Opinião

A política do futebol

João Pereira Coutinho
1. Estados Unidos da Europa? Muito gente acredita que sim: chegará o dia em que os velhos nacionalismos serão suplantados por uma autoridade supraestatal, apagando séculos e séculos de diferenças religiosas, culturais, linguísticas etc.

O futebol, e em particular a Eurocopa, não permite essas fantasias. Assisti aos jogos. Assisti aos hinos antes dos jogos. E assisti aos textos que foram escritos sobre alguns dos embates. Quando a Polônia enfrentou a Alemanha, alguém acreditou que aquele jogo era só mais um jogo?

O mesmo vale para Rússia X Eslováquia ou para Alemanha X França. Em cada confronto, havia uma memória histórica –e uma fortíssima identidade nacional– a pairar sobre o gramado.

Não admira que, aos olhos da Comissão Europeia, a pulsão patriótica do futebol não seja coisa saudável. Acredito que não seja. Mas a realidade nem sempre é saudável. Sobretudo quando existe a tentação de a suprimir ou ignorar.

2. Portugal é campeão europeu de futebol e os portugueses não sabem por quê. Entendo os meus compatriotas. Antes dos jogos começarem na França, havia pelo país a mesma expectativa alucinada de que tudo seria fácil: um caminho de vitórias retumbantes antes da final contra a França.

Curiosamente, a torcida só acertou na França. O resto não foi fácil, para usar um eufemismo. Em sete jogos, Portugal venceu uma partida nos 90 minutos (contra o País de Gales). E, pelos recantos da nação, a pergunta angustiada: onde está o futebol inspirado que deslumbrava o povo grato?

Não estava. E o técnico Fernando Santos, com a equipe a empatar, proclamava com fé inabalável que o país seria campeão.

Os comentadores riram alto. Eu não ri. E, instintivamente, lembrei-me de um ensaio clássico de Michael Oakeshott, "Rationalism in Politics".

Como o título indica, Oakeshott pretendia analisar o mais poderoso movimento intelectual moderno –o racionalismo, ou seja, uma atitude radical de agir no mundo pela recusa da tradição, do hábito e do preconceito, usando apenas a razão como guia supremo.

O racionalista, para Oakeshott, possui "o caráter do engenheiro"; os problemas, quando surgem, devem ser resolvidos por "administração racional".

Dito e feito. Não começo pela ironia óbvia de dizer que o técnico português é engenheiro de formação.

Prefiro escrever que, na sua conduta, ele exibiu as virtudes de um racionalista.

Em primeiro lugar, ao recusar a tradição –no caso, a tradição do futebol português– que se traduzia, invariavelmente, em belos jogos e dolorosas derrotas. Quando os especialistas afirmavam que a equipe portuguesa era uma espécie de "Brasil europeu", eles tinham metade da razão. (A outra metade, claro, estava na inexistência de copas para mostrar ao mundo.)

Mas o engenheiro fez mais: também recusou o hábito e o preconceito. Contrariando a ilusão estética da torcida ("jogamos mal e por isso vamos perder"), ele contrapunha outra máxima: "Jogamos mal mas nem por isso vamos perder". E como operar esse milagre?

Pela "administração racional" da equipe que tinha: um gênio (Cristiano Ronaldo) mais 22 jogadores de qualidade variável –mas com alma de "remadores de Ben-Hur", para usar a expressão de Nelson Rodrigues.

E eles remaram sem nunca alterar o ritmo da obstinação e do sofrimento. Os jogos eram maçadores porque, em rigor, não eram jogos de futebol. Eram partidas de xadrez, com as peças em movimento geométrico.

Portugal não derrotou a França. Portugal fez xeque-mate.

3. Os portugueses não são caso único. Olho para uma lista de vencedores da Copa do Mundo e da Eurocopa nos últimos anos. Não encontro uma única equipe com um futebol memorável e deslumbrante. Corrijo. Encontro, sim. Mas essas equipes nunca chegam à final e nunca vencem a competição.

Alemanha, Itália, Espanha –os estilos de jogo são semelhantes: uma mistura de solidez defensiva, cautela no ataque e nenhum espaço para o improviso e para a inspiração. Os jogadores não são jogadores; são robôs que cumprem uma tarefa, como peças anônimas de uma máquina que os transcende.

Talvez esse seja o futebol do futuro: um futebol de eficácia e sem alma. Mas, aqui entre nós, eu terei muitas saudades do Brasil de Zico, da Argentina de Maradona –e do Portugal de Rui Costa. 

Original aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu