Postagens

Mostrando postagens de Abril 10, 2005

O fim do racismo!

Acabou o racismo no Brasil. Por decreto. O jogador argentino que ofendeu Grafite, atleta do São Paulo, cidadão afro-brasileiro, foi preso e humilhado. Pagou caro pela audácia. Dormiu na cadeia, além de ter sido fotografado com algemas. Ele apenas fez em campo o que a maioria dos torcedores brancos do São Paulo faz nas arquibancadas. Quando Grafite perde um gol gritam negão burro e coisas afins. Deveriam gritar cidadão afro de “QI” baixo, seria mais apropriado. O racismo vai demorar para ser banido dos corações brasileiros. Somos um país racista. E cruel, extremamente cruel. Somos também filhos da contra-reforma, por decorrência hipócritas. É difícil julgar o jogador argentino. Evidentemente ele errou. Será que a punição foi justa? Qual o branco de classe média que nunca fez algo semelhante? Ademais, dentro de campo ou de quadra, no calor da disputa, muito do que é dito deve ser relevado. Tudo indica que houve exagero, tempos socialistas, tempos de espetáculo. A catarse futebolística p…

Vereador Dr. Ricardo sai do PFL e se filia ao PV

Laura Valesi Ennes
O vereador Dr. Ricardo anunciou, na última sexta-feira, 15, sua filiação no PV – Partido Verde, que tem como presidente Danilo de Figueiredo Miranda. Dr. Ricardo, que estava filiado ao PFL (Partido da Frente Liberal) optou pela mudança uma vez que o PV, segundo ele, tem se mostrado um partido promissor, “a gente está ingressando no PV porque é um partido que tem o nosso perfil, um partido relacionado com o meio ambiente e com a sociedade, que vem crescendo muito nos últimos tempos, porque as pessoas estão começando a descobrir que a parceria, a sociedade, a solidariedade fazem parte de uma vida melhor”, disse.
O vereador explicou que no PV existe a possibilidade de estar participando mais da vida moderna, deixando um pouco de lado a demagogia política, “o PV é um partido que se preocupa com o futuro fazendo uma inter-relação com o meio ambiente, gerenciamento costeiro, preservação da mata, ao mesmo tempo em que pretende buscar grandes construções aceitáveis, de forma …

Notícias da Prefeitura

Imagem
Os novos secretários. Delcio Sato, Silvio Bonfiglioli Neto e Ary Jardim

Prefeito nomeia novos secretários

Secretarias de Administração, Arquitetura e Assessoria de Expediente de Gabinete tem novos titulares

O prefeito Eduardo César (PL) nomeou nesta sexta-feira, dia 15, dois novos secretários e um assessor, todos já funcionários que apenas foram remanejados de suas funções. Silvio Bonfiglioli Neto, que ocupava a Assessoria de Expediente de Gabinete passará a responder pela Secretaria de Administração e Délcio José Sato, que respondia pelo cargo de agente para assuntos de desenvolvimento municipal é agora o novo Assessor de Expediente de Gabinete. Já Ary Jardim de Azevedo, que era chefe de serviços de urbanismo agora é o secretário da pasta de Arquitetura e Urbanismo.

Novos titulares

Silvio Bonfiglioli Neto tem 55 anos é formado em Administração de Empresas com cursos em tecnologia de gestão, supervisão, comunicação e relações humanas; chefia e liderança e administração de recursos; planeja…

Nas Asas da Panair e da Varig

Eduardo Suplicy
O que a aviação comercial atravessa nada mais é do que o resultado esperado daquela resolução antinatural adotada no passado

Foram muitas as comunicações que recebi sobre o artigo de domingo passado ''Transparência para voar'', em que recomendei ao governo total transparência de ações para o Congresso Nacional e para a opinião pública com respeito à solução dos problemas da aviação comercial brasileira. Uma das mais interessantes foi a correspondência de Daniel Leb Sasaki, de 22 anos, jornalista residente em Campinas, que acaba de concluir profunda pesquisa sobre a história da companhia aérea Panair do Brasil, e que vai publicar neste ano o livro: Pouso forçado, a história por trás da destruição da Panair do Brasil pelo regime militar.
Diz Daniel Sasaki: ''Foi muito pertinente sugerir que o Senado e o povo brasileiro assistam ao filme O aviador, de Martin Scorcese. Importante, sobretudo, porque aquela obra cinematográfica traça paralelos muito próx…

Dependência eterna

Na segunda metade da década de oitenta a economia alemã avançava a todo vapor. Quem chegasse ao planeta imaginaria que o eixo tinha vencido a guerra. Alemanha e Japão iam de vento em popa e a Itália, quem imaginaria, tinha passado a Inglaterra em termos de PIB. O marco alemão estava com cotação alta e estável, os xerifes da economia mundial resolveram que deveria ser desvalorizado. O alto clero do FMI rumou para Bonn. Foi dar a receita da felicidade, parecida com a que afundou a América Latina. Em Alemanha os doutos senhores tomaram um gigantesco chá de cadeira do chanceler Helmut Kohl. A comitiva inquisitória aportou às nove em ponto. Foi recebida às dezessete, por alguns breves instantes. Consta que o chanceler nem sequer os convidou para sentar, pegou as recomendações e quando os sábios saíram, usou os papéis para atiçar o fogo da lareira. Lembrei-me do fato que saiu no The Independent, numa versão que transcrevi livremente. Suponho que com excessiva ironia, sempre presente na Ingl…

Notícias da Prefeitura

Imagem
Joaquim Gonçalves e Claúdia Regina, maratonistas de Ubatuba

Atletas ubatubenses participam da Maratona Internacional de São Paulo

O percurso é longo e difícil, mas os atletas estão se preparando desde dezembro para essa prova

Ubatuba será bem representada na XI Maratona Internacional de São Paulo, que acontecerá no próximo dia 17. Além da maratona de 42 km, tem outras provas menores, como: caminhada, 5 e 10 km. Cinco atletas ubatubenses realizarão a prova de 10 km. A maratona mais longa será competida pelo atleta Joaquim Gonçalves Filho, de 41 anos.
Essa é a maior prova brasileira da modalidade em número de participantes e seu percurso é considerado difícil por ter muitas ladeiras. Apesar disso, todos os anos, a prova conta com a participação de, aproximadamente, 6 mil participantes. Joaquim diz que seu primeiro desafio é completar a maratona. “Depois, se eu conseguir fazer a prova em 3,5 horas, eu entro para o ranking, será uma conquista a mais”.
Os atletas ubatubenses que participarão da…
Imagem
Quino

Old times

Um trabalho de escola causou discussão e reflexão. O autor, inteligente e ativo chamava-se Étore e era meu colega. Não sei dele, nunca mais o vi. Na época éramos estudantes de arquitetura. Aconteceu por volta de 1970 ou 1971, difícil lembrar, já faz tanto tempo! Naquela época acreditávamos piamente e com muita fé que a arquitetura poderia mudar as relações de produção da sociedade, isto é, iríamos construir o socialismo com réguas t e lapiseiras seis b. A burguesia era o nosso alvo. Bando de conformistas vendidos ao american way of life, que era tudo o que detestávamos, embora usufruíssemos sem reclamar. Étore fez um belo projeto de uma casa burguesa típica, com os adereços da moda da época. Paredes de concreto com características brutalistas, isto é, erguidas com fôrmas de tábuas de pinho para mostrar as juntas e os nós da madeira. Pisos de epóxy e iluminação zenital nos banheiros e cozinha. E vidros, muitos vidros, enfim um absurdo climático que hoje seria incompreensível. Nossos pr…

Sugestão

Imagem
Esta é uma ponte pênsil. Custa pouco e não agride à paisagem. Com um pouco de criatividade dá para resolver o problema da Ressaca. Acontece que criatividade é referência, só tem quem estudou e viveu procurando o conhecimento. Só procura o conhecimento quem é humilde. Em Ubatuba todos são doutores em tudo! Talvez seja essa a razão do incrível desenvolvimento da cidade. Amanhã darei outro exemplo de ponte, antes que comecem a construir o dispendioso viaduto!

Sidney Borges

Enganaram quem?

Num belo dia de um ano recente escrevi um artigo relatando a terrível inquietação que me tirava o sono. Evidentemente enviei para diversos veículos de nossa gloriosa imprensa. Evidentemente foi recusado. Bem escrito, mas implausível! A alegação é sempre a mesma, já haviam apurado o fato ad nauseam. Minhas alegações não correspondiam à realidade. Um jornal disse que eram fantasiosas. Vou retomar a linha de raciocínio do artigo execrado. Algum leitor já tentou enganar um banqueiro? Quem pensou no fato se deu mal. Banqueiros são espertos, ganham sempre. Da mesma forma tenho certeza que o ex-presidente Fernando Collor de Mello e seu irmão, Leopoldo, pessoas vividas, experientes, cultas, não rasgariam dinheiro. Não são banqueiros, mas são tão difíceis de enganar quanto. Não é do feitio deles comprar gato por lebre. Gastam muito, são bregas, mas não são bobos. Fiquei, portanto, com a pulga atrás da orelha quando do affair conhecido como “Dossiê Cayman”. Rápido como uma flecha, a mídia nacio…

Notícias da Prefeitura

Prefeitura faz balanço dos 100 primeiros dias de governo

Apresentação lotou a Câmara Municipal de Ubatuba

O prefeito Eduardo César (PL), seu vice, Domingos dos Santos (PT) e alguns secretários municipais apresentaram na noite de ontem (12) um resumo das principais ações desenvolvidas pela nova administração nesses primeiros 100 dias de governo. O público que lotou a Câmara Municipal ouviu, durante duas horas e meia, as explanações das Secretarias de Administração, Finanças, Assistência Social, Educação, Saúde, Esporte, Fundart, Turismo e Obras, além das colocações do prefeito Eduardo César e do vice Domingos dos Santos.
O prefeito Eduardo César deu início a apresentação lembrando de sua promessa de campanha em realizar um governo participativo e transparente. “Essa prestação de contas à comunidade na noite de hoje é um exemplo dessa nossa vontade em fazer uma administração aberta, honesta e transparente”, frisou. Utilizando um projetor de slides, Eduardo César foi pontuando algumas de su…

Administração anterior avalizada

Corsino Aliste Mezquita– Profesor*
Na apresentação, na Câmara, dos cem dias da nova administração tivemos confirmações que avalizaram a Administração Anterior da Secretaria Municipal de Educação e o que já escrevemos nas duas cartas abertas à Secretária Municipal de Educação e em outros artigos. Salvo as secretarias de Turismo e Esportes pouco foi apresentado, porque pouco foi feito. Foram cartas de intenções. Na Secretaria de Educação nem isso aconteceu.
Para nosso conforto e íntima satisfação, tanto a Sra. Secretária quanto a Coordenadora de Educação Infantil, convocada especialmente para o fato, confessaram, alto e bom som, não conhecerem a Rede Educacional quando assumiram seus cargos e que estavam conhecendo os problemas com o passar do tempo. As soluções não encontraram. Essas afirmativas retiraram-lhe autoridade para tudo o que falariam e exporiam a seguir tentando desqualificar a Administração Anterior da Secretaria Municipal de Educação.
Todos sabemos que em havendo intenção de …

Editorial

Ficam me perguntando o que achei da apresentação dos 100 dias. Respondo que 100 dias é pouco para se julgar uma administração. A mim parece que o governo carece de planejamento, entretanto é uma visão pessoal, não posso julgar, seria leviandade. Dentro de mais 100 dias, ou seja, por volta dos seis meses de governo poderei dar uma opinião melhor fundamentada. O que posso afirmar é que a escolha do local da apresentação não foi das mais felizes. Obviamente a máquina administrativa iria comparecer em massa e tomar os lugares de honra. A imprensa não teve o tratamento que merece, afinal de contas uma parte do recinto deveria ter sido reservado aos jornalistas que cobriam o evento. Também acho que o prefeito deveria ter dado uma coletiva. Tenho inúmeras perguntas que gostaria de ver respondidas. Tive a melhor das impressões da Secretária da Educação, com quem conversei longamente. Acredito que ela está tentando fazer o melhor. Espero que tenha sucesso, vou torcer para isso. Em breve vou pr…

Boletim da Sessão da Câmara de Ubatuba de 12/04

10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ubatuba, realizada no dia 12 de abril de 2005.

Projetos:

Adiado por 2 Sessões por unanimidade - PROJETO DE LEI N° 027/05, do Ver. GERSON DE OLIVEIRA - PMDB, Acrescenta parágrafo ao artigo 76 da Lei 711/84, estabelecendo prazo de 30 dias para que o proprietário da obra em infração proceda a sua regularização sem prejuízo da continuidade dos trabalhos.

Aprovado por unanimidade o PROJETO DE LEI N° 028/05, do Ver. CHARLES MEDEIROS - PSDB, que dá denominação de "Pedro Bernardino de Amorim" à estrada principal do Bairro do Araribá.

Moções:

Aprovado por unanimidade a - MOÇÃO Nº 13/05, do Ver. MARCOS FRANCISCO - PSC, de Apoio, no sentido da aprovação e promulgação da Proposta de Emenda Constitucional nº 534-A de 2002 - que confere poder de policiamento às Guardas Municipais, de Autoria do Senador Romeu Tuma.

Aprovado com dois votos contra a MOÇÃO Nº 015/05, do Ver. JAIRO DOS SANTOS - PT, de Repúdio ao Governo do Rio de Janeiro, pela chacina ocor…

Portal esquisito

Mais uma vez o Ubatuba Víbora esteve fora do ar. Desta vez foi uma indigestão da máquina, que tossiu, tossiu e desfaleceu, logo pela manhã. Segundo um amigo astrólogo é culpa de Saturno. Não acredito. Por que faria isso comigo o majestoso senhor dos anéis? É coincidência mesmo. Desgraças são como seios, costumam andar aos pares. Na apresentação dos 100 dias eu estava conversando com os vereadores Gerson Biguá, Charles Medeiros e Ricardo Cortez, quando o prefeito Eduardo César adentrou ao recinto e fechou a porta. Ficamos isolados. A conversa que se seguiu girou em torno do portal da Lagoinha, que Eduardo César acredita ter o dom de espantar turistas. Não sei se chega a espantar, mas certamente intriga. O que seria aquele bigode gigantesco, uma homenagem aos donos de padarias? Como bem lembrou meu amigo Carlos Rizzo, quando falávamos da obra de Frank Lloyd Wright. É dele uma frase das mais inteligentes a respeito de atividades profissionais. Segundo Wright, os médicos são privilegiados…

Confraternização

Imagem
Num momento de descontração o prefeito Eduardo César e o vereador Ricardo Cortez, agora no PV, posam para a foto histórica. Aconteceu na apresentação dos 100 dias de governo.

Sidney Borges

O viaduto da Ressaca!

As águas das chuvas que caíram recentemente, com grande intensidade, destruíram a ponte da Ressaca. Na verdade, levaram os restos de uma linda ponte que existiu outrora. Ultimamente estava sendo usada apenas por pedestres e ciclistas. Em tempos não muito distantes suportou tráfego pesado, porém, desde o ano de 2001 ficou semi-inutilizada. As tentativas que se fizeram no sentido de sensibilizar a prefeitura para consertá-la, foram em vão. Apesar do vão ser pequeno. Uma vez o então secretário de Arquitetura e Urbanismo, Sidney Giraud, me disse que tinha duas vigas metálicas que resolveriam o problema. Ainda devem estar na prefeitura. Na verdade, o prefeito Paulo Ramos nunca tomou conhecimento do problema. Provavelmente tinha outras prioridades. Enfim, o que restava da ponte se foi. No seu lugar deverão construir um viaduto. É o que dá para imaginar pelo preço sugerido no comunicado distribuído pela prefeitura. Setecentos e cinqüenta mil reais! Waal, como diria Paulo Francis. Dá para faz…

Acordar, pensar e reformar a cidade

Gerson Florindo*
Pode Ubatuba estar na rota do crescimento e ter o perfil administrativo digno da realização de políticas públicas sérias, capazes de melhorar a qualidade de vida da nossa população? A resposta é sim, se depender da força de vontade do Eduardo César e sua equipe, que nestes três meses têm buscado de forma incessante um jeito de arrumar a casa, até então abandonada pela omissão dos governos anteriores.
Para começar do zero será preciso fazer muito, para sair do atraso vítima do sectarismo, individualismo e corporativismo de grupos constituídos, que há anos estão arraigados, que se escondem nas trincheiras da maldade, pregando o quanto pior melhor, contrários a qualquer tipo de interesse progressista do município.
Em pleno século 21, Ubatuba ainda não dispõe de um Plano Diretor, que visa estabelecer normas, regras e disciplina para investimentos. O CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano) foi feito para não funcionar. Estava engavetado e pode ser resgatado nesta …

Notícias da Prefeitura

Secretária de Habitação de São José fala em Ubatuba sobre congelamento

Maria Rita de Cássia falou da experiência de São José dos Campos e dos passos necessários para conduzir o processo com eficácia

A secretária de habitação de São José dos Campos, Maria Rita de Cássia Singulano esteve ontem (12) em Ubatuba reunida com o prefeito Eduardo César e alguns secretários e assessores para falar da sua experiência em congelamento de áreas. Segundo ela, o processo em São José começou há oito anos e de12 núcleos irregulares, entre favelas e loteamentos clandestinos, apenas um ainda está em fase de resolução. "Conseguimos remover 2.300 famílias e a primeira condição fundamental para se conseguir implantar esse processo é a vontade política", afirmou.
A secretária, que ocupa a pasta da habitação pela terceira vez, detalhou aos administradores de Ubatuba, todo o procedimento realizado em São José dos Campos e reforçou a necessidade da participação da comunidade no processo. "Sem o apoi…

Notícias da Prefeitura

Passe escolar estadual tem nova distribuição

Convênio entre a Prefeitura de Ubatuba e a Secretaria Estadual de Educação amplia distribuição de passe escolar

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba firmou convênio com a Secretaria de Educação do Estado para a distribuição de 3.250 passes escolares para alunos do ensino fundamental e médio. Desde o dia 1º de abril os alunos já podem retirar os passes nas diretorias das escolas.
Anteriormente só tinham direito ao passes os alunos do ensino fundamental. Agora, com a contrapartida anual de R$ 41.253.240,00 por parte da Prefeitura o benefício foi ampliado. O valor total do convênio chega a R$ 593.640,00 onde a Prefeitura custeia 47,37% do montante. PMU

E tome Papa!

O jornal “O Globo” diz que o Papa poderá ser canonizado ainda este ano. E daí? Isso vai baixar os juros? Tanta alienação começa a incomodar. Que tal cuidar um pouco da realidade, afinal de contas ainda estamos vivos. Ou será que não?

Sidney Borges

Política com “p” minúsculo

Duplas filiações, filiações fora de prazo, filiações com interesses escusos, golpistas, será que isso nunca vai mudar? Que vergonha!

Sidney Borges

Naufrágios...

Imagem
Adorei... Pelo menos nesta ilha deserta tu não podes me enganar com outras mulheres!

Alunos da Embraer

Os estudantes do Colégio Engenheiro Juarez Wanderley, de São José dos Campos (SP), estão em festa. E não é para menos. Graças a um convênio assinado entre o Instituto Embraer e a Faculdade Ibmec São Paulo, os aprovados em economia e administração contarão com bolsas para cursar a faculdade. O colégio, mantido pela fabricante de aeronaves, recebe alunos egressos da rede pública de ensino do município.
Fonte: Isto É

Vida

A vida é finita, todos sabemos. Sabemos mas não gostamos de encarar o fato. O homem ainda não descobriu o significado de sua presença no planeta. Há muitas e variadas versões, nenhuma consistente. Todas possuem a fragilidade estrutural de edifícios erigidos sobre pilares de fumaça. Baseiam-se na fé, que dá a versão definitiva e evita questionamentos incômodos. Na noite de sexta-feira morreu a mãe de minha mulher, minha sogra. Morreu depois de uma longa e sofrida enfermidade. Todos sabiam e esperavam o desfecho, ainda assim, ver aquela pessoa com quem convivemos durante tanto tempo, imóvel, gelada, inanimada, me causou estranheza. A morte sempre me causará estranheza? Como é o não ser? Não deve ser ruim, não tenho más lembranças de momentos anteriores ao nascimento. Nem boas. Durante a longa noite de espera no velório, em certo momento chegou um homem. Deu para notar que estava fora da normalidade, visivelmente abalado. Andou por todas dependência do prédio, procurava alguma coisa, dep…

Vereador de Ilhabela visitou Charles Medeiros

Imagem
Charles Medeiros e Carlos Alberto, vereadores lutando pelo hospital

O Vereador Charles Medeiros, do PSDB, recebeu na última quarta-feira, na Câmara de Ubatuba, a visita do vereador de Ilhabela, Carlos Alberto, do PMDB. A visita teve como propósito a estruturação da Frente Parlamentar em prol do Hospital Regional do Litoral Norte.
Durante sua estada em Ubatuba, o vereador “Carlinhos”, como é conhecido, esteve no programa de entrevistas “Ponto de Encontro”, da Rádio Gaivota Fm, onde participou de entrevista ao lado do vereador Charles Medeiros.
Os vereadores responderam às perguntas dos ouvintes e dos entrevistadores, Mauro Lauro e Russo. O tema foi a importância da implantação do Hospital Regional. Ele cumprirá a missão de atender dignamente à população do Litoral Norte.
Charles Medeiros aproveitou a ocasião para afirmar que “a construção do hospital é uma reivindicação justa da população do Litoral Norte e ele, que tem um compromisso com essa população, tudo fará para que o anseio se torn…

O “1º de abril” não é mais o mesmo

Pedro Paulo Teixeira Pinto- Professor*
Se antes o dia 1º de abril era aguardado com expectativa e até se pensava em peças para “pregar”, hoje passa à margem da graça que agregava. Perdeu sabor a mentira e a inocência, não têm mais a tolerância de antes no tal de mundo globalizado.
Na verdade “o dia da mentira”, dependia, entre outros ingredientes, de uma vida mais pacata, mais bem humorada e menos difícil, com agora, isto lhe tira o tempero.
Passa por aí também o carnaval, que ganhou em ostentação, mas perdeu em magia. Quem antes brincava e fazia as cores e vozes das ruas, hoje encaramuja-se em casa para ver e ouvir as cores e vozes distantes e frias, pelo olho frio da TV.
Poderá vir até ser mentira dizer-se um dia, que havia um dia no calendário, dedicado à mentira. Diante disso dá para admitir que se institua o 1º de abril para eleger o mentiroso do ano, em eleição municipal, estadual e nacional.
É, porque de tantas mentiras diariamente alardeadas por toda a mídia, pela boca de gente de …

Cuspir para cima ...

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, mais uma vez, sofreu com as chuvas. Enchentes várias e desabrigados que, normalmente, moram em beiras de rios.
Beira de rio é área de preservação natural, local que deve estar revestido de mata ciliar. É o que deve acontecer.
Contudo, e tal é fato público e notório, as margens destes rios e mananciais estão sendo ocupadas desde muito, rara vez legalmente.
Legalmente eis que as leis de preservação são recentes.
A maior parte das vezes é invasão e/ou ocupação ilegal. Via de regra, por barracos e ‘puxadinhos’, em invasões ou favelas.
O poder público tem, aqui em Ubatuba, estado em silencio e/ou omissivo, deixando de fazer o que lhe compete.
As razões da desídia ?
Podemos enumerar algumas, entre tantas: bom mocismo, campanha eleitoral com acomodação de eleitores vindos do norte de Minas ou sul da Bahia, grilagem, loteamentos clandestinos, falta de plano diretor eficientes, falta de vontade política, etc ...
Quando os (ir)responsáveis são instados a cumprirem …

Ponte da Ressaca

Imagem
Imagem
As fotos acima ilustram o que aconteceu na última segunda feira, quando Ubatuba apareceu em todos os jornais televisivos do país. Infelizmente por causa de uma chuva concentrada. Choveu em algumas horas o que costuma chover em um mês. As fotos são por demais ilustrativas, dispensam palavras. Exatamente nesse ponto ficava a ponte. A força das águas foi imensa, quando as fotos foram tiradas, pela manhã, o turbilhão tinha diminuído. O auge aconteceu por volta da meia noite, exatamente quando atravessei pela última vez a saudosa ponte. Quase me reuní ao Papa! Um dia isso fatalmente acontecerá, embora eu não pretenda estar presente!

Sidney Borges

Arquitetura

Imagem
Casa da Cascata, a mais emblemática obra do gênio de Frank Lloyd Wright, um dos grandes artistas do século XX. O projeto é de 1936.

Em uma entrvista à Talies Fellowship, Frank Lloyd Wright disse: "Fallingwater é uma grande bênção - uma das maiores bênçãos a ser experimentada aqui na Terra. Eu acho que até agora nada se igualou à coordenação, expressão simpática do grande princípio de repouso onde floresta e rio e pedra e todos os elementos da estrutura estão combinados tão quietamente que realmente você ouve a nenhum barulho que não seja o da cascata. Mas você ouve a ela como se ouve o silêncio do campo..."

Sidney Borges

Quase como os pássaros

Imagem
Boa opção para uma tarde de domingo. Voar, sem motor e sem destino!

Esse é um planador Schemp-Hirth Discus, o estado da arte das aeronaves sem motor. Voar num deles é uma experiência única. Quase um rito de passagem. Quem teve a oportunidade mudou alguma coisa em sua vida. Era tudo o que eu gostaria de estar fazendo agora.

Sidney Borges

Velhice...

Imagem
Quino

“Decapitaram dois portais”

Corsino Aliste Mezquita- Professor*
Durante quatro anos procuramos o melhor para as escolas. Estimulamos ambientes cooperativos, pluralistas, respeitadores de opiniões e sensíveis aos anseios da Rede Educacional. Dessa troca de idéias e ideais surgiu o pedido de muro de palitos construído com tubos PVC multicoloridos para identificar as escolas de educação infantil – EMEIs.
Foi um pedido de grupo de professores que além da idéia doaram também os tubos. Experimentado com sucesso e com grande aceitação das escolas e da comunidade foi implantado nas escolas de educação infantil que eram reformadas. Posteriormente foi sugerido, também pelas comunidades escolares, que, onde fosse possível, se colocasse um portal que identificasse as escolas de forma estética, alegre e agradável à vista. O primeiro a ser implantado foi na EMEI Bessie Ferreira Osório de Oliveira, no bairro do Itaguá. De novo a aceitação foi grande e as comunidades escolares passaram a os solicitar para suas escolas.Além do Ita…