Postagens

Mostrando postagens de Junho 26, 2005

CPI

Imagem
divulgação

Membros da CPI buscam elucidar fraudes na folha de pagamento

Recesso parlamentar não interrompe a CPI

A Comissão Parlamentar de Inquérito que apura o desvio de verbas públicas através da folha de pagamento dos funcionários da Prefeitura de Ubatuba ouviu, esta semana, os Secretários de Administração, Silvio Bonfiglioli Neto e de Finanças, Gilson Ferreira da Silva.
Os vereadores Dr. Ricardo Cortes (PV), Jairo dos Santos (PT) e Edílson Felix (PSC) fizeram perguntas aos secretários municipais, visando elucidar pontos obscuros em torno do desvio de verbas públicas. A principal questão era desvendar a maneira, como e por quem era operado o esquema.
Dados cruzados entre a CPI e a Comissão de Sindicância apontam para a necessidade de uma investigação mais profunda junto à instituição bancária onde o dinheiro do funcionalismo era depositado.
A CPI continua trabalhando durante o recesso parlamentar e já convocou novos depoimentos para a próxima semana, inclusive funcionários do banco.
Fonte…

SOS Maranduba

A comunidade da 2ª praia mais freqüentada de Ubatuba, representada pela Associação dos Moradores da Maranduba – AMMA - pede socorro.
Primeiro foi a comunidade caiçara espoliada pelo poder dos grileiros. Agora é a natureza que paga o preço da cobiça com o apadrinhamento dos maus políticos.

No canto norte, comerciante faz do calçadão público, área privativa para seu bar, o povo denuncia e a administração regional ajuda a acobertar e a comunidade perde.

No canto Sul, comerciante de marina cerca a praia e fecha o acesso ao rio e passagem de moradores, como se fosse sua propriedade.

No meio da praia, outro comerciante, com ambição ainda maior e apoio político, se instala cercando todo o acesso à praia, sem a documentação devida para o comércio, montou um “parque radical”, apenas de fachada, sobre área de vegetação nativa, encobrindo trabalhos de especulação imobiliária, na área em processo de litígio.

O que sobrou agora? Onde guardar a canoa do caiçara pescador, que se abrigava à sombra da amen…

Romerson de Oliveira no Perequê-Mirim

Imagem
marcos roberto

Vereador Mico com o presidente da Sociedade em Defesa do Perequê-Mirim

Vereador Romerson de Oliveira (Mico) acompanha projeto do Executivo no Bairro do Perequê-Mirim

O Perequê-Mirim, desde o dia 27, é por uma semana, a sede do Executivo Municipal.

Com o projeto “Prefeitura no Bairro”, o Executivo descentraliza os trabalhos e fica em contato direto com a comunidade.
O projeto terminará no próximo dia 03 de julho com recreações, corte de cabelo, retirada de 2ª vias de documentos, dentre outras atividades e atendimentos de secretarias da Prefeitura Municipal.
O vereador, Romerson de Oliveira, Mico, PFL, fez um mapeamento detalhado das prioridades que devem ser resolvidas no bairro. Antes do início do projeto, Mico esteve reunido com secretários municipais, quando discutiram sobre as verdadeiras necessidades da comunidade local.
Desde 2ª feira, 27 de junho, o vereador Mico tem acompanhado os trabalhos realizados pela prefeitura e transferiu suas atividades parlamentares para o ba…

Aplicação de Posturas Municipais

Ronaldo Dias
Li na Folha Cotidiano em reportagem assinada por Fábio Amato (Folha SJC), que Campos do Jordão cancela shows. "Sob certos aspectos, Campos do Jordão é diferente das cidades de praia. Existe um refinamento musical já tradicional na cidade. Aqui não é o lugar apropriado para forró nem sambão" . Os eventos que possam trazer transtornos, tanto para o caótico trânsito da cidade, quanto para a segurança dos turistas serão cancelados. A associação dos hotéis e o comércio apóiam a postura municipal. "Não estamos discriminando ninguém, mas depois que houve o arrastão, tivemos um prejuízo muito grande. Muita gente cancelou reserva com medo da violência. "...20 mil, 30 mil pessoas é muita gente para o nosso município", afirma corajosamente o prefeito. A aplicação de posturas municipais deste tipo, demonstram planejamento, ordem, disciplina e, principalmente, cuidados com os turistas. Tem ainda, peso bem pesado, de merchadising. Quem não quer? Excelente!

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

Os bonecos do Grupo Guaruçá fizeram enorme sucesso com o público

Festa de São Pedro foi sucesso em Ubatuba

Evento reuniu grande público que pôde conferir os costumes caiçaras, gastronomia e a devoção dos fiéis ao Santo Padroeiro da cidade

A 82ª Festa de São Pedro, em Ubatuba, foi um verdadeiro sucesso. Seis dias de muita música, expressões culturais, comida da melhor qualidade e um grande público. A festa que este ano aconteceu ao lado do Aeroporto Gastão Madeira proporcionou ao público presente uma diversidade de atrações.
Segundo a organização o público presente superou as expectativas. O folclorista Nei Martins disse que há tempos a festa de São Pedro não era tão boa. O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, demonstrou satisfação com o resultado do evento. “É importante valorizarmos a cultura e as tradições de nossa cidade. A festa só foi um sucesso graças ao empenho de muitos funcionários que, com dedicação não mediram seus esforços para organizarem tudo”, avaliou César.

Confira…

Mazzaropi volta para Ubatuba

Imagem
divulgação

Vá à Fundart e veja pessoalmente a espingarda "de matar na curva"

Carlos Rizzo
O maior ídolo cinematográfico do Brasil, realizou três dos seus filmes com locações em Ubatuba. Afora os cenários, muitos dos ubatubenses participaram como figurantes nesses filmes.
Francisco Santiago Neto é um dos filhos adotivos do Mazzaropi e possui um acervo com cerca de 40 mil peças para as exposições que realiza pelo Brasil inteiro.
A exposição deverá ser composta com roupas, cenários, painéis fotográficos sempre contemplando primeiramente os filmes realizados em nossa cidade com o objetivo principal de localizar e identificar todos os moradores que participaram daqueles eventos.
Um espaço especial será destinado ao musico e compositor Euphideo dos Santos, pai da esposa do ex-prefeito Zizinho Vigneron.
Paralelamente à exposição serão realizadas sessões com os filmes dos Mazzaropi e palestras do Sr. Santiago junto a alunos e professores.
Graças à colaboração do Grupo Setorial de Artesanato…

Acabou o prazo!

Os cento e oitenta dias de trégua que o prefeito Eduardo César pediu foram rigorosamente respeitados. Nós entendemos que a práxis política local deveria ser levada em conta. Em Ubatuba os que participam das campanhas políticas recebem as batatas. São vencedores e como tal nomeados para os melhores cargos. Em certos casos a nomeação é justa, há competência, em outros não, é notório o pagamento por favores recebidos. Enfim, Eduardo César prometeu que iria mudar a cidade, iria resgatar valores que jazem adormecidos pela prática de fisiologismo desenfreado que sabemos acontecer na administração, não só de Ubatuba, mas de todo o Brasil. A corrupção é outra história. Nesse quesito a cidade está tranqüila, se por um lado há questionamentos de cunho administrativo, temos a mais absoluta certeza da lisura da administração em relação ao que é público, o que é um bom sinal. Quando da nomeação do primeiro secretariado, estranhamos certos nomes. Apesar disso, preferimos calar. Aguardamos o tempo q…

Editorial

Ventilador ligado
Roberto Jefferson resolveu ligar o ventilador de vez. Ele deve ter provas em seu poder e vai soltá-las aos poucos. Por enquanto só fez indicar caminhos. Fico impressionado com a determinação de certas correntes petistas que insistem em afirmar que tudo não passa de calúnia. Como será que eles justificam os milhões movimentados pelo publicitário Marcos Valério? E as coincidências das datas? Saque num dia, viagem para Brasília no outro. Mês após mês, exatamente como Jefferson afirmou. Convém notar que hoje o presidente Lula mandou um recado com endereço certo. Disse que mais gente vai dançar. Eu apostaria minhas fichas em Delúbio e Genoíno. Outro que pode tirar o cavalinho da chuva é Mercadante. Ainda que consiga desbancar Marta e sair candidato ao governo de São Paulo, não tem a mínima chance. Jefferson não é flor que se cheire. Mas uma coisa que ele diz é verdade. No Congresso todos são culpados. Lá não há inocentes. Muitos jornalistas também têm o rabo preso, inclusi…

Festa de São Pedro

Imagem
emilio campi


Outro aspecto da "Procissão Marítima" que acontece todos os anos em Ubatuba.

Sidney Borges

Homenagem a um amigo

Imagem
arquivo

Benê, 1941-1972

Nestes tempos em que tanto se fala de José Dirceu me vem à mente um personagem marcante do movimento estudantil e que teve um papel preponderante na minha formação intelectual e seguramente, na formação de toda uma geração de arquitetos. Antônio Benetazzo. Benê como era conhecido pelos amigos. Nascido na Itália, em 1941, veio para o Brasil ainda criança e foi criado em São Sebastião, no litoral de São Paulo. Os ideais libertários de seu pai, Pietro Benetazzo, fizeram com que desde cedo ele atentasse para as imensas desigualdades sociais do Brasil. A entrada nos movimentos de esquerda foi natural. A esquerda tinha um projeto para mudar o quadro desolador que persiste até nossos dias. Benê foi meu professor no cursinho e colega na faculdade de Arquitetura. Antes de professor ou colega, foi um amigo que me abriu as portas do conhecimento filosófico e da crítica de arte. Até hoje se comenta que ele talvez tenha sido o mais brilhante aluno da Faculdade de Filosofia da…

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

Autoridades municipais na cerimônia de entrega dos diplomas

Guardas municipais são diplomados como bombeiros de aeródromos

Em parceria com o Daesp, a Prefeitura de Ubatuba promoveu curso para capacitar guardas municipais a atuarem como bombeiros em aeroportos; medida facilita implementação de vôos regulares

Dezesseis homens da Guarda Municipal de Ubatuba concluíram nesta terça-feira, 28, o curso elementar de combate a incêndio em aeródromos (CECIA) de categoria 1 e 2. O curso foi realizado pela Secretaria Estadual dos Transportes, por intermédio do DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Ubatuba. O aeroporto Gastão Madeira, que em abril deste ano inaugurou o seu sistema de combate a incêndio, só dependia da formação desses bombeiros para estar em dia com as normas de segurança nacionais e internacionais. Agora, segundo o representante do Daesp, na solenidade de formatura, Eduardo Ferreira de Toledo, a aeroporto de Ubatuba está preparado para re…

Claudinho Gulli em ação

Imagem
divulgação

O vereador Claudinho Gulli ao lado de funcionárias do Posto de Saúde

Vereador Claudinho participa de mutirão no Taquaral

Os trabalhos, em esquema de mutirão, vêm se expandindo cada vez mais entre vereadores e moradores de diversos bairros de Ubatuba.
No último dia 25, foi a vez do bairro do Taquaral, na região Oeste da cidade. O vereador Claudinho Gulli, PMDB, com a comunidade local iniciaram a reforma do Posto de Saúde. Entre os participantes, se destacaram as funcionárias do Posto de saúde, Márcia, Wal, Joyce, Zelinda e Andréia, além dos amigos Aminadab, sr.José. Sebastião, Adriano e César. Eles pretendem fazer os trabalhos em duas etapas. Na primeira, já fizeram a troca dos vidros, o serviço de pintura e de limpeza. Para a segunda etapa, que vai contar com um novo mutirão – o mais breve possível – estão definidos os trabalhos de reparo nas telhas, colocação de tela de alambrado e ampliação de mais duas salas.
Claudinho parabeniza a SABATA, Sociedade de Amigos do Bairro do Taq…

É CERTO e é errado!

Ronaldo Dias
É certo, que o ponto de partida para a solução de todos nossos problemas de sazonalidade, bem como da recuperação de nossas atividades econômicas, começa com a recuperação total de nossas estradas de acesso. Errado é se conformar com esta “meia sola” (apenas nos acostamentos) sem recuperação do leito, sem pistas duplas, sem balizamentos (nos trechos onde a “estrada” virou rua) com as suas inúmeras e perigosas lombadas, entre tantos outros detalhes pertinentes (que não estão previstos) a uma rodovia moderna. É certo que o PNMT (Programa Nacional de Municipalização do Turismo) traria excelentes resultados. É errado acreditar que não seria necessária a participação de todos nós, inclusive de você. Errado, são os municípios vizinhos que, sistematicamente, tem “despejado” em nossa cidade um número absurdo de mendigos, doentes mentais e desocupados. Errado é o responsável não tomar atitudes. É certo que há uma enorme proliferação de construções clandestinas (que não sofrem nenhu…

Festa de São Pedro

Imagem
emilio campi


A festa foi magnífica, a foto da "Procissão Maritima" fala mais do que as palavras podem expressar.

Sidney Borges

QUEM ESTÁ DE FORA VÊ MELHOR

Sr. Prefeito:
Fico satisfeito quando tenho noticias de que as dicas que dou são ouvidas e aplicadas, como no caso da Guarda Municipal X SEMA e no caso da Vigilância Sanitária.
Também fico triste quando são ouvidas e não são aplicadas, como no caso do prazo para o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
Não sei se o Jurídico da Prefeitura fez do decreto errado ou estão aplicando-o de forma equivocada.
Para esclarecer aos que não entendem do assunto, junto ao Corpo de Bombeiros existem duas formas de se regularizar um prédio, uma, quando este tem menos de 750 m² de construção e não tem reunião de público, e a outra quando o prédio tem mais de 750 m² de construção ou que possui reunião de publico.
No caso da primeira não é necessária a aprovação de um projeto, o próprio nome já diz “Projeto Técnico Simplificado” é apenas vistoria técnica para verificação das condições dos equipamentos de segurança, no caso da segunda é necessário aprovar um projeto, executá-lo e depois pedir a vistoria…

Festa em julho

Festa Julhina marca inauguração da Capela Sagrado Coração de Jesus na Bela Vista.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima realiza festa Julhina nos dias primeiro, dois e três de julho, no morro da Bela Vista, região Oeste de Ubatuba, em frente à Capela Sagrado Coração de Jesus.
O convite é extensivo a todos os munícipes que poderão aproveitar as barracas típicas de doces, salgados, bebidas, chás de amendoim, quentão, vinho quente, com direito a apreciar uma bela quadrilha e muitas outras atividades. A festa começa às 18 horas, todos os dias, com a celebração de missa.
No dia dois, haverá a inauguração da Capela Sagrado Coração de Jesus, com a bênção do bispo Dom Fernando Mason.
A arrecadação da festa será em prol da catequese e da Capela Sagrado Coração de Jesus.
Fonte: ASCOM

FOME

Ronaldo Dias
Esta matéria foi escrita em janeiro de 2003 e, não havia ou ainda não se conhecia, os mensalões.

Lula esta certo. A fome é o maior flagelo humano. Vamos acabar com ela! O ser humano consegue suportar inúmeras agruras mas, perece sem alimento. Mas, o que vale viver, por exemplo, sem dignidade? Receber um prato de comida, na hora da fome é salvador, mas receber condições de “ganhar”, com o próprio suor, o sustento é gratificante e tão necessário quanto o próprio alimento.
Como seria receber “eternamente” 3 refeições por dia doadas pelo governo? Ter casa própria, doada pelo governo; ter um pedaço de terra doado pelo governo; ter saúde, doada pelo governo; ter educação, doada pelo governo. Ter mesada, bancada pelo governo; ter férias; bancada pelo governo. Ninguém mais precisaria trabalhar? Quem não mereceria? Quem não aceitaria? Quem pagaria tudo isso? Esta semana, uma reportagem sobre os deslizamentos em Minas Gerais, causados pelas fortes chuvas, a família mais atingida, inc…

Semana Hans Staden

Cumprimentos ao vereador Charles e sua assessoria. Li sobre visita ao Instituto Martius-Staden e tive meu interesse despertado.Peço a gentileza de mandar-me maiores informações sobre a lei 2681/05, de autoria do vereador, dispondo sobre a Semana Hans Staden em Ubatuba.Todos esses esforços em favor da cultura e das tradições, colaboram para o aperfeiçoamento do turismo na cidade e região. Um abraço,

Paulo de Tarso
Delegado Regional de Turismo - Agente Fiscal Secretaria de Estado do Turismo - Ministério do Turismo São José dos Campos - SP - Brasil

"Semana Hans Staden"

Imagem
divulgação

Charles Medeiros é o criador da "Semana Hans Staden" em Ubatuba

No último dia 28, o vereador Charles Medeiros esteve no Instituto Martius-Staden com a finalidade de recolher maiores informações sobre a cidade de Homberg, onde nasceu Hans Staden. Medeiros foi recebido pela secretária da diretoria, Líria Cabreira, que foi sensível às solicitações do vereador, dentre elas, a possibilidade de firmar parceria entre o Instituto para viabilizar a lei 2681/05, de autoria de Charles, que trata da “Semana Hans Staden” em Ubatuba. Também foi discutida a possibilidade do estabelecimento de intercâmbio entre moradores de Ubatuba e da cidade de origem de Staden. “A idéia é realizar uma irmandade entre as duas cidades, que moradores de Homberg venham abrilhantar as nossas festividades e que turistas europeus possam visitar nossa cidade”, comentou Medeiros.
Foi marcada ainda uma outra visita ao Instituto para maiores detalhes, onde possa estar a presente a diretora responsável Marti…

Quiosques

Donizetti Alvarenga*
EM DEFESA DOS PERMISSIONÁRIOS DE QUIOSQUES DA PRAIA GRANDE

Há dezenove anos trabalhamos em QUIOSQUES neste Município. Sempre cumprindo as leis que regem esse comércio. Através de nossa associação sempre fizemos insistentes pedidos, devidamente protocolados na P.M.U., para padronização e adequação dos sanitários para cumprir as normas da vigilância sanitária. E não éramos atendidos.
A necessidade levou alguns permissionários a fazerem algumas modificações no projeto original, e essas foram feitas em todas os quiosques das praias do município, e nunca ninguém interferiu, porque sempre entenderam tais necessidades.

Mas na Praia Grande é diferente!

Depois de muitas reivindicações, finalmente agora temos um projeto definido pela P.M.U. e o mesmo aprovado pela Câmara Municipal, sob a Lei 2648, de 14 de janeiro de 2005, e que posteriormente a Lei soubemos que o projeto integrante da mesma que definia as medidas desapareceu misteriosamente, gerando esta enorme polêmica.
Assi…

Entrevista

Imagem
portal imprensa

O jornalista Boris Casoy "incomoda" com suas opiniões

Boris Casoy deu uma entrevista ao Portal Imprensa, onde contou ao jornalista PedroVenceslau que tentaram tirá-lo do ar. Quando assisto ao Jornal da Record, muitas vezes não concordo com o que está sendo dito, no entanto, defenderei sempre o direito de cada um expressar a sua opinião. Calar a imprensa pode ser um precedente perigoso. Hitler fez isso, Stálin, Fidel, Mussolini, Saddam Hussein, os aiatolás, enfim, gente que eu não convidaria para a minha casa, também fizeram. Como defensor da pluralidade de opiniões, fundamento essencial para o exercício da democracia, o Ubatuba Víbora disponibiliza o link do portal para os leitores. Cliquem aqui, leiam e tirem as suas conclusões.

Sidney Borges

Brasil 4 X Argentina 1

Como é bom ganhar da Argentina. Podemos perder até do Japão, como todos sabem, futebol não tem lógica. Mas da Argentina não se admite perder, é questão de honra nacional. Vencemos de goleada. Quem tiver curiosidade entre no Google e digite “Olé”. É o principal jornal esportivo deles. Um artigo de hoje perguntava do que os brasileiros riem? Riem do placar, os macaquitos desconfiavam que iam vencer. Venceram! E convenceram. O jornal “El Clarin” disse que o placar foi injusto. De fato, enfiamos bolas na trave e perdemos uma infinidade de gols. Seis teria sido um resultado mais adequado ao passeio que a seleção brasileira deu em campo.

Sidney Borges

Complô

Imagem
ramses II

Boi Apis, animal de grande relevância no Egito e em Minas Gerais

Companheiros, vejam o disparate calunioso que a imprensa burguesa lançou contra o impoluto publicitário Marcos Valério:

“Pecuaristas e leiloeiros de gado de São Paulo e Minas Gerais receberam com desconfiança e ironia a versão dada pelo publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza de que teria usado R$ 20,9 milhões sacados das contas do Banco Rural na compra de reses e cavalos de raça, valor suficiente para adquirir entre 40 mil e 50 mil cabeças de bezerros de engorda. Para eles, Valério mente porque ninguém nunca ouviu falar do nome dele ou de algum comprador que tivesse usado valores tão altos (mais de R$ 100 mil) em pagamentos à vista e em dinheiro vivo para a aquisição de animais para abate ou de elite. "Ele é um total desconhecido do mercado de leilão de gado, que é, praticamente, a única alternativa para se comprar grandes quantidades de animais para abate", disse o presidente do Sindicato Nacion…

O adeus à Telefônica...

Rita Zahra
Embratel lança a primeira linha fixa livre de assinatura
A Embratel está lançando o primeiro produto em parceria com a Vésper, após a aquisição da empresa há cerca de um mês. Trata-se do Livre, uma linha fixa residencial sem assinatura básica, que custa ao consumidor somente valor das ligações. O objetivo é livrar os clientes residenciais do custo da assinatura mensal, além de ser uma alternativa competitiva às concessionárias de telefonia local.O Livre estará disponível a partir dos 17 estados cobertos pela Vésper (SP, RJ, EN, MG, todo o Nordeste e Norte).
O novo produto da Embratel inclui serviços especiais como secretária eletrônica, identificador de chamadas, chamada em espera e instalação rápida, sem custos extras. Caso o usuário opte pelo pagamento em débito automático, ganha também "conferência a três" e "siga-me".
Inicialmente, serão comercializados aparelhos das marcas LG (modelos SP 110 LEI 1000 e LP 1000) e Nokia, que já podem ser encontrados em r…

FLORES TROPICAIS

Imagem
divulgação

Rostrata, um nome estranho para uma flor tão bela

Ronaldo Giorchino
Por estar vivendo na cidade de Ubatuba há mais de 14 anos, na região norte da cidade, estou envolvido com a mata atlântica por todos os lados. Sempre fui muito ligado às coisas da natureza, principalmente com as plantas, vocação herdada da minha falecida mãe. Minhas predileções se voltavam para algumas plantas de porte bastante robusto, formando grandes touceiras, oferecendo flores vibrantes e coloração bastante variada e exótica, com predominância do vermelho, amarelo, laranja e verde.
Sua beleza e seu exotismo promovem verdadeiras esculturas, lembrando em sua forma pirâmides, bicos de aves, cascatas de flores, pinhais, ou cachos de banana.
As folhas grandes, verdes, macias e com aspecto de enceradas, lembram as folhas das bananeiras: estas plantas são as heliconias e as alpinias.
A partir desta observação, surgiu o amor e o interesse por estas espécies e, desde então, tenho sonhado em poder um dia possuir um pl…

SAPÃO DE UBATUBA, CADA VEZ MAIOR

Imagem
renilda

O secretário Bittencourt Jr ladeado pelos atletas Sapão e Terra Sampa

Edson Bettin
Com organização da BULLS-GYM e cobertura de varias Revistas de Fisiculturismo, realizou-se neste sábado 25/06 pp, na praça central da cidade de Caçapava o “ Mega Campeonato de Supino”, com a presença de varias celebridades da modalidade onde destacamos os atletas Marcão- Tri Campeão Sul Americano, Washington-Campeão Brasileiro, BA-Campeão Paulista , Chocolate -Vice Campeão Brasileiro entre outros . Ubatuba esteve representada pelo atleta Tico Sapão onde segundo comentários dos próprios adversários de competição, o atleta esta ficando cada vez “Maior” e o principal conseguindo agora o 1º lugar na categoria 80 a 90 kg - Sênior.
O que pudemos sentir é que esta modalidade está se tornando uma verdadeira febre, haja vista o interesse de varias cidades em promover eventos desse tipo e a crescente procura de novos adeptos.

“CAMISA DE FORÇA”

Visando o Campeonato Mundial que esta com sua data marcada para o p…

“ONZE SUGESTÕES DE BILL GATES”

Corsino Aliste Mezquita- Professor*
O magnata da informática foi convidado para ministrar uma conferência em escola de ensino médio, nos EUA. Todos esperavam longa palestra seguida de debates. O prestígio do conferencista alimentava essas expectativas. Para surpresa da platéia falou, apenas, durante dez minutos e, educadamente, se retirou do auditório, despediu-se dos anfitriões, pegou seu helicóptero e deixou o local.
A mensagem que tinha deixado para os alunos refletirem estava condensada em onze sugestões que combatem uma realidade de nosso tempo. Segundo ele, crianças e jovens, desta geração, estão acostumados a uma vida fácil e a encontrar tudo pronto e servido pelos adultos.
As onze sugestões tinham por título: “Coisas que não se aprendem em casa e na escola”
1ª A vida não é fácil, acostume-se com isso.
2ª O mundo não está preocupado com a sua auto-estima e espera que você seja útil para ele.
3ª Você não ganhará R$ 20.000,00, ao mês, assim que sair da escola. Não terá casa, carro e te…

CEAU

Hugo Gallo Neto
As 12 ONGs que compõem o CEAU (Coletivo de Entidades Ambientalistas de Ubatuba) protocolaram na data de hoje documento no gabinete da Prefeitura Municipal solicitando ao Prefeito Eduardo César a imediata agilização dos processos para instauração dos Conselhos Municipais de Turismo e Meio Ambiente conforme o prometido em campanha ( ver Anexos 1 e 2)
O movimento ambientalista considera que só através da efetiva participação da sociedade civil através dos Conselhos é que conseguiremos avançar nos trabalhos e na construção de um futuro promissor para a nossa cidade. Para as Ongs que compõem o CEAU, estas são 2 áreas de fundamental importancia para o desenvolvimento de nosso município e que precisam ser tratadas com a devida importancia.
Elas consideram que a nomeação dos atuais Secretários de Meio Ambiente , Paulo Roberto Pires e de Turismo Felipe Azevedo foram uma decisão acertada pois ambos foram indicações dos respectivos setores, mas consideram também que o próximo e urge…

Abusos, CPI, uso e ocupação do solo...

Luiz Moura
Como muitos leitores já haviam previsto, foi concluída a edificação de mais um "avanço" sobre a avenida 9 de Julho, apesar das publicações feitas aqui n’O Guaruçá (09/05, 13/05, 19/05, 23/05, 30/05 e 03/06) e das denúncias à fiscalização da Prefeitura. Mais uma obra que fere a legislação é executada com a autorização da administração municipal. Ainda não consegui entender de que "resgate" está tratando o prefeito Eduardo César e seu séqüito.
O que faz a Câmara Municipal de Ubatuba? Na falta de luz própria, o petista Jairo dos Santos, comanda o espetáculo em outra direção. Os holofotes da mídia estão focados na investigação do desvio de dinheiro na Prefeitura de Ubatuba, portanto a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre o assunto foi o caminho trilhado para que as luzes pairem sobre os "iluminados". Infelizmente, como constatamos na reunião que aconteceu no dia 16 de junho (razão do artigo Uma canoa furada chamada Ubatuba

Turismo! Umas poucas palavras...

Ronaldo Dias
Sofremos com a falta de conhecimento dos conceitos básicos do que é o Turismo como atividade econômica. O pouco turismo que temos e que conhecemos, não foi o turismo que criamos. Ele, simplesmente aparece e tem se misturado com o veraneio. Por desconhecimento ou apenas por costume, tornou-se comum por aqui chamá-los todos de turistas, o que não é verdade. Quem por exemplo, mora em São Paulo ou em qualquer outro lugar e tem uma casa em Ubatuba, esta casa é do que se chama, veraneio (passar o verão, segundo o Aurélio). Assim, quando esta pessoa vem, empresta ou aluga (o que é mais comum) seus ocupantes são veranista. Não são turistas. Mesmo quando, usam qualquer dos “equipamentos” turísticos da cidade. O turista, por conceito básico, fica hospedado em meios de hospedagem oficiais, ou sejam os hotéis, pousadas, pensões e estalagens. Ele, ao contrário do veranista, vem com objetivos diversos. Enquanto o veranista como o nome explica, vem atrás do verão. O turista, tem o verão,…

Editorial

"Se sabia, o bicho pega.
Se não sabia, o bicho mata!"

Em março deste ano fui convidado para um jantar na casa de amigos. Era uma homenagem a um baiano ilustre, professor da Universidade Federal da Bahia, amigo dos anfitriões. Depois de saborear um peixe maravilhoso, regado a um excelente vinho italiano, fomos para a varanda esperar o café. Lembro-me bem da pergunta que o visitante me fez.
- O que você acha que vai acontecer na eleição de 2006?
Naquele momento não titubeei sequer um instante para responder:
- Lula será reeleito. Provavelmente no primeiro turno.
Ele ouviu atento e depois de dizer que concordava, perguntou a razão do provavelmente. Respondi que os adversários usariam o “efeito Waldomiro”. Aquela inesperada e inoportuna nódoa de lama derramada na bandeira vermelha do PT. O petardo gosmento atingiu frontalmente o comissário Dirceu e respingou de leve no Presidente. Com um bom trabalho de marketing a oposição poderia levar a disputa para o segundo turno. Ainda assim nã…

Sebrae e Senai em Ubatuba

Imagem
divulgação

Vereador Charles Medeiros na Associação Comercial de Ubatuba

No último dia 27, o vereador Charles Medeiros, juntamente com o presidente da Associação Comercial de Ubatuba Ahmad Kalil Barakat e o tesoureiro Bruno Stefani, encontraram-se com o gerente regional do Sebrae, Mauro Medeiros, em São José dos Campos. Na reunião foram colocadas em pauta várias solicitações. Dentre elas a necessidade de cursos profissionalizantes e capacitação e requalificação de mão-de-obra. Também foram encaminhadas propostas referentes à bananicultura e à produção de biomassa da banana verde. O beneficiamento da banana permite que a fruta seja exportada e utilizada para a produção de doces, massas e outros fins. Ahmad solicitou a implantação em Ubatuba de um posto avançado do Sebrae. Posteriormente houve outra reunião, desta vez com os representantes do Senai, Fernando Takai, diretor responsável e Regis Carlo de Victor, agente de treinamento. Nessa ocasião também foram encaminhadas propostas de trein…

O USO DE ESPAÇOS PÚBLICOS

Ronaldo Dias
Pesquisando sobre o uso do espaço público, assunto do momento, constatei que ele é regulado pela Constituição Federal, especificamente pelo artigo 175 que diz: " Incumbe, ao poder público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, SEMPRE ATRAVÉS DE LICITAÇÃO, a prestação de serviços públicos". Assim concluo que qualquer outra lei (municipal ou estadual) que pretenda regulamentar o uso do espaço público deve, antes de qualquer outra disposição, prever as condições da referida licitação. Esta condição é valida inclusive para as licenças do comércio ambulante (que não ambula) e para todas as demais permissões de uso (fixo) do espaço publico. Todas as leis municipais que pretendiam ou pretendam regulamentar a matéria, sem esta obediência, são totalmente nulas. O legislador com o artigo 175 da Constituição (Cidadã) garantiu, com o "sempre através de licitação" a todos os cidadãos, os mesmos direitos sob as mesmas condições (lici…