Manchetes do dia

Terça-feira 15 / 03 / 2016

O Globo
"Dilma pode dar a Lula superpoderes no governo"

Investigado na Lava-Jato, ex-presidente seria blindado no ministério

Alvo da Lava-Jato, o ex-presidente Lula decide hoje seu futuro no governo Dilma. A ele foi oferecido um superministério com foco em dois pontos: a recuperação da economia e a articulação política. A ideia ganhou corpo depois das manifestações do último domingo. Lula estaria condicionando sua volta a Brasília a uma guinada na condução da economia, para agradar à base sindical — em constante embate com o governo Dilma por causa do ajuste fiscal. Caso assuma um cargo, Lula ganha foro privilegiado, o STF, e não poderá ser julgado em primeira instância. No depoimento que deu à PF, o ex-presidente comparou o tríplex em Guarujá, reformado por R$ 1 milhão, a apartamentos do Minha Casa Minha Vida.

Folha de S.Paulo
"Juíza envia ação para Moro, e Lula deve virar ministro"

Petista pode se tornar articulador do governo e ganhar foro privilegiado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve aceitar o convite da sucessora Dilma Rousseff para se tornar ministro, informa Mônica Bergamo. O PT sugeriu a nomeação logo depois que Lula foi conduzido para depor por ordem judicial, no último dia 4. A decisão do ex-presidente, que pode ir para a Secretaria de Governo, depende de uma conversa com Dilma e de ela aceitar exigências que serão feitas por ele. Se assumir a pasta, Lula terá foro privilegiado, e processos a que responde migrarão para o Supremo. Nesta segunda (14), a juíza Maria Priscilla Veiga Oliveira, incumbida de decidir sobre o pedido de prisão do ex-presidente feito pela Promotoria de São Paulo, transferiu o caso para o juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em Curitiba. Dilma se reuniu com líderes do PMDB para cobrar fidelidade. O diretório do partido em Santa Catarina, porém, entregou os cargos.              

O Estado de S.Paulo
"Lula deve virar ministro para evitar Moro e socorrer Dilma"

Ex-presidente está perto de aceitar pasta com poder ampliado e liderar briga contra o processo de impeachment

O tamanho das manifestações pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff e a decisão da juíza Maria Priscilla Ernandes, da 4.ª Vara Criminal de São Paulo, de transferir para o juiz Sérgio Moro a deliberação sobre o pedido de prisão feito pelo MPE aumentaram a possibilidade de o ex- presidente Lula assumir um ministério. Até ontem, Lula não havia informado sua decisão, mas tanto o PT como o Planalto dão como certo que ele aceitará convite para ocupar uma espécie de superministério, a ser criado sob medida. No governo, Lula ganharia a prerrogativa de foro privilegiado. A tendência é de que o ex-presidente assuma a Secretaria de Governo, hoje comandada por Ricardo Berzoini. Para isso, a pasta será reformulada e dará a Lula poderes para a interlocução como Congresso e com os movimentos sociais. Subprocurador-geral da República, Eugênio Aragão foi nomeado ministro da Justiça. Aragão tem ótima relação com o procurador-geral, Rodrigo Janot.  
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu