Manchetes do dia

Quarta-feira 9 / 03 / 2016

O Globo
"Planalto teme confronto, e Alckmin veta ato do PT"

Ministros pedem a petistas que desmobilizem manifestações pró-Dilma

Governador de São Paulo proíbe que militantes que apoiam Lula e o governo federal protestem no mesmo local já reservado por defensores do impeachment da presidente

A possibilidade de confrontos nas manifestações de domingo levou o governo a pedir a desmobilização da militância petista, que previa ir às ruas em defesa do ex-presidente Lula e do governo. O protesto fora inicialmente marcado por defensores do impeachment da presidente Dilma. “Ter um quadro de paz é fundamental”, disse a presidente ontem. O ministro Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) pediu a parlamentares que convencessem a militância a escolher outro dia para se manifestar. Em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin vetou protestos de petistas na Avenida Paulista, local escolhido pelos manifestantes anti-Dilma. O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, disse temer que surja “um cadáver” em confrontos no domingo.

Folha de S.Paulo
"Marcelo Odebrecht recebe pena de 19 anos de prisão"

Defesa vai recorrer e diz que condenação por corrupção e lavagem não tem base

Ex-presidente e herdeiro do grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht foi condenado pelo juiz federal Sergio Moro a 19 anos e quatro meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa. A defesa vai recorrer. Moro determinou que o empreiteiro, preso desde junho de 2015, aguarde recursos na prisão — o juiz alega risco de continuidade de crimes. Foram condenados também outros quatro ex-executivos da Odebrecht, quarto maior conglomerado do país. O juiz afirma que os acusados pagaram propina para dirigentes da Petrobras e três partidos (PT, PMDB e PP) a fim de obter contratos que somam R$ 12,6 bilhões. Dois funcionários da estatal admitiram o recebimento de repasses no exterior. A defesa de Marcelo Odebrecht afirmou que a condenação é “iníqua e injusta” porque não encontra lastro em provas dos autos da ação. Já os ex-executivos contrataram um advogado para negociar acordos de delação com procuradores.            

O Estado de S.Paulo
"Odebrecht é condenado, como ‘mandante’, a 19 anos"

Sérgio Moro aplicou pena ao empresário por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa

O empreiteiro Marcelo Odebrecht, presidente afastado e herdeiro do Grupo Odebrecht,foi condenado ontem pelo juiz federal Sérgio Moro a 19 anos e 4 meses de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa na Operação Lava Jato. Na sentença de 234 páginas, Moro conclui que Odebrecht foi o “mandante” de crimes praticados pelo conglomerado empresarial. O juiz afirma que não é necessário utilizar a teoria do domínio do fato – tese jurídica que ficou famosa no julgamento do mensalão – para condenar o empresário, que cumpre prisão preventiva em Curitiba desde 19 de junho de 2015. Também foram sentenciados – pelos mesmos crimes de Marcelo Odebrecht no processo – os executivos Márcio Faria e Rogério Araújo, ex-diretores da Odebrecht, César Ramos Rocha e Alexandrino Alencar, ligados à empreiteira, e os ex-dirigentes da Petrobrás Renato Duque, Paulo Roberto Costa e Pedro Barusco, além do doleiro Alberto Youssef.  
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu