Postagens

Mostrando postagens de Maio 1, 2005

Atrás das grades

Imagem
sidney borges

O prédio da Câmara agora ostenta essas decorativas grades protetoras

Resta saber para proteger quem de quem. O patrimônio da cidade dos amigos do alheio ou os cidadãos de bem dos... Bem, vocês sabem de quem estou falando. Uma coisa é certa, para os que gostariam de ver políticos atrás das grades, é só ir até à Câmara. É proibido dar amendoins.

Sidney Borges

O tempo passa...

Imagem
sidney borges

O presidente da Câmara e o Vice-prefeito posam para foto histórica.

Essa foto foi tirada no dia 18 de janeiro de 2004, na tarde em que o atual vice-prefeito, Domingos dos Santos, foi escolhido como candidato pelo PT. Candidato a prefeito. Naquele momento ainda não se cogitava da aliança com o PL de Eduardo César. Depois, todos sabem do restante do filme.

Sidney Borges

Notícias do Legislativo

Imagem
miguel angel

Vereador Osmar de Sousa e Paulo Henrique Barjud, prefeito de Jandira

Prefeito de Jandira visita o vereador Osmar de Oliveira

O prefeito Paulo Henrique Barjud, PT, o Paulinho Bururu, de Jandira, Grande São Paulo, esteve na Câmara Municipal, no dia quatro de maio. Ele veio especialmente cumprimentar o aniversariante do dia, o vereador Osmar de Souza, PFL. Houve troca de informações e o vereador pediu o apoio do amigo para conseguir recursos para Ubatuba. Paulinho Bururu se colocou à disposição no que for possível junto à bancada do PT nas esferas Estadual e Federal.

Vereador Osmar de Souza pede urgência para o conserto da Estrada do Sertão da Quina

O vereador Osmar de Souza, PFL, aproveitou a visita que o prefeito Eduardo César fez à Câmara Municipal para entregar a ele uma série de reivindicações para a região Sul de Ubatuba. A mais urgente, segundo o vereador, é o recapeamento da estrada do Sertão da Quina que está "intransitável e prejudicando os moradores do bairro"…

Notícias da Prefeitura

Escola da Praia Dura foi desocupada para reforma

É a terceira vez que alunos da rede municipal precisam ser remanejados este ano, pois algumas escolas não proporcionam condições adequadas para funcionar

Mais uma escola da rede municipal de ensino foi temporariamente desativada por falta de condições de funcionamento. Cerca de 150 crianças do ensino fundamental, que estudam na E. M. Enesmar de Oliveira, na Praia Dura, serão transferidas para um camping no mesmo bairro. Essa decisão foi tomada em reunião com os pais e professores de alunos, que aconteceu na última 3ª feira, 03. Os pais preferem que seus filhos fiquem perto de casa. As crianças ficarão divididas em três salas, que foram adaptadas para recebê-las e a merenda será distribuída normalmente.
Diversos problemas foram apontados na escola da Praia Dura, mas o principal deles é o telhado que foi reformado de modo incorreto. O telhado não possui o caimento adequado e por essa razão, não permite o escoamento. Segundo o chefe de manut…

Se...

Imagem
sidney borges

Praia do Cruzeiro, fotografada numa tarde ensolarada e com pouca névoa.

A praia é linda. Convidativa, perfeita para um mergulho. Pena que é poluída, imprópria, inadequada. Alguém já ouviu o termo "rasgar dinheiro"? É o que Ubatuba faz ao desperdiçar o potencial das praias da cidade, Cruzeiro e Itaguá. Para existir uma indústria turística é preciso educação. Ter praias infestadas de coliformes fecais não é educado, muito menos produtivo. Os turistas querem pouco, a maior parte do que procuram a natureza deu graciosamente para Ubatuba. Em compensação, nasceu na terra uma classe política predatória, burra, desinteressada, inculta, que só serviu para estragar o trabalho da natureza. Será que isso um dia vai mudar? Não há sinais no horizonte, pelo menos não a curto prazo.

Sidney Borges

Infecções Generalizadas

Ronaldo Dias
O que podemos notar é que sofremos de quase tudo. Como um câncer, os problemas crescem e criam, rapidamente profundas raízes. A invasão do Calçadão é o mais novo sintoma. A barraquinha de feirinha, do grande magazine avança, sem necessidade, e abre espaço (para quem tiver apenas audácia) na área destinada a pedestres e conclamam pobres consumidores, com seus potentes amplificadores a empenhar em seu crediário seus últimos e parcos recursos. Também oferecem crédito em suas prateleiras, mesmo com “SPC e SERASA”. Vale tudo. E (dizem) que o “jogo de azar está proibido”. Atônitos, acuados, mas valentes e corajosos, os concorrentes (menores e mais tradicionais) pouco podem fazer e lutam, por alguma condição de igualdade, na disputa pelos escassos clientes. Maio não terminou e, não há feriados no horizonte próximo.
Fora a debutante barraquinha do calçadão, podemos citar ou mesmo anotar, nas diversas matérias dos meios de comunicação locais, diariamente, uma coletânea dos mais var…

Real Madrid

A imprensa esportiva errou a mão, como sempre. Bastou aparecer um gringo endinheirado e o Corinthians foi alçado à condição de Real Madrid brasileiro. Com os dólares fartos do gringo, contrataram um baixinho briguento e um técnico encrenqueiro, também gringos. Real Madrid. Lérias! Como se uma equipe se fizesse do dia para a noite. Há muitos anos, quando o Corinthians capengava no campeonato paulista, ameaçado de rebaixamento e apelidado de “faz-me rir” em alusão à canção de Edith Veiga, o Real Madrid já era o melhor time do Mundo. Di Stéfano, Gento, Puskas e outros, inclusive o brasileiro Didi por algum tempo, formavam um time fantástico. O Real Madrid entrava em campo de uniforme branco, usado até hoje. É sua marca registrada. O time espanhol mantém a tradição de grande equipe desde a década de cinqüenta, sempre com o mesmo uniforme. No Brasil, trocada a diretoria de um clube, trocam a cor da camisa. Não há respeito pelo simbólico. O Santos ficou conhecido mundialmente pelo excelent…

"Improvisações x Regional Norte"

Corsino Aliste Mezquita– Professor*
Improvisar é uma característica de nossa cultura política. Nossos homens públicos improvisam, no verbo e na ação. Geralmente são abjetos e arredios a planejamentos serenos e debatidos.
Improvisações, no verbo, acabam agredindo traseiros com pontapés, vitimando comodismos, falando o que não pode e não deve ser falado e cometendo toda série de indelicadezas e injustiças. Vez por outra desqualificam o improvisador. A maior parte, dessas gafes, acabam depositadas no hilário nacional.
Já a improvisação, na ação, indica falta de planejamento, negligência no trato da coisa pública e, em algumas circunstâncias, improbidade. Freqüentemente ocasionam grandes problemas, fatos paralelos indesejáveis e transtornos e injustiças causadas pela leviandade, o improviso e a participação indevida de pessoas não habilitadas.
Ubatuba não tem estado livre e não está agora dessas improvisações. Algumas de nossas dolorosas mazelas devem-se à precipitação e a decisões não pensad…

Notícias do Legislativo

Imagem
miguel angel

José Cristiano Briet da Silva, da Prefeitura, iluminando a praça Madre Sofia

Praça Madre Sofia de novo iluminada

Depois de muitos meses no escuro, com os equipamentos elétricos danificados, a Praça Madre Sofia, no Ipiranguinha, volta a ficar completamente iluminada. No dia 02 de maio, a Prefeitura, com a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e o vereador Claudinho Gulli, (PMDB) fizeram uma parceria e trocaram 24 lâmpadas, 18 globos e 18 reatores.
Claudinho agradece o desempenho de todos e parabeniza os funcionários da Prefeitura, José Cristiano Briet da Silva, Bartholomeu Dalberto Santos e Adão Rodrigo da Silva pelo "excelente trabalho realizado".
Agora, de acordo com o vereador, a comunidade pode freqüentar a Praça com o conforto e a segurança que merece.

Vereador quer trabalho conjunto na Bela Vista

Os moradores da Bela Vista também fazem parceria com a Prefeitura para resolver os inúmeros problemas do bairro. Para os reparos nas ruas destruídas por causa das chuvas, os m…

Panorama da Fundart

PROGRAMAÇÃO CINECLUBE - MAIO 2005

07 – SÁBADO 20h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE – “CARLOTA JOAQUINA”
Um filme de Carla Camurati
Com Marieta Severo, Marco Nanini, Marcos Palmeira, Vera Holtz e grande elenco.
Sinópse: Assustados com a Revolução Francesa e a aproximação do exército de Napoleão, Carlota Joaquina e D. João VI resolvem fugir para a sua colônia.

08 – DOMINGO – 16h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE INFANTIL – “Turma da Mônica”
Produção: Estúdios Maurício de Sousa – Brasil
Estórias: O Guarda Chuva Voador, a Fonte da Juventude e outras histórias.

14 – SÁBADO – 20h00 – Casarão do Porto
CINE CLUBE – “CIDADE DE DEUS”
Dirigido por Fernando Meirelles. Baseado no romance de Paulo Lins.
Com Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora, Jonatham Haagensen e grande elenco.
É uma saga urbana que acompanha a crescimento do conjunto habitacional de Cidade de Deus, entre o fim dos anos 60 e o começo dos anos 80, pelo olhar de dois jovens que moram na comunidade.

15 – DOMINGO – 16h00 – Casarão do Porto
CINE…

Professor Koba. Um construtor social

Pedro Tuzino- Engenheiro
A política perde um dos seus mais significativo ícones, o parlamentar Paulo Kobayashi, com 59 anos de idade, acometido de câncer, que nos deixa um legado de inquestionável valor social. Desde pequeno passou a interessar-se pelos fenômenos naturais, e com tudo que se relacionava com a terra, sim, pois o Grande Arquiteto do Universo sabia que sobre aquele nissei estava depositada uma missão muito especial, cativar a juventude para a contemplação das suas obras. Como professor iniciou sua vida docente no Curso madureza Santa Inês, no bairro da Liberdade, assim despontou o professor-fenômeno, com um grande carisma, senso de humor e uma notável técnica didática. Logo o notável educador foi contratado pelo Curso Objetivo onde lecionou por 20 anos, para aproximadamente 800 mil alunos, as matérias geografia física, humana, social, econômica, política e ambiental despertando sempre em seus alunos uma visão mais holística sobre os fenômenos e a responsabilidade social …

Das pontes

Imagem
arquivo


Essa magnífica ponte está situada na cidade de Cambridge, na Inglaterra. É conhecida como Ponte Matemática. O nome advém da engenhosidade da estrutura geométrica. A Ressaca, que está sem ponte, como tudo no Brasil sempre sem alguma coisa, poderia ter uma ponte provisória de madeira, barata, bonita, para resolver temporariamente o problema da transposição da calha fluvial. Eu me proponho a fazer o projeto gratuitamente e fiscalizar a obra também gratuitamente, só pelo prazer da contribuição. É preciso arregaçar as mangas e fazer. Estou à disposição. Vou convidar o meu amigo Renato Nunes para fazermos juntos. Vamos resgatar a ponte! Nossas crianças não podem correr riscos desnecessários.

Sidney Borges

Preparar para invadir!

Os americanos devem colocar as barbas de molho. “Vamos invadir sua praia”. A invasão será feita pelo México. Depois de atravessar o Rio Grande encheremos as prisões americanas de tal forma que eles não saberão distinguir quem está preso de quem está solto. Para muita gente é melhor viver preso nos Estados Unidos e comer três vezes ao dia. A coisa aqui no Brasil está difícil. Fora uma pequena parcela da população, que vive concentrada em grandes centros do Sul, os demais estão literalmente sem perspectivas, esperando um futuro que nunca chega. O jeito é dar no pé. Os americanos não sabem o que os espera. “O brasileiro não desiste nunca”, diz a propaganda oficial. Vale à pena correr risco de morte ou de cadeia. Horrível é a deportação. Voltar à barbárie. Afinal de contas, a morte é parte da vida. O que não está no script é a morte civil. Não é humano, embora seja o estado em que vivem os brasileiros, mais de cem milhões deles. Sem terra, sem emprego, sem atendimento médico, sem “escola”…

OBRIGADO

Imagem
roberto mamede

Aqui e agora, ao menos, vale a pena ...

Roberto de Mamede Costa Leite - Advogado
Hoje (04/05) acessei o UV e como sempre acontece quando nada esperamos, me vi frente a três cronistas que tocavam, cada qual, em assunto diferente e complementar.
Primeiro a corajosa divagação pessoal do Sidney a respeito da VELHICE.
Comovido com a lucidez do texto e das constatações, agradeço a súmula que me é recorrente e que nunca vi tão corajosa e claramente colocada. Só invejo não ter tido o talento e a clarividência de escrevê-la.
Quanto à conjuntura percebida do jornalismo, eu acho que há que garimpar na idéia de que há menos leitores a cada dia, com capacidade de crítica e entendimento. A televisão, sem embargo de sua grande utilidade, tornou grande parte da população cliente de ‘pf cognitivo’.
Ler com espírito crítico dá trabalho, requer estudo, inteligência e cultura ...
‘Just in case’, há artigo de VARGAS LLOSA no ESTADÃO de domingo, 010505, pag. A18, com o título de FUNDAMENTALISTAS E …

Amizade

Enviado porValter Capop*
O filho pergunta à mãe:
-Mãe, posso ir ao hospital ver meu amigo? Ele está doente!
Claro, mas o que ele tem?
-Tumor no cérebro.
A mãe, furiosa, replica:
-E você quer ir lá para quê? Vê-lo morrer?
O filho ignora a advertência e vai...
Horas depois retorna com os olhos vermelhos, dizendo:
Foi horrível, ele morreu na minha frente!
A mãe, com raiva:
-E agora?! Você está feliz?! Valeu a pena ter visto aquela cena?!
Com lágrimas nos olhos e, acompanhado de um sorriso, ele respondeu:
- Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e dizer:
EU TINHA CERTEZA QUE VOCÊ VINHA!
* Faz aniversário hoje!

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

Os cursos ministrados dão acesso ao mercado de trabalho formal

Balcão de Empregos treina cadastrados

Mais de trinta pessoas passaram por curso de capacitação

A Secretaria de Assistência Social, através do Balcão de Empregos, promoveu no dia 3, a palestra Motivados para vencer: buscando a capacitação profissional. O treinamento, que aconteceu nas dependências da Secretaria de Educação foi aplicado pela facilitadora Joyce Souza e os treinandos puderam participar ativamente, inclusive apresentando sugestões para melhor aproveitamento do aprendizado em nossa região.
“O objetivo do trabalho é informar, capacitar e preparar os candidatos para o mercado de trabalho, conseqüentemente as empresas terão colaboradores/empregados mais preparados para prestar serviços de qualidade, buscando a excelência no foco ao cliente,” salientou Joyce.
O treinamento durou cerca de duas horas e reuniu trinta e oito pessoas cadastradas no Balcão de Empregos, que puderam receber noções de ética profissional…

A grande luta!

Imagem
sidney borges


Nesse momento os contendores ainda estavam na fase de estudos. Depois do aquecimento inicial o lutador mais alto partiu para o combate franco. Na base dos contragolpes o baixinho conseguiu manter a distância e equilibrou a contenda. No final os jurados optaram pelo empate. A torcida aplaudiu.

Sidney Borges

Direto da redação

Imagem
sidney borges


O Sol voltou a brilhar na redação do Ubatuba Víbora como há muito não o fazia. Apesar da luz intensa o frio está se fazendo presente. Como os leitores podem observar, a lareira ao fundo logo justificará a existência. Lareira acesa, o cão dormindo no tapete, um bom vinho e "Chet Baker" cantando "My funny Valentine". O que mais um homem pode querer? Cafuné na cabeça é pedir muito?

Sidney Borges

Velhice

Devo estar ficando velho. Devo não, estou. Apesar disso deixo claro aos que me lêem que é contra a vontade. Infelizmente para os seres multicelulares a fluidez do tempo leva ao desconhecido. Como será a não existência? Turbulenta? Felizes os que crêem em alguma coisa, para eles a vida continua. Será que acreditam mesmo? O fluxo temporal é inexorável e como todo fluxo contínuo deve transportar alguma energia. Suponho que seja a energia que exaure o indivíduo enquanto aprimora a espécie. Parece paradoxal, é real. Será que em algum momento conseguiremos usar a energia do passar do tempo? Ou seria do espaço-tempo? Sempre acreditei na jovialidade da alma, afinal de contas é preciso acreditar em alguma coisa. “Young at heart”. A frase me lembra um dos mais belos planos-seqüência da história do cinema. O autor foi o mestre Martin Ritt, no filme “The Front”, “testa de ferro por acaso” na tradução. Mostra uma panorâmica de Nova Iorque, de Manhattan para ser mais preciso, com “Young at heart” c…

Uma ponte sobre águas turbulentas

Imagem
sidney borges


Esse bloco granítico de forma indefinida foi um dia uma ponte. A ponte da Ressaca, que a chuva levou. Sob ela passaram águas turbulentas e suponho até um Celacanto feroz. Tanto passaram, águas e quimeras, que um dia resolveram que a levariam consigo. Agora é preciso construir outra. Espero que seja bonita, tudo o que o homem faz deve perseguir a beleza. O belo agrada aos olhos e ao coração.

Sidney Borges

Frase Certa

Roberto Francine Jr.
Acordei com a mãe de todas as ressacas, virei e ao lado da cama, havia um copo de água e duas aspirinas. Olhei em volta e vi minha roupa passada e pendurada. O quarto estava em perfeita ordem. Havia um bilhete de minha mulher:
- "Querido, deixei seu café pronto na copa. Fui ao supermercado. Beijos".
Desci e encontrei um lauto café esperando por mim. Perguntei à minha filha:
- O que aconteceu ontem?
- Bem, pai, você chegou às 3 da madrugada, completamente bêbado, vomitou no tapete da sala, quebrou móveis, mijou no guarda-roupa e machucou o olho ao bater na porta do quarto.
E por que está tudo arrumado, café preparado, roupa passada, aspirinas para a ressaca e um bilhete amoroso da sua mãe?
- Bem, é que mamãe o arrastou até a cama e, quando ela estava tirando a sua calça, você disse:
"NÃO FAÇA ISSO, MOÇA, EU SOU CASADO!"
Conclusões:
Uma ressaca - 70,00 reais (+ ou -)
Móveis destruídos - 1.200,00 reais
Café da manhã - 10,00 reais
Dizer a frase certa no momen…

Notícias do Legislativo

Câmara Municipal de Ubatuba
Boletim da 13ª sessão Ordinária de 3 de maio de 2005

ORDEM DO DIA
Em única discussão:

01 - Adiado por duas Sessões o PROJETO DE LEI N° 027/05, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, que acrescenta parágrafo ao artigo 76 da Lei 711/84, estabelecendo prazo de 30 dias para que o proprietário da obra em infração proceda a sua regularização sem prejuízo da continuidade dos trabalhos.

02 - Aprovado por unanimidade o PROJETO DE LEI N° 037/05, do EXECUTIVO, que altera o art. 3º, Caput, da Lei nº 2666 de 04 de abril de 2.005, ampliando para a referência 14 (quatorze) os servidores beneficiados com a Cesta Básica.

03 - Aprovado por unanimidade o PEDIDO DE INFORMAÇÃO N° 036/05, do Ver. RICARDO CORTES - PV, sobre a Merenda Escolar, das escolas de nosso Município.

04 -Aprovado por unanimidade o PEDIDO DE INFORMAÇÃO N° 037/05, do Ver. ROMERSON DE OLIVEIRA - PFL, sobre a situação da creche que será aberta, no bairro do Perequê-Mirim.

05 - Aprovado por unanimidade o REQUERIMENTO Nº 14…

Argentinos & Severinos

Ronaldo Dias
Conheço vários argentinos e eles, não têm nada a ver com os seus governos. Como eu, e muitos outros brasileiros, não temos nada a ver, com o que fazem e dizem, nossos governantes. Não dá para endossar as inúmeras bobagens de seus respectivos falatórios. A última do Severino é que estupro é acidente. Não "visse"? Deixa algum estuprador, com tara descontrolada, por individuo em grau avançado de senilidade, encontrá-lo em um beco escuro qualquer, que ele muda de idéia (ou de partido). Quanto aos seus pares argentinos, que agora querem ser tratados como sócios... Sócios em que? Cheios de dívidas e, com um histórico de calotes, quem vai quere-los de sócios? Entrariam com o que em uma "sociedade"? Com conversa? Com seu PIB de tangos? A coisa lá, ta tão preta, que o último tango produzido, foi do Carlos Gardel. Melhor providenciar, rapidamente, uma grande doação de bússolas. Quem sabe, com alguma orientação, achem o caminho.

Ciclistas - Esclarecimento

Antes que …

Panorama da Fundart

PROGRAMAÇÃO CULTURAL - MAIO 2005

01 - DOMINGO - 20h45
Praça Exaltação à Santa Cruz
MÚSICA NA PRAÇA
RETRETA MAESTRO PEDRINHO
Homenagem ao dia do Trabalhador.

04 - QUARTA - 19h30 - Ipiranguinha
Escola Estadual " Idalina Graça"
PALESTRA " A CULTURADO HIP HOP"
Ferréz - Reginaldo Ferreira da Silva
Autor dos livros "Capão Pecado" e " Manual Prático do Ódio".
Colunista da revista Caros Amigos. Prêmio Associação Paulista
de Críticos de Arte - melhor projeto de literatura - 2001.
Realização: Secretaria de Educação, Fundart e Coordenadoria da Mulher.

05 - QUINTA - 21h00 - Praça Anchieta
PARCEIROS DA CULTURA - Fundart e Bar do Pirata.
BANDA PRACANIZ - Pop Rock Nacional e Internacional.

06 - 20h00 - SEXTA MUSICAL
O melhor da MPB ao vivo com Júnior Bahia & Cia.

07 - SÁBADO - 20h00 - Picinguaba
SEXTETO CAIÇARA
1ª Festa da Cultura da Pincinguaba.
20h00 - Casarão do Porto
CINE CLUB - "CARLOTA JOAQUINA"

08 - DOMINGO - 20h45 - Praça Exaltação à Santa Cruz
MÚSICA NA PRAÇA - …

Notícias da Prefeitura

Homenagem às Mães do projeto Atividade Física e Cidadania

As mães que participam do projeto Atividade Física e Cidadania, promovido pela Divisão de Esportes Comunitários da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba, serão homenageadas na próxima sexta-feira, dia 6, no Ubatuba Tênis Clube. Diversas atividades foram programadas, como jogos de mesa, alongamento e esportes adaptados para os alunos da Melhor Idade.
“O projeto atende cerca de 400 pessoas em diversos bairros e aproveitamos a data para homenagear as mães e promover uma reunião entre todos os núcleos”, diz Sidney Rocha, coordenador do setor da Secretaria de Esporte e Lazer.O projeto Atividade Física e Cidadania especial “Dia das Mães” acontece à partir das 9h no Ubatuba Tênis Clube, Rodovia Osvaldo Cruz, 566, Jd. Carolina. PMU



Municipal de Basquete de Ubatuba aponta favoritos

Móveis Docelar conquista segunda vitória e assume a ponta da tabela

A equipe de Móveis Docelar saiu beneficiada após a segunda rodada do municipal de Basquete …

Salvem as baleias!

Arnold Hauser(Sidney Borges)*
O Conselho Deliberativo da Fundart decidiu democraticamente não aprovar projetos culturais apresentados por membros do Conselho ou por funcionários da Fundação. Leia-se culturais entre aspas, tem um dinheirinho nisso, como dizia o maestro Tom Jobim. A medida está dentro do que o governo atual propôs na campanha. Resgatar a dignidade, a ética e a moral de um órgão público que viu seus ideais desvirtuados ao longo do tempo, com verbas sendo usadas de forma não apropriada aos interesses da comunidade. Os conselheiros da Fundart não são obrigados a ter essa função, candidatam-se espontaneamente, mas devem saber que uma vez eleitos estarão eticamente impedidos de receber verbas para seus projetos. O mesmo vale para os funcionários, quase sempre nomeados pela atuação na última campanha. É o que se chama de fisiologismo, o contrário de meritocracia, prática usual em Ubatuba, como mostram as evidências. Não há na decisão nenhuma apreciação de ordem estética, ningu…

Salvem a Arte

Aiyan Zack(José Antonio G. T. Freitas)*
Ao Prefeito de Ubatuba, ao Presidente da Fundart e à Comunidade. Salvem A Arte! A Arte, antes que um emprego, é um dom que transcende a rotina mental do ser humano. Uma vida sem arte é apenas um ESTATUTO que todos têm que seguir à risca. Feliz a comunidade que tenha em seus representantes culturais, ARTISTAS, ao invés de burocratas. E artistas exercendo a sua arte, organizando e MOSTRANDO como se faz arte, para que ela não seja um manual a ser teoricamente discutido, mas um farol aceso sinalizando, na prática, caminhos que integrem o ser humano à própria arte de viver.
Existe no Conselho Deliberativo da Fundart, formado pelo presidente e coordenadores de grupos setoriais, uma polêmica se funcionários e coordenadores de grupos setoriais poderiam apresentar seus próprios projetos artísticos à Fundação, o que NADA CONSTA nos estatutos da Fundart.
A questão da não aprovação da Oficina de Teatro de Bonecos, desenvolvida por um verdadeiro artista, advém …

HIP HOP em Ubatuba

O que Ubatuba tem a ver com o Hip Hop?
Assista à palestra do escritor Ferréz e descubra.

DIA 04 DE MAIO – QUARTA-FEIRA – 19h30 – Ipiranguinha
Escola Estadual “ Idalina Graça”
Rua da Cascata, 400 - (12) 3832-4719/7104

Palestra: “A cultura do HIP HOP”

Palestrante:
Ferréz – Reginaldo Ferreira da Silva.

Autor dos livros “Capão Pecado” e “ Manual Prático do Ódio”.
. Colunista da Revista Caros Amigos.
. Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA.
. Melhor Projeto de Literatura – 2001.
Realização: Secretaria de Educação, Fundart e Coordenadoria da Mulher.

Fundart – Praça Anchieta, 38 – Centro (12) 3833-7000 / 7001
Para saber mais sobre o palestrante, acesse: www.ferrez.blogspot.com
Fonte: Fundart

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

As meninas jogam um futebol de bom nível técnico e bonito de ser visto

Região Sul recebe torneio de Soccer 5 Feminino

A Secretaria de Esporte e Lazer realiza na praia da Lagoinha no próximo dia 15, a segunda edição do torneio de Soccer 5 Feminino. A primeira edição, realizada em março, no Perequê Açu, foi vencida pela equipe do Sumidouro e teve a participação de três equipes da região sul, o que motivou o secretário municipal Bittencourt Jr a escolher a região para a realização desse segundo torneio. “Nossa proposta é levar o esporte a todas as regiões da cidade. A região sul ficou esquecida por muito tempo, mas estamos recuperando o tempo perdido. A Escolinha de Surf já foi implantada na Maranduba e agora daremos início a outros eventos”, disse o secretário.
As inscrições para o torneio estão abertas na Secretaria de Esporte e Lazer até o dia 13, são gratuitas e as equipes podem ser compostas por até oito jogadoras. O Soccer 5 Feminino é uma realização da Secretaria de Esporte…

Encontro do PPS em Pindamonhangaba

Imagem
divulgação

Zizinho Vigneron, Roberto Freire e Edson Bettin, em Pindamonhangaba

Edson Bettin
Reuniram-se na Câmara Municipal de Pindamonhangaba, dia 29, sábado, o prefeito de São Sebastião, Sr. Juan Pons, o presidente da Câmara de Caraguá, Sr. Juarez Pardin, o prefeito anfitrião , vereadores das cidades de Taubaté e São José dos Campos, entre outros. Ubatuba foi representada no encontro Regional do PPS pelo Eng. Edson Bettin e o ex-prefeito Zizinho Vigneron. O objetivo do encontro foi o lançamento da candidatura do deputado federal Roberto Freire à Presidência da Republica. O deputado fez questão de ouvir na tribuna o Eng. Bettin sobre seu trabalho para levar a energia elétrica à região norte do município de Ubatuba. Para o deputado “esta situação seria natural se estivesse ocorrendo no nordeste, infelizmente é uma realidade a deficiência na prestação de serviços. É impressionante chegar a São Paulo e alguém dizer que não tem o serviço essencial de energia elétrica" .
Na oportunidade …

Motoristas X Ciclistas (Opinião)

Jussara Cordeiro Guimarães*
Estou cansada de ouvir e ler reclamações de motoristas contra os ciclistas da cidade, e concordo que existem sim alguns mal educados, como muitos motoristas também. Mas reparo que as reclamações são colocadas de uma maneira muito elitista, prevalecendo o ponto de vista de pessoas que possuem carro e que talvez nunca tenham necessitado de usar uma bicicleta como meio de transporte. Consideremos então os seguintes fatos:
1) Os ciclistas são a MAIORIA da população da cidade, pessoas pobres que não têm dinheiro para comprar um carro.
2) Eles andam de bicicleta não por esporte ou lazer, mas como meio de transporte, pois muitos deles não têm dinheiro sequer para pagar uma passagem de ônibus, e muitas vezes nem acesso e esse tipo de transporte.
3) Essa MAIORIA da população, é composta, além de trabalhadores e estudantes, também de donas de casa, crianças e pessoas idosas.
4) Essas pessoas estão totalmente desprotegidas, têm que enfrentar no seu dia a dia, vento, chuva,…

A vida é um buraco...

Imagem
sidney borges

Do lado esquerdo um buraco, no meio outro buraco, do lado direito...

Crise existencial. É isso que acomete o motorista que encontra uma situação como a da foto. Se desviar para a direita, cai no buraco. Se desviar para a esquerda, cai no buraco. Se for em frente, cai no buraco. Se voltar, cai no buraco onde já tinha caído. No último caso há uma opção, o motorista pode escolher outro buraco, enfim, variar de buraco pode até ser divertido. No bom sentido, é claro! Antevejo uma campanha de sucesso: “Adote um buraco e ele será todo seu”. Escolha onde quebrar o seu amortecedor, exerça a cidadania em sua plenitude. Um dia um desses buracos vai dar no Japão. A população brasileira vai poder se jogar nele e emergir onde há emprego e estabilidade. Os japoneses é que não vão gostar nada. Só mesmo indo para o Japão para ser cidadão. Onde estão os cargueiros do Lóide? O presidente Lula diz que por aqui vai tudo bem. Por que então tanta gente quer ir para os Estados Unidos lavar privad…

Caminhos difíceis

Imagem
sidney borges

A terra que desceu com a chuva quase impede o trânsito na ponte

A paisagem descortinada da encosta do Itaguá é magnifica. Foi para desfrutar desse panorama especial que ontem, dia 1º de maio, resolvi dar um passeio no portinho. No caminho uma surpresa desagradável. A ponte que fica logo após o Iate Clube Tamoios está coberta de lama. Parei para fotografar e soube que esteve pior, com carros encalhando inclusive. É só passar uma máquina que resolve. Tirar a lama não será difícil. Tampar os buracos é outra história, há muitos. Eduardo César herdou uma malha viária destruída, vai ter muito trabalho para reconstruir.

Sidney Borges

Elvis não morreu

Imagem
carlos rizzo

Campephilus principalii, ou Ivory woodpecker

Carlos Rizzo
Elvis não morreu. Foi assim que os americanos do norte classificaram a importância do fato. Para a Ornitologia o reaparecimento de uma ave dada como extinta durante 50 anos se compararia, em extraordinário, a um retorno do rei do rock. O Campephilus principalii, ou Ivory woodpecker, ou ainda o pica-pau do bico de marfim, foi novamente observado. O ultimo registro dele era um filme em preto e branco rodado em 1950. Agora, todos os cientistas deverão registra-lo com todas as cores, matizes e sons que as novas tecnologias nos oferecem.
O interessante é que parte deste crédito devemos às entidades de caça. A legislação estadunidense reconhece o esporte da caça, mas para cada hectare liberado para a atividade, as entidades são obrigadas a recuperar outro tanto em ambiente degradado. Uma formula simples, que aplicada há mais de 50 anos, resulta em déficit de áreas a serem recuperadas. Nos Estados Unidos, as entidades ligadas…

Paço Municipal

Toda sugestão, que assegure a transparência e a legitimidade de qualquer procedimento público, é bem vinda. Na minha opinião a abertura de concurso entre arquitetos nacionais e até estrangeiros, para a escolha de profissionais que deverão executar as obras da nova Casa de Leis é uma forma correta e democrática. A sugestão do jornalista Sidney Borges reforça o meu interesse em fazer uma política participativa e inovadora, visando sempre o benefício da população e, neste caso, a projeção da cidade de Ubatuba.
Em relação à escolha do local para a construção da nova Câmara, acredito que deverá ser precedida de estudos mais aprofundados. Como qualquer prédio público desse porte é, geralmente, um vetor de desenvolvimento no local onde está instalado, acho que uma criteriosa descentralização da Casa de Leis poderá gerar oportunidades de desenvolvimento urbano.

Jairo dos Santos
Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba

Notícias do Legislativo

Imagem
divulgação

Vereador Romerson de Oliveira com o secretário João Paulo Rolim

Vereador Romerson de Oliveira, (Mico) em ação

A atuação do vereador Romerson de Oliveira, (Mico) do PFL, abrange várias áreas.

Na Educação, o empenho de Mico é para remanejar as crianças da Creche Maria da Cruz de Oliveira, no Perequê Mirim, para um local onde elas fiquem separadas dos alunos do Ensino Fundamental. O local encontrado é no próprio bairro e tem capacidade para atender uma demanda maior que a de hoje. O vereador se reuniu com o prefeito Eduardo César e com a secretária da Educação Isabel Rosely e já encaminhou um pedido de informações para saber quando e quantas crianças serão atendidas.
Em relação a Obras, o vereador foi com o secretário João Paulo Rolim visitar o Saco da Ribeira e o Perequê Mirim. Os moradores dos dois bairros solicitam a captação de águas pluviais na rua da Mangueira e serviços de drenagem e escoamento de água em várias ruas.
Para melhorar o atendimento à Saúde da população do bairro…