Manchetes do dia

Sexta-feira 11 / 03 / 2016

O Globo
"MP pede prisão de Lula; oposição sugere cautela"

Promotores alegam incitação à violência e risco à ordem pública
Defesa condena ‘espetáculo’ e argumentos frágeis
PSDB critica falta de fundamentos e vê medida extrema


Está nas mãos da juíza Maria Priscilla Ernandes, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, decisão sobre o destino político do ex-presidente Lula. Em ato inédito na história recente do Brasil, o Ministério Público do estado pediu a prisão preventiva de um ex-presidente. Ao justificar o pedido, os promotores sustentaram que Lula poderia “movimentar sua rede violenta de apoio, para evitar que processo-crime que se inicia tenha seu curso natural”. A defesa do ex-presidente afirmou que o MP tenta “amordaçar um líder político”. A atitude dos promotores gerou críticas até mesmo da oposição, que não viu fundamentos no pedido, e recomendou prudência. Lula, denunciado anteontem pelos crimes de ocultação de patrimônio e falsidade ideológica, no caso do tríplex em Guarujá, no litoral paulista, recebeu ontem mesmo convite da presidente Dilma para ocupar a Casa Civil, o que lhe garantiria foro privilegiado. Ele teria, no entanto, rejeitado a oferta.

Folha de S.Paulo
"Promotoria de SP pede prisão de Lula"

Petista ameaça investigação sobre tríplex, diz acusação; defesa critica parcialidade e especialistas veem fragilidade na ação

O Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva do ex-presidente Lula com a denúncia apresentada na quarta (9), em que o petista é acusado de ocultação de patrimônio e de falsidade ideológica. Os promotores Cassio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo afirmam que a prisão de Lula é necessária porque ele pode destruir provas, agir para evitar a aplicação da lei e tumultuar o processo por meio de sua rede política. A análise do pedido caberá à juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo. Para especialistas, as bases da ação judicial são frágeis. Segundo os investigadores, a construtora OAS gastou cerca de R$1 milhão com obras em um tríplex em Guarujá cujos beneficiários seriam Lula e sua família. Para eles, o ex-presidente é o verdadeiro dono do imóvel. Após o pedido, interlocutores da presidente Dilma voltaram a tentar convencer Lula a tornar-se ministro, cargo com foro privilegiado. A Folha apurou que o governo atribuiu o pedido de prisão a essa articulação. O Instituto Lula afirma haver provas de que o petista não é o dono do tríplex. Critica também a parcialidade da acusação e acusa o promotor Conserino de atuar sob motivação política.             

O Estado de S.Paulo
"Promotoria pede prisão de Lula e dificulta ida para o Ministério"

Ex-presidente cogita integrar o governo, o que lhe daria foro privilegiado, mas defesa teme que seja acusado de obstruir Justiça

O Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva do ex- presidente Lula. Ele é acusado de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica por supostamente ocultar a posse de um apartamento tríplex – registrado em nome da empreiteira OAS. O pedido se estende ao ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, ao empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, e a outros dois investigados do caso Bancoop. A juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4.ª Vara Criminal da capital, vai decidir se manda prender o ex-presidente. Nos últimos dois dias, ele passou a considerar a possibilidade de assumir um ministério. Ontem, recusou convite para substituir Jaques Wagner na Casa Civil por entender que passaria a impressão de estar tentando fugir da Justiça. Mas a ideia de integrar o governo não está descartada. Lula pretende esperar a definição da Justiça sobre o pedido de prisão e as manifestações de domingo para decidir. Se virar ministro, Lula ganha foro privilegiado e só poderá ser preso ou processado com autorização do STF. Mas há dúvida entre advogados do PT se Lula pode aceitar um ministério antes de a Justiça decidir sobre a prisão. O temor é de que ele e Dilma sejam acusados de obstruir a Justiça.  
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu