segunda-feira, fevereiro 01, 2016

Manchetes do dia

Segunda-feira 1 / 02 / 2016

O Globo
"Lula admite ida a tríplex com OAS, mas nega ser dono"

Ex-presidente diz ter desistido de imóvel em novembro de 2015

Petista alega ter feito apenas uma única visita, embora zelador do Edifício Solaris tenha afirmado, em depoimento, que ele esteve duas vezes no local

O ex-presidente Lula admitiu ontem, em nota, que visitou o tríplex em Guarujá na companhia do então presidente da construtora OAS, Léo Pinheiro, condenado na Lava-Jato. Lula voltou a negar ser dono do imóvel e informou que, em 26 de novembro de 2015, sua mulher, Marisa Letícia, assinou um documento desistindo de participar do empreendimento. A suposta desistência, porém, só ocorreu depois de a imprensa noticiar o caso. A nota diz que o ex-presidente esteve uma única vez no edifício, embora, em depoimento, o zelador José Afonso Pinheiro tenha afirmado que ele foi ao local duas vezes. Na visita, Lula e a mulher avaliaram que o imóvel “não se adequava às necessidades da família”. Segundo a nota, mesmo tendo sido realizadas reformas, “notícias infundadas, boatos e ilações romperam a privacidade necessária ao uso”.  

Folha de S.Paulo
"Ministro afirma que vai reavaliar programas sociais"

Valdir Simão, do Planejamento, diz que governo pretende descontinuar os que não têm sentido e valorizar os eficazes

O novo ministro do Planejamento, Valdir Simão, afirma que o governo quer acabar com o “piloto automático” dos programas federais, inclusive os da área social, para “descontinuar” os que não têm mais sentido e reforçar os mais eficazes. Em entrevista à Folha,ele diz que pretende fazer uma avaliação de vários deles, citando Farmácia Popular, Garantia Safra, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e construção de creches no Pró-Infância. A medida integra a reforma do Estado que o ministro elabora, com quatro pilares: desburocratização, reorganização administrativa, fortalecimento da gestão e do controle do gasto público. “Temos de verificar a qualidade dos programas. Não podemos ficar ligados no piloto automático e simplesmente colar a gestão orçamentária”, afirmou. De acordo com o ministro, o trabalho ainda está no início, e portanto não é possível fazer um prejulgamento dos programas. Admitiu, contudo, que aqueles que já cumpriram seu papel devem ser encerrados. No pilar do fortalecimento da gestão e do controle, Simão diz que vai reforçar a doutrina de gerenciamento de risco,o que, segundo ele, será uma forma de combate à corrupção. Alerta, porém, que nenhum programa consegue evitá-la totalmente.        

O Estado de S.Paulo
"Lula confirma que visitou tríplex; MP vê incoerência em defesa"

Em nota, petista diz que esteve em imóvel com sócio da OAS, mas nega que seja dono; para promotor, documentos agora falam de unidade habitacional, não cota

O Instituto Lula confirmou que o ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no tríplex de 215 m² no condomínio Solaris, no Guarujá, mas negou que o apartamento pertença a ele e sua família. A entidade publicou em seu site um histórico da negociação envolvendo o empreendimento. Também informou que Lula esteve na unidade 164-A em uma “única ocasião”, em 2014, com a mulher, Marisa Letícia, e José Adelmário Pinheiro, o Léo Pinheiro, sócio da OAS. Lula e Marisa foram intimados a depor no dia 17 como investigados em inquérito do Ministério Público Estadual que apura oito empreendimentos da Bancoop assumidos pela OAS, alvo da Lava Jato. Para o MP, as informações corroboram os indícios de tentativa de ocultação de patrimônio. O promotor Cássio Conserino afirmou que viu incoerência. “É incoerente com as próprias notas do instituto. Antes tinham uma cota e agora eles têm uma unidade habitacional específica. Nem eles sabem o que têm”, disse Conserino.               
           

Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats