Manchetes do dia

Terça-feira 8 / 03 / 2016

O Globo
"Donos de Odebrecht e OAS já negociam delação"

Executivos das duas empreiteiras querem acordo conjunto

Expectativa dos investigadores da Lava-Jato é que informações obtidas durante a colaboração ajudem a esclarecer a relação entre as empresas e os imóveis ligados ao ex-presidente Lula

Antes resistente à delação premiada, o empresário Marcelo Odebrecht, dono da Odebrecht, elabora, com o proprietário da OAS, Léo Pinheiro, uma proposta conjunta de colaboração com o Ministério Público Federal. Os dois empreiteiros, na expectativa dos investigadores, ajudariam a esclarecer as relações entre os dois grupos e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As duas construtoras ajudaram nas reformas do sítio em Atibaia usado por Lula. A OAS também é investigada pelas obras feitas no tríplex de Guarujá. Preso desde junho de 2015, Marcelo Odebrecht, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, deve ser sentenciado na 13ª Vara Federal de Curitiba nos próximos dias.

Folha de S.Paulo
"Elo entre Odebrecht e marqueteiro do PT coopera na Lava Jato"

Secretária pode esclarecer se pagamentos têm relação com campanhas petistas; empresa nega ter atuado no petrolão

A funcionária da Odebrecht responsável pela contabilidade de supostas propinas pagas por executivos da empresa passou a colaborar com investigadores da Lava Jato. Ela negocia um acordo de delação premiada. Informações da secretária Maria Lúcia Tavares podem ajudar a esclarecer repasses feitos ao publicitário João Santana, que atuou nas campanhas de Lula e Dilma, em 2006, 2010 e 2014. Investigadores suspeitam que a Odebrecht colaborou como caixa dois em campanhas do PT no esquema de propinas na Petrobras. Planilhas encontradas com Maria Lúcia registram 41 repasses a “Feira” (referência ao marqueteiro, segundo investigadores) entre outubro de 2014 e maio de 2015, totalizando R$ 21,5 milhões. Ela aparece em e-mails sobre “acarajés”, código atribuído a repasse de propinas. A força-tarefa encontra dificuldades para acessar mensagens eletrônicas relacionadas ao empreiteiro preso Marcelo Odebrecht. Após ordem judicial para entregar cópia dessas mensagens, a empresa declarou que a conta de e-mail dele “sumiu” e não pode ser recuperada por falta de backup. A Odebrecht vem negando acusações de investigadores e delatores sobre envolvimento no petrolão.           

O Estado de S.Paulo
"Oposição pressiona STF para apressar rito de impeachment"

Objetivo dos partidos é aproveitar o momento de maior vulnerabilidade do governo Dilma nos últimos meses

O Supremo Tribunal Federal começou a divulgar o resultado do julgamento do rito do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso e motivou a oposição ao governo a buscar reaglutinação de forças para tentar aproveitar o que considera ser um momento de fragilidade do Planalto. O complemento do acórdão deve ser publicado hoje no Diário de Justiça Eletrônico. Amanhã, abre-se prazo de cinco dias para a apresentação de recursos. Com a publicação, a oposição decidiu ampliar a pressão sobre o STF para que a Corte acelere o julgamento dos recursos sobre o rito de impedimento de modo que a comissão do impeachment possa ser instalada na Câmara o quanto antes. Líderes de partidos reúnem-se hoje com o presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski. Caberá ao ministro Luís Roberto Barroso, que apresentou o voto seguido pela maioria do STF, analisar os recursos que forem protocolados e pedir a inclusão do caso na pauta do colegiado.   
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu