Manchetes do dia

Sábado 5 / 12 / 2015

O Globo
"Para o Planalto, parte do PMDB atua contra Dilma"

Braço-direito do vice Michel Temer, Padilha entrega carta de demissão

Presidente convoca ministros para reunião de emergência com o objetivo de analisar comportamento do partido aliado; ministro Henrique Eduardo Alves é pressionado a deixar a pasta do Turismo

Após a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma, o ministro mais próximo do vice Michel Temer, Eliseu Padilha (A viação Civil), pediu demissão depois de tentar, sem sucesso, audiência com a presidente e o ministro Jaques Wagner (Casa Civil). A aliados, Padilha disse que saiu por lealdade a Temer, cuja relação com Dilma se deteriorou. A presidente convocou ministros para reunião de emergência ontem à tarde. O Planalto considera que parte do PMDB age contra Dilma e teme que Padilha trabalhe pelo impeachment para favorecer Temer.

Folha de S.Paulo
"Alckmin recua e suspende a reorganização escolar em SP"

Com popularidade em baixa, tucano volta atrás; crise derruba secretário de Educação

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou a suspensão do processo de reorganização da rede estadual de ensino. Com o recuo, o secretário de Educação, Herman Voorwald, pediu demissão. “O ano de 2016, que seria o da implementação, será o de aprofundarmos o diálogo”, afirmou Alckmin, que ostenta o seu pior nível de popularidade — aprovação de 28%, segundo pesquisa Datafolha publicada ontem. O anúncio vem quase um mês após as primeiras ocupações de colégios e na semana em que alunos passaram a protestar nas ruas. Na avenida Paulista, estudantes festejavam, mas prometiam manter as ocupações até a decisão ser publicada no “Diário Oficial”. O projeto de Alckmin fecharia 92 colégios e transferiria 311 mil alunos, para melhorar a gestão e obter ganhos econômicos. 

O Estado de S.Paulo
"Alckmin recua de fechamento de escolas e secretário cai"

Decisão ocorre após 25 dias de protestos e ocupações; nenhum colégio estadual será fechado em 2016

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) suspendeu ontem a reorganização da rede estadual de ensino de São Paulo. Também aceitou o pedido de demissão de Herman Voorwald, que ocupava o cargo de secretário da Educação desde 2011. O recuo ocorre após 25 dias de ocupações em escolas – até ontem, eram 196 –, protestos de estudantes dispersados a bombas de gás pela polícia e batalhas judiciais. Segundo o governo, nenhuma escola será fechada em 2016, ano em que a proposta deve ser debatida. A decisão foi anunciada no mesmo dia em que pesquisa Datafolha apontou queda de popularidade de Alckmin. Segundo o levantamento, seis em cada dez paulistas são contra a reorganização e 55% apoiam as ocupações. Anunciada em 23 de setembro, a reorganização da rede incluía fechamento de 94 escolas e transformação de 754 unidades em ciclos únicos.
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu