Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 27, 2005

Discussão sobre a Comtur vai para a Câmara

A discussão sobre os destinos da Comtur está tomando corpo. É grande o interesse da população sobre o que vai ser revelado no processo fecha não fecha que ora se inicia. A CPI acabou não sendo totalmente efetiva, não no quesito informação. A população não soube direito o que foi apurado, as informações eram controladas. Já não são, doa a quem doer tudo será revelado, estamos atentos. Se a Comtur tem dívidas não justificadas e se como afirmam, houve desvio de dinheiro, há que haver culpados que devem ser apontados e responder pelo que fizeram. Conforme alguém abordou com propriedade; o marido pega e esposa em flagrante adultério no sofá e manda queimar o sofá. A empresa foi mal administrada, fecha-se a empresa e os maus administradores continuam no jogo político dilapidando o patrimônio público. Quem colocou a Comtur na situação em que se encontra? É isso que Ubatuba quer saber. O vereador Charles Medeiros pretende levar a discussão para a Câmara e para isso protocolou, no dia 2 de ma…

Editorial

Alternativa ao modelo neoliberal
Nesta semana tive a oportunidade de fazer palestras em três escolas públicas de Ubatuba. Falei sobre Informática para alunos da sétima série ao terceiro colegial. É grande o desperdício de talentos no Brasil. Em todas as salas que entrei pude perceber que assim que as informações começam a fazer sentido há olhos brilhando. É lógico que alguns dormiam e apesar dos meus esforços continuaram assim, para esses é preciso mais do que um discurso coerente. É difícil julgar a razão da apatia, as condições econômicas e sociais em que vive a maioria está muito abaixo do que seria desejável. De qualquer forma, precisamos achar uma forma de premiar aqueles que querem avançar, será através deles que o Brasil poderá caminhar para o desenvolvimento. O modelo neoliberal não está funcionando nem vai funcionar. Não deu certo em lugar algum, apenas nas escolas de Economia. É por demais excludente, desumano. Seria bom tentar outra via, um caminho que passasse pela educação…

Voando pela Real

Nos tempos que antecederam a "gloriosa redentora" de 1964, a maior companhia aérea do país era a Panair do Brasil, falida em 1965 por razões políticas. A Varig foi a grande beneficiada. Herdou a infra-estrutura das linhas internacionais. Outra empresa aérea que marcou época na primeira metade do século XX foi a Real, cuja criatividade das propagandas ainda me faz lembrar do diálogo radiofônico que todo mundo acabou decorando.
- Você não ia?
- Ia.
- Mas não foi.
- Fui.
- E já voltou?
- Já.
- Mas como?
- Pela Real
O painel postado na foto abaixo é de um Constellation usado nas linhas internacionais da Real.

Sidney Borges
Imagem
arquivo

Notícias da Prefeitura

Justiça revoga liminar contra cobrança de estacionamento

O primeiro decreto do prefeito de Ubatuba, Eduardo César, volta a ter efeito legal e cobrança dos estacionamentos das praias é suspenso por lei

A juíza da 1ª Vara da Comarca de Ubatuba, Eva Lobo Chaib Dias Jorge, revogou a liminar que suspendeu os efeitos do primeiro decreto da administração de Eduardo César, sobre a cobrança dos estacionamentos nas praias de Ubatuba.
No primeiro dia de sua administração, o prefeito Eduardo César (PL) assinou um decreto suspendendo a cobrança dos estacionamentos nas praias Grande, Tenório, Maranduba e Lagoinha e dois dias depois a Comtur, Companhia Municipal de Turismo, responsável pela cobrança, conseguiu uma liminar suspendendo os efeitos do decreto.
Durante toda a temporada de verão o estacionamento nas referidas praias foi cobrado mediante a ação judicial contrariando o entendimento da nova administração, que apenas com benefícios aos turistas, a cobrança poderia
ser efetivada. Porém, nessa sema…

Editorial

"Um real para o país, setenta e seis reais para os banqueiros"
As manchetes dos jornais dizem que a Argentina renegociou a dívida e saiu da moratória. Segundo o presidente Kirchner não há mais entraves que impeçam o desenvolvimento da economia. Muito foi dito, pouco foi esclarecido, a maior parte da dívida renegociada foi com credores argentinos, 38,4%, o que pode significar dinheiro colocado no setor produtivo. Pode, mas não é certo, capitalistas são imprevisíveis, volúveis e caprichosos. Nunca se saberá exatamente o que foi discutido nem como aconteceu o acordo, sempre há uma versão para divulgação e outra – a real – para o público interno. Não me interessa muito o que acontece na porção meridional de nosso continente, sei apenas que a imprensa a serviço anuncia que aqui tudo vai bem. As páginas estampam em letras generosas que houve aumento no PIB e diminuição no desemprego, o que me leva às lágrimas de felicidade. Em compensação, não toca em detalhes da maior importância.…

COMTUR e Leonardo

Ronaldo Dias
Muito pertinente e lúcida a proposta do vereador Charles Medeiros, de uma audiência pública para discutir o futuro da COMTUR. De toda forma, como a criação da empresa foi feita através de lei, será naquela casa a propositura de sua respectiva revogação. O que, por outro lado, deixa uma série de dúvidas aos leitores e a mim, como acionista minoritário, são as afirmações e declarações do Sr. Gilheta indicado pela acionista majoritária como novo diretor presidente da empresa, para “avaliar sua viabilidade”. Já, para esta afirmação, cabe esclarecer, que esta não é a função estatutária do presidente da empresa. Respeito a pessoa do Sr. Gilheta, pois não o conheço mas, aguardo a oferta da majoritária, aos acionistas minoritários, do seu currículo, juntamente com suas credenciais, de experiências anteriores em trabalhos conclusivos de viabilidade econômica, prestados à outras empresas, em especial de economia mista,com objetivos estatutários de fomento econômico fundamentado no …

Dos céus para o Guiness

Imagem
divulgação

O GlobalFlyer fotografado quando fazia vôo de teste em 2004

Milionário americano pode bater recorde mundial a bordo de monomotor nesta quinta-feira

Agências Internacionais
KANSAS, EUA - O milionário americano Steve Fosset está mais perto de bater um recorde mundial de aviação nesta quinta-feira, após uma decisão arriscada. Ele optou por seguir em frente com sua tentativa de dar a volta ao mundo num vôo solo em um monomotor experimental, sem fazer escala ou reabastecer, apesar de sérios problemas com o sistema de combustível do avião, informou a equipe em terra de Fosset. Segundo a CNN, Fossett deixou para trás o Oceano Pacífico e está sobrevoando Los Angeles. Ele deve aterrissar no Kansas ainda nesta tarde. "Estou me sentindo muito bem e estou me animando agora que estamos mais perto do fim", afirmou Fosset, durante uma entrevista por vídeo, a bordo de seu avião "GlobalFluyer". O piloto de 60 anos entrou nos Estados Unidos por volta das 9h (horário local), m…

Editorial

Panorama do Legislativo
O projeto de lei que autoriza a Prefeitura a conceder licença de ambulante à cooperativa Coomabem, com a finalidade de permitir a comercialização de seus produtos na praça 13 de maio, de autoria do vereador Ricardo Barbosa, aprovado pela Câmara, foi vetado pelo Prefeito. O veto foi apreciado e derrubado na sessão de 1 de março, terça feira passada. O que significa isso? Em última instância nada, pois sendo a lei autorizativa, o Prefeito é quem vai decidir se concede ou não a licença. Estar autorizado a fazer alguma coisa não obriga necessariamente que a coisa seja feita. Cabe ao senhor Prefeito decidir o que é melhor para a cidade. A lei foi proposta por um vereador que já não pertence à casa, mas que quando lá esteve, buscou sustentação política junto aos ambulantes, procurando favorecê-los em todas as circunstâncias. O que é legítimo politicamente, pode se transformar num transtorno econômico, a cidade de São Paulo conheceu o significado do “laissez-faire” com…

"Terceirização da Merenda?"

Corsino Aliste Mezquita* - Professor
1. Como medida preventiva gostaria comunicar aos mandatários da Prefeitura Municipal que nenhum dos que trabalharam comigo tem informado de nada do que atualmente está acontecendo. Conseqüentemente, é dispensável a caça às bruxas. Incomodar coitados com broncas descabidas e injustas é um ato de indignidade.
2. As informações que utilizarei neste artigo foram a mim transmitidas em dezembro de 2004 por integrantes da atual administração que não trabalharam na anterior. Foram transmitidas com toda a ingenuidade e pensando que estariam descobrindo o carrinho de uma só roda. Outras informações são do meu conhecimento faz muitos anos. Naquela oportunidade informaram que era um compromisso de campanha e que iria a acontecer.
Retruquei: "Falam ao Exmo. Sr. Prefeito Eleito que não cometa esse crime. As crianças, jovens e adultos que se alimentam nas escolas merecem respeito e não podem ser massa de manobra de interesses eleitoreiros e de supostos compromi…

SUPERANDO A VERGONHA

Sergio Maida*
No Jornal A Cidade de 26 de fevereiro foi publicada artigo do Dr.Vicente Malta Pagliuso, entitulado Muro da Vergonha que reabre o debate sobre a FUNDAC e as características necessárias a uma instituição destinada à proteção da Criança e Adolescente. É sempre importante lembrar que para a Constituição Nacional e para o Estatuto da Criança e Adolescente - ECA a criança é prioridade absoluta, mas, nem sempre, por diversos motivos, esta se coloca na prática.
No caso específico de Ubatuba, depois do tempo necessário para reacomodar a administração municipal depois da mudança de governo, da temporada, das enchentes, do carnaval, da crise da Comtur e de outras emergências, abre-se o espaço para a Prefeitura e a imprensa começar a tratar deste assunto com a seriedade e responsabilidade que merecem. Até para que não se converta em mais uma emergência constante ou crise permanente, como ocorre em outras cidades do Estado de São Paulo há muito tempo.
Em meus quase 30 anos de trabalho…

Notícias da Prefeitura

Prédios públicos terão que ser adaptados para deficientes físicos

Secretaria de Arquitetura e Urbanismo irá propor condições de acessibilidade em prédios públicos

Durante três semanas, a seção de Fiscalização de Obras da secretaria de Arquitetura e Urbanismo, realizou o levantamento em todos os prédios públicos de Ubatuba para verificar a existência ou não de rampas e sanitários para deficientes físicos. Esse levantamento, realizado pelo fiscal de obras Valdely Brulher dos Santos, era uma solicitação de três anos da Promotoria de Justiça de Ubatuba.
Agora com esse mapeamento, o secretário de Arquitetura e Urbanismo, Sidney Giraud, irá notificar os responsáveis para que adaptem meios de acessibilidade e sanitários especiais para portadores de deficiência física. PMU



Projeto de aprovação de construção de prédios sofre alterações

Prefeitura de Ubatuba só irá liberar alvará de construção com aprovação do Corpo de Bombeiros

A secretaria de Arquitetura e Urbanismo (S.A.U.), atendendo decre…

Delírios & Conspirações

“Psiquiatras definem como delirante alguém que tenha uma falsa visão da realidade e se aferre a ela com convicção, a despeito de argumentos e indícios claros contra essa percepção. Sua certeza resoluta pode assumir diversas formas. Nos delírios relacionais, um indivíduo vê todas as pessoas, os acontecimentos e objetos à sua volta como ligados a ele.”
”Acredita que a vitrine da loja da esquina está lhe enviando mensagens, ou que determinado artigo de jornal dirige-se exclusivamente a ele. Já nos casos de delírios persecutórios, o indivíduo pensa que os outros o estão observando, ouvindo suas conversas ou seguindo seus passos”
Conspirações têm grande chance de se tornarem populares, quando alimentam preconceitos ou superstições já existentes, e a crença na conspiração reforça essas posições. Nesse círculo vicioso, toda e qualquer conexão com a realidade é rapidamente perdida. E, se a teoria confirma velhas suspeitas, aceitas por muitos, o número de adeptos aumentará”.

Thomas Grüter.

Assim,…

Notícias da Prefeitura

Fundart homenageia personalidades femininas de Ubatuba pelo Dia Internacional da Mulher

Este ano, diversos grupos setoriais se uniram para prestar homenagem à mulher ubatubense

A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) inicia, dia 1º de março, a 4ª exposição do Dia Internacional da Mulher, com uma mostra de fotos de personalidades femininas que fizeram história, trabalharam pela comunidade ubatubense. Nesse dia, acontecerá também uma palestra a respeito da saúde da mulher. No dia 4, uma exposição de artes plásticas une-se à mostra de fotos, trazendo telas, esculturas e cerâmicas com motivos femininos.
Este ano, o evento conta com a participação de diversos setores da Fundart, que também fizeram questão de homenagear as mulheres ubatubenses. Na abertura da exposição de artes plásticas, no dia 4, as mulheres da Banda Lira Padre Anchieta se apresentarão e o setor de literatura será representado pela escritora Fátima de Souza, declamando poesias. Homenagens especiais serão feitas p…

Cuidado com os salgadinhos!

Imagem
Julia Flores, ex-top model antes e depois de se viciar em salgadinhos

Julia Flores, famosa modelo espanhola, era feliz casada com um corretor da bolsa de valores de Madrid, alpinista, esquiador, toureiro, velejador, colecionador de arte e fumante de Marlboro. E ainda por cima milionário. Julia viciou-se em salgadinhos e perdeu tudo. Abandonada pelo primeiro marido casou-se com um policial rodoviário que também a abandonou. Por último amasiou-se com um garí madrilenho que saiu de casa após dizer que ela nunca passou de uma lata de banha.
Agências Internacionais

Notícias da Embraer

Imagem
divulgação

RJ 145 de número 800, depois dele já foram entregues outros 100

Embraer entrega 900º jato da família ERJ 145

Entrega histórica é do modelo ERJ 135, que voará nas cores da Luxair

São José dos Campos, 28 de fevereiro de 2005 - A Embraer entregou hoje o 900º jato da família ERJ 145 para o cliente europeu Luxair. A cerimônia de entrega do segundo avião ERJ 135 da Luxair aconteceu na sede da Embraer em São José dos Campos.
O cliente pretende usar seus dois novos ERJ 135 para servir ao London City Airport (LCY) a partir de Luxemburgo, e também em rotas mais longas de sua malha. O ERJ 135 foi homologado para operar em LCY em outubro de 2003 e hoje é um dos poucos jatos autorizados a trafegar nesse aeroporto.
"Hoje recebemos os executivos da Luxair em nossa sede e com eles compartilhamos o prazer de celebrar uma outra histórica entrega de um produto Embraer. Estamos particularmente satisfeitos por nossas aeronaves desempenharem papel crucial na transformação do Aeroporto de Luxembur…

Latifundiários de lucro!

Ronaldo Dias
"Rentabilidade de bancos brasileiros é recorde"
"Retorno obtido pelas instituições financeiras no país supera o das americanas; juros altos contribuíram para o resultado"
As duas frases, são manchetes do final de semana. Só faltaram esclarecer que contrapõe-se do outro lado do fiel, a fatura do custo social. Não irá demorar para surgir rumores no Congresso, que algumas legendas governistas estariam advogando, secretamente, para este casos de obtenção de lucros , um novo IMPOSTO. O Imposto Social, com alíquota de 100%. O objetivo seria taxar estes lucros, sob argumento de tratarem-se de atividades não produtivas, advindos de juros corretivos de políticas econômicas e cambiais. Não posso ouvir falar em atividade não produtiva, sem lembrar-me do MST. Já imaginaram, se o Movimento resolve invadir agências bancárias, questionando a improdutividade do segmento? E, que além de improdutivos, colhem lucros extratosféricos? Irão questionar as origens e os registros…

Notícias da Prefeitura

Produtos apreendidos são doados para o Fundo Social

Mais de 3000 produtos serão vendidos em bazar

A Seção de Tributos Mobiliários da Prefeitura de Ubatuba doou hoje, 27, mais de 3.500 produtos apreendidos durante o período de 3 de janeiro a 25 de fevereiro. Além desse número, vários produtos perecíveis foram doados para entidades filantrópicas, alguns inutilizados e outros retirados mediante ao pagamento de multas.
As apreensões fazem parte do trabalho de fiscalização de ambulantes em várias praias da cidade e na avenida Iperoig. A doação, repassada ao Fundo Social de Solidariedade, inclui produtos variados como óculos, redes, mantas, jogos de tapetes, bolsas, sandálias, peças de madeiras, bichos de pelúcia, balanços, entre outros.
A presidente do Fundo, Denise César, deverá promover um bazar com a doação dos produtos, em data ainda não definida. PMU

Receitas municipais

Quando um governante abre mão de receita, deve mostrar alternativa. A lei é clara nesse sentido. A Comtur tinha como fonte de renda os estacionamentos nas praias. Com o anunciado fim das cobranças, resta uma dúvida no ar. De onde virá o dinheiro para preencher a lacuna?

Sidney Borges

Agradecimento

“Obrigado Universidade de Taubaté - Campus de Ubatuba”

Corsino Aliste Mezquita*- Professor
Convidado por alguns formandos eu compareci à colação de grau do Curso de Pedagogia da Universidade de Taubaté - Campus de Ubatuba, no dia 25 de Fevereiro de 2005. Formatura de quaisquer níveis de ensino reconforta o espírito com novas energias. Quando a formatura é de pedagogos e educadores a fantasia daqueles que dedicamos nossa vida à educação navega por novos mundos e imagina dias melhores para a humanidade.
Vendo aqueles quase cinqüenta formandos refletia sobre o tesouro que a Universidade de Taubaté deposita a cada dia em Ubatuba.Não há maior presente para um município que uma universidade instalada em seu território semeando ciência, cultura, conhecimento, formando inteligências pensantes, analistas, críticas e personalidades harmônicas promotoras da cidadania e do bem comum. A Universidade de Taubaté instalada em Ubatuba é irradiadora de progresso, desenvolvimento e transformações sociais d…

Juros e crescimento

O Brasil pagou, em 2004, segundo números oficiais do Banco Central, R$ 155 bilhões de juros da dívida interna (sem falar na externa) e em 2005, com juros de 19%, deve pagar R$ 190 bilhões (a dívida já passou de R$ 1 trilhão).
O sistema financeiro permitirá, mediante acordos firmados, que o governo gaste R$ 2,5 bilhões em obras de infraestrutura. Conta exata. Para cada real gasto com o país, setenta e seis irão para os bolsos dos banqueiros. Esses R$ 2,5 bilhões mal darão para tapar os buracos das estradas, cada dia em piores condições.
Nem será necessário falar de saneamento, não haverá recursos. Em todas as grandes cidades há rios de merda correndo abertos, dia e noite, nas favelas e periferias miseráveis. E os portos abandonados atravancando as exportações e o desenvolvimento? E a energia? E a violência? Parece discurso do Lula de antigamente, é a realidade do governo Lula de hoje.
Enquanto isso a imprensa a serviço da mentira e da empulhação afirma que o país está crescendo.

Sidney Bo…

Matar pode, a lei garante...

As leis brasileiras precisam de alguns ajustes. Se um cidadão for preso traficando drogas, crime inafiançável, irá para o xilindró. Uma forma do criminoso se livrar da cadeia é cometer outro crime. Matar o policial. Sendo primário e evitando o flagrante, responderá em liberdade. A excrescência jurídica remonta aos tempo do delegado Sérgio Paranhos Fleury, um dos chefes da repressão à luta armada. Envolvido nos crimes do esquadrão da morte, Fleury acabaria preso, mera questão de tempo. A saída encontrada pelo sistema foi a criação de uma lei, logo batizada de “lei Fleury”. Serviu para proteger o Delegado que tinha “bons antecedentes”. Continua servindo para proteger assassinos. Fleury permaneceu em liberdade e desfrutou de popularidade nos círculos da direita radical, que o tinha como herói e o protegia. Os militares o viam com reservas, embora tenham usado seus serviços, nunca o toleraram. Não o consideravam como um igual, foi útil em circunstâncias especiais, havia um trabalho sujo a…

SEMPRE COMTUR!

Ronaldo Dias
Muitos me perguntam por que insisto e, me exponho tanto, para defender a COMTUR. A resposta é simples e, tem explicações de fácil entendimento: Primeiro, porque ela é a única alternativa que dispomos, para o desenvolvimento econômico da cidade. Segundo, porque ela é inocente. Pergunto a todos: Quem concorda em condenar uma inocente? Imaginem os que puderem, se a Lei que a criou, fosse inicialmente regulamentada? Se, nestes 15 anos de sua existência, a Prefeitura tivesse lucidez para avaliar o compromisso social dos objetivos estatutários da empresa e os cumprisse? Ou, ao menos, não atrapalhasse? E quando, exercendo seu poder de Majoritária, indicasse administradores de sua confiança, porém pessoas, com comprovada capacidade prática e formação técnica compatível para dirigi-la? Se fosse obrigado, aos dirigentes indicados, pela majoritária, a apresentação de CVs compatíveis com a função e, de comprovada de capacidade técnica e prática? Quais deles atenderiam a estes requisi…

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

Crânio humano pré-histórico que faz parte do acervo do museu.

Museu Histórico Washington de Oliveira reabre as portas e mostra o passado de Ubatuba

Rodas de engenho de açúcar, objetos de Ciccilo Matarazzo e Seo Filhinho, utensílios indígenas e muito mais...

O Museu Histórico Washington de Oliveira, localizado no antigo presídio de Ubatuba, será reativado no início de março. O prédio está passando por adaptações para expor novamente o acervo. A iniciativa da Fundart traz de volta fragmentos da história de Ubatuba, representados por objetos arqueológicos, peças do tempo dos engenhos de açúcar e dos escravos, quadros e pertences de personalidades que marcaram época.
Entre as peças mais curiosas, tem um crânio humano pré-histórico, encontrado em Ubatuba; utensílios indígenas feitos de ossos; o relógio da Igreja Matriz, instalado no fim do sec. XIX, entre outras relíquias.
A comunidade ubatubense está contribuindo para enriquecer o acervo do museu, fazendo doações. Peças que antes …

Lula falou, chamem os bombeiros...

Que há irracionalidade no comportamento humano é sabido, no entanto, em se tratando de política, os desatinos crescem exponencialmente. Resultado de um mix de fé religiosa e interesses mundanos, costumam mostrar que bom senso não e algo muito encontradiço. Longe de mim imaginar FHC como uma vestal, há muita coisa que eu gostaria de saber e que provavelmente jamais terei conhecimento sobre as privatizações. Dizer que houve corrupção no governo anterior, que soube e não denunciou é uma afirmação muito séria de Lula. Há nela a confissão de um crime. Provavelmente vai acabar em pizza, como acabou a CPI do Banestado. Faltam fundamentos nas palavras do Presidente. Parecem edifícios sem fundações, há evidente ausência estrutural. Nos tempos marxistas ainda se podia imaginar a algarávia como um caminho para o poder. O mote era denunciar, denunciar era preciso. Denunciar a tudo e a todos, o aliado de ocasião, senador José Sarney, sabe do que estou falando. Os petistas prometiam mudar a forma d…

E la nave va...

Estudo da USP aponta que 91% das notas de R$ 1 têm cocaína

Estudo inédito concluído por pesquisadores do Cemel (Centro de Medicina Legal) de Ribeirão Preto, órgão ligado à Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), revela que 91,5% das notas de R$ 1 no país apresentam vestígios de cocaína - das nove cidades pesquisadas, em sete, o índice foi de 100%. Para especialistas em drogas e para a própria polícia, esses números apontam que a quantidade de usuários do entorpecente pode ser maior do que se acredita atualmente - entre 2% e 4% da população. "É um dado que mostra que o consumo da droga está crescendo cada vez mais, perto do que a gente imaginava", disse delegado chefe da Polícia Federal de Ribeirão Preto, Cesar Augusto Martinez, 40. A cidade apresentou a maior média de contaminação da pesquisa. Os pesquisadores analisaram 47 cédulas de R$ 1 em circulação em nove cidades: São Paulo, Santos (SP), Ribeirão Preto (SP), Guaíra (SP), Rio de Janeiro, Brasília (DF), …

Lendas do Futebol

Num tempo ainda vivo na minha memória, mas remoto no calendário, São Paulo tinha terrenos baldios onde se jogava futebol. Nos espaços maiores eram colocadas balizas e o chão demarcado. Logo uma agremiação virava dona do campo e lá mandava seus jogos. Os times visitantes viajavam em caminhões. Os jogadores, dirigentes e torcedores iam em pé na carroceria, batucando e mexendo com as donzelas que fingiam ter pavor de encontrar um caminhão desses, mas no fundo gostavam. Nas tardes de domingo era uma opção assistir aos jogos e tomar raspadinha. (naquela época significava gelo picado com groselha) Infelizmente os “estádios” não tinham arquibancadas, a platéia torcia bravamente em pé. O melhor da várzea eram as lendas contadas pelos velhos torcedores, o futebol tinha uma cultura rica de heróis e vilões. Eu me recordo de ouvir falar de um jogador que foi dono do chute mais forte da história do futebol, sem comparação com o que há hoje. Segundo os relatos, Roberto Carlos, do Real Madrid, seri…

Mães de juizes poderão dormir em paz

Fifa vai testar bola computadorizada

A Fifa vai testar uma bola computadorizada durante o Campeonato Mundial sub-17 que será realizado no Peru, em setembro.

A decisão foi tomada neste sábado durante a reunião anual da International Board realizada no País de Gales, após a apresentação do sistema elaborado pela marca de produtos esportivos Adidas.
O sistema consiste em um microprocessador instalado na bola que poderá fornecer ao juiz informações precisas do local exato de onde estava a bola, tirando dúvidas se um lance foi realmente gol ou não, por exemplo.
A nova tecnologia, segundo a Adidas, pode revolucionar o sistema de arbitragem atual, já que os árbitros vão poder ser avisados diretamente por um sinal quando a bola cruzar a linha do gol, evitando assim dúvidas.

Teste

A bola foi testada durante uma partida entre titulares e reservas da equipe do Nuremberg, da Alemanha, na última quarta-feira.
O sistema está sendo desenvolvido pela Adidas em parceria com o Instituto Fraunhofer e a compan…

Japonesas preferem o celibato

70% das solteiras dizem 'não' ao casamento no Japão

Sete em cada dez mulheres solteiras japonesas acreditam que podem ser perfeitamente felizes sem se casar, de acordo com uma pesquisa feita pelo jornal Yomiuri, de Tóquio.

O número de mulheres que acreditam que a vida a sós pode trazer satisfação aumentou em 10% desde 2003, de acordo com o jornal.
Analistas dizem que o resultado da pesquisa mostra que permanecer solteira, no Japão, já não carrega mais o estigma de outras épocas.
E também ilustra os motivos por que o Japão está enfrentando uma queda nos índices de natalidade, já que muitas pessoas preferem casar mais tarde ou ficar sós indefinidamente.

Temores

Atualmente, a taxa de natalidade japonesa é de apenas 1,29 criança por mulher, uma das mais baixas do mundo.
Isso tem alimentando temores de que uma força de trabalho, que é cada vez menor, não vá conseguir financiar as aposentadorias de um número crescente de pessoas idosas.
Um estudo divulgado pelo governo japonês em outubro a…