Manchetes do dia

Segunda-feira 6 / 07 / 2015

O Globo
"Gregos dizem não ao acordo: Líderes europeus convocam reunião de emergência"

BCE discute hoje se mantém liquidez para o sistema bancário da Grécia

Resultado do referendo será analisado em cúpula da zona do euro amanhã. Governo quer retomar negociações com credores imediatamente, e aposta sobre saída da moeda única divide economistas

Com 61,31% de votos “não” para novas medidas de austeridade, o premier grego, Alexis Tsipras, é considerado o vitorioso político do referendo. “Provamos que a democracia não pode ser chantageada”, disse na TV A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, se encontram hoje para articular uma estratégia para a reunião de cúpula da zona do euro, marcada para amanhã. Além disso, o Banco Central Europeu (BCE) decide se mantém ou não uma linha de crédito emergencial para o sistema bancário grego, que deve reabrir amanhã. Atenas prevê rápida retomada das negociações. Analistas de mercado elevam apostas numa possível saída da Grécia da zona do euro, enquanto economistas brasileiros veem solução pelo diálogo.

Folha de S.Paulo
"Gregos rejeitam acordo europeu"

Em plebiscito, 61% da população diz ‘não’ à austeridade imposta por credores; Europa convoca reunião para amanhã

Em votação histórica, a Grécia rejeitou os termos da proposta dos credores internacionais, relatam os enviados Leandro Colon e Fernanda Godoy.

Com 62% de taxa de comparecimento ao plebiscito, 6l% votaram pelo “não”, contra os credores, e 39% optaram pelo “sim”, a favor do resgate europeu.

A diferença surpreendeu analistas e contrariou as pesquisas, que indicavam uma disputa apertada.

O resultado é uma mensagem contra as medidas de austeridade aos líderes da zona do euro. Ao mesmo tempo, cria uma série de incertezas no país e na Europa.

O primeiro-ministro, Alexis Tsipras, que fez campanha pelo “não”, sai fortalecido. O Conselho Europeu convocou uma reunião para amanhã (7), em Bruxelas.

O Estado de S.Paulo
"Em desafio à União Europeia, gregos votam contra acordo"

Mais de 60% população votou ‘não’ em plebiscito e rejeitou as medidas de austeridade propostas pelos credores

Os gregos votaram em massa ontem pelo ‘não’ ao pacote de ajuda financeira ao país, em uma derrota histórica dos líderes europeus. Mais de 60% da população rejeitou, em plebiscito, as medidas de austeridade propostas pela União Europeia (UE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), mesmo correndo o risco de agravar sua situação financeira e ter de deixar a zona do euro. Com a decisão, a Grécia coloca em risco o projeto da UE, que teme que outros países questionem as políticas de austeridade. À noite, uma multidão se reuniu na frente do Parlamento para comemorar o resultado. Em discurso transmitido pela TV, o primeiro-ministro Alexis Tsipras disse que a decisão não deve ser interpretada como uma rejeição à permanência na UE. “Estou ciente de que a missão que vocês me deram não é a de romper com a Europa, mas de fortalecer nossa posição de negociação para achar uma solução viável.”

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu