Manchetes do dia

Sábado 5 / 09 / 2015

O Globo
"Após prometer superávit, Dilma descarta cortar gastos"

‘Já foram feitos todos os cortes possíveis no Orçamento’, diz ela

Empresários se reuniram com ministro Levy e pediram compromisso do governo com economia de despesas, redução de subsídios e esforço para que país não perca grau de investimento

Um dia depois de prometer ao ministro Joaquim Levy (Fazenda) empenho do governo para obter superávit primário no ano que vem, a presidente Dilma afirmou ontem que já cortou tudo o que podia no Orçamento, enviado ao Congresso com previsão de déficit de R$ 30,5 bilhões. Em entrevista a rádios do Nordeste, Dilma voltou a defender a criação de novas fontes de receita. Num jantar com Levy na quarta, empresários apresentaram lista de reivindicações, depois levada a Dilma, que inclui compromisso com superávit de 0,7% do PIB, corte de subsídios e esforço para o país manter o grau de investimento.

Folha de S.Paulo
"Governo tenta minimizar impacto da fala de Temer"

Planalto evita mais desgaste com vice e destaca lealdade do peemedebista

O governo e setores do PMDB reprovaram o tom usado pelo vice-presidente Michel Temer ao declarar a empresários, na quinta (3), que, se a baixa popularidade da atual gestão se mantiver, será difícil para Dilma chegar ao fim do mandato. Congressistas do PMDB disseram que Temer cometeu um “sincericídio”, dando razões para o Planalto reclamar de que ele tem articulado para se posicionar como alternativa de poder. O Planalto, no entanto, decidiu não rebater Temer publicamente a fim de evitar mais desgaste em momento de rumores sobre a possível saída do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. “O importante é que o vice-presidente tem sido leal”, disse Edinho Silva, ministro da Comunicação Social. Para interlocutores do vice, ele foi infeliz, não conspirador, em sua fala. 

O Estado de S.Paulo
"Planalto considera declarações de Temer 'desastrosas'"

Embora oficialmente governo diga que a fala do vice foi tirada de contexto, assessores questionam sua lealdade; para PMDB, discurso é de saída

O Planalto reagiu mal à afirmação do vice Michel Temer de que será difícil a presidente Dilma Rousseff resistir três anos no cargo sem apoio popular. Suas declarações foram classificadas como "surpreendentes", "assustadoras" e "desastrosas". A forma como Temer abordou o tema e o local escolhido - um evento organizado por movimento que defende impeachment de Dilma fizeram assessores questionar de que lado o vice-presidente está. No PMDB, a avaliação foi de que a fala dá início ao discurso de desembarque do governo. Apesar da irritação de Dilma, o discurso oficial do Planalto foi de que a frase foi "mal interpretada" e usada "fora do contexto". O ministro de Comunicação, Edinho Silva, ainda afirmou que Temer "é extremamente fiel à presidente". Diante da repercussão negativa, o vice usou entrevista ao Wall Street Journal para dizer que Dilma governará até 2018. "Tenho certeza absoluta que isso irá acontecer, que será útil ao País."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu