para as crianças. É com esse tipo de atividades, na companhia da família que…

Fundart

Imagem

Intelectual a serviço...

O articulista Mauro Santayana escreveu o texto maniqueísta e tendencioso que está publicado abaixo. Nele são colocados os “direitistas” com sendo os responsáveis pela avalanche de improbidades que assola o governo do presidente Lula. Vamos colocar os pingos nos devidos is. A direita advoga as idéias do partido de Carlos Lacerda, a UDN, que tentou derrubar todos os governos democráticos para instalar uma sucursal dos Estados Unidos no Brasil. O PTB de Vargas, aliado à burguesia nacional, tinha outro projeto para a nação. A UDN açodou Vargas até levá-lo ao suicídio. Depois houve a tentativa de impedir a posse de Juscelino. De tentativa em tentativa a direita finalmente alcançou o poder em 1964, depois de derrubar Jango. O que queria a direita, isto é, os políticos da UDN e os tenentes positivistas de 22, promovidos a coronéis? Queria negociar com o FMI, queria terminar com o projeto nacionalista de industrialização e internacionalizar a nossa economia. Depois de alguns anos de poder dir…

Os golpistas de volta

Mauro Santayana
Enganam-se os que pensam que a oposição a Lula é mobilizada pelo combate à corrupção. Não é a corrupção que incomoda os varões do PFL e os intelectuais do PSDB. Eles sabem que se o assunto for levado a fundo, estarão falando de corda em casa de enforcados.
A direita pode valer-se de todos os argumentos, dos filosóficos aos policiais, para explicar a sua histérica articulação contra o governo Lula, mas os seus motivos são os mesmos de sempre. São os mesmos motivos que, em 1954, armaram a mais sórdida das campanhas contra um homem honrado, patriota e nacionalista, o Presidente Vargas, e o levaram ao suicídio. São os mesmos motivos que procuraram impedir a aliança de centro-esquerda, constituída pelo PSD de Minas e o PTB, criado pelo próprio Getúlio, para eleger Juscelino e Jango no pleito de 1955, e que depois tentou impedir a sua posse.
A direita brasileira, ainda que haja os que se intitulam como seus teóricos, não passa de uma farofada de vaidade, ódio, hedonismo oligárq…

Limpa que te quero limpa

Imagem
Depois fazem propaganda na TV de Taubaté para atrair turistas...

Luiz Moura
A displicência com que Eduardo César (PL + PT), político profissional, trata as reivindicações mais simples da população, ressalta a incoerência na obtenção de três mandatos consecutivos para a vereança. Não podemos negar que César tem uma boa lábia. Aqueles que conseguem chegar até ele para reclamar e/ou solicitar ações, dizem que têm suas ânsias aplacadas. Com o tempo voltam as ânsias, pois nada é efetivamente resolvido. Tudo fica na promessa. Pura engabelação.
A falta do trabalho em equipe, na administração municipal de Ubatuba, agravada pelo meio expediente empreendido por muitos assessores, vem mostrando resultados aquém do sofrível. Cada vez que leio "Diretrizes do Programa de Governo - Resgate Ubatuba", da coligação feita por Eduardo César com o PT (Partido dos Trabalhares), que para me martirizar fica em cima de minha mesa de trabalho, tenho a certeza da má gestão pela qual estamos passando.
Outr…

“LISONJEADO”

Corsino Aliste Mezquita- Professor*
Na edição da “Imprensa Livre”, de São Sebastião, dos dias 12 e 13 de novembro de 2005, o Sr. Prefeito Municipal, Eduardo de Souza César, brindou-me com um quarto de página sob o título: “EDUARDO CÉSAR DESMENTE CORSINO E GARANTE QUE EDUCAÇÃO VAI BEM”.
Nunca podia imaginar ser tão importante. Confundir as idéias do Exmo Sr Prefeito, merecer, em imprensa regional, desmentido inconsistente, mal alinhavado, inverídico, de homem tão ocupado, como é nosso alcaide, não acontece todos os dias. Sinceramente, ao ler a chamada de capa e depois o texto, senti-me lisonjeado.
Percebi, de imediato, o quanto nosso Prefeito está mal informado e acreditando em maus funcionários (que, lamentavelmente, continuam a existir) aos quais interessa mais o benefício próprio que a educação de qualidade. Influências, de cidadãos menos escrupulosos, podem estar acontecendo, como já provamos, oportunamente, em sindicâncias sem sentido. Para esse fenômeno alertamos quando escrevemos:…

LÓGICA

Ronaldo Dias
Quando tomamos atitudes ou praticamos ações baseadas na convicção de nossos conceitos e, com isso provocamos indignações, é necessário rapidamente refletir, aplicar doses substancias de bom senso, reavaliar essas nossas convicções e, os fundamentos que embasaram nossos conceitos. As correções são pertinentes às atitudes e fazem, ao seu tempo, as pessoas melhores.

