Postagens

Mostrando postagens de Julho 31, 2005

A insustentável leveza do ser

Imagem
arquivo

Notícias da Prefeitura

Festa do Bom Jesus na Ilha Anchieta

A Paróquia Exaltação à Santa Cruz e a Comissão Pró-Resgate Histórico da Ilha Anchieta realizam no próximo domindo, dia 7 de agosto, a Festa do Bom Jesus, na Ilha Anchieta. Na programação está prevista a saída às 8 horas da Paróquia com destino ao Píer do Saco da Ribeira, onde a imagem de Bom Jesus é levada novamente até a capela da Ilha. Ás 10 horas, já na Ilha Anchieta, haverá a missa de celebração de Ação de Graças do Senhor Bom Jesus, lembrando o confronto ocorrido entre presos e policiais durante um motim. Após a missa haverá uma confraternização. O evento tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba. PMU

Delúbio Soares pede afastamento

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares envia ainda hoje à direção do partido uma carta pedindo afastamento por 90 dias. O pedido de afastamento resolveu um impasse dentro da reunião do diretório nacional do PT. Havia duas propostas em discussão: uma pedia a expulsão pura e simples de Delúbio, e a outra queria que o ex-tesoureiro fosse suspenso preventivamente.
A carta de Delúbio afastando-se do partido temporariamente não encerra e não suspende o processo na comissão de ética do partido. Ele deverá depor neste domingo, a partir das 10h, aos membros da comissão de ética, que devem analisar a punição que ele deve ter por estar envolvido em denúncias de irregularidades de "caixa dois" para o financiamento de campanhas eleitorais petistas e compra de votos no Congresso para a sustentação do governo Lula.
O pedido de afastamento de Delúbio foi bastante negociado dentro do PT. Boa parte da ala esquerda do partido queria que Delúbio ou fosse expulso sumariamente ou fosse suspenso caute…

Charles solicitou retomada do saneamento

Imagem
divulgação

Governador Geraldo Alckmin ao lado do vereador Charles Medeiros

Na recente visita do governador Geraldo Alckmin à comunidade da Caçandoca, Charles Medeiros usou da oportunidade para solicitar a retomada das obras de saneamento básico em nosso município. Alckmin, em conversa com Charles e com o prefeito Eduardo César, afirmou que fará novas licitações para que as obras tenham continuidade, pois as considera de estrema importância para nosso município. Aproveitando o ensejo o Governador afirmou que considera Ubatuba um dos mais belos lugares do Mundo.
Os bairros de Ubatuba onde os trabalhos foram iniciados têm grande parte da rede de esgotos pronta, porém faltam as estações elevatórias para fazer o bombeamento para a estação de tratamento.
Ubatuba carece de urgência nas obras de saneamento.“A retomada das obras é um grande desejo da comunidade, e compromisso da Sabesp com o povo e visitantes de Ubatuba”, afirmou Medeiros.
Fonte: Assessoria Charles Medeiros

Edilson Félix em ação

Imagem
divulgação

Vereador Edílson Félix com a diretoria da Associação dos Caminhoneiros

Edílson Félix Apóia a criação da Associação dos Caminhoneiros de Ubatuba

A Associação dos Caminhoneiros de Ubatuba, criada em 20 de junho de 2005, tem o objetivo de defender os interesses da categoria, buscando maior desenvolvimento, organização e apoio para a classe, dentro e fora do município. Entre as metas da Associação estão a execução de projetos sociais em parceria com órgãos públicos relacionados com o transporte rodoviário de cargas e angariar recursos humanos, materiais e financeiros para atender as necessidades da categoria.
Idéias com um diferencial novo, como criar, desenvolver e angariar investimentos, doações e subvenções para a construção de um espaço para estocagem própria, também fazem parte dos objetivos da nova Associação.
Segundo a Secretária Executiva, Geruza Ribeiro da Rocha, já existem vários contatos para trazer eventos para a nossa cidade, como a festa do caminhoneiro.
O Diretor presi…

Osmar de Souza em ação

Imagem
divulgação

Vereadores Osmar, Mico e Jairo ao lado dos vitoriosos atletas do Karatê

Moção de Congratulações

O vereador Osmar de Souza, PFL, entregou, na última sessão de Câmara, dia 2 de agosto, Moção de Congratulações à Associação Nunes de Karatê, orientada pelo professor Antenor Nunes. De acordo com o vereador a Associação representou Ubatuba, em vários torneios, com excelente desempenho, trazendo um número expressivo de medalhas. Os destaques foram os atletas Weider Nunes, Marlúcio Teixeira, Edinaldo de Oliveira e Victor Vital que conquistaram as melhores classificações de campeões e vice-campeões, nas respectivas categorias, nos torneios regionais e estaduais. Osmar considerou ainda, que “o Esporte, tanto quanto a Educação e a Cultura, é um poderoso alicerce para a formação do homem, portanto, deve ser estimulado e reconhecido”.


Vereador Osmar de Souza quer a presença de funcionários no cemitério da Maranduba, nos fins de semana e feriados.

O vereador Osmar de Souza, PFL, encaminhou ao …

Exposições no espaço da Setur

Imagem
divulgação

Motocicletas clássicas. Vá ver a exposição. Quem nunca desejou ter uma?

Carlos Rizzo
Os artistas que normalmente participam das exposições temáticas da Secretaria de Turismo estão com diversas exposições para cumprirem este mês, diante disso solicitaram que se fizesse a mudança do tema que era “Paz de Iperoig” para “Paisagens”.
Mesmo assim, a Setur conseguiu inovar mais uma vez. Junto com a exposição dos artistas teremos a exposição das motocicletas clássicas que compõe o acervo do colecionador Silvinho Brandão.
Estão expostas seis motos com mais de vinte anos e com suas características originais mantidas desde a mecânica até a ciclística. Temos uma DT 180 Yamaha 1985, preparada para trilha; RD 350 Yamaha, 1974, também conhecida como viúva negra pela velocidade incompatível com seu sistema de freios; Suzuki GT380, 1974, com 3 cilindros e admirada pelo barulho inconfundível do motor; GT50 Yamaha, mini enduro 1976, a coqueluche dos colecionadores; TY 125 Yamaha, 1974 no Brasil só …

Luciana Machado em ação

Imagem
divulgação

A vereadora Luciana Machado ladeada pelos voluntários homenageados

Comissários voluntários recebem homenagem da vereadora Luciana Machado

A vereadora Luciana Machado, PDT, prestou homenagem aos comissários de menores que, voluntariamente, cuidam das crianças e adolescentes abandonados, que ficam dia e noite nas ruas, ou em estabelecimentos comerciais de Ubatuba. De acordo com a vereadora, os voluntários dedicam parte de seu tempo para atender os menores, dando apoio, orientação e encaminhando e, com isso, prestam serviços não só para as crianças, como para os familiares e toda a sociedade. Luciana entregou Moção de Congratulações aos comissários voluntários, Luiz Carlos Castilho Júnior, Newton Sérgio de Oliveira, Ângela Maria Faria, César Augusto Prates, Moacir dos Santos, Adão Alves Coelho, Durval Moassab e José Marcos de Brito Oliveira.


Cursos de bordado e tricô para geração de renda. Uma promoção da Associação de Mulheres de Ubatuba com o apoio da vereadora Luciana Machad…

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

A cantora gospel Ludmila Ferber será a principal atração do Festival da Paz

Ludmila Ferber é a grande atração do Festival da Paz de Ubatuba

O Festival da Paz de Ubatuba, que será realizado na avenida Iperoig, de 11 a 13 de agosto promete agradar a todos.Reunindo o que há de melhor na música gospel e no artesanato e culinária caiçara, o evento deverá trazer visitantes do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Sul de Minas.
A culinária de todas as regiões de Ubatuba estará representada: Camarão, banana e mandioca, em combinações típicas do Norte do município. Os pratos de mexilhão e a culinária quilombola vêm da Região Sul, enquanto o Centro e a região Oeste da cidade, trazem delícias feitas com gengibre e a tainha. O artesanato fica por conta dos índios da Aldeia Guarani e os artesãos, mestres em esculpir madeira, da Casanga.
A música terá no dia 11 os grupos de louvor das Igrejas Nova Aliança e Videira. No dia 12 a Pastora Ludmila Ferber é a atração do evento. No dia 13 o encer…

CPI dos Correios

Relator da CPI diz que Jefferson operava corrupção nos Correios

O relator da CPI dos Correios, Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse hoje já estar convencido de que o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) operava um esquema de corrupção nos Correios.
Apesar da convicção, o deputado argumentou que suas conclusões precisam da anuência dos demais integrantes da comissão parlamentar de inquérito. 'Eu até poderia dizer que tenho convicção, mas não acho adequado me manifestar num momento como este', afirmou. 'Estamos num juízo político, mas temos de submetê-lo ao plenário', acrescentou.
Jefferson, em depoimento à CPI e ao Conselho de Ética, negou que participasse do esquema e disse ter se encontrado com Marinho apenas em duas ocasiões, tese referendada pelo ex-funcionário dos Correios.
(Leia na íntegra)

Em homenagem a Silvinho Land Rover

Deliciosa história publicada ontem pelo jornal "O Estado de São Paulo" na sua primeira edição. Nas edições seguintes foi retirada.

"As 23 moças eram muito formosas e atraentes, atesta quem as viu naquela tarde/noite de outubro de 2003, uma terça-feira, pegando um vôo de fim de tarde, em Congonhas, no rumo de Brasília. Ao desembarcarem na capital, o séquito de belas podia parecer uma matilha de modelos a caminho de um desfile de modas; mas não pareceu. Tanto foi assim que o condutor das moças, incomodado com a atenção que elas atraíam no aeroporto, tentou levá-las rapidamente para o micro-ônibus fretado.
No caminho, o grupo se encontrou com o advogado Antônio Carlos Almeida Castro, o Kakay, amigo dileto do então poderoso ministro José Dirceu. Contam que um constrangido Kakay cumprimentou uma por uma e, ao final, bateu em retirada.
As moças foram conduzidas à suíte presidencial do Hotel Gran Bittar, como a principal atração de uma comemoração especial em homenagem ao então s…

O povo não odeia Lula

Não há como comparar a crise de hoje com aquela que tirou o poder das mãos de Fernando Collor de Mello. A diferença pode ser encontrada nos ensinamentos de Maquiavel, que Collor seguramente leu, mas esqueceu. Ou não levou a sério. Collor fez o que nenhum governante deve fazer. Isto é nenhum governante onde há alternância de poder. Fidel Castro pode fazer o que quiser. Se alguém reclamar ele prende ou mata e José Dirceu e Frei Betto aplaudem. Collor praticou a maior das heresias. Mexeu na propriedade. Invadiu a privacidade dos cidadãos, tocou na parte mais sensível do corpo humano. O bolso. Collor confiou. Deu ouvidos à tresloucada ministra Zélia Cardoso de Mello e seus assessores esquisitos. Um deles, gringo, começou um discurso na televisão falando “nas critérias” para confiscar os trocados do povo. Zélia e seus maluquetes tiraram a esperança de gente pobre, sofrida. O dinheiro dos ricos deram um jeito de devolver. O povo, como bem sabe a Rede Globo, não é bobo, nunca esqueceu e quan…

Quanto mesmo?

Imagem
A Polícia Civil do DF investiga há muito a cafetina Jeany Mary Córner. Sabe que ela mora na SCLN 202, a mesma quadra de muitos deputados, tem seus telefones, as placas dos seus quatro carros e suspeita que ela alicia até adolescentes. O valor do programa varia entre R$ 1,5 mil e R$ 2 mil. Há aqui uma controvérsia. Esta nota saiu na coluna de Cláudio “Bateu Levou” Humberto, jornalista collorido. Ontem, outro site, também de um jornalista, afirmava que os programas variam de R$ 200 a R$ 500. Fica, portanto, no ar a pergunta. Quanto custa uma bimbadinha por fora no Planalto Central do país? Com os dólares saltando das cuecas petistas, Cláudio Humberto deve estar mais próximo da verdade. Estão inflacionando o amor caixa dois. O caso é grave. Merece uma CPI.

Sidney Borges

No andar da carruagem...

Se a coisa continuar do jeito que vai, nos comícios vindouros o presidente Lula usará da sensual voz rouca para sensibilizar e entreter o povo. Cantará, com dó de peito, o velho hit do companheiro Teixeirinha, com acompanhamento de Gilberto Gil ao violão.
"Vinha vindo da escola, quando de longe avistei, o rancho em que nóis morava, cheio de gente encontrei, e antes que alguém me dissesse eu logo imaginei, que o caso era de morte da mãezinha que eu amei".
Até o frio Tarso Genro verterá uma furtiva lágrima.

Sidney Borges

Que saco!

Imagem
web

Jefferson nega evidências e se contradiz

Ao negar mais vez que o PTB tenha recebido mesadas do PT em troca de votos, o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) não convenceu durante seu depoimento ontem na CPI do Mensalão. Ele confirmou a denúncia de que dirigentes do PL e do PP receberam dinheiro do ex-tesoureiro Delúbio Soares, por intermédio do empresário Marcos Valério, como forma de manter a aliança com o governo. Já sobre o PTB, Jefferson admitiu que o partido recebeu recursos, mas afirmou que se destinavam a outro fim: pagar dívidas de campanha, exatamente o mesmo discurso usado por quase todos os acusados de receber dinheiro de Valério. Jefferson entrou em contradição várias vezes.
Fonte: Globo Online

A espera e a doação

Cristovam Buarque*
Graças à sua biografia e à história do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva teve a rara chance de ser o presidente capaz de pedir aos ricos que doassem e aos pobres que esperassem. Sua credibilidade entre a população pobre lhe dava o direito de pedir paciência nas mudanças. E a força com que chegou lhe permitia cobrar dos ricos que aceitassem as mudanças.

Mas a chance foi perdida. Aos pobres, a oferta foi de administrar melhor e de forma assistencial os programas antigos; aos ricos, de manter os privilégios intactos. Foi uma chance perdida, sobretudo pela história do Brasil. Dificilmente teremos um momento histórico mais favorável e um presidente mais habilitado para promover um encontro de diversas classes para construir a Nação.

Lamentavelmente, um fator impediu que isso acontecesse: Lula e o PT nunca explicitaram um projeto de Nação. Partido e líder se formaram a partir de uma visão corporativa que divide o país em pedaços, a serem atendidos separadamente. Nunca perceb…

“OBVIEDADES HISTÓRICAS E ATUAIS”

Corsino Aliste Mezquita- Professor*
Caderno especial, publicado pela Folha de São Paulo, no dia primeiro de agosto passado, sob o título: “7 SOLUÇÕES PARA A ESCOLA PÚBLICA”, pode representar caminho orientador para governantes e administradores sérios, nos três níveis de governo (União, Estados e Municípios). São sete tópicos óbvios que conduzem ao mapa da mina e aportam informações interessantes para tirar a educação das carências em que se encontra na maior parte dos municípios do país.
Será promissor se os governantes e responsáveis pela educação lerem o documento e tenham força e disposição para colocar seus ensinamentos em prática.
A seguir enunciamos as sete soluções e garimpamos algumas idéias em cada um desses princípios básicos apresentados por 24 especialistas em educação.

1- FINANCIAMENTO.
“Para garantir qualidade à escola pública, seria preciso um investimento de 8% do PIB, diz estudo; o gasto atual é de 4,3%”.
O gasto atual é insuficiente e mal aplicado. É necessário aplicar ma…

Notícias da Prefeitura

Imagem
Lendas do surf deslizam nas ondas de Itamambuca

Torneio reúne principais nomes do esporte das décadas de 80 e 90

A Praia de Itamambuca recebe neste final de semana, 6 e 7, o 1º Campeonato Brasileiro Profissional Master. O evento acontece em comemoração aos 18 anos da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), e reunirá os surfistas que mais brilharam no país nas décadas de 80 e 90.
As categorias em jogo são Master (64 vagas, para nascidos até 1970), com premiação de R$ 20 mil e Gran Master (32 vagas, para nascidos até 1964), distribuindo R$ 5 mil.
Ubatuba estará representada na competição com atletas que podem levar o título: Tadeu Pereira, Ricardo Toledo e Sílvio Nomura na categoria Master e Zecão na Gran Master.
Ricardo Toledo é o atual campeão paulista open e também passa seus segredos para os alunos da Escolinha Municipal de Surf de Ubatuba. Ricardo estréia no torneio disputando a segunda bateria, enfrentando Zé Paulo, Piola e Rafael Neto.
Tadeu Pereira, que ocupa atualmente a…
Ubatuba recebe Jogos Regionais da APECEF

Ubatuba será sede dos Jogos Regionais da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal de 25 a 28 deste mês. O Secretário de Esporte e Lazer, Bittencourt Jr. recebeu nesta quarta-feira, 3, uma comissão que cuida dos últimos preparativos para o evento, que deve trazer cerca de 650 pessoas (400 atletas), dos quatro estados da Região Sudeste a Ubatuba.
“Ficamos lisonjeados com a escolha de Ubatuba para sediar os jogos e daremos todo o apoio necessário para garantir o sucesso do torneio”, disse Bittencourt.
Serão treze modalidades em disputa e os jogos acontecerão no Tubão, Piscina Municipal, Praia Grande e Taquaral. A prova pedestre será realizada na orla, entra a Praia do Cruzeiro e o Itaguá. Outras reuniões devem acontecer nos próximos dias para acertar os últimos detalhes do evento. PMU
Campeonato da categoria Dentinho começa neste sábado em Ubatuba

A bola rola pra valer neste sábado, 6, para a primeira rodada do campeonato da Escolinha Municipal Rubens Salles categoria Dentinho (93/94/95).
O torneio movimenta cerca de 380 alunos da escolinha municipal e a primeira fase termina no dia 1º de outubro. Os dois melhores colocados de cada grupo passam à semifinal.
Os jogos da chave “A” acontecem no estádio Municipal Ciccillo Matarazzo, à partir das 10h: Chaveiro Ligeirinho X Pousada Paradise, Casa Globo X Ubadesklimp, Kutelak X Ismael Comida Caseira, Porto Marina X Quiosque Pica Pau.
A primeira rodada da chave “B” acontece no Horto, à partir das 9 h. com os jogos: O Madeireiro X Restaurante Baleia Branca, Papelaria do Estudante X Calçados Fernandes, Mercado 24 Horas X Smidi Calçados. A Secretaria de Esporte e Lazer colocará um ônibus à disposição dos jogadores e familiares para as partidas que acontecerão no campo do Horto. A saída do ônibus está marcada para as 8h em fren…
Imagem
Prefeitura no Bairro chega ao Perequê Açu neste sábado

O Perequê Açu é o terceiro bairro visitado pela ação conjunta das Secretarias Municipais de Ubatuba

O bairro do Perequê Açu recebe o programa “Prefeitura no Bairro” no Terminal Turístico, neste final de semana. O “Prefeitura no Bairro” é uma ação conjunta de todas as secretarias municipais de Ubatuba, que busca um contato mais próximo da Administração com a comunidade e já esteve no Perequê Mirim e Estufa II.
Neste sábado, dia 6, a diversão fica por conta da exibição do filme “Sherk 2”.O filme recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original. A sessão de cinema está marcada para as 17h30.
No domingo, dia 7, a partir das 9h, diversas secretarias estarão em contato com a comunidade, apresentando trabalhos e prestando serviços à população.
Um dos destaques do Prefeitura no Bairro tem sido as hortas suspensas apresentadas pela Secretaria de Agricultura Pesca e Abastecimento (SMAPA). Idea…
Imagem
CIPA da Prefeitura de Ubatuba tem novos membros

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) apurou na última quarta-feira, 3, o resultado da eleição ocorrida na terça-feira, durante todo o dia na Prefeitura de Ubatuba. Foram eleitos quatro titulares e quatro suplentes, sendo o resultado o seguinte: 1º Elizabeth Teixeira Leite Isnard Santos ( Professora Beth (Ex-APAE) ), com 546 votos, 2º Vitalina Maria de Arruda (Vitalina), com 110 votos, 3º Manoel Gomes Barbosa (Baixinho Lavador), com 88 votos, 4º Ana Rita dos Passos Silva Amaral ( Ana Rita Guarda Municipal), com 83 votos, que elegeram-se como titulares a membros da CIPA. Como suplentes, elegeram-se: 5º Cristiane Gonçalves Reis Santos ( Cristiane - Almoxarifado), com 79 votos, 6º Almendes Ernesto Alves (Almendes Quito), com 75 votos, 7º Francisco Carlos Messias (Chico Eletricista), com 39 votos, 8º Marcello Siegfried Sandvoss (Marcello do Trânsito), com 21 votos. Dos 1068 votos, 1041 foram válidos, 13 votos em branco e 14 voto…
Guarda Municipal localiza suspeito de furto

No dia 1º de agosto o funcionário público aposentado O.P.M. solicitou apoio da Guarda Municipal para ajudá-lo na detenção de um indivíduo que havia lhe passado vários cheques sem fundo. Os guardas municipais Vanderlei Conrado de Oliveira e Osiel Hecher, em investigações, localizaram V.L.S.D., funcionária pública municipal, que alegou ter sido vítima de furto, onde foram levados alguns objetos e um talão de cheques do Banco Banespa.
Ainda durante as investigações, os guardas municipais chegaram ao indivíduo C.S.A., morador do Perequê-Açu, onde apreenderam com o mesmo três folhas de cheques com valores variados e com numeração seqüencial do talão furtado de V.L.S.D., além de vários cartuchos calibre 38 e diversos objetos de procedência duvidosa.O mesmo foi conduzido à Delegacia de Polícia onde a autoridade de plantão lavrou auto de prisão em flagrante por estelionato, receptação e posse de material explosivo. C.S.A. já possui várias passagens p…
Centro Cultural do Ipiranguinha tem obras reiniciadas

Após um ano de paralisação, o Centro Cultural do Ipiranguinha teve suas obras reiniciadas. O trabalho se deve a uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, SABI Ipiranguinha, AMOPAM, MDM Marafunda, vereador Claudinho Gulli, Igreja Católica e funcionários municipais da Secretaria de Obras. O Centro Cultural é constituído por um palco de eventos na parte superior e abaixo funcionará a cantina da Igreja Nossa Senhora de Fátima e está localizado na praça Madre Sophia. “Trata-se de uma reivindicação antiga da comunidade e que agora, graças a essa parceria com as associações, com a Igreja e com o vereador, está sendo possível levar essa obra adiante”, lembra o prefeito Eduardo César. PMU
Caso Alvelino
Juíza quer ouvir envolvidos antes de conceder liminar

Prefeitura pede também que inquérito policial passe a ser tramitado em Ubatuba

Foi publicado nesta quinta-feira, 4, no Diário Oficial do Estado, a decisão da juíza Ana Lia Beall, da 2ª Vara Cível de Ubatuba, sobre o pedido de liminar da ação civil pública ajuizado pela Prefeitura de Ubatuba sobre o caso envolvendo o desvio de quase R$700 mil dos cofres municipais supostamente pelo ex-funcionário Alvelino Almeida da Cruz Júnior. Diz o texto da juíza: “antes de apreciar o pedido de liminar, determino a notificação dos requeridos para apresentação de manifestação por escrito, no prazo de quinze dias”.
Isso significa que o pedido feito pela prefeitura de quebra do sigilo bancário dos envolvidos (Alvelino Almeida da Cruz Nunior, Carolina Mikie Suguimoto, Adriana Almeida de Moura, Raquel Almeida dos Santos, Maria das Graças dos Santos e Auto Clean Litoral norte Serviços Automotivos Ltda Me) somente será apreciado pela juíza ap…

Paulo Ramos e a Justiça

Imagem
O ex-prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos de Oliveira, que pretende ser candidato a deputado estadual, terá contratempos pela proa. Maus ventos. O Tribunal de Justiça manteve suspensos por cinco anos seus direitos políticos. Paulo foi condenado por improbidade administrativa ao contratar empresas sem licitação em 96. Como sempre cabem recursos, tentou anular a sentença. Os desembargadores julgaram improcedentes os recursos impetrados pelo ex-prefeito. O processo tem origem na contratação sem licitação das empresas Incresco e Asplan, com a finalidade de executar 540 mil metros quadrados de obras, além de 70 quilômetros de pavimentação. A ação foi proposta em 97 pelo então prefeito, Zizinho Vigneron (PDT). O ex-prefeito foi condenado em Ubatuba e recorreu ao TJ, que manteve a decisão da primeira instância.
Foram dois os recursos no TJ, julgados improcedentes pela 8ª Câmara de Direito Público. A decisão deve ser publicada ainda esta semana no Diário Oficial.
Além da perda dos direitos político…

Eduardo Jorge

Nota de Eduardo Jorge, vítima de acusações de José Dirceu, que agora pede desculpas.
"O reconhecimento do Sr. José Dirceu de que errou e me prejulgou chega de forma e em circunstância impróprias.
Na verdade, desde o início Jose Dirceu, Lula e os demais detratores sabiam que eu era inocente mas mentiram seguindo apenas suas conveniências político-eleitorais.
Vieram as provas de minha inocência e não apenas não se retrataram mas prosseguiram com sua campanha, esta sim, de linchamento público.
Agora, que indícios se avolumam contra eles, o ex chefe da Casa Civil ostenta o "arrependimento" de ter me acusado com calúnias deixando a impressão de que busca proteger-se de suas culpas atrás da minha inocência.
O Presidente Lula, que em suas parlapatices investe contra pré-julgamentos e culpa a imprensa, perguntou, certa vez: “quem tirará da cruz aquele que lá foi posto injustamente?”
Triste país aquele cuja palavra e conduta do Presidente não podem ser levadas a sério. Lula me acusou…

Alguém está mentindo

Comentário da cientista políticaLucia Hippolitona CBN:
As últimas revelações das estripulias financeiras da dupla Marcos Valério-Delúbio Soares continuam ajudando a desvendar o mapa da corrupção, ao mesmo tempo em que jogam por terra algumas estratégias jurídicas construídas para livrar os acusados de penas maiores.
A descoberta do jornal O Estado de São Paulo de que as contas de Marcos Valério pagaram 545 mil reais ao escritório do advogado e ex-procurador da República Aristides Junqueira joga definitivamente no chão a história mirabolante de que toda esta dinheirama que vinha jorrando das contas de Marcos Valério era dinheiro para pagar dívidas de campanha do PT e de partidos aliados.
O pagamento a Aristides Junqueira foi por serviços de advocacia prestados ao PT para defender o partido no caso das investigações sobre o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel. Nada tinha a ver com campanha eleitoral, e muito menos com pagamento de dívidas. Eram, pura e simplesmente, honorá…

Cientistas sul-coreanos clonam cachorro

Imagem
Há algo suspeito no ar. O que eles pretendem? Para quem não sabe, um dos pratos preferidos dos coreanos é cachorro assado. Também apreciam canja de cachorro, que dizem ser ótima contra as doenças. Já salvamos as tartarugas, vamos salvar os totós clonados. Será que a Petrobras dá uma forcinha? Eis a oportunidade para fundar uma ONG. Ou uma igreja, cujo lema seria: “você encontrou a salva cão”. Dízimo baratinho, só três por cento. Com direito a terreno no céu de frente para a nuvem.

Sidney Borges

Quem brinca com fogo...

Imagem
arquivo ubaweb

O muro avança sorrateiramente. Ninguém sabe, ninguém vê...

Pode se queimar...

Luiz Moura
Há muito tempo vejo as administrações municipais sucumbirem aos argumentos apresentados por empresários inescrupulosos que na ânsia de lucros fáceis e em detrimento a toda uma população, praticam os mais descabidos desmandos em nosso município.

Um dos argumentos preferidos por estes nefandos é que se se adequarem a legislação e/ou desfazerem o ato ilícito praticado serão obrigados a dispensarem parte de seus funcionários ficando assim várias famílias em difícil situação. Ameaças para manter estados ilegítimos, inexplicavelmente acolhidos por nossos governantes, já fazem parte do expediente desta malta.

O e-mail intimidador enviado ao nosso colaborador, Cristiano Crato, em razão da publicação de matéria intitulada Quiosques retomam obras? reforça as suspeitas de estar o poder público municipal sendo, no mínimo, engambelado na execução de avanço sobre a praia do Itaguá. Aproveito para infor…

Panorama

Imagem
Há no Brasil práticas consuetudinárias. Quem trabalhou para políticos, qualquer um, de qualquer partido, sabe que o dinheiro corre por fora. “Caixa dois”. Cheguei até a pensar que com o PT no poder a coisa ia mudar. Foi um flash, logo voltei à realidade. No entanto, sou obrigado a me render aos fatos. Alguma coisa mudou. Aumentou o por fora. Acuado pela cornucópia de denúncias o presidente Lula tem afirmado em seus brilhantes pronunciamentos que fez mais em dois anos do que o governo anterior em oito. É verdade. Fez mais trapalhadas. Acompanhadas de discursos horrorosos. Horripilantes.

Sidney Borges

Agosto na Fundart

Mês de Ópera na Fundart

Em agosto, o Cine Clube da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) traz um diferencial em sua programação. Para os amantes da música erudita, serão apresentadas quatro óperas em DVD: Aida, La Gioconda, O Guarani e Otello. Para quem não conhece, esse evento é uma oportunidade imperdível para ampliar os horizontes culturais. A série de apresentações tem como objetivo trazer ao conhecimento da população os mistérios e encantamentos de uma grande ópera.
Além da sessão das grandes óperas, o mês de agosto está recheado de atividades e festas. Confira abaixo a programação completa da Fundart para este mês:

PROGRAMAÇÃO FUNDART - AGOSTO/2005
01 a 31
9h às 18h - Espaço Cultural Eloyna Salgado Ribeiro.
Rua Hans Staden, 342 - (Papelaria do Estudante)

EXPOSIÇÃO DE ARTISTAS PLÁSTICOS E ARTESÃOS DA FUNDART

05 - SEXTA
18 às 19h - Espaço Cultural Eloyna Salgado Ribeiro.
Rua Hans Staden, 342 - (Papelaria do Estudante)
DANÇA CIGANA

06 - SÁBADO
17h30 - Perequê-Açu
Cinema para a garota…

Notícias da Prefeitura

Imagem
Ubatuba se prepara para a segunda dose da vacina contra poliomielite

No próximo dia 15 de agosto, começa a Campanha Antecipada da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Essa campanha leva a gotinha da vacina para os postos e unidades dos bairros mais distantes da cidade. Em Ubatuba, 90% das crianças de 0 a 5 anos já tomaram a primeira dose no mês de junho, em diversos postos e unidades de saúde do município. Agora, é preciso tomar a segunda dose, para imunizar totalmente as crianças. As demais vacinas também estarão disponíveis para crianças menores de cinco anos.
Essa doença está sendo erradicada no mundo, mas o vírus ainda existe em alguns lugares, por isso, é fundamental que todas as crianças sejam vacinadas.
A poliomielite, ou paralisia infantil, como também é conhecida, é uma doença contagiosa, transmitida pelo poliovírus através das vias aéreas superiores, caracterizada por causar uma paralisia de início súbito, geralmente em membros inferiores. Os s…
Imagem
Ubatuba – Espaço, Memória e Cultura: Um livro em homenagem à cidade

O livro é uma viagem pelo tempo e pelo cenário ubatubense, desde o tempo do povos primitivos e seus costumes, até os dias de hoje, com seu grande potencial turístico

Um livro que conta a trajetória de Ubatuba, com toda a sua riqueza cultural, histórica e natural será lançado em breve, pela editora Arte e Ciência. O livro se chama Ubatuba – Espaço, Memória e Cultura e une duas perspectivas diferentes: a visão de um estrangeiro e o olhar de um caiçara legítimo. Os autores do livro, Juan Droguett e Jorge Otávio Fonceca fizeram essa pesquisa, com o objetivo de sistematizar informações sobre grupos humanos que formaram Ubatuba, por considerar que a memória de um povo é um direito social.
São 310 páginas de uma leitura leve e descontraída, que conduz o leitor a uma viagem interessante. Os cenários são muitos, as épocas e os assuntos variam, desde o primitivismo, passando pela mitologia indígena e os ritos antropofágicos, até o…
Imagem
Prefeitura faz replantio de árvores

As Secretarias de Meio Ambiente e de Obras promoveram nos últimos dias o replantio de árvores que foram retiradas do canteiro central da avenida Guarani, em frente ao Aeroporto Gastão Madeira. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, foram replantadas mudas frutíferas e nativas, entre elas flamboyant, baulínea, cibipirúna, ypê e mudas de cerca viva. O replantio já ocorreu na praça que fica na rua Marechal Pilsudsky, no Perequê-Açu, uma parte das mudas foi levada para um viveiro para serem recuperadas e agora será iniciado o replantio na rua Liberdade. PMU

Bronca na Puruba

Existe na Região Norte de Ubatuba um caso onde os moradores não conseguem entender a forma como é tratado o bem público. Numa mesma área da prefeitura existem dois prédios, a Escola Municipal José Belarmino Sobrinho e ao lado o PAS do Puruba que é de referência regional. O primeiro encontra-se em perfeitas condições de uso, já o segundo a comunidade teme a perda do prédio pela falta de manutenção e reparo. O portão está caindo, o forro é criadouro de morcegos e a área toda está cercada de mato, isto é apenas o que a comunidade vê todos os dias. Na localidade é visível a satisfação da comunidade referente ao perfeito estado de conservação da escola. Neste primeiro semestre já foi construída uma fossa, o prédio está pintado, o pátio devidamente capinado, portão em perfeito estado de conservação. Segundo integrantes da Saprapu, a Secretaria de Educação está de parabéns, um ótimo serviço foi oferecido à população. Já no PAS do Puruba, referência regional em saúde, o caso é bem diferente. …

Blogs

Imagem
Nestes dias de CPIs, em que as notícias são aguardadas com ansiedade, em que depoimentos e listas de suspeitos de corrupção tiram o sono dos poderosos, a imprensa via Internet começa a ganhar o espaço que um dia deverá ser primordialmente seu. Aos jornais de papel restarão as resenhas e os ensaios. Não consigo me situar no mundo anterior à rede. Como eu viveria sem o “Blog do Noblat”? Sempre me vem à cabeça a luta do século, uma das inúmeras do século XX. Aconteceu em abril de 1985, em Las Vegas. Defrontaram-se pelo título dos médios Marvin “Marvelous” Hagler e Thomas Hearns. Na época eu trabalhava na TV Globo, na praça Marechal Deodoro, em São Paulo, debaixo do minhocão. Na redação só dois jornalistas tinham interesse em boxe, Enio Pesce e eu. Ah! Quase ia me esquecendo do Tonico Duarte. Apesar de ser a luta mais importante do ano e a que mais dinheiro movimentou, não foi transmitida para o Brasil. O resultado chegou pelo teletipo da chefia de reportagem, às duas horas da manhã. Hagl…

DIREITO DE RESPOSTA

A Prefeitura Municipal de Ubatuba e o Prefeito Eduardo César, vêm a público exercer o direito de resposta, prévio à ação de indenização pelos danos morais, provocados pela publicação de matéria de responsabilidade do Vereador Edílson Félix, intitulada:

“PEDIDO DE INFORMAÇÕES SOBRE EMPRESAS TECEIRIZADAS É RESPONDIDO DE FORMA INCOMPLETA PELO EXECUTIVO”.

O referido "Pedido de Informações”, que o autor do citado artigo deixou de identificar, leva o número 66/05 e está à disposição de qualquer interessado, na forma da lei.

As informações àquele pedido foram prestadas pela Prefeitura, através da assessoria do Prefeito Eduardo César, com base no que estava explanado no pedido, sem nenhuma forma de tergiversação ou omissão.

Como Chefe do Poder Executivo, ao longo de sua vida pública , na qual acumulou o exercício de três legislaturas na Câmara Municipal dessa Cidade e a eleição para o cargo de Prefeito Municipal, em início de mandato (menos de 15% de sua duração), Eduardo César sempre…

QUEM SÃO ELES?

Gerson Florindo*
O momento é de esclarecimento e reflexão, pois, o país vive em processo de banalização política como pretensiosa disputa eleitoral para o ano de 2006.
A corrupção no Brasil não é algo novo, vem desde a sua origem quando os primeiros portugueses aqui chegaram com a idéia única da ganância através da exploração, do extrativismo para o enriquecimento e abastecimento da metrópole, usando da desinformação e ignorância dos nativos. O que acontece hoje não é diferente, muda apenas os personagens, em vez de índios e escravos a população brasileira levadas pelo império da imprensa articuladas com alguns beneficiados esclarecidos num esquema articulado por sistemas e mecanismos da burguesia nefasta que insiste em voltar ao poder.
Representantes o PSDB e PFL capitaneado pelo Deputado Toninho Malvadeza Neto mais Denise Frossard já pensam em impeachman de LULA, numa postura oportunista de que querem apurar as denúncias de corrupção, quando a moralidade do país começou em 2002 com o g…

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

No início da prova o espetáculo dos nadadores entrando na água
Imagem
Feras do Triathlon se preparam para mais um desafio em Ubatuba

Ubatuba se prepara para o Circuito de Inverno TriPaulista, que está programado para o dia 21 de agosto. Com um percurso de 1,5 km natação / 40 km ciclismo / 10 km corrida (distância olímpica), o evento deverá contar com a participação de 250 triatletas. Na primeira etapa do Circuito de Inverno TriPaulista , realizado na USP, em São Paulo, o vencedor geral masculino foi Antonio Mansur Filho, que finalizou o percurso em 01:02:13, enquanto Carla Moreno venceu entre as mulheres com o tempo de 01:13:29. Em uma reunião realizada quarta-feira, 2, entre a Secretaria de Esporte e Lazer, Cia de Eventos, promotora do circuito, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Serviço Municipal de Trânsito, começaram a ser definidos os esquemas para segurança em terra e na água para os triatletas e público em geral que deverá acompanhar a prova. A maior preocupação da organização é quanto ao trecho de ciclismo que será…

Notícias da Prefeitura

Imagem
Treinamento para feirantes busca melhorar qualidade no atendimento

Exposição, manipulação e conservação de alimentos foram os principais temas abordados

O “Treinamento para Manipulador de Alimentos”, promovido através da parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Agricultura e Pesca reuniu 59 feirantes de Ubatuba e teve a condução do chefe do serviço de saúde coletiva Dr. Antonio Jorge.
“Foram abordados os aspectos atuais da feira livre, como exposição, manipulação e conservação dos alimentos, que ainda deixam a desejar no aspecto sanitário”, disse Antonio. Outro tema em que houve concordância foi a dificuldade que o consumidor tem para se localizar nas feiras. “A setorização da feira também foi discutida, pois atualmente há uma grande confusão para o consumidor. Deveremos também padronizar barracas e uniformes”, disse o médico.
Durante o treinamento os feirantes também tiveram espaço para explanar suas opiniões quanto a atual situação das feiras livres da cidade. Ao final fic…

Notícias da Prefeitura

Ubatubanas vence torneio de Beach Soccer

A equipe da Ubatubanas venceu o torneio de Beach Soccer disputado na praia da Enseada, no último domingo, 31, ao derrotar a equipe As Marrentas na final por 3 a 2. Com 16 participantes o evento levou um bom público às duas quadras montadas no canto direito da à Praia da Enseada. O time das Ubatubanas chegou a final depois de disputar três partidas onde obteve bons marcadores ( 6X0 contra o Marissol, 6X1 contra o Ubatuba F.C. e 3X1 contra o Novo Cruzeiro). Já As Marrentas marcaram mais gols até chegar a final (10X0 contra o Supimpa, 11X1 contra o Lagoinha e 3X1 contra o Poiares). Na final, o time das Ubatubanas, comandadas pelo técnico Miltinho ficou com titulo após uma virada sensacional. O time As Marrentas abriu boa vantagem marcando logo dois a zero, com Meire e Juliana, mas Ludmila fez a diferença, marcando três gols, virando o jogo e dando a vitória ao time das Ubatubanas. Com o resultado da final, o Novo Cruzeiro ficou com o bronze.
As Ubat…

O filho do rei

O caso do filho da jornalista Miriam Dutra – correspondente da Rede Globo na Espanha – com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso volta a ganhar as páginas de raríssimos órgãos da imprensa nacional, além de despertar interesse descomunal na esfera da Justiça. A jornalista decidiu ingressar judicialmente contra FHC, na tentativa de garantir ao menor Thomaz, os mesmos direitos que os outros filhos do ex-presidente têm como herdeiros. Para complicar a situação de FHC, o seu filho menor pode obrigá-lo, mesmo que indiretamente, a se indispor com a Receita Federal. Nem tudo o que FHC arrecada em suas palestras é declarado ao fisco brasileiro. Ou seja, o assunto volta a fervilhar nas reuniões dos Cardoso.
Fonte: Internet