Postagens

Mostrando postagens de Maio 29, 2005

Clodovil

Justiça condena Clodovil por crime ambiental

O ex-apresentador e estilista Clodovil Hernandez foi condenado a quatro anos de reclusão por crime ambiental em Ubatuba. O advogado de Clodovil, José Gilmar Giorgetto, informou ontem que irá recorrer da decisão. De acordo com ele, o ex-apresentador foi beneficiado por ser réu primário e vai aguardar o julgamento do recurso em liberdade.
Clodovil foi condenado por desmatar parte de uma mata próxima de sua casa.
Fonte: Folha Online

PIORQUEÉ

Investigando neologismos ubatubenses, resultantes da mesclagem cultural caiçaro-mineira-taubateana, Renato Nunes deixou passar um termo que há muito venho notando. É contraditório, porém pitoresco.

PIORQUEÉ
Muito falado nas bandas do Ipiranguinha. É uma interjeição afimativa. Por exemplo, se for feita a seguinte pergunta para um habitante local: ganhar na loteria é bom? A resposta poderá ser: piorqueé! Significando sim! Ao ler o texto de Renato Nunes, postado abaixo, o verbete final fez com que eu exclamasse mentalmente: piorqueé. Não tem nada a ver com outro neologismo: quiosqueé, cujo significado explicarei outro dia.

Sidney Borges

LOUCAS LOCAIS

Renato Nunes
BRIGADOEU
Estranha palavra nascida e criada em Ubatuba. Nunca ouvi nada parecido em lugar nenhum, o que demonstra minha falta de cultura. Aqui aprende-se muito. Suponho que seja uma espécie de senha ou coisa parecida e que tem alguma relação com a previsão do tempo porque na maior parte das vezes em que alguém diz essa palavra, levanta também o dedão em direção às nuvens. Como nossa cidade tem sua economia na dependência do que São Pedro fizer com a chuvarada, acho que descobriram uma forma de comunicação com o Santo. Deve ser isso.

POSSAKISEJA
Outra palavra misteriosa também muito ouvida. Pode ser que seja pode ser que seja, em formato pós-moderno. Vou investigar.

TAMENQUERO
Essa eu matei. É o nome de um grande movimento social de reivindicação de distribuição gratuita de áreas básicas, tradicionalmente apoiado por vereadores e prefeitos. Hoje está dividido, não está claro ainda quem o apóia, mas insista, participe. Depois que você receber sua área básica você pode ali instala…

Sétimo Troféu de Crueldade

Ronaldo Dias
Já esta disponível no site do PFL a lista dos candidatos.

“O Troféu Berzoini de crueldade foi criado há mais de um ano e tem periodicidade trimestral. O seu nome é uma falsa homenagem ao ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, que no período em que ocupou a Previdência Social estabeleceu o corte dos benefícios para os segurados do INSS com mais de 90 anos, com o objetivo de fazer um recadastramento destes aposentados e pensionistas”.
São candidatos:

Gilberto Gil - (Ministro da Cultura) por ter gastado R$ 10 milhões do orçamento da pasta na decoração do seu gabinete.
Humberto Costa - (Ministro da Saúde) por ter, segundo o PFL, estabelecido a "loteria da morte" na questão da escolha dos “eleitos pelo governo” aos leitos das UTIs.
Henrique Meirelles - (Banco Central), devido aos aumentos consecutivos da taxa básica de juros.
Luiz Dulci - (Secretaria Geral da Presidência da República), por patrocinar o encontro de gays e lésbicas de Manaus com os recursos do Fundo de Comba…

Vereador Edilson Félix

CPI DOS QUIOSQUES:
Se haviam dúvidas, porque não apurar?

A CPI dos Quiosques, apesar do apoio popular, acabou não saindo do papel. O, que votou favorável á instauração de uma Comissão para apurar possíveis irregularidades sobre o assunto, encara o fato da seguinte maneira: “A não aprovação da CPI mostra falta de senso de responsabilidade em alguns setores políticos importantes, tanto na Câmara, quanto no Executivo. A transparência em todos os processos é fundamental. Afinal, se há alguma dúvida, deve-se apurar os fatos até o final, para que as mesmas terminem”, afirmou.
Sobre os temores de uma “caça às bruxas” ou de “aproveitamento de uma situação política” no caso, Félix diz que não era esse o direcionamento dos vereadores favoráveis à CPI: “O que todos os que votaram favoráveis queriam era a transparência cobrada pela população, que compareceu em peso para acompanhar a votação e que saiu frustrada com o resultado”, afirmou
Entre as dúvidas, uma delas é razão de um pedido de informação d…

"Mordida de cobra"

Dr. Alexandre de Abreu Sofiatti- Médico
Os acidentes com cobras são um motivo freqüente de procura por atendimento de urgência especialmente nos meses mais quentes do ano. Tratam-se de situações delicadas que exigem pronta avaliação médica, pois envenenamentos por serpentes podem ser graves e até fatais, como é de conhecimento popular.
É importante que o profissional esteja preparado para fazer um diagnóstico correto do que acontece à vítima do acidente. Para isso, conta com as informações que esta presta, como o que está sentindo e as condições do acidente, com a identificação do animal e com o mais importante aspecto a ser avaliado, a lesão. Através de um exame cuidadoso, é possível distinguir uma mordedura de serpente de uma de cobra não venenosa e estimar se houve ou não envenenamento e o seu grau. É certo que em uma considerável parcela destes acidentes não há inoculação de veneno. São as chamadas “mordeduras secas”, envolvendo cobras venenosas e não-venenosas.
Além das medidas gera…

OS CONSELHOS E O FUTURO DE UBATUBA

Hugo Gallo
Estou escrevendo estas linhas no intuito de manter aceso o interesse e o foco sobre a questão da nomeação e criação dos Conselhos Municipais de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento. Trata-se de matéria absolutamente prioritária para o futuro de nossa cidade e que deve estar no topo da lista de ações prioritárias do executivo municipal. Não só por ser promessa de campanha, mas sim pela importância prática e ética do assunto. Setores tão prioritários para o desenvolvimento econômico de nossa cidade como o de turismo e o de meio ambiente precisam ter suas ações respaldadas e co-orientadas pela participação de toda sociedade civil organizada, legitimamente representada nos conselhos, sob o risco de serem tomadas atitudes em dissonância com os interesses e anseios maiores da população, assim como aconteceu em gestões anteriores. Parece clara e transparente a intenção do atual Prefeito de instalar os Conselhos em questão. O problema é que já vamos para o 6º mês de gestão e os …

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

Só faltou o Papai Noel, que não aparece por ter esquecido a prancha

Surfistas entram na onda contra o frio em Ubatuba

Os surfistas de Ubatuba se engajaram na Campanha do Agasalho 2005, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba. Com o tema “Vamos juntos nessa onda contra o frio” eles posaram para fotos, gravaram um vídeo que deverá ser veiculado em emissoras de tevê e deram depoimentos que serão utilizados em spots de rádio.
Os surfistas Renato Galvão (atual campeão brasileiro), Suelen Naraísa (vice campeã brasileira), Ricardo Toledo, Zecão , Matheus Toledo, Filipe Toledo, Diego Santos e diversas crianças estavam animados em participar da campanha e atuaram como verdadeiros profissionais diante das câmeras. A campanha deverá ir ao ar nos próximos dias e servirá como incentivo para a população colaborar doando agasalhos. Os atletas aproveitaram e autografaram algumas camisetas que serão utilizadas pelo Fundo Social como um meio para estimular a arrecadação de agasa…

Notícias do Legislativo

Imagem
carmem de grammont

A deputada falou para uma platéia atenta aos compromissos assumidos

Deputada Federal traz injeção de ânimo para os pescadores artesanais de Ubatuba

Com a frase: “não vim fazer promessas e sim assumir compromissos”, a deputada federal Mariângela Duarte, PT - São Paulo, se colocou à disposição dos pescadores artesanais de Ubatuba, nesta segunda-feira, 30 de maio, na Câmara Municipal.
Incisiva, a deputada despertou a atenção de dezenas de profissionais que lotaram o plenário, principalmente, quando propôs um grande mutirão para desburocratizar o setor. A idéia é agilizar a documentação, como Carteira de Identidade, de Trabalho e o Registro Profissional, com carteira de Pescador definitiva, renovável anualmente. Ela é responsável pelo pedido de criação do GTI – Grupo de Trabalho Interministerial - junto ao Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca. O GTI pretende estudar e propor medidas para a revisão das normas que regulamentam a emissã…

Essa é a minha política

Romerson de Oliveira (Mico)- Vereador (PFL)
Venho neste momento, fazer um pequeno relato do meu trabalho ao longo dos 10 anos junto à comunidade de Ubatuba. Desde minha adolescência tenho uma preocupação com as causas sociais e de forma humilde e sempre contando com o apoio da comunidade, obtivemos grandes resultados em nome da coletividade.
É sabido por todos, que meus esforços foram sempre centrados no esporte, principalmente por ver os jovens sem um trabalho, perspectiva e perdidos nas ruas a procura de algo para fazer. Assim desta forma, com as mentes livres, dão oportunidade a pensamentos rebeldes e abomináveis pela sociedade.
Neste trabalho realizado principalmente no Bairro do Perequê-Mirim, nunca me esqueci de tantas outras necessidades da população como saúde, alimentação e infra-estrutura e tantas vezes, através de mutirões, procuramos resolver os problemas mais emergenciais que afetam as famílias caiçaras.
Hoje, estar vereador representa para mim uma conquista do povo, pois ele…

Editorial

Uma CPI não resolveria a questão
Vou aqui esclarecer o porquê da minha posição contra a “CPI dos Quiosques”. Na verdade não me entusiasmam muito as CPIs. Cito dois exemplos recentes, um federal e outro municipal que acabaram em pizza e que reforçaram a minha aversão a esse expediente investigativo. No âmbito federal houve a CPI do Banestado, que seria o ponto final nos caixas dois do país e acabaria com a sangria das finanças brasileiras. Sua missão quase divina era apontar os culpados pelo envio de bilhões de dólares ao exterior, dinheiro suficiente para tirar o Brasil da incômoda posição de penúltimo colocado do planeta em distribuição de renda. Depois de todo estardalhaço que houve, nada se apurou, ou se algo foi apurado não foi dado à luz. Fora uma lavadeira aqui e um pintor de paredes ali, na rede não caíram peixes graúdos. Em Ubatuba aconteceu a CPI da Comtur. Cheguei a pensar que seria o fim dos desmandos na área turística. Finalmente teríamos planejamento adequado para o setor.…

Caçandoca

Quilombolas de Caçandoca, no litoral paulista, podem perder terra para imobiliária

Enviado pelo professorRuy Alves Grilo
As 60 famílias da comunidade que vive em Ubatuba vêm sendo ameaçadas de expulsão e podem perder a terra que há mais de um século pertenceu a seus antepassados. Manifestação no centro de São Paulo, realizada na última sexta-feira, 13/5, pediu que o governo estadual garanta a titulação da terra.
A Universidade de Brasília (UnB) divulgou no começo do mês o número atualizado de comunidades quilombolas no Brasil. De acordo com o Segundo Cadastro Municipal dos Territórios Quilombolas, produzido pelo Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica da universidade, existem hoje 2.228 comunidades remanescentes de quilombos no País. Deste total, apenas 70 estão com a situação fundiária regularizada. O placar desfavorável é recheado de casos emblemáticos das dificuldades dos territórios quilombolas em serem reconhecidos e titulados.
Uma das situações mais graves é a da comu…

"Nana nenê"

Ronaldo Dias
Dentre tantas mazelas oficiais, a mais perniciosa tem sido o descaso com a educação. O resultado é péssimo. Temos hordas de "alfabetizados" e (ditos) graduados, que não entendem absolutamente nada do que lêem. Graduados emitem pareceres baseados em fundamentos tão precários quanto sua lamentável formação intelectual. Estes, por óbvio, não conseguem colocação profissional em suas respectivas graduações e, engrossam as fileiras dos excluídos, muito mais pela simples incapacidade de exercer suas profissões, do que pelos altos índices do desemprego. Outro tipo de educação que está faltando, talvez pelo crescente índice de impunidade, é aquele simples, que não se aprende em nenhuma escola, construído durante a infância, pouco a pouco, no dia a dia, com carinho, afeto, compreensão e, principalmente com os exemplos "dentro de casa". Mais importante que a primeira, a educação do "berço", tem a função principal de formar o caráter do indivíduo. Apen…

NA ERA “DAS RÁDIOS”

Miriam Tabarro
Para anunciar um produto, resolvi ouvir com cuidado redobrado as rádios locais e escolher a mais adequada. Dentre todas, a Beira Mar FM, foi a que mais me impressionou pela negligência e falta de responsabilidade social em sua programação. Depois de ouvi-la fiquei me perguntando como é possível nos dias de hoje, com o mundo virado do avesso, onde valores como respeito e educação praticamente não existem mais, um veículo tão importante se dar ao luxo de desperdiçar tanto tempo com um programa chamado “os dedés” ou “os mano” (sic), como me disse um funcionário. Trata-se de um besteirol que tem como público alvo os jovens, transmitido 7 vezes ao dia, com duração de mais ou menos 2 minutos, tempo mais do que suficiente para transmitir, na forma e no conteúdo, o que há de pior: falta de respeito para com as pessoas em geral (amigos, professores, pais, etc.) e o meio ambiente; incentivo à violência, além de trucidar nossa gramática. Um programa que, a meu ver, mais do que inú…

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

Prefeito e jornalista falam do livro que terá Ubatuba como tema

Prefeito recebe visita de autor de livro sobre Ubatuba

O prefeito Eduardo César recebeu na manhã de ontem (2) o jornalista Ricardo Arnt, que está escrevendo um livro sobre Ubatuba e Paraty. Segundo o jornalista, o livro foi encomendado pelo empresário Luis Roberto Silveira Pinto, do grupo Samcil, a maior rede privada de hospitais do Brasil, além de ser o quinto maior plano de saúde do país. Luis Roberto mantém uma casa de veraneio na Ilha dos Porcos Pequenos, próximo a Praia da Almada e é um grande apaixonado pela região norte de Ubatuba e sul de Paraty. “Estou ainda na fase de coleta de dados, mas o livro vai tratar exatamente desse último refúgio ecológico do nosso litoral”, disse Arnt, que durante vários anos respondeu pela edição do Jornal Nacional, da TV Globo. PMU



Fundart expõe obras selecionadas para o Mapa Cultural Paulista

Começa amanhã, dia 3, na Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) a exposição …

Pinochet

Pinochet continua sendo desvendado. Depois da prisão européia, a direita radical pôde ver os pés de barro de seu ídolo máximo. Primeiro foram os milhões de dólares depositados em contas secretas no exterior. Dinheiro não declarado, portanto suspeito. Onde teria Pinochet conseguido o ervário maldito? Tráfico de drogas? De influência? Venda de órgãos de prisioneiros políticos mortos em suplício? Desde ontem jornais do mundo inteiro anunciam ter provas de que torturaram criancinhas no Chile de Pinochet. Pobres criancinhas. Se escapassem dos padres pedófilos seriam comidas por comunistas. Como é do conhecimento geral, os vermelhos adoram churrascos infanticidas regados com vodka e entremeados de gargalhadas. Outra opção macabra seria cair nas mãos dos gorilas torturadores, cuja diversão maior era arrancar unhinhas e umbiguinhos com alicates enferrujados. Uma cigana me disse que Pinochet vai reencarnar numa lagartixa manca. No Haiti. Tomara.

Sidney Borges

Da corrupção

Para haver qualquer tipo de interação é preciso dois participantes. Vou tentar ser mais preciso. Outrora disseram aos quatro ventos que PC Farias, falecido assessor do ex-presidente Fernando Collor de Mello, era um notório corrupto. Vamos analisar o termo com cuidado. Corrupto é um adjetivo originário do latim. Corruptu.
Eis o que diz o Aurélio:
Que sofreu corrupção; podre, estragado, infectado.
2. Devasso, depravado.
3. V. corruptível (2): 2
4. Errado, viciado (tratando-se de linguagem).
[Var.: corruto; sin. ger.: corrompido. ]
Ao observar o primeiro significado vemos que é corrupto aquele “que sofreu corrupção”. Nota-se aí a presença de um sujeito que costumeiramente prefere os bastidores. Ou seja, quem sofreu corrupção foi corrompido. Quem corrompe é corruptor. Portanto, inexiste a figura do corrupto absoluto. Assim como os seios andam aos pares, corrupto e corruptor também.
Entretanto, no país que vai se tornar uma grande potência graças aos juros altos, ninguém toca no assunto corru…

Regional Sul

Imagem
carmem de grammont

A população recebeu toda a atenção dos vereadores, como se vê na foto

Câmara Setorial de Ubatuba leva, pela primeira vez, os vereadores juntos às comunidades.

Iniciativa do presidente Jairo dos Santos muito elogiada pela população e pelos parlamentares.

No dia 23 de maio, apesar da garoa e do friozinho, representantes de sete comunidades da Regional Sul, quatro vereadores e dois assessores parlamentares compareceram à primeira plenária da Câmara Setorial, no Centro de Eventos do Hotel Água Doce, na Praia Dura.
O presidente da Câmara, Jairo dos Santos, PT, os vereadores Claudinho Gulli, PMDB, Edílson Félix, PSC, Osmar de Souza, PFL e os assessores parlamentares Fernando Furtado, representando a vereadora Luciana Machado, PDT, e Mara E. de Souza, representando o vereador Ricardo Cortes, PV, compuseram a mesa e ouviram as reivindicações das comunidades.
As maiores queixas da população dos bairros são basicamente as mesmas: Ruas em péssimas condições de tráfego; Postos de Saú…

Notícias do Legislativo

Claudinho Gulli entregou Moção de Congratulações ao presidente da FUNDAC

O presidente da FUNDAC – Fundação da Criança e do Adolescente, Luiz Bitetti da Silva recebeu Moção de Congratulações na Sessão de Câmara, na terça-feira, dia 31 de maio. O vereador Claudinho Gulli, PMDB, ao prestar a homenagem, destacou o “relevante trabalho” de Bitetti que, além de realizar obras na sede, mudou a filosofia da FUNDAC.
De acordo com Claudinho, Bitetti recuperou a dignidade da criança e do adolescente, que passaram a receber acompanhamento de Psicólogo, Assistente Social e Pedagogo, com orientação inclusive para os familiares dos menores, ajudando na reestruturação familiar.
Fonte: ASCOM

VIOLÊNCIA NO LITORAL NORTE

Rui Alves Grilo- Professor
A UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura – divulgou na semana passada uma pesquisa que aponta os municípios de Itapecerica da Serra, São Sebastião e Caraguatatuba com a média mais alta de homicídios no período de 2001 a 2003. É um verdadeiro balde de água fria para quem procurou essa região, fugindo da violência da Capital, como é o meu caso.Na região de Interlagos, onde morava, era cada vez maior o número de casas fechadas devido à mudança dos proprietários e à dificuldade de vender ou alugar o imóvel.
Fiquei muito assustado e, ao mesmo tempo aliviado por Ubatuba ainda não estar entre as dez mais violentas. Como sou novo na região, não tenho muitas informações para explicar as causas dessa situação. Ontem, ao encontrar um morador de “Caraguá” perguntei a ele quais seriam as causas. Para ele, isso é a conseqüência de uma administração que não investe no social.
O senhor Secretário de Segurança Pública comentando esses da…

EMPREGO E RENDA

Ronaldo Dias
Estes dois itens fazem a cabeça de qualquer eleitor. Do mais consciente ao mais necessitado. Quem não quer e quem não precisa? Cabe ao poder público planejar, desenvolver, programar e implementar políticas de desenvolvimento econômico, utilizando-se, para tanto, de todos os meios de que dispõe. Assim, somos testemunhas de verdadeiras batalhas interestaduais e municipais, disputando sedes e filiais de empresas de todos os setores econômicos. Indústrias, comércios e serviços. Os objetivos de criação de empregos e renda, justificam uma lista, muitas vezes, interminável de incentivos de toda ordem. De doação de áreas, facilidades de licenciamentos, isenções fiscais temporárias etc. São na verdade “investimentos” públicos em busca do desenvolvimento econômico local. Estas histórias tornaram-se tão corriqueiras na mídia que já nem mesmo chamam nossa atenção. Ubatuba, na contramão da lógica, sem inovação, sem ao menos “copiar” o que está dando certo, esta inerte há muitos anos,…

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

Eduardo César, tenente José Nicodemos e Adilson Cordeiro

Prefeito toma posse como presidente da Junta Militar

Cerimônia aconteceu em Taubaté com a presença de diversas autoridades militares

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César (PL), tomou posse ontem 31, como presidente da 82ª Junta de Serviço Militar de Ubatuba. A cerimônia aconteceu no CAVEX (Comando da Aviação do Exército), em Taubaté. Estiveram presentes na cerimônia o General de Brigada de Aviação Francisco Carlos Modesto, comandante do Comavex, o tenente coronel Robson José Vieira de Carvalho, chefe da 4ª CSM e 1º tenente José Nicodemos da Silva, delegado da 8ª DelSM-4ª CSM. Além do prefeito Eduardo César, outros 11 prefeitos também tomaram posse como presidentes das Juntas de Serviço Militar de seus municípios. Agora como presidente, o prefeito tem a competência de fornecer pessoal, material e condições estruturais para manter em andamento os trabalhos realizados pelo Exército, por meio da Junta Militar de Ubatuba.

Com…

Critérios para os quiosques

Comissão define os critérios para reforma de quiosques
A comissão instituída pelo prefeito Eduardo César para determinar os novos parâmetros a serem adotados nas obras de reformas dos quiosques da Praia Grande concluiu ontem (31) os seus trabalhos. De acordo com a ata da reunião da comissão julgadora, estabeleceu-se que o projeto de padronização, a ser elaborado pela Secretaria de Arquitetura e Urbanismo, obedecerá aos seguintes parâmetros: altura máxima da edificação – 5,40 metros contados do piso da varanda; área coberta fechada de no máximo 63,00 m² correspondendo a um módulo retangular de 9,50 m e comprimento por 6,50 m de largura e a largura máxima das varandas de 4,50 m.
A comissão definiu ainda que a construção dos novos módulos, dentro do padrão a ser fornecido, deverá obedecer aos critérios da melhor estética e menor agressão paisagística. Ficou acordado ainda que uma vez entregue aos permissionários o novo projeto padrão, pela Secretaria de Arquitetura e Urbanismo, eles o prot…

FAST MONEY

Ronaldo Dias
Procurador acusa REDE DE FAST FOOD de "comprar lei" . O négócio foi por apenas R$ 4,45 milhões. Pergunto: Se alguém comprou, certamente, é porque alguem vendeu. Coisa FAST que alguém FOOD.

Editorial

Venceu o bom senso!
Em Ubatuba as coisas caminham lentamente. Pelo menos em certas cabeças. Depois de tantas mudanças no país há quem ainda aposte no denuncismo como forma de ação. Usar do expediente que colocou o atual governo no poder não funciona mais. Deu certo uma vez, mas como dizia Heráclito de Éfeso, uma vez é uma vez. Nessas águas não haverá outro banho. A Câmara rejeitou a “CPI dos Quiosques”. Viva a Câmara. A Praia Grande não precisa de CPIs, precisa de urbanização. Necessita urgentemente de um plano urbanístico. Assim como os países precisam de constituições, as cidades devem ser planejadas para orientar a ocupação do solo. Vou soletrar: U de Uniform, R de Romeu, B de Bravo, A de Alfa, N de November, I de Indian, Z de Zulu, A de Alfa, Ç de Charlie (com cedilha) Ã de Alfa novamente (com til) e O de Oscar. URBANIZAÇÃO. É isso que está faltando. Discutir o porquê das irregularidades existentes é perda de tempo. Ainda que as causas dos descaminhos viessem à luz, o problema Prai…

Cultura de Paz

Rui Alves Grilo- Professor
“Alarmados pela intensificação atual da intolerância, da violência, do terrorismo, da xenofobia, do nacionalismo agressivo, do racismo, do anti-semitismo, da exclusão, da marginalização e da discriminação contra minorias nacionais, étnicas, religiosas e lingüísticas, dos refugiados, dos trabalhadores migrantes, dos imigrantes e dos grupos vulneráveis da sociedade e também pelo aumento dos atos de violência e de intimidação cometidos contra pessoas que exercem sua liberdade de opinião e de expressão, todos comportamentos que ameaçam a consolidação da paz e da democracia no plano nacional e internacional e constituem obstáculos para o desenvolvimento a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, vem incentivando no mundo todo a educação para a tolerância.
Também vem sendo incentivado cada vez mais o protagonismo juvenil, ou seja, que os jovens sejam sujeitos de seus atos e de suas ações e não apenas cumpridores de ordens extern…

Muda

Roberto de Mamede Costa Leite
Aos meus amigos, eventualmente preocupados com minha saúde, pois acometido de reação alérgica à vacina tomada, aviso ter o hábito de escrever, assumir e assinar o que seja de minha autoria e comporte assinatura.
Agradeço, de qualquer forma, a lembrança de minhas bissextas participações em problemas de cidadania.
Contudo, na minha idade, referência a fantasmas sempre dá a sensação arrepiante de que estão falando de corda em casa de enforcado...
Com bronquite alérgica, com as vias respiratórias irritadas e ânimo baixo, estou como canário na muda: não tenho cantado.
Mas não posso deixar de notar que a passarinhada está agitada, cantando, enfeitando nossa Ubatuba com grande gorjeio, demonstrando que quando há ambiente todos participam.
Alguns para tentar construir, outros para tentarem mistificar, alguns para tentarem encobrir velhos rastros, mas, sem dúvida, e é o que me impressiona positivamente, todos estão empenhados em participar.
As participações negativas são…

Nem tudo está perdido

Enviado porMiriam Tabarro
Esta é uma redação feita por uma aluna do curso de Letras, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco - Recife), e que obteve vitória em um concurso interno promovido pelo professor titular da cadeira de Gramática Portuguesa.

"Era a terceira vez que aquele substantivo e aquele artigo se encontravam no elevador. Um substantivo masculino, com um aspecto plural, com alguns anos bem vividos pelas preposições da vida. E o artigo era bem definido, feminino, singular: era ainda novinha, mas com um maravilhoso predicado nominal. Era ingênua, silábica, um pouco átona, até ao contrário dele: um sujeito oculto, com todos os vícios de linguagem, fanáticos por leituras e filmes ortográficos. O substantivo gostou dessa situação: os dois sozinhos, num lugar sem ninguém ver e ouvir. E sem perder essa oportunidade, começou a se insinuar, a perguntar, a conversar. O artigo feminino deixou as reticências de lado, e permitiu esse pequeno índice. De repente, o elevador pára, …

Programação de junho da Fundart

Fique atento!
Durante todo o mês de junho tem programação cultural
Aproveite o friozinho ameno de Ubatuba em junho, para prestigiar os eventos que a Fundart está realizando no município. Tem sempre um evento interessante acontecendo, seja exposição, filme, show, teatro ou dança, para todos os gostos e idades...

01 – QUARTA – 20h00 – Casarão do Porto
NOITE LITERÁRIA EM HOMENAGEM À ELIANA OLIVEIRA.

02 – QUINTA – 20h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE – “CARANDIRU”

03 a 12 – SEXTA A DOMINGO – Casarão do Porto
Exposição das Obras DE ARTISTAS UBATUBENSES SELECIONADAS PARA A ETAPA MUNICIPAL do Mapa Cultural Paulista.
. Desenho de Humor . Fotografia
. Artes Plásticas . Contos . Poesias

03 – SEXTA – 20h00 – Abertura
04 a 12 – Exposição dos trabalhos
Dias úteis, das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00
Sábado e domingo, das 16h00 às 22h00

04 – SÁBADO – 20h00 - Casarão do Porto
CINE CLUBE - “Hans Staden. O filme” (legendado)
20h45 – Praça Exaltação da Santa Cruz
MÚSICA NA PRAÇA
RETRETA MAESTRO PEDRINHO

05 – DOMINGO – …