Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 30, 2005

Sem palavras

Imagem
valter capop

Principal e acessório I

Ronaldo Dias
A custosa divulgação da campanha ”UBATUBA SIM! DENGUE NÃO” é imprópria e inadequada para uma cidade com pretensões a se tornar turística. Tratar a dengue, como os borrachudos, é obrigação sazonal e profilática dos órgãos de saúde.
Por que, para que ou para quem a divulgação?
Mesmo porque, para os esquecidos, temos porções generosas de Mata Atlântica, habitat natural das maravilhosas Bromélias.
Como “tratar” a dengue em cada um delas? Talvez não só os recursos do trabalho, como os da divulgação devessem ser redirecionados.
Por exemplo, como li no editorial do Ubatuba Víbora, para aqueles idosos pacientes com fraturas, já impacientes e angustiados pela dor e pela espera, nas incômodas macas das enfermarias da Santa Casa.

Editorial

O que torna diferente um governo de outro? Para o cidadão comum é difícil perceber, há governos que fazem obras espetaculares e assim dão a impressão de eficiência. Outros são mais austeros, preferem investir em infraestrutura, cujas obras quase não aparecem, mas refletem na qualidade de vida. Na verdade, as ações dos governantes têm muita influência da formação escolar que tiveram. Por exemplo: Mário Covas e Paulo Salim Maluf. O que poderia haver de comum entre esses homens de atuação política antagônica? Um foi notadamente de esquerda, adversário do regime militar que o baniu por longo tempo da vida pública. O outro, conservador, entrou na política por obra e graça do ex-presidente Costa e Silva de quem foi amigo pessoal. Adversários desde os bancos escolares, foi exatamente aí que desenvolveram uma característica comum. Covas e Maluf estudaram na Escola Politécnica, onde aprenderam a ter apreço pelo trabalho bem-feito. As obras de Maluf podem ser contestadas quanto à grandiosidade,…

Notícias da Prefeitura

Ubatuba continua a combater o mosquito da dengue

Cidade quer continuar sem registro de casos da doença

A Secretaria de Municipal de Saúde divulgou relatório sobre a campanha “Ubatuba Sim, Dengue Não!”, que aconteceu no sábado, 29 de janeiro. O principal objetivo dos agentes era visitar residências eliminando possíveis criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti e orientar os moradores da região centro e oeste da cidade a evitar a proliferação destes insetos em Ubatuba. Cerca de seiscentos agentes estiveram envolvidos nesta, que foi a maior mobilização voluntária do funcionalismo público da cidade.
Além da Saúde, todas as outras secretarias tiveram representantes atuando como coletores e orientadores. Amostras de água foram coletadas e encaminhadas para análise laboratorial. Foram realizadas 27 denúncias e efetuadas algumas notificações, onde os proprietários terão de um dia a um mês – dependendo do caso - para regularizar a situação de seus imóveis.
Inicialmente seriam vistoriados a…

Atletas sem patrocínio conquistam campeonatos

Ezequiel dos Santos
No último dia 29, em Ubatuba, os atletas Jean Filleto Chereguim e Renato Guatura conquistaram medalhas de ouro e bronze no XIII Festival de Verão de Jiu-Jitsu, realizado no Tubão. Nossos atletas competiram na categoria Submission, sem quimono. No dia 30, nas lutas com quimono, os atletas se sagraram vice-campeões. Filleto disse ser esta é a segunda vez que ele e Renato trouxeram medalhas para Ubatuba sem patrocínio. Guatura afirmou com tristeza que não há incentivos para o esporte em Ubatuba. Segundo ele, algumas cidades colaboram com todo o tipo de suporte ao atleta. "A nossa parte estamos fazendo, falta a colaboração das autoridades". Filleto comenta ainda que só tem recebido apoio do vereador Charles Medeiros, que afirma estar na hora de Ubatuba acolher com profissionalismo os atletas que destacam o nome da cidade. "Esses atletas são um exemplo de dedicação e merecem todo o empenho de nossa parte, completa Charles".
Os atletas agradecem o apoi…

Verbas para a cultura

A deputada federal Ângela Guadagnin, do PT, na visita que fez à cidade, tocou num ponto da maior importância.
A existência de verbas federais e estaduais destinadas à cultura.
Verbas para as quais Ubatuba nunca deu atenção. Não houve empenho, talvez tenha faltado competência ou mesmo informação.
Essas verbas, como bem frisou a nobre deputada, existem, estão à disposição, mas não virão de forma automática. Precisam ser atraídas, conquistadas.
Para isso é preciso que sejam elaborados projetos e nesse momento acaba o discurso político e começa a competência técnica.
Projetos têm de ser feitos de acordo com as normas, para cada órgão há um tipo de padrão a ser seguido. Projetos têm de ser claros, objetivos e bem-redigidos. Obedecidos os cânones formais, Ubatuba poderá realizar um calendário pleno de atrações para a população e visitantes. Há dinheiro disponível.

Sidney Borges

Ainda, a esperança!

Quando me proponho a escrever, ou emitir uma opinião sobre um tema qualquer, corro o risco de errar. Como, quem não se propõe a nada, não erra. Vou continuar arriscando.
A matéria abaixo foi escrita em 2003 e, continua atual. Se não caminhamos e mudaram alguns atores, a proposta ainda é de esperança.

Ronaldo Dias

Novos Horizontes?
Ubatuba, 04/08/2003
Estou sentindo mudanças. Mudanças significativas na “paisagem”. Da estagnação e da passividade que nos encontrávamos nos últimos anos o pouco (na verdade não sei avaliar se pouco ou muito) que vem surgindo aos olhos, parece animador. Muito embora a jornada até a próxima temporada parecer um caminho ao infinito, pela falta dos feriados e pelas incertezas da estagnação econômica, as reformas na BR, que tornarão o acesso de São Paulo pela Tamoios/Ubatuba mais rápido e seguro, somar-se-ão as finalizações de obras de saneamento da SABESP, asfaltamento das ruas centrais, novas ciclovias e alguma urbanizarão aqui e acolá.
Neste ínterim, os trabalho…

Notícias da Prefeitura

Imagem
divulgação

Mais de 4 mil toneladas de lixo acumuladas. Problemas à vista.

Coleta de lixo está prejudicada por falhas da administração anterior

Capacidade do aterro sanitário se esgotou no final do ano passado

A falta de previsão e planejamento da administração municipal anterior com relação a operação do aterro sanitário acabou gerando um grande problema para o município. Segundo o Secretário de Obras, João Paulo Rolim, a não previsão de local disponível para o lançamento do lixo coletado a partir de primeiro de janeiro obrigou a atual administração a agir com rapidez e determinação para que a coleta do lixo domiciliar não tivesse que ser bruscamente interrompida, gerando um verdadeiro caos para a cidade, fato que já aconteceu em épocas passadas.
“Porém, mesmo com essas providências tomadas pela nossa secretaria, em conjunto com as secretarias de Finanças e Assuntos Jurídicos, e pelo nosso prefeito, os trabalhos não puderam ser desenvolvidos com a velocidade adequada para suprir a dema…

TJ reduz pena de pedófilo para 114 anos

Convém lembrar que no Brasil ninguém pode ficar preso por mais de trinta anos!

A 6ª Câmara do TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo reduziu para 114 anos de prisão a pena do pediatra Eugênio Chipkevitch, preso desde março de 2002 por pedofilia. Em 2003, ele havia sido condenado a 124 anos de prisão.
Nesta quinta-feira, os desembargadores do TJ negaram pedido da defesa para anular o julgamento. Porém, deram provimento ao recurso e estabeleceram 99 anos de reclusão em regime fechado por atentado violento ao pudor e 15 anos de reclusão, também em regime fechado, por Chipkevitch ter gravado imagens dos adolescentes.
Fonte: Folha Online

A Comtur na TV

Problemas domésticos devem ser tratados em âmbito familiar. Ou se preferirem, há o ditado popular que afirma: “roupa suja se lava em casa”.
Digo isto porque estranhei a matéria da TV Vanguarda pautada nos problemas da Comtur. É sabido que a empresa tem problemas.
Desde que foi criada só ouço dizer que a Comtur está cheia de problemas.
Nunca vi ninguém dizer que vai encontrar soluções para os tais problemas.
Ouço menções de que serão tomadas atitudes drásticas, extinção, fechamento e coisas afins.
Por outro lado, os problemas da Comtur são demasiadamente localizados para motivarem matérias específicas numa emissora regional.
Se tivesse havido algum acontecimento de relevância seria natural uma equipe se deslocar até aqui para cobrir.
Agora, discutir a legalidade da cobrança do estacionamento, não sei no que vai interessar aos moradores do Vale.
Seria por causa de reclamações de turistas?
Qualquer que tenha sido a motivação, não colaborou em nada para melhorar a imagem de Ubatuba.

Sidney…

Conselho Gestor da Santa Casa

COMUS convoca entidades para escolha de Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba

O Conselho Municipal de Saúde de Ubatuba (COMUS) convida representantes da Sociedade Civil Organizada para reunião que escolherá os representantes dos usuários no Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba.
A reunião será no dia 10 de Fevereiro de 2005, Quinta-feira, às 19:00 hs., na Associação Comercial de Ubatuba, à rua Dona Maria Alves, 587 – Centro.
Podem participar do processo de escolha todas as entidades não governamentais que representem usuários do Sistema Único de Saúde, tais como sociedades amigos de bairro, entidades sociais (APAE, Assoc. dos Aposentados, ADUBA, etc.) e de classe (Assoc. dos Engenheiros, Assoc. Comercial, etc.).
O CONSELHO GESTOR é o responsável por ouvir críticas e sugestões dos usuários do serviço oferecido pela santa casa de Ubatuba, por deliberar sobre decisões a serem tomadas pela provedoria e propor soluções para os problemas enfrentados pela entidade, entre outras funções…

Deu no "Periscópio": PT é neoliberal!

Para Fundação Perseu Abramo, a transição da gestão FHC é limitada

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem feito uma transição do modelo "neoliberal" do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso "parcial, limitada, contraditória e desigual". Quem afirma é o boletim mensal da Fundação Perseu Abramo e da Secretaria Nacional de Formação Política do PT, o "Periscópio".
Ainda segundo o boletim petista, a política macroeconômica de Lula concentra renda, "amortecendo o impacto de políticas distributivas". O documento, de fevereiro, do principal centro de estudos políticos do PT defende que, contrariamente a uma tese que uniria FHC e setores da esquerda, o atual governo tem "descontinuidades fundamentais" em relação à Presidência do tucano, embora esteja "aquém do possível" na sua trajetória de mudança.
"A gestão macroeconômica do país tem se apoiado em formatos institucionais [...], agendas, equipes de governo e defesa de valore…

Deputada Federal do PT visita Ubatuba

A deputada federal Ângela Guadagnin (PT), que visitou ontem o município, colocou-se à disposição do município para buscar recursos em instituições federais: “É só fazer os projetos que irei atrás. Sou um mascate da cidade”, explicou, no último compromisso do dia, uma reunião na Fundart..
Durante todo o dia a deputada, que sugeriu na Fundart a criação de uma lei municipal de apoio à área cultural, percorreu a cidade e foi recebida nos gabinetes do prefeito Eduardo César (PL) e do presidente da Câmara Municipal, Jairo dos Santos (PT).
Por volta das 19h00, acompanhada do vice-prefeito Domingos dos Santos (PT), chegou ao Casarão do Porto, onde está instalada a sede da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), sendo recebida por vários ‘companheiros’ de partido. O vice-prefeito presidiu o encontro, que contou com a presença dos secretários de Agricultura e Pesca, de Turismo e de Meio Ambiente, além de outras autoridades e representantes de demais segmentos.
Domingos disse que tem ti…

Abandonar o posto é sacanagem

Ronaldo Dias
Não importa o motivo. Quando se tem um posto, ganho, conquistado, obrigado, não importa o modo ou a forma, deve-se ter total responsabilidade sobre ele e, o pior que se pode fazer, é abandoná-lo. Abandonar o posto em uma guerra é falta gravíssima e, pode acabar em fuzilamento. Bang, Bang! Em tempos de “paz e amor”, deixar o posto, que fica em uma das principais entradas da cidade, totalmente abandonado, tomado de lixo e mato, é promover com esta péssima aparência, imagem negativa da cidade. Uma verdadeira sacanagem! Estou referindo-me, ao posto ESSO da Capitão Felipe. Já não era hora amigo, depois de tantos anos de militância, em alto posto, de alguma providência com este auto posto? Todos nós iremos agradecer! Muito.

Notícias da Prefeitura

Carnaval 2005

Trânsito de Ubatuba sofrerá alterações

O Serviço Municipal de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba, em conjunto com a Polícia Militar e a Guarda Municipal estão fazendo adequações no trânsito, visando a segurança nas vias públicas do município durante o carnaval 2005. Os itinerários e locais de concentração dos blocos carnavalescos que irão desfilar entre os dias 4 e 8 de fevereiro também passaram por adequações.

A Avenida Iperoig, na Praia do Cruzeiro, Centro, será interditada das 18 às 2 horas da madrugada. Os motoristas poderão transitar pela rua Salvador Correa, que fica atrás da Avenida Iperoig. O Chefe do Serviço Municipal de Trânsito, Ronaldo Lopes, sugere uma alternativa para evitar o trânsito intenso na Praia do Itaguá, sentido Centro. “A melhor opção é sair da Av. Capitão Felipe pela Av. Castro Alves e ir até o final. Virando à esquerda, entrar na Rua Taubaté e seguir até encontrar a Av. Rio Grande do Sul”. PMU



“Ação Ambiental” cuida da casa, enquanto acontece a fes…

Clodovil, és ou não és vil?

O que será que o Clodovil falou desta vez? Alguém sabe? A turma da prefeitura pediu a fita para a TV Record. A coisa teria acontecido no programa de Sonia Abraão. Conforme o teor das alfinetadas do famoso homem de comunicações, poderá ser exigido o direito de resposta. Segundo informações das colunas especializadas em televisão, Clodovil está com um pé no SBT. Uma coisa eu sei que ele disse, eu vi. Logo após as eleições, Eduardo César esteve no programa de Clodovil, na Rede TV!, onde deu uma entrevista. No outro dia o apresentador elogiou muito o jovem e promissor político, que qualificou de simpático. Fez apenas uma ressalva, quando se referiu ao traje do prefeito. “O terninho... Onde ele arranjou aquele terninho?” Acho que Clodovil está despeitado por não ter sido convidado para nenhum cargo. Todos sabem que ele tinha um olho na Comtur e outro na Fundart. Bem feito, quem mandou brigar com o Naná?

Sidney Borges

A Câmara no ar!

As transmissões das sessões da Câmara Municipal de Ubatuba, através do rádio, estão suspensas temporariamente.
Nos últimos dois anos a Rádio Gaivota, FM, esteve encarregada dos trabalhos.
Para o período legislativo que se iniciou com a sessão de ontem, nada está definido.
O contrato da Rádio Gaivota expirou no final do ano.
Segundo informaçòes obtidas no gabinete do presidente da Câmara, vereador Jairo dos Santos, do PT, em breve será feita uma licitação para que os interessados apresentem suas propostas.

Sidney Borges

Fábula brejeira

O sapo “Gangorra”
(de Hans Staden a Oscar)
Pedro Paulo Teixeira Pinto - Professor *

Sapo Oscar chegou à Sapopira. Alto, bem posto, empertigado. Pomposo. Aposentado veio para morar. Falastrão, logo foi se enturmando nas rodas de lorotas da província.
Não ia mal com o vernáculo. Impressionava, até.
Com esse currículo e cheio de novidades de fora, esmerava-se por colocar-se acima da média.
“Afinal foi o Oscar quem disse!”, dizia-se.
Não havia assunto para o qual ele não tivesse o maior conhecimento e a melhor idéia.
Dizendo-se íntimo de grandes figuras políticas da República Federativa de Botocúndia, era comum na língua afiada do sapo convertido, coaxares do tipo: “... a respeito desse episódio preveni Juscelino por mais de uma vez...”, ou ainda: “lembro-me como se fosse hoje: eu e Adhemar (de Barros) nos conhecemos na escola e jamais pensei que nossa amizade viesse a ser decisiva para todos os seus êxitos políticos. Ao apresentá-lo ao poderoso Getúlio, o baixinho puxou-me e disse no meu …

Notícias da Prefeitura

Imagem
Renato Boulos

Luiz Felipe Azevedo, entre Luise Altenhofen (à esquerda) e Lívia Lemos

Paraquedismo atrai celebridades a Ubatuba

Famosos do mundo da moda e da tevê saltam de paraquedas em Ubatuba

As modelos e apresentadoras de tevê, Luise Altenhofen e Lívia Lemos foram o destaque do evento Boogie de Paraquedismo no último final de semana em Ubatuba. Belas e famosas, as duas apresentadoras do programa esportivo Zona de Impacto experimentaram e aprovaram o salto duplo de paraquedas no recém reformado aeroporto da cidade. Luise Altenhofen já é freqüentadora assídua de Ubatuba, mais especificamente das areias de Itamambuca, onde mantém uma bela casa. Lívia Lemos, para quem não sem lembra, foi namorada do craque Ronaldinho, o jogador de futebol mais famoso do mundo.

Também experimentaram as emoções do salto de paraquedas a apresentadora global do Esporte Espetacular, Dani Monteiro, em companhia do atleta Luis Henrique Tabajós, mais conhecido por Sabiá, destaque em atividades aéreas e ainda a …

Igualmente medíocre!

Se alguém disser que o governo do PT é ruim, está fugindo à verdade.
Se comparado aos governos que o antecederam não é pior, em muitos aspectos é até melhor.
Melhor do que o governo Sarney, muito melhor do que o governo de Itamar Franco e se confrontado com o governo FHC, no mínimo se pode dizer que é parecido.
Pelo menos aos últimos tempos de juros altos e falta de ação.
Exatamente o que não queríamos num governo do PT, a repetição de velhas práticas que acreditamos um dia, seriam sepultadas pela avalanche cívica do socialismo. Qual o quê!
Não só nada mudou como prossegue a farsa, com muita conversa e pouca ação. Sem um projeto definido para o país, o politburo petista só faz aumentar os juros, hoje os mais altos do mundo.
Parece que não há outra saída, embora só exista no Brasil!
A prática não é original, Malan conhecia bem o expediente.
E muitos outros antes dele, poderíamos voltar até aos tempos de Joaquim Murtinho, mas não é o caso.
O resultado é o enriquecimento obsceno dos banc…

Segundo Lula, as coisas vão bem...

Lula descarta mudança no Banco Central e diz que Brasil precisa ser duro contra inflação.

- Os empresários têm a obrigação, tanto quanto o Banco Central, de ajudar no controle da inflação para que o Brasil continue crescendo - defendeu Lula, ao falar com a imprensa, após sessão plenária com investidores estrangeiros.
Quanto a uma possível mudança na equipe do Banco Central, Lula desmentiu: - Isso não procede. Este tipo de notícia é plantada por alguém que não quer que as coisas continuem tranqüilas. Quando tiver que fazer alguma mudança no governo, o mais interessado em dizer à imprensa serei eu. As coisas estão bem - garantiu Lula.

Empresários colocam chips sob a pele.

O microchip cutâneo, importado dos EUA, já está sob a pele de 40 empresários brasileiros - 25 deles de São Paulo - que se consideram alvo potencial de seqüestros. Ricardo Chilelli, da RCI First Security, que importa microchips, disse que há 2 mil clientes na fila de espera para instalar o produto. Com o microchip, em cas…

Eleição na Fundart

Nesta segunda-feira, dia 31, a Fundart - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba realizou a eleição anual que escolheu os novos Coordenadores e Suplentes dos Grupos Setoriais, os quais integrarão em 2005 o Conselho Deliberativo da entidade. Após a apuração, ficou definido o seguinte quadro:

Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança
Coordenador: José Antonio Gordilho Teixeira de Freitas
Vice-Coordenadora: Paula Ferreira Tura

Grupo Setorial de Fotografia, Cinema e Vídeo
Coordenador: Emilio Campi
Vice-Coordenador: Sidney Borges da Costa

Grupo Setorial de Música
Coordenador: Isaac Alves
Vice-Coordenador: Valdecy dos Santos

Grupo Setorial de Folclore e Tradições Populares
Coordenador: Júlio César Mendes
Vice-Coordenadora: Marisa Taguada

Grupo Setorial de Artes e Plásticas
Coordenador: José Paulo Alves Barreto
Vice-Coordenador: Ademar Costa Simões

Grupo Setorial de Literatura
Coordenador: Luiz Roberto de Moura
Vice-Coordenador: Eduardo Antonio de Souza Netto

Grupo Setorial de História e Geografia
Coordenador: Carl…

Carta resposta

Senhora Secretária de Educação da Prefeitura de Ubatuba

Em atenção à contestação a nossa “Carta Aberta” e que VSa. mandou publicar no Litoral Virtual do dia 28.01.05, informamos que desconhecemos a matéria publicada pela Sra. Ana Carolina Muri que, conseqüentemente, nela não nos apoiamos para registrar o desencontro de informações e as contradições dela decorrentes dos diversos porta-vozes dessa Secretaria Municipal de Educação.
A contradição a que nos referimos ocorreu em reportagem divulgada, pela Rádio Costa Azul - Jornal da Manhã - com comentário, sobre a contradição do Repórter que apresentava o jornal, aos 27.01.05.
Nessa reportagem uma pessoa de sua assessoria que lá foi citada com seu prenome, pronunciou a frase que registramos na Carta Aberta. Para sair de suas dúvidas ouça a fita daquele noticiário e conferirá como estou dotado de razão e verdade. São “galhos” decorrentes da diversidade de informantes ou porta-vozes. Um informante comentou os problemas da EMEI-CENTRO, outro,…

Vereador propõe linha aérea para Ubatuba

Imagem
divulgação

O vereador Charles Medeiros quer linhas aéreas regulares

O vereador Charles Medeiros, quer ver Ubatuba servida por linhas aéreas regulares.
Seria uma forma de facilitar a vida de turistas e moradores.
Em contato com empresários ligados à aviação, Charles recebeu do gerente comercial da Puma Linhas Aéreas, Marcelo Paredes, uma notificação positiva referente ao uso do aeroporto de Ubatuba.
Segundo Paredes, será necessário uma série de estudos operacionais e dados estatísticos para o planejamento de uma nova rota.
Embora estando distante da área solicitada pelo vereador, a empresa não descarta a possibilidade de servir o nosso município.
Medeiros esclarece que seu pedido está no Departamento de Planejamento e Estatística da empresa.
“Não é possível que o Gastão Madeira, único aeroporto do Litoral Norte Paulista, depois de um investimento desta grandeza não funcione em sua totalidade, seja esquecido”.
Fonte: Assessoria Charles Medeiros

Vida de gado

Ronaldo Dias
"O Bradesco lucrou R$ 1,058 bilhão no último trimestre do ano passado e terminou 2004 com um lucro líquido de R$ 3,060 bilhões. O resultado no quarto trimestre de 2004 foi 40,7% maior ao alcançado no mesmo período de 2003, de R$ 715 milhões. O lucro líquido foi superior em 33% ao do ano anterior, fechando com 3,060 bilhões contra R$ 2,3 bilhões".

Lendo esta notícia, ficamos inconformados quando vamos ao banco e, somos obrigados a enfrentar demoradíssimas filas para ser atendido por um (dos cada vez mais reduzidos) caixas ou aguardando, também em filas sem fim, para utilizarmos uma máquina (que funciona mal) quando não esta “fora do ar” ou em “manutenção” (que se na verdade houvesse manutenção, não estaria fora de funcionamento) para depositar, pagar ou consultar. Será que parte destes lucros bilionários, (em apenas um trimestre do ano), não poderia reverter em melhor serviço e atendimento aos clientes e/ou usuários que, na verdade, contribuíram de alguma forma par…

Notícias da Prefeitura

Comissariado fiscaliza o ingresso de menores em casas noturnas

Disk-Denúncia e disk-aconselhamento já estão funcionando na Fundac

O Comissariado de Menores, em parceria com a Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente) de Ubatuba está realizando um trabalho de fiscalização nas casas noturnas do município, com o objetivo de coibir a entrada de adolescentes em locais não autorizados.
Os 16 comissários de menores voluntários visitam boates, casas de shows, bares e “lan houses”, com mandado de constatação, averiguando se está havendo consumo de bebidas alcoólicas por menores e se os horários estão de acordo com o alvará do estabelecimento. Os comissários orientam os proprietários sobre como agir para ficar em conformidade com a lei.
A multa para os proprietários infratores é de 3 a 20 salários mínimos. Os menores surpreendidos pelos comissários são encaminhados para a sede da Fundac, onde aguardam a chegada dos pais para buscá-los. Segundo o chefe do comissariado de menores, Luiz Carlo…

Locais...

Paulo Ramos protocola hoje, no Tribunal de Justiça em São Paulo, recurso contra o bloqueio de seus bens, decidido pela justiça local. A liminar acatou ação do Ministério Público que considera irregular a compra sem licitação de 29 veículos em 2001. Segundo Ramos, foi tudo legal. Resta aguardar. Enquanto isso o ex-prefeito cuida da candidatura ao legislativo estadual.
Se sair pelo PFL, terá dificuldade, a legenda exige muitos votos.
Na cidade fala-se no PV como alternativa. São apenas conjecturas, se a sentença for desfavorável, Paulo perderá os direitos políticos.
Está na pauta uma discussão sobre as cobranças da Comtur e o destino dado ao dinheiro arrecadado.
A presidente da empresa afirma que o dinheiro é destinado às despesas ao longo do ano e não pode ser utilizado em melhorias nos locais de cobrança, como é o desejo dos comerciantes. Isso cabe à prefeitura.
Faz sentido, fora da temporada não há fonte de renda. A Comtur não é uma unanimidade. Cabe ao município decidir se há de fat…

Fórum Social de Ubatuba

Ronaldo Dias
"Por uma terra sem males" Muito antes dos temas dos Fóruns Sociais Mundiais e de suas infinitas conclusões, dos longos e cansativos discursos de personalidades tidas como "renomados" intelectuais em prol de "um outro mundo possível" aqui, em Ubatuba, há muito mais de 5 séculos, uma etnia, tida com selvagem, já buscava, naquele tempo, um "terra sem males". O que fizemos com ela?

A caminho do desenvolvimento...

Para o economista Décio Garcia Munhoz, a equipe econômica mergulhou o País numa armadilha mortal. Mantém a remuneração dos títulos públicos na estratosfera, sob o pretexto de manter os investimentos externos, mas, como paga 16% da tal taxa Selic, quando a inflação está em 5%, o resultado é que o Brasil fica cada vez mais com falta de dólares para cumprir seus compromissos.
Assim, obriga-se a sucessivos acordos com o FMI, tomando empréstimos que permanecem no Hemisfério Norte como garantia do pagamento dos títulos. A dívida aumenta e o remédio vem sendo sufocar os salários, diminuir o poder de compra da sociedade, cortar investimentos e paralisar a economia. Tudo isso para evitar a inflação, que é a árvore a cuja exegese Palocci e companhia se dedicam, sem perceber que a floresta pega fogo.
Fonte: Tribuna da Imprensa, coluna Carlos Chagas

Enquanto o presidente viaja...

Plínio de Arruda Sampaio anunciou sua saída do PT. Junto saem outros 100 militantes. Segundo ele, depois de 25 anos de militância, é grande a decepção com o governo Lula. É apenas o começo. Muitos outros deverão seguir o grupo. Não é possível ignorar a quem o governo petista serve. Basta ler os jornais. Não há banqueiro neste país que não ame Lula et caterva. Um exemplo é a notícia que saiu hoje na imprensa:
"O Bradesco lucrou R$ 1,058 bilhão no último trimestre do ano passado e terminou 2004 com um lucro líquido de R$ 3,060 bilhões. O resultado no quarto trimestre de 2004 foi 40,7% maior ao alcançado no mesmo período de 2003, de R$ 715 milhões. O lucro líquido foi superior em 33% ao do ano anterior, fechando com 3,060 bilhões contra R$ 2,3 bilhões".

Sidney Borges

Bloco O Guaruçá abre carnaval em Ubatuba

Luiz Roberto de Moura
Com o objetivo de fomentar a criação de blocos que resgatem o carnaval de rua ubatubense, já em seu primeiro ano de existência, O Guaruçá, abre o carnaval no município de Ubatuba.

O professor Julinho Mendes e o engenheiro Luiz Moura, caiçaras e idealizadores do bloco, afirmam que O Guaruçá veio para marcar o retorno dos antigos carnavais que eram realizados nas ruas de Ubatuba.

"Vamos incentivar a criação de blocos que promovam motivos caiçaras", conta Julinho. "Levando o carnaval para a praia, durante o dia, proporcionaremos aos locais e turistas uma nova forma de desfrutar o reinado de Momo", complementa Moura.

Os interessados em participar do bloco poderão adquirir o kit O Guaruçá (camiseta + chapéu) que terá custo de R$ 15,00 (quinze reais) ou a camiseta por R$ 10,00 (dez reais) a partir da quinta-feira (3) no Bambu MG4 (rua Dr Esteves da Silva, 246, Centro).

Programação d'O Guaruçá

Dia 04/02
20h00 - Concentração: Quiosque Cacha-Prego, n…

Foi um fantásima?

Dona Valderez, oitenta e tantos, contou sobre o Cassino da Urca, que visitou na lua-de-mel.
Falou do show: ma-ra-vi-lho-so, das coristas, dos trajes de lantejoulas, riquíssimos, e da orquestra cheia de swing. Parecia o Tommy Dorsey!
Perguntei sobre os artistas, ela só lembrava de um, Jorge Ben!
Depois de um breve silêncio, alguns pigarros e alguém pedindo licença e saindo do recinto, ficou no ar o espanto.
Obviamente houve engano, Jorge Ben, depois Benjor, iniciou a carreira no início dos anos 60, nessa época o Cassino da Urca há muito estava fechado e dona Valderez já tinha filhos no ginásio.
Uma tentativa de sugerir um possível equívoco foi repelida de forma taxativa.
Era ele sim, lembro muito bem! Fazer o quê?
O presidente Lula confundiu o presidente da Argentina, chamou-o de “companheiro Menem”.
Guardadas as diferenças físicas, parece justo.
Menem, Kirchner, ou até Lole, dá na mesma. Na essência são parecidos.
Exceto o “calote”, que suponho, Menem jamais daria. Ainda que sendo par…

Ubatuba esperando o resgate

Ubatuba, mais uma vez, deixou de ganhar R$ 180.000.000,00.

Nos contentamos com pouco ou quase nada e, em poucos anos, a continuar como estamos indo, perderemos quase tudo.
É preciso mudar. É preciso radicalizar o marasmo de idéias. É preciso parar de esperar que alguém faça. É preciso parar de esperar milagres e salvadores da pátria. É preciso agir.
Ubatuba perdeu 180 milhões de reais em 2004 e, perderá a cada ano, quantia semelhante. Você caro leitor, acha que podemos nos dar ao luxo de deixar de receber esta fortuna? Já imaginaram o que daria para fazer pela cidade?
Já imaginaram os benefícios que essa dinheirama toda poderia trazer para seus moradores? Já imaginaram muitas partes de 180 milhões a cada ano, em investimentos em Ubatuba? Em quatro anos, como ela ficaria? Com certeza, daria inveja a qualquer cidade do Brasil. Seria o melhor lugar do mundo para se morar. Pois é. A cada ano, jogamos esta milionária fortuna, que representa duas vezes o orçamento municipal, no lixo!
Não é …

Notícias da Prefeitura

“Interior na Praia” encerrou em Ubatuba

Ubatuba recebeu mais de 700 crianças, de 11 cidades, em três etapas durante o mês janeiro

Terminou no dia 27 a última etapa do “Interior na Praia” em Ubatuba. Em três semanas, o programa trouxe para Ubatuba crianças de baixa renda de 11 cidades do Interior de São Paulo. Em cada etapa, vieram aproximadamente 240 estudantes entre 9 e 11 anos.

Durante uma semana, as crianças puderam conhecer praias, como: Enseada, Ubatumirim, Tenório e Perequê-Açu; visitaram pontos turísticos e participaram de atividades culturais e artísticas. Entre os eventos, o grupo “Sexteto Caiçara” mostrou aos participantes um pouco da cultura musical ubatubense.

A Prefeitura de Ubatuba aderiu ao projeto, proporcionando alojamento, com toda a infra-estrutura, acompanhamento de monitores treinados e um cardápio balanceado. O município recebeu estudantes das cidades: Cajamar, Mogi Mirim, Sales Oliveira, Espírito Santo do Pinhal, Guzolândia, Tambaú, Viradouro, Brejo Alegre, Mogi…