Manchetes do dia

Terça-feira 3 / 05 / 2016

O Globo
"Procurador acusa Dilma de ‘contabilidade destrutiva’"

‘Pedaladas’ teriam sido usadas para garantir reeleição, afirma

Relator do pedido de afastamento da presidente na comissão especial do Senado deve apresentar seu parecer amanhã, e a previsão é que a votação no colegiado aconteça nesta sexta-feira

À comissão de impeachment no Senado, o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) Júlio Marcelo de Oliveira sustentou que as “pedaladas” fiscais foram feitas de forma continuada, de 2013 a 2015, e chamou o artifício de “contabilidade destrutiva” e fraude fiscal. O procurador afirmou aos senadores, em tensa sessão ontem, que o objetivo das manobras foi, em última instância, garantir a reeleição da presidente Dilma. Senadores governistas reagiram e acusaram o procurador de atuar como militante pró-impeachment. Em junho, o TCU deve pôr em pauta a análise das “pedaladas” de 2015, objeto também do processo de impeachment.       

Folha de S.Paulo
"Janot pede inquérito sobre Aécio e já prepara ação contra Dilma"

Procurador deve ainda incluir Lula em apuração com base em delação de senador; todos negam as acusações

A Procuradoria-Geral da República enviou ao Supremo Tribunal Federal pedidos de abertura de inquéritos contra o senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB. As ações se baseiam na delação do senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS). As solicitações estão ligadas a acusações de recebimento de propina de Furnas e de maquiagem de dados do Banco Rural a fim de esconder o mensalão mineiro. Em nota, Aécio afirmou que os inquéritos vão mostrar a “falsidade das citações”. A Folha apurou que o procurador- geral da República, Rodrigo Janot, prepara pedido de abertura de inquérito a ser apresentado ao STF para investigar a presidente Dilma Rousseff (PT). Ela é suspeita de atuar para obstruir investigações da Lava Jato. A ação deve envolver o ex-presidente Lula, que teria sido nomeado para a Casa Civil a fim de embaraçar a aplicação da lei, e o ministro Marcelo Navarro, do Superior Tribunal de Justiça. Delcídio diz que ele foi conduzido à corte para beneficiar empreiteiros. A assessoria de Dilma nega que ela tenha atuado para obstruir a Lava Jato. A defesa de Lula alega que a posse não objetivou alterar seu foro de investigação. Navarro afirma que não se comprometeu a tomar decisões a favor de investigados.        

O Estado de S.Paulo
"Janot pede apuração contra Cunha, Aécio e Edinho na Lava Jato"

Os três foram acusados de corrupção na delação do senador Delcídio Amaral

O procurador Rodrigo Janot enviou ao STF pedidos para investigar o senador Aécio Neves (PSDB), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), o ministro da Comunicação, Edinho Silva (PT), o deputado Marco Maia (PT) e o ministro do TCU Vital do Rêgo. Eles foram citados na delação do senador Delcídio Amaral (ex-PT), acusado de tentar barrar a Lava Jato. O STF decidirá se autoriza ou não as investigações porque os citados têm foro especial. Sobre Aécio, Delcídio disse que precisou “segurar a barra” quando presidiu a CPI dos Correios para que não viesse à tona movimentação de empresas de Marcos Valério, condenado no mensalão, que “atingiria em cheio” o tucano. Edinho foi acusado de “esquentar” doações na campanha de 2014. Ontem, o ministro Teori Zavascki determinou o envio ao juiz Sérgio Moro da delação de Delcídio em que aponta indícios de propina na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.      
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu