Coluna do Celsinho

NINJA & Aeromodelismo

Celso de Almeida Jr.

Sempre que posso, divulgo as ações do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA.

A missão de levar a cultura aeronáutica para crianças e jovens, colabora, também, para estimular o contato com diferentes tecnologias.

Neste ano, com a participação de escolas da rede pública e particular, o Ninja e o Aeroclube de Ubatuba promoveram neste mês de julho uma Oficina Técnica de Introdução ao Aeromodelismo.

Nos próximos meses, sob a orientação de voluntários atentos às questões de segurança, alunos aprenderão a montar os kits - um para cada escola - e a pilotar com rádio controle.

Todo o material foi doado por empresários da cidade e as atividades são gratuitas.

Há tempo ainda para inscrições e, neste sentido, abrir novas perspectivas para a garotada é tarefa que precisamos fazer com bastante entusiasmo.

Assim, peço aos amigos leitores que ajudem a divulgar a programação a seguir, selecionada do Blog do Ninja: www.ninja-brasil.blogspot.com

Objetivos:

Detalhar os mecanismos de voo do aeromodelo, treinar o comando do aparelho, dar instrução sobre aviação e orientar sobre a montagem de kits doados por empresários da cidade.

Escolas inscritas:

Aurelina
Deolindo
Dominique
Florentina
Tancredo

Patrocinadores/doadores dos aeromodelos (kits):

Aeroclube de Ubatuba
Atmosfera
Instituto Salerno-Chieus
Tachão de Ubatuba

Próxima oficina técnica:

Dia 20 de Agosto de 2016, sábado, das 9h às 12h.
Local: Sala Gastão Madeira (Sede do NINJA / Colégio Dominique / Ubatuba-SP).

Definição dos pilotos e agendamento do treinamento em simulador:

Na primeira oficina técnica (16 de julho) a coordenação de cada escola apresentou aos representantes do Ninja e do Aeroclube de Ubatuba os alunos interessados em aprender a pilotar os aeromodelos. A partir desta data, os pilotos deverão agendar horário de treinamento no simulador do NINJA - Núcleo Infanto juvenil de Aviação, instalado na Sala Gastão Madeira (Colégio Dominique).

Data limite para inscrições remanescentes:

Fica estabelecido o dia 12 de agosto como a última data para incluir alunos interessados no projeto. Tal flexibilização atende ao pedido de coordenadores escolares que apontaram dificuldade de mobilização de mais alunos neste período de férias. Somente para os inscritos remanescentes, o NINJA irá promover uma atividade extra de reposição das atividades já desenvolvidas,  dia 13/8/2016, sábado, das 9h às 12h, na Sala Gastão Madeira.

Alunos de outras escolas interessados em participar:

Como em 2016 o número de equipes já está completo, eventuais alunos de outras escolas interessados em participar poderão integrar os times já definidos na condição de Aluno Convidado. Caso identifiquem algum estudante com este interesse, por gentileza, informem vianinja.aero@gmail.com até 12 de agosto.

Data da apresentação pública dos trabalhos:

A data da apresentação dos alunos ficará condicionada a evolução do treinamento das equipes, podendo ocorrer, se necessário, no próximo ano letivo.

Excursão:

Os alunos inscritos - com comprovada assiduidade - e seus respectivos coordenadores participarão de excursão (patrocinada) para São José dos Campos na ocasião do SAE BRASIL AeroDesign 2016 (início de novembro). Na oportunidade visitarão, também, o MAB - Memorial Aeroespacial Brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu