Manchetes do dia

Terça-feira 19 / 04 / 2016

O Globo
"Senado e STF farão roteiro conjunto para impeachment"

Processo contra Dilma é entregue a Renan e será lido hoje por senadores

Votação que decidirá destino da presidente está prevista para ocorrer dia 11 ou 12 de maio; aliado do vice Michel Temer diz que, até lá, peemedebista já terá formado seu Ministério

Depois de aprovado na Câmara, o processo de impeachment da presidente Dilma chegou ontem ao Senado, que hoje fará a leitura do relatório. Os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e do STF, Ricardo Lewandowski, decidiram fazer um roteiro conjunto para o julgamento. O trabalho da comissão especial de senadores que analisará o caso deve começar na próxima segunda-feira, e a votação que poderá afastar Dilma está prevista para 11 ou 12 de maio. O vice-presidente Michel Temer, que assumirá a Presidência caso a petista seja afastada, já monta seu governo e, segundo o aliado Moreira Franco, estará com tudo decidido em maio.    

Folha de S.Paulo
"Dilma compara impeachment a tortura e indica que vai ao STF"

Um dia após Câmara autorizar impeachment, presidente chama Michel Temer de traidor e conspirador

Em sua primeira declaração pública desde que a Câmara dos Deputados autorizou seu processo de impeachment, a presidente Dilma Rousseff (PT) comparou a decisão à tortura na ditadura militar e afirmou ter iniciado longa luta pelo mandato. “Estou tendo meus sonhos e direitos torturados, mas não mataram em mim a esperança, porque sei que a democracia é sempre o lado bom da história”, disse, abatida e com a voz embargada. Para tentar barrar a tramitação, sinalizou estratégia de questionar no Supremo Tribunal Federal do mérito da denúncia de fraude no Orçamento da União. Em seu pronunciamento, Dilma acusou o vice, Michel Temer (PMDB), de traição e conspiração. Ela será afastada Presidência por até 180 dias caso a maioria simples dos 81 senadores decida instaurar o processo na Casa. A avaliação do grupo próximo ao peemedebista é que, a partir de agora, o governo insistirá, cada vez mais, no discurso de vitimização da presidente e que Temer não deve deixar de dar respostas a essa ofensiva.      

O Estado de S.Paulo
"Temer quer superministros na infraestrutura e área social"

Vice também busca nome forte para a Fazenda; nova estrutura de ministérios deve ser mais enxuta

O vice Michel Temer definiu três eixos principais para seu eventual governo: economia, infraestrutura e área social. O plano é criar três super-ministérios para enxugar o tamanho da Esplanada e impulsionar transição que tenha como prioridades a retomada do crescimento e a estabilidade política. O vice está sob pressão do mercado para ajustar as contas, mas o meio político receia corte de despesas em ano eleitoral. Para assessores, só após definir estratégia na economia ele conseguirá atrair apoio na sociedade e formar um ministério de “notáveis” que ajude a aliviar pressões sobre o TSE pela cassação de sua chapa com Dilma Rousseff. Armínio Fraga e Henrique Meirelles são cotados para a Fazenda. Já José Serra é cogitado para Infraestrutura, mas também lembrado para Fazenda,Saúde e Itamaraty. Na área social, ainda sem nomes,a ideia é concentrar políticas públicas sob o mesmo guarda-chuva.    
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu