Manchetes do dia

Sexta-feira 29 / 04 / 2016

O Globo
"Temer convida Serra para Itamaraty e rejeita reeleição"

Acordo para atrair apoio do PSDB inclui ficar fora da disputa de 2018

Depois de ser cotado para os ministérios da Saúde e da Educação no caso de o vice Michel Temer assumir o governo se o Senado aprovar o impeachment da presidente Dilma, o senador José Serra (PSDB) foi convidado para o Itamaraty, segundo Jorge Bastos Moreno. Para atrair apoios, especialmente do PSDB, Temer descartou disputar a reeleição em 2018. O Prêmio Nobel de 1980, Adolfo Pérez Esquivel, apoiado por petistas, falou em golpe no Senado e provocou protestos da oposição.       

Folha de S.Paulo
"Em aceno ao PSDB, Temer nega candidatura em 2018"

Vice estuda, caso assuma Presidência, oferecer Itamaraty ao tucano José Serra

Em aceno ao PSDB, o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), afirmou em entrevista que não será candidato à sucessão presidencial em 2018, caso substitua Dilma Rousseff (PT) no cargo. Ele também disse ao “SBT Brasil” que apoiará eventual proposta de fim da reeleição. Segundo o peemedebista, a mudança facilitaria uma ação governamental para aprovar reformas como a previdenciária e a trabalhista. O vice tenta atrair o apoio das diferentes alas do PSDB. O grupo do governador Geraldo Alckmin hesita em aceitar tucanos em cargos. Temer estuda oferecer o Ministério de Relações Exteriores para o senador José Serra (SP) e a Secretaria de Direitos Humanos para a deputada Mara Gabrilli (SP). O grupo do vice estima que contará, nos primeiros 60 dias, com o apoio de 400 deputados e 56 senadores. Alvo de críticas de aliados da presidente Dilma, o peemedebista tem negado que irá reduzir programas sociais, entre eles o Bolsa Família. Ainda durante a entrevista, ele disse não se impressionar com protestos de grupos ligados ao governo contra sua eventual gestão.       

O Estado de S.Paulo
"Temer define quarteto para economia com Serra no Itamaraty"

Henrique Meirelles, Romero Jucá e Moreira Franco completam núcleo duro

O vice Michel Temer deve fazer de José Serra (PSDB-SP) um interlocutor com o empresariado e alojá-lo num Ministério das Relações Exteriores fortalecido pelo comando do comércio exterior. Serra integrará um núcleo duro da economia, do qual também deverão fazer parte Henrique Meirelles, na Fazenda, Romero Jucá, no Planejamento, e Moreira Franco, numa supersecretaria ligada à Presidência que coordenará concessões, Parcerias Público- Privadas (PPP) e privatizações. A missão do quarteto é reerguer a economia. Serra terá de fortalecer as exportações, por meio de acordos com os principais mercados do mundo – a avaliação é de que o PT errou ao priorizar países emergentes. Já Moreira Franco, que não terá status de ministro, deve trazer ao Brasil recursos que estão circulando no mundo em busca de negócios. Na próxima semana, Temer pretende formalizar o convite para Meirelles na Fazenda. Ele escolherá o presidente do Banco Central. Já Jucá (PMDB-RR) ficará num Planejamento fortalecido pelo comando do BNDES. Caberá a ele aprovar medidas duras de ajuste nas contas.      
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu