Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 2, 2005

Nota do editor

Talvez alguns leitores não saibam que a responsabilidade do que é publicado neste espaço, ou em qualquer outro espaço da Web, é do editor. Inclusive os comentários.
Há precedentes, um dos blogs pioneiros, o “Imprensa Marrom”, do meu amigo Gravataí Merengue (Procure no Google), foi tirado do ar e o editor processado por causa de um comentário que teria ofendido uma empresa de São José dos Campos.
Todos sabemos o quão desgastante é um processo, além de dispendioso; advogados vivem bem!
Por essas e por outras, comentários ofensivos serão deletados. Anônimos também. Por isso, devem ter nome, e-mail e telefone do autor, com quem vou falar pessoalmente. Sem isso nada feito. Caso haja insistência, eliminarei os comentários definitivamente.
Lamento, mas liberdade exige responsabilidade e nem todos entendem isso!

Sidney Borges

"Happy birthday"

Imagem
divulgação

Elvis, The pelvis, the best!

Hoje ele completaria setenta primaveras. Morreu prematuramente aos quarenta e dois anos, em 1977. Para muitos Elvis ainda vive, foi abduzido por alienígenas e um dia voltará. Para outros ele faz milagres, cura doenças, reconcilia casais e dá prosperidade aos que estão na bancarrota. Basta ter fé e acreditar no maior ídolo pop do século XX. Aviso: no caso de alguém necessitar ajuda do plano astral é melhor cantar do que rezar. Elvis atende preferencialmente aos que entoam "Love me Tender" sem desafinar. A canção norte-americana, a melhor do mundo, tem em Elvis um de seus maiores expoentes, do naipe de Anthony Benedetto (Tony Bennett) e Bing Crosby.

Sidney Borges

“Entre mortos e feridos salvaram-se todos”

*Pedro Paulo Teixeira Pinto - Professor
Isto é o que eu penso, salvaguardando melhor juízo, com todo o qüiproquó em que se envolveu a nossa Câmara, no primeiro de janeiro, diga-se de passagem, “Dia Mundial da Paz”. Tudo por conta da suspensão da sessão porque o vereador Osmar dos Santos não apresentou sua “declaração de bens”, alegou o presidente, vereador Gerson Biguá. Sabe-se que embora o documento aludido seja condição determinada por lei, a motivação foi política.
Ato contínuo, uma seqüência de gestos tresloucados impediu o bom senso de se reinstalar para a continuidade normal dos trabalhos. Resultado: ficamos por bom tempo alijados oficialmente de dois, dos três poderes. Sobrou o Judiciário para julgar. Quem ganhou com isso? Ninguém. Quem perdeu? Todos nós que ainda tivemos de contrariados, assistir a espetáculos de indecoro parlamentar explícito quando se prega tanto a cidadania, do púlpito e de quantas tribunas existirem.
A insanidade, a rebeldia, a revolta, às vezes são ações d…

Editorial

Sábado de sol, bom para os veranistas. Ubatuba está lotada com gente de todos os lugares. Com predominância para o Vale do Paraíba. É o que mostram as estatísticas baseadas nas chapas dos carros que circulam pela cidade. A maioria é de Taubaté. Nesta semana tivemos o anúncio dos nomes dos últimos secretários, finalmente o time está completo. Notem que estamos no dia oito de janeiro, só agora é que poderá haver uma reunião completa do secretariado. Por falar em reuniões do secretariado, tem havido certa dificuldade para conter um dos membros do staff do Prefeito. Sem ser secretário ele teria contratado os serviços de uma empresa de comunicações, o que está provocando a maior saia justa. A “continha”, acertada de boca, supera quarenta mil reais. Vai sobrar para o técnico da seleção portuguesa. Até ontem não estava definido o nome do presidente da Fundart, embora o PT afirme ser dono do cargo. Estão dizendo por aí que o Cícero Assunção, encorajado pelos acontecimentos da Comtur, não quer…

Sidney Giraud assume a SAU

Imagem
divulgação

O secretário Sidney Giraud

O arquiteto Sidney Hipólito Giraud Souto, de 45 anos, aceitou o convite do prefeito Eduardo César (PL) para dirigir a Secretaria de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura, a única pasta que estava ainda sem o titular.
Sidney é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Brás Cubas, de Mogi das Cruzes e tem um longo currículo de atuação em Ubatuba. Sócio do Instituto de Arquitetos do Brasil, núcleo São Paulo e com larga experiência em arquitetura hospitalar, Sidney também é um profundo conhecedor das questões ambientais e dos problemas arquitetônicos que envolvem os portadores de deficiência física, com vários estudos nessa área.
Na sua passagem pela administração pública – de 2000 a 2002 ocupou a mesma pasta – Sidney Giraud desenvolveu vários projetos de destaque, entre eles, a revitalização da Nove de Julho, do Perequê Açu, várias praças da cidade, a ciclovia do centro e do Saco da Ribeira.
Fonte: Assessoria de Comunicação PMU

Novidades na coleta de lixo em Ubatuba

Imagem
divulgação

Obra da caixa de captação do chorume

Mudanças no sistema de coleta e armazenamento de lixo preparam Ubatuba para o futuro. Conscientização e coleta seletiva de lixo são fundamentais para o bom andamento do processo

A Secretaria de Obras da Prefeitura encontrou uma solução técnica para ampliar o espaço do aterro sanitário que irá resolver temporariamente o problema da disposição do lixo na cidade de Ubatuba. Será feita uma escavação de 30 mil m³ aproximadamente que possibilitará a utilização desse aterro por cerca de mais um ano e meio. Paralelamente, outras medidas e estudos estão sendo feitos para que o lixo tenha uma solução definitiva no município.
Entre as ações que já estão sendo colocadas em prática está a usina de reciclagem que passa por um momento de estruturação e começará a funcionar em breve. O Secretário de Obras, João Paulo Rolim esclarece que é indispensável que se inicie uma campanha de conscientização e de coleta de lixo seletivo para ampliar a vida útil d…

PROCON muda horário de atendimento

Mudança busca melhores condições de atendimento ao consumidor

O PROCON de Ubatuba desde a última segunda-feira, 3, está com novos horários de funcionamento. Agora o órgão atende a população das 8 às 18 horas, sem intervalo para almoço. O PROCON informa ainda que as audiências que ocorriam todas as terças-feiras estão suspensas temporariamente.
O Órgão de Defesa do Consumidor em Ubatuba está localizado na avenida Dona Maria Alves, 865, centro, no prédio da Prefeitura Municipal, com funcionamento de segunda à sexta-feira. Para outras informações os telefones são (12) 3834-1010 e 3834-1050.
Fonte: Assessoria de Comunicação

Combate ao Borrachudo

Vigilância retoma combate ao Borrachudo com efetivo de 26 agentes; são 2.685 pontos de aplicação do BTI para combater 770 focos em todo o município.

A Prefeitura Municipal de Ubatuba através da Vigilância Sanitária, vem intensificando o combate ao borrachudo em todo o município. Com um maior número de agentes e dois veículos para atender as três regiões do município, a vigilância pretende manter o controle do “simulídeo” e a periodicidade da aplicação do produto.
Serão 26 agentes distribuídos nas seguintes regiões: 13 no centro da cidade (da Praia das Toninhas ao Félix e Região do Horto Florestal e “Pé da Serra”), combatendo 332 focos; 8 na Região Sul (da Tabatinga a Enseada), atendendo 251 focos; e 5 na Região Norte (do Prumirim ao Camburí e Divisa com o RJ), combatendo 187 focos.
A Vigilância firmou parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que estará assumindo a parte operacional dos trabalhos de combate. Mais três veículos Engesa já estão sendo reformados, visando ampli…

COMUS elege presidente e inicia trabalhos

O Conselho Municipal de Saúde (COMUS), responsável pelo controle social da saúde em nosso município elegeu para a sua presidência o Cirurgião Dentista Dr. Maurício Moromizato, representante da ACDU (Associação dos Cirurgiões Dentistas de Ubatuba). Também em eleição, foram escolhidos para a Secretaria executiva os conselheiros Guaracira (Pastoral da Criança), Dra. Estela (Ass. Médica de Ubatuba - AMU), George (Soc. Amigos Bairro do Itaguá - SABIÀ), José Lucas (ADUBA), Raul (Novamente), Davi (Soc. Amigos Bairro da Maranduba - AMMA). A Conselheira Guaracira foi escolhida para ser a Secretária do COMUS.
Iniciando seus trabalhos no dia 03/01/2005, a reunião ordinária contou com a explanação do Dr. Marcos Franco, secretário de Saúde, que apresentou um diagnóstico resumido da situação da saúde e um Plano Municipal de Saúde provisório, para apreciação deste conselho.
O Dr. Maurício, ao assumir a presidência, junto com todos os demais conselheiros, coloca como objetivo principal da gestão que…

Equipe Brasileira de vôlei visita Ubatuba

Imagem
Vander Roberto

A clínica ajudará a aprimorar nossos atletas

Ídolos como Nalbert e Montanaro estarão ensinando vôlei a crianças e adultos
O time brasileiro de vôlei Banespa/Santander, este ano, escolheu as nossas areias para promover a Clínica de Vôlei, que acontece durante o verão em toda a costa brasileira. Em Ubatuba, o evento acontecerá na Praia da Itamambuca, dia 22, das 11h30 às 15h30.
A Clínica de Vôlei é gratuita e dá ao público a oportunidade de brincar e aprender os fundamentos básicos do esporte com os craques da equipe profissional. Segundo o Secretário de Esportes da Prefeitura, Bittencourt Jr., “a Clínica de Vôlei desperta nas crianças o gosto pelo esporte. Além disso, o evento divulga o nome de Ubatuba, trazendo para a nossa cidade um esporte profissional.”
Entre os craques da equipe, estarão presentes Nalbert, capitão do time que foi campeão olímpico de Atenas e José Montanaro Júnior, medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984. Além de Nalbert e Montanaro, e…

Editorial

Depois de muita turbulência, parece que as coisas tomaram um rumo definitivo.
Jairo dos Santos, do PT, é o presidente da Câmara e ponto final.
Durante o ano que passou o vereador Domingos dos Santos, do PT, fez graves denúncias contra a Secretaria da Educação, denúncias estas baseadas no superfaturamento do preço do frango que faz parte da merenda escolar.
Por mais que eu insistisse, essas denúncias nunca ganharam a forma de documentos que eu pudesse divulgar.
Agora, “no poder”, Domingos poderá finalmente me mandar as provas dos desmandos para que eu possa mostrar ao povo.
Por falar em denúncias, já estou cansado de receber reclamações.
Os leitores afirmam que todos os dias lêem a mesma coisa nos artigos do jornalista Ricardo Faria.
Segundo ele, o arquiteto Leo Lerro foi prejudicado por uma manobra do vereador Gerson Biguá, do PMDB.
Quem acusa tem o ônus da prova! Quero documentos.
Se houve irregularidades, vamos mostrar. Para isso serve o Ubatuba Víbora. Sem as tais provas o assunto …

Está insuportável!

Cesar Prates*
Sr. Sidney Borges, boa noite. Parabenizo-o pelo interessante sitio de internet, leio-o todas as madrugadas e não posso me calar com a matéria "Bom dia" assinada por Ricardo Faria. Não o conheço, nem muito menos faço questão, mas sou convicto que este senhor não conhece da administração pública de Ubatuba e nem tem noção do trabalho desenvolvido pelos vereadores que este maltrata. Me parece demagogia este apoio aos vereadores da situação, estes que não conhecem da administração pública nem muito menos de legislação, pois o que fizeram nestes primeiros dias do ano foi simplesmente rasgar e jogar fora todo nosso ordenamento jurídico. Se foram bíblicas as palavras a respeito do meu amigo Charles Medeiros, também respondo à altura, pois nós devemos perdoar este jornalista pois pobre homem não sabe do que fala. Charles só não é o Prefeito desta cidade pois se calou na disputa de chapa com o Tuzino, e este primeiro tem potencial, não porque seja coronel, é porque é do …

Bom dia

Ricardo Faria - Jornalista
As manifestações anônimas começaram novamente. Como o lobo perde o pelo mas não o hábito, está claro que o comentário nesse Ubatuba Víbora veio do mesmo grupo que costumava investir contra nós, eu e o Tony Luiz principalmente. Conheço alguns e pude vê-los no dia primeiro na Câmara Municipal. Caramba! Como está velha e feia a nossa megera. Ainda por cima com manchas roxas nos braços. E nunca vi tão desajeitada a nossa engenheira. Fingiu até não me ver, mas não adiantou. Me aproximei e até falei com ela. Como não esperava por essa, ficou toda desajeitada, digamos acanhada. Abracei o meu amigo Leo Lerro e entreguei a sua denúncia por escrito ao presidente da Casa, Jairo dos Santos que prometeu providências. Conheci o Orlando Sales, que beleza de pessoa. Abracei o JR, o nosso editor Sidney Borges e cumprimentei o Ronaldo Dias, o Góis, o Emílio Campi, o Luiz Roberto de Moura, digamos os manda-chuvas da mídia local. Até me entusiasmei com a idéia de escrever no num…

Despertar!

Ronaldo Dias
Essa foi, a melhor palavra que li e, entendi, na matéria: Turismo Sustentável Regional, assinada pelo Delegado Regional de Turismo, no Litoral Virtual de ontem. Para o Turismo no litoral norte, só falta levá-la ao pé da letra. Quanto ao ônus dos milhões de veranistas (sempre confundidos com turistas) Ubatuba é a que tem mais contribuído. Uma recapagem na estrada, com minhas desculpas e, com todo respeito Sr. Delegado, não é infra-estrutura. Há inúmeras razões para nosso estado ser o maior emissor doméstico. A principal é, não encontrar aqui, (em nosso estado) toda a infra-estrutura da qual dispõem os destinos nordestinos. Lá, os governos estaduais sabem o que é e o que representa o turismo. Emprego, renda e arrecadação. Faturam alto. Tanto sabem, que seus os maiores contribuintes somos nós. Os paulistas. Apenas os esforços dos municipais, nunca serão suficientes para qualquer desenvolvimento do Turismo. Os maiores esforços municipais e dos munícipes de cada cidade do Lito…

Jairo é confirmado na presidência da Câmara

Imagem
sidney borges

Jairo dos Santos na escadaria do PT

Esta foto é histórica. Foi feita no mês de janeiro de 2004, no dia em que o PT decidiu que o vereador Domingos dos Santos seria o candidato do partido ao cargo de prefeito de Ubatuba. Eu estava lá como observador, fiz a foto na escada que dá acesso à sede do partido. Na ocasião desejei boa sorte ao candidato a candidato a vereador, Jairo dos Santos. Hoje ele foi confirmado na Presidência da Câmara, depois muitas idas e vindas. Repito agora o desejo manifestado naquele domingo ensolarado. Boa sorte Jairo, que a sua gestão ajude Ubatuba a encontrar o caminho da prosperidade.

Reunião pegagógica

Imagem
paulo zumbi

Prefeito e Vice em reunião com Diretores e Vices

Reunião marca mudanças e procedimentos para o ano letivo de 2005
O Prefeito Eduardo César e o vice, Domingos dos Santos, juntamente com a secretária de Educação, Isabel Roseli de Souza Leite, reuniram-se na quarta-feira, dia 5, com todos os diretores e vices das escolas municipais de Ubatuba. Na reunião, foram discutidos assuntos pertinentes ao ano letivo de 2005 nas escolas municipais.
Entre os assuntos tratados, foi definido o novo sistema de funcionamento do almoxarifado. A partir desse ano, a secretaria passa a ter seu próprio almoxarifado, que fará a distribuição dos materiais às escolas. Segundo a Secretaria de Educação, esse procedimento possibilita um melhor controle dos gastos. Foram discutidas também as projeções de sala (previsões para o aumento do número de salas de aula), bem como as atribuições de aula para os professores.
A assessora da Secretaria de Educação, Luciana Valério Cunha, informa ainda que o cadastra…

Bom dia

Ricardo Faria - Jornalista
Fiquei em Ubatuba esses dias e pude presenciar, com uma parte da população, um verdadeiro show de democracia. Tudo que foi noticiado é verdade. Entre tapas e beijos estamos nos livrando do “quarteto maldito” que comandou a política local nos últimos trinta e tantos anos. Falta pouco. Os xingamentos e ameaças de agressões envolvendo os vereadores eleitos e respectivos assessores não passam de firulas, mais uma tentativa dos falsos líderes em manter, pelo menos, uma parcela de poder para barganhas futuras. Será impossível ao que parece. Os gritos de “fora bandidos” do dia primeiro podiam ser escutados a quarteirões. Biguá, Marquinho Tio Sam, Charles Medeiros e Dr. Ricardo tentaram, de todas as formas eleger como presidente esse último. Não conseguiram. Falar sobre o ocorrido seria chover no molhado. A única estranheza é a presença do vereador Charles Medeiros junto ao Biguá e ao Tio Sam. Coisas da política que, infelizmente, maculam, na minha maneira de ver, a …

A participação nos Processos de Gestão Ambiental

Ronaldo Dias
O parágrafo primeiro do Constituição Federal responsabiliza o poder público pela incumbência de tornar efetivo o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Cabe a ele, Poder Público, Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino, e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. Com esta última premissa O IBAMA partiu, através de seus educadores, para a construção da proposta denominada Educação no Processo na Gestão Ambiental (1995). O objetivo é proporcionar condições para o desenvolvimento de capacidades, visando qualificar intervenções individuais e coletivas, na gestão do uso, na concepção e na aplicação das decisões que afetem os recursos ambientais em questão. A educação ambiental no processo de G.A. exige profissionais especialmente habilitados em metodologias específicas. Propõe, e tem como fundamental, a participação do segmento social envolvido em cada ação, principalmente, quando é àquele que nas disputas pelos bens naturai…

Osmar de Souza, triplamente coroado!

Imagem
sidney borges

O vereador que vale por três

O vereador Osmar de Souza, do PFL, é certamente um homem fora do comum. Fala pouco, quase não aparece nos trabalhos legislativos e apesar disso é dono de respeitável votação, foi dos mais votados nas duas últimas eleições. Osmar foi empossado na sessão do sábado, dia 1º, que como todos sabem não obedeceu aos ritos usuais. Tornou a ser empossado no domingo, dia 2, em sessão que também primou pela estranheza. (assista ao vídeo)
Hoje, quinta-feira, dia 6, será empossado mais uma vez. Fica no ar a pergunta? Será que desta vez vai valer, ou empossar o Osmar tornou-se parte do rito legislativo?
Ubatuba definitivamente não é para principiantes.

Lá e cá

Ronaldo Dias
Planejar é o meio e a maneira mais rápida, coerente, correta e certa de chegar-se a um objetivo. Sem planejamento, estamos na rota do caos. Há uns 15 anos fui presenteado com um pequeno livro “criando o paraíso” que mostrava uma síntese da “idealização” da Zona Hoteleira de Cancun- México. Algumas fotos do “antes” mostram claramente que o resultado final do trabalho só foi possível com muito planejamento dos idealizadores, legisladores, arquitetos, ambientalista, urbanistas e paisagistas. Com certeza na direção dos grupos de trabalho não havia lugar para “amadores” mesmo os de boa ou maior vontade. Definido o público que se pretendia atingir, a definição das ocupações proporcionais dos espaços, progressivamente, de acordo com o crescimento do empreendimento, foi uma realidade.Estudaram-se as necessidades (todas) dos usuários de modo que os serviços disponíveis fossem o suficiente para atende-los satisfatoriamente. Assim, houve um equilíbrio na concorrência dos serviços ofe…

Novidades da Embraer

Imagem
divulgação

Aviões da família 170/190 voando em formação

Vôo dos quatro integrantes aconteceu em Gavião Peixoto, São Paulo.
São José dos Campos, 5 de janeiro de 2005 – A Embraer anunciou hoje que os quatro EJets da família EMBRAER 170/190 voaram juntos pela primeira vez no fim de dezembro na Unidade Gavião Peixoto da Empresa.
O vôo incluiu o EMBRAER 170, aeronave de 70 assentos já em serviço comercial nos Estados Unidos e Europa, o recém-certificado EMBRAER 175, de 78 lugares, o EMBRAER 190, para 100 passageiros, além do EMBRAER 195, de 108 poltronas. Com céu azul e nuvens baixas ao fundo, as aeronaves voaram em diversas formações durante 90 minutos.
Com todos os quatro modelos no ar – inclusive um em operação comercial – a Embraer demonstra o seu compromisso com o mercado e cumpre a promessa de oferecer uma inigualável solução em transporte a jato para o mercado de 70 a 110 assentos.
Desenvolvida a partir de 1999, a nova família, financiada inteiramente com recursos captados no mercad…

Apresentação encerra Folia de Reis

Trabalho procura resgatar cultura popular

A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) realiza na próxima quinta-feira, 6, o encerramento da 7ª Jornada de Peregrinação dos Grupos de Folia de Reis. O encontro reunirá grupos dos bairros da Maranduba, Sertão da Quina, Promirim, Ipiranguinha, Centro e Bela Vista.
As apresentações dos grupos tiveram início na primeira semana de dezembro e percorreram 36 comunidades. O evento acontecerá no coreto da praça Exaltação à Santa Cruz, a partir das 20 horas.
Fonte: Assessoria de Comunicação PMU

“Capoeirando” começa hoje em Ubatuba"

O Encontro Internacional de Capoeira inicia sua quinta edição no município

Começa hoje, na Praia Dura, o “Capoeirando”, um congresso que traz para Ubatuba capoeiristas e mestres de diversos países. O evento oferece ao público, cursos para iniciantes e graduados, palestras, aulas de instrumentos, percussão, músicas, rodas na praia e treinamentos na mata.
O Congresso Internacional de Capoeira acontece todos os anos, nas cidades de Ubatuba (SP), Ilhéus (BA) e Arraial do Cabo (RJ). Em 2005, o “Capoeirando” conta com a participação de mestres como: Magrelo de Itabuna (BA), Cabelo, dos EUA, Quebrinha, de Taubaté e Lobão, de São José dos Campos.
A Prefeitura Municipal de Ubatuba, numa parceria entre a Secretaria de Esportes e Lazer e a Secretaria de Educação está apoiando a 5ª edição do evento no município. O encerramento do “Capoeirando” acontecerá no Tubão, no sábado às 20h e será marcado por uma apresentação de capoeira e malabares. Os mestres farão uma aula gratuita capoeira e percussão …

Prefeitura inicia distribuição dos carnês de IPTU

Primeira parcela e cota única vencem no próximo dia 15.

Os carnês de IPTU de Ubatuba começaram a ser distribuídos ontem, dia 3, através dos Correios para todos os contribuintes. O vencimento para pagamento em cota única ou primeira parcela ocorre dia 15, mas pode ser pago até dia 17, devido ao fim de semana. Quem não receber o carnê pode tirar a segunda via pela Internet, no site www.ubatuba.sp.gov.br a partir de hoje, ou retirá-la no setor de Tributos da Prefeitura após o dia 10.
A prefeitura informa ainda que a administração anterior imprimiu os carnês sem o devido reajuste (inflação oficial do período). Os demais impostos tiveram reajuste de 12,27%, de acordo com o cálculo anual de inflação. Para quem fizer a opção de pagar o IPTU em cota única, o desconto é de 10%. Para as pessoas que vêm pagando o imposto em cota única desde 2001, o desconto é de 14%. Neste ano, foram emitidos cerca de 51 mil carnês na cidade de Ubatuba.
Fonte: Assessoria de Comunicação PMU

Reflexões...

"Como não há alternativas políticas ao capitalismo, é compreensível que as atividades caritativas e benemerentes tenham aumentado. De certa forma, elas canalizam, e controlam, o desencantamento com o estado geral da sociedade, com o número crescente de pobres. Daí a proliferação das organizações não-governamentais. Nelas, o indivíduo que quer fazer algo para ajudar o próximo, ou quer tentar resolver um problema social específico, pode se expressar. O que significa, por vias tortas, fazer política: as ONGs são financiadas por empresas ou por entidades que representam o grande capital (FMI, Banco Mundial, União Européia etc). Elas são instrumentos do capital para garantir a perpetuação da ordem estabelecida".
Extraido de artigo do jornalista Mário Sérgio Conti

O dólar está caro?

João Sayad*
Se alguém descobrir que batatas têm vitamina C e antioxidantes, a demanda vai subir e as batatas vão ficar mais caras. Os agricultores, felizes com lucros maiores, produzirão mais batatas. A nova produção de batatas inunda o mercado e o preço volta ao nível anterior. Termina a alegria dos agricultores. Os preços voltam logo ao cativeiro do custo de produção e da realidade. Por isso, agricultores são homens práticos, conservadores e de poucos sonhos.
Se alguém inventar que o mundo vai acabar e o negócio é comprar ouro, o preço do ouro sobe. As mineradoras aceleram a extração das minas da Rússia, da África do Sul e das velhas minas do Brasil. O preço pode cair, ficar constante ou mesmo subir. Qual a diferença em relação ao mercado de batatas?
O mercado de ouro trabalha não somente com o ouro novo extraído das minas todos os anos, mas com todo o ouro extraído desde antes da História, ouro dos faraós, dos astecas e até ouro que os nazistas roubaram dos judeus. A quantidade de o…

Jogo de Pôquer

Ontem a Justiça rejeitou a liminar dos vereadores do “mal” que pedia a anulação da sessão realizada no dia dois e que redundou na eleição do presidente da Câmara, vereador Jairo dos Santos, do PT.
Vai julgar o mérito e isso leva tempo!
O tempo esfria as cabeças e dá margem a que sejam feitas novas escolhas! Ou que sejam mantidas as iniciais! Tudo é possível!
Enquanto isso, em São Paulo, prossegue a batalha pela posse. Claudinho ou Silvinho? Quem será o décimo vereador?
Por aqui as coisas ficarão em banho-maria, em compasso de espera.
Isso não impede que haja assédio.
Os do "bem" assediarão alguns do "mal", já começaram. Os do "mal" também farão a sua parte, conhecem bem o assunto.
Pôquer é um jogo de coragem, estratégia e blefe! Nesta rodada vai pesar muito o cacife.
Até onde irá a “indecência” das propostas?
Com a palavra os homens das malas pretas. Haverá alguém com um ás na manga?

Sidney Borges

Tudo como d'antes...

Imagem
valter capop

Horizontes Escurecidos

Corsino Aliste Mezquita*
Convictos que sempre fomos da necessidade de grandeza, generosidade, inteligência, sabedoria e trabalho para praticarmos educação de qualidade passamos, quatro anos, procurando educar as consciências de todo o quadro do magistério, de modo especial os especialistas (supervisores, coordenadores, Diretores e Vice Diretores) para a pluralidade cultural e para o respeito que todos devemos ter à diversidade existente num mundo globalizado, multifacetário, de idéias filosóficas, culturais, políticas, econômicas, religiosas e sociais diferentes e que vivem interligados e coabitando, em nosso município, por ser turístico e receptor de imigrantes de diversas partes do Brasil e do mundo.
Procuramos também abrir-lhes horizontes para o humanismo integral e solidário que é base imprescindível para todos que pretendem desenvolver um processo educativo cívico e democrático. Insistimos constantemente na necessidade urgente de nós libertar de egoísmos e personalismos para ultrap…

Bons Tempos virão?

Ronaldo Dias
Estamos cheios de esperanças. São tantos os nossos problemas que espero, após tanto tempo, não nos falte paciência. Não deve ser nada fácil, mesmo com alguma intimidade com ela, sentar o traseiro na cadeira do comando geral. Afinal a proposta foi o resgate. Nos países do chamado primeiro mundo, a qualidade e os procedimentos do "rescue" (como o chamam o regate) são tão importantes para a vida do resgatado que não permitem, como aqui (considerado até omissão de socorro), a ação do leigo. O "rescue" oferecido (incrivelmente) em poucos minutos, é só para profissionais. Comprovadamente, são os procedimentos iniciais básicos, que salvam. Pausa. Aqui, o resultado da simples aplicação das posturas municipais (básicas e justas) saltariam aos olhos e, de um dia para o outro, sentiríamos no ar a brisa fresca anunciando que bons tempos virão!

Gabinetes da Câmara em 2005

Imagem
sidney borges

Conturbação da esperança

Gerson Florindo de Souza*
Na maioria dos que acompanham atentamente a política do nosso município, há um sentimento de certa indignação por parte de alguns atores que sempre agiram com máscaras, outros apareciam, mas estavam camuflados pelas falsas intenções revolucionárias. Como na política a gente só vai saber quem é quem no seu dia-dia, não há nada de estranho e nenhuma novidade em se tratando dos tumultos e falta de respeito à democracia quando da criação das dificuldades para empossar o Prefeito Eduardo César (PL) e do Domingos dos Santos (PT), a posse dos vereadores e a eleição para Presidente da Câmara.
Trata-se do evidente acirramento de uma luta exacerbada que se trava, do ponto de vista ideológico cultural entre a aliança oligárquica coronelista de Ubatuba, existente desde os primórdios e razão do subdesenvolvimento e atraso do nosso município e um movimento progressista que surge de pessoas idôneas e idealistas que acreditam que ainda há a possibilidade de se fazer política…

Decreto 001 cai na Justiça!

Imagem
emílio campi

Funcionários da Comtur comemoram a vitória.

Ubatuba, recanto calmo e agradável para quem busca tranqüilidade, é uma cidade difícil para os juízes e a Justiça em geral. Trabalha-se dobrado! Aqui as coisas são feitas com o coração, a racionalidade não conta. Perde-se muito tempo nas idas e vindas às cortes e tempo, como sabemos, é dinheiro. O primeiro ato oficial do prefeito Eduardo César foi o decreto proibindo a cobrança de estacionamento nas praias. Com isso seria cortada a fonte de receitas da Comtur, o que forçaria a saída da Sra. Patrícia Ortiz, a verdadeira razão do ato. Uma queda de braço desnecessária e desgastante. Teria sido mais simples demitir a funcionária. A Comtur recorreu e a Juíza Eva Lobo acatou o recurso, deixando claro em seu despacho que, para modificar leis, existe a Casa das Leis.

“Em vista da plausibilidade do direito alegado, tendo que o decreto atacado vai contra texto contido em lei municipal, concedo a liminar pleiteada determinando a suspensão dos…

Vejo, ouço, leio e escrevo.

Ronaldo Dias
Nada pior do que palpite de fora. Por aqui, somos tutelados por empresas e departamentos estaduais que na verdade, nada nos acrescentam. Muito pelo contrário, algumas delas usam seus poderes coercitivos para se justificarem. Será que a administração do Parque Estadual da Ilha Anchieta só agora percebeu os malefícios e estragos ao meio ambiente, causados pelos animais exóticos ali implantados? Ninguém sabe, ninguém viu? Em que tanto se labora na ilha, que não há tempo para perceber tamanhas alterações ambientais? Brincadeira! Na Maré FM, ouço, repetidamente, que é preciso economizar água. Porque? Onde é que fica a estação produtora de água da Sabesp? A água, não vem da cachoeira dos macacos? Então? Sabem o motivo do mau cheiro próximo as estações de tratamento de esgoto? Elas não são adequadas e dimensionadas para o tipo de uso que necessitamos. Dinheiro jogado fora! Pode? Das praias impróprias anunciadas, gostaria que publicassem também os índices de coliformes fecais das…

Tiro pela culatra!

Ao tomar conhecimento do Decreto Municipal 001/05 referente a suspensão da cobrança de Zona Azul do município de Ubatuba em plena temporada 2004/2005 a COMTUR, representada pela sua Diretora Presidente, Patrícia Ortiz, nomeada pelo Conselho Administrativo e referendada em Assembléia Geral, por meio de seus advogados Dr. Diego Monteiro e Dr. Enos José Arneiro, impetraram o Mandato de Segurança com Pedido Liminar à Primeira Vara Cível da Comarca de Ubatuba, sendo concedido.
A COMTUR é uma sociedade de economia mista cuja maior parte de seu capital social pertence ao Poder Público Municipal, portanto órgão de administração pública indireta, devendo atentar para a satisfação do interesse coletivo no fomento de medidas voltadas para o desenvolvimento de atividades turísticas no município, devendo obediência, dessa forma, às normas de direito público.
A receita da COMTUR é oriunda das seguintes fontes: cobrança para uso e manutenção de sanitários, cobrança para uso e utilização do Terminal …

Jairo é o presidente da Câmara (?)

Imagem
sidney borges

A platéia aguardando a sessão. Que calor!

Em sessão realizada ontem na Câmara Municipal, foi empossado o vereador Osmar de Souza, que assumiu interinamente a presidência da mesa e realizou a votação que, por unanimidade entre os presentes, elegeu o vereador Jairo dos Santos, do PT, para a presidência da casa, conforme o UV havia previsto.
A sessão não transcorreu dentro das formalidades habituais. No dia 1 de janeiro, depois de todos os tumultos que são do conhecimento dos leitores - estão narrados nesta página sob o título “Maledeto Imbróglio” - o presidente em exercício da Câmara, Gerson de Oliveira, do PMDB, convocou uma sessão para as 16:00h de ontem, dia 2. Nesta seria empossado o vereador Osmar de Souza e posteriormente aconteceria a eleição para a presidência da Câmara. No dia 2 a população compareceu ao recinto da Câmara para assistir aos trabalhos. É de se registrar que o calor estava insuportável.
A sessão demorou para ser iniciada pela ausência dos vereadores Ge…

Prefeito suspende cobrança de estacionamento

Imagem
divulgação

Em decreto assinado ontem – dia 1º de janeiro, o prefeito Eduardo César suspendeu temporariamente a cobrança de estacionamento nas praias de Ubatuba

Ao tomar conhecimento de um inquérito civil do Ministério Público que questiona a legalidade da cobrança da zona azul nas praias de Ubatuba, o prefeito eleito Eduardo César decidiu, ontem, dia 1º de janeiro, em seu primeiro ato administrativo, suspender temporariamente a cobrança do estacionamento nas praias Grande, Tenório, Lagoinha e Maranduba. O preço da zona azul era de R$3,00 por carro, para qualquer período de permanência no estacionamento. Segundo o prefeito, a suspensão estará em vigor até que sejam concluídos estudos técnicos que indicarão os procedimentos que serão tomados daqui para frente com o objetivo de sanar as irregularidades constatadas. Esses estudos serão conduzidos por uma comissão prevista no próprio decreto assinado ontem. “Não podemos iniciar nossa administração repetindo os erros dos nossos antecessores…

Ao cair da tarde

Imagem
sidney borges


Depois de um dia de muita tensão o vereador Jairo dos Santos sorria nas dependências da prefeitura. Ainda estava tudo indefinido, mas neste momento, com as horas passando, Jairo se aproximava da presidência da Câmara.

Cumprimentando o Prefeito...

Imagem
emilio campi


No dia da posse cumprimentamos o prefeito Eduardo César, desejando sucesso para um governo que representa as expectativas de uma cidade ávida por encontrar o caminho da prosperidade. O senhor com fotofobia é o editor do UV, Sidney Borges.

Na expectativa...

Imagem
sidney borges


Na foto aparece a platéia, começando a ficar agitada, momentos antes do início dos trabalhos. Dá para notar as bandeiras do PT.O relógio ao fundo marca 10:41h, a cerimônia fôra programada para as 10:00h.

Sem palavras

Imagem
valter capop

Momento de descontração

Imagem
sidney borges


Paulo Ramos de Oliveira após transmitir o cargo para Eduardo César, desceu a rampa e foi efusivamente cumprimentado pelos presentes. Digam o que disserem dele, uma coisa é inegável, o ex-prefeito esbanja carisma e simpatia.
Boa sorte Paulo Ramos é o desejo sincero do Ubatuba Víbora.

No cair da noite...

Imagem
sidney borges


Já era quase noite quando chegou à Câmara a convocação para a sessão de hoje. Na foto, o vereador Osmar de Souza, que deverá ser empossado, toma conhecimento.

Maledeto imbroglio!

“Aliás, a posse é apenas um detalhe, algo me diz que poderemos ter surpresas na eleição do Presidente da Câmara”.
No editorial do dia primeiro, eu manifestei preocupação em relação ao que poderia acontecer na Câmara Municipal. Afinal de contas, estamos envolvidos num processo de luta pelo poder que passará para a história como um dos mais renhidos de Ubatuba, lembrando as tentativas de impeachment de Ciccillo Matarazzo. A confusão foi grande, abaixo segue um relato sucinto.
Como diria o esquartejador “Chico Picadinho”: por partes.
A manhã do primeiro dia do ano convidava para a praia. Céu azul e muito sol, um dia perfeito para tornar rubra a pele dos milhares de turistas que estão na cidade.
Quem vive aqui e está acompanhando o embate político sabe da existência de dois postulantes à presidência da Câmara.
De um lado o vereador Jairo dos Santos, do PT, eleito pela primeira vez, mas com experiência parlamentar por ter sido assessor do vereador Domingos dos Santos, também do PT, seu irm…