Manchetes do dia

Sexta-feira 20 / 11 / 2015

O Globo
"Cunha manobra com ajuda do PT e atrasa processo"

Planalto apoiou articulação, que revoltou deputados

Tropa de choque usa arsenal de artimanhas para evitar leitura de parecer no Conselho de Ética

Investigado na Lava-Jato e acusado de quebra de decoro no Conselho de Ética, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), com sua tropa de choque e a ajuda do PT, usou ontem uma série de manobras para adiar decisão do colegiado e atrasar o processo. Com isso, o Conselho de Ética não conseguiu ler o relatório do deputado Fausto Pinato (PRB) pela abertura da investigação. Mas o jogo foi tão pesado que acabou enfraquecendo Cunha, pois as ações de seus aliados foram recebidas como uma afronta à independência do Conselho e provocaram reações indignadas, com gritos e uma rebelião de pelo menos cem deputado, que se retiraram do plenário depois de acusarem Cunha de utilizar o cargo em benefício próprio. Um dos apelos partiu da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP). Em cadeira de rodas, a deputada silenciou o plenário ao dizer que Cunha está perdendo a legitimidade. O presidente da Câmara negou as manobras.  

Folha de S.Paulo
"Cunha manobra e adia processo, mas vira alvo de ataques"

Oposição ao presidente da Câmara esvazia o plenário em protesto e se articula para obstruir as votações

Com a ajuda de aliados e de manobras regimentais, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, atrasou a tramitação de seu processo de cassação. Paralelamente, o peemedebista tornou-se alvo de deputados de vários partidos, que ampliaram a pressão pela sua saída. Nesta quinta (19), o Conselho de Ética da Câmara se reuniria para apresentar parecer do relator, favorável a investigar Cunha, acusado de participação no petrolão. Não conseguiu. Primeiro, aliados do deputado recorreram a manobra protelatória para atrasar a reunião. Depois, Cunha abriu a “ordem do dia”, o que impede a sessão do Conselho. Opositores reagiram e deixaram o plenário —eles se articulam para obstruir votações. Cunha afirmou que as pressões não o constrangem. 

O Estado de S.Paulo
"Cunha age e evita sessão do Conselho de Ética"

Aliados manobram para impedir reunião que daria continuidade a processo de cassação; deputado nega

Uma série de manobras da tropa de choque do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), adiou para a próxima semana leitura do relatório preliminar pelo prosseguimento do processo de cassação do peemedebista no Conselho de Ética da Casa. Cunha é acusado de mentir à CPI da Petrobrás, em março, ao afirmar que não tem contas no exterior. O relator Fausto Pinato (PRB-SP) já adiantou que pedirá a abertura de processo contra ele por quebra de decoro parlamentar. Adversários acusam o presidente da Câmara de usar o cargo para protelar a sessão. Numa das manobras ontem, o deputado Felipe Bornier (PSD-RO) assumiu a presidência no lugar de Cunha e anulou a sessão do conselho em resposta a uma questão de ordem de André Moura (PSC-SE). Ambos são aliados do peemedebista. Após bate-boca e protestos, num plenário esvaziado, Cunha voltou atrás e suspendeu a decisão de Bornier.
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu