Postagens

Mostrando postagens de Outubro 30, 2005

As aparências enganam

A primeira impressão que se tem de Hugo Chavez deixa a desejar. O presidente venezuelano lembra um músico de mambo, não transmite em nenhum instante a sensação de seriedade que se espera de um chefe de governo. Poderíamos compará-lo a Fidel Castro, ou ao presidente – olho no peixe, outro no gato – Néstor Kirchner, da Argentina. Ambos com jeitão de políticos clássicos da América Latina. Chavez é desbocado, fala pelos cotovelos e gosta de provocar os americanos. Bush é o seu saco de pancadas preferido. Ao lado de Chavez Lula parece um lorde inglês. O papel de bufão termina quando se dá uma olhada no que o falastrão está fazendo na Venezuela. Com os dólares fartos do petróleo, outrora usados por uma elite perdulária para comprar mansões, jatinhos, misses e cocaína, Chavez mudou a cara do país. O povo venezuelano vem assistindo perplexo à implantação de programas de desenvolvimento nas áreas de educação e saúde como nunca houve na América Latina, com exceção de Cuba. Ao contrário de Lula,…

“LIMPEZA DOS LOTES”

Corsino Aliste Mezquita- Professor*
A Administração Municipal ameaça, os donos de terrenos não edificados e, supostamente, especulativos, com providências, a serem tomadas pela Prefeitura. Segundo esses comunicados, a Prefeitura, limpará os terrenos e passará a conta para os donos, no carnê do IPTU. Já decretou o preço do m² a ser limpo e outras providências.
A idéia é boa. Nada temos contra. Se posta em prática poderá melhorar alguns visuais. Entretanto, como conhecedor de nosso passado e no papel de “advogado do diabo” gostaria fazer algumas observações. Não é crítica. São apenas sugestões para ajudar a visualizar a “viga” nos olhos da administração e desconsiderar a “palha” nos dos cidadãos, mesmo que estejam especulando com seus lotes não construídos.
Primeiramente registramos que a idéia já é requentada. Providência semelhante foi anunciada, várias vezes, em administrações anteriores. Seus efeitos não foram conhecidos.
Qualquer administração sendo coerente, isonômica e agindo com jus…

Contatos imediatos...

Ronaldo Dias
Alô, alô... testando... Som...sssssom. E ai? Será que ele ouve o vozeirio, o murmurinho? O volume dos decibéis agora, ficou muito acima do normal. E vendo? Ele vê? Está bem na sua frente e daria para enxergar facilmente! Não? Não estaria claro? E assim, será que melhorou para ele? Ficou mais nítido?...Bom... a claridade, esta mais do que suficiente, cara! Deveria dar, ao menos, para ler facilmente o texto da faixa. As letras são enormes! Me digam: E os lábios das pessoas? Será que ele entende ou deduz, o que as pessoas querem dizer?Quem sabe? Já que ele tem dificuldades para ver e ouvir, deve ter desenvolvido uma maior sensibilidade. E, sensibilidade, é tudo! Bom, vamos de novo. E agora? Sim? Não? Outra vez não? Nada? Puxa vida! Cada hora é uma! Não adianta. Não equaliza! Escute, fala sério, homenzinho verde, você nos entende?

Notícias da Prefeitura

Imagem
Maga, atleta do Sertão da Quina é a garota Beach Soccer 2005

Chuva adia final do Beach Soccer em Ubatuba

A equipe campeã do 1º Torneio Esquina das Modas de Beach Soccer Feminino deverá ser conhecida neste sábado, 5, se o tempo ajudar. O evento, realizado no dia 28, durante as comemorações do aniversário de Ubatuba, não pôde ser concluído devido às chuvas que caíram no final da tarde na cidade.
Quando da paralisação, a equipe do Corcovado já havia garantido vaga na final, ao derrotar o Ubatuba Futsal na cobrança de pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal.
Ainda restam duas fases a serem disputadas. A primeira partida, que acontece às 9h será entre Futsal Ubatuba X Rosa Dourada (Caraguá); em seguida jogam Pontual X Marafunda. As vencedoras fazem a semifinal e decidem quem enfrenta o descansado time do Corcovado.
Até a paralisação do torneio haviam sido marcados 68 gols; Lila do Alcatrazes marcou 9 gols e tem a artilharia parcial do torneio; Márcia, do Rosa Dourada, da mesma equipe, é …

Outra vez

"Por 13 votos a 1, o Conselho de Ética da Câmara aprovou pela segunda vez, e com o mesmo placar, o relatório do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) que pede a cassação do mandato do deputado José Dirceu (PT-SP). Assim como ocorreu no último dia 27, na votação anterior, Dirceu contou apenas com o voto a seu favor da deputada Angela Guadagnin (PT-SP). Os partidos da base votaram contra Dirceu. A sessão que aprovou o pedido de cassação, no dia 27, foi anulada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Eros Grau".
Dirceu está se deliciando com essa história. Ele, mais do que ninguém sabe que não há escapatória. Se não for cassado por seus pares, será banido da vida pública pelo voto, como já vimos acontecer com outros caciques que escorregaram, como o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia. Dirceu acabou para a política, mas será um grande sucesso como advogado. Já Angela Guadagnin teve os seus quinze minutos de fama. Vai ficar nisso.

Sidney Borges
Com Agência Estado

Nova etapa na CPI dos Correios

Comentário da cientista políticaLucia Hippolitona CBN:
"Pelos pronunciamentos mais recentes do presidente e do relator da CPI dos Correios, está praticamente encerrada a fase espetacular dos depoimentos e acareações, e começam a surgir os primeiros sinais do que vai aparecer nas peças fundamentais de investigação, que são os relatórios.
Vão ser documentos maçudos, de leitura penosa, com exaustiva relação de dados e informações. Não devem ser um best seller. Mas serão indiscutivelmente as peças que vão comandar as decisões daqui em diante.
Pelo que está sendo dito, está definitivamente afastada a história de que isto tudo se resume à existência de um caixa 2 no PT e nos partidos da base aliada, constituído com o objetivo de pagar dívidas de campanha.
Aliás, esta história já tinha começado a ser desmontada, quando se descobriu que, com este dinheiro, pagou-se o escritório do advogado Aristides Junqueira para cuidar da imagem do PT durante as primeiras investigações sobre o assassinato …

Curtinha

A coisa começa a sobrar para o lado tucano. Os “companheiros” petistas estão revolvendo o governo FHC em busca de irregularidades. Pelo que se pode ler na mídia, começam a aparecer vestígios de práticas muito semelhantes às do PT. Marcos Valério opera para qualquer governo, seu ofício é o de operador. Traduzindo, arruma recursos ilegais para ações ilegais e faz com que tudo pareça legal. O que o PT precisa entender é que mostrar erros dos tucanos de nada vai adiantar. A população votou em Lula para acabar com a roubalheira. O que o PT fez foi aprimorar e aumentar a roubalheira. Vai colher os frutos em 2006. Coitado do Lula. Ele não sabia de nada.

Sidney Borges

Intervenção

Ontem o assunto preferencial da cidade foi a Santa Casa. A prefeitura num lance ousado chamou para si a responsabilidade de colocar ordem na casa. Bingo. Ponto para Eduardo César. A aprovação foi unânime, a população entendeu que a ação foi oportuna, corajosa e necessária. Do jeito que estava não daria para continuar. É evidente que haverá dificuldades. Reverter o processo vicioso é tarefa para um super-herói. Cuidar da saúde do povo é obrigação do governo. Da saúde, da educação, da malha viária...

Sidney Borges

Charles Medeiros em ação

Responsabilidade Social

Neste último dia 01, o vereador Charles Medeiros protocolou junto a Secretária Municipal da Promoção Social Kátia Regina Gomes Nunes, oficio na qual encaminha cópias de documentos relacionados à implantação de uma Casa de Passagem em Ubatuba, a qual terá responsabilidade em dar continuidade aos trâmites para efetivação da Casa de Passagem para moradores de rua.
Charles Medeiros vem pleiteando desde Março último junto ao executivo estadual a efetivação desta benfeitoria. Recentemente solicitou ao deputado Marcelo que intercedesse junto a Secretaria de Economia e Planejamento a viabilização de R$ 150.000,00 para a obra.
Segundo Jorge da Cruz Oliveira, secretário geral da Comunidade de Serviços Emaús, “trata-se de uma obra fundamental para Ubatuba e para os cidadãos que a utilizarão; sempre sonhei em realizar uma casa de passagem na cidade, mas infelizmente não tive condições, só espero que não desistam desta benfeitoria, será uma das mais belas obras sociais realiza…

Prezada Senhora Gramática

Embora superficialmente, nesta cartinha escrevo a respeito do uso da famosa crase, entre nós, mesmo porque a polêmica sobre o assunto está pegando fogo, instalada que está por conta de um projeto que tramita em Brasília e quer abolir seu uso, ou quase.
Cito apenas uma regrinha que há, entre tantas outras que nos atormentam, para dizer do que proponho. Devemos falar, "Vou a ou à terra?". O certo, gramaticalmente, é, "Vou a terra", sem crase, porque a palavra terra, no sentido de terra firme, solo, chão, é o oposto de estar "a bordo", não recebendo artigo definido e, logo, não comporta crase. E mais: "Depois de tantos dias no mar, chegamos à terra procurada". Aí tem crase porque a chegada foi proveniente do mar. O grande Fernando Pessoa disse sabiamente: "minha pátria é minha língua", e eu, um desses falantes precários, mas nem por isso menos crítico, reconheçoe respeito muitíssimo a nossa língua, bem como quaisquer outras. Ela é raízde n…

Santa Casa

Imagem
Eduardo César, Marcos da Silveira Franco e Gilson Ferreira da Silva

Prefeitura de Ubatuba intervém na Santa Casa

O hospital, que antes era administrado por uma provedoria passará agora para as mãos da Prefeitura; prazo da intervenção é por até dois anos

A Prefeitura de Ubatuba se tornou, a partir desta quinta-feira, 3 de novembro, a nova administradora da Santa Casa da cidade. A intervenção se deu através de um decreto da administração municipal de estado de calamidade pública na prestação do serviço hospitalar no município com a requisição administrativa dos bens, serviços e servidores da Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora dos Passos de Ubatuba.
Pelo decreto, foi constituída uma comissão multidisciplinar que irá direcionar os trabalhos administrativos da Santa Casa a partir de agora. A comissão é formada inicialmente pelos secretários municipais de Saúde, Marcos da Silveira Franco, de Assuntos Jurídicos, Marcelo Mourão e Fazenda e Planejamento, Gilson Ferreira da Silva. Eles terão …

“PRIORIDADE ENGANOSA”

Corsino Aliste Mezquita- Professor*
No discurso de nossos políticos e, freqüentemente, também daqueles que estão envolvidos no processo educacional e se consideram donos da verdade, A EDUCAÇÃO, é apresentada como prioridade. Analisando os resultados colhidos, nas avaliações praticadas com alunos e docentes, tanto de âmbito nacional como internacional, as conclusões indicam ser uma falsa prioridade, os discursos não corresponderem à realidade e, com eles, pretenderem enganar o povo e os próprios educadores.
As causas dessa preocupante situação são várias e se manifestam em todos os ambientes educacionais. Os cidadãos podem observa-las nas escolas de seus filhos. Algumas mais evidentes e que não dá para mascarar podem ser observadas por todos.
Prédios escolares precários. Em âmbito nacional, por volta de 25% ou um quarto, não possuem energia elétrica, água encanada, esgoto, material pedagógico e ambientes externos de recreação e prática de esportes.
Ausência, quase total, de ambientes compl…

De grades a caramujos

Imagem
Os caramujos estão se infiltrando no seio da família ubatubense. Cautela!

Luiz Moura
Ubatuba traz arraigada em seu bojo a prática da fofoca como se ainda fosse uma pequena cidade.Com o fechamento do Bar São Paulo, a boca maldita de Ubatuba, os pontos proliferaram. O Bar do Batatinha, o Window’s Café, o Bar do Tato, o Bar do Ulisses são alguns dos pontos preferidos pelos "divulgadores de notícias". Sempre dou uma passadinha por estes pontos para "saber das novidades".
A última que escutei, no Window’s Café, foi sobre a dedetização do prédio da Câmara.
- O valor do contrato foi de R$ 52.000,00.
Desconfiado perguntei:
- Foi feita a dedetização?
- Não sei. Parece que no final de semana, mas na segunda-feira não senti cheiro algum. Só vi a plaquinha da firma. - respondeu.
Quando argumentei que o montante era muito alto e que fatalmente apareceria numa prestação de contas, escutei como contra-argumento que tinham quebrado em uma série de parcelas, com vencimentos mensais, para d…

D’après Garcia Marques

O escritor colombiano Gabriel Garcia Marques fez sucesso mundial com o livro “Crônica de uma Morte Anunciada”. O título se aplica aos acontecimentos políticos recentes de Ubatuba, onde a temperatura está esquentando. Em julho procurei a vereadora Luciana Machado (PDT), para saber o porquê dela ter abandonado a mesa diretora da Câmara. Com muita classe e maturidade política e visivelmente magoada, Luciana desconversou. Falou de razões particulares, da necessidade de dar melhor atendimento aos eleitores. Para bom entendedor, poucas palavras bastam, em certos casos nem é preciso palavras, um olhar é suficiente. Naquela tarde tive certeza de que a coligação que elegeu Jairo dos Santos (PT) presidente da casa estava rompida e a reeleição praticamente fora de cogitação. Ontem o pressentimento se confirmou. Os vereadores elegeram por oito votos a dois a nova mesa diretora. Os votos contrários foram de Edílson Félix (PSC) e Jairo dos Santos. A composição da nova mesa ficou assim:

Presidente:
Ve…

Pública & publica

Ronaldo Dias
O dinheiro do PT para as eleições de Lula e, seus anexos, brotou sonante. Jorrou! Sem origem, desabrochou dentro de malas, malotes, caixas, caixotes e, até em cuecas. Muito, mais muiiito dinheiro. Milhões de dólares, pra nenhum doleiro ter fôlego de cacifar em reais as "necessidades" diárias das campanhas. As origens? Bem... vejamos... olhem para lá... Simpatizantes (nacionais e internacionais) funcionários encabidados, prefeituras, contribuições "compulsórias", achaques em empresas, doações, falcatruas, mutretas, superfaturamentos, caixas 2, 3... 4... enfim, pintaram o 7 com caneta mágica. Aquela que escreve, depois, com pouco tempo, desaparece o que se escreveu. O PT high-tec! As origens, todas escusas, com poucos rastros e, sem provas. Supimpa! Ninguém sabe, todos negam. Quase todos participaram, usaram, usufruíram e, os (um pouquinho só) mais espertos, guardaram. Muito. He, he, he. Quem deles se importa com a opinião pública ou, com o que se publica…

Turismo: o filão econômico de Ubatuba

Luiz Moura
O turismo é o maior filão econômico em nosso município. A exploração correta desta fonte dará o fôlego que nossa população tanto precisa. Exploração do turismo, não dos turistas. Todos devemos atentar para a diferença.
Uma política consubstanciada em um Plano Diretor de Turismo fará com que possamos, de forma planejada, alcançar patamares de desenvolvimento (quantitativo e qualitativo) até agora impossíveis. Hoje, uma série de eventos são feitos de afogadilho, sem sequer termos um Calendário Anual de Eventos divulgado e cumprido. Falta planejamento, ou melhor, falta tudo. A necessidade da criação de um Conselho Municipal de Turismo se dará a partir da existência de uma política de turismo, sem isso é totalmente dispensável, insipiente e teríamos a impressão de que estão de olho na gestão do Fundo Municipal de Turismo. O que me faz lembrar o ditado: "Farinha pouca, meu pirão primeiro".
A administração municipal precisa fazer a sua parte. Resgatar a auto-estima da popu…

Notícias da Prefeitura

Imagem
"O evento está ganhando notoriedade no cenário artístico do estado"

III Salão de Belas Artes prossegue até dia 15

Mais de 200 obras de arte estão expostas no salão da Igreja São Francisco de Assis

A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) promove até o dia 15 de novembro o III Salão de Belas Artes de Ubatuba, que teve início no dia do aniversário da cidade, 28 de outubro. Essa exposição de artes plásticas reúne em um único espaço, 245 obras de 116 artistas, oriundos de 13 cidades do Estado de São Paulo. Pinturas acadêmicas, contemporâneas, desenhos e esculturas poderão ser apreciados no III Salão que acontece no Salão da Igreja São Francisco de Assis. Participam da exposição artistas de Caraguatatuba, São Sebastião, São Paulo, Jandira, Barueri, Taubaté, Campinas, Guarulhos, Pirassununga, Caçapava, Bertioga, Lorena e Ubatuba.
O Salão de Belas Artes foi criado com o objetivo de oferecer à população da cidade, bem como aos visitantes, um maior contato com os valores locais…
Imagem
Cláudia Maria Moretzsohn, professora Soares, Vanja Orico e Cristiane Gil.

Alunos de Educação de Jovens e Adultos em Ubatuba terão cartilha especial

A Secretaria de Educação promove nesta quinta-feira, 3, a cerimônia de entrega dos livros para “Educação de Jovens e Adultos – EJA”, do programa Ler e Descobrir. O evento será realizado no Auditório da Escola Anchieta, à partir das 19h30, e os alunos do EJA das escolas Maria da Cruz Oliveira e Mário Covas Júnior farão uma apresentação na abertura. Em seguida acontece a palestra “Projeto Ler e Descobrir - Educação para Jovens e Adultos”, ministrada pela historiadora e presidente do Instituto Técnico para a Educação e a Cultura Vanja Orico, Cláudia Maria Moretzsohn, que falará sobre o projeto, que é uma parceria com o programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação.
Alguns alunos, representando os 444 alunos de EJA, receberão a cartilha ‘Ler e Descobrir - A Alfabetização’, que tem ilustrações de Ziraldo. As demais cartilhas serão entreg…
Imagem
A banana foi o tema predominante do desfile das escolas da Estufa

Bairro Estufa promove Festa da Banana

Evento promovido pela escola Maria Josefina Giglio Silva conta um pouco da história do bairro, além de mostrar também o total aproveitamento da fruta

A Escola Municipal Profª Maria Josefina Giglio Silva promove no próximo dia 12, a “1ª Festa da Banana”. A diretora da escola, Flavia Cômitte do Nascimento lembra que a banana faz parte da história do bairro. “A realização desta festa é um resgate da história do bairro. Antigamente existia uma grande plantação de bananas no loteamento chamado Gurilândia Caiçara. Nesse bairro havia também uma estufa para secagem de café, daí o atual nome”, conta a diretora. A história do bairro foi contada pela escola no desfile de aniversário da cidade, no último dia 28. “No desfile ainda lembramos que a estufa foi dividida após a chegada da BR-101, nos anos 70, gerando a Estufa I e Estufa II”.
Durante a “1ª Festa da Banana” serão servidos pratos como torta…
Santa Casa participa da Feira das Nações e agradece à comunidade

A Santa Casa de Ubatuba está participando da Feira das Nações 2005, trazendo para Ubatuba um pouco das delícias árabes. Kibe cru, kibe frito, esfihas, homus, pão sírio, abobrinha recheada e muito mais. Essa realização só é possível graças ao apoio da comunidade ubatubense. Por essa razão, A Santa Casa agradece aos seguintes colaboradores: Sérgio Caribé, Unimed, Litoral Saúde, Sames, World Center, Arabí (Vera Abreu), Associação dos Engenheiros, Açougue Guaicurus, Casa Nova, Comerciantes da Capitão Felipe, Funcionários do Banco do Brasil, Funcionários da Nossa Caixa, Nosso Banco, Madereiro, Marconi, Origuela, Pacu Madeiras, Pau Brasil, Pecado da Gula, Padaria Rei das Baguetes, Imobiliária Linorte, Restaurante Come-se Bem, SP Comercial Ubatuba, Tadioto, Quiosque Cantão, Auto Posto Utiyama, Di Mônaco, Foto Kikuti, Hipermercado da Carne, Rei do Camarão, S.O.S Farma, Sol Arte Artesanato, Sucolândia, Timoneiro, Ubatuba Palace, P…

Tiro no pé

Falta equilíbrio entre preservação e desenvolvimento. A notícia da opção do governo pelas usinas termoelétricas é alarmante. Elas causam terríveis danos ao meio-ambiente. Preservamos de um lado e destruímos do outro. Com a quase proibição da construção de hidrelétricas, fruto de uma legislação ambientalista xiita, vamos queimar petróleo e lançar poluentes na atmosfera. Falta equilíbrio, sobra ignorância.

Sidney Borges

Interesse público

ONG CIDADE & CIDADÃO
DEFESA DE DIREITOS E PARTICIPAÇÃO POPULAR
CNPJ Nº 05.877.554/0001-95

Diante da necessidade de fazer o contraponto no debate entre dominados e dominadores, oprimidos e opressores para que a relação de forças e para que os interesses das comunidades, dos turistas que nos visitam, do comerciante, dos trabalhadores e do meio ambiente, sejam fundamentalmente discutidos e encaminhados em pé de igualdade e justiça. Convidamos a todos os ubatubenses a participar da reunião de criação do núcleo da ONG Cidade & Cidadão em Ubatuba.
Local: Colônia do Sindicato dos Metalúrgicos da CUT.
Rua Félix Guizard, 474 Perequê Açu – Ubatuba.
Data: 04/11/05 – Sexta Feira.
Horário: 19:00 horas.

Enviado porGerson Florindo

Notícias do Legislativo

Comunicado à População:

Cancelada a reunião do dia 4 de novembro, com geólogo do DNPM- Departamento Nacional de Produção Mineral- e mineradores artesanais de Ubatuba.O geólogo Enzo Luís Nico Júnior enviou ofício, nesta segunda-feira, dia 31 de outubro, ao presidente da Câmara Municipal, Jairo dos Santos, PT, informando que, “por motivo de força maior inadiável”, não poderá comparecer ao encontro com os mineradores artesanais e a população da cidade, marcado para a próxima sexta-feira, dia 4 de novembro. Ele e Jairo dos Santos lamentam o imprevisto e esperam poder remarcar para breve uma nova data para a reunião.


A sociedade Amigos do Núcleo Botafogo já tem novos representantes

Com 182 votos das 188 pessoas da comunidade que compareceram para votar, foi eleita, neste sábado, 29 de outubro, a nova diretoria da SANBO – Sociedade Amigos do Núcleo Botafogo, na Estufa Um. Foram quatro votos contrários e dois brancos. Além da colaboração dos moradores, o novo presidente do Núcleo, Jerri Eduardo…

Notícias da Prefeitura

Imagem
A população acompanhou escolas que usaram de muita criatividade

Desfile cívico de aniversário de Ubatuba emociona público

O desfile cívico pelos 368 anos de emancipação politico-administrativa de Ubatuba foi marcado pela descontração e alegria dos participantes. A abertura oficial aconteceu pontualmente às 8 horas, com a Lira Padre Anchieta executando os hinos do Brasil e de Ubatuba, enquanto eram hasteadas as bandeiras. Em seguida a 3ª Cia da Polícia Militar, acompanhada de sua Banda, realizou a cerimônia de incorporação da bandeira em frente ao palanque das autoridades solicitando autorização do prefeito para dar início ao desfile.
Além do prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, do vice-prefeito de Ilhabela, Antônio Carlos Simões, várias outras autoridades civis e militares prestigiaram o desfile.
Nas três horas seguintes, a população acompanhou sessenta e oito escolas e entidades que usaram de muita criatividade para falar sobre temas como natureza, nutrição e paz, além de …
Imagem
O prefeito Eduardo César lembrou os tempos de atleta quase olímpico

Quadra de Street Ball é oficialmente inaugurada

A quadra de Street Ball da praça Trópico de Capricórnio foi inaugurada oficialmente na tarde da última sexta-feira, 28. Um bom público acompanhou a inauguração, que contou com a animação da academia Biodance, que apresentou várias coreografias. O prefeito Eduardo César fez questão de efetuar alguns arremessos antes de dar o lance inicial de uma partida da Copa TV Iperoig de Basquete de Rua. Apesar de converter apenas uma das cinco tentativas, o prefeito se mostrou animado durante a inauguração. “Este é mais um espaço que a população recebe para praticar esportes. Outros bairros como o Sumidouro e a Ressaca estarão recebendo áreas esportivas em breve. Garantir lazer aos moradores de Ubatuba tem sido uma de nossas prioridades”, disse o prefeito.
Após as solenidades a bola subiu para a Copa TV Iperoig de Basquete de Rua. Na categoria mirim masculino os campeões foram Robson, F…
Imagem
Apesar da chuva que caía, uma multidão se dirigiu até a Avenida

Art Popular anima festa de aniversário de Ubatuba

A noite de aniversário de Ubatuba foi comemorada com muita música. Apesar da chuva que caía, uma multidão se dirigiu até a Avenida Iperoig para acompanhar os shows em comemoração aos 368 anos da cidade. Por volta das 21horas o grupo de dança Swing do Axé começou a aquecer o público com coreografias animadas. Depois foi a vez do reggae da Banda D´Jhaga animar as mais de quinze mil pessoas que estavam na Iperoig. A chuva apertou, mas o público não arredava pé, aguardando a prinicipal atração da noite, o grupo Art Popular.
Após uma bela queima de fogos os músicos do Art Popular subiram ao palco e empolgaram a galera até a uma da manhã, com sucessos como Sem Abuso, Agamamou, Bom-bocado e Pimpolho. O secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, ficou satisfeito com o evento. “Ubatuba teve uma festa de aniversário maravilhosa. Sobrou animação nos eventos comemorativos, e este show …
Prefeitura entra com recurso para desembargar obra no Rio Grande

A Prefeitura de Ubatuba entrou na última quinta-feira, 27, com um recurso administrativo junto a Polícia Ambiental pedindo o desembargo da obra de desassoreamento do Rio Grande, no centro de Ubatuba. Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Marcelo Mourão, além do imediato desembargo, o recurso pede ainda a restituição dos equipamentos apreendidos por ocasião do embargo no último dia 7, o cancelamento da multa e também a desconstituição do auto de infração. “Estamos provando neste recurso que temos todas as licenças necessárias para a realização da obra, de todos os órgãos, como o DAEE, DAIA, DPRN, Cetesb, Ibama, além da Secretaria Estadual do Meio Ambiente”, lembrou. Ainda de acordo com o secretário, o que aconteceu na época foi apenas uma falha administrativa, já que o funcionário que iria executar a desobstrução de algumas rochas não estava de posse da documentação. “Aguardamos para breve a solução des…

À Fundart

Compareço neste simpático e competente “Ubatuba Víbora” do meu amigo Sidney Borges, para mais uma cartinha, desta vez para cumprimentar a Fundart pelo Festival da Cultura Popular – Caiçarada, realizado entre 12 e 16 deste mês.
Embora ausente de Ubatuba nas referidas datas, sei de seu conteúdo e importância a partir de conversas passadas com o Sidney Martins, seu idealizador, ao qual cumprimento aqui com grande prazer e incentivo. Vai lá, Ney!
Sei o quanto é difícil materializar um evento devidamente preparado aqui pelas nossas bandas. Além de recursos, falta o principal: mentalidade profissional, tão necessária!
Não estou aqui minimizando o que foi feito do “Caiçarada”. O mérito foi assegurado mas conheço bem os cacoetes desta nossa querida “terrinha”, o que impõe limitações a qualquer realizador de eventos que tais. É uma coisa de Ibatiba: não é deste ou daquele.
A cultura popular sempre é muito importante divulgar e acima de tudo vivê-la. Aí estão nossas raízes, o começo, nossa essência…

Política é coisa séria

É sabido que toda escolha implica em renúncia. O homem que elege uma mulher para amar automaticamente renuncia às outras, pelo menos em tese. Os detentores de mandatos eletivos não devem optar por agremiações esportivas ou religiosas. Ainda que tenham preferências. Todos têm, é inevitável. Devem guardar os segredos para os íntimos, se expressarem seus sentimentos devem estar preparados para a inevitável rejeição que virá. Ação e reação. Uma história de matreirice política aconteceu em Minas Gerais quando José Maria Alckmin, ministro da Fazenda de Juscelino Kubitschek, recebeu a visita do bispo de Belo Horizonte no leito de morte. Perto do último suspiro foi instado a repetir as palavras do religioso:
- Dou glória a Deus nas alturas e renego o diabo dos infernos.
Os presentes puderam ouvir a voz fraca, quase imperceptível:
- Dou glória a Deus nas alturas...
O bispo esperou um pouco e pediu:
- Repita comigo meu filho. A frase inteira. Dou glória a Deus nas alturas e renego o diabo dos infern…

A cultura vai ter que esperar

Imagem
A população já se acostumou a amassar barro...

Luiz Moura
O prolongamento da praça Exaltação da Santa Cruz, com a desapropriação dos imóveis particulares da quadra de frente à avenida Iperoig, virou novela (ou seria balela?). Enquanto isto, os proprietários dos imóveis ainda não desapropriados vêm ocupando a parte desapropriada para extensão de seus negócios.
A população já se acostumou a amassar barro (foto acima) ao longo de administrações que dão continuidade a nada. Executar o planejado é ação de difícil entendimento para nossos administradores. Eles fogem do assunto.
Reclamações sobre a dificuldade de acesso ao Prefeito são ouvidas diariamente em Ubatuba. A última é a dos membros do Conselho Deliberativo da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba - Fundart. Para esclarecimento da população, os integrantes desse Conselho, com exceção do Presidente (que é nomeado pelo Prefeito), não são remunerados e, de acordo com o Artigo 6º da Lei número 893, de 25 de novembro de 1987, têm suas atuaçõ…

“HISTÓRIAS REPETIDAS”

Corsino Aliste Mezquita– Professor*
Anos passados, o Sr. Prefeito cedeu, por decreto, para um sindicato, imóvel de 11.500 m², anteriormente desapropriado com verba da Educação Municipal. O imóvel está localizado no início da estrada municipal do Taquaral.
Três cidadãos (um deles advogado), usando a responsabilidade imposta pela cidadania, protocolaram, na Justiça, Ação Popular, solicitando o estorno daquele bem público à Secretaria Municipal de Educação. Vinte e quatro horas, depois de protocolada a petição, a Justiça, concedeu liminar considerando sem efeito os atos do Poder Executivo. O Sr. Prefeito revogou, também, o decreto concessório.
Os três cidadãos, ao tomarem conhecimento das decisões da Justiça e do Sr. Prefeito, deram-se por satisfeitos. Já os supostos “mensalonistas”, da época, extorquiram o Sr. Prefeito ameaçando-o de cassação por improbidade administrativa. Há notícias indicativas de ser a prática velha em Ubatuba e de existirem histórias documentadas.
Na área recuperada ex…

Novidades tucanas

Estão adiantadas as negociações para a entrada no PSDB de um ex-membro do PV que pretende ser candidato a prefeito de Ubatuba. Não vou revelar o nome ainda, mas posso adiantar que na última eleição ele teve expressiva votação, não se elegendo vereador apenas por conta do coeficiente eleitoral. Na próxima semana a Câmara Municipal de Ubatuba vai eleger seu novo presidente. Por enquanto há apenas uma candidatura, quem sabe até a hora da eleição outra seja apresentada.

Sidney Borges

Artigo

Os Parlamentares e o Banco Mundial na Finlândia

Eduardo Matarazzo Suplicy
A Finlândia hoje tem um dos melhores índices de desenvolvimento humano do mundo. Passou de 0,841 em 1975, para 0,941 em 2003. No mesmo período, o IDH do Brasil evoluiu de 0,645 para 0,792. A expectativa de vida ao nascer dos finlandeses é de 78,5 anos. A dos brasileiros, 70,5. O índice de educação da Finlândia é de 0,99, o do Brasil é de 0,89. O coeficiente Gini de desigualdade da Finlândia é dos mais baixos do mundo, 0,25 (2000), enquanto do Brasil continua dos mais altos, O,55 (2003).
Leia na íntegra

QUANDO A EDUCAÇÃO SERÁ PRIORIDADE?

Havia uma grande expectativa que o governo Lula faria da educação prioridade, mas a demissão do ministro da educação Cristóvão Buarque, por telefone, foi uma ducha de água fria para milhares de educadores em todo país. Morre o sonho da escola integral para todos em quinze anos, morre a dignidade do governo do PT. Partido que foi invadido pelos oportunistas, muitos deles estão pedindo desfiliação neste momento.Hoje, o Brasil aparece na posição 63°, quanto ao Índice de Desenvolvimento Humano divulgado anualmente pela ONU, estamos atrás da Argentina e Chile.Na corrupção, somos o 62º mais corrupto do mundo, ou seja, existem 61 países mais honestos do que nós. No governo de FHC, foi criada uma verba para informatizar escolas públicas, bibliotecas, instituições de saúde, trata-se do FUST-Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações.
As empresas de telecomunicações são obrigadas a repassar anualmente ao FUST 1% de sua renda bruta, 3,4 bilhões estão no caixa e já podem ser aplicad…

Poemeu

Na infância mudei o mundo,
Na juventude salvei o Brasil,
Adulto, atuei na comunidade,
Ontem pintei o portão...

Sidney Borges

Notícias do Legislativo

Reuniões públicas vão discutir prioridades para o Orçamento do Município de 2006

O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Jairo dos Santos, PT, que sempre defendeu a tese do Orçamento Participativo, convida toda a população da cidade, sociedade civil organizada, representantes de ONGs, do comércio, de todas as comunidades de bairros, para participarem dos encontros públicos que vão discutir as prioridades do município e tirar emendas para o orçamento de 2006.
Para atender a população mais central da cidade, a reunião será na Escola Municipal Maria da Cruz Barreto, no bairro do Perequê-Mirim, no dia 7 de novembro, a partir das 19 horas. Na região Norte, a reunião será no Centro de Visitantes, Praia da Fazenda, Núcleo Picinguaba, no dia 9 de novembro a partir das 14:00h e na região Sul, será no dia 11 de novembro, com início às 19:00h, no Hotel Água Doce, Praia Dura, na Rodovia Dr.Manoel Hipólito – SP-55.
Jairo dos Santos ressalta que “é importante a participação de todos, uma vez qu…

Notícias da Prefeitura

Ubatuba discute gestão de recursos hídricos

A água é um precioso bem ambiental que está ficando cada vez mais escasso. Em vista disso, no próximo dia 29, sábado, acontecerá uma mesa redonda reunindo diversas entidades ambientais da região. O evento, a ser realizado no Aquário de Ubatuba, tem como tema “Realidades e Desafios para a compatibilização do Plano de Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte com a Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos e as Políticas Nacional e Estadual do Meio Ambiente: APORTES TÉCNICOS, LEGAIS E CIENTÍFICOS”. Seu objetivo é tornar públicas as informações sobre políticas de gestão dos recursos hídricos, costeiros e de unidades de conservação, particularmente no que diz respeito ao Litoral Norte do estado de São Paulo.
No Brasil, a água doce, salobra e marinha é gerida através de políticas públicas específicas. Segundo Maria Luiza Camargo, do Instituto Seiva, esses gestores nem sempre dialogam e compartilham conceitos, interesses e informações. “A falt…