Manchetes do dia

Domingo 15 / 11 / 2015

O Globo
"Massacre em Paris: Europa declara guerra ao terror"

Bélgica e Alemanha caçam jihadistas

Premier francês admite atacar Síria e Iraque

Atentados fazem 129 mortos e 352 feridos

A França reagiu em clima declaradamente de guerra aos autores do maior ataque terrorista de sua História recente, que fez 129 mortos e 352 feridos, 99 deles em estado grave. Uma verdadeira caçada na França e no exterior está em curso e mobiliza vários outros países, como Bélgica e Alemanha. Jihadistas do Estado Islâmico reivindicaram o atentado contra "a capital da prostituição e do vício" Diante da violência dos ataques, que deflagrou uma rede de solidariedade no mundo, o premier Manuel Valls assegurou que a França "irá fundo no combate ao Eli enterrando dúvidas sobre a participação do país na coalizão liderada pelos EUA Contra os jihadistas. "Estamos em guerra e vamos agir. Vamos atingir o inimigo aqui e também na Síria e no Iraque.” Novos elementos surgiram nas investigações: três grupos comandaram os ataques; um dos sete atacantes do Bataclan era francês e conhecido pelo serviço de inteligência desde 2010; e um passaporte sírio foi encontrado junto ao corpo de um dos homens-bomba, que teria entrado na Europa pela Grécia junto com refugiados.  

Folha de S.Paulo
"Atentados do Estado Islâmico são “ato de guerra”, diz França"

PARIS SOB ATAQUE

Número de mortos foi atualizado para 127; há 250 feridos, sendo 99 em estado grave

O presidente da França, François Hollande, classificou do “ato de guerra” os atentados terroristas que deixaram mais de cem mortos em Paris nesta sexta (13).

A facção Estado Islâmico reivindicou ontem (14) os ataques a seis alvos “cuidadosamente" escolhidos.

“O cheiro fétido da morte não abandonará suas narinas enquanto continuarem na linha de frente da campanha dos cruzados”, diz comunicado atribuído ao grupo.

A França faz parte da coalizão Liderada pelos EUA que tem atacado o EI na Síria e 110 Iraque desde o ano passado.

Hollande e o colega Barack Obama disseram que atuarão juntos para derrotar o “flagelo do terrorismo”.

Paris amanheceu vazia e de luto, relata o enviado Leandro Colon. A Torre Eiffel e o museu do Louvre foram fechados e flores e velas, deixadas em Locais atingidos.

O número de mortos foi atualizado pelas autoridades. Até a conclusão desta edição, eram 127, abaixo dos 153 noticiados na sexta.

Há ao menos 250 feridos, sendo 99 em estado grave. Dois brasileiros atingidos não correm risco de vida, informa Lucas Neves, em Paris.

Oito terroristas, munidos de armas e coletes com explosivos, oneram ao maior ataque ao Ocidente desde 2004, quando atentado assumido pela Al-Qaeda matou 191 em Madri.     

O Estado de S.Paulo
"Hollande diz que atentados são ‘atos de guerra’ do Estado Islâmico"

Presidente francês fala em ‘absoluta barbárie’ • Autoridades confirmam 127 mortos • EI reivindica autoria de ataques • Países estudam coalizão internacional para atacar grupo terrorista • Líderes condenam atos na véspera da reunião do G20 • Assad culpa ‘política francesa’

Andrei Netto

O presidente da França, François Hollande, atribuiu ao Estado Islâmico os atentados em Paris, que chamou de “atos de guerra”. O grupo assumiu os ataques em comunicado na internet e disse que os locais foram “escolhidos criteriosamente”. O número de mortos foi atualizado para 127, além dos oito terroristas; 200 pessoas ficaram feridas, 99 em estado grave. Em Viena, representantes de diversos países discutiram a criação de uma coalizão para atacar o EI. Uma fonte diplomática da França afirmou ao Estado, que “haverá uma resposta”. Na Turquia, o assunto dominou as conversas na véspera do encontro de cúpula do G-20. 0 presidente Sírio, Bashar Assad, disse que a ação da França no Oriente Médio contribui para a “expansão do terrorismo”. 
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu