Manchetes do dia

Quarta-feira 20 / 04 / 2016

O Globo
"Oposição deve comandar impeachment no Senado"

Renan marca início dos trabalhos da comissão para segunda-feira

Votação que pode afastar Dilma da Presidência deve ocorrer até o dia 12 de maio

Em reunião tensa, os líderes de partidos no Senado decidiram que a comissão que analisará o pedido de impeachment da presidente Dilma será formada de acordo com os blocos partidários da Casa, o que praticamente garante a presidência do colegiado ao PSDB e a relatoria ao PMDB. Apesar dos protestos da oposição, que queria o início imediato dos trabalhos, o presidente Renan Calheiros marcou para a próxima segunda a instalação da comissão, que deve ter maioria a favor do afastamento. A decisão da Câmara foi lida ontem no plenário. Se acolhida pelo Senado, Dilma será afastada.    

Folha de S.Paulo
"Câmara restringe apuração de deputados contra Cunha"

Vice-presidente da Casa vê erros no processo; Conselho de Ética fala em intervençãoO vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), anunciou limitações às investigações do Conselho de Ética contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), réu no Supremo sob acusação de corrupção. Maranhão alegou falhas no processo ao proibir o uso de provas sem relação com a suspeita de que Cunha mentiu a CPI em 2015 — ele negou ter contas no exterior. Deputados temem acordão para manter o mandato de Cunha. Pressionado por aliados do peemedebista, o colegiado retirou a acusação deque ele recebera propina. Anunciou, porém, que incluiria no relatório final documentos e delações da Lava Jato que relacionam Cunha ao petrolão. José Carlos Araújo, presidente do Conselho de Ética, fala em “intervenção”. Responsável por diversas decisões que atrasaram a tramitação do caso, Maranhão diz cumprir o regimento. Cunha nega as acusações.      

O Estado de S.Paulo
"Comissão do Senado terá maioria em favor do impeachment"

Escolha de integrantes será na segunda-feira; votação está prevista para o dia 12

O governo sofreu derrota significativa no primeiro dia de definição do rito do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado. Em reunião de líderes, a maioria definiu que a escolha dos integrantes da comissão de impedimento levará em conta o tamanho dos blocos partidários e não dos partidos, como queriam governistas. Com isso, parlamentares pró-impeachment terão maioria no colegiado. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), rejeitou questionamentos da oposição e de aliados do vice Michel Temer para instalar ainda ontem a comissão. Mas cedeu a cobrança do PSDB e decidiu que votará a indicação dos integrantes do colegiado na segunda- feira. Com o novo roteiro, a previsão é de que o pedido de afastamento seja votado em plenário em 12 de maio e não mais no dia 10. Na tentativa de obter apoio de senadores indecisos, o governo vai conceder empréstimos que há tempos esperam liberação para Estados e municípios. Na lista dos que devem receber recursos estão Ceará, Piauí e Paraná.    
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu