Postagens

Mostrando postagens de Março 27, 2005

Adeus João Paulo II. O mundo está triste.

Imagem
O Papa, num momento feliz do fotógafo

Depois de longa agonia morreu hoje o Papa João Paulo II. Ele tinha 84 anos e morreu em seu apartamento no Vaticano.

Editorial

Movimentações políticas
A sucessão presidencial tem provocado calorosas discussões, quando não deveria. O panorama é claro e cristalino, só não vê quem não quer, ou é mal informado. Se a economia americana não entrar em uma de suas crises cíclicas, motivo de júbilo para os catastrofistas de plantão, então Lula será reeleito no primeiro turno. Seu adversário poderá ser o governador Geraldo Alckmin. A outra hipótese é que aconteça um aumento significativo dos juros americanos. Os reflexos seriam sentidos no Brasil e isso criaria chances para as oposições. Antevendo um possível desfecho favorável, Fernando Henrique faria valer sua condição de ex-presidente e dono da maioria das preferências do partido. Ainda assim as coisas não seriam fáceis. Lula está fazendo a lição de casa direitinho, pergunte a qualquer banqueiro o que ele acha do barbudo. Com dinheiro, apoio internacional e a máquina de comunicações nas mãos, Lula é quase imbatível. Em Ubatuba há quem aposte no governador Alckmin. Nã…

Notícias da Prefeitura

Biblioteca Municipal volta a funcionar aos sábados

A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) informa que, a partir do dia 2 da abril, a Biblioteca Municipal voltará a funcionar aos sábados. O horário de atendimento será das 9 às 15h. As pessoas interessadas em fazer a carteirinha para o empréstimo de livros devem levar uma foto 3X4, comprovante de residência e RG.
A Biblioteca de Ubatuba possui um acervo de cerca de 25 mil livros, que se dividem entre clássicos da literatura nacional, infantis, braile e didáticos. Os leitores podem acompanhar as notícias da região e do país através das assinaturas de jornais como Folha de São Paulo, Estado de S. Paulo, A Cidade e Imprensa Livre. PMU



Ubatuba quer voltar ao topo em campeonato de escolinhas de surf

Torneio acontece neste final de semana no Guarujá

A praia do Tombo, no Guarujá, será palco da primeira etapa do Nicoboco Paulista de Escolinhas 2005, evento que traz de volta às praias do litoral paulista a rivalidade entre as escol…

Veículo de autoridades!

Imagem
Esse é o Legacy, avião executivo da Embraer. Seria o veículo ideal para transportar as autoridades da cidade nas andanças entre Ubatuba e Brasília. De quebra levaria um monte de puxa-sacos para passear. Só seria preciso ter cuidado em não dar o cargo de comandante para um companheiro desempregado. Pensando melhor é mais sábio não comprar o avião. Haveria muito o que falar!

Sidney Borges

Sem sentido

A agonia do Papa é comovente. Aliás, todas as agonias são comoventes. Meu pai morreu pesando algo como trinta quilos, vítima de câncer. Pesava oitenta quando estava são. Foi sendo consumido lentamente sem que houvesse possibilidade de reversão do quadro. A agonia durou quatro anos. Agora é a minha sogra que está deixando o planeta com relutância. A observação dessas situações extremas deveria nos remeter a uma verdade inexorável. Amanhã será a nossa vez. Quando penso nisso acabo concluindo que nada faz sentido. Eu que não creio, tenho amigos que crêem, mas que não coseguem me responder a uma simples pergunta. Ainda que não tenha sido a singularidade quântica que chamam de Big-Bang e sim o velho senhor judeu de barbas que criou o mundo, pouco importa. Só tenho curiosidade em saber uma coisa. Por quê?

Sidney Borges
Imagem
Quino

Editorial

Quem aposta no caos?
Por duas vezes o contador de visitas do Ubatuba Víbora travou no meio da tarde, impedindo que tivéssemos retorno de nosso trabalho. A pronta ação da Prefeitura no caso da escola da Lagoinha demonstra que o governo está empenhado em trabalhar. Isto não é um elogio, é apenas a constatação da existência de um compromisso. Governos devem fazer a sua parte, aliás, todos devem. O caminho da comunidade é mostrar os problemas com clareza. Muitas vezes os governantes não sabem o que está acontecendo, existe uma blindagem de interesses que os priva da realidade. É fundamental, portanto, que a comunicação entre o governo e a comunidade seja incrementada. Direta, sem intermediários. De qualquer forma estamos vivendo um avanço em relação ao passado, quando os governantes da cidade, por estúpido orgulho uns, por ignorância congênita outros, manifestavam satisfação por não saber dos fatos. Não se interessavam e externavam desprezo pela opinião da imprensa, que de resto acreditava…

Notícias da Prefeitura

Eduardo César recebe visita do vereador Charles Medeiros

O prefeito Eduardo César recebeu em seu gabinete, na última quinta-feira, 31, o vereador Charles Medeiros. Na ocasião, Charles entregou o oficio 183/05 onde solicita diversas ações do poder executivo nos bairros Estufa I e II, Lagoinha, Tabatinga e Sertão do Ingá. No documento constam ainda, solicitações referentes ao funcionalismo e a estruturação física para funcionamento da Administração Regional Norte. Eduardo César vai encaminhar os pedidos às secretarias competentes para atendimento assim que possível. PMU



Bandeira do Divino começa peregrinação no sábado

A Fundart inicia, este ano, um grande trabalho de resgate da cultura caiçara

Neste sábado, 2, às 7:30 horas, acontecerá a tradicional saída da Bandeira do Divino, na Paróquia Exaltação da Santa Cruz. Seguindo a tradição, primeiramente, será rezada uma missa, abençoando a bandeira e os foliões. Após a benção, a bandeira será hasteada na Praça Exaltação à Santa Cruz, saudando os…

Charles Medeiros na Lagoinha

Imagem
Charles Medeiros em reunião na Lagoinha, ao lado de pais e autoridades

Os moradores da Lagoinha reclamaram atenção para um problema urgente. A “EMEI” Agostinho Alves da Silva, tradicional escola da região está necessitando reparos. No último dia 30, aconteceu uma reunião para verificar “in loco” a extensão dos problemas e as providência que deverão ser tomadas. Procurado por moradores da região, o vereador Charles Medeiros entrou em contato com o Executivo. A resposta foi imediata, a Prefeitura se fez presente através do Sr. Mauro Gilberto de Freitas, assessor de governo e do engenheiro Maurício Eras, da Secretaria da Educação. Na reunião que aconteceu após a reivindicação do vereador estiveram presentes, além das autoridades, pais e alunos da comunidade. Falando aos pais, o engenheiro Eras prometeu que será iniciada prontamente uma reforma. Charles Medeiros lembrou que a ação emergencial permitirá manter as crianças na escola, mas que o problema maior persistirá, face ao aumento popul…

Editorial

Começou cedo o movimento migratório das aves de arribação do gênero “passarus politicus”. É assim mesmo que se escreve. Essas aves, facilmente encontráveis, foram descritas por Meneláu da Capadócia em XXIV a.C.. (Não deve ser lido xisxis ivi) É por isso que se diz que políticos são capadócios, o que é a mais pura verdade. Não todos, por óbvio. Há alguns respeitáveis e de bom senso, infelizmente pertencem a outros tipos de aves. As avis raras. Mas voltando às migrações, é certa a ida de um vereador, dos mais experientes, para o PV. Conversei pessoalmente com ele, infelizmente não posso dizer seu nome. É preciso respeitar as regras da ética parlamentar. Primeiro sair de um partido, depois entrar em outro. Embora pareça simples, o expediente não entra na cabeça de muita gente, o que acaba dando confusão. Seguramente vai ganhar o PV. Quase ia me esquecendo, há outros dois vereadores namorando o partido da clorofila. Um é por demais conhecido, velho de casa. Foi o pivô do arranca-rabo da p…

Perigo, perigo...

Montados em seus alazões, 100 cavaleiros do Movimento Tradicionalista Gaúcho cruzarão Porto Alegre, dia 1º, para engrossar uma grande manifestação em defesa da Varig.
Na Praça da Matriz, se juntarão a funcionários, parlamentares e sindicalistas para pedir a intervenção do governo na empresa e em sua controladora, a Fundação Rubem Berta.
Esses intrépidos cavaleiros podem ter a idéia de amarrar seus cavalos nas colunas do Palácio da Alvorada. Foi o que fizeram seus antepassados quando invadiram O Rio de Janeiro. Amarrar cavalos em logradouros pode resultar em infindáveis dissabores.O país ainda sente as conseqüências do getulismo. Melhor dar um aviãozinho para os bombachudos. E uma cuia de chimarrão.

Sidney Borges, d'après Boechat

Leitura Branca

Leitura performática de textos de espetáculos teatrais clássicos e contemporâneos.

Hoje se inicia mais um programa superlegal na Fundart. Aiyan Zack, convida a comunidade para participar de uma divertida leitura do famoso texto de Millôr Fernandes “Computa, Computador, Computa”. Participe desse encontro e descubra a arte escondida em você. Aiyan Zack é ator, diretor, bailarino, promotor de eventos e terapeuta holístico. Participou como ator e diretor de vários espetáculos entre o Rio e São Paulo. Atualmente coordena o Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba.
A Fundart está sediada no Casarão do Porto, Praça Anchieta, 38, no centro de Ubatuba. O espetáculo começa às 20:00h. Para maiores informações ligue para os telefones (12) 3833-7000 / 7001.
Fonte: Jorge Lee

Notícias da Prefeitura

A Fundart convida você para participar do curso de cerâmica

A Fundart informa que ainda há vagas para o curso de cerâmica com a professora Suzana Bottini, para pessoas acima de 14 anos. Esse é o quinto ano consecutivo do curso, que obteve bastante sucesso no município. Nas aulas, são ensinados métodos para se criar pequenas esculturas e utensílios domésticos. Já no segundo mês, o aluno estará apto a confeccionar peças em casa, sem a ajuda de tornos ou moldes. O curso ensina também a fazer as próprias ferramentas.
As aulas acontecem uma vez por semana, com duração de três horas. Os interessados têm seis opções de horários. A mensalidade custa 30 reais, havendo um desconto de 5 se o pagamento for efetuado até o dia do vencimento. O material a ser utilizado (argila, tintas, apostilas) poderá ser adquirido com a própria professora.
Para mais informações, ligue para a Fundart: 3833-7000/7001 PMU



Prefeito participa de reunião do Codivap

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César participa na sexta-fei…

Editorial

Não há Práticos sem prática.
Há muitos anos acompanhei a manobra de atracação de um petroleiro. É uma tarefa de extrema responsabilidade. Quem executa tal trabalho é o "Prático". Ele substitui o comandante e dá as ordens até que o navio esteja finalmente atracado. É um trabalho rendoso, práticos ganham bem. No entanto é preciso muita habilidade para exercer tal profissão. Sem as qualificações necessárias seria um verdadeiro desastre. Navios têm muita massa e conseqüentemente muita inércia, ou seja, são difíceis de colocar em movimento e difíceis de parar. Se um capitão de navio quiser encostar sua embarcação sem o auxílio do prático e, se isso resultar em acidente, o seguro não será pago. Lembrei-me desse fato ao pensar nas nomeações que os políticos fazem. Dificilmente obedecem aos critérios do bom senso e da capacidade profissional. Nomeiam amigos e correligionários, vale a simpatia pessoal. Se fosse para administrar uma firma própria, seriam mais cuidadosos. Com o que é pú…

Pensata

Ontem alunos da Unitau estiveram na Câmara onde conversaram com os vereadores Charles Medeiros, do PSDB, e Jairo dos Santos, do PT, este presidente da casa. Espero que tenham tirado proveito. É fundamental que a população da cidade se politize e aprenda a reivindicar seus direitos através do voto. Seria importante que a escola passasse a fita inúmeras vezes. Para reflexão dos estudantes. Na hora de votar é da maior importância escolher gente preparada. Senão o tiro sai pela culatra. Não vou fazer comentários sobre o que os meus olhos viram e os meus ouvidos ouviram. Quem esteve presente sabe ao que estou me referindo.

Sidney Borges

Escola em situação precária

Ontem conversei com pessoas ligadas à EMEI Agostinho Alves da Silva, da Lagoinha. Segundo elas, a escola precisa de reparos urgentes. A fossa está vazando o que causa desconforto aos alunos, além de trazer riscos à saúde dos mesmos. A área destinada ao recreio é pequena, cimentada, perigosa. A possibilidade de acidentes paira no ar o que sobrecarrega professores e funcionários. O refeitório não comporta os oitenta alunos que há. A escola não foi projetada para receber tal contingente. Além disso, a fossa vaza exatamente no local da merenda. O cheiro é insuportável. Como é sabido na cidade, a região sul carece de atenção especial. Foi práticamente esquecida nos últimos governos. Entre as necessidades prementes figura a construção de escolas. Enquanto não acontece é preciso manter as existentes, dando condições para que funcionem a contento. São aguardadas providências.

Sidney Borges

A obrigação de agradecer

Ronaldo Dias
A presença do governador para a “entrega” de obras para a cidade, não contemplam, de longe, nossas necessidades. Embora todos os investimentos em educação têm indiscutivelmente, seu mérito, os demais somam muito pouco, pelo que ele tem oferecido a outros municípios, pelo simples critério do número de eleitores. Em nossa contrapartida, oferecemos (gratuitamente) a todos os visitantes (a maioria do Estado de São Paulo) o nosso “melhor perfume”. Nossa Natureza e nosso meio ambiente. Recapar uma estrada com um traçado de 30 anos, sem nenhuma correção, sem acesso de pedestres entre bairros: (Praia Grande -Toninhas) (Toninhas –Enseada) (Perequê-Mirim – Saco da Ribeira) (Lázaro – Rio Escuro – Dura) (Dura – Lagoinha) é no mínimo, falta de respeito com o cidadão e desídia com a sua segurança, quando sem alternativa, é obrigado a andar (literalmente) pelos acostamentos. As ilhas (assassinas) da Praia Grande, agora (colocaram hoje) com inúmeras placas, mostram a total falta de plan…

Notícias da Prefeitura

2º Top Tuning de Ubatuba recebeu grande público

Ubatuba recebeu no último domingo, 27, toda a beleza e potência dos carros “Tunados” que participaram do 2º Top Tuning de Ubatuba. Foram 62 máquinas que participaram das categorias Som (24 estilos), Tuning (8 estilos), Rebaixados (2 estilos) e Mini Tuning. A equipe Rejeitados, da cidade de Guararema, foi a mais premiada, com nove vencedores.
No tuning os destaques foram Luciano Ribeiro com 890 pontos na categoria passeio pequeno e Fernando Henrique da Tuning Action com o Astra. Participação especial também de dois veículos que foram matéria de revista, o Golf de Luis Renato Santos e o Gol de Wagner Arruda.
Nas motos, Cleber Moraes, o pioneiro na participação nesta categoria apresentou sua possante CB 500 nitro, um verdadeiro show. Nas categorias do som Ricardo Caetano de Guararema virou 160,4 db na categoria Trio Pro Livre no seu e no SPL Wagner Caciano, com seu Corsa, alcançou 157,1 dbs na Profissional. O competidor de Ubatuba melhor clas…

Mudança no secretariado

Cristo sai do governo de Ubatuba!

O Secretário de Administração da Prefeitura de Ubatuba, Sizenando Cristo, informou ao prefeito Eduardo César que estará deixando a Secretaria na próxima semana. Em seu lugar, interinamente, ficará o Secretário de Finanças, Gilson Ferreira da Silva que acumulará as duas pastas.

Sidney Borges

Mistério sempre há de pintar por aí...

Adelino Costa
Vou falar de um terrível mistério. Aconteceu na época da série “O terrível mistério dos Discos Voadores” da revista “O Cruzeiro”. Não tem nada a ver com discos, nem com voadores. Aconteceu na televisão. Eu e todos os garotos da minha época assistíamos à Sessão Zás-Trás. Ia ao ar de segunda à sexta no final da tarde, no canal 5 de São Paulo, que ainda pertencia às Organizações Victor Costa. Antes passava “O Semeador” com o padre Olavo Pezzoti, uma chatice sem tamanho. Depois era a hora da sessão de desenhos apresentada pela dupla Gislene e Marco Antonio, que eu tinha na conta de fresquinho. Pois é, não consigo lembrar a grafia correta, Gislene ou Gislaine, na época eu era analfabeto, ou semi-analfabeto, como são e serão eternamente alguns políticos de sucesso. Mas vamos ao mistério. A Gislene (vou adotar essa forma como correta) era a queridinha dos meninos, que embora pequenos, morriam de tesão por ela. Eu me confesso entre eles. Certo dia vi a minha mãe cochichando com a…

Cerimonial

Muito interessante a matéria da Assessoria de Comunicação falando do trabalho do Cerimonial do Governo do Estado. Leia abaixo, nas "Notícias da Prefeitura". A turma deu duro para preparar a visita do Governador. Não sei bem o porquê, mas me veio à cabeça o boneco do Judas, vencedor do concurso. Foi batizado de Xisxis Judas. As meninas que o confeccionaram lembraram-se da gafe cometida quando da homenagem ao Vigésimo Batalhão da Polícia Militar. O então chefe do cerimonial da Câmara homenageou o “xisxis batalhão”. Faltou nas aulas de algarismos romanos. Chefe do cerimonial é coisa séria em qualquer lugar do mundo. Em Ubatuba não é levado à sério.

Sidney Borges

Obrigado Governador

Corsino Aliste Mezquita- Professor*
Compareci, na condição de cidadão, à recepção, de Vossa Excelência, no Aeroporto de Ubatuba, na esperança que estivessem presentes representações de todos os bairros que receberam obras, conveniadas com o Governo do Estado, nos últimos quatro anos. Infelizmente a visita foi bastante rápida e isso não foi possível. Em atenção a essa falha gostaria agradecer, a Vossa Excelência e ao seu Governo, os convênios mantidos entre as Secretarias de Educação do Estado e da Prefeitura de Ubatuba, em parcerias que frutificaram em ações de grande interesse educacional, assim como benéficas ao município. Frutos dessas parcerias estão presentes em todos o bairros. Relacionaremos a seguir as principais ações.
O processo, bem sucedido, de municipalização do ensino de 1ª a 4ª séries com a incorporação, ao patrimônio do Município, da Escola Altimira Silva Abirached, no bairro do Itaguá e a posterior reforma realizada pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação- FDE …

Agressividade Infantil

Aline Carvalho VendruscolloPsicóloga
Como se sabe, a agressividade tem dois significados: por um lado, é uma reação direta ou indireta à frustração e, por outro, é uma das muitas fontes de energia de um indivíduo, é aquilo que o move a superar obstáculos na vida e sobreviver. À medida que nos desenvolvemos, aprendemos formas de dominar e controlar nossos impulsos agressivos, colocando-os a serviço da vida, do amor, do trabalho, do brinquedo, do estudo...
Ainda assim, o conceito de agressividade é visto, na maioria das vezes, sob um ponto de vista pejorativo, como algo ruim, que deve ser eliminado. Quando se trata de uma característica do comportamento infantil, então, pais e professores se vêem numa situação bem delicada, principalmente se não conseguem entender a agressividade como algo mais amplo que um ato agressivo. Partindo dessas afirmações, nos perguntamos: como os adultos podem manejar de forma positiva condutas agressivas das crianças?
Em primeiro lugar, não combatendo a agres…

Notícias da Prefeitura

Geraldo Alckmin traz benefícios e o apoio do Estado a Ubatuba

Parceria entre os governos municipal e estadual resulta em obras e melhorias em Ubatuba

O governador Geraldo Alckmin foi recebido em Ubatuba no sábado, 26, por cerca de 200 pessoas, entre elas, todos os prefeitos do Litoral Norte, secretários municipais, vereadores, lideranças políticas de Ubatuba e região, além de pessoas da comunidade. A visita, ocorrida um dia depois do aniversário do prefeito, teve o objetivo de entregar oficialmente as obras de reforma do aeroporto Gastão Madeira, incluindo as instalações de Bombeiros, próximo a pista. O prefeito Eduardo César aproveitou a oportunidade para fazer vários pedidos importantes ao governador.
Ubatuba foi a primeira cidade do Litoral Norte a ser visitada pelo Governador em 2005. O prefeito Eduardo César disse que receber Geraldo Alckmin foi uma satisfação muito grande, “um presente de aniversário”. Ele salientou ainda que isso representa o início de uma nova fase de desenvolvi…

Giselle, a espiã de meus sonhos

Imagem
Com vocês "Giselle, a espiã nua que abalou Paris". Abalou Paris e a mim, que aos quinze anos fiquei perdido, desatinado, embasbacado, emudecido e acabrunhado. Até pensei em ir para o Japão, num cargueiro do Loide, lavando o porão. Por Giselle eu arrastaria um trem da Central do Brasil, mataria e morreria, lutaria contra o rei, esmurraria o dragão e afrontaria a inquisição. Que gata!

Afonso Henriques

Vips

Não param de ligar para me contar fofocas sobre a visita do governador Geraldo Alckmin. Foi uma luta árdua aparecer ao lado do homem. Todos queriam estar no palanque. Para quê? Pedir emprego? Sabe-se de recepções especialmente preparadas para receber o digníssimo chefe do executivo estadual, às quais ele não compareceu. Mas o tom da festa foi a banda. O governador adorou. A música escolhida para abrir o espetáculo foi “Homenagem ao malandro” de Chico Buarque de Holanda. Logo para ele que é um moço exemplar. Não faz mal, um presidente americano, em recepção ao chefe de um governo estrangeiro, abriu o baile como era de praxe. Esperou até que tocasse a música certa. Todos ficaram perplexos quando ele convidou a esposa do visitante para dançar ao som de “The Lady is a Tramp” que significa “A dama é uma vagabunda”. Foi a maior saia justa. Gente fina é outra coisa.

Sidney Borges

Lei do silêncio

Roberto de Mamede Costa Leite
A madrugada de domingo de Páscoa, entre 02,00 e 04,00 horas, Ubatuba foi agredida por som que alcançou todos os quadrantes desta cidade, então cheia de turistas.
Foi show do Rappa, em casa de espetáculos de Ubatuba que, sem dúvida, não tem o resguardo acústico para fazer tal.
A agressão, salvo engano, está prevista na lei penal e em disposições legais estaduais e municipais, que a penalizam
Onde as autoridades, d'outras ocasiões tão presentes ?
Onde cacique para disciplinar a tribo ?
Caso fosse eu turista em Ubatuba, depois deste atentado jamais voltaria a este socialmente primitivo aldeamento ...
Outro grande problema ao turismo e à cidadania são os cães nas praias, em desacordo com a lei e nosso direito à saúde, à tranqüilidade e de vermos respeitados nossos direitos, especialmente, quando resguardados em lei.
Pessoalmente, moro em praia, tenho sete cachorros que nunca foram à praia onde residimos.
É meu dever assim proceder, por reconhecer o direito de todo…

Charles Medeiros quer Hospital Regional

Na última sessão da Câmara de Ubatuba, o vereador Charles Medeiros aprovou uma moção de apoio em prol da criação de uma ampla frente parlamentar. Participarão dela políticos da região que compreende o Litoral Norte e o Vale do Paraíba. A frente terá como primeira missão centrar esforços na luta pela construção de um hospital regional capaz de atender dignamente à população litorânea. Segundo Medeiros, “um hospital regional estruturado é imprescindível para a imensa comunidade que vive próxima ao Atlântico, tendo em vista o grande número de pacientes que são encaminhados aos hospitais do Vale. Há, no litoral, problemas de falta de infra-estrutura de atendimento e de falta de recursos para transportar os doentes de forma adequada. Será mais producente, mais barato e mais digno atendê-los no litoral. Agora temos de unir forças e brigar por algo que já está garantido na constituição federal, que diz que todo cidadão tem direito à saúde”. Medeiros salientou ainda que um hospital regional a…
Imagem
O governo do Estado investiu no aeroporto. Foram gastos mais de 2 milhões para recapear a pista e o pátio. Agora resta esperar que o projeto do vereador Charles Medeiros se concretize e uma empresa aérea passe a servir Ubatuba. Está na hora.

Cuidado com ele!

Imagem
Fred Kruger espalhou pregos enferrujados em Ubatuba. Cuidado!

Crianças em perigo!

Uma dica para a turma da manutenção. Na praia, próximo ao restaurante Perequim, alguns equipamentos estão precisando de reparos. O escorregador está com pregos enferrujados aparecendo. Parece coisa do Fred Kruger, vilão do cinema, sempre disposto a espetar criancinhas. Minha sobrinha foi salva por pouco. Ufa! Mas o pobre avô ficou sem fôlego!

Sidney Borges

Editorial

Ouvidoria, uma idéia a ser pensada.
A criação da “Ouvidoria Municipal” merece consideração. O “Ouvidor” atuaria como intermediário entre os anseios da população e os poderes constituídos. Esse é um ponto dos mais delicados, o contato com o público. Uma palavra errada, uma grosseria, uma recusa brusca e tome um inimigo para a vida. Um detrator de corpo e alma, capaz de estragos eleitoreiros de monta. Há um ex-prefeito de uma cidade litorânea que conseguiu ter a maior rejeição da política tupiniquim, segundo dados de institutos de pesquisa que atuaram na cidade. Guardadas as proporções ele supera largamente os grandes vilões nacionais, sobejamente conhecidos. Parte da rejeição cabe ao próprio, cometeu erros primários. Não leva jeito para a arte da política. A outra parte, talvez a maior, cabe aos que ocuparam cargos de confiança por ele delegados erroneamente, com base apenas na simpatia pessoal. Cargos estes que obrigavam ao contato direto com a população. A arrogância, o despreparo e a…

Finalmente São Paulo acorda para o TURISMO!

Ronaldo Dias
Durante uma eternidade, o Estado de São Paulo foi o principal pólo emissor do turismo interno (e externo) provendo regiamente a ocupação de outros destinos, com a melhor classe de turistas (sem modéstia): os paulistas e os paulistanos. Nada contra outros destinos mas, agora, a disputa entrará em igualdade de condições deles não conhecem seu próprio estado. Finalmente, o governo do Estado acorda e anuncia que “São Paulo avança para ser um Estado do Turismo” (Takao Miyagui). O sofrido e abandonado trade (deste Estado) recebe com alegria e esperança a notícia. Finalmente pensa-se além do heróico e limitado DADE. Um plano técnico de desenvolvimento deverá nortear as ações, ainda desencontradas, de investimentos. É preciso durante o planejamento a avaliação das capacidades e das necessidades de infraestrutura de cada destino “contemplado”. De tudo que pude ler e entender, lamentavelmente, Ubatuba está fora. Sem nenhum “bairrismo” nem desmerecendo outros destinos, nós somos a ci…

Governador visitou Ubatuba

Imagem
O governador Geraldo Alckmin esteve em Ubatuba ontem, quando inaugurou obras no aeroporto. Na foto um instante da solenidade, com destaque para o prefeito Eduardo César que aparece um primeiro plano.Também podem ser vistos o estilista Clodovil Hernandez e o presidente do PSDB local.
Foto: Sérgio Andrade

Reformas

Pintasilva faz sentido. Pintassilgo não. Não entendo o porquê de decorar palavras com um só uso? Pintassilgo define apenas um tipo de pássaro. Pintasilva é a contração de pinta que todo mundo sabe o que é, com Silva, sobrenome do presidente. Já silgo, (ou seria ssilgo?) ninguém ouviu falar. Não confundir com silha que é um tipo de cadeira. Poderíamos usar duas palavras conhecidas, pinta, do presente do indicativo do verbo pintar e silva, que como já disse é sobrenome de gente ilustre. E também de gente comum. Sobrenome é loteria, ninguém sabe o futuro. Quem apostaria no bebê nordestino que hoje luta para salvar o mundo da fome? Com pinta e silva o pássaro teria nome, assim como aconteceu com Costa e Silva que acabou presidente, embora nunca tenha sido eleito. Pronto, o pássaro estaria nomeado e não seria necessário decorar mais uma palavra, pois sabemos que o cérebro, assim como os discos rígidos dos computadores, tem capacidade limitada. Já pescoção não tem nada a ver com girafas. Si…

Ainda há jeito!

São Paulo está parando. É o que dizem meus amigos. Um deles contou que na última quarta-feira demorou duas horas para percorrer doze quilômetros. Andou de carro na velocidade em que as pessoas caminham. Isso não é exceção, é regra. Será que vai ser sempre assim? Não há no universo das pessoas com as quais converso uma única que não manifeste vontade de deixar a metrópole. No entanto, apreciam o lado virtuoso, a vida cultural, as livrarias, os teatros, os cinemas, os shows. Tudo isso faz falta em cidades menores, eu sei o quanto é difícil viver no meio da Mata Atlântica não sendo uma bromélia. Não haveria uma forma de conciliar a metrópole com uma vida menos estressante? Será que não dá para viver sem que parte preciosa do tempo seja consumida em ralos de congestionamentos? Existe uma saída, mas como todas as obras grandes precisa de grandes homens para levá-las adiante. Quem sabe o prefeito Serra entenda ser essa a tarefa da sua vida. Mudar a cara de São Paulo. Certamente mudaria o Br…

Será o fim do aterro “insanitário” do Ipiranguinha?

Marcos Antonio Flausino SantosProfessor*
Há mais de 12 anos o aterro “insanitário” polui o rio Grande de Ubatuba. Se contarmos os lixões anteriores o bairro do Ipiranguinha já é despejo ou privadão há mais de 20 anos. Conta a lenda que nossa área era chamada de “Chiqueirão”, mas não é por isso que devemos pagar pela incompetência da administração pública, e continuarmos por tantas décadas como a privada de Ubatuba. Sem contar que durante anos falou-se na despoluição do rio Grande, e com a poluição do lençol freático, além dos veios que levavam a contaminação ao rio Grande.
Nosso bairro, apesar de marginalizado em todos sentidos, está crescendo e muito, hoje somos um município dentro de Ubatuba com mais de 20.000 habitantes, três escolas (e esperamos que a quarta seja construída), uma unidade mista ( que esperamos funcionar um dia, como o atual secretário sonhou), posto de gasolina, supermercados, cachoeiras (que não aparecem em mapas turísticos), trilhas históricas ( idem), enfim so…