Manchetes do dia

Domingo 17 / 04 / 2016

O Globo
"Dilma e Temer negociam pessoalmente cada voto"

Câmara começa hoje a decidir futuro da presidente 24 anos depois do afastamento de Collor e 13 anos após o PT chegar ao poder

Vinte e quatro anos depois do impeachment de Fernando Collor e 13 anos após o início da era PT, a Câmara começa hoje a decidir o destino da presidente Dilma Rousseff. Na véspera da votação do afastamento, com a disputa acirrada e de resultado imprevisível, Dilma e o vice-presidente Michel Temer cancelaram compromissos para se empenhar pessoalmente na busca por votos. A presidente recebeu deputados e telefonou para outros. Já o peemedebista voltou às pressas para Brasília, onde também se reuniu com indecisos. Caso aprovado, o processo irá para o Senado, que, se aceitá-lo, determinará o afastamento de Dilma por 180 dias. Por uma rede social, Temer disse ser uma “mentira rasteira” a acusação da petista de que ele acabaria com o Bolsa Família.    

Folha de S.Paulo
"Com maioria contrária a Dilma, Câmara vota hoje impeachment"

Pela segunda vez desde a redemocratização, a partir das 14h deste domingo (17), a Câmara dos Deputados decidirá o impeachment de um presidente da República. Dilma Vana Rousseff, primeira mulher eleita para o cargo no país, chega em situação difícil à sessão crucial, na qual são necessários 342 votos favoráveis para que o processo avance. Na véspera da definição,governo e oposição diziam ter apoio suficiente para vencer. Na última semana, a debandada de siglas antes aliadas da situação, como o PP e o PSD, acentuou o isolamento da presidente. Levantamento da Folha até encerrar-se esta edição indica que, dos 513 deputados, 347 defendem o impeachment e 130 são contra. Em caso de derrota de Dilma, caberá à maioria simples do Senado decidir se a presidente será afastada por até 180 dias. Nessa hipótese, assumiria o vice, Michel Temer, e os senadores se incumbiriam do julgamento final da mandatária petista. Na manhã deste sábado (16), Temer viajou a Brasília quando soube que o governo havia convencido parlamentares a mudar de posição. O vice rebateu a fala da presidente sobre corte de programas sociais. “Mentira rasteira. Manterei os benefícios”, afirmou. Para dedicar-se a buscar votos contra o impeachment, Dilma cancelou participação em ato de grupos de esquerda.       

O Estado de S.Paulo
"O destino de Dilma e do Brasil nas mãos da Câmara"

Placar do Impeachment feito pelo Estado indicava à 0h30 que a oposição tinha os votos necessários para aprovar o andamento do processo; ontem, Temer acusou Dilma de usar ‘mentira rasteira’ ao afirmar que ele cortaria programas sociais.    
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu