Postagens

Mostrando postagens de Abril 24, 2005

Panorama da Fundart

Imagem
divulgação

O maestro dá instruções aos atentos cantores do "Coral Canto Caiçara"

28 DE ABRIL - QUINTA - 20h00 - Casarão do Porto
LEITURA BRANCA
Foi um sucesso mais um encontro para leitura branca na Fundart. Aiyan Zack desenvolveu uma gostosa e divertida dinâmica com músicas e o texto de Chico Buarque “Ópera do Malandro”. Você também pode participar desse encontro e descobrir a arte escondida em você. Aiyan Zack é ator, diretor, bailarino, promotor de eventos e terapeuta holístico. Participou como ator e diretor de vários espetáculos entre o Rio e São Paulo. Atualmente coordena o Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba.

23 DE ABRIL - SÁBADO - 20h00 - Casarão do Porto
SERESTAS E SERESTEIROS
Sob a apresentação de Sérgio e Regina, Serestas e Seresteiros tem sido um dos programas de maior sucesso da Fundart na categoria “encontro mensal”. No último sábado, 23 de abril, um grupo de ilustres artistas amantes da boa música se reuniu para fazer o qu…

Mapa Cultural Paulista

Inscreva-se para a fase municipal do Mapa Cultural Paulista.

Esta é a chance de mostrar o seu valor artístico.

O Mapa Cultural Paulista objetiva identificar e ressaltar a produção cultural do interior e do litoral de São Paulo em treze regiões, com as expressões artísticas;

Artes Plásticas, Canto Coral, Dança, Desenho de Humor, Fotografia, Literatura: Conto & Poesia, Teatro e Vídeo.

O Mapa Cultural Paulista representa um avanço na política cultural, seja pelo intercâmbio nas regiões, valorizando novos talentos, com um movimento que une as mais distantes e diferentes culturas regionais. Em 2003-2004 mobilizou 316 municípios com 1663 inscrições.

INSCRIÇÕES DA FASE MUNICIPAL – UBATUBA – SP, DE 27 DE ABRIL A 30 DE MAIO – 2005
NA FUNDAÇÃO DE ARTE E CULTURA DE UBATUBA.(FUNDART)
Aquisição de fotocópia do regulamento e retirada da ficha de inscrição na Biblioteca de Ubatuba – praça 13 de maio – centro.

DE 01 A 12 DE JUNHO – 2005
Escolha e exposição dos trabalhos.

MODALIDADES

Artes Plásticas
O artist…

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

Alunos observam orgulhosos a exposição de seus trabalhos

Secretaria de Educação expõe trabalho de crianças do ensino fundamental

O objetivo é incentivar as crianças a gostarem de arte e ensinar a elas técnicas que podem virar uma profissão futuramente

A Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba está realizando uma exposição dos trabalhos artesanais de crianças de 1ª a 4ª série da escola Municipal Maria Salete. Os artesanatos são resultado de uma oficina de arte que funciona na escola. O material produzido fica exposto e pode ser vendido na escola.
São bolsas em borracha de E.V.A, caixinhas em argila e imãs de geladeira em biscuit. As crianças fizeram também belos trabalhos com materiais recicláveis, do tipo: sacolinhas com caixas longa-vida, porta-lápis de latas e vasos decorativos de papel. Outras obras que chamam a atenção são as reproduções de pinturas de artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral e Portinari.
A exposição começou na 6ª feira, dia 29 e ficará na Secretaria…

Celebridades

Michael Jackson cogitou de enviar para o Brasil um dos garotos que o acusam de pedofilia. Por que o Brasil? Segundo Ray Berger, de Nova Iorque, psicanalista lacaniano, o Brasil tem um papel preponderante no imaginário erótico do astro. Berger, que deu o parecer pela modesta quantia de dois milhões de dólares, a pedido dos advogados do cantor, afirmou que tudo começou com a leitura de um conto de um autor brasileiro, povoado de anões bezuntados. A obra foi publicada na seção de sugestões de uso do produto, no boletim de uma fábrica de vaselina perfumada de Connecticut. O astro gostou da idéia e resolveu experimentar. Como não encontrasse anões, bezuntou garotos de uma escola vizinha. Segundo Berger, desde esse dia ele nunca mais parou. Outro psicanalista, Helmuth Heinz, da Baviera, freudiano ortodoxo, contratado pela promotoria, disse que tudo não passa de manobra dos advogados de defesa. Casos como o de Jackson eram comuns na Alemanha dos anos trinta, onde havia bezuntadores que coloc…

Notícias do Legislativo

Imagem
miguel angel

Membros da Defesa Civil de Ubatuba homenageados na Câmara

Homenagem à Defesa Civil de Ubatuba

O vereador Ricardo Cortes (PV) homenageou os integrantes da Defesa Civil de Ubatuba, na sessão de Câmara do dia 19 de abril.
Na Moção de Congratulações, o vereador destacou o brilhante trabalho dos voluntários que sempre se desdobram para atender a todos. Ricardo Cortes lembrou a luta dos homens e mulheres, "que não medem esforços para atuar em locais isolados e de difícil acesso", como, por exemplo, na ocasião das chuvas fortes que transtornaram a cidade.
A marca da solidariedade da Defesa Civil, segundo o vereador, está presente no dia a dia e vai desde a limpeza das casas, depois de um alagamento, até o socorro de pessoas ilhadas e o transporte dos feridos ao hospital.
Ricardo Cortes reuniu, nesta Moção de Congratulações à Defesa Civil, o sentimento de gratidão de toda a população de Ubatuba, pelos relevantes serviços prestados pela entidade.
Fonte: Assessoria de Comunicaçã…

Juros altos?

Imagem
febraban

Bundas, grudadas na plataforma ilustram o que disse o presidente

Elas só fazem com que os interesses dos banqueiros prevaleçam. Mexam-se, tirem suas bundas das cadeiras, só assim os juros cairão. Não importa se a bunda é grande ou pequena, bonita ou feia. Com a bunda baixaremos os juros.

Sidney Borges
Sobre fala do presidente Lula, que conceitua o tempo todo, raciocina em bloco!

TRASEIROS

Ronaldo Dias
Lula lá, manda que levantemos os traseiros, contra os juros estratosféricos que pagamos. Levantar para irmos à Brasília? Venezuela? Ou Cuba? Enquanto isso, os bancos ficam nos esperando, tranquilamente, sentados. Esta, não foi uma sugestão inteligente ou, de quem entende do assunto. Perdeu mais uma oportunidade de ficar calado. A continuar, descobrirá em 2006, tardiamente, que traseiros tem outras serventias.

COMUNICADO

Em decorrência das últimas chuvas que caíram sobre Ubatuba na quarta e quinta-feira, 20 e 21 de abril, os equipamentos do Cineclube e o auditório foram danificados. Diante da situação, a equipe da Fundart está adiando a sessão de cinema desta sexta-feira, dia 29 de abril, às 20h00.
Gratos pela compreensão.

Equipe Fundart

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

Atletas de Jiu Jitsu de Ubatuba ao lado do Secretário de Esporte e Lazer

Medalhistas do Jiu Jitsu visitam secretário

Os atletas do Jiu Jitsu que conquistaram medalhas na Copa Brasil de Jiu Jitsu disputada na Vila Olímpica de Duque de Caxias (RJ) estiveram reunidos com o secretário de Esporte e Lazer de Ubatuba, Bittencourt Jr. Os atletas Leandro Thomas (ouro), Vinícius Leite, Wladimir Vega, Trajano Medrado e Angélica Firme (bronze) acompanhados de Wanderlei Leite, Alessandro de Souza e Francisco Teodoro (4º lugar em suas categorias) apresentaram as medalhas conquistadas e parabenizaram o secretário pela iniciativa de apoiar a união das academias em torneios disputados fora da cidade.
Segundo o secretário Bittencourt Jr essa união só veio fortalecer o esporte. “As medalhas conquistadas são a prova que essa união foi muito salutar. Estamos iniciando esse trabalho com outras modalidades como judô, karatê e capoeira por exemplo”, frisou o secretário.

Judô

Neste final de semana o judô…

E agora?

Na terça-feira o Estadão trouxe na capa uma chamada para uma matéria que falava da aprovação do FMI ao governo brasileiro. Segundo o jornalão, o Brasil está fazendo a lição de casa direito. Se continuar assim em poucos anos será uma potência. Igual à rádio Camanducaia, que é uma potência em recrame! Bullshit, para usar o idioma do patrão. Do jeito que estamos caminhando é mais fácil ficarmos parecidos com o Haiti, o que é um fato, o Haiti é aqui! Há os bolsões bélgicos. Bélgicos? O gordão Herman Khan, contrariando o que dizia o gordão Delfim Netto, afirmou que o milagre brasileiro era uma balela e que no ano 2000 estaríamos endividados e com índices de desenvolvimento muito abaixo do que previam os Delfim Boys e seus blue caps. Disse isso em 1970, em plena era Médici ou mude-se ou chape-se ou vá para Arembepe. Quiseram dar ciclamato para ele, na época ciclamato dava câncer, agora faz bem. Virgindade também dava câncer, hoje nem existe mais, fora uma tia de setenta e picos que continua…

Lula

Imagem
SBC


Conceitua o tempo todo,
raciocina em bloco!

Sidney Borges

11 de setembro

Quem não se lembra daquele dia fatídico em que foi possível assistir ao vivo um avião entrando numa das torres gêmeas. Segundo a imprensa, o atentado múltiplo foi composto de dois aviões que se estatelaram contra as torres, um abatido e um Boeing 757 lançado contra o Pentágono. Sobre este último há controvérsias. Teria sido um avião, um míssil ou uma armação do FBI? Clique no link e tire as suas dúvidas. http://www.pentagonstrike.co.uk/pentagon_bp.htm#Main

Sidney Borges
Link enviado por Roberto Francine

Prova natatória

Imagem
divulgação

Cartaz de 1969, resquícios da era Ciccillo

Travessia Internacional de Ubatuba será o destaque esportivo do mês de maio

Atletas de Ubatuba terão inscrição gratuita até o dia 3

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Ubatuba deu início aos preparativos para a 36ª Travessia Internacional de Ubatuba, que acontece no próximo dia 15 de maio. O secretário Bittencourt Jr. não mede esforços para que a prova tenha o mesmo brilho do passado, quando os grandes clubes do país e do exterior tinham na Travessia uma de suas principais provas do calendário. “Vamos trabalhar para trazer de volta o glamour que a prova teve nos anos 60 e 70, quando as equipes mandavam sua força máxima a Ubatuba. O melhor nadador brasileiro dos anos 70 e 80, Djan Madruga, vinha disputar a prova, além de atletas de outros países, como Espanha, Líbano e Argentina”, disse o secretário.
Uma das maiores preocupações do secretário é quanto à segurança dos atletas, sempre elogiada nas etapas de Ubatuba. “Estamos em co…

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

Ramphocelus Bresilius, ou melhor, Tiê Sangue, ave comum em Ubatuba

Ubatuba atrai observadores de pássaros de todo o mundo

A diversidade de Ubatuba representa cerca de 10% das espécies encontradas na América Latina

No mês de maio inicia-se a nova temporada de observação de pássaros em Ubatuba. Todos os anos, centenas de observadores de pássaros de todo o mundo visitam a cidade, que tem fama de ser uma das melhores do mundo para essa atividade. Isso acontece porque a diversidade da avifauna local é privilegiada. São cerca de 380 espécies, sendo que 42 são endêmicas, ou seja, só é possível encontrá-las aqui.
Em plena cidade, pode-se avistar tiês-sangue, saíras e outros pássaros coloridos. O “birder” (guia de observação) Carlos Rizzo diz que os pássaros silvestres são os primeiros indicadores da degradação ambiental. “Ao menor sinal, eles batem asas para longe, em busca de segurança. Nesse caso, Ubatuba é privilegiada, tanto por ter 80% de sua área verde preservada, como por abrigar…

Lula é o máximo

O genial companheiro Lula tem razão, a culpa pelos juros terem subido tanto é do povo. Hoje acordei cedo e fiz o que o presidente mandou. Levantei a bunda da cadeira e fui ao banco. Além de reclamar com o gerente, tirei meu dinheiro do Itaú e coloquei no Bradesco. E de quebra dei uma banana para o gerente. Palhaço! Vai ver que é tucano! Argh! Isso foi só o começo. Depois do almoço encerrei a conta no Bradesco e coloquei tudo na Caixa Econômica e, quando eles pensaram que eu ia desistir, saquei meus oitenta e três reais da Caixa e abri uma conta no Banco do Brasil. Amanhã vou fazer a mesma coisa. Só que no HSBC e no Banespa. Antes que a minha BIC acabe, os juros vão baixar. É óbvio que vão. Lula falou, quando Lula fala, as coisas acontecem. Nosso presidente é um fenômeno, conceitua o tempo todo, raciocina em bloco!

Sidney Borges

Nota de falecimento

Imagem
folha online

Deputado Paulo Kobayashi

Paulo Kobayashi, 59, morreu na noite de terça-feira, no Hospital do Câncer, onde estava internado. Deputado Federal pelo PSDB, foi professor de Geografia, primeiramente do curso de madureza Santa Inêz e depois do cursinho Objetivo, onde o conheci e nos tornamos amigos, em meados da década de setenta. Nunca esquecerei do vozeirão característico exclamando “Repúúúública do Congo”, nas catacumbas das Humanas, no prédio da Paulista, nos sábados à tarde do longínquo ano de 1978. As salas eram lotadas, Koba, como os alunos o chamavam, era um verdadeiro ídolo. Carismático, querido por todos, tinha a virtude da conciliação, dificilmente perdia a calma. Mais um amigo que vai embora. O Ubatuba Víbora está de luto.

Sidney Borges

Editorial

Muito oportuno o alerta da Prefeitura em relação aos animais abandonados. É deprimente ver bandos de cães soltos nas ruas, sendo atropelados e mutilados por falta de racionalidade dos pseudo-racionais que os adotaram. Quem se incumbe da responsabilidade de cuidar de um animal tem obrigação de zelar pelo seu bem estar. Eles nos dão tanto e pedem tão pouco! Na terra em que os juros são altos por culpa do povo, falta educação. Por falar nisso, agora que o poder público deu início ao debate, convém ir além e criar campanhas esclarecedoras. A população precisa e deve saber dos malefícios decorrentes da reprodução indiscriminada e irresponsável de cães e gatos. Em primeira instância campanhas, depois multas, o bolso é sensível! Vale o mesmo para o tráfego de bicicletas. Ubatuba está sentindo falta de veículos de comunicação que justifiquem ser chamados assim, até hoje só tivemos escadas eleitoreiras financiadas por políticos. Precisamos mudar esse panorama, a mídia existe para aprimorar as …

INCLUSÃO SOCIAL

Rui Alves Grilo
Ubatuba continua o debate
Vários grupos e instituições, vêm discutindo e desenvolvendo ações visando a inclusão social de diferentes setores da sociedade. Assim, a Fundart tem dado continuidade à programações variadas: Serestas e Seresteiros, Cine-Debate, Fundart Jovem (que surgiu com o nome de Sarau – Dia dos Novos).
Neste ano, em parceria com a Coordenadoria da Mulher, foram realizados vários eventos na Semana da Mulher.
A continuidade desses trabalhos se ampliou graças ao apoio da Secretaria de Educação e de alguns comerciantes e instituições que estão ajudando a custear essas atividades. Assim, tivemos no início do ano letivo uma palestra e debate sobre a questão do preconceito e da diversidade étnico-cultural.
Dados os altos índices de gravidez na adolescência e de problemas de violência contra a mulher e contra adolescentes e crianças, às vezes praticados pelos próprios adolescentes, está sendo planejado e executado uma estratégia de sensibilização da comunidade pa…

Um Paço Municipal

Renato Nunes
Muito interessante e oportuna a sugestão do jornalista Sidney Borges ao Jairo dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, para que a escolha do projeto de arquitetura da nossa nova Casa de Leis se faça através de um amplo concurso entre os arquitetos brasileiros. Poderá inclusive ser internacional, o que dará enorme visibilidade à Ubatuba. Essa é a forma tradicional e corretíssima de se resolver questão de tamanha envergadura. No Brasil existem dezenas de exemplos, a começar por Brasília. Em alguns países europeus a lei obriga que todos os projetos de obras públicas, desde um simples abrigo de ônibus até edifícios mais complexos, sejam escolhidos por meio de um concurso de idéias, prática salutar que promove os jovens, e assegura a limpeza do processo. O Instituto de Arquitetos do Brasil tem longa tradição, experiência e legitimidade jurídica para organizar concursos públicos de arquitetura e pode nos ajudar nessa tarefa.
Quanto ao terreno, aproveito a "bola…

Notícias do Legislativo

Hugo Simeão
Boletim da 12 ª sessão ordinária de 26 de abril de 2005

Presidente: Osmar de Souza
Secretário: Luciana Rezende

Ordem do dia

Em única discussão:

Aprovada por unanimidade a REDAÇÃO FINAL DO PROJETO DE LEI N° 030A/05, do EXECUTIVO, que altera a estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Ubatuba transferindo o Procon do Gabinete do Prefeito, para a Secretaria de Assuntos Jurídicos.

Retirado pela ausência do autor o PROJETO DE LEI N° 027/05, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, Acrescenta parágrafo ao artigo 76 da Lei 711/84, estabelecendo prazo de 30 dias para que o proprietário da obra em infração proceda a sua regularização sem prejuízo da continuidade dos trabalhos.

Adiado por uma Sessão por unanimidade o PROJETO DE LEI N° 037/05, do EXECUTIVO, que altera o art. 3º, Caput, da Lei nº 2666 de 04 de abril de 2.005, ampliando para a referência 14 (quatorze) os servidores beneficiados com a Cesta Básica.

Aprovado por unanimidade o PEDIDO DE INFORMAÇÃO N° 031/05, da Verª. LUCIANA M…

"DUENDE POLITIZADO"

Corsino Aliste Mezquita– Professor*
No folclore político brasileiro existe uma lenda, segundo a qual, os prefeitos que assumem por primeira vez os cargos, são visitados, no calar da noite, no gabinete da Prefeitura, por um Duende que deposita, sobre a mesa de trabalho, três envelopes lacrados com a seguinte observação externa:
1°- Abrir na primeira crise.
2°- Abrir na segunda crise.
3°- Abrir na terceira crise, caso exista.

Primeiro envelope
Aqueles que já viveram a experiência contam que no primeiro envelope está escrito: "Quando enfrente a primeira crise de governo procure livrar-se dela culpando seu antecessor, a desestruturação da Prefeitura, as falhas no orçamento deixado, a falta de dinheiro, as dívidas, etc".
Alguns cuidados a serem observados:
· Antes de criticar verifique se a crise não foi originada por não ter cumprido as promessas de campanha;
· Reflita sobre si mesmo. Pode estar sendo a causa da crise por continuar com discurso de pal…

A nova "Casa das Leis"

Ronaldo Dias
Aqui vai, uma (singela) sugestão: Que tal, para não onerar o erário, ser no terreno municipal, no Perequê -Açú, onde está instalado (sem alvará, gratuitamente e, sem ser importunado) até hoje (não sei porque), uma empresa dos "meios de hospedagens"? Afinal, são apenas 6000 metros quadrados, de frente para o mar! Que tal?

Notícias da Prefeitura

Animais abandonados provocam problemas no município

O ideal é fazer com que a população se conscientize e mantenha seus bichos de estimação dentro dos limites da casa, evitando acidentes, doenças e pestes

O Centro de Controle de Zoonoses vem, mais uma vez, pedir para a população colaborar, não permitindo que os animais de estimação fiquem soltos nas ruas. Cavalos, cachorros e gatos soltos pelas vias públicas provocam grandes problemas, como transmissão de doenças e insetos, acidentes, sujeira e mau cheiro. Fora isso, sofrem maus tratos e brigam entre si.
No caso dos cachorros, quando as cadelas ficam no cio, a situação se agrava ainda mais. Devido à grande quantidade de cães em volta da fêmea, o risco de agressão e acidentes aumenta. Outro inconveniente é a fecundação indiscriminada, que aumenta ainda mais a população canina. A agente de saneamento, Mônica Moreira, diz que o lugar do animal de estimação é em casa, protegido e bem alimentado, livre de pestes e doenças. “Os maiores problem…

O sexo dos arcanjos

Gabriel, Miguel e Rafael são arcanjos, isto é, estão na hierarquia celestial acima dos anjos. Embora tenham nomes masculinos, não são do sexo masculino, aliás, essa coisa de sexo, apesar de divertida, tem como função primordial a reprodução. Como arcanjos não se reproduzem, não precisam de sexo, e vou logo avisando, é inútil tentar imaginar como funciona a vida sem sexo. Na verdade o sexo que dá a vida também é a razão da morte, uma vez feita a reprodução e concluída a criação dos filhotes, a vida perde a razão de ser. Chega então a hora de retornar ao lugar de onde viemos, embora no meu caso seja impossível, minha mãe morreu há muito tempo. Por isso estou pensando em não retornar. Em relação aos anjos, é óbvio que eles não têm sexo, se tivessem as coisas ficariam difíceis para os viventes do planeta. Com aqueles corpinhos redondinhos iriam passar o tempo enrodilhados uns nos outros, ou seria nas outras? Ou nos outros e nas outras? Ou então as outras nas outras? Bem, é melhor deixar p…

Charles Medeiros em Caraguatatuba

Imagem
divulgação

Charles Medeiros ao lado do homeageado, Seu Bidico

Charles Medeiros deu parabéns ao filho de Ubatuba homenageado em Caraguatatuba

Na última quarta-feira, 20, o vereador Charles Medeiros participou das festividades do aniversário da Cidade de Caraguatatuba. No evento foram homenageados os pescadores do litoral norte na pessoa do Senhor Benedito Joaquim do Nascimento, mais conhecido como Seu Bidico. O prefeito Aguilar deu o nome do pescador Bidico à antiga praça do Camaroeiro, onde foi erguido um monumento aos pescadores e um pavilhão com as quatro bandeiras das cidades do Litoral Norte.
Estiveram presentes, os prefeitos e os presidentes das câmaras do litoral norte e o deputado estadual Padre Afonso Lobato. Curiosamente, Charles Medeiros em conversa com seu Bidico, descobriu que ele é filho de Ubatuba, morador da Tabatinga e que pescou com gente conhecida da região Sul, como Chico Romão.
“ Foi uma grata surpresa. Conversando com o homenageado descobri que o velho pescador é natur…

Filé com fritas & Pão com banana

Ronaldo Dias
Quem não gosta? Arroz, feijão e filé com fritas? Delicia! Você sabia que todos os ingredientes que compõem este prato, tão trivial de nosso cardápio, vem de outra cidade? Não plantamos arroz, nem feijão, não criamos gado de corte, muito menos (e ainda bem) não plantamos batatas. Tudo vem de fora! Verdade. Até mesmo, imaginem o absurdo, grande parte dos pescados, também vem de fora. Quando fazemos compras nos supermercados, podemos constatar que tudo o que está no carrinho... Vem de fora! Pouquíssimo... Berinjelas, tomates, camarões sete barbas... Praticamente nada produzimos. Como pagamos o que consumimos, se nada produzimos? Porque não produzimos? Vivemos do que? Trabalhamos onde? De onde vem a renda? Quais empresas pesquisamos para extrair os nossos índices de emprego e desemprego? Quem emprega? Quem cria empregos? Quantos empregos foram criados, nos últimos 2 anos? Quais são as profissões mais concorridas? Onde irão trabalhar e, em quais profissões, os nossos jovens, re…

Mapa Cultural Paulista

FUNDART ABRE INSCRIÇÕES PARA A FASE MUNICIPAL DO MAPA CULTURAL PAULISTA.

O Mapa Cultural Paulista objetiva identificar e ressaltar a produção cultural do interior e do litoral de São Paulo em treze regiões, com as expressões artísticas; Artes Plásticas, Canto Coral, Dança, Desenho de Humor, Fotografia, Literatura - Conto & Poesia, Teatro e Vídeo.

O Mapa Cultural Paulista representa um avanço na política cultural, seja pelo intercâmbio nas regiões, valorizando novos talentos, com um movimento que une as mais distantes e diferentes culturas regionais. Em 2003-2004 mobilizou 316 municípios com 1663 inscrições.

INSCRIÇÕES DA FASE MUNICIPAL - UBATUBA - S.P.
DE 27 DE ABRIL A 30 DE MAIO - 2005
NA FUNDAÇÃO DE ARTE E CULTURA DE UBATUBA.


Aquisição de fotocópia do regulamento e retirada da ficha de inscrição
na Biblioteca de Ubatuba - praça 13 de maio - centro.

DE 01 A 12 DE JUNHO - 2005
Escolha e exposição dos trabalhos.

MODALIDADES

Artes Plásticas
O artista pode inscrever no máximo 3 trabalhos.
Serão …

Notícias da Prefeitura

Curso orienta a comunidade sobre aproveitamento de alimentos

Serão ensinadas técnicas e receitas para utilização de talos e cascas, além de dicas de preparação para melhor aproveitamento nutricional

A comunidade do Bairro Perequê-Açu poderá participar do curso de orientação nutricional promovido pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, em parceria com a Secretaria de Educação, que acontecerá no próximo dia 27 na Emei Maria Alice Leite da Silva, a partir das 13 h. O objetivo do curso é orientar os pais e dar sugestões sobre a elaboração de cardápios equilibrados, com ênfase na prevenção de doenças e baixo custo.
Durante o curso, serão ensinadas formas de aproveitar a totalidade dos alimentos, utilizando partes não convencionais, tais como cascas e talos, evitando o desperdício, colaborando com o meio ambiente e aumentando o valor nutricional das preparações. A nutricionista Mirna Zucheratto explica que dicas simples podem contribuir para uma mudança de hábitos alimentares. “…

O que será isso?

Mar destrói muros e assusta moradores no litoral norte de SP

Um fenômeno que intriga especialistas, o avanço do mar em até 20 metros em praias do litoral norte de São Paulo destruiu um trecho do acostamento da rodovia Rio-Santos, derrubou muros, quase fechou uma marina, ameaça casas e quiosques e assusta moradores em São Sebastião e Caraguatatuba. Também há sinais de erosão costeira em Ilhabela. O Ministério do Meio Ambiente publicará, no final do ano, um estudo sobre a situação. As análises já foram encerradas e o trabalho está em fase de conclusão. O avanço do mar vem ocorrendo apesar de a costa norte paulista não ter agentes degradadores, como rios com alto volume de água, grandes obras e dunas, nem ser submetida a fortes ressacas, como nas regiões Sul e Nordeste e no Rio de Janeiro. Os estragos são mais visíveis na praia de Porto Grande - uma faixa de areia na área urbana de São Sebastião, em frente a Ilhabela - e em Massaguaçu, a maior de Caraguatatuba.
A água levou faixas de areia…

Editorial

Em conversa com o presidente da Câmara, vereador Jairo dos Santos, fiquei sabendo que o prédio que hoje abriga a “Casa das Leis” será substituído por uma nova edificação, a ser erigida em local designado pela prefeitura. Perguntei sobre o novo prédio, a quem caberá a confecção do projeto. Como a coisa não está definida, fiz a sugestão de um concurso aberto. Aberto a todos os arquitetos do planeta, concurso internacional. O resultado será um projeto que acrescentará qualidade à combalida arquitetura que é praticada na cidade. Teremos um padrão referencial para as novas gerações e uma atração turística com intervenção humana, já que o que possuímos de relevante foi presente da natureza. A prática de abrir concursos acontece em todo o mundo, quem sabe Tadao Ando e Sir Norman Foster decidam participar. Ou mesmo Renzo Piano, autor do célebre Centro de Artes Jorge Pompidou, de Paris. Para que os profissionais da terra não fiquem melindrados, o concurso será aberto, sem favorecimentos a amig…

Palestra para educadores

Rui Alves Grilo
As Equipes Docentes do Brasil tem o prazer de convidá-los para a palestra:
"A Educação na América Latina - políticas públicas e práticas de inclusão social", que será realizada no dia 30/04/05 às 15 horas na Câmara Municipal.
O palestrante será o Padre Maurício Cusin, de origem francesa, residente em Cochabamba, na Bolívia. É assessor das Equipes Docentes da América Latina.

Vênus Platinada

A Globo está comemorando quarenta anos, o que me faz lembrar dos quarenta dias mais eletrizantes dos anos da década de oitenta. Eu estava lá, desempenhando uma missão das mais significativas, se bem que durante o processo a gente faz sem se dar conta do que exatamente está acontecendo. Estou falando da agonia do presidente Tancredo Neves. Na época eu era Editor de Arte da CGJ de São Paulo. Minha equipe era constituída de três funcionários, Macé, ilustradora talentosíssima, que cuidava dos jornais da manhã, Irineu Assumpção que ficava ao meu lado na hora do rush e Mauro Cícero dos Santos, jovem de talento, hoje diretor de arte conhecido no mercado. Eu, Macé, Maurinho e Irineu tivemos a incumbência de fazer a maioria das artes que ilustraram os penosos e longos dias em que os boletins médicos anunciavam melhoras e pioras na saúde do combalido presidente, enquanto Carlos Nascimento segurava a onda na porta do Incor, onde estava acampada a mídia brasileira. A Editoria de Arte do Rio de Ja…