Manchetes do dia

Sexta-feira 5 / 08 / 2016

O Globo
"Impeachment de Dilma avança com aprovação de relatório"

O relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB) pela continuidade do impeachment de Dilma Rousseff foi aprovado ontem com ampla maioria, por 14 votos a 5, na comissão especial do Senado. As regras das duas etapas que restam para selar o destino da presidente afastada foram acertadas em seguida por senadores e o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski. Defesa e acusação terão direito a seis testemunhas. A votação em plenário está marcada para a próxima terça-feira. E o julgamento final deve ocorrer ainda em agosto.      

Folha de S.Paulo
"Brasil dá início à maior Olimpíada mergulhado no pior da recessão"

O Brasil abre a partir das 20h desta sexta-feira (5) a maior Olimpíada da história dos Jogos no pior momento da recessão no país e em meio à crise política que resultou no afastamento da presidente. 

Ao longo de 19 dias, cerca de 10,5 mil atletas de 205 países disputarão 2.488 medalhas no Rio de Janeiro —os três números são recordes. Mais de 25 mil jornalistas estão credenciados para cobrir o evento. 

Há expectativas contrastantes acerca dos Jogos. O Comitê Olímpico Brasileiro prevê recorde de medalhas. O país é favorito em canoagem, vôlei, futebol, judô, ginástica artística e vela. Já as áreas de segurança e saúde públicas causam preocupação. 

Atentados em série na Europa ligados ao Estado Islâmico levaram a apreensão sobre a capacidade local de garantir segurança no evento. Pela primeira vez, suspeitos de terrorismo foram presos no país. 

A preocupação cresceu após a troca dos responsáveis pelas revistas nas entradas das arenas. Apesar da queda no número de casos no inverno, o vírus da zika também afastou turistas e atletas. 

A escolha do Rio ocorreu em 2009, após três pleitos frustrados. Desde então, regiões da cidade foram recuperadas, mas metas como a despoluição da baía de Guanabara foram abandonadas. Do segundo trimestre de 2014 para cá, a atividade econômica do país caiu 7,5%. 

Em crise, o governo do Rio decretou estado de calamidade pública por não conseguir pagar a servidores e fornecedores da Rio-2016. Coube ao erário bancar 43% dos Jogos —R$ 17 bilhões dos R$ 39 bilhões. 

Indicadores sinalizam que hoje é o pior momento da economia, mas a queda está perto do fim. Aproxima-se também o desfecho da crise política. O presidente interino, Michel Temer (PMDB), pode assumir o cargo em definitivo ainda neste mês, caso Dilma Rousseff (PT) seja cassada pelo Senado.

Manifestações políticas contra o peemedebista estão previstas na abertura, que deve contar com Pelé, Gisele Bündchen e Caetano Veloso.     
 
O Estado de S.Paulo
"Impeachment avança e PT descarta nova eleição"

Comissão do Senado aprova parecer a favor do afastamento definitivo de Dilma; caso vai para o plenário

A Comissão Especial do Impeachment no Senado aprovou, por 14 votos a 5, o relatório de Antonio Anastasia (PSDB-MG) a favor do afastamento definitivo da presidente Dilma Rousseff. A conclusão de que há provas para o julgamento final encerrou uma etapa do processo. Dilma foi afastada em 12 de maio, quando o Senado aceitou pedido de abertura do processo de impeachment. O caso segue agora para apreciação do plenário do Senado, onde o parecer será votado na terça-feira. Já o início do julgamento final deve ser entre 25 e 29 de agosto. Estudada pelo PT, a convocação de plebiscito para realização de nova eleição presidencial foi descartada pelo presidente nacional do partido, Rui Falcão. Para ele, a medida já não é capaz de angariar votos a favor de Dilma.                 
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu