Postagens

Mostrando postagens de Novembro 6, 2005

Do avesso

É de tirar o fôlego. As denúncias envolvendo o ministro Palocci deverão levá-lo a uma situação nada confortável. Se não estivéssemos no Brasil poder-se-ia até aventar a hipótese de xilindró. Por enquanto são denúncias, vamos esperar o final das investigações, se bem que boa parte do que está vindo à tona é verdade. De qualquer forma a permanência de Palocci no ministério só servirá para colocar mais alguns preguinhos no caixão de Lula. Os primeiros foram da lavra de Waldomiro Diniz. Na época eu escrevi que Dirceu deveria ser afastado. Hoje ele diz publicamente a mesma coisa. Lula que não sabe de nada, desconfia do tempo. Ele já notou que as crises obedecem a um rito inexorável. Se contidas no início acabam esquecidas. Permanecendo na ribalta, criam desejo de sangue. Cabeças devem rolar, quanto mais poderosas melhor. É o sentimento que começa a nascer. O que eu gostaria de saber é como um homem tão honesto como Lula – o mais honesto do Brasil, segundo ele mesmo - acabou envolvido com t…

UBATUBA TERÁ A 1ª PPP

Herbert Marques
Vamos ver se alguma coisa decola nesta cidade. A Prefeitura Municipal assinou convênio com a PROURB – Praia Grande, sociedade civil criada pelos moradores da Praia Grande para que estes contratem e executem o projeto de urbanização daquele bairro. Trata-se de um projeto assinado pelo arquiteto e urbanista Renato Nunes com uma fisionomia urbana de grande impacto para a região pois envolve estudo apurado sobre fluxo de veículo, banhista, ciclista e demais serviços afins para um balneário que aquela praia merece, sem contar a plasticidade moderna do projeto, que é a característica daquele profissional. A parceria público privada terá recursos captados no mercado e a implantação e exploração será disciplinada pela Prefeitura como todo empreendimento desse tipo se faz necessário em qualquer lugar do mundo. É a sociedade privada participando do desenvolvimento de uma comunidade. É o Poder Público se aliviando de atividades paralelas, para melhor concentrar seus esforços naqu…

A História viva de Ubatuba

Imagem
Carlos Rizzo
Na próxima segunda-feira, dia 14 de novembro, teremos mais um Ateneu Antenado na Fundart - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba. O evento é uma atividade cultural do Grupo Setorial de Literatura e tem como objetivo a efervescência cultural das mais diversas vertentes que compõem os grupos setoriais da Fundação através do encontro e participação dos seus componentes e coordenadores.
Nesta edição teremos a presença do artista Paulo Kanezo Yamanaka esculpindo uma peça em madeira.
No evento, em primeira audição, será apresentada a Valsa dos Prisioneiros da Ilha Anchieta, com dona Ivone Guadix e o Grupo Tupinambrás.
Teremos também o lançamento e noite de autógrafos em Ubatuba do livro "Ilha Anchieta - O prisioneiro do pavilhão 6" de autoria do Tenente Samuel Messias de Oliveira.
Tenente Samuel é sem dúvida o maior pesquisador da História da Ilha Anchieta, o seu primeiro livro "Ilha Anchieta - A Rebelião, fatos e lendas" já demonstra o espírito de pesquisador do…

NOTA DE ESCLARECIMENTO

AQUÁRIO DE UBATUBA

Em resposta à matéria da Seção de Olho em Ubatuba intitulada “E os desmandos continuam...” de o Guaruçá de 10/11/2005 de autoria do Sr. Luiz Moura, temos a declarar o seguinte:
A Placa da Obra de reforma em questão, está localizada na outra fachada do mesmo imóvel sita à Rua Guarani, 835 desde o início da obra. A mesma tem o processo SAU de número 11904/05 e a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) número: 8210200507152537 do arquiteto Sidney Giraud Souto, CREA número 254.162/D.
Realmente no momento em que o autor do artigo tirou a foto, estava sendo ocupado parte e não todo o calçadão, erro este que assumimos e que foi prontamente corrigido após a eficiente fiscalização da PMU em resposta à sua denúncia.
Em relação à obra do Aquário de Ubatuba ter se dado em área de preservação permanente, temos a declarar que o imóvel onde está instalado o Aquário de Ubatuba, tem escritura lavrada no ano de 1951, sendo que a residência que deu origem ao Aquário data de 1964. A …

Resposta ao Sr. Corsino Aliste

Considerações à CARTA ABERTA: "AO Sr. VEREADOR CHARLES MEDEIROS"

O destino nos prega peças, alguns minutos após ler no Ubatuba Víbora, a Carta Aberta acima citada e retirar uma cópia para melhor análise, recebi no Gabinete do Legislativo, o Professor Corsino Aliste, tendo o mesmo me encaminhado também uma cópia. Após a entrega do documento, pedi que sentasse, nossa conversa foi adulta e respeitosa, afinal o “Regime Democrático” nos dá o sagrado direito da livre expressão, uma conquista que custou muitas vidas, exemplo maior o querido e sempre presente Wlado. Divergir faz parte da democracia, os pontos de vista são debatidos, esmiuçados, existe réplica, tréplica, ampla defesa, e um grande fervor cívico na defesa dos pontos de vista. É fundamental que dentro deste processo de divergência de idéias exista o respeito, ele é necessário para que o debate produza resultados positivos. Sabedor de que não existe dono da verdade absoluta, e preocupada com os destinos dos cidadãos de Ub…

NEPOTISMO OU IRMANISMO?

Em política acontece de tudo. Principalmente em Ubatuba.
Nas eleições retrasadas, Bush ganhou com uma diferença de poucos votos sobre Al Gore e foi eleito presidente dos EUA. Já nesta última eleição, poucos dias antes do pleito, em pesquisas do ABCNews/Washington Post, divulgadas na véspera da posse, apenas 49 % dos entrevistados apoiavam Bush. Bastou a divulgação pela imprensa, em todo mundo, do pronunciamento de Osama Bin Laden contra o governo americano, que Bush foi reeleito.
Aqui em Ubatuba, quando se noticiou na véspera das eleições, que o ex-prefeito Paulo Ramos tinha chances de se reeleger, definiu-se o eleitorado. O Sr. Eduardo César foi então eleito prefeito de Ubatuba, quando nem ele mesmo esperava que isto acontecesse (dito em entrevista ao apresentador Clodovil na Rede TV).
Aqui como lá, a mídia teve e tem um papel determinante na decisão do eleitorado. O “jovem” Eduardo César assumiu a Prefeitura, e o mesmo eleitorado passou a criticá-lo por “NEPOTISMO”, inserindo fotos via…

CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO

Imagem
No intervalo dos trabalhos Eduardo César conversa com a Imprensa

Prefeito apresenta proposta de entidades para vereadores

O prefeito Eduardo César apresentou aos vereadores, na tarde de ontem, 10, as entidades que farão parte do Conselho Municipal de Turismo de Ubatuba. A proposta apresentada pela administração municipal (que ainda será apreciada pela Câmara), reúne 28 membros num conselho paritário, com poder deliberativo e consultivo. Segundo o prefeito, a composição apresentada é representativa dos segmentos ligados ao turismo, tem notória capacidade e é conciso, pois necessita ser eficiente e ágil. “Nossa intenção não é excluir ninguém. Pelo contrário, os 14 representantes escolhidos atuarão como verdadeiros multiplicadores, para que de fato, haja a participação da comunidade nas decisões do futuro de nossa cidade”, afirmou Eduardo César.
De acordo com a proposta, compõem o Conselho Municipal de Turismo de Ubatuba as seguintes entidades: Associação de Pousadas de Ubatuba, Sindicato d…

TV REGIONAL

UMA TV MAIS PERTO DE VOCÊ

Fernando Barbosa Lima

Frase de Eça de Queiroz: "A minha dor de dente é mais importante do que qualquer guerra na China".

Existem pessoas que falam no general Castelo Branco como um intelectual, até como um democrata.
O governador Carlos Lacerda chegou a acreditar nisso, até o dia em que percebendo o manto negro que estava cobrindo o Brasil disse:
- “Se o Castelo Branco é feio por fora, é horroroso por dentro.
Na verdade, o período Castelo Branco foi o que mais torturou, cassou e matou políticos, estudantes e operários.
Foi com Castelo Branco que a C.I.A., as multinacionais e muitos empresários brasileiros decidiram que a ditadura militar, em “defesa da democracia” deveria durar muito tempo. " A revolução veio para ficar", disse um general da linha dura.
Para isso era importante destruir todos os líderes com popularidade, gente como JK, Jango, Lacerda, Dom Helder, Arraes, Ademar, Brizola, Francisco Julião e muitos outros.
Por outro lado, os homens d…

TV ANIMAL

Imagem
divulgação

Hugo, do Aquário, Conrado, do TV Animal e Spinelli, da OmniMare

AQUÁRIO DE UBATUBA E PROJETO TAMAR NO “TV ANIMAL” DA RECORD

Como sempre fizeram ao longo dos últimos anos, Aquário e Projeto Tamar receberam mais uma equipe de filmagem para divulgar o nome de Ubatuba nacional e internacionalmente. Desta vez, as duas instituições receberam a equipe do TV Animal da Record, programa que é repassado para 14 países além dos estados de SP e RJ e que veio à Ubatuba, exclusivamente para documentar o trabalho das 2 entidades.
O apresentador Conrado ficou encantado com a diversidade de animais do Aquário, assim como com o trabalho de Conservação realizado pelo Tamar. A equipe passou 2 dias na cidade trabalhando incessantemente para captar as melhores imagens para a produção do programa.
Estava programado, além das matérias no Aquário e Tamar, um mergulho com a equipe da operadora Omnimare que foi cancelado pelo mau-tempo. Mesmo assim, a Omnimare deu todo o respaldo para a realização do me…

Homenagem

Imagem
Vereador Charles Medeiros e o homenageado Flávio Girão de Carvalho

Charles Medeiros entrega Título de Cidadão ao idealizador da Fundart

O escritor e paisagista Flávio Girão de Carvalho recebeu no último dia 10, das mãos do vereador Charles Medeiros, o título de “Cidadão Ubatubense”. Na ocasião, o homenageado agradeceu ao vereador pelo reconhecimento. Girão falou das dificuldades que teve para implantar a Fundart. Além de idealizador, Girão foi também o primeiro presidente da Fundação, na gestão do prefeito Pedro Paulo Teixeira Pinto. Aproveitando a oportunidade, em entrevista à rádio Costa Azul, Girão teceu considerações sobre a importância da “Fundação de Arte e Cultura” para Ubatuba. Falou também dos seus mais de 50 anos dedicados ao município, bem como da grande emoção que sentiu ao receber o honroso titulo das mãos do vereador Charles Medeiros.
"Flavio Girão é um amigo, um companheiro nas batalhas em prol do desenvolvimento de Ubatuba. Recebeu o título de cidadão ubatubense por …

Os desmandos continuam

Imagem
Luiz Moura
Não pensem que gosto de escrever insistentemente sobre o desmazelo que acomete o nosso município. O faço, na tentativa de alertar os responsáveis e auferir soluções dos problemas que afligem o cotidiano da população (na qual me incluo). Em sua grande maioria são pequenos problemas, facilmente solucionáveis, mas que pelo descaso e vulto que tomaram vêm, a cada dia, solapando a popularidade da administração Eduardo César.
Eduardo César (PL) venceu as eleições de Ubatuba com 12.109 votos. Paulo Ramos (PFL) ficou em segundo lugar com 11.465. Em terceiro ficou Pedro Tuzino (PSDB) 10.243. Rogério Frediani (PTB) teve 3.433 votos, Drª Elizabeth (PV) 1.349 e Fabrício Gomes (PSB) 1.169. O prefeito Eduardo César não teve a maioria absoluta, mas sim a maioria relativa dos votos nas eleições de 2004. Foram 30,45% dos votos válidos contra 28,83% do segundo colocado e 25,76% do terceiro. Situação nada confortável, ainda mais com o estado deprimente em que se encontra o município.
Fiz uma pes…

De leve...

"Lula gosta de comparar seu governo ao de FH. No caso do lucro dos bancos, a comparação “favorece” o PT.

Na era tucana, os 1.408 bancos brasileiros lucraram R$ 5,7 bi por semestre, em média. É muita grana. Mas, com Lula lá, a média semestral pulou para R$ 18,5 bi. Ou seja: 3,2 vezes mais.

O estudo foi feito pelo economista José Roberto Afonso com base nos dados do site do BC."

Ancelmo Goisem O Globo, hoje

“FAÇAM COMO VOCÊS PREGAVAM”

Corsino Aliste Mezquita– Professor*
A decisão do Conselho Nacional de Justiça de acabar, em noventa dias, com o nepotismo, no Poder Judiciário, é um exemplo a ser seguido em todos os poderes, níveis de governo, fundações, autarquias e empresas públicas.
Ideal seria que, legislação federal válida para todos os níveis de governo, fosse promulgada limitando os cargos em comissão a pequeno número de assessorias diretas de ministros, secretários e presidentes de empresas, autarquias e fundações. Esses assessores seriam, necessariamente, especialistas nas áreas que pretendem assessorar.
Na falta dessa legislação, nossos titulares do Poder Executivo e Legislativo, com grandeza, pensando no futuro, na qualidade e moralidade administrativa, poderiam propor essa legislação. O embasamento filosófico e ético já se encontra na Constituição Federal quando determina: “As funções de confiança, exercidas exclusivamente por ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por serv…

Notícias da Prefeitura

Imagem
Demolição de casa construída em área irregular no bairro do Indaiá

Prefeito de Ubatuba visita o bairro da Pedreira

Visita procurou esclarecer dúvidas quanto a colocação de placas no bairro a pedido do Ministério Público

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, esteve no último dia 25, visitando o bairro da Pedreira para esclarecer a população local do porque da colocação de placas no bairro proibindo novas construções. A pedido do Ministério Público, a juíza da 2.ª Vara Civil de Ubatuba, Ana Lia Beall, concedeu liminar intimando a Prefeitura de Ubatuba a colocar as referidas placas de embargo de obras naquela área.
A Comissão de Congelamento da Prefeitura iniciou no dia 4 deste mês o levantamento da região, mantendo-a congelada até que seja definida a situação de cada propriedade. Estas informações serão fundamentais para iniciar-se um processo de regularização do bairro. “A união da Prefeitura e comunidade da Pedreira nesse momento, é fundamental para o processo de regularização do loteamen…
Imagem
divulgação

Isabel Roseli Leite, Iara Gambale, Cris Gil e Iara Regina de Camargo
Evento sobre Educação Especial em Ubatuba termina nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira, 9, o I Ciclo de Palestras sobre Educação Especial, promovido pela Secretaria de Educação de Ubatuba. Na abertura, realizada no dia 9, os alunos da Classe Especial do período da manhã da Escola Altimira Silva Abirached fizeram uma bela apresentação, utilizando o tema “Palhaços”, para simbolizar a alegria. Na sequência a palestrante Iara Maria Álvarez Gambale apresentou a palestra “Convivendo com as diferenças”. Ao final, respondeu perguntas do público por quase uma hora.
Nesta sexta-feira,11, à partir das 19h é a vez da apresentação dos alunos da Classe Especial do período da tarde da Escola Altimira Silva Abirached. A palestra programada para encerrar o ciclo é “TDH e Projeto Integrativa”, com o neuropediatra Alexandre Serafim. PMU



Polícia Militar de Ubatuba ganha reforço

Doze homens chegam nesta sexta-feira e policiamento será mais ostensivo no Centro, Ipiranguinha e Maranduba

A Polícia Militar …

Nomes

- Seja razoável CM. Você é jovem, tem a vida pela frente, nada justifica o seu abatimento. Pense bem CM, saia por aí, divirta-se, conquiste uma garota, tome uma atitude, mas, por favor, não fique sentado cabisbaixo como se o mundo fosse desabar sobre você.
- Acho que você tem razão doutor. Vou dar um jeito na situação insuportável em que me encontro. Antes vou lhe dizer o porquê da minha desdita. É culpa do nome que meu pai escolheu. Talvez você não acredite que o nome sele o destino da pessoa. Eu não me importo com as suas crenças, tenho certeza do que estou dizendo. Desde pequeno carrego um terrível peso nas costas, capaz de vergar o mais forte dos homens, o que infelizmente não é o meu caso.
- Curioso CM, você tocou num ponto crucial de nossa relação. Embora sendo seu psicanalista, nunca me ocorreu perguntar o significado das iniciais C e M. Você quer falar sobre isso?
- Sim doutor. Fui registrado como Coquetel Molotov. É isso mesmo, Coquetel Molotov Proença da Cunha. Hoje vou cumprir…

Fidel

Lula disse que Cuba é um país miserável e que não teria os três milhões de dólares que dizem ter enviado ao Brasil. Fidel ficou uma fera.
- Cojones, por las barbas de mi madre, lo mataré.
- A quien usted matará comandante? A Lula?
- No, no mataré a Lula, mataré a Dirceu que no hace nada derecho. Estudio acá y só hace mierda. Enviaré a el um puro explosivo e lo mandaré a la puta madre que lo parió. Usted verá. A Lula no tengo que matar, ya está muerto. El e sus amigos de la sopa de massinha, como aquel tal de Palofi. Bando de maricones.

Sidney Borges

Cada vez mais...

Imagem
Buraco perigoso. Qualquer dia poderá "abduzir" algum transeunte

Luiz Moura
As manhãs chuvosas e alguns compromissos fizeram com que só hoje, após doze dias, voltasse às minhas caminhadas matinais pelo calçadão existente na orla das praias de Iperoig e Itaguá. O compadre estava mais ranzinza do que nunca, bravo pois nada havia mudado, bufava quando passávamos por "aquelas coisas" que continuavam como há muito tempo.
O lugar que deveria fazer parte do Corredor Turístico de Ubatuba mais parecia o caminho para o inferno. Além dos problemas já listados (em outros De Olho em Ubatuba) tivemos que tomar muito cuidado para não sermos atropelados pelos ciclistas que, com a ciclovia alagada, faziam do calçadão uma opção de trânsito.
A educação dos ciclistas é condizente com o respeito de que a "administração de meio expediente", digo, "do resgate" tem pelos munícipes. Espero que Eduardo César (PL), após concluir a faculdade que cursa, tenha mais tempo para adm…

Charles Medeiros em ação

Imagem
Vereador reivindica melhorias urgentes nas vias públicas

Ao término da 36ª Sessão Ordinária, realizado no último dia 08, o vereador Charles Medeiros solicitou maior empenho do executivo na recuperação urgente da malha viária municipal. Segundo Medeiros, há que se tomar uma atitude emergencial antes que a situação piore. As vias do município estão em péssimo estado, sabemos que a usina de asfalto está embargada, porém nossa comunidade não pode ser refém desse processo. É urgente uma atitude emergencial do Executivo. Charles teme que com o aumento das chuvas, certos locais se tornem intransitáveis, colocando em risco o direito de ir e vir da população, pois o próprio transporte coletivo corre o risco de não poder acessar algumas comunidades. Diversos moradores e comerciantes do Bairro da Estufa, bem como a comunidade da Região Norte e Sul, têm procurado o vereador solicitando ajuda quanto à melhorias das vias públicas. “Estou aguardando uma atitude urgente e efetiva do executivo, para so…

Notícias da Prefeitura

Imagem
Atletas entram na água para mais uma disputa do circuito

Final do Circuito de Águas Abertas de Ubatuba acontece em dezembro

Equipe de Ubatuba lidera com folga

A quarta e última etapa do 9º Circuito de Águas Abertas de Ubatuba sofreu algumas alterações. O evento, programado para o dia 27 de novembro foi transferido para o dia 4 de dezembro. A Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba, responsável pela organização do evento informa que a etapa acontecerá na praia do Lázaro, a partir das 9 horas. O Circuito é disputado em provas de 250, 500, 1000 e 3000 metros, em diversas categorias.
Após a prova acontecerão as cerimôonias de premiação da etapa, onde os oito melhores atletas de cada categoria recebem medalhas. Na sequência acontece também a premiação do Circuito: o primeiro colocado de cada categoria recebe troféu, o mesmo acontecendo com as três melhores equipes. Até agora foram disputadas etapas nas praias da Almada, Maranduba e Perequê-Açu e o ranking parcial aponta a liderança da equipe …
Pesquisa revela satisfação de consumidores na feira livre em Ubatuba

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) realizou, no final de setembro, uma pesquisa com os consumidores presentes na Feira da Praça Benedito Ignácio Pereira. O objetivo da pesquisa foi detectar o grau de satisfação desse público em relação aos serviços prestados pelos feirantes e o Poder Público Municipal. A partir desses resultados, serão realizadas alterações estruturais na feira. Foram feitas 51 entrevistas aleatórias, em diversas barracas e pontos da feira. O público estimado aos sábados é de mil pessoas, chegando na temporada de férias, a mais de quatro mil. Os resultados mostraram que a maioria das pessoas abordadas, nesta época, são freqüentadores antigos da feira, sendo que 46% dos entrevistados são consumidores há mais de 10 anos, já tendo um grande conhecimento dos produtos comercializados no local e dos feirantes. A pesquisa revelou também que são diversos os fatores que agrada…
Semana Municipal do Diabetes terá palestras, oficinas e até concurso diet

A coordenação será do PSF e a semana contará com palestras, oficinas, exposições e até concurso diet. As inscrições para o concurso devem ser feitas até amanhã, dia 10, nos postos de saúde dos bairros

Na próxima semana, de 16 a 18 de novembro, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba promove a “Semana Municipal do Diabetes”, que terá palestras, oficinas, exposições e atividades físicas. Todas as ações da semana estarão concentradas no Shopping Santa Fé, no centro da cidade. A coordenação da Semana é do PSF (Programa Saúde da Família) e contará também com a participação de profissionais das secretarias municipais de Esporte e Lazer e Agricultura, Pesca e Abastecimento.
Segundo a nutricionista Claúdia Raffaelli, da secretaria de Saúde, hoje o município tem cadastrado 1.652 diabéticos. “O diabetes é uma doença que vem crescendo no mundo. Estima-se que 7% da população mundial seja diabética. Além de realizarmo…
Novas licenças em Ubatuba serão sorteadas na próxima semana

Vagas agora serão definidas por sorteio; alguns incritos estão com documentação irregular e devem procurar a Prefeitura até o dia 11 A Secretaria de Fazenda e Planejamento da Prefeitura de Ubatuba realizará no dia 18 de novembro, às 9 horas, no Tubão, o sorteio para a expedição de cerca de 120 novas licenças para o comércio ambulante na cidade. A Seção de Tributos Mobiliários (STM) afixou na própria seção, a lista dos participantes do sorteio e das vagas existentes. Somente terá direito de participar do sorteio o interessado que protocolou o seu pedido dentro do prazo de inscrição. Segundo o STM cerca de 70 inscrições estão irregulares. “É importante que as pessoas compareçam ao STM até a próxima sexta-feira, dia 11, para verificarem se estão com a documentação correta para participarem do sorteio. Há uma lista com cerca de 70 inscrições irregulares”, explicou Lucilene Maria Pereira Tavares, chefe da Seção de Tributos Mo…
Atenção, escritores! Últimos dias para inscrição no Concurso Literário de Ubatuba

Os escritores de Ubatuba têm até o dia 16 de novembro para fazer suas inscrições no tradicional concurso literário promovido pela Fundart, através do Grupo Setorial de Literatura. O concurso, que acontece todos os anos em Ubatuba conta com três modalidades: poesias, com o XIX Prêmio Idalina Graça; contos, com o XIII Prêmio Washington de Oliveira e textos teatrais, com o V Prêmio Tia Helô. Serão premiados os três primeiros colocados de cada modalidade. Cada escritor poderá inscrever até três obras de cada modalidade. Segundo o regulamento do concurso, as obras deverão ser enviadas em três vias cada uma, assinadas com pseudônimo, lacradas em envelope que deverá trazer apenas o pseudônimo, a modalidade e a categoria, que pode ser: infantil, até 12 anos; juvenil, até 18 anos e adultos, acima de 18 anos. No interior desse envelope vêm as obras e um envelope lacrado com ficha de inscrição. O nome do autor só de…
Festa da Banana anima Bairro da Estufa neste sábado

Acontece neste sábado, 12, a “1ª Festa da Banana” promovida pela Escola Municipal Profª Maria Josefina Giglio Silva, no bairro da Estufa II. Além de resgatar a história do bairro, que era antes uma grande plantação de bananas, a festa apresentará também a culinária e peças de artesanato feito com fibras de banana. Serão servidas tortas, pizzas, bolos e outros pratos tendo a banana como ingrediente principal. O tradicional Azul Marinho (peixe com banana verde) também é presença garantida.
Para animar a festa haverá apresentação do grupo de dança da escola e música ao vivo.
A comunidade do Parque Paris, que fica na Estufa II, será parceira em um festival de prêmios, cujos recursos arrecadados serão destinados à construção de uma área de lazer.
A “1ª Festa da Banana”, acontece no dia 12 a partir das 18 horas, na escola, que fica na Av. Vasco da Gama, 430, Estufa I. Informações podem ser obtidas através do telefone 3832-6261. PMU
Imagem
A equipe de Ubatuba trouxe medalhas brilhantemente conquistadas

Kung Fu de Ubatuba brilha no Sul

Equipe conquista 20 medalhas no Campeonato Brasileiro

A Associação Long Teh, representando a cidade de Ubatuba, participou do 16º Campeonato Brasileiro de Kung Fu e Tai Chi Chuan. O evento foi realizado na cidade de Santa Maria (RS), entre os dias 2 e 6 de novembro. O campeonato, que aconteceu no Ginásio Coração de Maria, teve a participação de 600 atletas reunindo a nata do Kung Fu nacional.
A delegação de Ubatuba contou com 16 integrantes, 12 atletas e 4 técnicos, conseguindo ao todo 20 medalhas sendo 12 de ouro, 6 de prata e 2 de bronze.

Confira no quadro as premiações obtidas:

Atleta / Classificação

Tsao Shu Ju da Silva
1º Lugar Tai Chi Chuan
1º Lugar Espada de Tai Chi

Carlos Alberto da Silva
1º Lugar Tai Chi Chuan
2º Lugar Combate de Tai Chi

Márcia Mayumi Utiyama
1º Lugar Luta Combinada
1º Lugar Armas Medias

Nataly Lacorte Pestana
1º Lugar Combate Inf. Juv.
1º Lugar Luta Combinada
3º Rotina Olímpica

Lívi…

Assimetrias

Não posso deixar de registrar uma assimetria do sistema econômico que prejudica enormemente os pequenos municípios. Estou me referindo às lojas de departamentos. Detentoras de enorme poder de persuasão usam a mídia com sabedoria e conquistam corações. Como resultado, obtém enormes lucros que acabam sendo enviados para as matrizes. Nada há que possa ser contestado, o processo obedece às leis vigentes e está revestido de legalidade. No entanto, embora legal, me parece que há alguma coisa fora dos eixos. Falando francamente, o processo é cruel e carrega no bojo o germe do subdesenvolvimento. Nas cidades onde não há indústrias, a maioria dos trabalhadores é constituída de funcionários públicos. A massa salarial que deveria circular localmente é drenada de forma predatória e transferida para outros centros. Sem dinheiro perde a construção civil, perdem os pequenos comerciantes e perdem os jovens que não são contemplados com a criação de empregos. O resultado pode ser medido pelos alarmante…

Considerações do vereador Ricardo Cortes

Conforme declaração do Jornal “Folha de São Paulo” de 08 de novembro de 2005, onde nosso nobre Presidente da Republica Senhor Lula afirma que a alternância do poder faz bem para o país, causo-nos espanto a declaração do nosso Diretor Geral da Câmara Municipal de Ubatuba nos criticando sobre a forma de governo, visto que, o mesmo ainda se encontra em franca atividade nessa Casa de Leis onde presta serviço a todos os vereadores e que sabidamente foi um dos colaboradores para a Câmara estar inflada.

Quanto ao fato demagógico de falar que no município não tem gente capacitada, mostra que o Diretor Geral não conhece o povo e a cidade em que mora, mesmo ocupando um cargo de grande importância na Câmara. E para causar polemica recordo-me que o Diretor Geral também veio importado de Caraguatatuba, naquela ocasião como advogado da Câmara ou será que naquela época também não tínhamos advogados capacitados. Ao mesmo tempo quando assumiu a gerência dispensou vários daqueles que aqui se encontravam…

Estudar d(D)ireito ou administrar Ubatuba?

Imagem
Luiz Moura
Não só eu, mas todas as pessoas que estavam na abertura da exposição "Mazzaropi volta para Ubatuba", no dia 1º de julho de 2005, escutaram o vice-prefeito Domingos dos Santos (PT), em discurso, desculpar-se pela ausência do prefeito Eduardo César (PL) na inauguração do evento. "Ele se encontra em Caraguatatuba, na faculdade. Não pode ficar perdendo aulas", foi a argumentação usada pelo vice.

Confesso que me surpreendi, pois imaginava que, ao assumir a administração de nosso município, Eduardo César, tivesse "trancado" matrícula para poder administrar Ubatuba.

De lá para cá venho observando os detentores de cargos em comissão e verifiquei que vários ocupantes do "primeiro time" do governo ou cursam uma faculdade, fazem um curso de especialização ou trabalham meio expediente.
É o exemplo sendo seguido. Tem gente até que, "agriculturalmente" falando, incorporou o papel de viúva Porcina: "aquela que foi sem nunca ser sido"…

Notícias da Prefeitura

Imagem
Todo cuidado é pouco para evitar que a dengue atinja Ubatuba

Ubatuba inicia luta contra mosquito da dengue

O vírus não existe em Ubatuba, mas o clima é propício para a procriação do mosquito, portanto, as medidas de prevenção são indispensáveis

No próximo dia 19, sábado, acontece o Dia Nacional de Combate à Dengue, chamado “Dia D”. Em Ubatuba, o Dia D será marcado por um evento voltado para a conscientização, que acontecerá na Avenida Iperoig, das 9 às 13 horas. Durante esse período, acontecerão jogos, distribuição de cartilhas educativas e brindes, exposição de ciclo de vida do mosquito, mostruários vivos, brincadeiras, gincanas, teatro e concursos relacionados ao tema. As atividades são uma iniciativa da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer.
Apesar de faltar alguns dias para o dia D, a campanha de prevenção já começou. O trabalho, que já era feito pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e da Vigilância Epidemiológica foram intensificados. O ob…