Postagens

Mostrando postagens de Setembro 25, 2005

Modernidade

Imagem
Limusine do Severino.

Enviado porRenato Nunes

Trabalho

Estive quase ausente por alguns dias. Excesso de trabalho. Nesse meio tempo Maluf continua na cadeia. Já lá se vão mais de vinte dias. É uma eternidade para quem está acostumado a champanhe e caviar. O governo conseguiu emplacar Aldo Rebelo na Câmara. As primeiras declarações dele à imprensa não foram felizes. “As elites conservadoras querem voltar ao poder”. Papo típico de comunista que não se interessa pela origem do dinheiro. Marx é um bom exemplo, o amigo burguês Engels se encarregava de prover sua subsistência. As elites conservadoras estão mais do que nunca no poder. Nunca faturaram tanto. Também fracassou a tentativa de emplacar a reforma política. Seguramente haverá a tentação de proteger o amigo José Dirceu, livrá-lo da cassação, adiar sua morte política. O que Rebelo não avalia é o impacto dessa intenção na mente dos eleitores. Qualquer ação no sentido de proteger Dirceu das evidências gritantes de envolvimento na maior maracutaia da historia de Pindorama, terá um enorme pes…

Notícias da Prefeitura

Campanha de vacinação contra a raiva prossegue em Ubatuba

A campanha de vacinação contra a raiva segue para sua última semana.

Segundo balanço realizado pela Vigilância Sanitária, até agora foram vacinados 4.798 cães e 518 gatos, totalizando 5.316 animais. A meta para o município é vacinar 12 mil animais até o final da campanha. O Dia Municipal de Combate à Raiva acontece no próximo dia 8, mas uma programação extra de postos volantes foi feita para o dia 15, com o objetivo de garantir a vacinação em bairros mais afastados. As instruções para os donos é que levem consigo a carteirinha de vacinação e não permitam que crianças sozinhas acompanhem os animais. No caso de cães bravos, pede-se que os donos levem consigo uma focinheira. Os gatos devem ser transportados em caixas.
A raiva é uma doença que atinge animais mamíferos, inclusive o homem. Ela é causada pelo Lyssa Vírus, que é mortal, tanto para o homem quanto para os animais. Os principais sintomas são: salivação abundante, mudança de …

PROGRAMAÇÃO FUNDART

OUTUBRO - 2005

01 a 14 - Casarão do Porto
Inscrições para o Concurso Literário de Ubatuba 2005

02 - Domingo
09h às 14h
- Ipiranguinha
EM Gov. Mario Covas Junior - Participação da Fundart no Programa Prefeitura no Bairro
- TEATRO (Esquetes de Humor e Oficina)
- MALABARISMO (Brincadeiras e exercícios com malabares)
- ENTALHE EM MADEIRA
(Exposição e peças entalhadas no local)
- ARTES PLÁSTICAS
(Exposição de obras e telas pintadas no local)
Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart
- BANDA LIRA PADRE ANCHIETA
18h - Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL - “SCOOBY DOO”

03 a 27 - Secretaria de Turismo
Exposição de Pássaros de Ubatuba

04 - Terça - Secretaria de Turismo
Dia Municipal de Observação de Pássaros

07 a 22 - Espaço Cultural Eloyna Salgado Ribeiro
Exposição GAIATO

08 - Sábado - Praça Anchieta
20h - Apresentação Musical
Piano e Baixo - Diego Nogueira e Sandro Nogueira
Repertório de Bossa Nova e Jazz

09 - Domingo - Casarão do Porto
18h - Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL - “PETER PAN - O FILME”

12 a 1…

Editorial

Imagem
Outubro chegou.

O fim-de-semana se aproxima. Mais um. Não sei se é impressão minha, mas parece que o tempo acelerou ultimamente. Até os dias chuvosos, longos e que pareciam não ter fim, estão mais curtos. Na política local há uma aparente calma. Nos bastidores a movimentação é grande, as alianças começam a ser costuradas visando a eleição. Eleição? Mas não é cedo para pensar nisso? Afinal de contas ainda estamos no primeiro ano do mandato de Eduardo César. Talvez seja por isso. O pessoal está quente, parece que a adrenalina que envolveu o pleito de outubro passado ainda corre nas veias. Os derrotados fazem de tudo para permanecer na liça, chamar à atenção, conquistar adeptos. Inclusive alianças que poderão custar caro no futuro. Enfim, em política cada cabeça é uma sentença, embora haja algumas cabeças mais duras do que outras. Por outro lado, é fácil falar quando se está do lado de fora. Quem participa da luta nem sempre consegue ver com clareza o tabuleiro. Isso é perigoso, pode surg…

Charles Medeiros em ação

Imagem
Vereador Charles ao lado de Dona Ophélia

DONA OPHÉLIA RECEBE MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES

Na terça-feira do dia 27/09, o vereador Charles Medeiros entregou uma moção de congratulações á Dª Ophélia, membro da melhor idade de Ubatuba que além de possuir uma voz melodiosa, fundou o bloco carnavalesco "Recordar é Viver". A emoção tomou conta da homenageada, bem como dos demais vereadores e público presente. Ophélia Prado de Oliveira Lopes, 82 anos, viúva, nascida em Ubatuba, é uma figura muito querida e famosa por sua simpatia e magnetismo, dona de uma voz admirada até mesmo pelo cantor das multidões, Orlando Silva, que chegou á convidá-la á ir cantar no Rio de Janeiro, comparando-a à Dalva de Oliveira. Filha de Ernesto Gomes de Oliveira e Maria do Prado Gomes de Oliveira, orgulha-se de seu pai que foi um honrado coronel cujo nome foi conferido á uma rua no centro da cidade. Ophélia vem de uma família de dez irmãos, entre estes, Washington de Oliveira, o "Seu" Filhinho da Far…

PTB DE UBATUBA

Imagem
ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA

Neste domingo, dia 02 de outubro haverá na Câmara Municipal de Ubatuba a Convenção Municipal do PTB, que elegerá o novo diretório e a nova executiva do partido. O PTB Municipal convida a todos os filiados a votar nesta convenção, o voto é rápido e o filiado estará contribuindo para construir um partido mais forte em Ubatuba. A chapa ganhou o nome de “DIAS MELHORES“ sendo composta por: TATO (Mercado 24 horas), Márcio (Eletronorte) Dr. Paschoal (Médico), Ismael (Ismael Comida Caseira), Dr. Ivair (Advogado), Otoniel (Hipermercado da Carne), Dra. Marilda (Biomédica), Elisio Russo (Radialista), Dr. Dagoberto (Advogado), Maciel (Presidente do Bairro da Pedreira), Roberto Ávila (Corretor de Imóveis), Ricardo Alvarenga (Publicitário) e outros nomes que desejam dias melhores para Ubatuba. A chapa “DIAS MELHORES” é formada por pessoas dispostas a trabalhar por uma Ubatuba melhor e que conhecem o dia a dia os problemas da cidade. Convidamos a todos os a nos fazerem uma v…

Carta convite

Imagem
Dia 02 de outubro (domingo) será realizado na câmara municipal de Ubatuba a convenção do PTB. Esta convenção é muito importante para o futuro do partido em nossa cidade. Venha nos prestigiar e contribuir para a formação do novo diretório.
Sua presença é fundamental para que em Ubatuba possamos fazer um PTB cada vez mais democrático, sério e imparcial.
Agradecemos a sua atenção e contamos com sua presença

Data da convenção: 02 de outubro de 2005
Horário de votação: 10:30 hs ás 15:00hs
Local: Câmara Municipal de Ubatuba.


Anderson José Rodrigues
PRESIDENTE DA COMISSÃO PROVISÓRIA DO PTB DE UBATUBA

É preciso ter sangue de barata...

Imagem
Luiz Moura
Estava determinado a mostrar um problema apontado por leitor que é usuário do calçadão existente na orla da praia de Iperoig (Cruzeiro). Fui até o local, fotografei e continuei minha caminhada matinal.
Mais à frente, já na praia do Itaguá, deparo com o crime ambiental (aqui denunciado) que a Prefeitura de Ubatuba vem cometendo (a foto acima apresenta uma excepcional maré baixa).
Esta semana, em uma conversa com um amigo jornalista, prometi tentar escrever sem me deixar levar pela emoção. Estou tentando, mas os desmandos que imperam em nosso município e agora esta "obra" que está sendo feita pela administração Eduardo César tornam minha promessa impossível de ser cumprida.
A administração Eduardo César faz com que o ditado popular "Na terra onde fores viver faz como vires fazer" seja adotado, facilmente, pelos inescrupulosos e torna Ubatuba a cidade dos desmandos.
A cada dia aumenta a convicção da inutilidade da existência de uma Secretaria do Meio Ambiente mu…

Motos x bikes

Imagem
O trânsito de Ubatuba na visão de Jussara Cordeiro Guimarães.

Interesse público

Faculdade de Medicina do ABC

A Equipe de Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC informa que, além do tratamento de todos os casos oncológicos inteiramente grátis, estão com protocolo novo para câncer de pulmão e mama, com novos medicamentos que ainda não estão disponíveis no mercado e que estão dando uma nova perspectiva no tratamento destas duas neoplasias.
Caso vocês conheçam alguém que tenha um destes dois tipos de tumores e queiram fazer o uso deste novo protocolo, poderão indicar esta equipe, pois o tratamento, além de gratuito e inédito, faz parte de projeto multicentrico mundial.

Endereço:

Centro de Pesquisa em Oncologia
Av. Príncipe de Gales, 821 - Santo André - SP
(Prédio da Faculdade) Fone: (11) 4993.5491

(MARCAR CONSULTA QUE LOGO SERÁ AGENDADA)

Fonte: Rodrigo Gouveia Ferrão.
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Coordenadoria de Serviços de Saúde. Projeto de Modernização Hospitalar
Tel.com.: +55 11 3066.8161
Tel.cel.: +55 13 9106.6836

Tucanos em marcha

Imagem
DEPUTADO RICARDO TRIPOLI VISITA UBATUBA

Na próxima sexta-feira 07 de Setembro, o Deputado Estadual Ricardo Trípoli, atual líder da bancada do PSDB na Assembléia Legislativa, estará mais uma vez visitando a cidade de Ubatuba.
Na pauta do deputado, consta a diplomação dos membros eleitos do Diretório Municipal que ocorrerá no auditório do Aquário de Ubatuba às 19:00hs e para a qual serão convidados os filiados e autoridades da cidade.
Na ocasião, a executiva do partido deverá entregar ao deputado, lista com reivindicações ao Governo de Estado pleiteando e reiterando apoio a entidades que trabalham no município como a Santa Casa de Ubatuba e a Defesa Civil.
Para as lideranças locais do partido, a relação próxima com um deputado de reconhecido valor e parceiro de Ubatuba como o Sr. Ricardo Trípoli, tem que ser aproveitada no sentido de tentar ajudar a cidade a conquistar cada vez mais espaço junto ao Governo Estadual, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável de nosso município.
Fo…

Notícias da Prefeitura

Matrículas antecipadas nas escolas públicas para 2006 terminam nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira, 30, o período de inscrições para a 1ª série do ensino fundamental para o ano letivo de 2006. Crianças que completam seis anos até 31 de dezembro de 2005 devem ser matriculadas. Os pais ou responsáveis devem procurar a escola mais próxima de suas residências. Para que as informações sejam precisas, é aconselhável a apresentação de certidão de nascimento ou RG e comprovante de endereço. Encerram-se nesta sexta-feira também, as inscrições para alunos de 2ª a 8ª série que se encontram fora da escola. Durante todo o mês aconteceu o programa de Matrícula Antecipada para Ensino Fundamental no Estado de São Paulo por meio de planejamento antecipado de atendimento à demanda. PMU



APAE promove “Nhoque Beneficente”

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ubatuba promoverá no próximo dia 8 um “Nhoque Beneficente”. Os interessados em colaborar com a entidade podem adquirir seus …
Imagem
A palestra, realizada na Escola Capitão Deolindo, despertou interesse

Conselho Tutelar de Ubatuba visita escolas para falar sobre evasão escolar

As componentes do Conselho Tutelar de Ubatuba, acompanhadas do Promotor Percy José Cleve Küster vêm realizando palestras em escolas para orientar os pais sobre os graves problemas da evasão escolar. A primeira palestra, realizada na Escola Capitão Deolindo de Oliveira Santos, reuniu dezenas de interessados em discutir o tema. Entre as principais causas da evasão escolar estão a negligência familiar, gravidez precoce, a necessidade de trabalhar para ajudar em casa, doenças e a falta de interesse pela escola.
A coordenadora do Conselho, Rute Ribeiro, considerou ótima a repercussão dessa primeira palestra. “Ficamos surpresas com a grande participação dos pais em discutir o assunto. Além da evasão pudemos discutir também problemas como segurança, entre outros assuntos levantados. Lembramos que todo caso de criança ou adolescente fora da escola deve …
Imagem
A Praia do Cruzeiro deve receber cerca de 150 pescadores para o torneio

Ubatuba recebe duplas de pescadores para o 5º Ubapesc

O Ubapesc, torneio de pesca em duplas, organizada pelo Clube de Pesca de Ubatuba (CPU) chega a sua quinta edição. A Praia do Cruzeiro deve receber cerca de 150 pescadores de vários estados do Brasil, neste fim de semana, 1 e 2. A competição, que faz parte do Calendário Desportivo Nacional, tem como principal objetivo estimular e difundir a prática da pesca esportiva, promovendo também o congraçamento entre os praticantes federados e os avulsos, incentivando a descoberta de novos valores.
No ano passado o atleta do CPU, José Carlos de Macedo, estabeleceu um recorde brasileiro, capturando um exemplar de Parati Barbudo (POLYDACTYLUS SP), pesando 875 gramas. As inscrições podem ser feitas nesta sexta-feira até às 18h na sede do Clube, que fica à Rua Paranaense 366, Estufa II ou no sábado, das 10 às 13h no local do evento.
O sorteio dos boxes acontece no sábado, a parti…

O cerco se fecha

Versão de Valério e Delúbio sobre empréstimos é falsa

"A CPI dos Correios recebeu um documento que comprova que a tese de que Marcos Valério Fernandes de Souza fez empréstimos de R$ 55 milhões ao PT é falsa. A versão foi montada em conjunto pelo empresário e pelo ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares na tentativa de explicar os repasses de recursos para parlamentares e diretórios regionais do PT".
Como a verdade tarda mas fatalmente aparece, resta ao governo a tentativa de esvaziar as sessões das CPIs para impedir que as investigações avancem. Infelizmente para Dirceu et caterva, a imprensa vai continuar trabalhando e mostrando a verdade.
Qual será a impressão dos eleitores sobre as tentativas de encobertamento? São os mesmos eleitores que tanto ouviram Lula afirmar que "quem não deve não teme".

Sidney Borges
Com informações da Internet

O centro esquecido...

Imagem
arquivo ubaweb
Luiz Moura
Passei minha infância e juventude freqüentando, aos domingos à noite, a praça Exaltação da Santa Cruz e a avenida Iperoig.
Após a missa das 19 horas o footing era praticado na calçada que circunda a praça em frente a igreja Matriz. Homens circulando em um sentido, mulheres no outro.
Raramente ia ao cinema na sessão noturna (antes dos meus 16 anos). Os "seriados", precursores das novelas da TV, eram projetados na matinê, às 14 horas. Nunca pensei em perder um episódio. Zorro, Cobra, Jim das Selvas, Tarzan, Rin-Tin-Tin, Super-Homem... As sessões noturnas eram "proibidas" para menores. Raramente era projetado algum filme que quebrava esta regra. A praça Exaltação da Santa Cruz mantinha o seu público cativo.
Aos quinze, a calçada existente no lado da praia da avenida Iperoig passou a ser meu (e de toda a cidade) local preferido para os bordejos de domingo. Uma simples calçada de aproximadamente 2 metros de largura ladeada por uma mureta de 30 cm de altura por 30…

Dia de São Francisco

Ubatuba comemora dia de São Francisco com festa popular

Acontece neste fim de semana em Ubatuba a festa de São Francisco de Assis. O evento acontece na Igreja São Francisco, no centro da cidade, a partir do dia 30 de setembro (sexta-feira), às 19 horas.
São três dias de festa, dividida em duas partes: a religiosa e a material. A programação religiosa conta com a celebração do tríduo, que são três dias de cerimônias em preparação ao dia em honra ao santo patrono da festa.
Já na programação comercial, a população poderá apreciar a diversas barracas e degustar deliciosos pratos, entre eles, os que prometem agradar são a tainha assada e a chuleta na brasa. Quem estiver na festa ainda poderá se divertir ao som de shows musicais em todas as noites.

Programação:

30/09 – tríduo às 19h30 – e show com a banda Pracaniz (após o tríduo);
01/10 – Tríduo às 18 horas – Show com Roberto e Amauri (após o tríduo);
02/10 – Tríduo às 18 horas – Show com a Banda Kapranós
03/10 – *Benção dos animais, às 15h; *Trâns…

“PLANEJAMENTO E GRANDEZA”

Corsino Aliste Mezquita- Professor*
Observei, em Ubatuba Víbora - 27/09/05 - a fotografia que mostra a catastrófica agressão que se está praticando na Escola Municipal, José Belarmino Sobrinho e no Posto de Saúde do Poruba. É fotografia da obra em construção para servir de sede à Regional Norte, recém criada por lei.
Não tenho ouvido uma única manifestação contra a criação de Regional Norte. Todos somos favoráveis ao processo de descentralização administrativa e à aproximação, dos prestadores dos serviços, aos locais onde as obras, as ações e os trabalhos serão realizados. Essa aproximação pode criar agilidade e evitar quilômetros rodados, tempo gasto, demoras desnecessárias e omissões decorrentes do desconhecimento das necessidades locais.
Também não tenho ouvido uma única alma (fora da Administração) que considere a área ocupada, por escola e posto de saúde, adequada para a construção de uma mini-secretaria de obras e serviços diversos. Afigura-se que ocupar aquela área para outra fina…

Notícias da Prefeitura

Imagem
PM presta homenagens em Ubatuba

O comando da 20ª Cia da Polícia Militar realizou, na semana passada, no salão da Associação Comercial de Ubatuba, a revista mensal à corporação. Durante o evento, foram exibidos vídeos institucionais e prestadas diversas homenagens. A policial Luciana Santos foi escolhida soldado do mês; os soldados PM Vilma, André Cruz, Lucidio e Ivani também receberam homenagens por se destacar no atendimento de algumas ocorrências.
O comando da PM também homenageou o 1º Sgtº. Castilho, 2º Sgtº. Rolim e os soldados Afonso e Monteiro, que passaram à reserva. Estiveram presentes o major Evandro Goés, Comandante do 20º BPMI, Cap. Valter Padula, comandante da 20ª Cia Policia Militar, Cap. Eduardo Rosmaninho, Domingos dos Santos, vice-prefeito de Ubatuba, Silvana Niel, chefe de gabinete, Jairo dos Santos, presidente da Câmara Municipal e Mohamad Ramadan El Ali, presidente do Conseg. PMU



Conselho da Pessoa Portadora de Deficiência de Ubatuba reúne-se com o Governo do Estado

Rep…

Eleição na Câmara

Resultado final:
Aldo Rebelo (PCdoB/SP) - 258 votos
José Thomaz Nonô (PFL/AL) - 243 votos
Nulos - 2
Brancos - 6
Total de votos - 507
Total de votantes - 509 (do total de 513 deputados)

Editorial

Acordos e acordos

Os políticos de Ubatuba agem como os militares franceses da primeira metade do século XX, que parados no tempo, construíram fortalezas para defender o país de cavalarias e infantarias. Estavam com a cabeça em 1918 enquanto a folhinha indicava 1939. Os exércitos nazistas atacaram com tanques e aviões e a França estaria falando alemão se não fossem os esforços de União Soviética, Estados Unidos e Inglaterra para derrotar a Alemanha de Hitler. Na cidade que um dia recebeu o turista Hans Staden, todos sabem que um dos candidatos derrotados na última eleição não vai concorrer na próxima. Perdeu os direitos políticos na Justiça. Comenta-se que ao receber a notícia da recusa do último recurso junto ao STF, ele teria procurado um provável candidato e proposto apoio em troca de uma secretaria. Comenta-se também que o acordo teria sido selado. Acordos políticos fazem parte do jogo. Resta saber qual será o impacto na cabeça do eleitor. O que pensar de um político barrado pela ju…

TV Piratoig achincalha guaruçá

Luiz Moura
Fui aconselhado por amigos a responder a carta intitulada "TV Iperoig x TV Piratoig" publicada no site Litoral Virtual no dia 27 de setembro de 2005 e assinada pelo elemento conhecido como Eduardo Cury Russo que faz menção ao meu nome, grafando-o inclusive de maneira incorreta (1). Satisfaço os amigos, mas de antemão aviso que não continuarei a ser escada para este indivíduo.

Em primeiro lugar, parafraseando o Beberoig (os cartunistas da revista O Guaruçá agradecem os elogios), digo, o diretor da TV que se apropriou do nome original do local que lhe serve como ganha pão, seria coerente com a propalada competência se a audiência da TV correspondesse ao trabalho efetivamente realizado e não ao sustento das críticas que vem recebendo. Enfim, cada um se satisfaz com o que lhe cabe.O "direito de resposta" não foi publicado pela revista eletrônica O Guaruçá, pelo simples motivo de não ter sido recebido pela mesma. Na ânsia de responder "às calúnias", o…

Bicudo foi-se embora do PT

Elio Gaspari
Com 83 anos de idade, 62 de serviço público e 25 de militância, Hélio Bicudo foi-se embora do PT. O cangaço o derrotou. Logo a ele, um promotor miúdo e obstinado, espécie de Antonio das Mortes da moralidade administrativa.
Leia mais

Notícias da Prefeitura

Imagem
Ubatuba comemorou o Dia do Idoso

Um evento organizado pelo Conselho Municipal do Idoso de Ubatuba, marcou a comemoração do Dia Nacional do Idoso. A festa reuniu na manhã desta terça-feira, 27, no Ginásio de Esportes Tubão, aproximadamente 100 participantes do Projeto Atividade Física e Cidadania, que é desenvolvido para pessoas da Melhor Idade.
O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Aládio Teixeira Leite abriu a solenidade agradecendo a presença dos homenageados. “Obrigado a vocês que enfrentaram a chuva para juntos podermos comemorar este dia”. Fizeram parte da solenidade de abertura do evento, Kátia Nunes, Secretária de Assistência Social, Patrícia Pereira, representando o Conselho Municipal de Educação e José Luiz Marques, presidente da Associação dos Aposentados de Ubatuba. Após os pronunciamentos aconteceu um ato ecumênico que contou com palavras de Ana Lucia Mariotto (União Espírita Caminho da Luz), Pastor Cláudio Luiz Neto (Conselho de Pastores de Ubatuba), e Frei Aldo Piet…

Panorama

PSOL cresce

Quatrocentos filiados deixaram o PT para se alinhar com a senadora Heloisa Helena no PSOL. No último fim-de-semana ela esteve em Ubatuba visitando Clodovil, que segundo boatos, deverá ser candidato a deputado pelo partido. A saída em bloco de petistas ocorreu no final da Assembléia Nacional Popular e da Esquerda, que reuniu 800 pessoas, entre representantes do MST, sindicatos e partidos como PSOL e PSTU. O encontro aprovou carta dura contra o governo: "Para realizar sua "obra", o governo Lula trabalhou para cooptar as direções e desmobilizar os movimentos sociais, o caso mais escandaloso é das direções majoritárias da CUT e da UNE", diz trecho.
Segundo Francisvaldo Mendes, da Executiva da CUT, o objetivo dos dissidentes é refazer no PSOL um diálogo com os movimentos sociais, "ocupar esse espaço que foi abandonado pelo PT".

Golias

Morreu em São Paulo o comediante Ronald Golias.
Leia mais

Maluf

O ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf, 74, está internado…

A Hora é agora

José Nelio de Carvalho- Advogado*
O prazo de cinco anos para atender a obrigação legal de elaboração ou adequação de planos diretores, fixado pelo artigo 50 do Estatuto da Cidade, esgota-se no dia 10 de outubro de 2006, dentro de 12 meses. É o que dispõe com clareza a Resolução Concidades n. 34, que trata do Plano Diretor, cuidando também da instituição de Zonas Especiais, do Sistema de Acompanhamento e Controle Social e demais orientações e recomendações sobre a aplicação do Estatuto da Cidade (Lei 10.257 de 2001).
Pela primeira vez, temos no Brasil uma Política Nacional voltada para o desenvolvimento local e vários instrumentos são colocados pelo Estatuto à disposição dos municípios para melhorar a gestão das cidades. Recursos financeiros são também destinados aos governos locais que aderirem a esse esforço.
Visando o planejamento a gestão participativa, a mesma lei 10.257/2001 em seu artigo 4º parágrafo 3º estabelece que os instrumentos que demandam dispêndio de recursos por parte do…

Até quando?

Imagem
arquivo ubaweb


Luiz Moura
Pedir aos nossos administradores que primem pelo bom senso é pedir muito?
Professo minhas dúvidas.
Pensei que a campanha de dedicação exclusiva, tendo como alvo os servidores municipais, lançada logo após a vitória da coligação Resgate Ubatuba, fosse um desejo simples de ser realizado pelas pessoas que se propunham a resgatar a honestidade no servir a população de nosso município. Vejam que para isto não é preciso verba expressa em orçamento, basta o cumprimento do propalado na campanha eleitoral de 2004. Até agora...
Os cidadãos de Ubatuba, hoje, acompanham taciturnos a administração traquitana de Eduardo César. O descontentamento é grande. Estão dizendo que ela, espelhando-se na de Zizinho, está conseguindo ser pior.
" • Estruturar nossa cidade para receber grupos diferenciados, tais como: terceira idade, deficientes físicos...", palavras contidas no "Diretrizes do Programa de Governo - Resgate Ubatuba", de Eduardo César, mas até agora mentir…

“RETRATO TRÊS x TRÊS”

Corsino Aliste Mezquita- Professor*
Só um pequeno exemplo da mentalidade de nossos poderes e de sua preocupação em dar exemplo de ética ao cidadão brasileiro.

PODER JUDICIÁRIO
Onze juizes do Superior Tribunal de Justiça com suas esposas e ou companheiras viajaram a Santiago do Chile, na semana do sete de setembro de 2005, para participar de SEMINÁRIO SOBRE PLANOS DE SAÚDE. “Foi uma curta temporada regada a bons vinhos daquele país e com todas as mordomias que costumam acompanhar esses rega-bofes”. A viagem foi patrocinada e custeada pela AMIL. Na volta o MM Presidente do Tribunal derrubou a liminar que proibia o aumento de 26%, aos planos de saúde, e lhes concedeu esse aumento.
Questionado sobre esse cruzamento de interesses entre o público (neste caso todos os cidadãos brasileiros filiados aos planos) e o privado (neste caso a AMIL) disse: “Não vejo conflito de interesses. Essa é uma ética idiota”.
Ele não está vendo conflito de interesses porque alguns de nossos homens públicos ficam, pe…

Notícias da Prefeitura

Imagem
pmu

A prefeitura está fazendo o nivelamento das ruas do bairro da Ressaca

Área de lazer da Ressaca recebe obras de drenagem

A Praça do Campinho no bairro da Ressaca está sendo totalmente remodelada. Uma parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer e a Secretaria de Obras de Ubatuba, vai proporcionar aos moradores do bairro mais opções além do futebol que ali á praticado. O campinho continua, porém agora melhor posicionado, o que possibilitou a montagem de uma quadra de vôlei e também uma quadra de Street Ball (basquete, com apenas uma tabela, para jogos um-a-um ou equipes de três atletas). Ainda está prevista a colocação de tres mesas-tabuleiros para jogos de damas ou xadrez. Segundo a secretaria de Obras, foram feitos trabalhos de drenagem no local, já que o campinho freqüentemente alagava. Foram feitas caixas de captação de água, já que as que existiam no local estavam todas danificadas. Foram feitos também reparados nos tubos de drenagem e um grande trabalho de nivelamento de várias…
Imagem
pmu

A obra da nova sede está adiantada. Descentralizar é a meta do governo.
Prefeitura cria Regional Norte

Sede será no bairro do Poruba e deverá ser inaugurada em breve

Desde o último sábado, 24, quando a lei foi publicada, a Regional Norte já é uma realidade no município de Ubatuba. Promessa de campanha do prefeito Eduardo César, a criação da Regional Norte é uma aspiração antiga dos moradores dos 19 bairros da região e significa um avanço para essa população e para a localidade que abriga praias belíssimas e uma fauna e flora bastante preservadas e por isto mesmo, com grande potencial turístico. “Trata-se de uma população significativa que sempre esteve abandonada pelo Poder Público”, analisa José Roberto Júnior, o secretário da Regional Norte, que desde o início do ano já vinha respondendo informalmente pela administração daquela região.
A sede, em construção no bairro do Poruba, irá abrigar o quadro administrativo da Regional, composto por quatro funcionários, incluído o Secretário. O objetivo é estar mais próximo dos moradores e poder agilizar a solução do…