RESGATE UBATUBA – EDUCAÇÃO

Rui Alves Grilo*
No começo da atual administração municipal, ao ver a Secretária de Educação ser atacada por ações que não cometeu, como eleitor do prefeito e como cidadão comum, usei a imprensa para defendê-la. Sinto-me agora no direito de pedir que a mesma reconsidere a proposta de apostilar os cursos municipais.
Sou participante do Conselho Municipal de Educação, que tem como uma de suas atribuições legais “assistir e orientar os poderes públicos na condução dos assuntos educacionais do Município;” (Art. 2º, VI); assim, sendo questionado por professores municipais sobre este assunto, solicitei que fosse colocado na pauta do conselho. Na última reunião o assunto foi tratado superficialmente no final da reunião, quando a mesma já estava esvaziada e com um número muito pequeno de membros. Embora os argumentos apresentados pela secretaria não tenham sido convincentes, entendi que deverá prosseguir nessa decisão. Acho que é melhor prevenir que remediar, por isso decidi fazer esse artigo, …

Gorila

Acho que está na hora do presidente Lula ter uma conversinha sincera com o compadre Chavez. Cutucar onça com vara curta nunca deu bom resultado. Em certos momentos Chavez lembra Saddam Hussein. Suas afrontas aos Estados Unidos servem apenas para consumo do público interno. Na prática ele faz a lição de casa direitinho. Enquanto limitar-se às bravatas nada acontecerá. O problema estaria em envolver petróleo na jogada. Com energia os Estados Unidos não brincam. Meu temor reside num confronto direto, uma grosseria capaz de trazer tropas americanas para as nossas fronteiras. Eles podem gostar da região e fincar a bandeira listrada por aqui. Ninguém vai ganhar com isso, isto é, os fabricantes de armas vão. Chavez precisa ser contido, ele já está começando a acreditar que pode desafiar o mundo. Ofendeu o presidente argentino, ofendeu o México e seu presidente, ameaçou a Colômbia, o que ele quer? Vai acabar conseguindo o que seguramente não deve querer. Outro dia fiz alguns elogios aos progr…

Sucessão

- Esse não, nem morta! E não se fala mais nisso.
Foi mais ou menos essa a reação de dona Marisa quando ouviu o nome do senador Aloísio Mercadante como possível sucessor de Palocci. Lula surpreso não ousou discordar. O fato é que dona Marisa não quer o senador como ministro. A cena acima foi criada pela minha imaginação. Tentativa de literatura, quem sabe incursão na sub-literatura. Os fatos não importam, são meros acontecimentos. O mundo foi criado por Deus. Posso até concordar, desde que me digam por que ele o fez. Por que dona Marisa não quer ver o senador ministro? Excesso de simpatia, talvez.

Sidney Borges

Governo trôpego

Ricardo Noblat
Não pensem que nós, jornalistas, somos loucos. Podemos ser mal informados, e apressados muitas vezes. Mas loucos, não. Vocês leram até ontem, e talvez ainda leiam hoje em alguns jornais, que Lula examina nomes para suceder Palocci. Ou que a Dilma bateu de frente com Palocci sob consentimento prévio de Lula.

Mas lerão hoje no Globo, e talvez em outros jornais, que Lula decidiu se empenhar pela permanência de Palocci - embora ele possa sair amanhã ou depois ou em breve. É assim mesmo. Este governo é errático. Essencialmente errático. Muitas vezes não sabe o que quer. Improvisa mais do que o bom senso recomenda. Não tem estratégia - assim como não tem um projeto para o país.

A desastrada operação da semana passada, aquela que tentou abortar a prorrogação do prazo de funcionamento da CPI dos Correios, foi mais uma prova do comportamento bêbado do governo. Na segunda-feira, Lula anunciou no Roda Viva que não se metia nem se meteria com CPIs. Na quarta-feira decidiu se meter - e…

Tarde de feriado

Imagem
Ontem dei uma volta pela orla munido da minha poderosa “Clone” de 0,3 Megapixels, quando fiz algumas fotos de um dos pontos mais bonitos da cidade. Apesar de feriado havia gente trabalhando. Estão preparando o local onde serão feitas as exposições dos artistas de Ubatuba. A tarde estava agradável, nem frio nem calor e o que é mais importante, sem chuva. Bom para os turistas.
Sidney Borges

CONCEITO

Ronaldo Dias
Conceito: faculdade intelectiva e cognoscitiva do ser humano; mente, espírito, pensamento compreensão que alguém tem de uma palavra ou de seu significado; noção, concepção, idéia opinião, ponto de vista, convicção, reputação de que goza uma pessoa por parte do grupo no qual trabalha ou, com o qual convive, ou do público, da sociedade etc.; fama; formular conceito ou idéia sobre (algo); conceituar, explicar, definir e, tantos outros conceitos... Pelo enunciado, pode-se facilmente concluir que: cada ser humano pode ter, os construir um "conceito" totalmente diferente, por exemplo, sobre um mesmo assunto. Estas diferenças na formação deste "conceito", serão proporcionais ao conhecimento técnico, intelectual, cognitivo, vivência e experiência de cada um dos formuladores. Como os seres humanos agem baseados em seus "conceitos", o resultado de suas ações serão proporcionais a sua capacidade de CONCEITUAR. Não se deve esperar mais nada, absolutamen…

Notícias da Prefeitura

Imagem
Ciclo de palestras sobre Educação Especial em Ubatuba termina com êxito

Mais de 500 participantes puderam acompanhar panorama atual da Educação Especial

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba promoveu entre os dias 9 e 11 deste mês, o I Ciclo de Palestras sobre Educação Especial. Realizado no auditório da Unitau, o evento contou com apresentação de alunos de classes especiais das escolas Escola Altimira Silva Abirached, Padre José de Anchieta e Madre Maria da Glória.
Os alunos expuseram trabalhos desenvolvidos em classe e apresentações que incluíram danças afro-brasileiras, interpretação de músicas em LIBRAS (lingua brasileira de sinais), e algumas coreografias que foram muito aplaudidas pela platéia.
As palestras apresentadas para professores e representantes de entidades que lidam com portadores de necessidades especiais abrangeram os temas “Convivendo com as diferenças”, “Direitos dos portadores de necessidades especiais” e “TDH e Projeto Integrativa”.
Os palestrantes Iara Ma…