Manchetes do dia

Quarta-feira 4 / 05 / 2016

O Globo
"Lula é denunciado ao STF"

Depois de Aécio, Dilma deve ser investigada

‘Organização criminosa jamais poderia ter funcionado sem que o ex-presidente Lula participasse’, afirma procurador-geral

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou o ex-presidente Lula ao STF pela suspeita de ter participado da tentativa de compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Se a denúncia for aceita, Lula passa de investigado a réu da Lava-Jato. O ex-presidente é acusado pelo senador Delcídio Amaral, agora delator, de ordenar repasse de recursos a Cerveró. Em outra frente, Janot determinou que Lula e outras 29 pessoas sejam incluídas no maior inquérito da Lava-Jato. Para Janot, a “organização criminosa jamais poderia ter funcionado sem que o ex-presidente Lula dela participasse”. O procurador- geral decidiu ainda investigar a presidente Dilma, sob suspeita de nomear Lula para evitar que ele fosse julgado pelo juiz Sérgio Moro, um dia depois de pedir abertura de inquérito sobre Aécio Neves (PSDB).       

Folha de S.Paulo
"Janot denuncia Lula e afirma que ex-presidente viabilizou petrolão"

Ao STF procurador-geral descreve esquema para impedir delação de Cerveró; ex-presidente critica suposições sem prova

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou o ex-presidente Lula ao Supremo Tribunal Federal sob acusação de obstrução de Justiça. A Lava Jato investiga esquema para evitar delação de Nestor Cerveró. Para Janot, há provas da negociação do silêncio do ex-diretor da Petrobras, além da delação do senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS). O procurador pediu ainda a inclusão de Lula e outros 29 no principal inquérito no STF. Janot declarou que o petrolão “jamais poderia ter funcionado por tantos anos e de uma forma tão ampla e agressiva no âmbito do governo federal sem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dela participasse”. Em nota, o Instituto Lula disse que a peça da Procuradoria- Geral da República indica suposições sem prova. “Trata-se de uma antecipação de juízo, ofensiva e inaceitável” e de nova “devassa” contra o ex-presidente. Em outro pedido de abertura de inquérito, Janot afirmou que Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, é um dos líderes de uma das células de grande organização criminosa que teria atuado em Furnas. Segundo o procurador, há elementos que reforçam a delação de Delcídio, base do pedido. Cunha é acusado de alterar a legislação do setor energético em benefício próprio. Ele nega ter cometido qualquer crime.        

O Estado de S.Paulo
"Janot denuncia Lula na Lava Jato e pede investigação contra Dilma"

Presidente e ex-presidente são acusados de tentar atrapalhar operação 
Delação de Delcídio e nomeação de Lula para Casa Civil serviram de base
Procurador quer inquérito também para ministro Cardozo e mais 29 pessoas 
PGR não vê indícios contra Temer

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o ex-presidente Lula ao Supremo Tribunal Federal por tramar a compra do silêncio do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró.Também solicitou autorização para investigar a presidente Dilma Rousseff sob acusação de tentar obstruir a Lava Jato. A delação do senador Delcídio Amaral e a nomeação de Lula para a Casa Civil serviram como base. Os ministros José Eduardo Cardozo, Jaques Wagner e Ricardo Berzoini também estão entre os alvos da PGR, assim como outras 27 pessoas. Autorizações do STF são necessárias porque todos têm foro privilegiado. O ministro Teori Zavascki vai analisar a denúncia contra Lula. Se for aceita, o ex-presidente vira réu. Ele também pode ser investigado no inquérito–mãe que apura corrupção na Petrobrás, o “quadrilhão”. Lula nega crime e vê perseguição. Apesar das citações a Michel Temer feitas por delatores, o procurador Rodrigo Janot não viu indícios contra o vice. Ontem, o STF enviou ao juiz Sérgio Moro depoimento de Delcídio que diz que a compra da Refinaria de Okinawa seguiu o “modelo” da de Pasadena, com propinas.      
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu