Manchetes do dia

Sexta-feira 4 / 03 / 2016

O Globo
"Delação de Delcídio põe Dilma no centro da Lava-Jato"

Presidente é acusada de interferir na investigação
Delator: Lula mandou comprar silêncio de Cerveró
Planalto ataca vazamento de informações


Em depoimento prestado na negociação para uma delação premiada, o senador Delcídio Amaral (PT), líder do governo até novembro, pôs a presidente Dilma no centro da Lava-Jato ao afirmar que ela atuou para interferir nas investigações. No depoimento, revelado pela revista “IstoÉ”, Delcídio disse que, a pedido de Dilma, negociou o voto de um ministro do STJ para tentar soltar os empresários Marcelo Odebrecht e Otávio Azevedo. Afirmou também que ela sabia das irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, e que o ex-presidente Lula ordenou a tentativa de comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Embora o senador diga que não confirma a reportagem, a revelação deixou o Planalto atônito. A oposição exigiu a renúncia e decidiu incluir as acusações no pedido de impeachment em tramitação. Dilma condenou o vazamento de dados, mas não comentou o conteúdo da delação.  

Folha de S.Paulo
"Ex-líder do governo liga Dilma e Lula à Lava Jato, e oposição pede renúncia"

Delcídio diz que ambos atuaram para obstruir a Justiça; eles negam e presidente critica vazamento como ‘arma política’

Em seu acordo de delação premiada, o senador e ex-líder do governo Delcídio do Amaral (PT-MS) afirmou que a presidente Dilma Rousseff e o antecessor Lula atuaram para tentar obstruir a Operação Lava Jato, que apura desvios na Petrobras. Trechos do documento foram publicados nesta quinta (3) pela revista “IstoÉ” e confirmados à Folha por pessoas próximas à investigação. O acordo com procuradores ainda precisa ser homologado pelo ministro do Supremo Teori Zavascki. Segundo Delcídio, Dilma tentou interferir três vezes na operação com ajuda de José Eduardo Cardozo, então ministro da Justiça. Numa delas, teria nomeado um ministro ao Superior Tribunal de Justiça com a missão de evitar punições a empreiteiros. O senador disse ainda que intermediou, a pedido de Lula, propina ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para tentar evitar sua delação. Delcídio afirma também que o ex-presidente pagou pelo silêncio de Marcos Valério, um dos pivôs do mensalão. Após a revelação do acordo, a oposição pediu a renúncia de Dilma. Em reação, a Bolsa subiu (5,1%) e o dólar caiu para R$ 3,80 (2,1%). Para advogados e juristas, o vazamento da delação, que deveria ser sigilosa, não é suficiente para invalidá-la. A presidente negou as acusações e disse repudiar “o uso abusivo de vazamentos como arma política”. O ex-presidente Lula e José Eduardo Cardozo, atual advogado-geral da União, também negaram qualquer irregularidade.          

O Estado de S.Paulo
"Delcídio acusa Dilma e Lula na Lava Jato e agrava crise política"

Senador diz que presidente e ex-presidente se envolveram em tentativas de barrar investigações

Dilma teria acompanhado todo o processo de compra da refinaria de Pasadena
Depoimento é parte de acordo preliminar para delação
Dólar cai e Bolsa sobe

O senador Delcídio Amaral (PT-MS) disse em depoimento à Procuradoria-Geral da República que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula se envolveram diretamente em tratativas para tentar barrar a Lava Jato. Em novembro, Delcídio foi preso, acusado de obstruir a operação. No testemunho de 400 páginas, ele relatou que Dilma acompanhou o processo de compra da refinaria de Pasadena (EUA), investigada sob suspeita de irregularidades. As primeiras revelações do ex- líder do governo são parte de acordo preliminar de delação premiada, revelado pela revista IstoÉ e confirmado pelo Estado. Delcídio afirmou que Lula atuou para evitar a delação de Nestor Cerveró e intermediou pagamentos à família do ex-diretor da Petrobrás em troca do silêncio dele. O ex-presidente, ainda de acordo com o senador, também trabalhou para frear as investigações da CPI do Carf sobre a suposta compra de MPs. Defesa de Delcídio diz não reconhecer “a origem, tampouco a autenticidade dos documentos”. Divulgação do depoimento pode inviabilizar acordo de delação. O noticiário provocou queda do dólar para R$ 3,81. O Ibovespa subiu 5,12%.   
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu