Manchetes do dia

Terça-feira 12 / 04 / 2016

O Globo
"Comissão aprova relatório pelo impeachment de Dilma"

Placar de 38 votos a 27 mostra que governo terá dificuldade no plenário

Governistas minimizam derrota e ressaltam ter obtido mais de um terço, proporção suficiente para barrar o processo se for repetida domingo, mas Jaques Wagner reconhece que votos obtidos pela presidente eram o piso estimado pelo Planalto

Num clima de muita tensão, a comissão do impeachment da Câmara aprovou ontem, por 38 votos a 27, o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) favorável ao afastamento da presidente. O parecer seguirá agora para o plenário, que iniciará as discussões na sexta-feira e o votará no domingo, segundo calendário divulgado pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB). A oposição obteve novas adesões, conquistou cinco votos a mais do que o necessário para a aprovação do relatório e comemorou o resultado. O PP, que vem sendo assediado pelo Planalto, deu três dos cinco votos a favor do impeachment. Governistas minimizaram com o argumento de que tiveram o apoio de mais de um terço da comissão, proporção que ser ia suficiente para bar rar o processo no plenário. Mas o ministro Jaques Wagner reconheceu, no fim da noite, que os 27 votos eram o piso estimado pelo governo. O dia começou com notícias desfavoráveis para Dilma. Mais um partido, o PSB, decidiu aderir ao impeachment em bloco. Há descontentes também no PP e no PR. O vice Michel Temer se reuniu no Rio com o presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani, que lhe garantiu apoio. Em ato contra o impeachment no Rio, o ex-presidente Lula recebeu o apoio de artistas, como Chico Buarque, e minimizou o resultado da votação na comissão, dizendo que domingo é o que importa.   

Folha de S.Paulo
"Impeachment avança em comissão, por 38 votos a 27"

Caso proporção de 58% se repita no plenário, pedido de abertura do processo contra Dilma não será aprovado

Por 38 a 27, a comissão especial da Câmara que analisa o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) avalizou relatório de Jovair Arantes (PTB-GO), favorável ao impedimento. Eram necessários 33 votos para a aprovação. O tema seguirá para o plenário da Casa. A previsão é que a votação ocorra no domingo (17). Se a proporção do resultado na comissão se repetir, haverá 300 votos, 42 a menos que o necessário para abrir o processo e encaminhá-lo ao Senado. Membros de partidos que negociaram nos últimos dias cargos e verbas com o Planalto, como o PP, o PTN e o PR, votaram com Dilma. Nesta segunda (11), o PSB, que conta com 31 deputados, e a Rede, que tem 4, divulgaram posições oficiais favoráveis ao impedimento. Mesmo sem contar com esses votos, governistas, que já esperavam uma derrota na comissão, contam com a vitória no plenário. As expectativas de que haverá impeachment fizeram o dólar recuar 2,83% nesta segunda (11), para R$ 3,49, a menor cotação desde agosto de 2015.       

O Estado de S.Paulo
"Comissão aprova relatório a favor do impeachment de Dilma Rousseff"

Planalto considera ‘pequena vitória’ decisão do colegiado de abrir mão da votação nominal

Integrantes do governo se esforçavam no fim de semana para minimizar a provável derrota hoje na votação da Comissão Especial do Impeachment. O colegiado deve aprovar a admissão do parecer em favor da abertura do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff. O temor do Planalto é de que um revés muito expressivo acabe contaminando a votação do tema no plenário, prevista para começar na sexta-feira e se estender até domingo. Se isso ocorrer, avaliam governistas, a percepção de fraqueza e de isolamento político da presidente Dilma deve se ampliar. Ontem e anteontem, a base governista se concentrou na busca de pelo menos 30 dos 65 votos da comissão. A determinação do presidente do colegiado, Rogério Rosso (PSD-DF), de que a votação se dará por meio do painel eletrônico e não pela chamada nominal foi considerada “uma pequena vitória” pelo Planalto. Por outro lado, a oposição avalia que um triunfo hoje na comissão lhe dará fôlego para esta semana decisiva.     
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu