Manchetes do dia

Sexta-feira 22 / 07 / 2016

O Globo
"Integrante de grupo preso recrutava apoio ao terror"

Dez brasileiros foram presos ontem em vários estados, acusados de declarar lealdade ao Estado Islâmico e suspeitos de preparar ataques terroristas durante a Olimpíada do Rio. O grupo se comunicava pela internet. Segundo o Ministério Público Federal, os suspeitos — os primeiros a serem enquadrados na lei anti-terrorismo que entrou em vigor em março — recrutavam interessados em servir aos ji-hadistas e seriam treinados no Brasil. O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse que as prisões de ontem e a deportação na semana passada do professor franco-argelino Adlène Hicheur, condenado por terrorismo na França, neutralizaram focos de terrorismo no país. Para o ministro, aparentemente o grupo era amador. As prisões tiveram ampla repercussão no exterior, a 14 dias dos Jogos, e foram elogiadas pelo governo dos Estados Unidos.    

Folha de S.Paulo
"PF prende dez suspeitos de associação com terrorismo"

A Polícia Federal prendeu ontem, em dez Estados diferentes, dez brasileiros suspeitos de simpatizar com as causas de grupos terroristas, como o Estado Islâmico.

As prisões, feitas na Operação Hashtag, ocorreram a 15 dias da cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio. Foi a primeira ação anti-terror da PF após a aprovação da lei que tipificou crimes desse gênero, sancionada em março pela presidente afastada, Dilma Rousseff.

A lei regula um dispositivo da Constituição que trata de crimes inafiançáveis e para os quais não há anistia. Para o juiz Marcos Josegrei da Silva, de Curitiba, que autorizou a ação, os presos se enquadram em ao menos um de dois artigos da legislação.

Entre as acusações estão promover organização terrorista e realizar atos preparatórios de terrorismo com o objetivo de consumá-los. Segundo o ministro Alexandre de Moraes (Justiça), o grupo se comunicava via redes sociais e iniciava a preparação para um ato no Rio.

Na avaliação do Planalto, a ação revela preparo do país para ameaças, mas as explicações de Moraes foram consideradas confusas.       
 
O Estado de S.Paulo
"Polícia Federal prende 10 e governo diz ter ‘neutralizado’ focos de terror"

Segundo ministro da Justiça, uma das ‘células’ era o grupo de ‘amadores’ detido ontem e a outra, o professor deportado da UFRJ

Dez brasileiros suspeitos de “atos preparatórios” para ações terroristas na Olimpíada do Rio foram presos pela Polícia Federal. Outros dois estão foragidos. Batizada de Hashtag, a operação sobre a “célula” do Estado Islâmico no País também cumpriu 2 mandados de condução coercitiva e 19 de busca e apreensão. Eles foram expedidos pelo juiz Marcos Josegrei da Silva, de Curitiba, que pela primeira vez se valeu da Lei Antiterror. Embora a ação do grupo tenha sido chamada de “porralouquice” pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, e os presos tenham sido considerados “extremamente amadores” pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, investigadores dizem que o grupo preocupa porque terroristas não têm agido mais de forma organizada. Para Moraes, “os dois focos rastreados” de possibilidade terrorista na Rio-2016 foram “neutralizados”: um pelas prisões de ontem e outro pela deportação sexta- feira do físico Adlène Hicheur, professor da UFRJ.               
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu