Manchetes do dia

Sexta-feira 18 / 03 / 2016

O Globo
"Judiciário repudia ofensas e suspende manobra de Lula"

‘Condutas criminosas à sombra do poder jamais serão toleradas’, avisa decano do STF

Ex-presidente chegou a ser empossado em solenidade na qual Dilma reagiu à divulgação de grampos pelo juiz Sérgio Moro e disse que ‘golpes começam’ assim. Em carta no fim do dia, Lula afirmou que respeita o Judiciário e pediu justiça

A posse do ex-presidente Lula na Casa Civil, vista pela Lava- Jato como manobra para obter foro privilegiado e escapar do juiz Sérgio Moro, foi suspensa logo após a solenidade no Planalto. Dois juízes deram liminares, uma já cassada, por entender que a nomeação é uma intervenção indevida nas investigações sobre Lula. Mais de 30 ações, no STF e na primeira instância, contestam a posse por a considerarem uma manobra da presidente Dilma e de Lula. No STF, os processos ficarão com o ministro Gilmar Mendes, crítico do PT. Dilma reagiu à divulgação dos grampos e repudiou a tese de blindagem. O Supremo mostrou indignação com ataques de Lula, para quem a Corte “está acovardada”. O decano Celso de Mello disse que “condutas criminosas à sombra do poder jamais serão toleradas”. No STJ, o ministro João Otávio de Noronha também reagiu. Juízes e procuradores apoiaram Moro. Lula divulgou carta dizendo que respeita o Judiciário. 

Folha de S.Paulo
"Reações em série ampliam isolamento de Dilma e Lula"

Na posse de Lula, suspensa na Justiça, presidente diz que uso de métodos escusos pode levar a golpe

Reações de ministros do Supremo Tribunal Federal, entidades de classe, empresários, partidos da base governista, manifestantes e investigadores da Lava Jato ampliaram o isolamento da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, indicado para a Casa Civil. As manifestações ocorrem um dia após revelação de gravações telefônicas com críticas do ex-presidente ao Congresso e ao Supremo. Os grampos, autorizados e divulgados pelo juiz Sergio Moro, indicam que a nomeação para o ministério objetivou embaraçar a aplicação da lei penal contra Lula. O ministro há mais tempo no STF, Celso de Mello, qualificou a fala de Lula de “reação torpe, típica de mentes autocráticas e arrogantes”. O procurador-geral, Rodrigo Janot, disse que ser ministro “não blinda ninguém”. Em decisões distintas, juízes do Distrito Federal e do Rio suspenderam a posse de Lula em caráter provisório. O governo derrubou a ordem judicial da capital federal. Federações industriais de cinco Estados pediram a saída de Dilma. Houve protestos em 12 capitais. Na avenida Paulista, manifestantes montaram barracas em vigília pela queda da presidente. Deputados criaram comissão para discutir o impeachment, com tendência de alta do grupo anti-Dilma. O PMDB e o PP anteciparam debate para deixar a base. Na posse de Lula, a presidente Dilma afirmou que o uso de “métodos escusos” e “práticas criticáveis” pode resultar em golpe.

O Estado de S.Paulo
"O dia em que o ex-presidente sofreu para virar ministro"

A nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a chefia da Casa Civil corre o risco de não se confirmar. Ontem, momentos depois da cerimônia de transmissão de cargo, o juiz Itagiba Catta Preta, do Distrito Federal, suspendeu a posse. A decisão foi derrubada, mas, até o início da noite de ontem, outra liminar, concedida pela juíza Regina Coeli Formisano, do Rio, ainda proibia a posse. No Supremo Tribunal Federal, as ações questionando a nomeação serão julgadas pelo ministro Gilmar Mendes, crítico do governo.  
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu